Vous êtes sur la page 1sur 16

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Acerca de grupo motor-gerador, julgue os itens seguintes.
101

Caso se deseje instalar um grupo motor-gerador para atender servios de emergncia cujo uso seja limitado, em mdia, a 250 h/ano, recomendvel a instalao de gerador com regime de funcionamento classificado como stand-by. Para a especificao do gerador de um grupo motor-gerador industrial, so necessrios, entre outros, os dados da potncia nominal, da rotao, da tenso nominal e da caracterstica das cargas a serem acionadas.

102

Considerando que, em um projeto de edifcio de uso coletivo, devero ser dimensionados os componentes da entrada de servio para atender cargas que demandam cerca de 200 kVA, julgue os prximos itens.
103

Com relao ao esquema unifilar apresentado na figura acima, que ilustra o circuito de comando de uma lmpada, julgue o prximo item.
107

O uso de para-raios com isolao de, no mnimo, 15 kV obrigatrio na entrada de energia da instalao, em local adequadamente preparado dentro da propriedade, imediatamente antes do quadro de distribuio principal da instalao. Dada a demanda da carga, o atendimento do edifcio dever ser feito com tenso secundria, com ramal de ligao areo, diretamente da rede de distribuio em baixa tenso, isto , no necessariamente dos terminais do transformador de distribuio da companhia distribuidora.
O 1 A -110 m 1 B -115 m

Esse esquema ilustra a ligao de trs interruptores do tipo paralelo bipolar pertencentes ao circuito 1 da instalao eltrica.

Tendo em vista que, no clculo de iluminao em diversos ambientes de trabalho, so utilizados o mtodo dos lumens e o das cavidades zonais, entre outros, julgue os itens que se seguem.
108

104

O mtodo das cavidades zonais o que apresenta menor preciso nos resultados e tambm o que considerado mais simples, no que se refere aos procedimentos para obteno de clculos. O mtodo dos lumens o mais apropriado para o clculo de iluminao tanto para a aplicao em ambientes interiores quanto para a aplicao em ambientes exteriores.

109

Com relao aos instrumentos apropriados para medio de resistividade do solo, julgue o item abaixo.
600 VA
110

QDP 220 V

600 VA

O circuito terminal indicado no esquema unifilar apresentado na figura acima tem as cargas distribudas a 10 m e a 25 m do quadro de distribuio principal. Os condutores do circuito ficam dispostos em eletroduto de PVC embutido em alvenaria. Considerando que a tenso nominal da rede eltrica aplicada ao circuito seja igual a 220 V, julgue os itens a seguir.
105

Medidas precisas de resistividade do solo podem ser adequadamente obtidas por meio de multmetros convencionais, desde que esses instrumentos sejam dotados de escalas que permitam calibrao precisa na faixa de resistncias entre 0 e 100 ohms.

Sabendo que alguns fatores exercem influncia na resistividade do solo, julgue os itens subsequentes.
111

As sees mnimas dos trs condutores indicados no trecho OA do circuito, necessariamente, devem ser as mesmas. O clculo da corrente de projeto nesse circuito tal que a mnima seo de condutor no circuito deveria ser 1,5 mm2. No entanto, como se trata de um circuito de tomadas, incorreto utilizar esse valor para a escolha do condutor, mesmo que a queda de tenso no circuito atenda ao critrio de dimensionamento para 1,5 mm2.
112

Em Braslia, no perodo seco, a umidade cai a nveis abaixo de 20%. Nessas condies, a resistividade e a resistncia de uma malha de terra so alteradas em relao situao dessas medidas no perodo chuvoso. A maneira mais apropriada para se tratar o solo no local em que estejam instalados eletrodos de aterramento por meio da utilizao, prximo aos eletrodos, de sal grosso e carvo vegetal. Esse procedimento auxilia na conservao da capacidade condutiva dos eletrodos em escoar eficientemente as cargas para a terra.
1

106

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS


RASCUNHO

Julgue os itens seguintes, acerca de sistemas de proteo contra descargas atmosfricas (SPDA).
113

Condutores admitidos para uso na construo de um SPDA incluem o cobre, o alumnio e o ao galvanizado a quente ou embutido no concreto. Entre esses materiais, apenas o alumnio no apropriado para eletrodo de aterramento. Estruturas comuns, como as de teatros, reas esportivas e igrejas, so classificadas, quanto ao nvel convencionado, de proteo I. Nesse nvel, livre e a critrio do projetista o espaamento entre condutores de descida no naturais no volume abrangido pelo SPDA, enquanto, para os demais nveis de proteo, esse espaamento fixado em norma.

114

A proteo contra choques eltricos compreende, em essncia, a do tipo bsica e a denominada supletiva. Acerca desse assunto, julgue os prximos itens.
115

Em um esquema TN, admitido o uso de um mesmo e nico condutor para as funes de condutor de proteo e de condutor neutro, procedimento correto a ser adotado somente se as instalaes forem fixas (no eventuais). A equipotencializao e o secionamento automtico da alimentao em uma instalao eltrica so exemplos de proteo bsica.

116

Considerando que uma instalao industrial alimentada em sistema trifsico, com tenso fase-neutro igual a 100 V, tenha duas cargas equilibradas ligadas em paralelo que absorvem da rede eltrica 1 kW e 2 kW, com fatores de potncia indutivos iguais a 0,8 e 0,6, respectivamente, julgue os itens que se seguem.
117

A corrente de linha necessria para atender essa instalao inferior a 20 A, mas, caso haja compensao reativa de modo a fazer que o fator de potncia resulte em unitrio, esse valor de corrente ser reduzido para apenas 10 A. A instalao total de 3 kVar de potncia reativa puramente capacitiva, como forma de compensar a potncia reativa que absorvida pelas cargas, insuficiente para tornar o fator de potncia dessa instalao unitrio.

118

Uma carga equilibrada ligada em tringulo, conectada a uma rede eltrica trifsica a trs condutores, alimentada em tenso de linha igual a 200 V. Cada fase da carga composta por uma impedncia formada pela conexo em srie de uma resistncia de 12 ohms e uma reatncia indutiva de 16 ohms. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.
119

A carga em questo funciona com fator de potncia indutivo igual a 0,8. Caso um capacitor com reatncia de 25 ohms seja ligado em paralelo em cada uma das fases da carga trifsica, a instalao resultante no precisar absorver potncia reativa da rede eltrica. A magnitude da corrente de linha necessria para alimentar a carga em apreo igual a 10 A.
2

120

121

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||
Ia
a 1
C ou P

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

C ou P reta

pa

b r

ola

VL = 100 V

j1

1 1

C valor constante P

reta

C P

b j1 c

w(%)

Figura I

w(%)

Figura II

Um circuito eltrico era formado, inicialmente, por duas cargas equilibradas, ambas ligadas em tringulo. Uma das fases da carga indutiva rompeu-se, resultando no circuito eltrico ilustrado na figura acima. Sabendo que e que e

As curvas representadas nas figuras I e II acima caracterizam a variao do conjugado de carga, C, e da potncia eltrica, P, requerida por cargas, em funo da velocidade angular w, em porcentagem da velocidade nominal, no eixo de um motor de induo trifsico. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes. Britadores so mquinas apropriadas para acionamento de cargas com as caractersticas indicadas pelas curvas em II. 128 As curvas caractersticas representadas na figura I so tpicas de cargas acionadas por compressores.
127
RASCUNHO

considerando que a tenso de linha da rede eltrica que alimenta as cargas seja igual a 100 V, que e que a tenso fase-fase entre as fases a e b tem fase nula (tenso de referncia), julgue os prximos itens. A potncia aparente total consumida pela instalao igual a 60 kVA. 123 A potncia ativa consumida pela carga na situao desequilibrada, aps a ocorrncia da abertura de uma das fases da carga indutiva, no se altera em relao potncia ativa que era consumida na situao em que a instalao era equilibrada. 124 A parte real do fasor corrente Ia no circuito corrente de linha na fase a da instalao igual a 150 A.
122

Um motor de induo trifsico tem trs bobinas caracterizadas conforme o esquema acima. As polaridades dos terminais de 1 a 6 das bobinas I, II e III so desconhecidas. Com a finalidade de identificar a polaridade dos terminais para posterior conexo dos enrolamentos de modo a formar uma ligao trifsica (estrela ou tringulo), foram realizados alguns testes que, ao final, permitiram evidenciar as polaridades corretas dos enrolamentos. Os testes consistiram em ligar uma bobina em srie com outra (por exemplo, I e II) e aplicar uma tenso CA adequada aos terminais que ficaram abertos dessas duas bobinas ligadas em srie. Ao mesmo tempo, conectava-se uma lmpada de 12 V aos terminais da terceira bobina. Considerando esses testes e o procedimento descrito, julgue os itens que se seguem. No tipo de teste descrito na situao hipottica, o uso de um voltmetro em escala adequada, em vez da lmpada, tambm serviria para a deteco das polaridades, considerando-se o mesmo propsito para o qual a lmpada foi utilizada. 126 Suponha que o terminal 4 tenha sido ligado ao terminal 5 e a fonte de tenso CA, ligada entre os terminais 1 e 2. Nessa situao, caso a lmpada ligada entre os terminais 3 e 6 se acenda, os terminais 4 e 5 das bobinas tero a mesma polaridade.
125
Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica 3

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

Com base na Norma Regulamentadora (NR) n. 10 do Ministrio do Trabalho e Emprego, que versa sobre segurana em instalaes e servios em eletricidade, julgue os itens a seguir.
129

Tendo como base as condies gerais de fornecimento de energia eltrica estabelecidas pela Resoluo Normativa n. 414/2010 da ANEEL e alteraes, julgue os prximos itens.
138

Os profissionais que realizam intervenes em instalaes eltricas com tenso igual ou superior a 50 V, em corrente alternada, ou superior a 120 V, em corrente contnua, devem receber treinamento de segurana para trabalhos com instalaes eltricas energizadas. A carga horria mnima do treinamento de quarenta horas e seu contedo deve contemplar, entre outros assuntos, proteo e combate a incndios e primeiros socorros. A NR n. 10 estabelece os requisitos e condies mnimas para a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores que atuam diretamente nas instalaes eltricas. A aplicao dessa norma restringe-se a profissionais que exeram atividades de tcnico em eletrotcnica e de engenheiro eletricista. A NR n. 10 aplica-se s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo-se as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

130

A distribuidora deve atender, gratuitamente, solicitao de fornecimento para unidade consumidora localizada em propriedade ainda no atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B. Esse tipo de atendimento, entretanto, restrito a situaes nas quais fique comprovado no haver necessidade de reforo, melhoramento ou extenso de rede em tenso igual ou inferior a 138 kV no trecho de rede que venha a atender a unidade consumidora. O fornecimento provisrio de energia eltrica aplica-se a eventos temporrios, como festividades, circos, parques de diverses, exposies, obras ou similares. Por outro lado, o fornecimento a ttulo precrio aplica-se a unidades consumidoras localizadas em outra rea de concesso ou permisso. O fator de potncia da unidade consumidora, para fins de cobrana, deve ser verificado pela distribuidora por meio de medio permanente, de forma obrigatria para o grupo A e facultativa para o grupo B. O custo de disponibilidade do sistema eltrico, aplicvel ao faturamento mensal de consumidor de unidade consumidora do grupo B, o valor em moeda corrente equivalente a 100 kWh, caso seja ligado em tenso trifsica. Por sua vez, o custo de disponibilidade deve ser aplicado sempre que o consumo medido ou estimado for inferior a esse valor, no sendo a diferena resultante objeto de futura compensao. Essa norma possibilita distribuidora fornecer energia eltrica em tenso secundria em rede area caso a carga instalada na unidade consumidora seja igual ou inferior a 75 kW. Toda unidade consumidora com carga instalada superior a 75 kW deve ser atendida pela distribuidora em tenso primria de distribuio igual ou superior a 69 kV.

139

131

140

Em relao s prescries da NR n. 10 sobre trabalhos que envolvam alta tenso, julgue os itens que se seguem.
132

141

Os servios em instalaes eltricas energizadas em alta tenso, bem como aqueles executados em sistemas eltricos de potncia, devem ser, preferencialmente, realizados por duplas de trabalhadores. Servios dessa natureza podero ser realizados individualmente caso o profissional designado para a execuo do trabalho tenha experincia mnima de dez anos com trabalhos em alta tenso, comprovada em carteira de trabalho. De acordo com a NR n. 10, alta tenso em corrente alternada definida como qualquer tenso com valor igual ou superior a 13.800 V, medida entre fases ou entre fase e terra. Os profissionais que venham a intervir em instalaes eltricas energizadas com alta tenso devem receber treinamento de segurana complementar, com carga horria mnima de quarenta horas, especfico para garantir sua segurana no trabalho em sistema eltrico de potncia e em suas proximidades.

142

133

143

134

RASCUNHO

Em relao s modalidades tarifrias previstas na Resoluo Normativa n. 414/2010 da ANEEL e alteraes, julgue os itens a seguir.
135

Na modalidade tarifria horria azul, h diferenciao da demanda de potncia para os postos tarifrios na ponta e fora de ponta; na modalidade tarifria horria verde, uma nica tarifa de demanda de potncia aplicada. O posto tarifrio intermedirio, aplicado s unidades consumidoras do grupo B que optem pela tarifa branca, corresponde tipicamente ao perodo de horas conjugado ao posto tarifrio ponta, sendo uma hora imediatamente anterior e outra imediatamente posterior. Entre as modalidades tarifrias aplicveis ao subgrupo B1 residencial incluem-se a tarifa convencional monmia, caso em que apenas o consumo de energia eltrica tarifado, e a tarifa horria branca, situao em que tanto o consumo de energia eltrica quanto a demanda de potncia so tarifados.
4

136

137

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS


152

Acerca das propriedades e caractersticas de materiais, componentes e equipamentos eltricos, julgue os itens seguintes.
144

Havendo um rel com configurao de contato do tipo NF conectado a um circuito eltrico, esse circuito permanecer fechado enquanto o rel no for energizado por corrente. Aps a energizao, a conexo fsica entre o contato fixo e o mvel do rel se abrir, interrompendo o fluxo de corrente no circuito. O clculo da condutncia eltrica de uma chapa de cobre com 1 m de comprimento, 4 cm de largura, 8 mm de espessura e resistividade igual a 1,72106 cm apresentar resultado superior a 15 kS. Nos materiais isolantes, ocorre separao entre banda de conduo e de valncia. Nos materiais condutores, a diferena de energia entre a banda de conduo e a de valncia, na temperatura ambiente, maior que nos materiais isolantes, o que permite o estabelecimento de um fluxo de corrente, j que h, nos condutores, mais eltrons livres do que nos isolantes. Considere que a tela de um osciloscpio tenha oito divises de amplitude e dez divises de tempo e que as sensibilidades vertical e horizontal desse instrumento correspondam, respectivamente, a (5 mV/div 20 V/div) e (10 ns/div 5 s/div). Nesse caso, com o auxlio de uma ponta de prova atenuadora de 10:1, ser possvel visualizar adequadamente, na tela desse osciloscpio, a curva com um ciclo completo de uma corrente senoidal fluindo atravs de um resistor de 20 k com amplitude de valor RMS igual a 40/ 2 mA e frequncia igual a 10 MHz.

Na topologia de no-break online dupla converso, a interrupo no fornecimento de tenso alternada ativa a chave de transferncia e conecta o circuito inversor diretamente carga. No-breaks de topologia online dupla converso so tipicamente utilizados em faixas de potncia inferiores quelas permitidas para os no-breaks de linha interativa. Durante operao normal da fonte primria, em termos de eficincia energtica, a topologia online delta-conversion apresenta desempenho superior topologia online dupla converso. Devido ao seu excelente condicionamento de tenso, sua alta eficincia e confiabilidade, a topologia online delta-conversion ideal para servidores de pequenas empresas, em rack com potncia inferior 5 kVA. Cargas como, por exemplo, a fonte de computadores modernos (com fontes de alimentao com correo do fator de potncia) so potenciais causadoras de instabilidade na operao de no-breaks com topologia stand-by-ferro ressonante. Essa uma das razes por que esse tipo de no-break no mais comumente utilizado.

153

154

145

155

146

156

147

RASCUNHO

148

Um disjuntor com capacidade de 20 A adequado para a proteo de um circuito de instalaes eltricas sujeitas a correntes de at 18 A. Quando um ampermetro conectado, equivocadamente, em paralelo com um trecho de circuito, inevitvel a ocorrncia de danos a esse circuito e ao prprio instrumento de medio. De forma semelhante, a conexo equivocada de um voltmetro em srie com um trecho de circuito necessariamente resultar em danos ao circuito e ao voltmetro.

149

A diversidade de sistemas no-breaks disponvel no mercado requer do engenheiro um conhecimento slido sobre as principais vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite a escolha certa para uma aplicao especfica. A respeito das caractersticas dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de 150 a 156.
150

O no-break com topologia stand-by o mais utilizado para a alimentao de computadores pessoais. Nessa configurao, o circuito inversor, que converte tenso alternada em contnua, alimentado somente quando ocorre falta de energia na fonte primria. O circuito inversor do no-break com topologia do tipo linha interativa, diferentemente do que ocorre no no-break stand-by, est sempre conectado sada e apresenta transientes de comutao mais reduzidos.
5

151

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

O AutoCAD um programa de CAD (computer aided design) comercializado desde 1982. Sua arquitetura aberta, ideal para o desenvolvimento de aplicativos, torna possvel a sua utilizao nas mais diferentes tarefas de desenho e projeto em engenharia. No que se refere s caractersticas do AutoCAD, julgue os prximos itens.
157

A respeito da manuteno preventiva e corretiva em equipamentos eltricos e em sistemas e instalaes eltricas prediais, julgue os itens seguintes.
163

Utilizando-se o comando TEXT e os cdigos %%C, %%D e %%P, possvel inserir na rea grfica os smbolos de dimetro, graus e tolerncia, respectivamente.
164

Para que uma lmpada conectada fase e ao neutro por meio de um interruptor, em determinada instalao eltrica predial, seja substituda com o interruptor desligado assumindo-se neutro em uma instalao com distribuio de cargas equilibradas , sem perigo de choque eltrico no soquete da lmpada, necessrio que o interruptor seja ligado ao fio fase. Sabe-se que, a fim de atender aos propsitos de segurana de uma instalao predial, a resistncia de aterramento deve ser dimensionada com valores na faixa entre 14 e 15 . Com base nessa informao e considerando-se que eletrodos verticais de aterramento copperweld de 2,5 m de comprimento e 0,5" de dimetro tenham sido selecionados para ser instalados em um terreno com solo de resistividade eltrica mdia de 250 m e que, para um nico eletrodo de 0,5" de dimetro, a resistncia de aterramento, RT, em funo do comprimento L e da resistividade do solo, S, seja dada pela relao RT = S / L, correto concluir que a interconexo de 7 eletrodos em malha satisfar s especificaes de aterramento para os propsitos de segurana em uma instalao predial. Normas de segurana determinam que, durante a instalao de equipamentos eletrnicos, a carcaa (massa) do equipamento seja conectada a uma haste metlica de aterramento por um fio terra. O fio neutro de alimentao, contrariamente, no deve ser conectado a essa haste de aterramento, para evitar problemas de desbalanceamento de fases. Considere que, em uma tarefa de manuteno corretiva, um transformador seja utilizado na sada de um cabo de alimentao para reduzir a corrente eltrica a um valor seguro que possa ser medido por um ampermetro analgico e que o transformador de corrente possua como caractersticas uma relao de transformao nominal (relao entre nmero de espiras do secundrio para o nmero de espiras do primrio) igual a kn = 120 e um fator de correo de relao dado por FCR = 1,025. Com base nessas informaes e assumindo-se que o ampermetro registre uma corrente RMS igual a 6,0 A, correto afirmar que a amplitude da corrente atravs do cabo de alimentao, em valor RMS, estar compreendida entre 700 A e 800 A. Em determinadas situaes, equipamentos eletrnicos complexos exibindo mau funcionamento ou completamente danificados podem ser reparados com simplicidade. Um procedimento correto, seguro e eficaz de manuteno corretiva consiste em simplesmente substituir o suposto componente defeituoso do equipamento em manuteno por outro componente confivel do mesmo tipo. O mau aterramento provoca diversos problemas, como travamento constante de computadores, interferncias e ondulaes nas imagens de monitores de vdeo, queima de placas eletrnicas e circuitos integrados supostamente novos e funcionais e resposta super-rpida de componentes para proteo de circuitos, como fusveis e disjuntores, alm do perigo de choque eltrico ao usurio.
6

158

O fato de o contador de coordenadas da rea grfica do AutoCAD indicar os nmeros 7 e 15 para as coordenadas X e Y, respectivamente, significa que o ponto indicado pelo cursor de tela situa-se, necessariamente, a 7 cm em relao ao eixo X e a 15 cm em relao ao eixo Y.

159

No caso de o comando ARRAY ser aplicado a uma entidade circular, se forem selecionados os parmetros Rectangular
Array, Rows: 4, Columns: 3, Row offset: 1, Columns offset: 2, Angle of array: 0, ser obtido

o desenho indicado na figura abaixo.

165

1 unidade

166

2 unidades

Julgue os itens subsequentes, acerca das caractersticas do programa AutoCAD Electrical.


160

Embora sejam programas produzidos pela mesma companhia, a verso mais atualizada do AutoCAD Electrical no permite o uso de todas as ferramentas disponveis no AutoCAD.

161

Alguns componentes eltricos so tratados de forma hierrquica pelo AutoCAD Electrical. Em um rel, por exemplo, a bobina designada de parent (pai) e cada contato de child (filho). Para se estabelecer o vnculo, ou referncia cruzada, entre a bobina e os respectivos contatos do rel, ativa-se o boto Parent/Sibling a partir da paleta
SCHEMATIC e do comando INSERT COMPONENT.
167

162

O comando SCOOT utilizado comumente para manipulao de fios e possibilita a movimentao, o reposicionamento e a numerao desses fios em uma instalao eltrica. Componentes e terminais eltricos, em geral, so insensveis ao
SCOOT e devem ser manipulados mediante o uso de outro

168

comando.
Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS


177

Considerando a contratao de uma empresa por parte de rgo pblico para a execuo de servios e obras, julgue os itens a seguir, acerca do acompanhamento da aplicao de recursos e do controle da execuo dos servios e obras.
169

Caso as medies do servio executado pela empresa contratada no sejam aprovadas pela fiscalizao do rgo contratante, no ser apropriado efetuar o pagamento das faturas referentes a essas medies. obrigao da empresa contratada efetuar o pagamento de todos os impostos, taxas e outras obrigaes fiscais que incidam sobre o objeto do contrato, at o cumprimento definitivo do contrato e a entrega da obra. Para assegurar a adequada qualidade dos servios e obras de construo, devero ser realizados, pelo rgo contratante, caso a fiscalizao do referido rgo julgue necessrio, testes, ensaios, exames e provas dos materiais. Cumpridos esses procedimentos, os materiais aprovados devero ser liberados para execuo dos servios por parte da empresa contratada.

A proteo contra sobrecorrente de rede subterrnea caracterizada por arranjo radial simples provida por fusveis. No entanto, dependendo da coordenao dessa proteo, ela tambm poder ser provida por seccionadores ou at mesmo por religador automtico. Em arranjos do tipo radial seletivo, os alimentadores primrios so dimensionados levando-se em considerao a suposta perda de um dos circuitos alternativos do arranjo.
10 V 9

178

170

5 10 V 9 5 10 V 2 9 I

171

Acerca da classificao das unidades consumidoras de energia eltrica em tenso secundria conforme a Nota Tcnica de Distribuio (NTD) 6.01 da Companhia Energtica de Braslia (CEB), julgue o item seguinte.
172

As unidades consumidoras so classificadas nos tipos B, M e T e respectivos subtipos. As unidades do tipo B so caracterizadas por instalao que tem trs fios: dois para fases e um para o neutro; j as unidades do tipo M so caracterizadas por instalaes de dois fios apenas.

Com base no circuito eltrico ilustrado na figura acima, julgue os prximos itens.
179

A corrente eltrica I, que circula pelo resistor de 2 , produz potncia igual a 8 W. Suponha que o circuito apresentado na figura acima tenha sido transformado, de forma equivalente, no circuito mostrado abaixo. Nessa situao, os valores das resistncias R1 e R2 correspondem a 3 e 4 , respectivamente.
10 V R1

180

Julgue os itens seguintes, relativos ao fornecimento de energia eltrica em tenso secundria pela CEB a prdios com mltiplas unidades consumidoras (UCs) que apresentem mais de seis dessas unidades.
173

Suponha que o uso excessivo de carga em determinada UC esteja provocando distrbio na rede eltrica ou nas UCs vizinhas. Nessa situao, caso a CEB identifique a UC causadora do problema, dever suspender imediatamente o fornecimento de energia eltrica a essa UC, at que o problema seja sanado. Suponha que determinada UC tenha carga instalada de 50 kW e disponha de um gerador de energia prpria. Nessa situao, admite-se que o gerador da UC opere em paralelo com a rede eltrica da distribuidora de energia eltrica. Previamente primeira energizao da UC, o consumidor dever informar CEB a natureza da atividade desenvolvida na UC.
RASCUNHO

R2

2

174

175

Considerando que fatores como aspectos fsicos e esttica so relevantes para se projetar e construir circuitos em mdia tenso, julgue os itens de 176 a 178, acerca de arranjos de circuitos subterrneos em mdia tenso.
176

Se, por necessidade esttica em local de determinada cidade, existir algum obstculo ao atendimento da carga por meio de rede area convencional, havendo a necessidade de atendimento por rede de distribuio subterrnea, o arranjo mais adequado para esse caso ser o do tipo primrio em anel aberto.
7

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Em cada um dos estudos de caso, qualquer fragmento de texto alm do limite de trinta linhas ser desconsiderado. Ser desconsiderado tambm o texto que no for escrito na folha de texto definitivo correspondente. No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
ESTUDO DE CASO 1 Um engenheiro eletricista detectou, em vistoria realizada na instalao eltrica de um prdio antigo, que, em alguns locais, os aparelhos eltricos conectados s tomadas deixavam, repentinamente, de funcionar, embora funcionassem normalmente quando conectados a outras tomadas. Aps a anlise da situao, o engenheiro concluiu que os fios de alguns circuitos de tomadas estavam desgastados e um deles havia se rompido, provavelmente em decorrncia de sobrecarga e do desgaste da vida til da instalao eltrica.

Considerando o caso acima relatado, redija um texto dissertativo, com base na necessidade de elaborao de projeto de instalao eltrica que substitua a antiga. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

norma brasileira para instalaes eltricas em baixa tenso, com verso mais recente; critrios de dimensionamento de condutores; critrios para diviso da instalao em circuitos terminais.

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

RASCUNHO ESTUDO DE CASO 1


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

||CAMDEP12_004_09N877174||
ESTUDO DE CASO 2

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

I(j) n a Zi(j) Ei(j) ZL(j)

n b
A figura acima ilustra um circuito eltrico que funciona em regime permanente. A impedncia ZL(j) representa uma carga que alimentada por uma excitao senoidal. A excitao nos terminais da carga (ns a e b do circuito) realizada atravs de um circuito equivalente de Thvenin, cuja impedncia de sada igual a Zi(j). A frequncia de excitao da tenso, em rad/s, corresponde a . A impedncia ZL(j) pode caracterizar cargas passivas lineares quaisquer e possui influncia decisiva no comportamento da corrente de carga I(j). As caractersticas da transmisso de energia da fonte de tenso do equivalente de Thvenin para a carga dependem tanto da impedncia Zi(j) quanto da impedncia ZL(j).

A partir das informaes apresentadas acima, redija um texto dissertativo, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.

Esclarea a que se referem os elementos de circuitos do circuito equivalente de Thvenin e como eles so determinados, considerando que tais elementos so obtidos a partir de uma rede linear com vrios elementos ativos e passivos de circuitos conectados. Descreva como caracterizar o fator de potncia da carga a partir da observao do circuito em questo e do conhecimento de sua representao na forma polar e na forma de coordenadas retangulares. Descreva, para o circuito em apreo, em que condies se obteria a mxima transferncia de energia da fonte de tenso Ei(j) para a carga com impedncia ZL(j) e comente sobre as componentes reativas das duas impedncias do circuito.

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

10

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

RASCUNHO ESTUDO DE CASO 2


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

11

||CAMDEP12_004_09N877174||
ESTUDO DE CASO 3

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

A figura acima ilustra um circuito trifsico, com uma carga equilibrada, tendo em cada fase uma impedncia Z , cujo mdulo igual a Z e a fase, . A carga apresenta uma configurao estrela (Y). A excitao da carga do tipo senoidal, trifsica, com sequncia de fase positiva (ou ABC), e pode apresentar-se na configurao estrela (Y) ou tringulo (). A anlise das potncias no circuito est relacionada s formas de representao (Y) da fonte trifsica e da representao da carga, por meio das tenses de fase ou de linha e das correntes de fase ou de linha.

Com base nessas informaes, redija um texto dissertativo, atendendo, necessariamente, ao que se pede a seguir.

Descreva as tenses e correntes de fase e de linha da fonte de tenso, bem como da carga, assumindo que a fonte trifsica de excitao seja ideal, equilibrada e esteja na configurao estrela (Y). Identifique as componentes da potncia complexa e desenvolva a interpretao fsica de cada uma dessas componentes. Descreva um mtodo para a medio da potncia ativa da carga por meio da utilizao de dois wattmetros; em sua descrio, identifique os pontos corretos para a conexo de cada um desses instrumentos de medio no circuito.

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

12

||CAMDEP12_004_09N877174||

CESPE/UnB CMARA DOS DEPUTADOS

RASCUNHO ESTUDO DE CASO 3


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Analista Legislativo Atribuio: Engenheiro rea: Engenharia Eltrica

13

Vous aimerez peut-être aussi