Vous êtes sur la page 1sur 32

TCNICAS DE COLETA DE DADOS/INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

CONCEITO So informaes para a elucidao do fenmeno ou fato que o pesquisador quer desvendar. O instrumental tcnico elaborado pelo pesquisador para o registro e medio dos dados dever preencher os seguintes requisitos: validez, confiabilidade e preciso. Todo instrumental tem a natureza de estratgia pu tcita para a ao e a habilidade em pesquisar, ou seja, definir qual a melhor maneira, propiciando o desenvolvimento da pesquisa cientfica.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

TIPOS 1. PESQUISA BIBLIOGRFICA Considerada me de toda pesquisa, fundamenta-se em fontes bibliogrficas, ou seja, em fontes escritas, portanto, a uma modalidade especfica de documentos, que so obras escritas, impressas em editoras, comercializadas em livrarias e classificadas em bibliotecas. O material consultado na pesquisa bibliogrfica abrange todo referencial j tornado pblico em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, enciclopdias, pesquisas, monografias, dissertaes, teses, entre outros. Com base nisso que se pode elaborar o trabalho monogrfico, seja ele em uma perspectiva histrica ou com o intuito de reunir diversas publicaes isoladas e atribuir-lhes uma nova leitura.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

! CLASSIFICAO: Livros; Peridicos; Impressos diversos ! ORGANIZAO DA BIBLIOTECA ! CATLOGO ! PROFESSOR/PESQUISADOR ! COLETA ! SELEO ! LEITURA (Seletiva, Analtica, Interpretativa) ! RESUMO ! FICHAMENTO ! ARMAZENAMENTO
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

2. PESQUISA DOCUMENTAL aquela realizada a partir de documentos, contemporneos ou retrospectivos, considerados cientificamente autnticos (nofraudados); Tem sido largamente utilizada nas cincias sociais, na investigao histrica, a fim de descrever/comparar fatos sociais, estabelecendo suas caractersticas ou tendncias. A pesquisa documental, devido a suas caractersticas, pode chegar a ser confundida com a pesquisa bibliogrfica. Gil (1999) destaca como principal diferena entre esses tipos de pesquisa a natureza das fontes de ambas pesquisas. A pesquisa bibliogrfica utiliza-se principalmente das contribuies de vrios autores sobre determinada temtica de estudo, j a pesquisa documental baseia-se em materiais que ainda no receberam um tratamento analtico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

Nessa

tipologia

de

pesquisa,

os

documentos

so

classificados em dois tipos principais: fontes de primeira mo e fontes de segunda mo. Os documentos de primeira so aqueles que no receberam qualquer tratamento analtico, tais como: documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas, contratos, dirios, filmes, fotografias, gravaes, gravuras, pinturas a leo, desenhos tcnicos, etc. Os documentos de segunda mo so os que de alguma forma j foram analisados, tais como: relatrios de pesquisa, relatrios de empresas, outros.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

tabelas

estatsticas,

manuais

internos

de

procedimentos, parecer de perito, deciso de juzes,dentre

! Arquivos pblicos ! Arquivos privados !! Dados de registro (um acontecimento, em observncia a normas legais e administrativas) !! Dados de recenseamento ! Demogrficos ! Educacionais ! Criminalidade ! Eleitorais ! Alistamento ! Sade ! Atividade industrial ! Contribuies e benefcios ! Registro de veculos
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

3. PESQUISA ELETRNICA Os recursos eletrnicos muito enriquecem a pesquisa, ampliando o horizonte das buscas. A pesquisa eletrnica toda informao extrada de endereos eletrnicos, disponibilizados em home page e site, a partir de livros, folhetos, manuais, guias, artigos de revistas, artigos de jornais etc. Nas referncias, alm de incluir os mesmos elementos indicados para livro, folheto, manuais etc., Como autor (es), ttulo, edio, local, editora e data de publicao, colocam-se tambm aqueles consultados on line, isto , as informaes sobre endereo eletrnico, apresentado entre sinais < >, precedido da expresso disponvel em: e a data de acesso ao documento, antecedida da impresso acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos. Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos
lsantos@uneb.br

Apesar da importante contribuio para a investigao cientfica, nem toda informao disponibilizada em meios eletrnicos deve ser considerada como sendo de carter cientfico. H de se observar a procedncia site ou da home page.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

4. QUESTIONRIO um instrumento de coleta de dado constitudo por uma srie ordenadas de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante, sem a presena do pesquisador. Objetiva levantar opinies, crenas, sentimentos, interesses, expectativas, situaes vivenciadas. O questionrio deve ser claro e limitado em extenso e estar acompanhado de notas que expliquem a natureza da pesquisa e ressaltem a importncia e necessidade das respostas, a fim de motivar o informante. Existem trs tipos de questes: fechadas, abertas e mistas.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

De um modo geral, os questionrios so enviados ao informante pelo correio ou por um portador, que, apos o preenchimento, devolvido do mesmo modo. Atualmente, os pesquisadores tm utilizado meios eletrnicos para facilitar, agilizar e reduzir os custos operacionais da pesquisa.

Como toda tcnica de coleta de dados, o questionrio tambm apresenta uma srie de vantagens e desvantagens.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

VANTAGENS Economiza tempo, viagens e obtm grande nmero de dados. Atinge maior nmero de pessoas simultneas. Abrange uma rea geogrfica mais ampla. Economiza pessoal, tanto em treinamento quanto em trabalho de campo. Obtm respostas mais rpidas e mais precisas. H maior liberdade nas respostas, em razo no anonimato.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

H mais segurana, pelo fato de suas respostas no serem identificadas. H menos riscos de distores, pela no influncia do pesquisador. H mais tempo para responder e em hora mais favorvel. H mais uniformidade na avaliao, em virtude da natureza impessoal do instrumento. Obtm respostas que materialmente seriam inacessveis.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

DESVANTAGENS Percentagem pequena dos questionrios que voltam. Grande nmero de perguntas sem respostas. No pode ser aplicado a pessoas analfabetas. Impossibilidade de ajudar o informante em questes mal compreendidas. A dificuldade de compreenso, por parte dos informantes, leva a uma uniformidade aparente. Na leitura de todas as perguntas, antes de respond-las, pode uma questo influenciar a outra.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

A devoluo tardia, prejudica o calendrio ou sua utilizao. O desconhecimento das circunstncias em que foram preenchidos torna difcil o controle e a verificao. Nem sempre o escolhido quem responde ao questionrio, invalidando, portanto, as questes. Exige um universo mais homogneo.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

PROCESSO DE ELABORAO Requer a observncia de normas precisas, a fim de aumentar sua eficcia e validade. Em sua organizao, devem-se levar em conta os tipos, a ordem, os grupos de perguntas, a formulao das mesmas e tambm tudo aquilo que se sabe sobre percepo, esteretipos, mecanismo de defesa, liderana etc. PR-TESTE Depois de redigido, o questionrio precisa ser testado antes de sua utilizao definitiva, aplicando-se alguns exemplares em uma pequena populao escolhida.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

5. FORMULRIO o nome geralmente usado para designar uma coleo de questes que so perguntadas e anotadas por um entrevistador, numa situao face a face com o entrevistado.

Tanto o questionrio quanto o formulrio, por se constiturem de perguntas padronizadas, so instrumentos de pesquisa mais adequados quantificao, porque so mais fceis de codificar e tabular, propiciando comparaes com outros dados relacionados ao tema pesquisado.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

As perguntas devem ser ordenadas, das mais simples s mais complexas; Vale lembrar que as perguntas devem referir-se a uma idia de cada vez e possibilitar uma nica interpretao, sempre respeitada o nvel de conhecimento do informante.

O questionrio e o formulrio so instrumentos muito usados para o levantamento de informaes numa investigao cientfica do tipo emprica. Diferenciam-se apenas no que se refere forma de aplicao. O questionrio preenchido pelo prprio entrevistado, e o formulrio preenchido indiretamente, isto , pelo entrevistador.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

VANTAGENS Utilizado em quase todo o segmento da populao: alfabetizados; Analfabetos; Populaes heterogneas etc., Porque seu preenchimento feito pelo entrevistador. Oportunidade de estabelecer rapport, devido ao contato pessoal. Presena do pesquisador, que pode explicitar os objetivos da pesquisa, orientar o preenchimento do formulrio e elucidar significados de perguntas que no estejam muito claras.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

Flexibilidade, para adaptar-se s necessidades de cada situao, podendo o entrevistador reformular itens ou ajustar o formulrio compreenso de cada informante. Obteno de dados mais complexos e teis. Facilidade na aquisio de um nmero representativo de informantes, em determinado grupo. Uniformidade dos smbolos utilizados, pois preenchido pelo prprio pesquisador.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

DESVANTAGENS Menos liberdade nas respostas, em virtude da presena do entrevistador. Risco de distores, pela influncia do aplicador. Menos prazo para responder s perguntas; No havendo tempo para pensar, elas podem ser invalidadas. Mais demorado, por ser aplicado a uma pessoa de cada vez. Insegurana das respostas, por falta do anonimato. Pessoas possuidoras de informaes necessrias podem estar em localidades muito distantes, tornando a resposta difcil, demorada e dispendiosa. Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos
lsantos@uneb.br

PR-TESTE De igual modo ao questionrio, recomenda-se o pr-teste, visando evitar possveis falhas na redao, complexidade das questes, impreciso na redao, desnecessidade das questes, constrangimentos ao informante, exausto etc. 6. ENTREVISTA Tcnica em que o pesquisador se apresenta ao pesquisado e formula-lhe perguntas, com o objetivo de obter os dados que interessam pesquisa. pois, uma tcnica de interao social, uma forma de dilogo assimtrico, em que uma das partes busca obter dados e a outra apresenta-se como fonte de informao.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

A entrevista constitui uma tcnica alternativa para se coletar dados no documentados, sobre um determinado tema. Deve-se levar em considerao que a entrevista tem suas limitaes; Dependendo da tcnica a ser adotada, os entrevistados podem no dar as informaes de modo preciso ou o entrevistador pode avaliar/julgar/interpretar de forma distorcida as informaes obtidas. Por outro lado, a entrevista, como um dos procedimentos mais usados em pesquisa de campo, tem suas vantagens como meio de coleta de dados: possibilita que os dados sejam analisados quantitativa e qualitativamente, pode ser utilizada com qualquer segmento da populao (inclusive analfabetos) e se constitui como tcnica muito eficiente para obteno de dados referentes ao comportamento humano.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

TIPOS PESSOAL/FORMAL/ESTRUTURADA Esquema de entrevista estruturada (padronizada) quando o entrevistador usa um esquema de questes sobre um determinado tema, a partir de um roteiro (pauta), previamente preparado. ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA O pesquisador organiza um conjunto de questes sobre o tema que est sendo estudado, mas permite, e s vezes at incentiva, que o entrevistado fale livremente sobre assuntos que vo surgindo como desdobramentos do tema principal.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

ENTREVISTA LIVRE-NARRATIVA Tambm denominada no-diretiva; O entrevistado solicitado a falar livremente a respeito do tema pesquisado. ENTREVISTA ORIENTADA O entrevistador focaliza sua ateno sobre uma experincia dada e os seus efeitos - isto quer dizer que sabe por antecipao os tpicos ou informaes que deseja obter com a entrevista. ENTREVISTA EM GRUPO Pequenos grupos de entrevistados respondem simultaneamente as questes, de maneira informal. As respostas so organizadas posteriormente pelo entrevistador, numa avaliao global. Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos
lsantos@uneb.br

ENTREVISTA INFORMAL geralmente utilizada em estudos exploratrios, a fim de possibilitar ao pesquisador um conhecimento mais aprofundado da temtica que est sendo investigada. Pode fornecer pistas para o encaminhamento da pesquisa, seleo de outros informantes, ou mesmo a reviso das hipteses inicialmente levantadas.

INSTRUMENTOS ACESSRIOS Filmadora, gravador, bloco para anotaes.

Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

ROTEIRO uma lista dos tpicos que o entrevistador deve seguir durante a entrevista. Isso permite uma flexibilidade quanto ordem ao propor as questes, originando uma variedade de respostas ou mesmo outras questes. Na elaborao do roteiro deve-se levar em considerao o seguinte: A distribuio do tempo para cada rea ou assunto. A formulao de perguntas cujas respostas possam ser descritivas e analticas, para evitar respostas dicotmicas (sim/no). Ateno para manter o controle dos objetivos a serem atingidos, para evitar que o entrevistado extra pode o tema proposto.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

VANTAGENS No exige que o entrevistado saiba ler e escrever. Apresenta muita flexibilidade, pois o entrevistador pode facilmente adaptar-se s caractersticas das pessoas e s circunstncias em que se desenvolve a entrevista. Possibilita captar a expresso corporal do entrevistado, bem como a tonalidade da voz e a nfase nas respostas. Possibilita ao respondente o esclarecimento das questes. Permite a obteno de dados com elevado nvel de profundidade. Oferece maior garantia de respostas do que o questionrio.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

DESVANTAGENS Custos com o treinamento de pessoal e aplicao das entrevistas. Tempo despendido. Ausncia de anonimato. Influncia exercida pelo aspecto pessoal do entrevistador. Influncia das opinies pessoais do entrevistador sobre as respostas do entrevistado. Dificuldade de tabulao e anlise dos dados, no caso das entrevistas abertas.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

CONTATO INICIAL

Para que a entrevista seja adequadamente desenvolvida, necessrio, antes de mais nada, que o entrevistador seja bem recebido. Algumas vezes, o grupo de pessoas a ser entrevistado preparado antecipadamente, mediante

comunicao escrita ou contato prvio. Outras vezes, todavia, os informantes so tomados de surpresa, o que passa a exigir do pesquisador muito mais habilidade na conduo da entrevista.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

7. OBSERVAO uma tcnica que faz uso dos sentidos para obteno de determinados aspectos da realidade. Consiste em ver, ouvir e examinar os fatos os fenmenos que se pretendem investigar. Contribui para o pesquisador obter a comprovao dos dados sobre indivduos observados, os quais, s vezes, no tm conscincia de alguns fatos que os orientam em seu comportamento. A tcnica da observao desempenha importante papel no contexto da descoberta e obriga o investigador a ter um contato mais prximo com o objeto de estudo. A principal vantagem da observao a percepo direta e sem intermediao dos fatos, que reduzem sensivelmente a subjetividade que permeia o processo de investigao.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

TIPOS SIMPLES OU ASSISTEMTICA O pesquisador permanece abstrado situao estudada, apenas observa de maneira espontnea como os fatos ocorrem e controla os dados obtidos. Nessa categoria, no se utilizam meios tcnicos especiais para coletar os dados nem preciso fazer perguntas diretas aos observados. comumente utilizada em casos de estudos exploratrios, em que objetivos no so claramente especificados; Pode ser que o pesquisador sinta a necessidade de redefinir seus objetivos ao longo do processo. muito apropriada para o estudo de condutas mais manifestas das pessoas na vida social, tais como: hbitos de compras; De vesturio; De convivncia social; De freqncia em lugares pblicos etc.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

SISTEMTICA usada em pesquisas que requerem a descrio mais detalhada e precisa dos fenmenos ou teste de hipteses. Na tcnica de coleta de dados, presume-se que o pesquisador saiba exatamente quais informaes so relevantes para atingir os objetivos propostos. Nesse sentido, antes de executar a observao sistemtica, h necessidade de se elaborar um plano para a mesma. PARTICIPANTE O investigador participa como membro da comunidade ou populao pesquisada. A idia de sua incurso na populao ganhar a confiana do grupo, ser influenciado pelas caractersticas dos elementos do grupo e, ao mesmo tempo, conscientizar da importncia da investigao.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br

Vous aimerez peut-être aussi