Vous êtes sur la page 1sur 7

AULA 10 AR CONDICIONADOS CENTRAIS Sabemos que a especificao dos aparelhos de condicionamento de ar devem levar em considerao uma srie de fatores

que influenciam na carga trmica do ambiente como: orientao da fachada, horrios de funcionamento do ambiente, quantidade de equipamentos no local em que est instalado entre outros. Quando so necessrias, para adequar as condies de conforto de uma edificao, quantidades muito elevadas de potncia dos aparelhos, a melhor soluo optar pelo uso de Equipamentos de Ar Condicionado Central. Diferentes dos equipamentos de janela e Split, nos quais condensadores e evaporadores esto sobre o mesmo invlucro, ou ao menos bem prximos, os equipamentos de ar condicionado central possuem uma srie de equipamentos distribudos pela edificao de acordo com sua funcionalidade, indo desde ventiladores (fan coil) em cada ambiente a ser condicionado at as torres de arrefecimento que precisam estar em rea externa. Nesta aula sero apresentados estes equipamentos, seus sistemas de funcionamento e as exigncias do RTQ-C em relao ao seu zoneamento e sua instalao.

PADRONIZAO DE SISTEMAS CONDICIONADORES AR ASHRAE American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers, Inc., foi fundada em 1984 em Nova Iorque, com o intuito de aprofundar estudos de padronizao dos Sistemas de Aquecimento, Ventilao, Refrigerao e Ar Condicionado. Como a energia utilizada nos edifcios compe uma parcela significante de toda energia gasta atualmente, afetando assim as fontes energticas, a ASHRAE reconhece o impacto que a tecnologia pode ter no meio ambiente e fontes naturais para proteger o bem estar da posterioridade. (ASHRAE, 2003) Os estudos regulamentadores realizados pela ASHRAE esto sempre voltados para minimizar os impactos ambientais tais como, efeito estufa, reduo da camada de oznio, aquecimento global entre outros. Pesquisas realizadas com sistemas condicionadores de ar, por exemplo, consideram, principalmente, o tipo de gs refrigerante utilizado nos aparelhos. Nestes casos so avaliados: ODP (Ozone depletion potencial) capacidade dos gases de reduzir o oznio presente na estratosfera. GWP (Global warming potencial) o quanto os gases do efeito estufa podem armazenar radiao solar na atmosfera comparados com CO2. Esses gases podem permanecer na atmosfera exercendo influncia por muitos anos. So avaliados tambm os efeitos indiretos do uso dos condicionadores de ar. Por exemplo, a energia gasta para utilizar esses sistemas depende do uso de combustveis fsseis, que em sua extrao emitem CO2, aumentando o efeito estufa. A soma desses impactos, diretos e indiretos, dada pelo TEWI (Total equivalent warming impact), entre outros. Algumas agncias do governo regulam a conservao de energia, geralmente atravs de procedimentos para obter a licena de construo. Exigir os valores de eficincia energtica dos edifcios influencia fortemente a escolha dos sistemas de condicionamento de ar e outros equipamentos e como estes so utilizados. (ASHRAE, 2009) O principal objetivo da utilizao de sistemas condicionadores de ar trazer conforto trmico aos seres humanos. Sabemos que o conforto depende de condies fsicas, fisiolgicas e psicolgicas, e podem variar amplamente dependendo do lugar do mundo que estamos analisando. Surpreendentemente, estudos revelam que as condies de conforto apontadas como ideais pelas pessoas, so muito prximas mesmo em lugares muito diferentes. Como o objetivo da implementao do RTQ-C garantir a eficincia energtica das edificaes comerciais, de servio e pblica no Brasil, suas diretrizes foram embasadas em estudos j realizados pelo PBE/INMETRO, alm de contar com ajuda de alguns parmetros e resolues da ASHRAE.

INSTALAO E FUNCIONAMENTO A instalao dos sistemas centrais de condicionamento de ar consta de uma casa de mquinas dotada de compartimentos para o ventilador circulador de ar, o qual succiona o ar atravs das serpentinas de esfriamento ou aquecimento, com sistemas frigorficos de expanso direta ou aquecedores ao lado de compartimentos das unidades condensadoras e das Bombas. Podem ser resfriados por torre, condensador evaporativo ou condensador de ar. Sua maior vantagem serem previstos no projeto arquitetnico de modo a ficarem ocultos, aparecendo apenas as bocas de insuflamento, alm de permitir manuteno centralizada. Podem resfriar, desumidificar, umidificar, aquecer ou combinar essas operaes em qualquer compartimento, servindo a vrias zonas a partir da prpria casa de mquinas. (Prides, 2002)

Componentes dos Sistemas de Condicionamento de Ar Central Compressores: O compressor atua como corao do sistema de refrigerao, criando o fluxo do ar refrigerante ao longo dos componentes do sistema, comprimindo o fludo aps a sada do evaporador elevando a presso do gs para permitir sua condensao.

Condensadores: Os condensadores tm como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de lquidos. Um vapor aquecido (ar quente do ambiente) entra no condensador e encontra uma superfcie com uma temperatura inferior ao seu ponto de ebulio, e ento condensa (ou liquefaz). Condensadores resfriados a ar: Transferem o calor absorvido diretamente ao ar externo. Comparado com um condensador a gua, o sistema arrefecido a ar requer uma diferena maior de temperatura entre o refrigerante e o ar externo (14 a 16C.). Embora essa caracterstica os torne menos eficientes em termos energticos, seu projeto simples possui baixo custo de instalao e manuteno. Condensadores resfriados a gua: Os sistemas resfriados a gua fazem isso em 3 estgios para transferir o calor: Primeiro, o calor transferido do refrigerante, no condensado, para a gua que circula no mesmo; Depois, a gua transferida de dentro do condensador para fora, atravs de uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento; Por fim, a torre de resfriamento rejeita o calor da gua para o ar externo. Como a temperatura entre o refrigerante e o ar externo exigida por esse sistema menor (8C.), o compressor trabalha menos, fazendo com que seja mais eficiente em termos energticos.

VENTILADOR AXIAL ELIMINADOR DE GOTAS

Torres de Arrefecimento: So equipamentos utilizados para resfriamento de gua. A gua aquecida gotejada na parte superior da torre e desce lentamente atravs de enchimentos de diferentes tipos em contracorrente com uma corrente de ar frio (normalmente a temperatura ambiente). No contato direto das correntes de gua e ar ocorre a evaporao da gua, principal fenmeno que produz seu resfriamento.

ENCHIMENTO DE CONTATO

DISTRIBUIO DE GUA

VENEZIANA PARA ENTRADA DE AR

BACIA COLETORA

Fan-Coil: Controla o fornecimento de ar condicionado que chega ao ambiente. So compostos pelos ventiladores e serpentinas que podem aquecer ou resfriar o ambiente.

Chiller: (Centrais de gua Gelada) Utilizam gua como fludo intermedirio para condicionar o ar. A gua resfriada neste equipamento direcionada a serpentina do fan coil. Dependendo do local de sua instalao, pode trazer problemas devido o rudo do aparelho.

Principais exemplos de Sistema Centrais: Sistema de Expanso Direta: Self-Conteined a gua


Sada ar frio

Entrada ar quente

Sistema de Expanso Indireta: Chiller Fan Coil


Trocador de calor (Condensador)

T anque de gelo Chiller

T orre de arrefecimento

Fan-coil
Agua gelada Trocador de calor (Evaporador)

Exigncias RTQ-C: De acordo com RTQ-C, quando os ambientes a serem condicionados apresentarem carga trmica superior a 350kW deve-se optar por um sistema de ar condicionado central, ou provar que o uso de sistemas individuais ser mais eficientes para as condies de uso previstas no edifcio. Os sistemas de condicionamento de ar devem ter, pelo menos, uma das opes apresentadas quanto a automao: Controles que possam ser operados e programados para diferentes usos no edifcio, atendendo pelo menos 7 dias da semana, podendo memorizar esta configurao por no mnimo 10 horas em caso de falta de energia, incluindo um controle que possa operar o sistema manualmente por at 02 horas. Sensor de ocupao que desligue o sistema quando nenhum ocupante for detectado por um perodo de 30 minutos, Um temporizador que possa operar o sistema manualmente por at 02 horas, Estar integrado aos sistemas de segurana e alarme da edificao, para que quando estes forem acionados o sistema de condicionamento de ar seja desligado automaticamente. Devem possuir, tambm, controles que no permitam aquecimentos e resfriamentos simultneos para controle de umidade. Caso existam equipamentos separados para realizar esta funo em um mesmo ambiente, seus termostatos devem estar interconectados, impedindo o acionamento simultneo.

ZONEAMENTO Para avaliar o desempenho dos condicionadores de ar, o edifcio dever ser dividido em zonas. Cada ambiente fechado por envoltrias internas, que esta submetido as mesmas condies de condicionamento de ar, equivale a uma zona diferente. No caso do RTQ-C, quando um mesmo sistema de condicionamento de ar serve a mais de uma zona trmica destinada a ocupao ou operao diferentes, devem ser isolados em reas separadas. As zonas devem ser agrupadas em reas isoladas que no ultrapassem 2.300m de rea condicionada e no incluindo mais de um pavimento. Estas zonas isoladas devem: Ser equipada com dispositivos que permitam desativar os suprimentos de ar condicionado, ar externo ou exausto. Atender a um dos requisitos citado a seguir no item 01 de Controle de Temperatura por Zona. Permitir a operao do sistema de maneira estvel para qualquer perodo de tempo enquanto atendem a menor rea isolada servida pelo sistema central. CONTROLE DE TEMPERATURA POR ZONA RTQ-C 01) O aquecimento ou resfriamento de ar de cada zona trmica dever ser individualmente controlado por termostatos respondendo temperatura do ar da referida zona. No caso dos sistemas perimetrais, projetados para atuar apenas sobre a carga proveniente do envelope da edificao, atendem a mais de uma zona tambm servida por sistemas internos. Estes sistemas devem: Incluir um termostato de controle para cada frao de parede externa da edificao com comprimento maior que 15 metros, exposta a uma mesma orientao, e O sistema deve ser controlado por um termostato, de controle localizado dentro da zona servida. 02) A deadband (faixa de controle de temperatura do ar) deve ser de 3C. 03) Em sistemas de bomba de calor que possuem aquecimento suplementar feito por resistncia eltrica, deve-se ter cautela para que o aquecimento suplementar no seja acionado quando a bomba de calor for suficiente para carga de aquecimento. Para atender esse requisito pode-se: Instalar um termostato que controle a temperatura da bomba de calor para acionar a resistncia somente quando necessrio; Instalar um termostato multi-estgio no ambiente e outro no ambiente externo conectados, permitindo o acionamento do aquecimento auxiliar somente no ltimo estgio do termostato do ambiente (temperatura externa < 4C).

BIBLIOGRAFIA AULAS 09 E 10 SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers, Inc. Hndbook of Fundamentals 2009, Atlanta, EUA - 2009 BAKER, Nick; STEEMERS, Koen. Energy and Evironment in Architecture. Taylor & Francis. Nova Iorque, 2000. CREDER, Hlio. Instalao de Ar Condicionado. 6 Edio. LTC. Rio de Janeiro, 2004. SILVA, Prides. Acstica Arquitetnica e Condicionamento de Ar. 4 Edio. EDTAL Empresa Termo Acstica LTDA. Belo Horizonte, 2002. RTQ-C. Regulamento Tcnico da Qualidade do Nvel de Eficincia Energtica de Edifcios Comerciais, de Servios e Pblicos. Vol. 02.

Vous aimerez peut-être aussi