Vous êtes sur la page 1sur 8

LUGAR COMUM N35-36, pp.

107-114

Resistncias, subjetividades, o comum


Judith Revel

40

Hoje gostaria de destacar dois pontos que considero cruciais para as reflexes que alguns de ns vm tentando desenvolver h alguns anos a partir dos conceitos foucaultianos de biopoder e biopoltica. Esses pontos so os seguintes: por um lado, a diferena que existe entre biopoder literalmente o poder sobre a vida e biopoltica, como uma poltica de expresso do poder da vida; e, por outro lado, a necessidade de construir, no quadro de uma biopoltica que resiste aos dispositivos do poder, uma articulao entre as singularidades que no deixe qualquer espao para disperses individualistas e que, ao contrrio, traga para o centro da discusso os temas da organizao, das instituies e do comum. Portanto, trata-se da diferena entre os biopoderes e a biopoltica. Ela se torna necessria para que possamos romper o crculo dialtico que transforma insidiosamente todo contrapoder em um outro poder; ou que se limita a descrever o movimento de resistncia aos poderes como uma espcie de frgil hiato de libertao, rapidamente reabsorvido pela enorme onda expansiva do prprio poder. Na filosofia francesa do segundo ps-guerra e, em termos mais gerais, acredito, em todo o pensamento poltico contemporneo na Europa este o problema central a ser enfrentado e tambm, sem dvida alguma, uma das principais causas para o forte anti hegelianismo que foi tomando forma lentamente a partir das referncias a contribuies como as de Spinoza e Nietzsche. Diante de um dado poder, que me submete e me oprime, eu preciso organizar uma resistncia. Mas, definir esta resistncia como reao a este poder, como o outro combativo deste poder, acaba por transform-la no duplo invertido do poder; e nada garante que no caso de que a resistncia prevalea e consiga reverter o poder este movimento de sublevao contra o intolervel no acabe dando lugar a um poder at mais cruel. o problema da tomada do Palcio de Inverno, se me permitem a metfora: lutar para se libertar uma coisa, mas construir um sistema poltico a partir da prtica coletiva de liberdade outra bem diferente.
40 Texto originalmente publicado pela Queen Mary University of London em 2008, traduzido para o ingls por Arianna Bove. A presente verso, que a autora gentilmente autorizou para ser publicada na Lugar Comum, foi feita a partir do original em francs por Leonora Corsini (corsinileonora@gmail.com).

108

Resistncias, subjetividades, o comum

Em suma: transgredir uma regra continua sendo confirmar esta regra, e mesmo no caso de eu conseguir suprimi-la ningum me garante que ser para imediatamente recriar uma outra, sem dvida diferente, mas no menos autoritria. No caso dos biopoderes sobre a vida, o problema que se coloca ainda mais visvel: em face dos poderes que exploram a vida (no sentido mais amplo: social, relacional, afetivo, lingustico, produtivo, ou seja, vida enquanto existncia), como ento resistir sem necessariamente se transformar no outro do poder? A dificuldade neste ponto to grande que muitos no hesitaram em afirmar como nica soluo possvel a pura e simples supresso da vida porque esta representaria ao mesmo tempo o campo de aplicao do poder e o seu jogo de captura. Retirar ou subtrair a vida do poder significa impedir que o poder se aplique sobre a vida e que extraia lucro disto, e esta subtrao comeou a ser levada s ltimas consequncias sob a forma de negao da prpria vida: desde o suicdio individual ao gesto do homem-bomba, desde a dessubjetivao como resistncia paradoxal at a explorao da subjetividade, com o consequente aniquilamento dos predicados do sujeito, a busca do impessoal, do terceiro, do indeterminado e do imprprio... Se isto significa defender o valor de resistncia do aniquilamento do subjetivo como promessa de libertao dos sujeitos, fica difcil explicar onde est a potncia poltica deste tipo de ao, no sentido estrito da sua produtividade, a no ser fazendo desta ausncia ou retirada do subjetivo a marca de uma nova condio poltica, melhor dizendo, de uma nova definio do que seja a poltica... No nesta direo que queremos seguir. Partindo, ao contrrio, da convico de que a morte nada e, muito menos ainda, ela no pode ser uma estratgia poltica; e que, em termos mais amplos, nada que no saia da pura negatividade (a supresso, o aniquilamento, a retirada, a subtrao) pode merecer o ttulo de resistncia, a no ser que ouse se arriscar no terreno infinitamente mais difcil porm mais pleno de positividade e de afirmao. preciso resolver de outra maneira o crculo dialtico poder-contrapoder, e operar no interior de uma perspectiva biopoltica de retirada de outra natureza, que no opere por privao ou por bloqueio, mas ao contrrio, pela soma, pela excedncia, pela diferena qualitativa. Esta retirada o que venho chamando h algum tempo de assimetria da resistncia, e nela eu enxergo tambm a especificidade do poltico. A assimetria que Foucault percebeu com clareza desde meados dos anos 1970 foi construda a partir de uma anlise precisa das relaes de poder. Tais relaes de poder esto certamente bem distantes da imagem simplista de um po-

Judith Revel

109

der monoltico, unitrio e central frequentemente associado figura do Estado: conhecemos a esse respeito o discurso foucaultiano sobre a microfsica dos poderes, sua dimenso reticular, difusa, nfima, que investe os aspectos mais sutis de nossa vida cotidiana; no creio ser necessrio retomar isto aqui. Mas muitas vezes nos esquecemos de lembrar que se trata igualmente para Foucault de caracterizar a maneira como essas relaes de poder funcionam, a genealogia de suas diferentes racionalidades segundo as pocas e em funo das questes que se colocam (que, de acordo com o perodo, tambm se modificam e se redefinem). Ora, uma relao de poder para Foucault uma ao sobre a ao de um outro, aquilo que se aplica sobre a ao livre dos homens a fim de capturar, dirigir e explorar a existncia; o poder por definio sempre segundo em relao a uma liberdade da qual ele, paradoxalmente, necessita, liberdade que, ela mesma, vem primeiro. Assim, o poder ao mesmo tempo genitivo, gestor, parasitrio e sempre uma reao, ao passo que, por outro lado, a ao livre dos homens primeira, inventiva, e se d como uma ao. porque os homens inventam e criam possibilidades que as relaes de poder podem proceder por captura desta abertura. Mas precisamente nesta diferenciao entre uma produo e uma reproduo, portanto entre uma ao e uma reao, entre uma criao e uma gesto que eu enxergo a dissimetria, ou assimetria entre biopoderes e biopoltica; no numa diferena de sinal ou de marca de poder, mas ao contrrio, num salto de qualidade, de natureza entre duas realidades perfeitamente incomensurveis entre si. A questo da resistncia passa a ser: como afirmar essa criatividade para potencializar a dissimetria com o poder uma criatividade ainda maior, talvez, que a mudana do paradigma do trabalho e o progressivo deslocamento do epicentro da valorizao econmica em direo a uma produo sempre imaterial, cooperativa, relacional e cognitiva, que colocou a criatividade exatamente no centro do processo de produo de valor? Antes de dar uma resposta a esta questo preciso formular uma outra que a antecede, sem a qual todo o pensamento da resistncia como diferena criativa ou como assimetria produtiva no faria nenhum sentido. A questo consiste em saber o que precisamente est sendo produzido, aberto ou criado, ou seja, aquilo que o poder deseja comandar e capturar. O que se produz antes de tudo algo que envolve a relao consigo mesmo e com os outros, a maneira como se conduz a prpria existncia e aquela pela qual se estabelece as relaes com os outros de amor ou antagonismo, de cooperao ou troca em outras palavras, um processo de subjetivao.

110

Resistncias, subjetividades, o comum

A esse respeito eu teria duas breves observaes a fazer. Por um lado, a expresso processo de subjetivao me parece melhor do que o simples termo subjetividade, na medida em que ela no pretende fazer desta produo uma coisa, um produto reificado, mas insiste ao contrrio na impossibilidade de imobilizar aquilo que se apresenta como um movimento, como um devir. Por outro lado, isto que assume a forma de uma relao a si no pode em hiptese alguma corresponder a uma espcie de retorno ao egosmo e auto-suficincia simplesmente porque tal isolamento do mundo no seria vivel a no ser que se criassem artificialmente condies para isto, como no caso da vida do eremita. Foucault, no final de sua vida, insiste no conceito de modo de vida como a pedra angular da subjetivao: este conceito tem a vantagem de incluir na relao a si e a relao com o outro sob a forma de uma conduta. Com efeito, l onde o poder acontece como uma ao sobre a ao de outros, a subjetivao ope ou, mais precisamente, amplifica no interior das malhas do poder uma atitude que consiste ao contrrio em conduzir a prpria existncia, em ser o condutor da prpria conduta. Estamos na realidade e no se trata de um acaso bem prximos da ideia kantiana de maturidade tal como desenvolvida por Kant no opsculo de 1784 Was ist Aufklrung (publicado em portugus com o ttulo Resposta pergunta: que Esclarecimento? [2008]) e que Foucault comentaria em duas ocasies no fim de sua vida.41 Retornemos nossa questo inicial: como algum pode aumentar a diferena e reforar a assimetria em face da estrutura por essncia genitiva e secundria das relaes de poder? (Gostaria de observar en passant que o termo diferena est, junto com o de maturidade, bem como autonomia, descontinuidade e revoluo no centro dos comentrios de Foucault sobre Kant a que fiz referncia). De que maneira, uma vez ativado o processo de subjetivao, manter esta dimenso de resistncia dentro do movimento que lhe prprio sem ceder s tentaes da reificao ou s sedues de um poder que no cessa de tentar reabsorver o excedente de resistncia por meio da produo de novas categorias, de novos dispositivos e de novos diagramas?
41 A discusso de Foucault sobre a resposta dada por Kant questo do esclarecimento pode ser encontrada principalmente no texto de 1978 O que a crtica?, bem como em dois textos de 1984, ambos intitulados O que o Iluminismo? (um publicado em ingls em The Foucault Reader de Paul Rabinow, 1984, e o outro em francs no Magazine Littraire n. 207, extrado do curso do Collge de France de 5 de janeiro de 1983 e publicado em portugus no Ditos e Escritos vol. II, 2008). Outras referncias que referem explicitamente resposta de Kant questo aparecem na Introduo de Foucault ao Livro de Georges Canguilhem O Normal e o Patolgico [1978], publicado pela Forense Universitria [2001, 2006] (Nota das tradutoras).

Judith Revel

111

Eu acredito que a iluso de Foucault durante algum tempo e que tambm ainda se apresenta a alguns de seus melhores comentadores, consiste em querer consolidar o movimento enquanto movimento, ou seja, encerrando-o paradoxalmente em uma espcie de pensamento de instantaneidade. O pavor da reificao ou da captura tem neste caso como consequncia extrema o bloqueio da resistncia em um movimento aquele da produo subjetiva que se torna na realidade uma fuga para frente relanada sem cessar. Devo dizer que apesar da dvida que tenho com a leitura deleuzeana, me parece evidente o risco de certas metforas, muitas vezes eficazes e belas estou pensando precisamente na linha de fuga: porque a resistncia no pode se contentar em fugir; porque o poder que uma reao liberdade e no, ao contrrio, a resistncia que reage ao poder. E porque seria melhor, enfim, que a resistncia se desse como assimetria, ou seja, que ela afirme sua dimenso positiva, afirmativa e propositiva em uma palavra, produtiva para poder expressar sua diferena criativa e sua capacidade em inventar um novo ser (novas formas de vida, novos modos de subjetivao). Sobre este ltimo ponto a segunda questo que anunciei ao incio desta breve interveno eu gostaria de me deter para concluir. Se no quisermos nos deixar aprisionar pela instantaneidade da resistncia, ou seja, pela lgica que do ponto de vista filosfico nos leva negao do tempo reduzindo-o a uma espcie de atomizao extrema; e que, de um ponto de vista poltico nos condena a uma espcie de espontanesmo radical onde nada poderia exceder a durao do prprio gesto; se, enfim, quisermos pensar a resistncia no apenas dentro da histria, mas tambm dentro do tempo e ter a possibilidade de, alm de experimentar novas estratgias de resistncia, investir novos campos e tentar produzir novas formas de vida, bem como de acumular e sedimentar os resultados alcanados, as conflitualidades construdas, as subjetividades colocadas em movimento; ento devemos impreterivelmente pensar na dimenso constituinte da resistncia (sua assimetria) junto com a sua dimenso constituda. Para diz-lo de uma forma, talvez um tanto apressada e brutal, a antiga oposio entre o que pertence ordem constituinte e o que se situa na ordem do institudo deve ser dissolvida e rearticulada: neste contexto que a questo da instituio poltica da resistncia deve ser colocada, descolando o termo instituio da tradio poltica da modernidade que a transformou num elemento central do estado de direito e reinventando-a como uma inscrio do devir no tempo, ou como abertura constituinte do instante em um devir que acumula suas formas. Esta necessidade implica algumas consequncias evidentes: de um ponto de vista filosfico, uma boa parte da nossa prpria concepo de tempo vai precisar neste

112

Resistncias, subjetividades, o comum

caso ser inteiramente rearticulada; do ponto de vista poltico, a relao entre revoluo e instituies ou entre insurreio e instituies que precisa ser revista, no mais sob a forma de uma sucesso de momentos separados, mas como uma s e mesma expresso de resistncia. Finalmente, do ponto de vista jurdico, a velha oposio entre uma dimenso constituinte vista como pr-jurdica e uma dimenso constituda considerada ao contrrio como porta de entrada do direito positiva que precisa ser repensada. Alm disso, na medida em que os processos de subjetivao sempre investem simultaneamente as relaes consigo e as relaes com os outros, ou seja, assumem a forma de experimentaes de modos de vida compartilhados (quer dizer, a criao de linguagens, de trocas, de afetos, de relaes, de aprendizagens, de desejo, de prazer etc.), estas instituies no podem ser outra coisa que as instituies do comum. O termo comum adquiriu depois de algum tempo uma grande importncia, um pouco como, h alguns anos, o termo biopoltica. Contudo, acho que no demais repetir que esta noo desmonta, desconstri e torna impraticvel todo o arcabouo conceitual que tem servido de sustentao ao pensamento poltico moderno desde o sculo XVII. O pensamento do comum no pode mais funcionar a partir dos pares dialticos pblico/privado ou individual/coletivo. No primeiro caso, o comum denuncia o fato de que se o privado uma apropriao individual, o pblico historicamente representa a apropriao pelo Estado, ou seja, a usurpao que consiste em fazer acreditar que aquilo que no pertence a ningum (e de fato pertence ao Estado), na realidade pertence a todo mundo. No segundo caso, desafia a oposio entre diferena vista como particularidade, e coletividade ou generalidade como universalidade. A teoria poltica que inscreve a diferena singular no marco do subjetivo, e assim a rejeita e a confina esfera do privado e do no-partilhvel no funciona porque prope o outro plo do poltico para o lugar do reverso desta esfera: o que geral (uma vontade geral completamente destituda da carga de subjetividades singulares); o que universal (que com muita frequncia opera a partir a eliminao pura e simples das diferenas ou do reducionismo mais raso de procurar um mnimo denominador comum aceitvel para todos, ou melhor, que sirva para todas as pessoas); e o que coletivo (que procede atravs da despossesso de cada um sem a reapropriao de todos).

Judith Revel

113

O comum exige ao contrrio ser pensado como persistncia das diferenas singulares enquanto diferenas, num agenciamento diferencial destas diferenas. Ele precisa ser experimentado como partilha das diferenas, ou seja, como construo de um espao poltico, subjetivo e de vida onde cada um refora por sua prpria diferena a potncia desta comunalidade com o outro. O comum uma construo radicalmente democrtica das singularidades onde a radicalidade desta democracia desde baixo seria uma garantia absoluta de universalidade, e onde colocar em comum as singularidades em seu devir-diferencial constitui a prpria construo de uma vida compartilhada, ou seja, de uma comunidade, de uma polis, de uma poltica ainda indita. A comunidade do comum no seria, portanto, nem a reduo das subjetividades a uma pretensa objetividade neutralizante (a sociedade como despossesso de si, a comunidade como abandono das diferenas singulares, e a poltica ao mesmo tempo como democracia representativa e como construo de um consenso social) e nem o abandono voluntrio dos predicados que fazem de cada um de ns aquilo que somos (como se uma comunidade pudesse se contentar em no ser mais do que uma comunidade dos sem comunidade, como se uma subjetividade s pudesse ser considerada potente no momento em que se despoja de sua singularidade para cair na zona cinza do imprprio ou impessoal). A comunidade do comum conecta o reconhecimento da realidade mutante e complexa das relaes de poder e das lutas potncia infinita dos processos de subjetivao, s infindveis elaboraes de modos de vida, inveno de novas instituies deste devir-diferenciante de singularidades, e articulao diferencial, transversal, mvel e estratgica dessas diferenas entre elas mesmas como o motor de uma universalidade de novo tipo: o devir-comum das diferenas o devir-diferena das resistncias. Antagonismo, diagnstico, subjetivao, criao, instituies e o comum: a partir desta sequncia complexa que se opera hoje a sada da modernidade poltica. Referncias
CANGUILHEM, G. O normal e o patolgico. 6 edio, traduo de Maria Thereza Redig Barrocas, Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. FOUCAULT, M. Ditos e Escritos vol. II. Arqueologia das cincias e histria dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008.

114

Resistncias, subjetividades, o comum

KANT, I. Resposta pergunta: que Esclarecimento? Trad. Luiz Paulo Rouanet. Braslia: Casa das Musas, 2008. RABINOW, P. (ed.) The Foucault Reader. Londres: Penguin Books, 1984, disponvel em http://courses.essex.ac.uk/cs/cs101/foucault.htm.

Judith Revel doutora em Filosofia e em Histria do Pensamento Contemporneo. Professora na Universidade Paris 1, escreveu livros e numerosos artigos sobre o pensamento de Michel Foucault com enfoque nas relaes entre filosofia e linguagem nos anos 50-60 e nas questes de biopoltoca e subjetivao nos anos 70-80.

Vous aimerez peut-être aussi