Vous êtes sur la page 1sur 3

AS idades da vida e os ciclos planetrios Podemos ver a evoluo de uma pessoa observando a progresso dos astros sem seu

mapa astral, mas tambm podemos ver as idades da vida atravs de um ciclo dividido em perodos de sete anos.

Todos ns estamos submetidos a ciclos, ritmos perodos da nossa vida que voltam e se repetem constantemente. Sentimos isso perfeitamente, mas, no sabemos mito muito bem como explica-lo, e quando tentamos, quase sempre o fazemos de uma forma superficial, aproximativa ou supersticiosa. Condicionamentos psicolgicos a parte, a astrologia tambm pode explicar boa parte destes eventos. Nos referimos na Astrologia a diversos ciclos planetrios a partir dos quais foram estabelecidas as idades da vida, ou seja, perodos regidos, cada um deles, por um signo do zodaco. O primeiro destes ciclos baseia-se simplesmente nos perodos da revoluo zodiacal de cada astro, a partir de sua posio no mapa natal. Para definir estes ciclos rpidos de 28 dias aproximadamente parte-se da Lua para chegar a quase 30 anos mais tarde, S Saturno, passando pelo Sol, Mercrio, Vnus e seu ciclo anual, Marte e seu ciclo bienal, Jpiter cujo ciclo 12 anos. Existem diferentes ciclos, baseados nos nmeros 7, 9 e 12. O mais falvel sem dvida o sistema realizado a partir do princpio dos domnios que exercem os 7 astros que regem os 12 signos do zodaco.

O ciclo setenrio das idades da vida Cada perodo de sete anos est sob a influncia de um planeta, e cada ano deste signo igualmente dominado por um planeta. Assim, dispomos de uma combinao de dois planetas que combinam a cada ano da vida, a partir da qual podemos realizar previses nos referindo evidentemente suas posies no mapa astral, bem como s suas posies em trnsito ao longo do ano que nos interessa. Deste modo, consultando a tabela a seguir, que o dcimo oitavo ano de vida se encontra no ciclo setenrio de Marte, inscrito na coluna superior, ao mesmo tempo em que o referido ano dominado por Mercrio. Ambos revelam a colorao deste ano. Outro exemplo o trigsimo terceiro ano que se situa sob a dupla influncia e Jpiter, regente dos ciclos setenrio e anual. Sabendo o que cada planeta representa, podemos ter uma noo do que necessitamos desenvolver durante o ano. Conhea abaixo a interpretao de cada planeta na astrologia.

Sol O mais imponente dos astros rege o mais pomposo dos signos, leo. Est no centro do nosso sistema solar e um doador de vida que nos traz desde a ordem at o caos. Ele representa o centro da conscincia, a nossa existncia nica em relao ao mundo. o princpio da paternidade, integridade e autoridade. Mostra nosso potencial de crescimento, criatividade, vontade e deciso, ou seja, fala da nossa personalidade como um todo.

Lua Ela tem diferentes fases, assim como os nossos sentimentos. A Lua rege o signo de cncer, o mais sensvel do zodaco. Ela est diretamente ligada ao conceito do feminino. Representa o princpio da maternidade, a necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. Representa tambm, a partir de sua funo receptiva, a memria, com sua capacidade de armazenar as impresses e estmulos do meio ambiente, bem como as imagens e os significados dos fatos passados. Mercrio Ele o planeta da comunicao e, como no poderia deixar de ser, rege gmeos e virgem. No sistema solar, ele est entre o Sol e todos os outros planetas, sendo, portanto, simbolicamente, o elo que liga o nosso Eu consciente tanto ao mundo interno como externo. Representa a necessidade do homem de estabelecer comunicao com o meio ambiente, para aprender, se adaptar, trocar e desenvolver sociabilidade. a nossa capacidade de perceber, fazer associaes mentais e classificar o conhecimento. Vnus O planeta do amor rege toda a sensualidade de touro e toda a natureza sensvel de libra. Ele est ligado ao lado feminino tanto do homem, quanto da mulher. Como voc reage ao amor, o que busca, tudo isso indicado por Vnus. Ele representa o impulso para a realizao do prazer, nossas escolhas e nossos valores. a necessidade de estabelecer relacionamentos, de desenvolver a cooperao e de conviver com beleza e harmonia. Marte Se as mulheres so de Vnus, os homens so de Marte, o regente de ries. o planeta vermelho que nos lembra a fora quente e gnea da paixo que mobiliza a luta para a realizao dos desejos. Representa no mapa astral o nosso guerreiro, a nossa capacidade de agir, o impulso para interferirmos no meio ambiente e enfrentarmos os desafios da vida. Mostra a nossa energia agressiva para a competio e defesa. o impulso masculino da necessidade de afirmao e projeo da individualidade. Jpiter Este o maior planeta do sistema solar e rege o altrusta sagitrio. Simboliza a conscincia solar ampliando-se atravs dos relacionamentos sociais com seus princpios, costumes e tica. Representa a busca da compreenso da condio humana, o estabelecimento das leis, religies e filosofia. a necessidade humana de ordem, moralidade, justia e saber. o impulso da expanso para uma evoluo espiritual. a necessidade de romper limites e alcanar novos horizontes. Saturno O temido do planeta rege o correto capricrnio. Na mitologia o deus do tempo, no mapa est relacionado aos nossos desafios, ao nosso

amadurecimento e as nossas responsabilidades. Ao contrrio de Jpiter, ele representa os princpios do limite e restrio. a atitude prtica e realista diante da vida. a disciplina e o dever, o planejamento e a lgica. o planeta da experincia, da cautela e da ambio. Urano Ele se diferencia dos outros planetas por ter o eixo de rotao quase deitado em relao a sua rbita. Por isso, se associa a tudo que diferente e fora do comum. Urano representa a necessidade de se libertar dos condicionamentos sociais e quebrar os limites representados por Saturno. o excntrico, o revolucionrio e o inventor dentro de ns. No mapa astral simboliza a intuio mental e a originalidade que nos lana para o futuro e impulsiona a promover as mudanas na vida. a eletricidade e a tecnologia. Tem como funo preservar a individualidade e a independncia. Rege aqurio. Netuno Ele traz o sonho, a imaginao e a iluso. Como no poderia deixar de ser, rege peixes. o desejo que temos de escapar dos problemas cotidianos e nos refugiarmos na fantasia. Representa a sensibilidade que se manifesta na inspirao e na criao artstica. o instinto psquico para percepo do mundo invisvel que desperta a f mstica e a necessidade de se unir ao divino. Netuno o solvente universal. Tem como funo a transcendncia do ego e a elevao do esprito humano para o sentimento de compaixo. Pluto o ltimo planeta do sistema solar e tem a rbita mais excntrica de todos, to excntrica quanto o signo que rege, escorpio. Est ligado aos instintos mais profundos do inconsciente. a psicologia, a sexualidade e o fascnio pelos mistrios da vida. Mostra como lidamos com o poder, tanto nosso como o dos outros. a persistncia e a obstinao que levadas ao extremo trazem a compulsividade e a obsesso. Representa a nossa capacidade de transformar, regenerar e renascer.

Vous aimerez peut-être aussi