Vous êtes sur la page 1sur 14

Ser possvel definir a Filosofia?

problematizao do conceito No existe um denominador comum quanto ao contedo de uma definio vlida para toda gente. H definies, mas no h uma definio satisfatria e minimamente consensual do conceito de Filosofia porque a histria da filosofia revela-nos a sucesso de diversos sistemas, teorias e doutrinas, que foram dando diferentes respostas para os problemas fundamentais (cada filsofo no s tenta explicar a realidade segundo o seu ponto de vista, como tambm define a Filosofia de acordo com as suas prprias explicaes da realidade). Para sermos rigorosos, temos de considerar dentro da filosofia a existncia de disciplinas filosficas ontologia, gnosiologia, axiologia, etc. Sistemas filosficos (a proximidade existentes entre perspectivas levou ao aparecimento de diferentes correntes platonismo (doutrina de plato), aristotelismo (Aristteles), idealismo (Doutrina que reduz o ser ao pensamento, as coisas ao esprito (o mundo dito exterior no tem outra realidade alm das ideias ou representaes que dele formamos) e que se ope ao realismo e ao materialismo), etc.

Quem filosofa? aproximao etimolgica 1 filosofia espontnea : comum a todos os homens e a sua reflexo sobre os problemas que a vida lhe coloca. uma reflexo pontual, pouco rigorosa, pouco profunda e muitas vezes destituda do exerccio crtico. 2 filosofia sistemtica - coerente e rigorosa, organizando os conceitos e encontrando para as ideias uma adequada fundamentao. Trta-se de uma filosofia mais complexa e profunda, desenvolvendo-se segundo a exigncia crtica.

Da crtica, da dvida e da investigao racional, procurando uma compreenso englobante e fundamentada das coisas, uma viso coerente e sistemtica dos problemas e da realidade.

Creio que todos os seres humanos so filsofos, ainda que alguns mais do que outros. Creio que todo o homem desenvolve determinados pontos de vista filosficos ainda que geralmente acrticos , filosofias boas ou menos boas. Tambm as expectativas, o que a vida deve oferecer, o que se pode alcanar na vida, so, no fundo, pontos de vista filosficos perante a vida.

Filosofia saber em permanente construo, logo no h uma resposta conclusiva para a questo O que a filosofia. Mas possvel, atravs da anlise das suas caractersticas aclarar um pouco mais o conceito. Analisadno o seu objecto de estudo, as caractersticas da atitude filosfica e a origem etimolgica do termo. A especificidade da Filosofia implica encontrar as caractersticas que a distinguem dos outros saberes, caractersticas estas que esto associadas atitude filosfica, visto que a disciplina no pode ser ensinada recorrendo simples memorizao de conceitos, pois isso contrrio ao prprio esprito da Filosofia ( aprender sem pensar tempo perdido) Anlise autnoma e crtica

Os turnos so estes: Sexta (dia 6) : -> 20h - 23:30h ( Ins, Luis, Gonalo Mota, Gonalo Medeiros) Sbado ( dia 7): -> 16h - 19:30 h ( Ctia, Gonalo Faria, Gonalo Silva) -> 19:30h - 23:30h ( M.a Sousa, Raquel, Marco) Domingo ( dia 8) -> 15:30h - 18:30h ( Ana Mota, Carolina Barbosa, Rafael) -> 18:30h - 21:30h (Diogo, Sara, Henrique Azevedo) -> 21:30h - 23:30h ( Andr Cymbron, Andreia, Joo Sousa)

Vous aimerez peut-être aussi