Vous êtes sur la page 1sur 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP ADMINISTRAO 4 SEMESTRE

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTARIO

JULIANA LEITE KIRCHNER PROFESSOR EAD. PROFESSOR PRESENCIAL WEELINGTON FERREIRA NASCIMENTO PROFESSOR-TUTOR

DOURADOS/MS 2013

SUMRIO INTRODUO ...04

ETAPA 1 .................................................................................................................05 1.1Direito empresarial e direito empresarial..................................................... . 04 1.2 Empresas e sua evoluo .............................................................................04 1.3. Empresrio .........................................................................................................04 1.4. Apresentao da Empresa .................................................................................. 06 1.4.1.Misso e Viso .......................................................................................06 1.5 Conceituao: Empresa e Empresrio.......................................................... 07 ETAPA 2 . ................................................................................................................08 2.1 FUNO SOCIAL DA EMPRESA EM FACE DA CF/88 ........................... .08 2.2. .Aspectos Legais da Empresa .......................................................................09 2.21. Qual a legislao especifica da empresa em relao ao seu tipo de negocio? ...09 ETAPA 3 .............................................................................................................. 10

3.1. TTULOS DE CRDITO E DIREITO CAMBIARIO................................... 10 3.2.Princpios do direito cambirio ................................................................... .11 ETAPA 4 ....................................................................................................................11 4.1 . Entrevista como gestor da empresa ...............................................................11 4.2. RELATORIO FINAL: O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade? ...................................12 CONSIDERAES FINAIS ...............................................................................................14 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................15

INTRODUO

As novas rotinas, as transformaes sociais, polticas e tecnolgicas tm exigido uma mudana globalizada e para o Direito Comercial no foi diferente, no presente trabalho temos a pretenso de mostrar algumas etapas destas mudanas e seus impactos legais sobre uma determinada empresa, considerando os fundamentos do Direito Empresarial e a Funo Social da Empresa. Para a dinmica deste estudo, mostramos os conceitos bsicos do Direito Comercial e do Direito Empresarial, dos Ttulos de Crdito e seus Princpios, junto com os aspectos legais que envolvem a Legislao Tributria Fiscal.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

1.1 Direito Comercial e Direito Empresarial Direito Comercial uma subdiviso do Direito Privado, que regulamenta e regulariza uma serie de normas referentes ao comercio, engloba o ato de comercializar, locais para implantao e um comercio, contratos comercias bem como seu executante o comerciante. Em uma viso mais ampla, podemos definir Direito Comercial como o a parte do Direito que rege o exerccio da atividade comercial. O Direito Comercial possui dois critrios a serem levando em conta: Critrio objetivo; so os atos de comercio relacionados em si mesmo. Critrio subjetivo: trata diretamente com a pessoa que desempenha a funo de comerciante. O direito comercial busca estruturar a organizao empresarial moderna e regular o estatuto jurdico do empresrio, colocando a figura do empresrio como sendo aquele que realiza atos de comercio e, os atos de comrcio so aqueles que so realizados como objetivo principal de obter lucros. Podemos definir o conceito de empresa como uma atividade econmica organizada exercida por um empresrio individual (pessoa natural) ou coletivo (pessoa jurdica) para a produo ou circulao de bens e/ou servios visando o lucro, resultado econmico ou resultado social. O Direito Empresarial no diferente regido por princpios que contem sua carga valorativa muito grande e devem servir tambm de base para todo o restante ligado a este ramo possuindo algumas caractersticas prprias, como: Individualismo, Simplicidade ou Informalismo, Fragmentalismo, Elasticidade, Dinamismo.

1.2. Empresas e a sua Evoluo


4

O conceito de empresa, juridicamente falando, se define como atividade profissional econmica, estruturada de forma organizada, com objetivo focado em obteno de lucros. A empresa pode estar em nome de um empresrio (comerciante) ou em nome de uma sociedade. Consistem num grupo de pessoas organizadas composta de meios tcnicos e financeiros, reunidos com objetivo focado na produo de bens ou servios destinados venda, atendendo as necessidades das comunidades onde se encontra inseridos. A primeira ideia que se tinha de atividade empresarial vem da antiguidade, onde comerciantes tinham suas produes obtidas por meio de trabalhos manuais e artesanato. Em 1780 na Inglaterra, James Watt promoveu profundas mudanas na sociedade empresarial, com a utilizao do carvo e ferro como fonte de energia, a substituio da maquina de Tear e tecer pela maquina a vapor, as empresar comearam a se formar e j tinham participao no desenvolvimento da sociedade, iniciava-se a primeira revoluo industrial ou revoluo do ferro e carvo. Em 1860, o ao substitui-o o ferro, a eletricidade e os derivados do petrleo substitua o vapor, o trabalhador obrigatoriamente teve de se especializar em decorrncia da automao das maquinas, a cincia passa a explorar mais o campo da pesquisa nas industrias, consagrava se o apogeu da segunda revoluo industrial ou revoluo do ao de da eletricidade. Outro marco fundamental na evoluo das empresas a criao pelos executivos da Toyota Motors Company da filosfica de trabalho Jus in Time( Bem na Hora) em 1960 no Japo, que mais tarde via a mudar todo o conceito de produo e industrializao empresarial, hoje em dia vivemos a era da Nano- Tecnologia, ou seja a tecnologia da informao a servio da empresa. 1.3. Empresrio Define-se empresrio, a figura do ser humano que exerce as atividades de uma empresa, no sentido de gesto/administrao, assim difere da figura do comerciante que realiza atos de comercio, empresrio no aquele que somente produz ou circula mercadorias, mas tambm aquele que produz ou circula servios.

Empresrio de acordo com o artigo 966 do Cdigo Civil quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientifica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, exceto se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Pode ser pessoas fsica ou jurdica. Para o exerccio desta funo obrigatria inscrio do empresrio no Registro Publico de Empresas Mercantis. 1.4. Apresentao da Empresa Razo Social: Conecta Cursos Profissionalizantes LTDA. Endereo: R Dr. Nelson de Arajo 380, Centro Dourados MS Nome Fantasia: Conecta Cursos Ramo do Negcio: Cursos Profissionalizantes Tamanho: 240.000 m Nmeros de Funcionrios: 8 Publico Alvo: Pblico Jovem Nome dos principais executivos: Vera e Evandro Renn Presidente da Conecta Cursos: Evandro Renn Empresa em funcionamento desde Janeiro de 2010 Nome do Funcionrio Vilma Soraya Juliana Salmsio Pablo Hochmann Jessica Castro Franciele Ueno Juliana Dauria Cargo exercido Coordenadora Educadora Educador Educadora Financeiro Marketing

Fernanda Fruguli Amanda Zanatta

Educadora - Ingls Secretaria

1.4.1.Misso e Viso Nossa Misso capacitar nossos alunos para superar os desafios do Mercado de Trabalho, contribuindo com sua formao profissional e crescimento pessoal. Nossa Viso ser referncia em educao profissional, promovendo a capacitao e valorizao do ser humano. 1.4.2.Valores C redibilidade O portunidade N otvel E ficiencia C apacitao T ransparncia A titude 1.5 Conceituao: Empresa e Empresrio No sentido econmico h um ditado muito popular: todo empresrio um empreendedor, mas nem todo empreendedor um empresrio. Existem diferenas entre estes dois termos, uma vez que o empresrio costuma ter mais cautela ao gerir seus negcios, porem sem se esquecer de acompanhar o ritmo de crescimento e mudanas mundiais. Como dito anteriormente empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios, estes termos se aplicam ao empresrio no sentido legal da palavra. O empresrio assume a responsabilidade moral e econmica sobre a empresa (ganhos e perdas). Para ser considerado empresrio preciso que o mesmo se inscreva no Registro Publico de Empresas Mercantis, por meio de um requerimento que tenha:
7

O seu nome, nacionalidade, domicilio estado civil, e, se casado, o regime de bens; A firma, com a respectiva assinatura autografa; O capital; O objetivo e a sede da empresa. A empresa pode ser dividida em Sociedade no Personificada, que explora uma atividade econmica, porem no formalizou o registro, sendo conhecida como sociedade irregular, e Sociedade em Conta de Participao, que um contrato de investimento comum em que duas ou mais pessoas se renem para a explorao de uma atividade econmicas, onde um scio o Ostensivo, empreendedor que dirige o negocio, e os demais so participantes na condio de investidor. E Sociedade personificada, que legalmente constituda e registrada em rgo competente, o que lhe da personalidade formal, sendo uma pessoa jurdica. Esta ultima divide-se em Sociedade Empresaria (tem por objetivo o exerccio de atividade prpria de empresrio) e Sociedade Simples (geralmente exploram atividades de prestao de servio decorrentes de atividade intelectual e de cooperativa).

ETAPA 2 .

2.1 FUNO SOCIAL DA EMPRESA EM FACE DA CF/88 Com a instituio do novo cdigo civil, o carter antes privatista, individual e patrimonial do antigo cdigo civil, foi substitudo pela sociedade e coletividade do atual cdigo. Em outras palavras, a antiga preferncia a proteo patrimonial individual foi renovada pela supremacia do individuo frente ao seu valor perante a sociedade. A funo social da empresa perante a CF/88, alcanada quando ocorre a gerao de empregos, recolhimento de tributos destinados ao sustento da economia, compra e venda de bens e prestao de servios, movimentando assim a economia. Tambm quando a empresa observa a solidariedade, promove a justia social, livre iniciativa, reduz as desigualdades sociais, promove o valor social do trabalho, dignidade da pessoa humana e observa os valores ambientais. Em suma quando a empresa cumpre seu papel de cidado interagindo para o bem da comunidade de forma tanto econmica quanto social atravs de princpios humansticos e
8

responsveis, deixando de lado a busca incessante e nica sobre o lucro dando prioridade para a valorizao do ser humano ligado direta ou indiretamente a sua atividade.

2.2. .Aspectos Legais da Empresa 2.21. Qual a legislao especifica da empresa em relao ao seu tipo de negocio? A legislao especfica da ANTT: Agncia Nacional de Transporte Terrestre. ANTT um certificado exigido para todos os tipos de transportador autnomo ou empresa. 2.2.2. Os rgos de classe Hoje no existe nenhum rgo pblico como Conselho Regional ou Federal definindo os cursos de informtica. O que existe o MEC que decide se um curso pode ou no existir. 2.2.3. Os impostos e tributos da empresa e seus percentuais CMS Simples Nacional com percentual de 5,25%. 2.2.4. Identificar se h alguma considerao tica para a comercializao dos produtos / servios. No, s prestamos servios. 2.2.5 Restries de comunicao. Nenhuma. 1.4.6. Cdigo de defesa do consumidor. A multa por resciso do contrato superior a 10% do valor que ainda deve ser quitado uma delas. O Idec, baseado na Lei n 9.870/33 e no artigo 51 do CDC (Cdigo de Defesa do Consumidor), entende que esse o percentual mximo que pode ser aplicado e qualquer valor superior, mesmo que previsto em contrato, deve ser considerado nulo. ETAPA 3

3.1. TTULOS DE CRDITO E DIREITO CAMBIARIO


9

Ttulos de crdito so documentos que representam obrigaes, podendo estas ser: cheque, nota promissria, ou letra de cmbio, as obrigaes representadas por um ttulo de crdito ou tem origem extra-cambial, ou de um contrato de compra e venda ou de mtuo ou exclusivamente cambial, como na obrigao do avalista. Ele gera ao credor dois benefcios, o ttulo de crdito possibilita uma negociao mais fcil do crdito decorrente de uma obrigao representada, de outro lado a cobrana judicial de um crdito documentado por este tipo de instrumento mais eficiente e clebre. Com a criao dos ttulos de crdito o dinheiro em espcie deu lugar a esses ttulos de incio servia apenas como contrato de cambio trajetcios, mas adiante o ttulo representa o valor e a obrigao de realiz-lo.

So caractersticas fundamentais: a) Literalidade: Porque valem exatamente a medida declarada; b) Autonomia: so autnomos porque cada um dos intervenientes assume obrigao relativa ao ttulo. Alm disso, o possuidor de boa f no tem o seu direito restringido. c) Cartularidade: a e necessidade de apresentao di documento ou crtula para o exerccio do direito em razo de sua literalidade e autonomia. d) Abstrao: o ttulo no possui vnculo com a causa que lhe deu origem. No necessariamente uma obrigao sem causa, mas cuja causa a letra, e sobre a causa de letra nenhuma influencia direta pode exercer.

Espcie de ttulos de crdito: Letra de cambio Nota promissria Cheque Duplicata Debntures Conhecimento de depsito Conhecimento de transportes Aes Ttulos de dvidas pblicas
10

Letra imobiliria Cdula hipotecria

3.2.Princpios do direito cambirio:

A letra de cambio uma ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado para que este pague a importncia consignada a um terceiro denominado tomador. Alm das caractersticas citadas anteriormente literalidade, autonomia, cartularidade e abstrao, temos que acrescentar a formalidade que impe requisitos intrnsecos e extrnsecos. Os requisitos comuns a todas as obrigaes tais como sujeito, vontade e objeto. necessrio que o agente esteja na plenitude de sua capacidade civil. Extrnsecos so: A denominao letra de cmbio ou a denominao equivalente na lngua em que for emitida. A soma em dinheiro e a espcie da moeda O nome da pessoa que deve pag-la O nome da pessoa a quem deve ser paga Assinatura de prprio punho do sacador ou do mandatrio especial.

ETAPA 4

4.1 . Entrevista como gestor da empresa .

Quanto s perguntas feitas ao gestor da empresa, ele foi de imediato respondendo que tem muitas conseqncias, pois, com tributos to altos como teremos poder para competir com empresas de porte grande sendo que o porte pequeno, contudo a sua estrutura pequena, seus gastos fixos e adicionais ainda tem que arcar com tributos altssimos. Sendo que no h ajuda para empresa pequena, vemos ajuda e olhos da prefeitura empresas de porte grande,recebem at benefcios ,tem algumas que so at diminudos os valores de seus tributos.de Apesar da empresa de pequeno porte, ter o tributo menos da metade da empresa de porte grande, ainda assim no suficiente.
11

A empresa de pequeno porte precisa de mais auxlio do governo, pois para crescer precisa de incentivo maior, pois como crescera sendo que paga-se tantos impostos, eles poderiam observar que a empresa crescendo iria gerar mais empregos, aumentado a economia da cidade, mais pessoas trabalhando, mais pessoas gastando e aumentado a economia da cidade.

4.2. RELATORIO FINAL: O novo Direito Empresarial, com nfase na funo social e na capacidade contributiva, coerente e adequado atualidade?. O principio da capacidade contributiva consagra, um direito fundamental do contribuinte, oponvel ao Estado. Esse Direito pode ser enquadrado como um dos chamados direitos da personalidade, que adquiriram relevncia constitucional, principalmente a partir da constituio de 1988, momento em que os instaura, como um dos princpios estruturantes da sociedade brasileira, o princpio da dignidade da pessoa humana. Esta prevista na Constituio Federal, no 1 do art. 145 da Carta Poltica, que possui a seguinte redao: 1 - Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas. Sua dimenso analisada a partir da idia de direito subjetivo, que entendido como a prerrogativa do indivduo de realizar, efetivamente, interesses que uma dada norma jurdica lhe reconhece como prprios. Dentro desta dimenso subjetiva, possvel dar aos direitos fundamentais os seguintes predicados: individualidade, universalidade, permanncia e, por bvio, fundamentalidade. A expresso sempre que possvel, pode dar a entender que a observncia do princpio da capacidade contributiva no obrigatria em todos os casos, cabendo ao legislador que institui impostos, averiguar se possvel, ou no, aplicar tal princpio. , porem muito se engana quem pensa assim, afinal no existe a absoluta liberdade do legislador para instituir os tributos respeitando ou no a capacidade contributiva. De fato, o certo que sempre que a regra-matriz de incidncia, pela sua natureza, permita a instituio do tributo de modo a observar o princpio da capacidade contributiva, tal princpio deve ser observado.

12

Um exemplo ICMS, onde a carga econmica deste imposto repassada para o preo da mercadoria. Quem a suporta no o contribuinte (o comerciante, o industrial ou o produtor que praticou a operao mercantil), mas o consumidor final da mercadoria. Este, ao adquiri-la, v repassada no preo a carga econmica do ICMS. Essa carga final igual para todos os consumidores finais, independente da condio financeira. importante reforar que o princpio da capacidade contributiva no deve ser visto apenas como gerador de obrigaes ao legislador. H de ser reafirmada, tambm, sua funo como gerador de direitos fundamentais, construdos pelo sopeso com os princpios que se lhe opem. A definio e reafirmao da capacidade contributiva como direito fundamental presta-se como instrumento aos juzes, que ante a instituio de tributos que no atentem para a capacidade dos contribuintes de suport-los, tem como argumento muito mais do que a leso a um princpio; a leso a um direito fundamental. Cabe referir que em pases como o nosso, em que se enfrenta altssima carga tributria e, de outro lado, uma fraca atuao do Estado no atendimento das demandas sociais, especialmente com sade e educao, comum a falta de um enfrentamento adequado dos assuntos relacionados capacidade contributiva. Felizmente a sociedade tem se organizado e est caminhando no rumo certo, ao clamar por justia fiscal, cobrar de seus representantes a moralizao de nossas instituies, bem como a transparncia no uso do dinheiro pblico. O principio da contributiva representa a evoluo do principio da igualdade e generalidade que so mais genricos. A capacidade contributiva permite verificar se a imposio tributaria sofrida pelo contribuinte legitima, mais dever este possuir disponibilidade para tal fato. Portanto essa tributao impostos sociedade afeta vrios setores da economia, bem como os indivduos e empresas. Os governos arrecadam muito e distribui mal, e isso emperra o crescimento da economia brasileira. As empresas que so tributadas com uma carga pesadssima ficam inviabilizadas de poupar e investir, dificultando assim seu crescimento e a capacidade de competio no mercado globalizado.

13

CONSIDERAES FINAIS

Com a produo deste trabalho acadmico acompanhamos um pouco da evoluo do direito empresarial, algumas de suas caractersticas, importncias e aplicaes. Notamos tambm como se da o seu uso no dia-a-dia empresarial atravs da comparao com a rotina administrativa da Conecta, o que nos proporcionou firmar a ideia de que a empresa que preza por princpios ticos e morais, fazendo uso do Direito Empresarial e do segmento de normas impostas pela sociedade sempre ter o exerccio de sua atividade com excelncia. .

14

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANAN JR., Pedro; MARION, Jos Carlos. Direito Empresarial e Tributrio. So Paulo: Alnea, 2009. PLT 372.

FERREIRA, Felipe Alberto Verza. A Funo Social da Empresa. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/6967/funcao-social-da-empresa>. Acesso em: 2 maio 2013.

SOUZA, Oziel Francisco de. Princpio da capacidade contributiva: Pauta ao legislador ou fonte de direito fundamental do contribuinte? Disponvel em:

<http://jus.com.br/revista/texto/13999/principio-da-capacidade-contributiva>. Acesso em: 2 maio 2013.

SANTIAGO,

Emerson.

DIREITO

EMPRESARIAL.

Disponvel

em:

http://www.infoescola.com/direito/direito-empresarial/.Acesso em: 05/04/2010

15

Vous aimerez peut-être aussi