Vous êtes sur la page 1sur 2

O que consumo sustentvel O consumo sustentvel um conjunto de prticas relacionadas aquisio de produtos e servios que visam diminuir ou at mesmo

smo eliminar os impactos ao meio ambiente. So atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilbrio ecolgico em nosso planeta. stas prticas esto relacionadas a diminuio da poluio, incentivo reciclagem e eliminao do desperdcio. !travs delas poderemos, um dia, atingir o son"ado desenvolvimento sustentvel do nosso planeta.

#rincipais prticas de consumo sustentvel que podem ser adotadas em nosso dia a dia$

% &a'er a reciclagem de li(o material )plstico, metais, papis*. % +eali'ar compostagem, trans,ormando resduos org-nicos em adubo. % /iminuir o consumo de energia$ tomar ban"os rpidos, desligar lu'es de c0modos que no tem pessoas, optar por aparel"os de bai(o consumo de energia. % 1evar sacolas ecolgicas ao supermercado, no utili'ando as sacolas plsticas o,erecidas. % 2rinar durante o ban"o$ desta ,orma possvel economi'ar gua da descarga do vaso sanitrio. % /iminuir a impresso de documentos e utili'ar papel reciclvel. % 3rocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta. Outra soluo optar por carros "bridos. % 4o descartar leo de ,rituras na pia da co'in"a. % Optar, quando possvel, pelo consumo de ,rutas, verduras e legumes org-nicos. % 5omprar mveis de madeira certi,icada. % 2sar l-mpadas eletr0nicas ou 1 /, pois consomem menos energia eltrica do que as incandescentes. % 2tili'ar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia eltrica.

%666666666666666666666 O atual modelo de produo e consumo tem sido um dos principais vil7es no processo de degradao ambiental, em que a populao, motivada pelas propagandas comercias, adquire produtos desnecessrios e intensi,ica a destruio da nature'a. 8isando reverter essa situao, surgiu a proposta de consumo sustentvel. /urante a 5on,er9ncia das 4a7es 2nidas sobre o :eio !mbiente e /esenvolvimento, reali'ada em jun"o de ;<<=, na cidade do +io de >aneiro, ,oi produ'ido um documento denominado !genda =;, que consiste num plano de a7es para a mel"oria da situao ambiental. !travs desse documento ,oi elaborado o conceito de consumo sustentvel, propondo uma mudana nos padr7es de produo e consumo. ! ideia de consumo sustentvel a de promover a re,le(o dos "bitos de consumo da populao, despertando a consci9ncia ecolgica. 4esse sentido, o consumidor deve adquirir somente o que ,or necessrio para suprir suas necessidades bsicas de sobreviv9ncia, evitando, portanto, a aquisio de produtos supr,luos e o desperdcio, contribuindo dessa ,orma para a preservao ambiental. sse um dos principais elementos para se atingir o desenvolvimento sustentvel, proporcionando recursos naturais em quantidade e qualidade s ,uturas gera7es. #ortanto, essencial que seja evitado o desperdcio, "avendo o controle no consumo de gua e energia eltrica, sendo necessrio colocar em prtica a #oltica dos ? +@s )+edu'ir, +eutili'ar e +eciclar*, alm de adquirir produtos de qualidade e que em sua produo no ten"a ocorrido a destruio dos recursos naturais. 1embrando que a cada ;AA toneladas de plstico reciclado economi'a%se uma tonelada de petrleo. uma tonelada de papel reciclado economi'a ;A mil litros de gua e evita o corte de ;B rvores. um ban"o de ;C minutos gasta ;?C litros de gua )voc9 pode e deve gastar menos tempo*. &aa voc9 a sua parte.

Vous aimerez peut-être aussi