Vous êtes sur la page 1sur 49

ENSINO DE PORTUGUS PARA SURDOS: O QUE A LINGSTICA APLICADA TEM A NOS ENSINAR?

Neiva de Aquino Albres


Doutoranda em Educao Especial UFSCar Mestre em Educao UFMS Fonoaudiloga, Psicopedagoga e Intrprete de Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesacertificada pelo MEC.

IMPLICAES DA SURDEZ NA PRODUO ESCRITA DO PORTUGUS

Situao atual..

O portugus uma lngua alfabtica e os surdos no aprendem a escrever como os ouvintes . Na educao de surdos j foram aplicados vrios mtodos e ainda hoje persistem os problemas de alfabetizao. As crianas surdas tm direito a uma educao bilnge, isto , aprender a lngua portuguesa com metodologia de segunda lngua.

Descontinuidade entre os sistemas de representao primria e secundria

L1 Lngua de Sinais fala Espao visual

L2 Lngua Portuguesa Escrita alfabtica

Por que to complicado alfabetizar crianas surdas?

Lngua escrita esta relacionada com a lngua oral auditiva e no com a lngua visual espacial. Enquanto a criana ouvinte pode fazer uso intuitivo das propriedades fonolgicas naturais de sua fala interna em auxlio leitura e escrita, a criana surda no.

Qualquer estudo sobre aquisio da leitura e escrita em uma L2 pressupe que os alunos estejam alfabetizados na forma escrita de L1.

Portugus uma segunda lngua para surdos.

Estrangeiros que esto adquirindo uma segunda lngua, cuja estruturao gramatical difere consideravelmente de sua lngua materna, apresentam dificuldades semelhantes s dos surdos em relao ao uso de preposies, tempos verbais, sufixao, prefixao, concordncia nominal e verbal, ou seja, nos componentes estruturais da segunda lngua, que so diferentes de sua lnguabase.

EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS


O QUE A LINGSTICA APLICADA TEM A NOS ENSINAR?

OBJETIVO
Apresentar os pressupostos da Lingstica aplicada para o ensino de lnguas.
Refletir sobre a importncia da Lingstica aplicada na formao de professores de portugus para surdos.

Lingstica Aplicada (LA),

Uma cincia social da linguagem que tem como foco os problemas e questes de uso da lngua pelos participantes do discurso no contexto social, isto , usurios da linguagem dentro ou fora do meio de ensino/aprendizagem (MOITA LOPES, 2003).

TRS NVEIS DE ORGANIZAO DE ENSINO DE LNGUA

Abordagem nvel em que as suposies e as crenas sobre a lngua e seu ensino so especificadas;
Mtodo nvel em que as escolhas so feitas organizao das tcnicas. Exemplo: habilidades a serem desenvolvidas, contedos que sero apresentados; Tcnica nvel em que os procedimentos em sala de aula so descritos.

Modelo vertical de Almeida Filho (2007)

ABORDAGEM COMUNICATIVA E SEUS PRINCPIOS

alunos se envolvem em interaes e comunicaes significativas; tarefas- alunos negociarem o significado, expandir seus recursos lingsticos, observar como utilizada a linguagem e participar de trocas significativas entre os interlocutores;

alunos progridem em ritmos diferentes e apresentam necessidades e motivaes distintas para aprender uma lngua.

Primeiros passos

Levantar a aplicao de cursos de Portugus para estrangeiros, as trajetrias. Constatamos que atualmente tem adotado o Ensino Comunicativo de Lngua Estrangeira - ECLE. Levantamento dos livros de portugus para estrangeiros.

PARA A ELABORAO DE MATERIAL DIDTICO PARA ENSINO DE SEGUNDA LNGUA

Neiva de Aquino Albres

Alguns pressupostos do material


Todo material didtico, implicitamente, apresenta a noo de abordagem (conjunto de pressupostos tericos sobre a lngua, linguagem, ensinar e aprender uma lngua estrangeira) e o desenho do planejamento do professor.

MOTIVOS USAR MATERIAL DIDTICO

1) h materiais que podem ser usados para necessidade de vrios grupos; 2) os materiais permitem ao aprendiz rever o que foi visto e antever o vai ser dado; 3) o material permite flexibilidade, o professor pode fazer adaptaes ou improvisar, pois serve de apoio ao professor.

CONDIES PARA PRODUZIR MATERIAL DIDTICO

1) criatividade, talento, esforo;

2) demanda muito tempo; 3) horas de pesquisa; 4) bom acervo bibliogrfico;


5) levar em considerao a idade e a lngua materna do aluno;

AO DESENVOLVER RECURSOS PEDAGGICOS LEVAR EM CONSIDERAO ALGUNS ASPECTOS

Tema

Funo

Gramtica

Habilidades lingsticas

Vocabulrio

TEMA

Desenvolver temas relevantes e significativos para os aprendizes, privilegiando seu desenvolvimento intelectual. Segundo Almeida Filho (1996), importante atender s fantasias do aprendiz.

FUNO

Levar em considerao a funo comunicativa da lngua e no ficar totalmente preso gradao gramatical;

GRAMTICA

Apresentar os itens lexicais, e sempre introduzi-los em novas lies, para que ocorra a reciclagem; Apresentar os itens dentro de um contexto de uso e como parte integral de um modelo de comportamento social;
Proporcionar atividade funcionais e estruturais

HABILIDADES LINGSTICAS
Compreenso da linguagem oral Expresso da lngua oral Leitura e escrita. Enfatize atividades que integrem as duas habilidades simultaneamente e no as trabalhe isoladamente. OBS.: Elas no se desenvolvem de maneira homognea

O MODELO DE OPERAO GLOBAL DE ENSINO DE LNGUAS


ABORDAGEM

Planejamento de cursos

Produo de materiais

Procedimentos metodolgicos Mtodo

Avaliao

Objetivos baseados em necessidades, interesses, fantasias, projees

Apresentao/ Prtica/ uso/


(Almeida Filho, 1990, apud Bizon (1992)

Tcnicas e recursos

PRTICAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE SEGUNDA LNGUA

Neiva de Aquino Albres

Nossos passos

Reorganizao da disciplina de portugus na escola de surdos. No mais seguir livros para ouvintes (L1); Adotar livros de portugus como L2; Repensar a avaliao e o formato da prova de portugus; Construo de um instrumental para avaliao diagnstica - Ensino fundamental 1 e Ensino fundamental 2; Produzir uma coleo de livros de portugus para surdos.

LEITURA - Compreenso precede produo! Leitura precede a escrita.

apresentam textos adequados faixa etria da criana, por isso os contos e histrias infantis so muito apropriados nas sries iniciais do ensino fundamental. Alm desses tipos de textos, possvel trabalhar com histrias em quadrinhos, textos jornalsticos, trechos de livros didticos e assim por diante. O mais importante o texto fazer sentido para a criana no contexto da sala de aula e para a sua vida.

ESCRITA

Na medida que o aluno compreende o texto, ele comea a produzir textos. Ele comea a escrever textos. A escritura um processo que se constri por meio do registro das atividades realizadas na prpria sala de aula e de experincias vivenciadas pela prpria criana. (QUADROS E SCHMIEDT, 2006)

Leitura compartilhada aluno Clayton

Mediao em Libras para a construo de significados

Avaliao diagnstica

Organizao do livro

Sumrio

Tipos de tarefas cujo enfoque esteja voltado para a utilizao de recursos lingsticos

O processo mais consciente da aquisio da leitura e escrita, isto , a etapa meta-lingstica deste processo, muito importante para o aluno surdo.

Falar sobre a lngua por meio da prpria lngua passa a ter uma representao social e cultural para a criana que so elementos importantes do processo educacional. (QUADROS E SCHMIEDT, 2006, p.31)

Etapa meta-lingstica

TABELA DE TERMINAO VERBAL


Propsito de conhecer os usos do tempo verbal do pretrito imperfeito do modo indicativo

Nessa atividade eles podem consultar o caderno de verbos e se props que pensassem em uma situao daqui a muito anos para frente, quando j estariam velhinhos e relembrando do passado, deviam escrever os fatos marcantes de cada perodo

da sua vida.

REESCRITA: Os alunos reescrevem seus textos com um nvel de maior competncia e o professor estimul-os a tomar conscincia do que j aprenderam.

GLOSSRIO DE VERBOS

Criar estratgias

Atividades de realizao de tarefas; Atividades de levantamentos de informaes; Atividades de expresso de opinio; Atividades de transferncias de informao; Atividade de deduo lgica; Dramatizaes; Atividades de compreenso; Atividades de produo escrita.

A Tecnologia nossa aliada no uso significativo do portugus por surdos

BLOG, CHAT, MSN, MENSA GEM DE CELULA R, ETC.

Produo de material didtico

Correo da escrita

A correo chega um pouco tarde quando os alunos escrevem uma nica verso e recebem uma nota atribuda pelo professor ao final. Mesmo que o professor espere que na prxima redao esses erros no apaream mais, no isso que acontece. (Chandragasegaran, 2003)

Para Chandragasegaran (2003) os alunos se beneficiaro mais se forem ajudados na escolha do tempo verbal correto ou na seleo do detalhe adequado no momento que necessitam de tal ajuda, ou seja, durante o processo de escrita.

A ajuda deve ser dada em tempo oportuno na forma de instruo explcita e procedimentos de autoverificao relacionados a uma ou mais dessas reas: escolha de contedo (idias), organizao e linguagem (inclusive gramtica).

Correo em dupla
Uma forma interessante de correo propor que os alunos troquem os textos produzidos com um colega e que o colega corrija o texto indicando o que pensa estar errado, os alunos podem discutir sobre o que aprenderam (vocabulrio e regras gramaticais) e dessa forma um ajuda o outro a aprimorar um pouco mais o texto. Nessa fase o professor tambm fica a disposio para sanar as dvidas dos alunos.

AVALIAO DE UMA SEGUNDA LNGUA

Neiva de Aquino Albres

Avaliao

A escola deve definir quais so as estruturas, o vocabulrio ensinado e que devem aparecer na produo dos alunos. Uma reflexo e definio dos critrios de avaliao se fazem fundamental em uma educao consciente, sem deixar de considerar que o portugus uma segunda lngua.

Como elaborar a avaliao da unidade ?

Contatos

neivaaquino@yahoo.com.br

Blogs: http://ensinodeportuguesparasurdos.blogspot.com/

http://ensinodelibras.blogspot.com/

http://interpretaremlibras.blogspot.com/

REFERNCIAS

ALMEIDA FILHO, Jos Carlos P. desestrangeirizao e outros critrios no planejamento de cursos e produo de materiais de lngua estrangeira. In JUDICE, Norimar (org.) O ensino de portugus para estrangeiros. Niteri, EDUFF, 1996. BIOZIN, Ana Ceclia Cossi. Aprender contedos para aprender lingua esrangeira; uma experincia de ensino alternativo e PE. In: FILHO, Jos Carlos Paes de.; LOMBELLO, Leonor (ORGS.) Identidade e caminhos no ensino de portugus para estrangeiros. Campinas, SP: Pontes, 1992.
CHANDRASEGARAN, Antonia. A interveno como recurso no processo de escrita. Coleo Portfolio Sbs13: reflexes sobre o ensino de idiomas. So Paulo: Editora SBS, 2006.

MORITA, Marisa Kimie. (Re)pensando sobre o material didtico de PLE. In: SILVEIRA, Regina Clia P. da. (org.) Portugus lngua estrangeira: perspectivas. So Paulo, Cortez, 1998. Quadros,Ronice Mller de.; Magali L. P. SchmiedtIdias para ensinar portugus para alunos surdos. Braslia : MEC, SEESP, 2006.
RENANDYA, Wills A. e RICHARDS, Jack C. O Ensino Comunicativo de Lnguas Estrangeiras Coleo Portfolio Sbs13: reflexes sobre o ensino de idiomas. So Paulo: Editora SBS, 2006.

THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. CURRCULO E AVALIAO: a diferena surda na escola. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

Vous aimerez peut-être aussi