Vous êtes sur la page 1sur 18

Relaes e conflitos entre crianas na Educao Infantil: o que elas pensam e falam sobre isso The relations and

conflicts between children in the Kindergarten: their thinks and speechs about this
Bianca Rodriguez Corsi1
RESUMO
Atualmente corrobora-se a ideia da importncia da infncia e de dar voz s crianas, uma vez que estas so compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemtica real da dinmica de crianas da Educao Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianas, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opinies, hipteses e sugestes acerca do que so conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianas tm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criana enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentao terica e metodolgica a Sociologia da Infncia. Palavras-chave: infncia; conflito; Wallon; sociologia da infncia; cultura.

ABSTRACT
Currently supports up with the idea of the importance of childhood and give voice to children, as these are understood as subjects able to build, transform, produce and reproduce culture. From this new paradigm and a real problem of the dynamics of children in Kindergarten, the interpersonal conflicts occurred between them, it is filmed and presented to the children,
1 Mestre em Sociologia da Infncia Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, com a orientao da Profa. Dra. Maria Letcia B. P. Nascimento. 2 Para saber mais, ver: SARMENTO, M. Lgica de aco nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 2000.

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

279

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

5-6 years, scenes of their routines that they give their opinions, suggestions and hypotheses about what are and how conflicts are resolved. Listen to what children have to say about the conflicts they have lived validates the idea of the child as a producer of culture and knowledge, and also expands the possibilities of research having as theoretical and methodological Sociology of Childhood. Keywords: childhood; conflict; Wallon; sociology of childhood; culture.

Introduo A dinmica do conflito nas turmas de Educao Infantil uma problemtica conhecida e discutida tanto nas instituies educacionais quanto por tericos da pedagogia e da psicologia. O conflito possui, basicamente, duas perspectivas mais disseminadas. Num ponto de vista difundido pelo senso comum , o conflito compreendido como algo prximo ao perigoso, algo que se confunde com afrontamento, rebeldia, crise, atos de egosmo, brigas ou, ainda, como agressividade. Ainda que aparentemente negativa, essa perspectiva pode ser discutida a partir da produo de James, Jenks e Prout (1998), Pinto e Sarmento (1997, 2007), e Ferreira (2004). Em outra perspectiva, o conflito concebido, resumidamente, como movimento constitutivo dos sujeitos e de suas identidades, por meio da preservao e afirmao do eu, sendo, portanto, realidade necessria para a formao da vida psquica e social das crianas (WALLON, 1995, 1998). Atualmente possvel encontrar pesquisas sobre conflito sobretudo na rea da psicologia e suas interfaces com aspectos semelhantes e divergentes das duas perspectivas expostas no pargrafo anterior (GALVO, 2004). Nos estudos da psicologia, de maneira geral, os sujeitos dessa ao no tm sido consultados ou convidados a falar e a refletir acerca do mesmo, uma vez que as pesquisas existentes so feitas, sobretudo, a partir de observaes em escolas pelo pesquisador. Sendo assim, estas pesquisas tm sido reduzidas ao ponto de vista do pesquisador e no daquele do grupo de crianas onde aconteceram as situaes de conflito. Deste modo, compreender a dinmica de uma classe de Educao Infantil significa investigar as diversas tramas que nela se circunscrevem, observar os sujeitos que nela atuam, suas aes e reaes. Representa o olhar da atividade infantil nos mais diversos ngulos motriz, social, afetivo e intelectual das crianas no seu meio, isto , contextualizadas. Assim, para que se possa abarcar o objeto desta pesquisa, ou seja, as crianas, suas ideias e opinies acerca dos conflitos que enfrentam, necessrio considerar estas enquanto:
280 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

[...] produtoras ativas dos seus mundos de crianas, ou seja, como capazes de elaborar uma ordem social infantil que uma viso intersubjetiva do mundo e um modo de estar no mundo, construdos social e culturalmente nas interaes, relaes sociais e dinmicas de sociabilidade prprias no contexto do Jardim de Infncia. (FERREIRA, 2004, p. 61).

Portanto, ouvir efetivamente o que elas podem dizer acerca dos conflitos subsidia a produo de novos conhecimentos para diversas pesquisas, procedimento que no s efetivar o discurso atual da importncia da infncia e, consequentemente, das crianas enquanto produtoras de cultura , como tambm assegurar, mesmo que num pequeno grupo, o direito deste falar sobre o que pensa, tendo suas ideias compreendidas enquanto algo a ser, realmente, respeitado. Trajetria metodolgica e procedimentos Utilizou-se como referencial terico para a compreenso e anlise de conflitos a teoria de Henri Wallon, j que, dentre os tericos da psicologia do desenvolvimento, foi ele quem destacou a presena do conflito como movimento constitutivo dos sujeitos. Partindo da perspectiva walloniana, na qual as crianas tm papel ativo na construo de suas identidades, pode-se prosseguir provocando sua interlocuo com tericos da sociologia da infncia, que trazem a proposta da participao ativa das crianas nas pesquisas, j que reconhecem nelas seus papis enquanto sujeitos em vez de objetos de pesquisa [o que] acarreta aceitar que elas podem falar em seu prprio direito e relatar vises e experincias vlidas (ALDERSON, 2005, p. 423). Nesse sentido, traou-se como objetivo escutar as crianas, registrar suas ideias, falas e pensamentos, bem como filmar seus cotidianos para que se possa apreender, alm das falas, suas expresses e relaes estabelecidas com seus pares e com os adultos. No que concerne coleta de dados com as crianas, foi realizada em uma instituio privada de educao infantil na cidade de So Paulo, na zona sul, com uma classe de crianas com a faixa etria entre 5 e 6 anos de idade. Utilizouse o estudo de caso como metodologia de investigao ou seja, uma investigao emprica que investiga um fenmeno contemporneo dentro do seu contexto real de vida, especificamente quando as fronteiras entre o fenmeno e o contexto so absolutamente evidentes (YIN apud SARMENTO, 2003), por meio da abordagem interpretativa com orientao etnogrfica, ou seja, uma abordagem em que a pesquisadora busque se tornar membro de determinado
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 281

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

grupo, para que seja possvel apreender a perspectiva das crianas (CORSARO, 2005, p. 444), a partir da sua participao junto s suas formulaes2, tendo sempre como enfoque a recolha de suas falas. Vale ressalvar que, antes de se iniciar a pesquisa, foi esclarecida junto s crianas a proposta da investigao: pesquisar o que as crianas pensam acerca de conflitos. Para tanto, foram expostos os diferentes instrumentos de registro (papel, gravador e filmadora) que seriam utilizados para a verificao e se todos os aceitavam. Como a resposta foi afirmativa, tiveram incio os registros das falas e cenas propostas, bem como a explorao desta metodologia que, aos poucos, foi se delineando junto aos conflitos ocorridos no grupo. Categorizao e preparao dos materiais coletados Para que o material ficasse com a qualidade esperada, foi necessrio assistir incalculveis vezes aos vdeos coletados. Durante estas sesses, buscou-se atentar s expresses corporais, sobretudo as faciais, das crianas, na tentativa de buscar algum tipo de insatisfao quando esta no estava evidente por meio de reclamaes verbais. Evidentemente, a diversidade das possibilidades de conflitos no pde ser abarcada nesta pesquisa, at porque este no seu objetivo. Este recorte feito na escolha de conflitos a serem apresentados foi definido a partir da ideia de que as crianas so as protagonistas deste trabalho. Sendo assim, o olhar da pesquisadora sobre o que esta considera enquanto conflito no se faz importante, mas sim o que a criana concebeu e defendeu enquanto problema, sendo capaz de exprimir e/ou verbalizar durante o momento em que o conflito ocorreu. Sendo assim, as cenas selecionadas vo ao encontro desta ideia: momentos que retratam as discusses, brigas, questionamentos das crianas para com outros colegas. Ao assistir diversas vezes aos vdeos, percebeu-se que seria difcil adotar uma postura divergente da exposta acima, j que as cenas apreendidas neles so, em grande parte, de momentos que justamente evidenciem este tipo de situao. Esta anlise demonstrou e, at certo ponto, surpreendeu pela excessiva quantidade de situaes em que os meninos na totalidade dos casos utilizaram a fora fsica para tentar resolver alguma questo que os incomodava. A ausncia total ou parcial do dilogo em situaes de desacordo tambm foi uma constante nas situaes gravadas. Por conseguinte, as cenas escolhidas para a amostragem retratam justamente estas situaes, momentos em que as crianas teriam a possibilidade de resolver alguma insatisfao utilizando os mais diversos artifcios, porm valeram-se da fora fsica e/ou do aumento da voz para obter o que pretendiam.
282 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

Cenas que, muitas vezes, chocaram at mesmo a pesquisadora, dado o carter hostil de muitas delas. Enfim, o vdeo final foi composto por dezessete cenas, totalizando 13 minutos e 45 segundos. Cada cena foi intercalada com frases que, de alguma forma, caracterizavam o que ocorreu na dita cena. O que as crianas pensam sobre o conflito? Durante a apresentao do vdeo ao grupo, foram gravadas as falas das crianas acerca do que viam por meio da filmadora e de um gravador: cada criana que quisesse expor algo acerca do que assistia, requisitava o gravador para a ltima criana que o segurava. A partir do mapeamento e da categorizao das falas transcritas das crianas enquanto assistiam ao vdeo, foi possvel elaborar um quadro para representar o que elas disseram, bem como perceber algumas constncias e alternncias de postura, linguagem e pensamento. Esta percepo desencadeou uma nova hiptese e, portanto, um novo direcionamento para esta pesquisa. Trata-se da forma como diversas crianas se posicionaram no momento de verbalizarem algo acerca das cenas de conflito: muitas buscaram, por meio da linguagem, atender expectativa dos adultos presentes durante a exposio do vdeo, reproduzindo fielmente as falas que as educadoras tm no momento em que fazem a mediao de diversos conflitos ocorridos no cotidiano, como, por exemplo, contar para o colega o que no gostou, a sugesto de tentar conversar e a proposta de tanto pedir desculpas para o colega quanto a de desculp-lo. Esta hiptese surgiu a partir da inquietao que algumas frases recorrentes deixaram. Aps diversas leituras da transcrio das falas e, em seguida, da marcao em cores diferentes justamente das falas recorrentes, ficou evidente a repetio de diversas delas no incio da discusso que, gradativamente, se tornaram menos evidentes, permanecendo apenas em um pequeno grupo de meninas. Talvez esta diminuio de reprodues tenha ocorrido na medida em que as crianas se envolveram mais com as cenas, desprendendo-se das falas que seriam para o adulto rumo s falas que lhes so prprias, espontneas e caracterizadas justamente por esta espontaneidade. A suposio exposta no pargrafo anterior pode ser facilmente percebida por meio de dois exemplos distintos. Um deles a percepo da diferena de suas falas durante os instantes em que, por algum motivo, estavam empolgadas/ excitadas: as falas como no gostei, deveriam conversar, pedir desculpa, nunca mais fazer isso tornam-se ausentes, j que a espontaneidade tomou
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 283

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

conta da linguagem do interlocutor, no se preocupando/restringindo, portanto, em atender a uma expectativa do adulto, mas sim de expressar o que esto pensando naquele presente momento acerca da cena que viram. Outro exemplo, um pouco mais contundente, trata das respostas que diversas crianas forneceram diante de questionamentos da pesquisadora sobre qual sugesto eles poderiam dar para a criana da cena ou o que acharam dela: prontamente muitas respondiam no pode bater ainda que na cena no tenham surgido agresses fsicas. Um exemplo ilustrativo para isso a forma como uma criana respondeu rapidamente a uma pergunta acerca da maneira como ela e outras crianas lidaram para resolver um determinado conflito (cena 5): Bianca: Vocs deviam estar com algum problema, como vocs resolveram? C.: Conversando Bianca: Vocs resolveram conversando? C.: Aham (fez que sim com a cabea)..., no, batendo. E, efetivamente, foi utilizando a fora fsica que as crianas envolvidas na cena tentaram, de alguma forma, lidar com o que pretendiam resolver. Porm, mais relevante do que expor hipteses neste momento trazer o que finalmente as crianas disseram acerca dos conflitos que viram. Sendo assim, abaixo segue a anlise feita das falas gravadas durante a apresentao das cenas, sem pormenorizar aquelas que, por vrios motivos, atendem ideia exposta acerca da hiptese elaborada, uma vez que esta traz a anlise do ponto de vista do adulto e do que este considera ser prprio da criana, ainda que isto pudesse promover uma interessante discusso acerca das teorias de produo e reproduo de culturas no ambiente educacional. Assim, a partir do material coletado foram elaborados, a priori, dois quadros: um acerca do que as crianas definiram enquanto conflito e outro das resolues para ele. Porm, com ambos em mos, percebeu-se a necessidade de fazer uma nova diviso no primeiro, j que ficaram evidentes, nas falas das crianas, duas ideias complementares porm divergentes de conflito: o que e o que causa. Diante desta questo, a pesquisadora buscou apontar, nas falas, o carter de cada uma delas para efetivar a ideia acima: distinguir o que do que causa conflito. Porm, dado o carter subjetivo de muitas delas, a pesquisadora optou por manter a ideia original sem, no entanto, deixar de pontuar, neste momento, tais singularidades que surgiram no transcorrer das leituras dos materiais coletados. Sendo assim, a anlise discorrer sobre dois ngulos: o que as crianas definem como conflito, acerca da perspectiva de como e por que ocorrem, e, por fim, como se resolve um conflito, apontando ainda, as propostas suscitadas pelas crianas.
284 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

O que elas definem como conflito. Como e por que ocorrem? Antes de introduzir a anlise feita acerca das falas das crianas, faz-se interessante expor o quadro elaborado a partir das mesmas:

Por meio deste quadro, possvel perceber diferentes significados que a ideia de conflito assume a partir das falas das crianas. Porm, ainda que distintas, possvel vislumbrar alguns agrupamentos que tornam essas diferentes concepes em algo, no mnimo, inter-relacionado. Tratam-se das seguintes categorizaes (ou dimenses) a partir da feita inicialmente como mostra o quadro acima acerca da compreenso que as crianas tm de conflito: dimenso fsica, dimenso emocional, dimenso coletiva e, por fim, ocasional. Dimenso fsica A dimenso fsica , de forma considervel, a que mais surge no discurso das crianas, Esta dimenso abarca a ideia de conflito enquanto algo relacionado agresso fsica, ou seja, parte abundante dos conflitos ocorre ou tem sua origem no momento em que uma criana machuca com inteno a outra e, ainda, se esta revida ou no. Ainda nesta dimenso, foi possvel perceber a distino que as crianas fazem de conflito em duas vertentes: quando uma criana (ou grupo) bate em outra e quando crianas se batem mutuamente. A partir desta concepo e da incidncia em que surge nas falas, fica clara a ideia de que, do ponto de vista da criana, bater em algum, sem que a que foi machucada revide, um conflito menos tolervel do que quando duas crianas se batem mutuamente, e, portanto, o maior problema quando um criana ou grupo fere outra, e no se duas ou mais esto se agredindo.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 285

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

Assim, talvez possa se concluir que a questo no o bater por si prprio, mas sim a responsabilidade ou parcela de culpa que a criana assume durante o desenrolar do conflito e a agresso que pratica em relao ao outro. Portanto, a partir das falas das crianas, a agresso fsica no tolervel, porm ela ainda menos aceitvel se no ocorreu de forma recproca. Dimenso emocional Outra dimenso que pde ser percebida a emocional, ou seja, quando o conflito surge de ou tem enquanto consequncia algum tipo de agresso aos sentimentos de uma criana. No quadro, esta dimenso assume as seguintes categorias: Ver algum amigo chorando, deixar algum triste e no poder fazer isso com as pessoas. Assim, possvel notar a relao que as crianas estabelecem no s do conflito como algo que machuca fisicamente outra pessoa, mas tambm como algo que a deixa triste, desequilibrando-a emocionalmente. Dimenso coletiva J a dimenso coletiva representa os conflitos que surgiram a partir do no cumprimento aos combinados elaborados pelo grupo (No conseguir/esquecer de conversar, Brincar com algo que no de brincar/no brincadeira, Crianas pularem no colcho), como tambm pelos combinados estipulados socialmente, como, por exemplo, o dever se respeitar as pessoas (No respeitar). Sendo assim, o conflito tambm representa parte da conscincia coletiva que as crianas tm do grupo, ou seja, a percepo acerca da necessidade de se buscar cumprir os combinados existentes para que no ocorram problemas/ desentendimentos dentro do prprio grupo. Dimenso ocasional Por fim, tem-se a dimenso ocasional que, como prprio nome j sugere, envolve conflitos que se sucederam a partir do acaso. Ou seja, desentendimentos que ocorreram devido a algum engano ou sem propsito, como, por exemplo, quando uma criana senta em algum lugar que j tinha sido delimitado por outra sem que ela tivesse conhecimento disso, deixando a segunda brava por ter pegado seu lugar. Outro exemplo muito comum se refere situao de quando uma criana chama ou escreve o nome de outra incorretamente, deixando seu colega chateado ou at mesmo bravo por tal equvoco. Vale ressalvar que esses enganos muitas vezes levam a tortuosos conflitos, uma vez que a percepo de que foi no proposital difcil de ser assimilada
286 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

pela criana, j que a distino entre uma agresso (fsica ou verbal) e um engano geralmente s percebida por meio da interveno de outros colegas e adultos que compreenderam o ocorrido. No quadro elaborado, verificam-se os itens Engano e Algum ter se machucado sozinho que vo ao encontro desta ideia. Portanto, alm das crianas perceberem o conflito enquanto causa e consequncia de dimenses fsicas, emocionais e coletivas, ele tambm notado como algo que no era para ser proposital, mas acaba, em alguns momentos, tornando-se como tal quando integrantes do grupo no o percebem desta maneira. O que dizem sobre suas estratgias e possibilidades de resoluo Agora, aps ter sido possvel delinear o que as crianas deste grupo ponderam enquanto conflito e as variveis que consideram para tais delimitaes, iniciar-se- uma anlise das sugestes que o grupo em foco trouxe para a resoluo deles. Como proposto no item anterior, seguir-se- neste momento primeiramente o quadro elaborado das categorias encontradas acerca das resolues de conflito, para, em seguida, expor a anlise feita.

Sendo reflexo ou no da produo e reproduo da cultura adulta, parte significativa das sugestes estava na necessidade de se conversar com a outra criana (ou grupo) acerca do que estava acontecendo para se tentar solucionar o conflito. Ainda que no explicitado no quadro, parte importante destas sugestes surgiu justamente em oposio ao bater, ou seja, para que, durante
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 287

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

um conflito, as crianas no utilizem a fora fsica para lidarem com o problema, necessrio que se tente conversar. Provavelmente em decorrncia da forte concepo de conflito enquanto causa ou consequncia justamente das agresses fsicas ainda que no a nica, como exposto anteriormente , a conversa enquanto alternativa para ela presente, bem como o segundo item mais citado pelas crianas: No bater. Porm, como evidentemente estes dois pontos de vista mencionados pelas crianas no esto isolados, diversas outras sugestes foram mencionadas. A partir do grupo de sugestes, assim como no momento da definio de conflitos foi possvel delimitar algumas semelhanas e divergncias nas propostas. Sumariamente, elas foram agrupadas em propostas para evitar um conflito, para saber lidar com o conflito no momento em que ele est ocorrendo e, por fim, sugestes do que fazer aps ele j ter se desenvolvido. No grupo de propostas para se evitar um conflito, tem-se: nunca mais fazer isso, melhorar e nunca mais brigar. Assim, o grupo de crianas pesquisado tem, enquanto concepo, que conflitos podem ser evitados utilizando certas estratgias, como, por exemplo, nunca mais repetir determinada atitude ou, outra ainda mais otimista, melhorar para nunca mais fazer isso. Em relao ao grupo de sugestes que focaram o que fazer aps o conflito e sua resoluo, encontram-se as seguintes possibilidades: desculpar, ser desculpado e, ainda, ser punido: levar bronca. perceptvel a noo que algumas crianas tm de buscar ser desculpado aps o ocorrido tanto a criana que o iniciou, quanto a que nada possa ter feito. E, ainda, a ideia de punio: a criana deve levar uma bronca para aprender a nunca mais fazer o que fez. J as sugestes para conseguirem lidar com o conflito no momento em que ele ainda est ocorrendo so mais generosas no sentido de possibilidades de estratgias. As crianas fizeram as seguintes sugestes: Conversar, No bater, Explicar para o amigo o que aconteceu, Falar para as professoras e Acalmar. A partir deste mapeamento das estratgias para resoluo de conflitos, ficou patente a ideia das crianas de que preciso tentar lidar com ele no momento em que ocorre, buscando solues isoladamente ou por meio da ajuda/interveno de outras pessoas. Porm, fica evidente tambm que as crianas no deixam de pontuar tanto um olhar que antecede quanto um que sucede o conflito, ou seja, meios e maneiras para se pensar o conflito tanto no sentido de evitar que ele volte a ocorrer como no sentido de saber lidar com ele durante e depois.

288

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

O olhar do adulto e as contribuies da criana para a pesquisa A partir da anlise dos materiais coletados e da percepo de suas possibilidades, decidiu-se expor duas vertentes importantes para a discusso terica acerca da temtica desta pesquisa. Trata-se de pontos que impreterivelmente buscaro constituir a relevncia que esta pesquisa teve ao que concerne investigao das ideias das crianas acerca do que so os conflitos. Para isso, decidiu-se expor duas possibilidades de anlise: uma referente ao contedo das falas em relao aos conhecimentos difundidos atualmente acerca de conflito na perspectiva walloniana, e, outra, concernente s contribuies da escuta da criana e seu significado para a discusso atual, circunscrita rea da Sociologia da Infncia. Essa diviso das discusses no tem por objetivo sugerir ou implicar na suposio de que so incompatveis as ideias que as compem, tornando-as estanques ou inconciliveis; pelo contrrio, esta diviso meramente ilustrativa tem por finalidade enriquecer pela sua complementaridade e, precisamente, pelas possibilidades de investigao e expanso da temtica abordada nesta presente pesquisa em outras reas do conhecimento, sejam sociolgicas, sejam psicolgicas. Assim, seguem abaixo a discusso acerca da ideia de conflito constitutivo e, ainda, as contribuies que as crianas possibilitaram ao discursarem sobre ele. Conflito constitutivo? Eis uma questo A partir da psicogentica de Wallon, como j mencionado anteriormente, o conflito est intrinsecamente relacionado com a constituio da identidade dos sujeitos e, por isso, tem o nome de conflito constitutivo. Esse processo de constituio iniciar-se- mais acirradamente por volta dos 3 anos de idade, momento em que as crianas adentraro as crises de oposio, nas quais buscaro construir o seu eu a partir necessariamente do outro aquele que no sou eu e, portanto, o que Wallon nomeou como no-eu. A negao de tudo o que no representa o eu favorecer a entrada da criana numa investigao de si mesma e, assim, numa descoberta e compreenso de quem ela para, ento, constituir ainda que num processo inacabado sua identidade a partir da preservao e afirmao de si mesma, do eu. Contemplando esta perspectiva, o conflito compreendido, portanto, enquanto movimento necessrio na formao dos sujeitos e no como algo negativo que degrada a constituio da identidade destes. justamente devido a este ponto de vista que Wallon se tornou autor de referncia nesta pesquisa,
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 289

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

pois, diferentemente de outros que o antecederam, compreende e analisa a criana de forma contextualizada, relevando as relaes que esta estabelece com o outro, consigo mesma e com o meio no sentido de complementao de si prpria com estes elementos e no enquanto interferncia negativa na sua forma de ser e estar no mundo. Assim, a teoria walloniana, ao apontar a necessidade de estar atento para as emoes e para os processos de construo da personalidade das crianas, inserindo o contexto e as relaes estabelecidas nele, traz para o campo da pesquisa a insero e a valorizao dos processos que elas elaboram desde sua existncia. Corroborando, portanto, com os objetivos que hoje so pesquisados na chamada Sociologia da Infncia, uma vez que esta, ao privilegiar o olhar tambm nas construes que as crianas participam de forma ativa, produzindo e reproduzindo cultura em seus contextos, credita aos pequenos a autoria da formao e da constituio de suas identidades a partir das relaes que estabelecem consigo, com o outro e com o meio, compreendendo neste trip a realidade necessria para a consolidao tanto da identidade de cada criana quanto da valorizao das culturas infantis. Porm, ainda assim, prevalece uma pergunta: ser que os conflitos que as crianas vivenciaram e puderam assistir no vdeo tm carter constitutivo, ainda que quase a totalidade das cenas tenha sido marcada pela agresso fsica entre as crianas? Ou ser que as cenas remetem a crises de violncia entre as crianas e, assim, nada tm de constitutivos, mas sim de destrutivos? Izabel Galvo trouxe em seu livro Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violncia no, um mapeamento de perspectivas de diversos autores acerca do que so conflitos. Dentre elas, h algumas que sugerem tal questionamento e uma delas a de Wieviorka, que ope conflitos violncia, por exemplo, afirmando que aqueles:
[...] baseiam-se em lgicas contrrias. No conflito, as pessoas ou grupos que se opem buscam reforar suas posies relativas na relao. Nele, aponta-se para a possibilidade de um compromisso entre os oponentes. A violncia, por sua vez, aponta para a ruptura da relao, para a destruio do outro. Por essa definio, a violncia floresce quando o conflito falha, quando ele inoperante ou impotente para assegurar uma unidade mnima entre as partes em oposio. (GALVO, 2004, p. 17).

Porm, Wallon aponta para outra perspectiva ao justamente compreender nas relaes que as crianas estabelecem umas com as outras um afrontamento no sentido de preservarem e/ou afirmarem suas identidades, imersas em sentimentos e emoes.
290 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

Prosseguindo e retomando este ponto de vista, a criana passa a constituir sua personalidade a partir de relaes e diferenciaes que estabelecem com seus pares, justamente numa fase marcada por crises de carter emocional. Essas crises, como definiu Galvo, so os momentos em que [...] o sujeito mergulha-se completamente nos efeitos da emoo e perde o controle sobre suas prprias aes (GALVO, 1995, p. 64) e que, portanto, pode utilizar-se de elementos fsicos para dar vazo as suas necessidades de impor-se no sentido de afirmar ou diferenciar o eu daquilo que no o , sem se dar conta, ter dimenso ou controle daquilo que efetivamente est fazendo, da sua ao. Sendo assim, as agresses fsicas entre as crianas no deixam de ter carter constitutivo, uma vez que estas representam um prolongamento das emoes com as quais esto lidando diante do conflito e que ainda no tm total controle acerca delas. Esta capacidade de controlar suas prprias aes, chamada por Wallon de disciplinas mentais, [...] est ligada ao amadurecimento dos centros de inibio e discriminao situados no crtex cerebral, que se d por volta dos seis, sete anos (GALVO, 1995, p. 75). Assim, como bem prossegue a autora, antes dessa idade, a possibilidade de a criana controlar voluntariamente suas aes pequena (GALVO, 1995, p. 75-76). Idade justamente que os agentes desta pesquisa esto em vias de alcanar ou h pouco alcanaram, ainda que esta idade a que Wallon se refere seja apenas indicativa, uma vez que varia de acordo com o contexto em que as crianas se inserem. A partir desta explanao terica, talvez seja possvel retomar a pergunta proposta no incio deste item: ser que os conflitos tratados nesta pesquisa possuem carter constitutivo ou no? A pesquisadora concluiu que os conflitos citados e apresentados para as crianas possuem carter constitutivo sim, na medida em que retratam as crises da composio do eu, seja na negao do no-eu, seja na afirmao desse eu. E, por fim, para corroborar com esta hiptese, tm-se as contribuies das opinies das crianas acerca dos conflitos, nas quais ficou evidente seu surgimento a partir de relaes que as crianas estabeleceram com outras e que, por algum motivo, tiveram carter ofensivo, seja com alguma criana ou grupo, seja com os combinados e regras estabelecidos no mesmo; que, de alguma forma ou por algum motivo, no vo ao encontro do que elas julgam ser justo ou adequado. A escuta da voz das crianas: suas contribuies a partir do olhar sociolgico Mas, enfim, o que significam estas falas? Qual a importncia de ouvilas? E, ainda, qual a sua relao com a sociologia?
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 291

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

Primeiramente, faz-se importante evidenciar, ainda que de forma sucinta, o atual papel que a sociologia est assumindo a partir da perspectiva de Sarmento e Pinto, pesquisadores portugueses proeminentes na discusso acerca da importncia da infncia. Eles afirmam que, a sociologia, est buscando
[...] constituir a infncia como objeto sociolgico, resgatando-a das perspectivas biologistas, que a reduzem a um e para eles. Porm, mais do que isso, a sociologia da infncia prope-se a interrogar a sociedade estado intermdio de maturao e desenvolvimento humano, e psicologizantes, que tendem a interpretar as crianas como indivduos que se desenvolvem independentemente da construo social das suas condies de existncia e das representaes e imagens historicamente construdas sobre a partir de um ponto de vista que toma as crianas como objeto de investigao sociolgica por direito prprio, fazendo acrescer o conhecimento, no apenas sobre infncia, mas sobre o conjunto da sociedade globalmente considerada. (SARMENTO, 2005, p. 363).

Defendem ainda que, para realmente concebermos as crianas como atores sociais de plenos direitos, devemos no somente perceber como tambm corroborar com sua capacidade de construo de cultura, a partir da possibilidade deles atriburem sentido s suas aes, de produzirem simbolicamente e, tambm, de constiturem suas representaes e crenas em sistemas organizados. Ambos os pesquisadores asseguram, ainda, que as culturas infantis no surgem no universo simblico exclusivo da infncia, pois este no fechado pelo contrrio, , mais do que qualquer outro, extremamente permevel nem lhes alheia a reflexividade social global. (PINTO; SARMENTO, 1997, p. 6). Sendo assim, possvel compreender a constante mutao da infncia, visto que ela o reflexo do que as crianas produzem em seus contextos atuais, de uma vida que dinmica, que muda constantemente e, portanto, faz parte de uma permanente construo cultural, fruto das inconstantes ideias da sociedade na qual as crianas esto inseridas. Assim,
A interpretao das culturas infantis, em sntese, no pode ser realizada no vazio social, e necessita de se sustentar na anlise das condies sociais em que as crianas vivem, interagem e do sentido ao que fazem. (PINTO; SARMENTO, 1997, p. 6).

Portanto, conhecer o que as crianas tm a dizer sobre o conflito, algo que certamente est em seu cotidiano e do qual de alguma maneira no podem escapar, j que fazem parte de um meio social no qual h diversos outros agentes que tambm conflitam, algo necessrio e enriquecedor acerca do que ainda no se sabe sobre elas, das lgicas e estratgias que so caractersticas das
292 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

crianas nestas situaes. To relevante quanto este aspecto a possibilidade de elaborar um trabalho no qual as crianas sejam protagonistas da pesquisa, enquanto seres de direitos que devem ser ouvidos, para que, desta maneira, o discurso atual acerca da importncia das crianas e da infncia transcenda da fala para a ao. Dar voz e ouvido s crianas acerca da temtica do conflito significa, por fim, valorizar sua cultura, suas resolues e explicaes acerca de seu cotidiano, ou seja, considerar as crianas [...] como actores sociais de pleno direito, e no como menores ou como componentes acessrios ou meios da sociedade dos adultos, implica o reconhecimento da capacidade de produo simblica por parte das crianas e a constituies das suas representaes e crenas em sistemas organizados, isto , em culturas. (PINTO, 1997, p. 20). Consideraes finais Esta pesquisa adentrou a rotina de crianas da Educao Infantil com um objetivo central: ouvir o que as crianas dizem sobre os conflitos. Esta iniciativa s pde ser concretizada ao se partir do pressuposto de que elas so atores sociais que produzem e reproduzem cultura a partir do mundo adulto e, portanto, so sujeitos capazes de elaborar suas prprias hipteses acerca da rotina que vivenciam e, assim, dos conflitos que lidam, sugerindo alternativas, propondo ideias para sua resoluo. Mas, afinal, o que as crianas disseram sobre conflitos? Ou, ainda, qual a relevncia de escutar tais falas? Por meio de suas falas, as crianas acabaram por corroborar duas interessantes ideias que esto intrinsecamente relacionadas. Uma primeira a do conflito enquanto elemento para constituir suas identidades por meio da afirmao e preservao do eu, desconstruindo, assim, hipteses redutoras deste movimento que ocorre de forma intensa na rotina da Educao Infantil (porm no somente nela), como, por exemplo, de que so as crianas mais agitadas ou, ainda, as endiabradas ou violentas que incitam os conflitos. Em suas argumentaes, foi possvel apreender diversas categorias do que so e como se pode fazer para resolv-los, o que mostrou o repertrio de sugestes que no se constitui apenas enquanto reproduo do mundo adulto, mas sim um dilogo que as crianas so capazes de estabelecer com o mesmo, transpondo e transformando as informaes que julgam pertinentes dele. Uma segunda ideia porm no menos importante trata justamente da importncia de
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 293

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

conceb-los como seres produtores de cultura e, portanto, da eminncia de analisar cada vez mais suas falas, uma vez que elas ampliam e enriquecem o repertrio do pesquisador que busca investigar com seriedade a infncia a partir de um olhar sociolgico. Ouvir o que as crianas tm a dizer do que elas veem, como sentem, o que temem e o que desejam na sua experincia educativa (CAMPOS; CRUZ, 2006, p. 12), e no somente observ-las e registrar o que o olhar adulto pde captar de suas rotinas, no somente traz como tambm valida, de forma efetiva, o discurso atual da importncia da infncia to trabalhado nesta pesquisa, inserindo as crianas de forma ativa na mesma, uma vez que se faz necessrio conceb-las como sujeitos produtores de cultura num contexto que dinmico e, portanto, que est permanentemente em processo de construo. E, ainda, juntamente com este propsito, conceber o conflito como constitutivo e, portanto, como algo necessrio na formao dos sujeitos, corrobora com a desconstruo de diversos esteretipos que ainda acompanham o olhar do adulto acerca das crianas, as imagens sociais que as reduzem como, por exemplo, de criana m, inocente ou naturalmente desenvolvida. Assim, constituir a Sociologia da Infncia enquanto parte da cincia da qual se originou a Sociologia e que esteja atenta complexidade das condies de existncia das crianas se faz imprescindvel. Uma cincia que credite na voz das crianas a possibilidade de desconstruir imagens j estabelecidas sem se esquecer de estar atenta para a no formao de novas imagens que novamente reduzam as crianas em seres a-crticos, a-polticos, a-sociais. (SARMENTO, 2007). Por fim, como bem afirmou Sarmento, faz-se necessria uma cincia que, em suma,
[...] faa da voz das crianas no o outro da voz dos adultos (no j silenciada, mas reduzida e filtrada pelo processo analtico empregue), mas a expresso de uma alteridade que se conjuga na sua diferena face aos adultos. (SARMENTO, 2007, p. 45).

REFERNCIAS
ALDERSON, P. As crianas como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participao sobre a metodologia de pesquisa. In: Educao e Sociedade: Revista de Cincia e Educao, So Paulo: Cortez; Campinas: Cedes, v. 26, n. 91, p. 419-442, 2005.
294 Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

ARIS, P. O sentimento da infncia. In: ______. Histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1981. ARROYO, M. O significado da infncia. In: SIMPSIO NACIONAL DE EDUCAO INFANTIL, 1994. Anais... Braslia: MEC, 1994. CAMPOS, M. M.; CRUZ, S. H. V. Consulta sobre qualidade na Educao Infantil: o que pensam e querem os sujeitos desse direito. So Paulo: Cortez, 2006. CORSARO, W. Pesquisa etnogrfica realizada com as crianas de jardins de infncia nos Estados Unidos e na Itlia. Braga: U. Minho/Instituto de Estudos da Criana, 2003. _____. Entrada no campo, aceitao e natureza da participao nos estudos etnogrficos com crianas pequenas. Educao e Sociedade: Revista de Cincia e Educao, v. 26, n. 91, p. 443-464, 2005. FARIA, A. L. G.; DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (Orgs). Por uma cultura da Infncia: metodologia de pesquisa com crianas. Campinas: Autores Associados, 2002. FERREIRA, M. Do avesso do brincar ou... As relaes entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construo da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianas nos jardins de infncia. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. B. Crianas e midos: perspectivas sociopedaggicas da infncia e educao. Lisboa: Edies ASA, 2004. GALVO, I. Henri Wallon: uma concepo dialtica do desenvolvimento infantil. Petrpolis: Vozes, 1995. ______. Emoes e conflitos: anlise da dinmica das interaes numa classe de educao infantil. guas de Lindia, SP: Fundao Orsa, 1998. ______. A anlise dos conflitos como eixo para a reflexo sobre a prtica pedaggica. Pro-posies, v. 12, n. 2-3, p. 122-140, jul.-nov. 2001. ______. Expressividade e emoes segundo a perspectiva de Wallon, In: ARANTES, Valria Amorim (Org.). Afetividade na escola: alternativas tericas e prticas. So Paulo: Summus, 2003.
Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR 295

CORSI, B. R. Relaes e conflitos entre crianas na educao infantil...

______. Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violncia no. Petrpolis: Vozes, 2004. JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998. PINTO, M.; SARMENTO, M. J. As crianas e a infncia: definindo conceitos, delimitando campo. In: SARMENTO, M. J.; PINTO, M. As crianas: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criana, Universidade do Minho, 1997. SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnogrfico em educao. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. (Orgs.). Itinerrios de pesquisa: pesquisas qualitativas em Sociologia da Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137-149. _____. Geraes e alteridade: interrogaes a partir da sociologia da infncia. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378. 2005. ______. Visibilidade social e estudo da infncia. In: VASCONCELLOS, V. M. R.; SARMENTO, M. J. (Org.). Infncia (in)visvel. Araraquara: Junqueira & Marin, 2007. WALLON, H. As origens do carter da criana. So Paulo: Nova Alexandria: 1995. ______. A evoluo psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70, 1998.

Texto recebido em 30 de abril de 2009. Texto aprovado em 10 de outubro de 2009.

296

Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 42, p. 279-296, out./dez. 2011. Editora UFPR

Vous aimerez peut-être aussi