Vous êtes sur la page 1sur 18

A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801

Elisa Frhauf Garcia


Bolsista Capes Em 27 de fevereiro de 1801, pressionada pela Frana, a Espanha declarou guerra a Portugal. Segundo Valentim Alexandre, esta declarao de guerra e o conflito da originado, conhecido com a "guerra das laranjas", no foram desejados nem desenvolvidos com muito empenho pelos espanhis. Isto corroborado pelo fato das relaes diplomticas entre as Cortes Ibricas terem se mantido durante o breve conflito e todo o seu desenrolar ter sido acompanhado por negociaes de paz. Por outro lado, as campanhas militares progrediram com extrema morosidade, restringiram-se s reas fronteirias e duraram apenas duas semanas, de 19 de maio a 8 de Junho 1. Aps pouco mais de trs meses de estado de guerra, as Coroas Ibricas assinaram o Tratado de Badajoz, celebrando a paz entre ambas 2. Tal como ocorreu ao longo de todo o sculo XVIII, novamente os conflitos entre os estados europeus refletiram-se nas suas possesses ultramarinas, algumas vezes, como o caso, com maiores desdobramentos nas colnias do que nas metrpoles. A declarao de guerra ensejou nos colonos estabelecidos no sul da Amrica portuguesa as pretenses que vinham alimentando, havia mais de meio sculo, pela posse dos Sete Povos das Misses situados na margem oriental do rio Uruguai. Os luso-brasileiros anexaram ao territrio portugus os Sete Povos e os seus domnios sem encontrarem muita resistncia da parte dos espanhis. O xito na anexao das Misses levou Varnhagen a considerar que os conflitos entre Portugal e Frana no foram de todo desvantajosos para o "Brasil", uma vez que acarretaram a ruptura do Tratado de Santo Ildefonso e a anexao definitiva do territrio dos Sete Povos 3. Para compreender as pretenses dos luso-brasileiros ao territrio dos Sete Povos preciso retroceder at o Tratado de Madri, firmado em 1750, no qual ficou estipulado que os Sete Povos passariam a ser territrio de Portugal que, em troca, desistiria definitivamente da Colnia do Sacramento. Devido a uma srie de contratempos e adversidades, o Tratado de Madri foi anulado, em 1761, pelo Tratado de El Pardo, que pressupunha o retorno aos limites anteriores a 1750. Em 1777, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, que deveria resolver os problemas de limites na Amrica. Por este Tratado, foram criados os "campos neutrais", faixa de terra sobre a qual nenhum dos dois Imprios, em permanente litgio, teria jurisdio, sendo, como o nome indica, neutra. Quando se deu a anexao das Misses, as comisses demarcadoras ainda no tinham concludo os limites estipulados por Santo Ildefonso.

Doutoranda em Histria Moderna pela Universidade Federal Fluminense. Valentim ALEXANDRE, Os sentidos do Imprio, Porto, Edies Afrontamento, 1993, p. 122. 2 Em 6 de junho foram assinadas as convenes em Badajoz, mas o tratado s foi ratificado pela Espanha em 16 de junho, abolindo assim o estado de guerra entre as duas Coroas. Ibidem, pp. 125-126. 3 Francisco Adolfo de VARNHAGEN, Histria Geral do Brasil. Antes da sua separao e independncia de Portugal, So Paulo, Melhoramentos, 1953, p. 28.
1

Comunicaes

A conquista das Misses nunca foi objeto de um trabalho especfico de monta. Geralmente foi abordada em artigos ou em captulos de livros que tratavam mais amplamente da histria do Rio Grande do Sul ou do Brasil. Nestes trabalhos, um dos aspectos sempre discutidos era a sua "natureza singular", pois foi empreendida por particulares e no pelo exrcito regular diretamente sob o comando das autoridades coloniais. Esta caracterstica levou Capistrano de Abreu, por exemplo, a afirmar: Os debates inanes das demarcaes ainda continuavam em 1801 ao rebentar a guerra entre Portugal e Espanha. Ipso facto caducaram os tratados. Jos Borges do Canto, desertor do regimento dos drages, e Manuel dos Santos Pedroso, sem ordem de ningum, congregaram um troo de aventureiros, e atiraram-se contra os sete povos do Uruguai. Foram, viram, venceram; voltou novamente a ser lindeiro o rio Ibicu 4. Ainda que talvez tenha sido Capistrano quem mais explicitamente asseverou ter se dado a conquista unicamente pela voluntariedade de alguns homens, esta interpretao se faz presente em muitos trabalhos, inclusive em livros tidos como "pioneiros" da historiografia sobre o Brasil. o caso de Robert Southey, em sua "Histria do Brasil", no qual escreveu: "empreendeu Jos Borges do Canto com um bando de aventureiros uma expedio contra as Sete Redues" 5. O aspecto da voluntariedade dos luso-brasileiros e a ausncia de recursos da Coroa portuguesa para a conquista foram destacados pelo sargento-mor Domingos Jos Marques Fernandes na sua "Descrio corogrfica, poltica, civil e militar da capitania do Rio Grande de So Pedro do Sul". Esta descrio foi uma das primeiras tentativas de sistematizao da histria da capitania, tendo sido escrita pouco depois da conquista, em 1804. Provavelmente, a abordagem de Marques Fernandes serviu de base para muitas das interpretaes da conquista feitas pelos historiadores 6. O pressuposto segundo o qual a conquista das Misses teria ocorrido de forma espontnea, sem autorizao ou interferncia das autoridades coloniais, j foi questionado h algum tempo por historiadores que escreveram sobre o tema como, por exemplo, Aurlio Porto e Sousa Docca 7. Porto questiona especificamente Capistrano de Abreu, justificando o equvoco de sua interpretao pelo desconhecimento de fontes que na poca ainda no eram de domnio pblico. J Sousa Docca apenas endossa a crtica de Porto, remetendo para seus escritos na nota de rodap respectiva. Apesar da explicao que privilegia a total espontaneidade na ao dos conquistadores ter sido descartada, a natureza de sua empreitada permanece obscura, pois tratou-se de um movimento onde fizeram parte tanto a iniciativa dos particulares quanto dos representantes locais do poder rgio. O prprio Aurlio Porto interpretou a campanha da seguinte maneira: "Tendo por inspirador o tenente-coronel Patrcio Jos Corra da Cmara que, razo, comandava o

4 Joo Capistrano de ABREU, Captulos de histria colonial & Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil, Braslia, Editora da UnB, 1982, p. 181. Negrito da autora. 5 Robert SOUTHEY, Histria do Brasil, Belo Horizonte, Itatiaia; So Paulo, Editora da USP, 1981, 3 vols, 3 vol, p. 376. Grifo da autora. A mesma abordagem encontrada em: Jos Feliciano Fernandes PINHEIRO, (Visconde de So Leopoldo), Anais da provncia de So Pedro, Petrpolis, Vozes; Braslia, INL, 1978, p. 144; Joo Pedro GAY, Histria da Repblica Jesutica do Paraguai, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1942, p. 377. 6 Esta descrio foi escrita por Marques Fernandes em 1804 e era destinada ao Prncipe Regente D. Joo, visando justificar a solicitao do autor para que fossem criados quatro municpios na Capitania, o que foi atendido em 1809, aps a vinda da Corte para o Brasil. A descrio foi publicada em 1961 pelo Instituto Anchietano de Pesquisas, sob o ttulo de: "A primeira histria gacha", razo pela qual ser doravante assim denominada. Domingos Jos Marques FERNANDES, A primeira histria gacha, So Leopoldo, RS, Instituto Anchietano de Pesquisas, 1961, pp. 58-61. 7 Aurlio PORTO, Histria das Misses Orientais do Uruguai, Porto Alegre, Livraria Selbach, 1954, p. 469; Emlio Fernandes de Sousa Docca, Histria do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, edio da organizao Simes, 1954, p. 184.

Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

Regimento de Drages, no Rio Pardo, a Conquista das Misses levada a efeito por partidas irregulares de civis a que se agregam alguns milicianos" 8. No mesmo sentido, Sousa Docca tambm acaba por oferecer uma interpretao ambgua, quando afirma: "Os fatores principais desse feito foram a bravura e a impetuosidade de Pedroso e Borges do Canto e o descontentamento existente entre os indgenas pela dominao espanhola" 9 . Ou seja, os mesmos autores que questionaram, com pertinncia, a interpretao de Capistrano, acabaram por tambm enfatizar a iniciativa dos particulares como motor da conquista 10. Acredito que uma discusso mais aprofundada sobre esta campanha ainda necessita ser feita, como sugerem alguns autores contemporneos que trabalham com a temtica da populao Guarani. o caso de Guillermo Wilde, para o qual a questo da anexao dos Sete Povos ainda no foi devidamente esclarecida, embora aponte que sua percepo deve passar necessariamente pelo estudo da populao missioneira, pois esta teria facilitado a ao dos lusobrasileiros 11. Trabalhos recentes sobre o tema, no entanto, no apenas no consideraram a participao dos ndios na campanha, como a diminuram se comparados s abordagens "tradicionais". Para Fernando Camargo, a adeso dos ndios aos portugueses ou espanhis definiria o vencedor dos conflitos. Porm, afirma que em 1801, tal como ocorrera durante a "Guerra Guarantica", a populao missioneira no chegou a um "consenso" e a melhor forma de explicar o comportamento da maioria dos ndios missioneiros em 1801 a "indiferena", sem, no entanto, embasar esta afirmao em nenhuma fonte documental 12. Para alm da participao dos ndios, o prprio significado da conquista ainda no foi dimensionado. A anexao dos Sete Povos representou um acrscimo territorial equivalente ao ganho de mais uma provncia para a Colnia, conforme expuseram alguns autores 13. Ressalte-se que o tamanho do territrio anexado excedia as dimenses da Capitania do Rio Grande na poca. Portanto, atravs desta campanha, a capitania mais do que duplicou o seu tamanho, adquirindo, grosso modo, seu contorno atual. Segundo Manoel Aires de Casal, pelo seu tamanho e especificidade, o governo portugus pensou em formar ali a provncia das Sete Misses. Logo aps a conquista, esta ficaria momentaneamente sob a jurisdio da Provncia de So Pedro, at para ser nomeado um governador. Esta diviso est evidenciada no seu livro "Corografia Braslia", publicado em 1817. No livro h um captulo para cada provncia, e o captulo trs chama-se "Provncia do Uruguai", correspondente ao territrio dos Sete Povos 14. Alm do ganho territorial, deve-se considerar tambm o acrscimo populacional obtido com a integrao dos missioneiros. Segundo os dados apresentados por Jos de Saldanha15, no

Aurlio PORTO, Histria das Misses... cit., p. 474. Emlio Fernandes de Sousa DOCCA, Histria do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Organizaes Simes, p.185. 10 Esta linha de raciocnio j tinha sido apontada por Hemetrio Jos Velloso da Silveira, em seu livro publicado em 1909. Para o autor, o motor da conquista dos Sete Povos foi apenas o esforo dos sul-riograndeses. Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais e seus antigos domnios, Porto Alegre, Companhia Unio de Seguros Gerais, 1979, p. 85. 11 Guillermo WILDE, Orden y ambigedad en la formacin territorial del Ro de la Plata a fines del siglo XVIII, in Horizontes Antropolgicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p.105-135, julho de 2003, p. 118 12 Fernando da Silva CAMARGO, O Maln de 1801: a Guerra das Laranjas e suas implicaes na Amrica meridional, Porto Alegre, PUC, 2000, (tese de doutorado em histria), p.185. Uma interpretao muito prxima da de Camargo pode ser encontrada em: Tau GOLIN, A Fronteira, Porto Alegre, LP&M, 2002, p. 254. 13 Francisco Adolfo de VARNHAGEN, Histria Geral do Brasil... cit., p. 29. A interpretao de Varnhagen citada e retomada em Carlos TESCHAUER, Histria do Rio Grande do Sul dos dois primeiros sculos, So Leopoldo, Ed. Unisinos, 2002, p. 465. Em relao ao tamanho do territrio anexado, ainda temos Silveira, que expe tratar-se de cinco mil lguas quadradas, ou seja, um territrio maior que o da Capitania na poca: Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais... cit., p. 66. 14 Manoel Aires de CASAL, Corografia Braslica, Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1945 [1817], p. 171 e segs. 15 Jos de Saldanha era bacharel em Filosofia e Matemtica, especializado em Geografia e Astronomia. Em 1782, foi enviado ao Rio Grande para participar das demarcaes de fronteiras estipuladas pelo Tratado de 1777. Conviveu
9

A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801

Comunicaes

momento de entrada dos portugueses nos povos ali residiam 13.950 ndios 16. Isto no significava apenas um incremento de vassalos para o Monarca portugus, mas tambm 13.950 sditos a menos para o Rei espanhol, numa regio de fronteira onde as Coroas necessitavam de vassalos para sustentar as suas pretenses expansionistas 17. Conforme Domingos Jos Marques Fernandes, o nmero total de habitantes do Rio Grande em 1804 era de 50.000, sendo que nesta estatstica no se encontram os ndios dos povos recm conquistados 18. Desta forma, a tomada das Misses significou um acrscimo de 27,9% no nmero total de habitantes do Continente. Os Sete Povos, apesar de tratados genericamente como uma unidade, no formavam um conjunto administrativo na poca da conquista. Seis povos integravam o departamento de So Miguel, enquanto o povo de So Borja pertencia ao departamento do Yapeyu 19. Alm dos Sete Povos, na regio anexada tambm estavam localizadas tanto as estncias destas redues quanto as de outros povos do departamento de Yapeyu. Cada reduo tinha uma ou duas estncias nas quais criavam vrios os tipos de vacuns. Enquanto algumas estncias ficavam localizadas perto dos seus respectivos povos, cerca de 20 quilmetros, outras chegam a distar 300 quilmetros das suas sedes 20. Nas estncias havia em torno de 30 ndios pees, sendo que o nmero total de habitantes subia a 70 contabilizando-se as suas mulheres e crianas. Nelas existia um nmero avultado de gado, sendo que nas mais avantajadas havia aproximadamente 20.000, incluindo-se todos os tipos de vacuns 21. O departamento de So Miguel era, no final do sculo XVIII e princpios do sculo XIX, o mais rico no conjunto dos povos missioneiros. Apesar de ter tido um decrscimo populacional grande em relao ao perodo posterior "Guerra Guarantica", sua populao se manteve mais estvel quando comparada com a dos demais departamentos. Alm disto, sua riqueza em rebanhos tambm era a maior entre os cinco departamentos. Mesmo se considerarmos que historicamente So Miguel teve sua riqueza centrada nos rebanhos, este dado conjugado com o menor declnio da sua populao sugere que a desagregao nestes seis povos parece ter sido menor se comparada aos demais 22. Segundo dom Diego Alvear: La doble proporcin que rene este departamento [So Miguel], de campos espaciosos y frtiles para la agricultura y cra de ganados y de grandes montes para el beneficio de la yerba y de maderas, le hace sin disputa el ms florido y poblado de las Misiones, y por consiguiente el ms industrioso y rico 23. Neste escrito, pretendo privilegiar dois aspectos que considero importantes no processo da passagem das Misses para o territrio da Amrica portuguesa. Em primeiro lugar, como se deu a relao entre os representantes locais do poder rgio e os particulares, pensando que a conquista
assiduamente com os ndios missioneiros e com os Charrua e Minuano, sobre os quais escreveu vrias informaes em seus dirios. Em 1803, foi nomeado comandante geral das Misses conquistadas. 16 Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), doravante citada como BNRJ, MS-554 (1) Coleo Linhares, Jos de SALDANHA, Notcia abreviada dos principais sucessos da Guerra de 1801, na campanha do Rio Grande de So Pedro, na Amrica Meridional, s/d (c.1802), fl. 4 17 Para a importncia do povoamento efetivo das fronteiras da Amrica portuguesa e a importncia dada aos ndios neste contexto veja-se ngela DOMINGUES, Quando os ndios eram vassalos: colonizao e relaes de poder no Norte do Brasil na segunda metade do sculo XVIII, Lisboa, Comisso Nacional para as Comemoraes dos Descobrimentos Portugueses, 2000, p. 58. 18 Domingos Jos Marques FERNANDES, A primeira histria gacha cit., p. 33. 19 No incio da dcada de 1770, os 30 Povos das Misses foram divididos em cinco departamentos, que ficavam subordinados a um governador. Os cinco departamentos eram, alm de So Miguel e Yapeyu, Santiago, Candelria e Conceio 20 Ernesto J. A MAEDER, Misiones del Paraguay: conflicto y disolucin de la sociedad guaran, Madri, MAPFRE, 1992, p. 140. 21 Gonzalo de DOBLAS, Memoria histrica, geogrfica, poltica y econmica sobre la provincia de Misiones de indios guarans, Alicante, Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2002 [1785], pp. 23-24. 22 Ernesto J. A. MAEDER, Misiones del Paraguay... cit., pp.53 e segs e pp. 140 e segs. 23 Diego ALVEAR, Relacin geogrfica e histrica de la provincia de Misiones, Alicante, Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2002 [1784], p. 99 4 Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

teria sido um empreendimento misto, semelhante a outros processos de conquista territorial ocorridos durante a poca colonial. Ou seja, pretendo interpretar a conquista das Misses no dentro de uma concepo que contrape o poder "pblico" e o poder "privado", mas sim pensar na lgica que vigorava naquele perodo histrico, onde esta diviso no se fazia presente na sua acepo atual. Por outro lado, repensar as afirmaes dos "conquistadores" sobre a campanha ter sido feita s suas custas, sem dispndio do errio rgio. A questo no se estas informaes so verdadeiras ou falsas, mas sim que elas faziam parte de um tipo de discurso vigente no Antigo Regime, com o fim de aumentar a qualidade dos vassalos em busca de mercs e de engrandecer os seus feitos. Em segundo, tentar articular o papel das populaes indgenas na campanha, pois os trabalhos sobre o tema indicam que a ocupao das Misses teria sido "fcil" porque os ndios foram previamente contatados pelos luso-brasileiros e teriam aderido ao seu plano expansionista, preferindo ficar sob a administrao portuguesa do que sob a espanhola. difcil aquilatar a capacidade de escolha das populaes indgenas naquele momento. certa a sua participao na conquista e que sem a sua colaborao a tomada no teria sido possvel. Porm, necessrio pensar em quais condies estas populaes fizeram esta "escolha" e o que esta teve de coercitiva, pois os missioneiros, em algum momento, devem ter se visto coagidos a escolher entre os portugueses e espanhis e a sofrer as conseqncias desta opo. Para isto, necessrio um breve apanhado da situao dos Sete Povos no perodo anterior conquista, a fim de se compreender o contexto no qual este se deu. As Misses entre a expulso dos jesutas e a anexao ao Estado do Brasil Aps a Guerra Guarantica e com a posterior anulao do Tratado de Madri em 1761, o territrio das Misses continuou pertencendo aos domnios espanhis e sob a administrao dos jesutas. Estes foram expulsos dos domnios do Rei Catlico em 1767, ordem que foi executada nas Misses em 1768, passando o governo dos povos a ser exercido por administradores leigos indicados pelo governador de Buenos Aires, na poca dom Francisco de Paula Bucareli y Ursua. Antes de executar a expulso dos jesutas, Bucareli y Ursua mandou chamar a Buenos Aires um cacique e um corregedor de cada povo, para dar-lhes pessoalmente a notcia, buscando com isto antever e, se fosse o caso, contornar alguma situao de revolta contra a expulso por parte dos ndios 24. Ao chamado do governador atenderam 58 representantes dos povos, 29 caciques e 29 corregedores. Aps chegarem capital, os representantes dos povos foram bem acomodados e tratados como "senhores". O governador lhes disse que a partir deste momento no seriam mais escravos de ningum, leia-se dos jesutas, e poderiam dispor da totalidade dos frutos dos seus trabalhos, assim como de todos os benefcios de serem vassalos do Rei Catlico. Bucareli y Ursua ainda acrescentou que os principais indgenas seriam tratados como cavalheiros 25. Para a organizao das Misses aps a expulso dos jesutas, o governador elaborou um sistema atravs do qual deveriam ser geridos os ndios, utilizando como modelo a legislao pombalina consoante aos ndios da Amrica portuguesa 26. Bucareli y Ursua estabeleceu a obrigatoriedade do uso do espanhol, proibindo as crianas de falarem o guarani nas escolas,
24 Relao do governador Bucareli y Ursua sobre a forma como cumpriu as ordens da expulso dos jesutas. Buenos Aires, 6 de setembro de 1767, in: Jaime CORTESO, Do Tratado de Madri conquista dos Sete Povos (1750-1802), Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1969, (Manuscritos da Coleo de Angelis), p. 358. 25 Carta del Gobernador de Buenos Aires al Conde de Aranda..., Buenos Aires, 6 de setiembre de 1767; Carta del Gobernador de Buenos Aires al Conde de Aranda..., Buenos Aires, 14 de setiembre de 1767, in: Francisco Javier BRABO, Coleccion de documentos relativos la expulsion de los Jesuitas de la Republica Argentina y del Paraguay, en el reinado de Carlos III, Madri, Estabelecimento Tipogrfico de Jos Maria Perez, 1872, respectivamente p. 39, 81, 101. 26 Ernesto J. A. MAEDER, El modelo portugues y las instrucciones de Bucarelli para las misiones de guaranies, in: Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, 1987, XIII (2).

A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801

Comunicaes

estimulou os casamentos entre espanhis e ndias, retirou a administrao temporal dos curas, entre outras. A organizao poltica dos povos instituda pelos jesutas foi mantida, grosso modo, aps a sua expulso, embora alguns cargos tenham sido ampliados ou modificados. Em cada reduo havia um cabildo composto por representantes escolhidos entre os ndios, que seriam responsveis pela gesto povo. No perodo posterior expulso dos inacianos, os cabildos eram compostos por: "um corregedor, dois alcaides, um alcaide da irmandade, um alguacil maior, um mordomo e um secretrio". A cada ano tambm deveriam ser nomeados os cargos militares, os mestres principais dos ofcios e os cuidadores das fainas, nomeados pelo corregedor e, posteriormente, aprovados pelo administrador. A quantidade total destes cargos, de acordo com Gonzalo de Doblas, chegava a 80 ou 100, tendo muitas redues um excesso de pessoas em posies de mando 27. Nos dias de festa ou de alguma cerimnia, os ndios mandarins 28 usavam roupas especiais, sendo que algumas delas eram bastante dispendiosas. Seguiam um ritual especfico, principalmente nos povos em que residiam os governadores ou tenentes governadores. Nestes povos, os ndios iam casa do governador e o acompanhavam at a igreja, caminhando os mandarins numa fila hierrquica, onde o primeiro era o corregedor, seguindo-se os cargos de acordo com a sua graduao. Esta organizao hierrquica tambm era utilizada na igreja, cabendo a cada cargo um assento especfico 29. Segundo Guillermo Wilde, Bucareli y Ursua tentou estabelecer com as lideranas indgenas relaes de reciprocidade, visando com isto garantir a sua legitimidade como governador perante os ndios. Os jesutas, em sua gesto das Misses, buscaram fortalecer os ndios mandarins, em detrimento dos caciques. Ou seja, obedincia a uma liderana tradicional, depositria dos costumes anteriores experincia da reduo, os jesutas contrapuseram uma nova liderana, baseada em cargos introduzidos pelos religiosos na organizao poltica dos Guarani 30. Com estas medidas, os inacianos visavam se fortalecer perante os ndios, confiando que os Guarani por eles empossados em posies de comando lhes seriam mais leais que os caciques. Dessa forma, Bucareli y Ursua tentou inverter esta lgica, tentando trazer para a sua esfera de poder os caciques, muitos deles ressentidos com o alijamento parcial sofrido sob o regime dos jesutas. Bucareli y Ursua buscou que cada vez mais os caciques ocupassem os cargos dos cabildos, fazendo convergir as duas funes. Por outro lado, a organizao dos jesutas utilizada nas redues j estava em crise desde o advento da "Guerra Guarantica". Segundo Wilde, os inacianos estavam com problemas de legitimidade ocasionados pelo conflito, a partir do qual os missioneiros passaram a duvidar da fidelidade dos padres e do seu poder em manter os interesses dos povos 31. Pese o tempo da experincia missioneira, ao que tudo indica os caciques no perderam a sua influncia junto aos ndios reduzidos, pois quando Bucareli y Urusua resolveu apoiar-se neles para a expulso dos jesutas, os encontrou com influncia suficiente para apoi-lo em seus projetos. Aps a temporalizao 32 dos povos, foram concedidos privilgios de nobreza aos caciques missioneiros. Esta nobreza, segundo Diego Alvear, tinha os mesmos signos da peninsular e bastava ser cacique para dela usufruir. Estes podiam utilizar a cruz distintiva de

Gonzalo de DOBLAS, Memria histrica, geogrfica...cit., p. 42. Termo empregado para designar os ndios que exerciam os cargos de mando nas Redues. 29 Gonzalo de DOBLAS, Memria histrica, geogrfica cit., p. 44. 30 Segundo Maeder, pela maior vinculao dos mandarins aos jesutas, em alguns momentos estes chegaram a ser um entrave para as mudanas propostas por Bucareli y Ursua. Ernesto J. A. MAEDER, Misiones del Paraguay... cit., p. 72. 31 Guillermo WILDE, Antropologia historica del liderazgo guarani missioneiro (1750-1850), Buenos Aires, Universidade de Buenos Aires, 2003, (tese de doutorado) respectivamente pp. 113, 129 e segs, 121. 32 O processo de expulso dos jesutas das Redues do Rio da Prata foi chamado de temporalizao, pois substituiria uma administrao religiosa por uma secular.
28

27

Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

qualquer uma das quatro ordens militares e detinham o privilgio do uso do ttulo de dom, o qual podiam exigir "de justia ou de direito" 33. Para alm de todo o aparato de status e de poder dos mandarins, aos quais os ndios davam muito valor, parece que a sua real capacidade de governo nas misses era bastante diminuta frente s autoridades espanholas. Segundo as ordenanas que regiam os povos, a autoridade nestes estava a cargo do corregedor e do cabildo, e o administrador deveria apenas aconselh-los. Porm, para Gonzalo de Doblas, no era isto que ocorria. O administrador procedia segundo as suas concepes, ficando a cargo do corregedor e do cabildo apenas a execuo de suas ordens 34. No entanto, os mandarins no foram passivamente alijados de seu poder de mando, pois existem vrios casos de conflitos entre os cabildantes e os administradores, em muitos dos quais os primeiros fizeram, ou tentaram fazer valer as suas prerrogativas enquanto lideranas dos povos detentoras de direitos e privilgios especficos 35. Um dos maiores problemas enfrentados por Bucareli no incio da gesto leiga dos povos foi encontrar pessoas aptas para ocupar os cargos administrativos. Conforme Doblas, os primeiros administradores, alm de despreparados, nada conheciam sobre os ndios e o sistema de reduo ao qual estavam at ento submetidos, dificultando os relacionamentos entre eles 36. Por outro lado, ocorreram conflitos nas redues devido separao do poder temporal e do espiritual aps a temporalizao. Para os Guarani estas duas funes convergiam na figura do cura jesuta e, no princpio da temporalizao, estes respeitavam mais ao cura 37 do que ao administrador. Segundo Gonzalo de Doblas, os curas e os administradores protagonizaram uma srie de conflitos nos povos, pois disputavam no apenas a primazia sobre os ndios, mas tambm a administrao dos seus bens coletivos. Os curas queriam que os ndios assistissem missa todos os dias, no respeitando os horrios de trabalho. O administrador, por sua vez, queria que os ndios trabalhassem, pouco respeitando os horrios das missas, feriados e dias santos. Disputavam entre si tambm a gesto do colgio 38, que era a habitao de ambos e ,enquanto os curas buscavam monopolizar as hortas e pomares, os administradores negavam aos curas os materiais necessrios a sua manuteno, como comida, velas, tecidos, etc 39. Estes conflitos, descritos aqui genericamente, se traduziram em vrios momentos em enfrentamentos diretos, chegando inclusive alguns curas a proibirem a entrada dos administradores nas "suas" igrejas. Para Doblas, as maiores vtimas destas disputas eram os ndios, pois em meio aos conflitos no sabiam a quem seguir 40. No entanto, segundo Wilde, com o passar do tempo, os missioneiros comearam a utilizar-se destes conflitos, aproveitando as lacunas de poder e as possibilidades de manobras por eles ocasionadas 41. At 1800, o sistema das Misses, apesar das modificaes introduzidas por Bucareli y Ursua, preservou algumas das caractersticas da poca dos jesutas. Entre estas, a mais importante foi a manuteno do regime de comunidade, segundo o qual os ndios dividiam o seu tempo de trabalho entre as atividades para a comunidade e as atividades nas suas roas pessoais. Os frutos do trabalho para a comunidade eram geridos pelo administrador e pelo
Diego ALVEAR, Relacin geogrfica e histrica... cit., p.102. O autor no deixa claro se os caciques apenas tinham o direito de usarem as cruzes distintivas das ordens militares ou se realmente eram membros efetivos destas, no sentido de poderem usufruir dos demais benefcios exclusivos dos seus cavaleiros. 34 Gonzalo de DOBLAS, Memria histrica y geogrfica... cit., p. 21. 35 Guillermo WILDE, Antropologia historica..., pp. 129 e segs. 36 Gonzalo de Doblas, Memria histrica y geogrfica cit., p. 19 37 Os jesutas foram substitudos por procos procedentes de trs ordens: dominicanos, mercedrios e franciscanos. Cada uma destas ordens ficou responsvel pela gesto de dez povos, sendo estes intercalados, visando evitar concentrar uma ordem em povos prximos e, com isto, acumulassem demasiado poder em uma regio. Ernesto J. A. MAEDER, Misiones del Paraguay... cit., pp. 170 e segs. 38 Os colgios eram as habitaes dos jesutas, de onde estes tambm administravam a Reduo. Era o principal edifcio do povo 39 Gonzalo de DOBLAS, Memria histrica, geogrfica... cit., p. 25. 40 Idem, Ibidem, p. 26. 41 Guillermo WILDE, Antropologia histrica... cit., p. 152. A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801 7
33

Comunicaes

cabildo, sendo os excedentes comercializados em Buenos Aires. Os ndios tambm tinham a sua liberdade cerceada, no podendo sair dos povos e nem empregar a sua fora de trabalho como lhes conviesse, pois estavam vinculados ao regime de comunidade. Em 18 de fevereiro de 1800, o vice-rei Marqus de Avils liberou por meio de um decreto alguns ndios deste regime, para com isto incentivar os missioneiros a participarem mais ativamente da vida econmica e comercial do Rio da Prata. Para embasar a lista das famlias que seriam liberadas, o Vice-rei utilizou algumas investigaes com este fim realizadas nos povos, nas quais os administradores e os curas deveriam nomear as famlias que consideravam aptas para serem liberadas, cujo nmero total foi 323, significando, em nmero de pessoas, 12,7% dos ndios das misses. Cabe ressaltar que o nmero de liberados variava de acordo com os povos, no estando equilibrado entre estes 42. Os liberados trabalhariam apenas para si e seriam sustentados pela comunidade durante um ano a partir do decreto, no qual deveriam se adaptar ao novo sistema de trabalho. A liberao intensificou os conflitos entre ndios e a administrao espanhola, pois muitos missioneiros no includos nas listas se achavam com o direito de serem liberados. A questo se tornou mais complexa porque o decreto de liberao inclua o nome de determinada pessoa e estendia o direito aos seus parentes. Houve vrias confuses em torno deste quesito. Primeiro, porque o decreto do Vice-rei no considerava o sistema de parentesco Guarani. A referncia a "famlia" no documento significava a famlia nuclear ocidental, embora isto no estivesse especificado. Dessa forma, muitos ndios, sabendo desta margem de interpretao, tentaram burlar o decreto, se fazendo integrar entre os membros de alguma famlia liberada. Por outro lado, alguns missioneiros que, dentro da lgica familiar dos Guarani, pertenciam a estas famlias, no foram liberados, pois os funcionrios espanhis no aceitaram a sua argumentao 43. Alm da intensificao dos conflitos entre os ndios e a administrao espanhola, as investidas dos portugueses de convencimento e atrao dos missioneiros eram cada vez mais freqentes. Na segunda metade da dcada de 1780, os portugueses estavam constantemente em contato com os missioneiros, por conta das tentativas de demarcao do Tratado de Santo Ildefonso. Nestes contatos, os lusitanos aproveitavam para chamar os ndios para as terras portuguesas, dizendo que l teriam menos trabalho e, principalmente, ficariam livres do regime de comunidade. Esta estratgia foi uma das responsveis pelo aumento das fugas dos missioneiros para as terras do Continente 44. A tomada dos Sete Povos pelos luso-brasileiros Em 15 de junho de 1801, a notcia da declarao de guerra da Espanha a Portugal chegou informalmente Capitania, atravs de uma embarcao oriunda da Bahia, sendo confirmada sete dias depois por outra embarcao proveniente de Pernambuco. Atravs das notcias recebidas por estas embarcaes e antes de ter sido comunicado oficialmente, o governador do Continente, Sebastio Xavier da Veiga Cabral da Cmara, publicou um edital no qual ordenava aos vassalos portugueses reconhecerem a Espanha como inimiga, e outros editais onde perdoava todos os desertores que se apresentassem para a guerra 45. Quando o Governador publicou o perdo aos desertores, Jos Borges do Canto se apresentou ao tenente coronel Patrcio Jos Correia da Cmara. Canto j havia desertado duas vezes do Regimento de Drages de Rio Pardo e vivia nos campos neutrais, onde estava a salvo de qualquer possvel reprimenda devido as suas deseres. Os campos neutrais eram na poca conhecidos como terras onde habitavam contrabandistas, desertores, missioneiros fugidos, alm
42 43

Idem, Ibidem, pp. 157 e segs. Idem, Ibidem, pp. 160 e segs. 44 Carlos TESCHAUER, Histria do Rio Grande do Sul... cit., p. 456. 45 BNRJ MS 554 (1), Jos de SALDANHA, Notcia abreviada dos principais sucessos da Guerra de 1801...cit. 8 Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

de ndios Charrua e Minuano. Canto relacionava-se com os ndios, os quais o recebiam em seus toldos 46 e participavam de suas atividades comerciais, principalmente a venda de animais. Estas atividades eram, em momentos de paz, caracterizadas como contrabando, por no respeitarem os limites territoriais acordados pelas Coroas Ibricas. No entanto, em momentos de guerra eram permitidas e at incentivadas pelas autoridades coloniais 47. Dessa forma, este tipo de vida no era especfico de Canto, estava, ao contrrio, bastante disseminado naquelas paragens. Se, por um lado, estes homens levavam uma vida que era, em alguns aspectos, ilegal por exemplo, na constante prtica do contrabando por outro lado, foram em alguns momentos histricos fundamentais para o Imprio portugus. No caso especfico da conquista das Misses, foi atravs deles que se soube da insatisfao dos missioneiros com o domnio espanhol, assim como do frgil estado de defesa das redues. Ou seja, o seu convvio com os ndios lhes proporcionava informaes preciosas, que foram postas em 1801 a servio da Coroa portuguesa. Segundo os relatos feitos sobre a campanha, quando Jos Borges do Canto se apresentou ao tenente-coronel Correia da Cmara afirmou que desejava empreender a conquista das Misses e solicitou homens e armas para tal fim. Correia da Cmara respondeu que homens da tropa de linha no lhe daria, propondo que Canto arregimentasse gente de seu conhecimento, mas forneceria a munio de que podia dispor 48. Para Aurlio Porto, de acordo com a "tradio oral, recolhida de recordaes de famlia", Patrcio Jos Corra da Cmara chamou Borges do Canto a sua casa e lhe insinuou que atacasse o territrio das Misses, embora no pensasse que uma conquista destas em sua totalidade fosse vivel. Por outro lado, deixou a responsabilidade da empreitada nas mos de Canto, lhe fornecendo, porm, munio 49. A questo que, independente da existncia deste encontro e do que teria dito Corra da Cmara para Canto, este no tencionava atacar os Povos das Misses, mas sim as suas estncias. Tendo sido decretada a guerra, os "aventureiros" iriam fazer as suas aes de costume, chamadas de "hostilizar o inimigo". Ou seja, em momentos de conflitos entre as duas Coroas, estes homens que viviam na zona de fronteira entre os dois Imprios Ibricos, chamados genericamente de "aventureiros", tinham uma permisso sub-reptcia dos governadores para realizarem roubos em terras espanholas, sem serem incomodados por conta disto. Sendo os povos guarnecidos por armamentos e milcias formadas por ndios, estes geralmente estavam bem defendidos e no eram atacados pelos aventureiros. Estes costumavam se dirigir s estncias das misses, situadas longe dos povos aos quais pertenciam e geralmente no guarnecidas com muita segurana. A negativa de Correia da Cmara em propiciar homens a Canto pode ser explicada por duas questes principais. Primeiro, pela posse das misses naquele momento no estar em questo pelo governo portugus. Porm, o mais importante, que ao dar a permisso para Canto ainda antes da chegada do anncio oficial da guerra, Correia da Cmara tinha que se proteger de possveis represlias do governo central. Assim, ele no poderia ser responsabilizado pelos problemas que eventualmente ocorressem na campanha, ficando tal feito como sendo da responsabilidade de um homem sem grandes crditos, que j desertara duas vezes e poderia muito bem ter empreendido esta campanha sem a anuncia das autoridades portuguesas. Em segundo lugar, o exrcito regular do Rio Grande se encontrava numa situao deveras precria naquela poca, como, alis, esteve por todo o sculo XVIII. Quando da notcia da guerra, as tropas regulares do Rio Grande, mesmo se quisessem, no estavam em condies de executar
Toldos eram as habitaes dos ndios Charrua e Minuano. Eram feitas com um pedao de couro colocado sobre algumas estacas, parecendo uma "barraca". 47 Helen OSRIO, Estancieiros, lavradores e comerciantes na constituio da estremadura portuguesa na Amrica. Rio Grande de So Pedro, 1737-1822, Niteri, RJ, UFF, 1999, (tese de doutorado), pp. 47-48. 48 BNRJ MS 554 (1) Coleo Linhares, Jos de SALDANHA, Notcia abreviada dos principais sucessos da Guerra de 1801... cit. 49 Aurlio PORTO, Histria das Misses... cit., p. 479. A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801 9
46

Comunicaes

a conquista das Misses, pois seu efetivo mal dava conta da defesa do territrio j pertencente Capitania e que tambm estava ameaado de uma investida espanhola. Ao se referirem s tropas de linha, os participantes da campanha escreveram que estavam num estado de total abandono, com o soldo atrasado havia mais de treze meses e sem uniformes e armamentos. Segundo os relatos da campanha, foram os moradores do Continente, provavelmente com medo de ataques das foras espanholas, que forneceram roupas e armamentos para as tropas. Dessa forma, qualquer ao expansionista ficaria em sua maior parte a cargo das milcias. No entanto, pelo menos no que concerne ao sul, a importncia das tropas auxiliares vai muito alm de apenas socorrer a precariedade das tropas regulares. O sucesso de muitas operaes deveu-se ao conhecimento e habilidade dos milicianos enquanto pessoas que conheciam os terrenos e possuam relaes com as populaes indgenas. Aps entender-se com Patrcio Correia da Cmara, Borges do Canto tratou de arregimentar os homens necessrios para a sua investida aos territrios missioneiros. Entre os homens selecionados por Canto estava Gabriel Ribeiro de Almeida, filho natural de Manuel Ribeiro de Almeida com Maria da Silva, ndia Guarani. Gabriel nasceu em Curitiba, caminho das atividades de tropeiro de seu pai, onde este conheceu Maria. Gabriel Ribeiro de Almeida passou os primeiros anos de vida junto de sua me, mas ainda na infncia foi levado por seu pai para a povoao de Cachoeira, localizada no Rio Grande de So Pedro. Ter recrutado Gabriel Ribeiro de Almeida foi um dos principais elementos que viabilizaram a investida de Canto contra as Misses. Tal ocorreu pela questo de Gabriel dominar o idioma guarani, aprendido na infncia passada junto da sua me. Foi Gabriel quem fez os contatos com os ndios em vrios momentos da campanha, quando sempre explicava que o conflito no era contra eles, mas sim contra os espanhis. Tambm ressaltava as melhorias que adviriam aos ndios se estes passassem ao domnio portugus. Sem esta habilidade de Gabriel, os contatos com os missioneiros teriam sido prejudicados e a sua adeso foi essencial para o sucesso da campanha 50. Outra frente de ataque foi formada por Manuel dos Santos Pedroso, fazendeiro da regio de Cachoeira e miliciano, que igualmente se apresentou "voluntariamente" ao comandante da guarda quando soube da declarao de guerra. Tal como Gabriel Ribeiro de Almeida, Manuel dos Santos Pedroso tambm dominava o idioma guarani, e esta habilidade foi reconhecida pelas autoridades coloniais como sendo de grande valia naquele momento. Segundo suas memrias, aps atacar a guarda de fronteira espanhola de So Martinho 51, Pedroso foi enviado para as Misses, a fim de convencer os ndios a passar aos domnios portugueses. Porm, quando chegou em So Miguel, Canto j havia obtido a rendio do povo 52. Apesar de existir uma confuso sobre a relao destas duas frentes nas memrias sobre a conquista, a princpio elas no estavam vinculadas, sendo duas expedies independentes 53. Foi no decorrer das "hostilidades" que elas se encontraram, gerando alguns conflitos entre os grupos de Pedroso e de Canto pela primazia da conquista das Misses. Segundo a memria produzida por Borges do Canto sobre a campanha, sabe-se que quando ele estava marchando com os seus "camaradas", encontrou um ndio seu conhecido. Este estava fugido do povo de So Miguel e lhe disse que se quisesse atacar a reduo poderia contar
Idem, Ibidem, p. 471. A guarda de So Martinho era utilizada pelos espanhis para evitar o contrabando entre as Misses e a fortaleza portuguesa de Rio Pardo. A guarda era protegida por cerca de 60 ndios Tape, num sistema de rodzio. Estes ndios eram mandados por seus povos e ali permaneciam por um ms, quando eram substitudos por uma tropa de outro povo. Jos de SALDANHA, Dirio resumido e histrico [1787], in: Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional, 1938, vol.LI, p. 256. 52 Manoel dos Santos PEDROSO, Relao dos servios que pratiquei na conquista dos sete povos guaranis das Misses orientais do Uruguai, desde o princpio at o fim da guerra prxima passada, in: Revista de Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro doravante citado como RIHGB, vol. 130, t. 77, parte II, 1914 [1802], p. 63. 53 Os conflitos entre portugueses e espanhis se deram em quatro regies fronteirias, sendo a das Misses a que mais ateno recebeu dos contemporneos e onde as vitrias portuguesas se fizeram mais clebres. As demais regies foram: rea do forte de Nova Coimbra, Serro Largo e lagoa Mirim e Santa Tecla e Batovi. Fernando da Silva CAMARGO, O 'Maln' de 1801... cit., p. 172.
51 50

10

Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

com a adeso dos seus habitantes. Tambm lhe informou existir na estncia de So Joo-Mirim uma patrulha formada por cinco espanhis e vrios ndios e, um pouco distante desta, se estava formando um acampamento com 30 espanhis e 300 ndios. Borges do Canto atacou tanto a patrulha da estncia quanto o acampamento. Segundo ele, no ataque ao acampamento, os ndios comearam logo a fugir, ao que Borges do Canto mandou Gabriel Ribeiro de Almeida falar com eles: "e dizer, que ns amos a socorre-los, e no a trazer-lhes dano, [ento] se voltaram todos a nosso favor, e muito contentes e prontos a nos acompanhar e auxiliar em qualquer empresa que tentssemos" 54. Segundo a memria escrita por Gabriel Ribeiro de Almeida, no entanto, no foi apenas a sua conversa com os ndios que os convenceu a seguirem com Canto para as misses. Conforme Almeida, Canto, visando a adeso dos missioneiros, proibiu qualquer saque nos pertences dos ndios e no permitiu que nenhuma hostilidade fosse cometida contra eles. Quando da partilha dos pertences dos espanhis, Canto fez questo de dividir o botim com os ndios. Segundo Almeida, esta atitude deixou os ndios muito "contentes", e foi neste momento que decidiram se aliar aos luso-brasileiros. Foi apenas aps esta adeso que Canto decidiu atacar as misses, pois at aquele momento no tinha homens suficientes para isto, assim como temia uma resposta altura daqueles a qualquer tentativa de ataque 55. Acompanhado destes 300 ndios, Borges do Canto rumou para So Miguel. L chegando, sitiou o povo e intimou o seu tenente governador, dom Francisco Rodrigo, a se render, ao que o governador solicitou trs para dias para deliberar. Neste meio tempo, alguns ndios comearam a fugir do povo. Enquanto isto, os missioneiros que estavam com Borges do Canto se ofereceram para tentar entrar em So Miguel, para com isto abrirem as suas portas e se apoderarem da munio l existente. Segundo o combinado, depois disto dariam um sinal para os luso-brasileiros atacarem. Mas dom Francisco Rodrigo desconfiou dos ndios e no permitiu a sua entrada em So Miguel 56. Pode-se pensar que uma parte do narrado por Borges do Canto integre uma retrica destinada a engrandecer os seus feitos e que a adeso dos ndios no tenha sido to grande assim. Porm, algumas informaes indicam o contrrio, ou seja, corroboram para a existncia de uma grande adeso por parte dos missioneiros no povo de So Miguel. Primeiro, pelo tenente governador no ter permitido a entrada dos ndios no povo, denotando a sua desconfiana destes, ou seja, para ele era provvel que estes estivessem mancomunados com os portugueses. Em segundo, o prprio relato do tenente coronel aponta a rebeldia dos ndios como uma das suas maiores dificuldades durante o cerco, pois estes no obedeciam ordem alguma, nem sua, nem dos empregados espanhis sob seu comando 57. Pressionado por Borges do Canto e pela desordem interna em So Miguel, dom Francisco Rodrigo aceitou a rendio e elaborou uma capitulao, que foi endossada por Canto. De acordo com uma memria annima sobre as causas da conquista das Misses pelos portugueses, dirigida ao Vice-rei do Rio da Prata, os ndios de So Miguel estavam sublevados e a rendio de dom Francisco Rodrigo foi motivada pelo seu receio de uma sublevao generalizada nos povos. A relao entre os ndios e os espanhis estava bastante tensa, e estes tinham medo da perda de todos os povos, ou seja, da exploso de uma rebelio generalizada nos

Jos Borges do CANTO, Relao dos acontecimentos mais notveis da guerra prxima passada na entrada e conquista dos Sete Povos das Misses orientais do rio Uruguai, in: RIHGB, vol.130, t.77, parte II, 1914 [1802], p. 54. 55 Gabriel Ribeiro de ALMEIDA, A tomada dos Sete Povos das Misses, in: Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais... cit., pp. 69-71. 56 Jos Borges do CANTO, Relao dos acontecimentos... cit., p. 55. 57 ANRJ cd. 104, vol.13, fl.175, Carta de dom Francisco Rodrigo para o governador Sebastio Xavier Cabral da Cmara. Povo de So Miguel, 22 de agosto de 1801. A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801 11

54

Comunicaes

30 Povos de Misses, possibilitando a passagem dos portugueses para a outra margem do rio Uruguai 58. Aps a capitulao, afirma Borges do Canto que no dia 15 de agosto mandou avisar aos povos de So Joo e Santo ngelo que deveriam se sujeitar a vassalagem do Rei portugus, cuja informao, em suas palavras: "aceitaram sem repugnncia" 59. No mesmo dia 15, os cabildantes de So Joo escreveram uma carta respondendo aos avisos enviados por Canto, na qual afirmavam estarem inteirados da rendio de So Miguel. Tambm informaram estarem rendendo vassalagem Coroa portuguesa, incluindo armas, povos, territrios e demais posses 60. O mesmo fez o povo de Santo ngelo. Estas duas cartas no corroboram a afirmao de uma sublevao nestes Povos a favor do Rei portugus. Os ndios de So Joo e Santo ngelo mais parecem ter aceito a rendio, talvez at por receio de um ataque portugus, do que terem "entusiasticamente" passado para o lado portugus, como afirmam algumas memrias. Segundo o relato de Almeida, foi ele quem levou os ofcios aos quatro povos adjacentes: So Joo Batista, Santo ngelo, So Loureno e So Lus Gonzaga. Conforme as informaes de Almeida, os povos no tiveram dvidas em render vassalagem ao Rei de Portugal quando souberam que assim tinham feito em sua "capital". Em cada um destes povos, Almeida retirou os respectivos estandartes dos cabildos, os quais enviou ao Governador Sebastio Xavier da Veiga Cabral da Cmara. Em cada povo, Almeida reunia os ndios e explicava que os estandartes no deviam mais ser hasteados, porque havia cessado o governo espanhol. Ao mesmo tempo, se reunia com os ndios e assistia aos seus festejos. Almeida tambm conversava com os curas, lhes pedindo para permanecerem nas suas igrejas, sendo bem sucedido neste pormenor, pois muitos dos procos ficaram nas redues 61. Dando continuidade integrao dos povos, escreveu Borges do Canto que o capito Anchieta marchou com este fim para So Borja. Porm, no caminho encontrou os ndios deste povoado que traziam o governador espanhol "preso e amarrado", afirmando que doravante rendiam vassalagem ao Rei portugus 62. Segundo outros testemunhos, no entanto, as coisas em So Borja no foram to fceis assim. Jos de Saldanha, na sua notcia sobre esta campanha, afirmou que, ao contrrio dos demais povos, o de So Borja no se "sujeitou por vontade, mas por fora de armas" 63. Nas instrues que Patrcio Jos Corra da Cmara passou para Jos de Castro Morais, escreveu que este deveria atacar com "vigor" o povo de So Borja, se este no se rendesse por via de "persuases" 64. Apesar do relato de Saldanha sobre So Borja ter sido sujeitado por fora das armas e das indicaes de Patrcio da Cmara no sentido de atacar o povo com o vigor, o que parece ter ocorrido uma disposio do governo do Continente em rend-lo de qualquer maneira, pois l a adeso teria sido mais lenta que nos demais povos. Em carta do governador Paulo Jos da Silva Gama ao sargento-mor Jos de Saldanha, escreveu que os portugueses se aproximavam do povo quando os espanhis estavam se retirando, fugindo dos confrontos. Os espanhis estavam tentando convencer os ndios a fugirem para o lado ocidental do rio Uruguai levando os seus pertencentes, principalmente as alfaias da igreja 65. Provavelmente tenha sido neste momento que
58 "Memria dirigida ao Vice-rei do Prata sobre as causas da conquista dos 7 Povos pelos portugueses". Pueblo de Santa Maria La Mayor, 26 de septiembre de 1802. Annimo, in: Jaime Corteso, Do Tratado de Madri, pp. 464-465, 466. 59 Jos Borges do CANTO, Relao dos acontecimentos... cit., p. 56. 60 ANRJ cd.104, vol.13, fl.174, Povo de So Joo Batista, 15 de agosto de 1801; Povo de Santo ngelo, 15 de agosto de 1801. 61 Gabriel Ribeiro de ALMEIDA, "A tomada dos Sete Povos...", in: Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais... cit., p. 72. 62 Jos Borges do CANTO, Relao dos acontecimentos..., p.5 7. 63 BNRJ MS 554 (1) Coleo Linhares, Jos de Saldanha, Notcia abreviada dos principais sucessos da Guerra de 1801..., fl. 4v 64 ANRJ cd.104, vol.13, fl.170.Carta de Patrcio Jos Corra da Cmara para Jos de Castro Morais. Coxilha da Linha Divisria, 21 de agosto de 1801. 65 Carta do governador Paulo Jos da Silva Gama ao sargento-mor Jos de Saldanha. Porto Alegre, 20 de outubro de 1805, in: Revista do Arquivo Histrico do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, janeiro de 1921, vol.1, p. 71.

12

Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

os ndios de So Borja tenham decidido passar-se para o lado portugus, pois a soluo apresentada pelos espanhis era abandonarem os seus povos, coisa que dificilmente iriam fazer. Tanto Borges do Canto quanto Gabriel Ribeiro de Almeida foram muito polticos e hbeis em relao aos ndios missioneiros. A maioria dos relatos 66 afirma que estes gostavam muito de Canto e desejavam a sua permanncia no governo das Misses. Apesar destes relatos terem sido feitos por luso-brasileiros, podendo ser tendenciosos, parece que ambos conseguiram conquistar uma boa parte dos ndios das redues. O prprio dom Francisco Rodrigo elogia Canto e Almeida, dizendo que eram homens corretos, de bom procedimento. A questo, no entanto, no se eram ou no homens corretos, mas que eles conseguiram estabelecer relaes de reciprocidade com as populaes missioneiras, trazendo-as para a sua esfera de influncia. Ambos tinham uma histria de contato com as populaes indgenas e, provavelmente, sabiam muito bem como relacionar-se com estas. Almeida no era apenas uma pessoa que falava guarani. Ele era, conforme j foi dito, filho de uma ndia Guarani e havia passado a sua infncia junto da sua me, ou seja, ele foi criado dentro dos cdigos culturais Guarani. Claro est que eram populaes indgenas distintas, pois no caso dos Sete Povos eram ndios que haviam passado pela experincia missioneira. No entanto, ele sabia como se relacionar com os ndios e estes deveriam ver nele uma pessoa mestia, talvez mais prxima das suas referncias culturais. Neste sentido, aps passarem um pouco mais de trs dcadas sob uma poltica que visava extinguir o seu idioma, a chegada de um portugus que falava guarani e neste os convidava para se passarem aos domnios do Rei Fidelssimo, deve ter significado, inclusive, uma maior possibilidade de dilogo, pois os administradores espanhis no falavam e nem entendiam o guarani. Jos Borges do Canto, por sua vez, era um homem que estava acostumado a conviver com as populaes indgenas do Continente, tanto os missioneiros quanto os Charrua e Minuano, tendo vivido uma boa parte da sua vida entre eles. O pai de Canto era natural dos Aores, enquanto sua me havia nascido na Colnia do Sacramento. Ele foi batizado em Rio Pardo em 1775. Canto tinha 26 anos quando empreendeu a conquista das Misses, e uma boa parte da sua vida tinha passado nos campos neutrais. Ao contrrio de Almeida, Canto no era um mestio biolgico, mas era uma pessoa formada nas mltiplas identidades e culturas presentes entre na regio fronteiria. Segundo Bartolomeu Meli, a mestiagem biolgica no produz automaticamente indivduos multiculturais. Os processos de formao de mestiagem, embora costumem ocorrer em contextos de intercmbios sexuais, se do "por aprendizagem, quer dizer, so histricos" 67. Neste sentido, tanto Almeida quanto Canto eram homens mestios, capazes de circular em meios diferentes, e esta sua habilidade foi fundamental na conquista dos Sete Povos. Note-se como tanto Almeida quanto Canto demonstraram saber como lidar com os ndios, como no caso da poltica de convencimento em guarani e da diviso do botim de guerra. Quando Almeida se dirige aos povos para levar as cartas ele assiste s festividades dos ndios. Os relatos sobre a vida nas redues, antes e depois da expulso dos jesutas, so unnimes quando se referem s festas nelas ocorridas. Segundo Doblas, no dia da festa do padroeiro dos povos, os missioneiros faziam comemoraes nas quais gastavam grandes quantias de dinheiro em comidas, bebidas e presentes. Este costume desagradava a Gonzalo de Doblas, pois achava um desperdcio de recursos. No entanto, o hbito estava to arraigado que no teve coragem de tentar extingui-lo, entregando, nas suas palavras, a questo para Deus 68. Conforme j foi dito, no dia da festa do padroeiro e de outras comemoraes, os ndios vestiam suas melhores roupas e usavam os seus signos de distino, como as varas e as insgnias militares, e tambm faziam
Como, por exemplo, o exposto por Jos de Saldanha, segundo qual Jos Borges do Canto era o "dolo daqueles povos", por ter respeitado todas as suas propriedades e a sua hierarquia social. BNRJ MS 554 (1) Coleo Linhares, Jos de SALDANHA, Notcia abreviada dos principais sucessos da Guerra de 1801... cit., fl. 4. 67 Bartolomeu MELI, La lengua guarani del Paraguay: historia, sociedad y literatura, Madrid, MAPFRE, 1992, p. 63. 68 Gonzalo de DOBLAS, Memria histrica, geogrfica, pp. 28-29. A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801 13
66

Comunicaes

manifestaes pblicas dos seus postos, pois seguiam numa fila indiana organizada hierarquicamente 69. Esta demonstrao hierrquica era mais freqente nos povos onde residiam as autoridades espanholas, para as quais os ndios gostavam de demonstrar a sua importncia social. Ao fazer questo de permanecer nos povos e assistir s festas, Almeida estava legitimando aos olhos dos ndios as suas hierarquias e os seus costumes e, alm disto, dando uma certa garantia de que estas seriam no apenas mantidas sob o domnio portugus, mas tambm respeitadas e apreciadas. Por outro lado, a proposta de Almeida para a permanncia dos curas, aceita em algumas redues, tambm deve ter tido um significado importante na adeso dos povos aos portugueses. Neste sentido, a conquista produziu uma ruptura administrativa, mas esta ruptura no deve ter se apresentado como to drstica para os ndios, na medida em que se obtinha uma continuidade religiosa e de costumes. A diviso do espiritual e temporal feita durante a administrao espanhola no foi bem compreendida pela populao missioneira, pois estavam acostumadas, na poca dos jesutas, a ver no cura o representante das duas instncias. Para os missioneiros a diviso entre as tarefas laicas e religiosas no existia, e a permanncia dos curas deve ter contribudo para legitimar a presena portuguesa. A partir da pesquisa da documentao surge uma outra interpretao da conquista, muito alm de concepes teleolgicas, segundo as quais os luso-brasileiros j sabiam que iriam conquistar as Misses antes mesmo de sair em campanha. A prpria adeso imediata, e at mesmo anterior, dos ndios deve ser repensada. A conquista das Misses foi uma campanha construda na relao entre os missioneiros e os luso-brasileiros que a levaram a cabo. Estes no saram em campanha pensando em conquist-las, mas sim em atacar as suas estncias. No entanto, o contexto histrico se mostrou propcio para a tomada, no apenas pela conjuntura de guerra europia, mas tambm pelo desgaste das relaes entre os ndios e os espanhis. Os missioneiros, porm, se estavam suscetveis a mudana de soberania, no aderiram a esta idia de uma vez s. Alm de um convencimento que vinha sendo feito ao longo da segunda metade do sculo XVIII e intensificado a partir das demarcaes do Tratado de Santo Ildefonso, foi neste momento especfico que alguns ndios de So Miguel resolveram passar-se para o lado portugus. Os outros quatro povos, So Joo Batista, Santo ngelo, So Loureno e So Lus Gonzaga, no se mostraram to entusiastas num primeiro momento. Mas a partir dos discursos de Almeida, da permanncia dos curas e da garantia ao respeito s suas hierarquias, acabaram por aderir mudana de soberania. No entanto, no encontrei referncias sobre o povo de So Nicolau, restando dvidas se a sua anexao foi semelhante aos demais. Alm dos seis povos, restava So Borja, sobre o qual pairam dvidas sobre o carter da sua ocupao. So Miguel no era a capital de So Borja e os ndios desta reduo no tinham grandes relacionamentos com os demais, sendo o seu vnculo com Yapeyu. Porm, a proposta de abandono do povo feita pelos espanhis aos ndios deve ter soado como uma certa infidelidade. Os Sete Povos lutaram contra a entrega das suas terras na "Guerra Guarantica" e deveriam ver nos espanhis uma garantia da manuteno da sua reduo. Para os ndios de So Borja, a proposta de abandono deve ter parecido mais uma quebra da palavra dos castelhanos do que uma adeso sua ao Rei Fidelssimo. Os autores que escreveram sobre a conquista das Misses costumam ressaltar a importncia da colaborao da populao indgena para o xito do avano portugus. Viu-se como Sousa Docca elencou para o sucesso desta empresa, juntamente com a "bravura" dos principais protagonistas da campanha, a insatisfao dos ndios com o "domnio espanhol", que os havia deixado receptveis aos portugueses. Segundo Aurlio Porto, antes dos luso-brasileiros atacarem as Misses, houve um entendimento prvio com os Guarani missioneiros 70. Para Silveira, a iniciativa de oferecer os territrios aos portugueses partiu dos prprios missioneiros. Os
69 70

Idem, Ibidem, p. 44. Aurlio PORTO, Histria das Misses... cit., p. 468. Elisa Frhauf Garcia

14

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

ndios que sabiam escrever em espanhol teriam redigido uma carta ao Governador oferecendo a sua vassalagem aos Rei portugus 71. Jos Borges do Canto escreveu em suas memrias que, antes de partir para a campanha, o comandante da guarda de So Pedro, Francisco Barreto Pereira Pinto, teria recebido cartas dos corregedores e mandarins dos povos, manifestando a vontade de passar-se para a soberania portuguesa e solicitando ajuda para tal intento 72. Porm, a narrativa de Canto nem sempre digna de crdito. E, neste aspecto especfico, parece haver uma contradio com o restante da sua memria, pois ele escreve que s foi atacar as Misses aps contatar com os ndios na campanha 73, e no que tenha sado especificamente para este fim. Por outro lado, as cartas dos cabildantes 74 escritas logo aps a notificao de Canto da tomada de So Miguel e os acontecimentos em So Borja do margem a dvidas se os ndios teriam escrito cartas solicitando a mudana de soberania. A tomada das Misses e, principalmente, a adeso dos ndios aos portugueses, no entanto, no foram uma surpresa para a administrao espanhola. A percepo sobre os abusos cometidos pelos administradores leigos e os prejuzos e perigos da advindos, tanto para as redues quanto para o Imprio espanhol, foram percebidos pelos vice-reis do Rio da Prata bem antes de 1801. Em sua relao de governo escrita em 1778, o primeiro vice-rei do Rio de Prata 75, dom Pedro de Cevallos, comentou que os administradores nada mais faziam do que enriquecer as custas dos bens e do trabalho dos missioneiros, agindo sempre em benefcio prprio 76. No decorrer de sua "Relao de governo", aponta para o perigo de tal procedimento, que alm de lesar os ndios, predispunha o nimo destes contra os espanhis, facilitando uma possvel investida dos portugueses. Para Cevallos, os males que afligiam as Misses deveriam ser remediados, para no permitir que os lusitanos se aproveitassem desta oportunidade e "nos acabem de dominar en esta America, que s todo que se dirigem sus miras, en quantas operaciones promueben" 77. Por mais que os problemas fossem diagnosticados, no parece que os administradores das Misses conseguissem contorn-los. Na sua relao de governo escrita em 1801, um pouco antes da conquista, o vice-rei Marqus de Avils novamente alertava sobre os perigos de uma investida portuguesa contra os Sete Povos. A se dar crdito s reclamaes de Avils, os administradores continuavam abusando do seu poder e enriquecendo por vias escusas. Alm dos problemas j apontados anteriormente por Cevallos, Alvils acrescentou a usurpao das terras dos ndios, que gerou uma situao de tenso entre estes e os administradores. Segundo o Vicerei, os espanhis apropriavam-se das terras dos ndios sem nenhum direito, apenas pelo "esprito de cobia" do qual estavam imbudos 78. A expulso dos jesutas e o descontentamento dos ndios com a administrao secular, levou alguns, em grupo ou individualmente, a deixarem as misses. Esta migrao foi um dos fatores responsveis pelo considervel declnio populacional ocorrido neste perodo nas Redues 79. Uma parte dos ndios estabeleceu-se nos campos neutrais, porm, outra parte dirigiu-se ao territrio portugus, trabalhando, geralmente como pees, nas estncias que

Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais... cit., p. 65. Jos Borges do CANTO, Relao dos acontecimentos... cit., p. 53. 73 Idem, Ibidem, p.54. 74 ANRJ cd.104, vol.13, fl.174, Povo de So Joo Batista, 15 de agosto de 1801; Povo de Santo ngelo, 15 de agosto de 1801. 75 O Vice-Reinado do Rio da Prata foi fundado em 1776. 76 Relao de Governo que o Vice-rei do Prata, D. Pedro de Cevallos, escreveu para instruo de D. Joo de Vertiz, que lhe sucedeu no cargo. Buenos Aires, 12 de junio de 1778, in: Jaime CORTESO, Do Tratado de Madri..., p. 388 77 Idem, Ibidem, p. 396. 78 BNRJ MSS I, 15, 5, 5. fl.59-59v, Relacion de Gobierno que el Virrey Marques de Avils escribi para la instruccion de Don Joaquim del Pino, su sucesor en el mando del Virreinato de Buenos Ayres. 79 Hemetrio Jos Velloso da SILVEIRA, As Misses Orientais... cit., p. 46.
72

71

A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801

15

Comunicaes

pertenciam aos luso-brasileiros 80. Este movimento migratrio acarretou uma convivncia assdua entre os ndios e os colonos do Rio Grande, principalmente porque os ndios que imigravam no abandonavam as relaes com seus parentes que permaneciam nas redues. Dessa forma, a possibilidade das misses passarem para jurisdio portuguesa provavelmente se apresentou aos ndios como uma possibilidade de melhoria, perante os freqentes abusos praticados pela administrao castelhana. A principal questo a ser percebida que, alm de estarem sujeitos a uma srie de abusos por parte dos administradores espanhis, os constantes conflitos entre portugueses e espanhis ofereciam aos ndios uma possibilidade de negociao, uma vez que podiam se colocar entre estes, ganhando com isto uma possibilidade de manobra maior. No entanto, o que algumas vezes significava uma possibilidade de manobra, tambm se traduzia em presses constantes sobre os Sete Povos, pois, independente da soberania a qual estavam subordinados, recaa sobre os missioneiros e os seus bens uma boa parte dos recursos necessrios para a sua defesa. Concluses Aps a explanao sobre a campanha de 1801, pode-se retomar as interpretaes que sobre esta fizeram os autores citados no princpio do texto. Nesse sentido, acredito que uma incurso sobre alguns aspectos caractersticos do Antigo Regime possam ser teis para compreender melhor esta campanha. A sociedade de Antigo Regime caracterizava-se por ser uma sociedade de ordens, onde os homens eram vistos como detentores de qualidades diferentes. Caracterstica de um perodo que vai, segundo Godinho, do incio das navegaes at as revolues do final do sculo XVIII e incio do XIX81, esta distino social se dava no plano jurdico, porm se estendia ao todo social. Dessa forma, a diviso da sociedade em ordens era a base a partir da qual os homens orientavam as suas relaes sociais. A viso da sociedade divida em clero, nobreza e povo, as trs ordens ou estados, era uma concepo herdada da Idade Mdia e que continuou a vigorar durante o perodo moderno. Cabe ressaltar, no entanto, que nem na Idade Mdia, nem durante a modernidade, as sociedades europias foram assim divididas. A realidade social era muito mais complexa, mas esta complexidade era percebida pelos contemporneos atravs da diviso tripartite. Por outro lado, as mudanas sociais estavam em constante conflito com esta viso/diviso do mundo, que servia como forma de manuteno da hierarquia social vigente 82. Ao efetuarem a colonizao, os portugueses levaram consigo esta viso de mundo. No entanto, ela foi modificada pela experincia colonial, sem perder a sua operacionalidade, pois continuava a orientar os comportamentos no s dos colonos portugueses e de seus descendentes, mas tambm das populaes que foram integradas sociedade colonial, como os ndios e os africanos 83. Ao chegarem e se estabelecerem na Amrica portuguesa, os lusitanos tentavam reproduzir seu modus vivendi e alcanar benefcios que poderiam ser utilizados como forma de adquirir um padro de vida senhorial. Joo Fragoso, em estudo sobre a formao da elite no Rio de Janeiro, aponta as seguintes maneiras pelas quais as famlias podiam galgar melhores posies sociais: "a
Ernesto J. A. MAEDER, Misiones del Paraguay cit., p. 60. Vitorino Magalhes GODINHO, A estrutura social do Antigo Regime, in: Estrutura da antiga sociedade portuguesa, Lisboa, Arcdia, 1975, p. 71. 82 Idem, Ibidem, p. 74. 83 Stuart SCHWARTZ, Segredos internos: engenhos e escravos na sociedade colonial, 1550-1835, So Paulo, Companhia das Letras, 1998, pp.109-210; Stuart SCHWARTZ, Brazilian ethnogenesis: mestios, mamelucos, and pardos; in: Serge GRUZINSKI et. al. Le nouveau monde: mondes nouveaux l'exprience americaine, Paris, Editions Recherches sur les Civilisations; cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, 1996, pp. 14-19; Hebe MATTOS, A escravido moderna nos quadros do Imprio portugus: o Antigo Regime em perspectiva atlntica, in: Joo FRAGOSO; Maria Fernanda BICALHO; Maria de Ftima GOUVA, O Antigo Regime nos trpicos: a dinmica imperial portuguesa (sculos XVI-XVIII), Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2001, pp. 143 e segs.
81 80

16

Elisa Frhauf Garcia

Actas do Congresso Internacional Espao Atlntico de Antigo Regime: poderes e sociedades

conquista, a administrao real e a cmara municipal" 84. A conquista territorial propiciava aos colonos a possibilidade de solicitar mercs reais, geralmente outorgadas pelo Rei. Em realidade, a prpria gnese do sistema de mercs estava ligada guerra e conquista, uma vez que se originou no processo de reconquista de Portugal levada a cabo contra os mouros 85. Para Fragoso, a conquista representava para as elites no apenas a possibilidade de solicitar mercs pelos servios prestados, mas tambm acarretava a incorporao de terras e homens, no caso especfico ndios, a baixos custos, porque no foram comprados e sim tomados atravs de guerras 86. Seguindo em seu raciocnio sobre a constituio da elite senhorial no Rio de Janeiro, Fragoso argumenta que os aspectos at o momento elencados no seriam suficientes para estas famlias serem tidas como nobreza da terra, se elas no fossem assim reconhecidas pelos demais membros desta pretensa nobreza, assim como pelos estratos sociais de posio subalterna. Nesse sentido, o autor aponta como um dos principais meios deste reconhecimento a capacidade de estabelecer relaes de reciprocidade com as populaes indgenas. Note-se, no entanto, que a conquista e o estabelecimento de relaes de reciprocidades so processos concomitantes e no subseqentes, uma vez que a submisso das populaes indgenas no seria possvel de fazer-se apenas pela fora 87. Assim, os colonos que possussem a habilidade de se relacionar com os ndios teriam j um importante ingrediente tanto na conquista como na construo de sua legitimidade social como pertencendo aos principais da terra. Uma questo que deve ser ressaltada na relao com os indgenas, que neste processo de estabelecimento de reciprocidades, muitas lideranas indgenas foram inseridas dentro do sistema de valores da sociedade colonial. Assim, como forma de conquistar os ndios, suas lideranas foram fortalecidas pelos luso-brasileiros, atravs de, entre outras coisas, a concesso de ttulos de distino 88. Ao realizarem conquistas e/ou reconquistas territoriais, os colonos, em vrios momentos da histria colonial, elaboraram um discurso atravs do qual os seus respectivos feitos teriam se dado s expensas de seus patrimnios e esforo pessoal, o que lhes daria direito a determinados privilgios sociais. Ao analisar o imaginrio da restaurao pernambucana, Evaldo Cabral de Mello expe como os colonos utilizaram a memria da restaurao como forma de garantir a sua primazia na dominao poltica da capitania de Pernambuco 89. Inclusive a questo da restaurao ter sido feita revelia do Rei se colocava como um ponto a mais na "nobreza" dos pernambucanos 90. Evidentemente, tanto Fragoso quanto Mello trabalhavam com situaes bem diversas da apresentada neste texto, tanto no tempo quanto no espao. Uma simples transposio da anlise destes autores para o objeto deste escrito no seria pertinente. No entanto, acredito que estes trabalhos apontam para algumas questes que podem ser teis para uma tentativa de compreenso da conquista das Misses de 1801. Os acontecimentos de 1801, remontam, em muitas das suas caractersticas, a situaes de reconquista e reciprocidade com as populaes indgenas ocorridas na Amrica portuguesa ao longo da sua histria. Ao se lanarem conquista das Misses, os colonos estavam agindo de acordo com a lgica de uma sociedade de Antigo Regime, ou seja, em busca tanto de benefcios materiais
84 Joo FRAGOSO. A formao da economia colonial no Rio de Janeiro e de sua primeira elite senhorial (sculos XVI e XVII), in: Joo FRAGOSO; Maria Fernanda BICALHO; Maria de Ftima GOUVA, O Antigo Regime nos trpicos... cit., p. 42. 85 Idem, Ibidem, p. 43. 86 Idem, Ibidem, p. 42. 87 Idem, Ibidem, p. 58. 88 Maria Regina Celestino de ALMEIDA, Metamorfoses indgenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2003, p. 150. 89 Evaldo Cabral de MELLO, Rubro veio. O imaginrio da restaurao pernambucana, Rio de Janeiro, Topbooks, 1997, p. 106. 90 Idem, Ibidem, pp. 109-110.

A derradeira expanso da fronteira: a "conquista" definitiva dos Sete Povos das Misses 1801

17

Comunicaes

quanto de prestgio. Ao afirmarem que no agiram sob ordem de ningum, estavam utilizando um discurso adequado aos fins pretendidos. No entanto, este tipo de argumentao no se explica apenas no discurso. De fato, a maioria dos processos de expanso das fronteiras durante o perodo colonial foi levado a cabo pelos colonos que, a partir de suas aes, reivindicavam determinados benefcios. Dessa forma, as caractersticas da conquista das Misses no a coloca como um processo mpar mas, pelo contrrio, a insere dentro de uma prtica vigente de longa data na Amrica portuguesa. Por outro lado, as populaes indgenas estavam inseridas na lgica das reciprocidades. Longe de terem solicitado a conquista foram, conforme j dito, sujeitos na construo de relacionamentos com os luso-brasileiros. E, estes relacionamentos, tinham uma forte carga simblica. A adeso dos ndios ao Rei Fidelssimo deveria preceder o reconhecimento de muitos aspectos de sua organizao social. Pressupunha a manuteno de suas lideranas e hierarquias, o prestgio a suas festividades, o uso da sua lngua, etc. Dentre estes aspectos, talvez o uso do guarani seja um dos mais significativos, pois foi no idioma dos ndios que se deram as negociaes sobre a sua adeso aos portugueses.

18

Elisa Frhauf Garcia

Vous aimerez peut-être aussi