Vous êtes sur la page 1sur 7

Como Desenhar Cabelos - Parte 1

Fonte: http://www.pontodifusor.com/2011/09/como-desenhar-cabelos-parte-1.html

Boas , pessoal! Voltei desta vez com um pequeno tutorial sobre " Como desenhar cabelos " ! Sei que na net tem trocentos sites que ensinam a desenhar cabelos, sem contar os vdeos de 'propaganda' no Youtube, tipo "aprenda a desenhar cabelos com o curso de desenho tchubiduba !" E a pessoa se frustra porque vai atrs de uma coisa e chega l outra. Mas eu quis dar o meu parecer sobre o assunto tambm, fora que eu estava devendo este tutorial a alguns amigos daqui do blog que me haviam pedido faz tempo... ;) Portanto , hoje eu cumpro a minha promessa, ou pelo menos parte dela. Tentei , neste tuto, ser o mais didtico mas ao mesmo tempo o mais objetivo possvel ( como sempre ). Espero conseguir passar o pouco que sei para vocs de uma forma satisfatria. Tambm optei por dividi-lo em duas partes, porque seno ele ficaria comprido demais. Como j puderam observar, ficou claro que eu tenho um estilo, um modo prprio de desenhar, e de desenhar cabelos tambm. No desenho cabelos no estilo realista, at porque , pra falar a verdade, desenhar cabelo um saco, pra ser sincero. E eu no tenho pacincia para fazer fio por fio como no estilo realista. Emolduro ( com relao aos cabelos dos modelos ) os desenhos que fao da melhor forma possvel, artisticamente falando. Para quem acompanha o Ponto Difusor, sabe que meus desenhos so baseados no famoso trao solto, e com os cabelos no poderia ser diferente, at porque eu gosto do trao solto, fluido, e recomendo que as pessoas que querem aprender a desenhar que o pratique bastante , para dar confiana e deixar o trabalho mais 'leve' e pessoal.

Material - o de sempre, como sempre... lapiseira, borracha e um lpis 6B de uma marca que eu nunca tinha visto at ento chamado Tris Art, baratinho e muto eficiente, com boa cobertura. Se voc, amigo(a) visitante, deseja desenhar cabelos tipo 'realista', posso dizer que a base esta, o aperfeioamento vem depois com muito treino e dedicao.

Vamos ao tuto!

Exemplo 1 Em primeiro lugar, para conseguir-se bons efeitos no traado do cabelo, faz-se necessrio um aquecimento prvio ( falo de praticar bastante os traos ) porque a princpio parecer que a coordenao motora no quer obedecer, isso normal. 1 dica - com o lpis deve-se usar de presso no incio do trao e, rapidamente, puxar-se o lpis para cima e para fora do papel - dar-se- um efeito de esmaecimento no fim do trao, como no exemplo mostrado - treine traos retos at adquirir confiana ;

Exemplo 2 2 dica - usando do mesmo artifcio ( e depois de muito treino ), agora, voc dever unir os traos de uma das extremidades, sempre da mesma forma - presso inicial e depois puxar-se o lpis para fora do papel, faa isso com movimentos rpidos!

exemplo 3

3 dica - chegou a hora de desenhar uma mecha de cabelo, para o nosso primeiro exemplo: Ela dever ter a forma sinuosa de uma "chama", como na imagem mostrada. A mecha dever ser feita como esboo, com um movimento rpido sinuoso para cima e outro para baixo ( ou vice-versa ):

Exemplo 4

4 dica - Depois de (exaustivamente) esboar-se a "chama" da mecha, chegou a hora de unir as duas tcnicas - dentro do esboo ( faa-o suave ) utilize o traado treinado no primeiro exemplo, que dever ficar como mostrado na imagem:

Isto feito, j podemos ter uma noo de como ficar o nosso desenho. A partir deste ponto, a intensidade e a quantidade de claros-escuros dar o 'tom' do trabalho. Haver reas de negro intenso ( para o caso de cabelos pretos ) e uma boa "chapada" com o lpis j garantir essa parte. Para cabelos 'loiros', quem determinar o ritmo ser obviamente a enorme quantidade de luminosidade ( ou reas claras ). Deve-se levar em conta que os cabelos obedecem s mesmas regras usadas em desenho artstico como: luz, sombra, profundidade etc, ou seja, a parte 'capilar' do desenho to dinmica quanto qualquer outra parte da anatomia. O lance que desenhar cabelo requer vrias tcnicas em um mesmo elemento ( e pacincia tambm! ), por isso a dificuldade de muitos desenhistas em conseguir-se um resultado satisfatrio!

Comeando pelo comeo!


Usarei para o nosso pequeno tuto uma modelo que desenhei, carequinha. O desenho pode ser baixado no link ao final do tutorial, para que vocs possam imprimir e treinar bastante em casa. * Clique nas imagens para ampli-las

Reparem que o cabelo deve obedecer a um formato prvio, guiem-se pelo exemplo para treinar - deixei traos grandes e bem espaados. Usei uma imagem que peguei na net, como referncia, para me ajudar a compor a ''peruca'' da nossa modelo carequinha. Uma dica interessante vocs conseguirem revistas de cabeleireiros - ali no faltar exemplos para treinar, dos mais simples aos mais complexos.

Neste exemplo optei por deixar o desenho do jeito que foi escaneado - sem muito contraste para evidenciar-se o traado das mechas - observem as primeiras mechas de acordo com os traados no incio do tutorial!

Aqui deixei-o bem solto e espaado para compor o 'volume' do cabelo da modelo, alternando as reas de mechas e cabelo mais liso. Sempre que puder, deixe o formato do cabelo esboado na cabea do desenho - um erro comum comear-se a desenh-lo sem o esboo prvio. Outra coisa muito importante - siga a direo dos fios, mechas e/ou cachos - veja que eu comecei do alto da cabea em direo parte de baixo, e isso fica mais evidente ainda do lado direito do desenho, onde eu comeo do alto da cabeo at terminar o trao "puxando" o lpis para cima e para fora do papel. Clique na imagem para ampli-la e verifique:

Use um lpis apontado para as mechas mais fortes e um com a ponta mais redonda para as mechas mais suaves, para os fios soltos e fininhos a boa e velha lapiseira serve perfeitamente!

Alterne vrios traos o mais junto possvel um do outro para deixar um espo em branco no meio, isso criar a iluso de fios ou mechas brilhantes. Intensifique as reas negras mas EVITE HACHURAS ( sejam elas cruzadas ou retas ) porque isso dar um aspecto desagradvel no desenho - sempre siga o trao das mechas como se fosse faz-las mas procurando deixar o mais compacto possvel '

Parte 1 do tutorial finalizado - Uma mulher morena, de cabelos negros. O brilho dos cabelos foi conseguido alternando-se as reas de claro e escuro, no usei borracha ( embora poderia ) porque o grafite desse lpis deixa ela extremamente suja e eu somente borraria mais do que qualquer outro intento que eu tivesse... =P

Espero que tenham gostado e assimilado as dicas. Quando eu puder gravar vdeos-tutoriais, postarei com mais detalhes futuramente, at porque um simples tutorial deste fica mais fcil de ser compreendido assistido, do que somente lido. Grande abrao e at a parte 2 do tutorial.

Vous aimerez peut-être aussi