Vous êtes sur la page 1sur 35

ESTRUTURA DO TELHADO

ESTRUTURA DO TELHADO
A estrutura dos telhados tem como funes principais a sustentao e fixao das telhas e a transmisso dos esforos solicitantes para os elementos estruturais, garantindo assim a estabilidade do telhado.

ESTRUTURA DO TELHADO
Partes Constituintes: ESTRUTURA DE APOIO Constituda geralmente por tesouras, oites, pontaletes ou vigas, tendo a funo de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante do edifcio;
TRELIAS

PILARETES

OITES

PONTALETES

TESOURAS
A TESOURA uma viga em trelia plana vertical, composta por barras dispostas em forma de rede de tringulos, tornando o sistema estrutural indeslocvel.

Em tesouras simples no mnimo devemos saber:


- Vos at 3,00m no precisam de escoras. - Vos acima de 8,00m deve-se colocar tirantes. - O espaamento ideal para as tesouras deve ficar na ordem de 3,0m.

PARTES DA TESOURA

Pendural, pontalete guia ou montante: Viga vertical no centro da tesoura, que vai da cumeeira linha da tesoura.

PARTES DA TESOURA

Perna ou banzo superior: Cada uma das vigas inclinadas que compe a tesoura.

PARTES DA TESOURA

Linha, banzo inferior ou arrochante : Viga horizontal (tensor) que, na tesoura, est sujeita aos esforos de trao.

A distncia mxima entre o local de interseco dos eixos da perna e da linha a face de apoio da tesoura dever ser menor ou igual a 5,0cm.

PARTES DA TESOURA

Mo francesa, escora, asna ou diagonal: So peas de ligao entre a linha e a perna, encontra-se em posio oblqua ao plano da linha. Geralmente trabalham compresso.

PARTES DA TESOURA

Estribo: So ferragens que garantem a unio entre as peas das tesouras. Podem trabalhar trao ou cisalhamento.

Seo de uma estrutura de telhado

PONTALETES
Os PONTALETES podem ser feitos em madeira ou alvenaria.

OITO
O OITO uma elevao externa em alvenaria de vedao, acima da linha de forro (p-direito) que, muitas vezes, serve de apoio para as teras. Sua altura depende da altura da caixa de gua que ficar debaixo do telhado, deixando espao para abrir a tampa da caixa.

Partes Constituintes: TRAMA A trama a estrutura que serve de sustentao e fixao das telhas. Para telhas com pequenas dimenses, tais como as telhas cermicas e de concreto, a trama geralmente constituda por teras, caibros e ripas de madeira

Para telhas de dimenses maiores, tais como as telhas metlicas, plsticas e de fibrocimento, possvel eliminar os caibros e ripas.

Teras As teras so peas horizontais colocadas na direo perpendicular estrutura de apoio.

As teras superior e inferior so chamadas, respectivamente, de cumeeira e frechal.

Caibros Os caibros, por sua vez, so colocados na direo perpendicular das teras e, portanto, paralelamente estrutura de apoio.

Ripas As ripas constituem a ltima parte da trama. So pregadas transversalmente aos caibros e, portanto, paralelamente s teras (vigas).

A distncia entre dois caibros e entre duas teras depende do tipo de telha (peso) e das dimenses da sua seo e do tipo de madeira com que so fabricados. O espaamento entre duas ripas depende das dimenses das telhas utilizadas ou de sua galga.

Clculo da Inclinao

TIPO DE TELHA

MNIMA

MXIMA

COLONIAL TGULA PLAN FRANCESA

25 % 30 % 27 % 36 %

40 % 90 % 40 % 80 %

ROMANA PLAN

26 %

60 %

Clculo da Faixa Faixa = B/comprimento til da telha Clculo da Fiada Fiada = C/largura til da telha Quantidade de telhas do Pano = Faixa x Fiada

Engradamento:

Corte Transversal:

Corte Longitudinal:

Vous aimerez peut-être aussi