Vous êtes sur la page 1sur 8

Anlise Cinesilogica e Biomecnica do Movimento

Aula modulo III


Disciplina: Anlise Cinesilogica e Biomecnica do Movimento Especializao em Fisiologia do Exerccio

Parte IX
Eletromiografia

2005

Eletromiografia A eletromiografia o registro das atividades eltricas associadas s contraes musculares. EMG capta o somatria dos potenciais de ao do msculo. Diferentemente dos outros mtodos, que determinam propriedades mecnicas, a eletromiografia indica o estmulo neural para o sistema muscular. O instrumento bsico em eletromiografia o eletrodo que mede a atividade eltrica do msculo.

Eletromiografia

Eletromiografia

A Fonte do Sinal EMG


A fonte do sinal eletromiogrfico so os potenciais de ao musculares (PAMs), que so dados por cada uma das unidades motoras ativadas durante a contrao. Esses PAMs ocorrem em um padro assncrono, o que responsvel por um movimento macio.

A Fonte do Sinal EMG

Tipos de fibras musculares

Tipos de fibras musculares


Tipos de fibras:

Impedncia
Apenas quando a energia da atividade muscular alcanar a pele, esta ser percebida pelo eletrodo. O conceito de impedncia uma extenso ou generalizao do conceito de resistncia; A interface entre a pele e o eletrodo apresenta um ambiente com impedncia caracterstica e varivel de indivduo para indivduo sendo que alguns fatores podem influenciar esta relao:
Nvel de hidratao, percentual de gordura, tipo de eletrodo, tipo de eletropasta ou gel condutor, salinidade da pele, etc.

IIb

IIa

Impedncia

Tipos de Eletrodos
So comumente utilizados em estudos de eletromiografia trs tipos de eletros:
1. Eletrodos de agulha 2. Eletrodos de fios finos 3. Eletrodos de superfcie

Eletrodos de Agulha
So relativamente o mais caros dos eletrodos. So um mtodo invasivo de anlise. Possibilitam a avaliao do comportamento de unidades motoras e de algumas fibras localizadas. Promovem dor significativa, o que pode acabar por mudar o fenmeno que est sendo estudado.

Eletrodos de Agulha

Eletrodos de Agulha

Eletrodos de Agulha

Eletrodos de fios finos


Apresentam um custo intermedirio. Foram desenvolvidos por De Luca & Basmajian e so amplamente utilizados desde ento. Apresentam as vantagens do mtodo por agulhas porm sem promover tanta dor e incomodo. Possibilitam a avaliao de musculaturas profundas. Ainda assim so considerados como um mtodo invasivo e como tal deve respeitar uma srie de cuidados.

Eletrodos de fios finos

Eletrodos de superfcie
Apresentam a vantagem de no ser um mtodo invasivo. Possibilita uma anlise do comportamento do msculo como um todo. Possui um custo relativamente baixo. Existem em diversas formas, monopolares, bipolares, pr-amplificados, etc. No permite a verificao de musculaturas profundas possibilitando a anlise somente de musculaturas superficiais. No modifica de maneira significativa o movimento que est sendo avaliado.

Eletrodos de superfcie

Tcnicas de Colocao Eletrodos de superfcie


So comumente utilizadas trs tcnicas de colocao de eletrodos:
A. Tcnica do ponto motor B. Tcnica do ponto mdio do ventre muscular C. Tcnica do ponto mdio entre o ponto motor e a insero distal

Tcnicas de Colocao

Tcnica do ponto motor


Para a realizao desta tcnica se utiliza um gerador de pulsos eltricos. O eletrodo ativo colocado na pela na altura do ventre muscular. Ento, utiliza-se uma srie de trens de pulso com freqncia de 20 a 80 Hz (tetanizante), e uma intensidade aumentada progressivamente at atingir o limiar motor. O ponto motor o ponto mais excitvel, e pode ocorrer em mais de um lugar no msculo.

Tcnica do ponto mdio do ventre muscular


Para msculos onde as inseres ocorrem em proeminncias sseas facilmente palpveis esse mtodo mais utilizado. determinada a origem e a insero muscular e com isso o ponto mdio do ventre pode ser facilmente identificado. Para a realizao deste mtodo pode-se utilizar tambm alguns atlas de eletromiografia, ou tabelas antropomtricas para facilitar o procedimento de colocao dos eletrodos.

Tcnica do ponto mdio entre o ponto motor e a insero distal


Uma vez determinado o ponto motor, conforme descrito na tcnica A, e o ponto de insero distal muscular conforme descrito na tcnica B, facilmente ser determinado o ponto mdio.
Obs: Existem outras tcnicas de colocao de eletrodos, que tem como objetivo a avaliao no de um msculo, mas sim de um grupo de musculaturas.

Distncia entre os eletrodos

Procedimentos de Colocao dos eletrodos


Preparao da Pele:
Depilar a rea do msculo onde vo se colocar os eletrodos. Remover a superfcie morta da pele por abraso com uma lixa apropriada. Limpar com lcool. Esperar um intervalo de tempo de pelo menos 5 minutos entre a colocao dos eletrodos e o incio da coleta de dados. (alguns autores demonstram variao de at 30% da impedncia da pele) Obs: Embora em nenhum caso se aconselhe prescindir destes procedimentos. O uso de amplificadores de alta performance reduz a importncia da preparao da pele.

Rudos e Artefatos
So interferncias das mais diversas fontes que podem estar inclusas no sinal eletromiogrfico. Estes artefatos podem ser mecnicos:
Ocorrem principalmente devido ao movimento da pele em relao aos eletrodos que pode gerar uma corrente alternada. Alm disso, podem ser ocasionados devido ao movimento dos cabos. Estes problemas podem ser solucionadas utilizandose eletrodos de qualidade presos com fita. Alm, de eletrodos pr-amplificados, que amplificam o sinal mais prximo da fonte possvel. Pode-se tambm utilizar um filtro passa alta, com freqncia de corte de 10-15 Hz.

Rudos e Artefatos
Sinusoides de 60 cilcos:
Estas so ocasionadas principalmente devido a interferncias eletromagnticas oriundas da rede eltrica. Por apresentarem sinal em uma freqncia de 60 Hz, so difceis de serem filtradas sem ocasionar perda de sinal significativo. Estas devem ser controladas durante o momento de coleta de dados, afastando o sistema de qualquer fonte provvel de rudo.

Rudos e Artefatos
Eletrocadiorgrama:
O sinal eltrico gerado pelo miocrdio promove um rudo no sinal do EMG, quando o objeto de interesse so musculaturas do tronco. Este tipo de sinal produz uma interferncia em freqncias em torno de 15 Hz, mas pode chegar at 100 Hz. Uma possvel soluo colocar o eletrodo terra mais longe do hemitorax esquerdo.

Rudos e Artefatos
Crosstalk
As grandes reas de gravao dos eletrodos de superfcie acarretam uma grande possibilidade de coletar dados referentes a musculaturas vizinhas. Este problema ocorre geralmente quando msculos vizinhos ao msculo estudado tambm esto ativados. Vrias soluo recentemente tem sido propostas como o uso de eletrodos com alta resoluo alm de outros mtodos.

Rudos e Artefatos

Amplificao do Sinal
Os amplificadores de EMG so diferenciais que executam a funo de subtrair o valor de dois eletrodos. As Consideraes mais importantes de um amplificador de EMG so:
Ganho, banda passante, impedncia de entrada, resposta de freqncia, fator de rejeio do modo comum.

Amplificao do Sinal
Ganho
a razo entre a voltagem que entra e a que sai. O ganho comumente utilizado em estudos de EMG de superfcie deve ser ajustvem num leque entre 10 e 1000.

Amplificao do Sinal
impedncia de entrada
importante utilizar um amplificador com impedncia maior que 10 vezes a impedncia da fonte. Como a impedncia da pele / eletrodo geralmente desconhecida, utiliza-se uma impedncia de amplificao de 1 megaohm.

Banda passante
Corresponde aos valores de freqncia situados entre o ponte de corte do filtro passa baixas e o ponto de corte do filtro passa altas. Sendo a banda passante recomendvel entre 10 Hz e 1000 Hz.

Fator de rejeio de modo comum (FRMC)


Um amplificador diferencial subtrai os sinais dos terminais ativos mas no tem a capacidade de distinguir entre o sinal comum e o sinal diferencial que realmente interessa amplificar. Sendo o valor do FRMC superior a 80-100 dB.

Amplificao do Sinal

Anlise e Processamento do EMG


Sinal EMG Bruto
Possibilita uma avaliao do padro das atividades dos msculos envolvidos. Este apresenta amplitude, durao e Freqncia.

Amplitude do Sinal
a quantidade que expressa o nvel de atividade do sinal. O sinal EMG detectado com eletrodo de superfcie, apresenta normalmente uma distribuio gaussiana (mdia igual a zero, e desvio padro da ordem de microvolts) A amplitude varia com a quantidade de atividade eltrica encontrada no msculo.

Amplitude do Sinal
O sinal EMG apresenta um leque de amplitudes que varia de 10 microvolts a 5 milivolts pico a pico. Para uma avaliao mais precisa e objetiva do sinal so utilizados diferentes formas de quantificao
Ex: A medio do mximo de atividade e a determinao da integral.

Durao
A durao da atividade EMG corresponde ao perodo de atividade que o msculo estudado permanece ativado. Para uma determinao precisa da durao do eventos do sinal fundamental, no entanto, definir a partir de que nvel de amplitude o msculo entrou em ao.

Freqncia
As freqncias caractersticas do sinal EMG situam-se entre 1 e 3000 Hz. Alguns autores, no entanto, referem que energia mais significativa vai apenas at os 1000 Hz. Ainda h alguns autores, que defendem que na atividade muscular grosseira, freqncias acima de 250 Hz so negligenciveis.

Freqncia
A distribuio das freqncias do sinal EMG devem-se a um conjunto amplo de fatores de diversa ordem como:
A composio dos msculos. As propriedades dos eletrodos e local onde esto colocados no msculo. As caractersticas do potencial de ao das fibras musculares ativas. Os processos de coordenao intramuscular.

Freqncia

Tipos de Processamento do Sinal EMG


Alm da avaliao qualitativa do sinal, podemos utilizar dois tipos de tcnicas de processamento:
Processamento no domnio temporal.
Quando o principal interesse for a anlise da amplitude do EMG com base no tempo.
Ex: Estudos de coordenao motora e estudos do emg/fora ou a participao muscular no movimento.

Processamento no domnio freqncia.


Utilizado tambm em estudos de coordenao motora para determinao da freqncia, tipo e sincronizao dos disparos das diferentes unidades motoras ou em estudos sobre fadiga muscular.

Vous aimerez peut-être aussi