Vous êtes sur la page 1sur 3

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO NAS ESCOLAS A partir dos estudos na disciplina da Tecnologia da Educao, vimos a importncia

da escola, assim como dos professores acompanharem o avano das tecnologias, que hoje esto amplamente ligadas Educao. A charge proposta retrata um cenrio que, infelizmente, ainda faz parte da nossa realidade, onde os professores hesitam em fazer o uso das tecnologias da informao e comunicao, as TICs. AsTICs trouxeram um desafio para o contexto escolar, onde o mais importante no apenas o uso dessas tecnologias, mas a orientao dada aos alunos, que deve ser de forma assistida onde ele possa aprender, e utilizar esse conhecimento com responsabilidade. Com a utilizao das TIcs o professor deve estar preparado e qualificado para compreender as diversas formas de comunicao e dinmicas que lhes so propiciados. Segundo Cruz (2008) cada vez mais os alunos esto motivados para as tecnologias de informao, e menos motivados para os mtodos tradicionais. Se considerarmos a ideia de Cruz, podemos buscar maneiras mais efetivas de atrair a ateno dos alunos. Existem vrios mtodos e recursos que esto disponibilizados para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem atravs das tecnologias, cita-se como exemplo as Wikis, Webquest, Portflio, blog, e-mails, AVAs, chat, frum entre outros. Sabe-se da dificuldade encontrada principalmente nas escolas pblicas, como a falta de computadores, internet, e outros meios que poderiam facilitar esse desenvolvimento. Mas cabe a cada profissional, buscar transformao de acordo com a capacidade e oportunidade de cada um. A grande maioria dos alunos possui acesso internet em seus lares, como sugesto, cita-se o Blog, que pode ser conectado de qualquer computador e um timo meio de interao e de troca de conhecimento, alm de ser da fcil utilizao, at mesmo pra quem no tem formao tcnica, parecido com um dirio, onde voc pode divulgar informaes, pesquisas, e promover a interao educacional. De acordo com Moresco e Behar (2006, p.3) suas vantagens e possibilidades no contexto escolar tm-se:

Os blogs tornam-se um espao educacional privilegiado, pois permite a reflexo sobre a leitura e a escrita do que postado pelo autor, bem como sobre as mensagens postados pelos visitantes, que colaboram e cooperam formando uma comunidade aberta e receptiva. Desta forma, so ampliadas as possibilidades de um dilogo mais autntico e profundo com outras formas de saber, outros pontos de vista favorecendo a interdisciplinaridade, ajudando a construir redes sociais e redes de saberes.

Com isso, os alunos tem uma capacidade, mais ampla, mais diversificada e mais atrativa para a troca de saberes e de conhecimento. Jarbas Novelino, no blog criado por ele Boteco Escola, propes algumas utilizaes de blogs direcionados a professores e alunos.
Pode-se criar um dirio eletrnico reflexivo para: refletir sobre suas prprias experincias docentes; escrever a descrio de uma unidade especfica de ensino; fornecer alguma dica de ensino para outros docentes; compartilhar ideias de atividades de ensino ou jogos de linguagem para uso em sala de aula; explorar assuntos importantes sobre ensino e aprendizagem. Pode-se iniciar um blog da classe para: postar mensagens sobre informaes teis tais como calendrio, agenda de eventos, tarefas de casa e etc.; postar tarefas baseadas na leitura de referncias recomendadas, e solicitar aos alunos que respondam em seus prprios blogs, criando um tipo de portflio de seus trabalhos; postar desafios para a escrita; convidar os alunos a comentarem ou postarem mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de lhes dar voz por meio da escrita; publicar bons exemplos de redaes dos alunos; expor produtos de arte, poesia e histrias criativas dos alunos; criar um site de ensino dinmico, postando no somente assuntos relacionados com atividades da classe, mas tambm atividades, tpicos de discusso, links com informao adicional, informao sobre tpicos que os alunos esto estudando, leituras para inspirar a aprendizagem; criar crculos de literatura; criar clubes do livro online; fazer uso do comentrio para que os alunos publiquem mensagens sobre tpicos utilizados no desenvolvimento de habilidades lingusticas; postar tarefas para levar em frente aprendizagens baseadas em projetos; linkar sua classe com outra classe em qualquer lugar do mundo; Pode-se encorajar seus alunos a publicarem: suas reaes a questes intelectualmente instigantes; seus dirios pessoais; resultados de investigaes que eles tenham realizado sobre um tpico do programa; suas ideias e opinies sobre tpicos discutidos em classe. Podem- se incentivar seus alunos a criarem blogs para: aprender sobre blogs; completar tarefas de redao ; criar um portflio sobre sua produo escrita; expressar suas opinies a respeito de tpicos que esto estudando; escrever comentrios, opinies, ou questes sobre o noticirio dos jornais ou assuntos de interesse pessoal; discutir atividades e dizer o que pensam sobre elas; Pode-se solicitar classe para criar um blog comunitrio para: completar trabalho de projeto em pequenos grupos, designando para cada grupo uma tarefa diferente; expor produtos de aprendizagens baseadas em projeto, completar um webquest. (BARATO, 2005).

Portanto, o professor deve sempre buscar um meio de envolver os alunos nas aulas, buscando oportunidades na busca de melhorias da qualidade da aprendizagem.

REFERNCIAS BARATO, Jarbas Novelino. Dicas sobre usos educacionais de blogs. So Paulo, 2005. Disponvel em: <http://jarbas.wordpress.com>. Acesso em 05 nov de 2013. CRUZ Snia. Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministrio da Educao / GIDC, p.17, 2008.

MORESCO, Silvia F. S; BEHAR, Patrcia Alejandra. Blogs para aprendizagem de fsica e qumica. In: CINTED-UFRGS, v. 4, n. 1, jul.2006.

Vous aimerez peut-être aussi