Vous êtes sur la page 1sur 4

EMOES E LINGUAGENS NA EDUCAO E NA POLTICA

Janicleide Santos Silva, Lucivanda Lima de Oliveira e Noemia Maria de Jesus Teixeira Varjo. 1

Resumo Este trabalho apresenta algumas formas de linguagens utilizadas na educao e na politica, por meio de distintas discusses acerca do tema, que Maturana e muitos estudiosos que abordam sobre essa questo que nos dias atuais so mais visveis, este artigo tem por objetivo ainda fazer uma reflexo sobre a ao educativa escolar do presente, e de como se pode aplicar algumas percepes de Humberto para melhorar este mtodo educacional. Mostrar como a arte do conhecimento focada no fazer e no no reconhecer, visto que, todo fazer um conhecer e todo conhecer um fazer. Focaliza nas relaes entre indivduos, que implica no respeitar a identidade emocional e cultural do outro sem esquecer tambm do amor.

Palavras-Chaves:Emoes, linguagem, educao e politica.

INTRODUO

Na atual conjuntura educacional e poltica o conhecimento definido como sendo uma constituio da linguagem. E o conhecimento trabalha esta noo de linguagem focalizada e arquitetada nas relaes, que so emocionadas na ao de amar. Analisando esta viso no panorama da educao, temos que avaliar a formao do individuo num aspecto mais amplo em sua constituio, acolhendo sempre suas caractersticas e a sua realidade.

Neste sentido as relaes humanas ocorrem sempre a partir de um alicerce emocional que define o ambiente da convivncia. Todos os nossos atos so alterados por alguma emoo que so acomodaes corporais que

originam os domnios dos atos. O amor uma emoo que constitui o social e nele que ocorrem as influncias mtuas de aceitao. E nesta esfera de comportamentos que se d a operacionalidade da aceitao
1

do

outro

como

autntico

na

Graduadas em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ;PsGraduao em Psicopedagogia Institucional e Clnica pelo Instituto Joo Calvino;

convivncia do dia a dia. Deste modo, nas relaes sociais, que se pode operar as composies consensuais de atos que se criam nos ambientes da

comunidade humana democrtica, ambiente de convvio social, ambientes de colaborao e de liberdade social.

Os ambientes democrticos so obras de uma arte poltica que se estabelece no cotidiano em que ningum detentor da verdade. Esse ambiente poltico de

colaborao que auxilia e cria um mundo de convivncia onde a pobreza, a violncia e a autocracia no so maneiras legtimas de vida, que faz com que a educao seja forma importante de se mudar a histria de um pas atravs de uma luta ideolgica e econmica.

Neste mbito que observa uma construo democrtica dentro da educao que um processo sucessivo que dura toda a vida, o ser humano um ser aprendiz, em uma busca constante para uma autoconstruo da aprendizagem enquanto se vive.

Logo, educar criar ambientes de coexistncias e de dilogos, levar o sujeito ao conhecimento de seu mundo, sempre respeitando a reflexo sem neg-la ou destru-la. Assim o conhecimento conduz a inteligncia, compreenso, a um ato harmnico e combinado com os outros e o meio.

A EDUCAO E OS FUNDAMENTOS SOCIAIS E EMOCIONAIS SEGUNDO MATURANA

Atualmente habitamos em um mundo globalizado e informado, onde se desenvolve a cultura do patriotismo, que acaba sempre por valorizar a certeza. Com base em Maturana, quando se vive no mundo das certezas no se consegui refletir e isso nos leva ao medo, medo de desistir de alguns fundamentos que enfrentamos como verdades completamente absolutas. E vivendo desta forma, ou seja, na emoo que leva as certezas, no se consegue viver com base no amor, e isto nos gera dor.

O instituto educacional do autor coloca a vida como o cerne de todos os mtodos sistmicos. Faz-nos refletir em uma educao atravs de um resgate da centralidade, que sempre esta direcionada ao procedimento de amar e acolher os outros, nos relacionamentos e atos dos que aqui vivem. E mais uma vez vale a pena ressaltar que MATURANA (2002) quando diz que devemos educar
Para recuperar essa harmonia fundamental que no destri, que no explora, que no abusa, que no pretende dominar o mundo natural, mas que deseja conhec-lo na aceitao e respeito para que o bemestar humano se d no bem-estar da natureza em que se vive.Para isso preciso aprender a olhar e escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser, em harmonia, sem submisso.(p.34)

Seu mtodo nos faz refletir qual ser o verdadeiro desgnio da educao, e nos faz ver que ao invs de afrontar a educao focalizada na procura por um bom emprego ou na introduo no mercado de trabalho,se precisa enfrentar a educao, entretanto, como um alvo para que se consiga chegar a uma melhor qualidade de vida, um contentamento pessoal, consigo mesmo e a anuncia para com o prximo. Assim sendo, a entrada no mercado de trabalho chegaria como decorrncia da educao, e no seria o desgnio principal dela.

Na viso de Humberto a educao se da sempre de formato intersubjetivo, onde os atos so estabelecidos nas relaes, de modo autnomo e partilhados. Contudo ele mantm a responsabilidade do indivduo por todas as suas resolues.

Com isso, nesta nova expectativa de educao, a aprendizagem ocorre independentemente dos procedimentos empregados pelos professores. A

aprendizagem vai acontecendo de forma natural com base na maneira de viver. Ela esta implexa ao viver, por meio de relaes que se constituem com os outros durante o cotidiano. O indivduo no contemporiza o conhecimento para a sua memria, mas sim arquiteta o conhecimento. Isto demonstra que ele tem um papel operacional, ele esta praticando o conhecimento. Ele cria explicaes do mundo fundamentadas em seus experimentos anteriores e na sua inter-relao com o outro. Assim
O educar se constitui no processo em que a criana ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de

maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espao da convivncia. ( MATURANA, 1996, pg. 29)

deste modo que Maturana nos faz refletir na mediao pedaggica sob um ponto de vista sistemtico que se desempenha como sendo um procedimento conversacional, de co-construo, onde o fundamental objetivo promover o dilogo entre os professores e os alunos e estimular a constituio de um saber contextual.

A educao dada atravs de inmeras linguagens e percepes, sempre levando em conta a realidade social em que vivem os sujeitos que esto sendo educados.Neste intuito o propsito principal de educar esta acima de unicamente ter o conhecimento para viver. A linguagem no vista simplesmente como um arranjo cerebral, mas sim uma constituio e, logo, impede as incertezas e derruba as certezas que restringem as alternativas.

CONCLUSO

Como indivduos sociais, temos a probabilidade e a responsabilidade de originar uma educao atravs de atos reflexivos e conscienciosos. Nossos atos ao longo da vida produzem os resultados que obtemos, assim como a qualidade de vida e, at mesmo, o tipo de indivduo que se .

Por conseguinte, necessitamos compreender por que atuamos desta ou daquela maneira, visto que o modo como agimos depende do observador reservado que somos. Cada sujeito um observador com caractersticas diferentes que analisa mundos distintos. A educao e os seus prospectos de linguagem vm sendo os novos paradigmas das aes positivas no que diz respeito a aprendizagem por meio das reflexes epistemolgicas.

REFERNCIA

MATURANA, H. Emoes e Linguagem na Educao e na Poltica. 3 reimpresso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi