Vous êtes sur la page 1sur 3

18/09/13

Preparao de polmeros - inorganica

1- INTRODUO O termo polmeros vem do grego (muitas partes) e indefinido, no sentido de que o menor comprimento ou tamanho de molcula no especificado. Entretanto, essa expresso geralmente aceita como significando uma molcula muito maior, de tamanho tal que as propriedades associadas s molculas de cadeia longa tenham-se tornado evidentes. Em contraste com as substncias qumicas comuns, os polmeros no so produtos homogneos; contm mistura de molculas, de variados pesos moleculares, apresentando o que se chama de polimolecularidade. A reao qumica que conduz a formao de polmeros a POLIMERIZAO. Grau de polimerizao o nmero de meros da cadeia polimrica. Quando h mais de um tipo de mero na composio do polmero, este designado por copolmero, e os monmeros que lhe do origem comonmeros. 2- OBJETIVO Obter substncias polimricas inorgnicas distintas a partir da manipulao do enxofre e silicato de sdio. 3- MATERIAS 1. 01 tubo de ensaio grande 2. Bico de Bunsen 3. Pina de madeira 4. Becker de 250 ml 5. gua fria 6. Enxofre em p 7. Silicato de sdio (Na4SiO4) 8. 01 Proveta de 50 ml 9. 01 balo volumtrico de 50 ml 10. lcool etlico 4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Exemplo 1 Sntese de um plstico inorgnico: Enxofre.
www.ebah.com.br/content/ABAAAe1TYAD/preparacao-polimeros 1/3

18/09/13

Preparao de polmeros - inorganica

1. Tomar um tubo de ensaio e preencher aproximadamente 1/3 de seu volume com enxofre em p. 2. Aquecer o p lentamente at sua fuso, e ento despejar lentamente o lquido em gua fria (logo aps fundir, o enxofre tem uma colorao laranja. O aquecimento deve prosseguir at que uma colorao vermelho-escura seja observada). 3. Retirar o plstico formado e observar suas propriedades. Exemplo 2 Preparao de um polmero inorgnico: Silicone. 1. Prepare uma soluo aquosa de 10% de silicato de sdio (se necessrio, aquea a soluo para aumentar a solubilidade do silicato).

10% de 50 ml =

50 = 5g

1. Colocar em um Becker uma pequena quantidade de gua, aps acrescentar 5g de (Na4SiO4) misture at dissolver, transfira a soluo para um balo volumtrico e acrescente gua at o gargalho completando a quantidade de 50 ml. 2. Tome um Becker e ponha 20 ml da soluo de silicato de sdio e acrescente a ela 5 ml de lcool etlico. 3. Movimente circularmente o recipiente que contem a mistura, at que a formao de um slido seja observada. 4. O slido formado pode ser modelado para adquirir uma forma esfrica, por exemplo, usando-se as mos (no se esquea de usar luvas). 5- RESULTADOS E DISCURSES Exemplo 1 Sntese de um plstico inorgnico: Enxofre. O enxofre em p, amarelo, o enxofre ortorrmbico, o qual constitudo por molculas com frmula S8, ou seja, unidades constitudas por oito tomos de enxofre. Quando o enxofre funde, essas unidades S8 se rompem, e novas unidades, com dezesseis tomos, se formam. Acima de 1600C, essas unidades tambm se rompem, formando cadeias ainda maiores. O sbito resfriamento do enxofre fundido determina a permanncia dessas cadeias maiores (se o resfriamento fosse lento, voltar-se-ia ao ponto de partida: unidades S8). Uma vez que essas longas cadeias no possuem o ordenamento estrutural nem a fora de coeso exibida pelas unidades S8, o material obtido elstico, com uma consistncia de plstico, borracha. Exemplo 2 - Preparao de um polmero inorgnico: Silicone. Certos compostos inorgnicos como a slica (SiO2) e o silicone podem tambm ser classificados como polmeros. Similarmente ao carbono, o silcio capaz de formar quatro ligaes, produzindo complexas
www.ebah.com.br/content/ABAAAe1TYAD/preparacao-polimeros 2/3

18/09/13

Preparao de polmeros - inorganica

estruturas tridimensionais. O silicone ou silicona muito utilizado na produo de graxa para lubrificao e borracha para vedao (graxa e borracha de silicone, respectivamente), sendo ainda bem conhecido seu emprego para a preparao de prteses mamrias. No experimento no obtivemos o silicone elstico, mas apenas o comeo de seu preparo (por falta de materiais), pde observar um material branco e de textura lisa. 6- QUESTES: 6.1 Para os dois exemplos estabeleam as diferenas, em termos de propriedades, entre os reagentes e o produto obtido. No primeiro exemplo foi utilizado o enxofre um material slido que foi fundido e ao entrar em contato com gua fria, obteve um material de cor marrom e elstico (emborrachado) at certo ponto, aps alguns minutos o mesmo endurece. No segundo exemplo foi utilizado duas solues (silicato de sdio e lcool etlico) e obteve um slido branco e liso. 6.2 Identifique do ponto de vista de reatividade, qual a principal diferena na obteno destes dois polmeros inorgnicos. O enxofre reativo especialmente na forma de p e quando exposto a fontes de calor, no momento que entra em contato com a gua fria as ligaes S8 se rompem, e novas unidades, com dezesseis tomos, se formam. J o silcio pouco reativo e quando entra em contato com o lcool etlico forma ligaes Si Si que no so ligaes to fortes, devido o orbital externo do silcio est mais afastado do seu ncleo, por isso no obtivemos o silicone elstico e resistente que conhecemos. 7- CONCLUSO Pude observar que um polmero pode ser formado, tanto a partir de um slido fundido, quanto de duas solues. E aprendi que um polmero uma macromolcula formada pela repetio de pequenas e simples unidades qumicas que so os monmeros, ligadas covalentemente. 8- REFERNCIAS 1. LEE, J.D. Qumica Inorgnica no to concisa , 5a ed., So Paulo 2001: Edgard Blcher Ltda. 2. R. F. de Farias, Prticas de Qumica Inorgnica , tomos, Campinas, 2004.

www.ebah.com.br/content/ABAAAe1TYAD/preparacao-polimeros

3/3

Vous aimerez peut-être aussi