Vous êtes sur la page 1sur 8

COLGIO ESTADUAL 10 DE MAIO

DISCIPLINA: ESTUDO E PESQUISA 2 ATIVIDADE 1: TANGRAM SRIE: 7 ANO PROF: LUDOVINA MORAIS DE OLIVEIRA

TANGRAM 1- JUSTIFICATIVA A geometria o ramo da matemtica que contribui para o desenvolvimento do raciocnio lgico e, considerando que ela est presente em todos os momentos importantes da vida da humanidade, seja na escola, no lazer, nas brincadeiras de rua ou em casa o ideal que seja trabalhada de forma ldica e mais prazerosa. A partir de um hipertexto os estudantes se tornam sujeitos ativos no processo de pesquisa e so desafiados a resolverem as atividades baseadas na investigao, onde o Tangram, conhecido como quebra-cabea ou jogo, ao ser apresentado para o aluno de diferentes formas desperta a sua curiosidade ampliando a capacidade do pensar e do agir e contribui para desenvolver conceitos relativos a geometria plana, 2- PBLICO- ALVO Alunos do 7 ano Ensino Fundamental 3- DISCIPLINA Estudo e Pesquisa 2 4- OBJETIVOS: Conhecer as diferentes histrias sobre a criao do Tangram. Aprender a construir um Tangram. A construo do Tangram envolve a diviso de um quadrado em peas com lados proporcionais. A rea de cada figura pode ser construda a partir da rea do quadrado obtido como uma das peas. Criar personagens ou objetos utilizando o Tangram. Brincar com o Tangram. Tanto na construo de figuras como tambm no brincar o aluno trabalha com

conceitos matemticos de forma ldica. Formar quadrados utilizando o nmero de peas pedidas. Para realizar essa atividade o aluno far uso de todos de muitos conceitos matemticos que envolvem o uso de figuras planas. 5- CONTEDOS TRABALHADOS: Identificao, comparao, descrio, classificao e desenho de formas geomtricas planas; Visualizao e representao de figuras planas; Explorao de transformaes geomtricas atravs de decomposio e composio de figuras; Compreenso das propriedades das figuras geomtricas planas; Representao e resoluo de problemas usando modelos geomtricos 6- METODOLOGIA Ao iniciar a leitura a partir de um hipertexto o aluno ser encaminhado para a definio da palavra Tangram onde ele se depara com uma definio formal sem beleza ou colorido. Nessa definio encontramos: quebracabea... utilizado pelos professores de matemtica . Nesse momento, muitos alunos ficaro inseguros ou at mesmo desanimados imaginando ser mais uma aula tradicional. A seguir, o aluno depara com figuras que o levam a conhecer as diversas histrias do Tangram. Ao clicar na primeira figura, alm da histria ele encontra fotos do jogo e diversas figuras formadas por suas peas. J na segunda figura ele se depara com um filme interessante e atraente que, alm das diversas histrias apresenta curiosidades e o trabalho com o material. Na terceira figura, ele encontra o tangram colorido, em tamanho grande, um rpido relato sobre a sua histria, mas com destaque a geometria encontrada nas peas. A seguir o aluno convocado a aprender a construir o seu prprio Tangram. Na primeira figura ele reportado para aprender a construir atravs de uma explicao onde a linguagem utilizada a linguagem matemtica. Na segunda figura ele encaminhado par o site onde tambm utilizada uma linguagem matemtica, porm mais simples para o aluno.

Na terceira figura ele direcionado para um filme no youtube onde ele aprende a construir visualizando a explicao atravs da linguagem usual, ldica e atraente. Com o seu Tangram nas mos, o aluno poder construir seus personagens. Na primeira figura ele encaminhado para um vdeo dinmico que o incentivar a tentar construir os seus personagens. Ao clicar na segunda figura, ele poder utilizar muitos exemplos e sugestes devido a enorme quantidade de figuras sugeridas. J no encaminhamento da terceira figura, ele encontra figuras mais complexas formadas pelas peas do Tangram. Ento, o aluno convidado a divertir-se. Na primeira figura, atravs do encaminhamento, ele poder jogar on line formando as figuras que ele fez com as peas do jogo. Na segunda figura ele encaminhado para um puzzle onde ter que escolher qual figura quer formar. Existem figuras mais simples e figuras mais complexas. Na terceira figura ele encaminhado para um jogo com mais possibilidades e com grau de dificuldade bem maior. O aluno agora convidado a continuar brincando desafiado a fazer a sua prpria construo. Ele dever formar quadrados com as peas, porm ser estipulado o nmero de peas. Com isso, ele ir trabalhar com os conceitos geomtricos que aprendeu. Depois de terminada a sua construo ele poder ver, atravs do encaminhamento das figuras, a soluo para o desafio.

7- CONCLUSO: O objetivo desta atividade trabalhar os contedos de geometria partindo da pesquisa e de forma ldica e prazerosa estimulando o raciocnio lgico do aluno. O aluno estimulado a seguir adiante, a descobrir e a se divertir com as peas do Tangram seguindo a trilha do conhecimento.

8- ATIVIDADE DO ALUNO:

TANGRAM

O que o Tangram um quebra-cabea que pode ter desde 200 anos at mais de 4000 anos de idade, dependendo de qual fonte voc consultar. At mesmo a origem do nome "Tangram" no muito clara, mas todas as correntes concordam num ponto: a origem chinesa do Tangram. Vamos conhecer algumas de suas histrias?

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Mas, como podemos utilizar o Tangram? Quer construir o seu Tangram? Aprenda a construir o seu quebra-cabea

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Quer construir figuras com o Tangram? Aprenda a construir os seus personagens.

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Quer jogar com o Tangram? Divirta-se!

Figura 1

Figura 2

Figura 3

Vamos brincar? Forme ento os quadrados. No se esquea que tem um nmero de peas limitado para construir a sua figura. Depois que terminar, voc pode visualizar a soluo.

1-Forme quadrados utilizando somente duas peas.

Soluo 1

Soluo 2

2- Forme quadrados utilizando somente trs peas.

Soluo

3-Forme quadrados utilizando somente quatro peas.

Soluo 1

Soluo 2

4- Forme quadrados utilizando somente cinco peas.

Soluo

5- Forme quadrados utilizando somente seis peas.

Soluo

6- Forme quadrados utilizando somente sete peas.

Soluo

9- Links utilizados:
Conhecendo o tangran http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram Figura 1 http://www.jogos.antigos.nom.br/tangram.asp Figura 2 http://www.slideboom.com/presentations/74334/TANGRAM Figura 3 http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/tangram.htm Figura 4. http://www.alunosonline.com.br/matematica/tangram/ Construindo o Tangram

Figura: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-construir tangram.htm Figura 2: http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=385 Figura 3: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/t angram/_tangram.html Divertindo-se com os jogos

Jogo 1 http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html Jogo 2 http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/ Jogo 3 http://pt.t45ol.com/jogo/609/tangram.html Formando o quadrado de 2 peas.

Figura 1 http://3.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q8325fhTI/AAAAAAAAAAM/4tKdUdi3iPU/s1600/2pecas.jpg Figura2 http://4.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q8_NebrmI/AAAAAAAAAAU/R8LMxuo3SwI/s1600/2pecas_2.jpg Figura1 http://1.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9R4TZ8dI/AAAAAAAAAAk/MSiZE4gzTxU/s1600/4pecas.jpg Figura 2 http://4.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9etClF9I/AAAAAAAAAA0/q2nfDXauuhs/s1600/4pecas_2.jpg Formando o quadrado de 5 peas Formando o quadrado de 3 peas.

http://3.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9IV_VZpI/AAAAAAAAAAc/ekCt0IZQXc/s1600/3pecas.jpg Formando o quadrado de 4 peas

http://2.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9jwbqtPI/AAAAAAAAAA8/06XTEBZPlI/s1600/5pecas.jpg Formando o quadrado de 6 peas

http://2.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9o1W60fI/AAAAAAAAABE/xNrMGqgCn4/s1600/6pecas.jpg Formando o quadrado 7 peas

http://1.bp.blogspot.com/_q3h3iqjLk2I/S9q9tqJC_uI/AAAAAAAAABM/iObLrj dRmHE/s1600/7pecas.jpg

Vous aimerez peut-être aussi