Vous êtes sur la page 1sur 14

OS TRABALHADORES EM EDUCAO E O PROCESSO HISTRICO DE FORMAO DE SUA CONSCINCIA DE CLASSE

DINIZ, Cssio Graduado em Histria pela UNISAL/SP Mestrando em educao pela UNINOVE/SP e-mail: cassiodiniz@hotmail.com

Resumo

Entre os movimentos sociais, o sindicalismo de trabalhadores em educao tornou-se nos ltimos 30 anos em um dos principais movimentos da histria poltica e social do Brasil. Junto com os metalrgicos e os bancrios, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra, o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura poltica ao final do regime civil-militar. Suas entidades representativas foram os principais instrumentos de lutas, no s econmicas, mas tambm polticas, sendo que muitas delas foram protagonistas na luta contra a ditadura nos anos 1980. E isso repercutiu na sociedade brasileira, pois este movimento se trata da ao e organizao de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famlias, ao trabalhar com a sua educao e a educao de seus filhos. Diante disso, este trabalho busca investigar a formao da conscincia de classe dos trabalhadores em educao, no qual se insere os professores, a partir da anlise do processo histrico de seu desenvolvimento e por meio de seus sindicatos. Tendo como referenciais tericos Edward D. Thompson, Georg Lukcs e Amarlio Ferreira Jr., entre outros, e tendo como marco inicial de investigao a segunda metade da dcada de 1970, esta pesquisa busca compreender as caractersticas da categoria social dos professores, sua realidade scio-econmica e a sua participao nos processos polticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil, constituindo-se como um dos principais segmentos da sociedade brasileira a partir de ento.

Palavras-chave: conscincia de classe, trabalhadores em educao, sindicalismo docente

O movimento sindical de docentes e de demais trabalhadores em educao tornou-se nos ltimos 30 anos em um dos principais movimentos sociais da histria poltica e social do Brasil. Ao lado dos movimentos sindicais de metalrgicos e de bancrios, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura poltica ao final do regime civil-militar. E isso repercutiu na sociedade, pois este movimento se trata da ao e organizao de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famlias brasileiras, ao trabalhar com a educao de seus filhos. Em 1978, quando a ditadura dava seus primeiros sinais de desgaste poltico e social, os metalrgicos do ABC paulista regio que abarca as cidades em torno da capital So Paulo, como Santo Andr, So Bernardo, So Caetano e Diadema iniciaram suas jornadas de luta contra os baixos salrios e a carestia. Greves estas que comearam ento a mobilizar uma importante categoria do proletariado brasileiro e que no questionavam apenas os baixos salrios, mas tambm a ditadura que j durava mais de 14 anos e a ordem do capital que o mesmo protegia. O crescimento das mobilizaes sociais nestes anos era grande e ia alm dos metalrgicos; diversas outras categorias, como bancrios, funcionrios pblicos, petroleiros, siderrgicos, comercirios, etc., se levantavam e se mobilizavam. Entre eles se encontravam os professores e trabalhadores em educao, que a partir de 1979 voltavam ao cenrio de lutas, criando ou recuperando suas entidades sindicais e reorganizando suas lutas por melhores salrios e condies de trabalho. Tudo isso como resultado de um indito fenmeno, que ficou conhecido como novo sindicalismo 1 (ANTUNES, 1995). Este novo modo de ver e organizar o sindicalismo brasileiro vai servir de oxignio, pelo menos neste momento, para o ressurgimento do movimento sindical, no apenas docente como geral, no cenrio poltico brasileiro. Novas e velhas siglas entram em cena. APEOESP (Associao dos Professores do Ensino Oficial do Estado de So Paulo), CPB (Confederao dos Professores do Brasil), CNTE (Confederao Nacional dos Trabalhadores em Educao), UTE/MG (Unio dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais), SEPE/RJ (Sindicato dos Profissionais do Ensino do Rio de Janeiro), etc., so apenas algumas que ocupavam as praas e pginas dos jornais neste perodo, anunciando a presena e as reivindicaes
1

O chamado novo sindicalismo foi marcado, principalmente, pela crtica aos mecanismos de controle sindical, subordinado ao Ministrio do Trabalho, como era o caso do imposto sindical, a defesa da autonomia sindical, inspirada nas convenes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT) e a criao de centrais sindicais que eram proibidas pela legislao vigente.

dos docentes brasileiros. Ao mesmo tempo, outras siglas, como PCB (Partido Comunista Brasileiro), PCdoB (Partido Comunista do Brasil), PT (Partido dos Trabalhadores), PDT (Partido Democrtico Trabalhista), surgiam luz dos acontecimentos como reflexo da organizao poltica dos trabalhadores no pas. A dcada de 1980 mostrava toda a sua pujana e a alegria das classes trabalhadoras de no aceitar de cabea baixa a sua condio imposta pelo capital. Paralelamente ao crescimento dos movimentos sociais, podemos observar tambm alguns outros fenmenos dentro do sindicalismo, principalmente a partir da dcada de 1990. Aps a queda do muro de Berlim e ao passo da ofensiva neoliberal e da idia da vitria do capitalismo o sindicalismo comea a apresentar sinais bastante contraditrios, que vo provocar questionamentos sobre o conceito e a ao das entidades sindicais no pas. Para efeito de localizao, necessrio neste momento identificar qual movimento sindical estamos analisando. Este termo muito vago e inclui vrias concepes muito diferentes entre si. Neste caso daremos enfoque ao movimento considerado herdeiro do processo de mobilizao iniciado no final dos anos 1970, o chamado novo sindicalismo, que culminar no surgimento da Central nica dos Trabalhadores (CUT), com a proposta de um sindicalismo de base e democrtico, em parte questionador do modelo sindical burocrtico atrelado ao Ministrio do Trabalho caracterstico at ento. O outro expoente o chamado sindicalismo de resultados que futuramente daria origem central Fora Sindical. (ALMEIDA, 2007) Neste nterim, paralelamente percebemos um enfraquecimento da luta dos trabalhadores e o desgaste de seus mtodos de luta, que ter como conseqncia o afastamento no s da sociedade como um todo, mas da prpria base da categoria, contraditoriamente percebemos o aumento do nmero de filiados em alguns casos, ou a no reduo em outros e o fortalecimento da estrutura burocrtica sindical, que dar condies objetivas para o surgimento do chamado sindicalismo propositivo, que vai iniciar a aproximao dos dirigentes sindicais das esferas do poder estatal, por meio da participao dos mesmos nos fruns tripartite, nos conselhos e nas secretarias, na negociao de cpula e na ao parlamentar, em detrimento da ao direta dos trabalhadores. (MATOS, 2010) O sindicalismo docente no ficar a margem deste novo contexto histrico. Ao contrrio, ele refletir profundamente estas transformaes no seu cotidiano e na sua ao sindical. No podemos nos esquecer que segundo dados da Pesquisa Nacional por

Amostragem de Domiclios (PNAD) de 2003, existem no Brasil cerca de dois milhes e meio de docentes, constituindo-se como uma das grandes categorias profissionais na atualidade. (DAL ROSSO, 2011, p. 18). Neste caso importante observarmos por que se deu esta nova configurao. Muitos pesquisadores voltaram seus estudos para este fenmeno especfico do sindicalismo docente. Hipteses foram levantadas ao longo dos ltimos 15 anos tentando entender esta transformao na organizao sindical dos trabalhadores em educao. Dois temas importantes so apontados nestes trabalhos e que ns nos propomos a investigar: a formao da conscincia poltica e de classe dos professores e o carter de classe dos trabalhadores em educao.

A conscincia de classe

Quando estudamos o movimento sindical docente no Brasil, percebemos que nos ltimos anos ele vem sofrendo aparentemente um refluxo, isto , um enfraquecimento de suas mobilizaes reivindicativas e aes diretas de massa. Refluxo este demonstrado, salvo algumas excees, na falta de participao da maioria dos docentes, tanto nas lutas econmicas diretas, quanto em aes polticas de interesse social. Como foi apontada em levantamento das pesquisas que tratam sobre o tema, a conscincia dos trabalhadores em educao foi colocado em xeque por muitos estudos realizados nos ltimos anos. Muitos identificaram que o enfraquecimento do sindicalismo docente ocorreu pela falta da conscincia de classe dos professores, e que a sua formao no foi efetivada num perodo anterior. sobre esta observao que permeia nosso questionamento. Os trabalhadores em educao (professores, diretores, supervisores, secretrios, bedis, serventes, auxiliares de ensino, etc.) tm conscincia de classe? Afinal, o que conscincia de classe? possvel os professores e demais trabalhadores em educao terem conscincia de classe se seu trabalho considerado no produtivo, e por isso, no serem identificados enquanto membros da classe trabalhadora, e assim impedidos de terem conscincia proletria? Em seu artigo Constituio scio-histrica do sindicalismo docente da educao bsica no Rio de Janeiro, Erlando da Silva Rses faz um questionamento mais ou menos do que:

O aumento da mobilizao sindical e a adeso expressiva em greves, sobretudo nas redes pblicas, no implicam na constituio de uma conscincia de classe proletria e no alienada dos professores, mesmo quando estes se vem inseridos em um processo de pauperizao econmica? (RSES, apud DAL ROSSO, 2011, p. 257)

Essa problematizao acaba levando a algumas questes que buscam entender o carter de classe dos professores e dos demais trabalhadores em educao. Os professores so trabalhadores que tem, a priori, uma carga terica e cultural maior que a maioria dos trabalhadores em geral. Mas isso no significa que os mesmos tm a conscincia da necessidade de organizao e luta coletiva por seus interesses, muito menos do papel econmico e poltico dentro do sistema. Diante disso, a formao (ou construo) da conscincia pode estar relacionada com a origem social dos mesmos. Os trabalhadores produtivos, aqueles ligados diretamente com a produo de capital e mais-valia, tem sua origem nas prprias classes proletrias, se reproduzindo seguidamente. J os professores tm origens bastante distintas. Carlos Bauer, em seu trabalho A classe operria vai ao campus, argumenta que muitos dos professores recentemente formados no nvel superior tm origem entre os filhos da classe operria, que vem o ingresso na carreira em nvel superior como elemento de ascenso social. Estes, de certa forma, buscam a fuga de sua origem e so cooptados facilmente pela ideologia hegemnica da burguesia, que oferece as chances de encontrar seu lugar cmodo na sociedade. (BAUER, 2010) J Amarlio Ferreira Junior em sua tese Sindicalismo e proletarizao: a saga dos professores brasileiros, expe que os professores, historicamente oriundos entre a burguesia e a pequenaburguesia urbana, sofreram nos ltimos 40 anos um processo de proletarizao, graas queda do poder de compra de seus salrios e a precarizao da profisso. (FERREIRA Jr., 1998) Diante deste rpido levantamento, possvel o professor, enquanto ser coletivo, formar a sua conscincia poltica e de classe? Ser que era possvel, nos anos 1980, num perodo de crescimento do sindicalismo docente, ter fomentado esta conscincia sobre a massa dos professores, e no apenas de uma vanguarda da categoria? Ser que estava

em pauta esta proposta por parte desta vanguarda que assumiu a direo do movimento? Havia um projeto poltico para tal? Algumas hipteses podem ser levantadas a priori. Segundo alguns pesquisadores, o professor enquanto trabalhador improdutivo 2 est impossibilitado de adquirir conscincia de classe, pois no est inserido na concepo de proletrio, isto , no produz diretamente o capital e a mais-valia. Mas o que ele ento? Ele no possui os meios de produo, ento, no um burgus. A sua sobrevivncia est condicionada a venda de sua fora de trabalho, seja para o empresrio do ensino particular, seja para o Estado-patro. Isso o classificaria como trabalhador. Mas j vimos acima que alguns no o encaixam enquanto trabalhador produtivo. Essa indefinio pode estar gerando a dificuldade atual da categoria dos professores e trabalhadores em educao em formar a sua conscincia de classe, e assumir um papel de luta econmica e poltica contra o capitalismo. Por isso torna-se necessrio uma pesquisa aprofundada sobre o tema para responder estes questionamentos to presentes no debate sindical e acadmico nos dias de hoje.

A anlise histrica de uma categoria

Neste trabalho apresentamos uma anlise de num determinado perodo da histria do sindicalismo docente no Brasil. Referimo-nos ao perodo de 1978 a 1998, vinte anos que abarca dois fenmenos distintos do movimento sindical no pas. Este perodo pode ser dividido em duas partes. A primeira, de 1978 a 1989, caracterizada como momento de ressurgimento e fortalecimento dos movimentos sociais, principalmente do sindicalismo combativo. As greves metalrgicas do ABC paulista a partir de 1978, seguida de outras greves de funcionalismo pblico, bancrios, etc., nos anos seguintes fizeram ressurgir a ao de massas, agora sob a bandeira do novo sindicalismo. A dcada de 1980 viu recrudescer o conflito entre o capital e o trabalho, e tem como elemento somador a luta contra o regime civil-militar, que finalmente se findara em 1985. Este momento est relacionado com que Valrio Arcary caracteriza de quarta vaga revolucionria, relacionada diretamente com as grandes mobilizaes que levaram
2

Alguns autores como Srgio Lessa apontam esta caracterstica improdutiva. J o professor Sadi Dal Rosso, da Universidade de Braslia, questiona esta anlise ao considerar que a prpria fora de trabalho mercadoria. Assim sendo, o trabalho educativo torna-se produtivo ao formar, isto , agregar valor ao trabalho alheio.

a queda do regime sovitico em todo o Leste Europeu e ao fim das ditaduras militares na Amrica Latina. (ARCARY, 2004) A segunda parte, de 1990 a 1998, caracterizada pelos efeitos da queda do Muro de Berlim e a contra-ofensiva do neoliberalismo em todo o mundo, que divulgava a idia do fim da histria e o triunfo do capitalismo. Estes acontecimentos levaram a crise do movimento sindical no Brasil, entre eles o sindicalismo docente, que diante desta nova ideologia hegemnica, no restava nada a fazer a no ser se adaptar ao status quo do sistema. A base da categoria dos professores perdeu as esperanas e as lideranas sindicais e burocrticas buscaram a manuteno de seus privilgios (ALMEIDA, 2007). No pas, o golpe de misericrdia foi a derrota dos petroleiros na greve de 1995, no qual a categoria enfrentou Fernando Henrique Cardoso no primeiro ano de seu governo. Para efeito de pesquisa, apontamos o recorte geogrfico centrado em duas importantes localidades do Estado de Minas Gerais: a cidade de Belo Horizonte, capital e centro do movimento sindical docente do estado, e a cidade de Caxambu, no sul de Minas (periferia do movimento), mas historicamente a mais distante regio atuante nas lutas dos trabalhadores em educao desde as dcadas de 1980 e 1990 isso no significa que se excluem automaticamente outras regies, as duas cidades mencionadas oferecem os subsdios iniciais para a pesquisa, ao longo do trabalho podero ser citadas outras alm destas. Estes dois cenrios sero balizados pela ao do principal sindicato de docentes do estado: o Sind-UTE/MG Sindicato nico dos Trabalhadores em Educao de Minas Gerais. (do ponto de vista dialtico, pode-se compreender o geral, por exemplo, a condio dos professores brasileiros, estudando-se o especfico, ou seja, seus percalos em Minas.)

Referencial Terico

Esta pesquisa parte do princpio da necessidade de construo de um pensamento contra-hegemnico, isto , comprometido em dar uma anlise diferente daquelas consagradas pelos meios acadmicos, compromissada com uma

reinterpretao dos fenmenos sociais, entre eles o movimento sindical docente. Por isso acreditamos que a interpretao marxista, por meio de instrumentos de anlise como o materialismo dialtico e histrico, servir de base para as anlises e reflexes

acerca da histria das lutas e dos desafios polticos dos trabalhadores em educao do Brasil, particularmente os que atuam em Minas Gerais. A base central deste referencial terico centra-se nos trabalhos de Karl Marx (1818 1883) e Friedrich Engels (1820 1903). Estes autores foram responsveis por uma vasta obra que analisou o recm desenvolvido sistema capitalista, tanto em suas esferas infra-estruturais quanto superestruturais. As suas conceitualizaes acerca do funcionamento do modo de produo capitalista e suas caracterizaes da sociedade e da poltica deram uma nova luz a interpretao do mundo e dos fenmenos sociais. No podemos supor que tanto Marx quanto Engels contemplaram a totalidade dos assuntos. Eles, na verdade, criaram os instrumentos capazes para outros continuarem a sua interpretao. Dentro do campo que queremos pesquisar, devemos dar destaque para nomes como Georg Lukcs, Antonio Gramsci, Srgio Lessa, Roberto Leher, E. P. Thompson, Vitor Paro, entre outros, que abarcam categorias de anlise, como: historicidade, conscincia, ideologia e intelectual orgnico, corporativismo, sindicalismo docente e luta de classes. A Histria nos mostrou que a conscincia de classe possvel de ser construda entre os trabalhadores. A Revoluo Russa de 1917 um exemplo claro desta lio. Todo processo revolucionrio vitorioso ou no mas que avanou na luta de classes, apontou a elevao da conscincia de classe em si para classe para si (MARX, 2008), como instrumento fundamental de tais processos. Edward Thompson, em seu livro A formao da classe operria inglesa, faz uma anlise bastante interesse acerca das origens do proletariado na Inglaterra no sculo XVIII. Mas tambm busca compreender a formao cultural e principalmente o desenvolvimento da conscincia de classe dos trabalhadores. Essa compreenso parte de uma anlise histrica, no qual o mesmo aponta que tanto uma classe social, quanto a sua conscincia classista parte de uma construo histrica, gestada a partir das suas experincias. Se lembramos que classe uma relao, e no uma coisa, no podemos pensar dessa maneira (THOMPSON, 2010, p. 11). Para ele, a experincia que se produz no corpo a corpo da luta e da materialidade da vida que desenvolve a conscincia de classe, e esta se estrutura e se desenvolve no mbito das aes coletivas, e no na esfera do indivduo, pois o ser social que se torna determinante na formao da conscincia classista.

Thompson busca fugir da concepo mecanicista de classe social, vista normalmente mesmo entre os marxistas como algo impostas s evidncias (2010). Classe social no definida simplesmente observando o lugar que o indivduo se insere na estrutura econmica infra-estrutura de forma simplria, mas a partir de sua experincia histrica: Se detemos (sic) a histria num determinado ponto, no h classes, mas simplesmente uma multido de indivduos com um amontoado de experincias. Mas se examinarmos esses homens durante um perodo adequado de mudanas sociais,

observaremos padres em suas relaes, suas idias e instituies. A classe definida pelos homens enquanto vivem sua prpria histria e, ao final, esta sua nica definio. (THOMPSON, 2010, p. 11 - 12)

Intelectuais como Georg Lukcs, aprofundaram a conceitualizao de conscincia de classe. Lukcs vai analis-la em sua obra Histria e Conscincia de Classe, no qual expe que a conscincia um elemento de auto-identificao de classe, mas esta identificao s pode ser caracterizada em relao ao seu papel econmico (da classe), separada das questes culturais, religiosas ou aristocrticas. Por isso s podemos falar em conscincia real com o desenvolvimento do capitalismo e a superao do Antigo Regime. Antes disso, a conscincia falsa-conscincia (LUKCS, 1974). No capitalismo, a nica classe capaz de formar uma conscincia de classe o proletariado, pois ele o nico a reunir elementos como o papel predominante na produo de capital e mais-valia e seu papel econmico e histrico no desenvolvimento e na superao do capitalismo. As demais classes, como o campesinato, no reuniriam os elementos necessrios para isso. Muito menos a burguesia, que na atual situao histrica no s no cumpre o papel revolucionrio como tambm impe a dominao sobre as demais, isto , o principal ator da explorao e manuteno capitalista. A burguesia, segundo Lukcs (1974, p. 68), seria incapaz de formar uma conscincia de classe, mas sim falsa-conscincia. Mesmo tendo claro seu papel no modo de produo econmica, a burguesia no fomenta uma prpria conscincia de classe, pois est impregnada da idia do capitalista individual, no qual o individuo disputa o espao com outros capitalistas. Esta idia impede o desenvolvimento de uma

conscincia classista, do contrrio, a conscincia burguesa contraditria e revelaria toda a sua crueza de sua posio e colocaria em risco esta mesma posio. Por isso h apenas os interesses de classe, que unifica seus membros na defesa de interesses comuns. Caso contrrio, h a disputa direta entre eles. (s como exemplo macro, a Primeira Guerra Mundial e a interveno da Inglaterra burguesa contra a Revoluo burguesa na Frana. Para a burguesia no existe solidariedade de classe) Devido as caractersticas particulares da conscincia burguesa, Georg Lukcs chama de falsa-conscincia. Essa falsa-conscincia, que abarca alm dos interesses da classe, como tambm sua viso de mundo, usada como instrumento intitulado ideologia, para se impor e destruir a possibilidade de construo da conscincia de classe do proletariado. (ideologia da classe dominante) o instrumento para a conquista da hegemonia sobre a sociedade como um todo. J Antonio Gramsci, em obras como Os intelectuais e a organizao da cultura, trabalha o conceito de intelectual orgnico. Ele defende que cada classe social forma seus intelectuais orgnicos, que tem como objetivo atuar nas estncias da superestrutura do capitalismo em nome de suas classes. Ele divide a superestrutura em duas partes: a sociedade poltica e a sociedade civil. A primeira seria o Estado e demais esferas administrativas da sociedade capitalista. A segunda seria as organizaes da sociedade civil conhecidas, como os sindicatos, associaes, entidades, partidos polticos, clubes de ajuda mtua, igrejas, etc. (GRAMSCI, 1985). Tanto a burguesia quanto o proletariado forma seus intelectuais que atuam em diferentes estncias. O intelectual burgus seria uma espcie de burocrata tcnico e/ou administrativo, na superestrutura do sistema (tanto na sociedade poltica como tambm na sociedade civil). J o intelectual orgnico do proletariado atuaria nos sindicatos, nos partidos polticos operrios e demais organizaes de classe. Neste caso, seriam o que Lnin chama de vanguarda do proletariado, indivduos que adquiriram a conscincia de classe e atuariam na linha de frente nas lutas contra o capital. Mas para terem conscincia de classe, os trabalhadores devem ser parte da classe do proletariado, isto , produzirem mercadorias e mais-valia. Muitos autores se voltaram para esta questo, analisando se todos os trabalhadores assalariados se encaixam nesta condio. E os classificaram entre trabalhadores produtivos e improdutivos. Srgio Lessa, por exemplo, analisa a situao dos trabalhadores no novo cenrio que o capitalismo se encontra atualmente. As mutaes sofridas nos ltimos 30 anos fizeram,

segundo ele, com que a massa de trabalhadores se deslocasse do grupo dos produtivos para o grupo dos improdutivos, questionando inclusive se ainda existiria o carter revolucionrio do atual proletariado (LESSA, 2007). Poderamos considerar os trabalhadores em educao, entre eles os professores, como parte do proletariado? Como j exposto acima, alguns autores apontam que os professores no geram capital em mercadorias nem mais-valia por meio de seu trabalho. Vitor Henrique Paro conceitua dois tipos de docentes: o professor de escola particular e o professor de escola pblica. Ele considera o primeiro como trabalhador produtivo, pelo fato de que ao lecionar, o seu trabalho gera lucro, que retorna em forma de mensalidades, que por sua vez retorna mais-valia para o dono da escola. J o segundo caso seria um trabalhador improdutivo, que no gera mais-valia imediata, pelo ensino ser pblico e seu patro, ser o Estado (PARO, 1996). J Sadi Dal Rosso (2011, p. 25) questiona o carter improdutivo do professor da esfera pblica. Ele aponta que diretamente o trabalho docente no gera mercadoria, mas o que atribui valor a mercadoria justamente a fora de trabalho humana incorporada a mercadoria, sendo que a prpria fora de trabalho uma mercadoria, a mais importante de todas. A educao, mesma a da esfera pblica, ser responsvel pela produo desta fora, desta mercadoria, conferindo a si a materialidade de sua produo 3. Sobre o fenmeno do corporativismo no sindicalismo docente, tanto do ensino bsico como no superior, Marcelo Ridenti faz uma interessante anlise em seu livro Professores e Ativistas da esfera pblica 4, no qual ele aponta o corporativismo como uma caracterstica do movimento sindical docente brasileiro, identificando a no existncia de uma conscincia de classe, isto , a no identificao do professor enquanto trabalhador, e que impede de enxergar alm dos interesses particulares da categoria. Ao retomarmos a anlise marxista sobre a conscincia de classe, no podemos esquecer que ela no fruto de uma concepo idealista, isto , sua conscincia depende de outros fatores que ultrapassam a esfera pessoal. A conscincia fruto (e construda) da prpria realidade histrica concreta no qual se encontra. A concepo poltica do seu iderio e trajetria social que fomenta a atuao dos trabalhadores em educao, possui
3

Segundo Vera Lcia Dobbeck, em sua dissertao O professor e a categoria profissional: a construo da conscincia poltica, aponta que Dermeval Saviani afirma que a questo no se coloca na contraposio entre produtivo ou improdutivo do carter do trabalho docente, mas sim entre o carter material e imaterial. 4 RIDENTI, Marcelo. Professores e Ativistas da Esfera Pblica. So Paulo. Editora Cortez. 1995

ao menos trs dimenses: a) a conjuntura econmica (condies materiais), b) a esfera poltica (organizao e participao nos embates da luta de classes) e c) desenvolvimento ideolgico subjetivo da sociedade. Neste momento histrico, o movimento sindical comeou a ser visto, em nossa opinio, como elemento essencial no nico para o desenvolvimento poltico dos trabalhadores em educao. Esta atuao sindical e poltica dos mesmos pressupem a transformao social, tanto em sua realidade material, conseqentemente o desenvolvimento de sua conscincia. Como exposto no Manifesto do Partido Comunista: As relaes rgidas e enferrujadas, com suas representaes e concepes tradicionais, so dissolvidas, e as mais recentes tornam-se antiquadas antes que se consolidem. Tudo o que era slido desmancha no ar, tudo o que era sagrado profanado, e as pessoas so finalmente foradas a encarar com serenidade sua posio social e suas relaes recprocas. (2008, p. 13 -14)

Bibliografia ALMEIDA, Jos Maria de. Os sindicatos e a luta contra a burocratizao. So Paulo: Editora Sundermann, 2007. ANTUNES, Ricardo. O novo Sindicalismo no Brasil. Campinas: Pontes, 2. edio, 1995. ARCARY, Valrio. Esquinas perigosas da Histria: situaes revolucionrias em perspectiva marxista. So Paulo: Ed.Xam, 2004. BAUER, Carlos. A classe operria vai ao campus: esboo de histria social, trabalho precrio, resistncia e ousadia na universidade brasileira contempornea. So Paulo: Instituto Jos Luis e Rosa Sundermann, 2010.

CEDRO, Marcelo. Pesquisa social e fontes orais: particularidades da entrevista como procedimento metodolgico qualitativo. In Revista Perspectivas Sociais. Pelotas, Ano 1, N. 1, p. 125-135, maro/2011. DAL ROSSO, Sadi (org.). Associativismo e sindicalismo em educao: organizao e lutas. Braslia: Paralelo 15, 2011. DOBBECK, Vera Lcia Aparecida de Castro. O professor e a categoria profissional: a construo da conscincia poltica. Dissertao de mestrado. So Paulo: USP, 2000. FERREIRA Jr., Amarlio. Sindicalismo e proletarizao: a saga dos professores brasileiros. Tese de doutorado, USP, 1998. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organizao da cultura. So Paulo: Civilizao Brasileira, 1985. LENIN, Vladimir. O estado e a revoluo. Obras Escolhidas, volume 2. So Paulo: Alfa Omega, 1980. LESSA, Srgio. Trabalho e proletrio no capitalismo contemporneo. So Paulo: Cortez, 2007 LUKCS, G. Histria e conscincia de classe: estudos de dialtica marxista. Porto: Escorpio, 1974. MARX, Karl. FRIEDRICH, Engels. O Manifesto do Partido Comunista. So Paulo. Expresso Popular. 2008 MARX, Karl. Misria da Filosofia. So Paulo, Martin Claret, 2 edio, 2008. MATOS, Alessandro Rubens de. Trajetria do Sindicato dos Profissionais em Educao no Ensino Municipal (SINPEEM): 1986-2004. Dissertao de mestrado, UNINOVE, 2010. MORENO, Nahuel. O partido e a revoluo. So Paulo: Instituto Jos Lus e Rosa Sundermann, 2008. PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar introduo crtica. So Paulo: Cortez. 7 edio, 1996.

RIDENTI, Marcelo. Professores e Ativistas da Esfera Pblica. So Paulo. Editora Cortez. 1995. THOMPSON, Edward P. A formao da classe operria inglesa v. 1 A rvore da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Vous aimerez peut-être aussi