Vous êtes sur la page 1sur 22

QUESTES DE TRAUMA Por ISMAEL RAUBER SCHMITT OUT/10 ATM 2012/2 UFRGS

OBS: as questes foram feitas baseadas no ATLS, no livro Rotinas em Pronto-socorro e, principalmente, nas AULAS.

___EPIDEMIOLOGIA DO TRAUMA__________________________________________________________ 1-Quais esto corretas? I-De um modo geral, das vtimas de trauma 55% so homens e 45% so mulheres; II-O Brasil detm a maior taxa de homicdios do mundo; III-Os maiores ndices de incidncia de trauma esto na regio sudeste e nordeste do pas; IV-Em acidentes de carro h 7% de mortes, enquanto que em se tratando de motos, este nmero sobe para 70%. a)I e III b)III e IV c)I, II e IV d)II, III e IV e)Todas 2-Qual FALSA? a)Trauma a principal causa de morte at os 44 anos de idade de homens e mulheres; b)Das internaes por causas externas, a maioria dos casos se deve aos acidentes automobilsticos; c)Por definio, politraumatizado o que apresenta leso em pelo menos dois sistemas de rgos e com risco de vida; d)Nos acidentes de trnsito, o segmento corporal mais frequentemente atingido a cabea; e)O risco de se envolver em acidentes de trnsito aumenta 17 vezes quando o indivduo est alcoolizado, assim como aumenta o risco de sofrer leso cerebral nestes indivduos. ___ATENDIMENTO INICIAL________________________________________________________________ 3-Qual das abaixo a seqncia de avaliaes mais adequada no atendimento pr-hospitalar? a)Avaliao da equipe > avaliao do paciente > avaliao da cena; b)Avaliao da equipe > avaliao da cena > avaliao do paciente; c)Avaliao do paciente > avaliao da cena > avaliao da equipe; d)Avaliao da cena > avaliao da equipe > avaliao do paciente; e)Avaliao da cena > avaliao do paciente > avaliao da equipe; 4-A triagem no atendimento a pacientes vtimas de trauma envolve a classificao dos doentes de acordo com o tipo de tratamento necessrio e os recursos disponveis. Desta forma, frente a uma catstrofe, onde o nmero de pacientes e a gravidade das leses excedem a capacidade de atendimento, quem dever ser atendido primeiro? a)Mulheres e crianas; b)Os doentes com risco de vida iminente; c)Os doentes com leses de mltiplos sistemas; d)Os doentes que apresentam a maior chance de sobreviver; e)No h critrio estabelecido. 5-Das mortes que ocorrem em vtimas de trauma, a maioria (50%) se d: a)Imediatamente; b)Nas primeiras horas; c)Nos primeiros dias; d)Nas primeiras semanas; e)No primeiro ms. 6-Marque com V ou F: ( )O indivduo deve ser transportado, aps o manejo pr-hospitalar, sempre ao hospital mais prximo. ( )O tempo de resposta da equipe (aps o chamado do socorro) o principal empecilho ao sucesso no tratamento pr-hospitalar, sendo necessrio e possvel que se diminua o mesmo atravs de campanhas governamentais. ( )Em princpio e at que se prove o contrrio, todo paciente vtima de trauma est hipovolmico, tem leso cervical e deve receber oxignio complementar. a)V V V b)V V F c)V F V d)F F V e)F F F 7-Qual dos equipamentos/manobras abaixo faz parte do suporte de vida avanado? a)Desfibrilador automtico; b)Tubo de oxignio; c)Ambu; d)H mais de um equipamento de suporte avanado; e)Nenhum dos acima considerado equipamento de suporte avanado.

8-Quais esto corretas? I-A traqueostomia no um procedimento que deva ser realizado na urgncia, mas o traumatismo de laringe uma de suas indicaes; II-A mortalidade significativamente menor quando se faz atendimento avanado na cena do trauma; III-Postura de descerebrao indica pior prognstico do que postura de decorticao. a)I b)II c)I e II d)I e III e)I, II e III 9-Qual o risco clssico da infuso de soro fisiolgico em excesso? a)Edema pulmonar; b)Alcalose metablica; d)Tamponamento cardaco reflexo; e)n.d.a. c)Acidose hiperclormica;

10-Aps o ABCDE primrio, podemos abrir mo de medidas auxiliares. Acerca deste tema, qual a falsa? a)O oxmetro de pulso bastante til, mas no capaz de medir a presso arterial de oxignio; b)A sondagem urinria est contra-indicada quando a prstata no palpvel; c)A sondagem gstrica diminui a distenso abdominal e o risco de aspirao, mas no o elimina; d)Se h ruptura de placa crivosa, a sonda gstrica deve ser colocada atravs da boca e no do nariz; e)O lavado peritoneal diagnstico no pode ser utilizado em pacientes hemodinamicamente instveis. 11-Qual das abaixo se constitui em uma contra-indicao intubao nasotraqueal? a)Insuficincia respiratria; b)Glasgow menor do que 8; c)Ausncia de ventilao espontnea; d)TCE; e)Nenhuma das acima contra-indicao. 12-(Ateno)Paciente politraumatizado trazido ao HPS estando inconsciente, apresentando pneumotrax hipertensivo, hemorragia devido a uma fratura exposta, temperatura de 35 C, apnia e afundamento de crnio. Voc est sozinho de planto. Qual a PRIMEIRA medida a ser tomada aps pr-oxigenao? a)Realizar uma TC de crnio; b)Oxigenar e intubar o paciente com proteo cervical; c)Infundir Ringer lactato aquecido em acesso perifrico; d)Corrigir o pneumotrax hipertensivo com toracocentese; e)Aquecer o paciente. 13-(Ateno)Outro paciente trazido inconsciente, com glasgow 7, com hipofonese de bulhas, hipotenso e turgncia jugular (Trade de Beck!!!). Murmrio vesicular preservado e sem alterao na percusso de trax. Qual a sua principal hiptese diagnstica e qual seria a primeira medida a ser tomada? a)Tamponamento cardaco toracotomia de emergncia; b)Tamponamento cardaco pericardiocentese; c)Tamponamento cardaco usar o desfibrilador; d)Tamponamento cardaco oxigenao e intubao orotraqueal; e)Pneumotrax hipertensivo toracotomia de emergncia; ___CHOQUE____________________________________________________________________________ 14-No trauma, qual o tipo mais comum de choque? a)Hipovolmico; b)Sptico; c)Cardiognico; d)Neurognico; e)n.d.a. 15-Qual choque se caracteriza por hipotenso SEM taquicardia, pulso filiforme ou vasoconstrio cutnea? a)Hipovolmico; b)Sptico; c)Cardiognico; d)Neurognico; e)n.d.a. 16-Paciente vtima de ferimento penetrante no abdome h varias horas, chocado, com discreta taquicardia, pele rsea e quente, com presso sistlica prxima do normal e com alargamento da presso de pulso. Qual , pelas caractersticas clnicas, o tipo de choque mais provavelmente envolvido neste caso? a)Hipovolmico; b)Sptico; c)Cardiognico; d)Neurognico; e)n.d.a. 17-Qual o primeiro parmetro a sofrer alterao no paciente com choque hemorrgico? a)Presso sistlica; b)Presso arterial mdia; c)Freqncia cardaca; d)Diurese; e)n.d.a. 18-A reposio volmica preferencialmente feita atravs de soluo cristalide. A partir de que perda volmica o ATLS recomenda que consideremos tambm a reposio de sangue? a)0,75 L b)1 L c)1,5 L d)2 L e)Sempre se faz.

19-Qual verdadeira? a)Choque de origem cardiognica deve ser suspeitado quando h histria de trauma acima do diafragma; b)Nas perdas sanguneas at 750 ml, a FC se mantm abaixo de 100 bpm; c)Uma perda sangunea de 1 litro classificada como classe II; d)A presso sistlica normalmente comea a decair com perdas volumtricas acima de 1,5 litros; e)Todas acima. 20-Quais esto certas acerca da transfuso no tratamento do choque? I-O objetivo primrio o restabelecimento da capacidade de transporte de oxignio, visto que a volemia corrigida com solues cristalides; II-Em caso de hemotrax volumoso, pode-se considerar a possibilidade de auto-transfuso; III-A preferncia dada reposio de sangue total ao invs do CHAD. a)II b)III c)I e II d)I e III e)I, II e III 21-Qual a afirmativa FALSA? a)O choque sptico no comum em pacientes vtimas de trauma; b)Todos os pacientes com perdas estimadas de 10 a 15% da volemia necessitam receber cristalides, independente de demonstrarem ou no a sintomatologia clssica; c)O acesso venoso de escolha em pacientes chocados o perifrico; d)A reposio da volemia tem no Ringer lactato a primeira escolha; e) fundamental a avaliao do ABC, dos sinais vitais, do comprometimento do SNC e do dbito urinrio nos pacientes chocados, sendo este ltimo um dos principais indicadores do sucesso teraputico; 22-Quais as afirmativas corretas? I-No manejo do choque, o acesso perifrico melhor conseguido com cateteres intravenosos de maior calibre e mais curtos; II-A reposio de solues salinas hipertnicas (no lugar das isotnicas) encontra suporte na literatura acerca de seus benefcios no aumento da sobrevida; III-A acidose metablica que sobrevm alcalose respiratria inicial em pacientes chocados deve ser agressivamente tratada com o uso de bicarbonato, tendo em vista os grandes malefcios, mesmo de pequenas variaes, do pH nestes pacientes. a)I b)III c)I e II d)I e III e)I, II e III ___PCR________________________________________________________________________________ 23-Quais esto corretas? I-O atendimento da PCR segue a mesma seqncia caso ocorra na comunidade, no consultrio ou dentro do hospital; II-As chances de sobrevida sem seqelas neurolgicas reduzem-se em 50% para cada minuto de atraso no restabelecimento da circulao efetiva; III-Quando as manobras so iniciadas nos primeiros 4 minutos da PCR, as chances de sobrevivncia so praticamente duplicadas. a)I b)III c)II e III d)I e III e)I, II e III 24-Qual o ritmo mais comum em adultos em PCR no-traumtica? a)Fibrilao atrial (FA); b)Fibrilao ventricular (FV); c)Taquicardia ventricular (TV); d)Assistolia; e)Atividade eltrica sem pulso (AESP). 25-Qual dos ritmos de PCR abaixo NO apresenta resposta satisfatria desfibrilao? a)Fibrilao ventricular; b)Taquicardia ventricular; c)Assistolia; d)AESP; e)H mais de um ritmo no chocvel acima.

26-Voc suspeita de PCR e pede um ECG. O monitor aponta o seguinte traado:

Quais as afirmativas que se aplicam neste caso? I-Este paciente no tem como estar em PCR; II-Dentre as causas possveis deste quadro se encontram tamponamento cardaco, pneumotrax hipertensivo e hipovolemia profunda; III-Este paciente se beneficiaria com o uso do desfibrilador. a)I b)II c)I e II d)II e III e)I, II e III 27-Paciente se apresenta em PCR com o seguinte traado na ECG:

Quais esto corretas? I-Este paciente se beneficiaria com o uso de desfibrilador; II-Este paciente apresenta o ritmo mais comum de PCR no-traumtica; III-Este paciente se beneficiaria com o uso de atropina. a)I b)II c)I e II d)I e III 28-Qual das abaixo NO uma possvel causa de PCR? a)Pneumotrax; b)Hipercalemia; d)Hipomagnesemia; e)Todas so possveis causas de PCR.

e)I, II e III c)Hipocalemia;

29-Qual a verdadeira? a)O prognstico da PCR por AESP relativamente bom, com taxas de sobrevivncia que variam de 40 a 65% dos pacientes, quando corretamente manejados; b)A taxa de sobrevivncia de pacientes com PCR por assistolia se aproxima dos 25%; c)A assistolia deve sempre ser confirmada, seja atravs de mais de um traado ECG, seja invertendo-se as ps do desfibrilador; d)O uso de adrenalina no indicado nos casos de AESP e assistolia; e)H mais de uma verdadeira. 30-O uso de atropina est formalmente indicado nas seguintes situaes, com exceo de: a)Fibrilao ventricular; b)Bradicardia sintomtica; c)Bloqueio AV de primeiro grau; d)Assistolia com bradicardia; e)AESP com bradicardia. 31-Qual dos cuidados ps-ressucitao abaixo NO se aplica? a)Caso o ritmo tenha sido FV ou TV, a administrao de um frmaco antiarrtmico deve ser iniciada; b)A presso sistlica deve ser mantida a, no mximo, 100 mmHg; c)A hiperglicemia deve ser prontamente controlada com insulina; d)Os pacientes devem ser internados em unidades de terapia intensiva; e)Todas anteriores se aplicam. ___QUEIMADURAS______________________________________________________________________ 32-Marque com V ou F: ( )A maioria dos casos de queimadura se deve aos acidentes industriais. ( )A fisiopatologia das queimaduras engloba: aumento da permeabilidade vascular > choque e perda de eletrlitos > imunossupresso. ( )A LPC se forma nos tecidos lesados e pode levar o paciente ao bito aps 72 horas, devendo ser controlada em vtimas de queimaduras de terceiro grau. ( )O grau mximo de edema dos tecidos e membros acometidos pela queimadura se instala em um a dois dias aps a leso. a)V V V V b)V V F F c)F F V V d)F V V V e)F F F F

33-(Ateno...)Qual a prioridade no atendimento geral de um grande queimado (cujas caractersticas, segundo o ATLS, exijam que ele seja transportado para um centro de queimados)? a)Transportar o paciente ao centro de queimados; b)Interromper a progresso da queimadura; c)Reposio volmica imediata; d)Sondagem nasogstrica; e)n.d.a 34-Quais esto corretas acerca do manejo de pacientes queimados? I-Para o clculo de reposio volmica utilizamos geralmente a frmula de Parkland; II-Para o clculo de reposio volmica, no contabilizamos a % do corpo com queimadura de primeiro grau; III-A tabela de Landen melhor para o seguimento de pacientes queimados. IV-Ao contrrio de outros tipos de trauma, a reposio volmica inicial deve ser feita com soluo COLIDE e no cristalide, devido ao aumento da permeabilidade vascular que ocorre nestes pacientes. a)I e IV b)I, II e IV c)I, III e IV d)I, II e III e)Todas 35-Paciente de 80 kg vtima de queimadura devido incndio, sem leso por inalao, com o seguinte comprometimento de rea corprea: 15% com queimadura de primeiro grau, 10% com queimadura de segundo grau e 15% com queimadura de terceiro grau. Qual seria o volume total a ser infundido nas primeiras 24 horas? (Para fins de simplificao, utilize 4ml na frmula de Parkland, sendo que este valor pode variar de 2 a 4 ml). a)8000 ml b)800 ml c)12800ml d)1280ml e)4000ml 36-Qual seria o total de volume a ser administrado nas primeiras 8 horas? a)8000 ml b)800 ml c)12800ml d)1280ml 37-Qual seria o volume a ser administrado? a)Sangue total; b)CHAD; c)Soluo cristalide isotnica; d)Soluo crtistalide hipertnica; e)Soluo colide. 38-O melhor parmetro para se avaliar o sucesso da administrao de volume seria o(a): a)Saturao de Hb; b)Dbito urinrio; c)Freqncia cardaca; d)Turgor cutneo; e)Presso arterial. 39-A indicao de curativo com ATB tpico (sulfadiazina de prata 1%) mais indicada nas: a)Queimaduras de 1 grau; b)Queimaduras de 2 grau (todas); c)Queimaduras de 2grau superficial; d)Queimaduras de 2 grau profundas; e)ATB s se usa nas complicaes. 40-Sobre o tratamento de pacientes queimados, quais so verdadeiras? I-O tratamento de vtimas de queimaduras de 3 grau SEMPRE requer internao; II-Nas leses de 2 grau, se superficial no devemos aprofundar a leso, e se profundas devemos debridar e enxertar; III-A escarotomia pode ser necessria em queimaduras de 3 grau quando a leso estiver restringindo a circulao do membro afetado ou a ventilao do paciente. a)I b)II c)I e II d)II e III e)I, II e III 41-Acerca das queimaduras eltricas, marque com V ou F: ( )Frequentemente so piores do aparentam., porque causam leses internas/profundas. ( )Geralmente requerem um volume maior para ressucitao do que o calculado pelas frmulas usuais. ( )Nas de baixa tenso, a corrente alternada pior do que a contnua, sendo o inverso nas de alta tenso. a)V V V b)V V F c)F F V d)F V V e)F F F 42-Carcinoma epidermide que surge em pele previamente lesada por queimadura: a)lcera de Marjolin; b)lcera de Curlin; c)lcera de Langster; d)lcera de Johnson; e)n.d.a. e)4000ml

43-lcera gstrica que se desenvolve aps grandes queimaduras: a)lcera de Marjolin; b)lcera de Curlin; c)lcera de Langster; d)lcera de Johnson; e)n.d.a. ___TRAUMA PEDITRICO_________________________________________________________________ 44-Quais so verdadeiras? I-O trauma continua sendo a causa mais comum de morte entre crianas de 1 a 14 anos de idade; II-Sexo masculino um fator de risco bem estabelecido no trauma peditrico; III-Nesta faixa etria a hipotermia se estabelece mais rapidamente e complica o atendimento, visto que as crianas tm maior relao superfcie/volume. a)I b)II c)I e II d)I e III e)I, II e III 45-A causa mais comum de morte por trauma na faixa etria peditrica se deve: a)Aos acidentes automobilsticos; b)Aos afogamentos; c)Aos incndios domsticos; d)Aos homicdios; e)s quedas. 46-A respeito da manuteno de vias areas na criana, qual afirmativa falsa? a)Se a criana estiver respirando, deve-se manter o plano da face da criana paralelo ao plano da maca, alm de realizar as manobras de trao da mandbula ou elevao do mento; b)O tubo orofarngeo (de Guedel) s deve ser utilizado se a criana estiver consciente; caso contrrio, se prefere a intubao orotraqueal; c)A intubao nasotraqueal deve ser evitada em crianas, especialmente nas menores de 9 anos de idade; d)A cricotireoidostomia por puno preferida sobre a cricotireoidostomia cirrgica nas crianas mais novas; e)O tubo endotraqueal mais utilizado nas crianas pequenas o sem balo, ao contrrio do adulto. 47-Qual verdadeira acerca do choque em crianas? a)O acesso venoso deve ser, preferencialmente, perifrico; b)Os sinais clssicos observados so a bradicardia e o aumento da presso de pulso; c)Em caso de choque hemorrgico, a hemotransfuso deve ser tentada antes da infuso de soluo cristalide aquecida; d)Caso se opte por acesso intra-sseo, este sempre deve ser feito em local distal leso; e)H mais de uma afirmativa verdadeira. 48-O acesso intra-sseo uma alternativa em menores de 6 anos. Que substncias podem ser seguramente infundidas neste local? a)Hemoderivados; b)Solues cristalides; c)Drogas; d)Apenas a e b e)a, b e c. 49-Acerca do trauma torcico peditrico, quais as certas? I- bastante comum a ocorrncia de fraturas de arcos costais, tendo em vista a fragilidade deste pacientes; II- rara a leso de grandes vasos; III-O manejo conservador em 90% dos casos. a)I b)II c)I e III d)II e III e)I, II e III 50-Marcar com V ou F: ( )Em leses duodenais que levam perfurao, o manejo sempre deve ser cirrgico. ( )No hematoma secundrio leso duodenal, o manejo pode ser conservador ou cirrgico. ( )Os locais mais comuns de leso no intestino delgado o ligamento de Treitz e a vlvula leo-cecal. a)V V V b)V V F c)V F V d)F F V e)F F F 51-Acerca das leses de bao no trauma abdominal em crianas, quais esto certas? I- incomum nesta faixa etria; II-O tratamento , via de regra, cirrgico; III-Quando ocorre sangramento, este geralmente cessa espontaneamente. a)I b)I e II c)III d)II e III e)I, II e III

52-Qual FALSA acerca do trauma abdominal nas crianas? a)O manejo da leso heptica , na maioria das vezes, conservador; b)Os achados na TC em caso de leso heptica fornecem dados prognsticos quanto s complicaes e recuperao; c)Em caso de leso renal, a presena de hematoma pulstil ou em expanso so indicaes absolutas de tratamento cirrgico; d)A laparoscopia diagnstica deve ser empregada somente se a criana est hemodinamicamente estvel e o trauma for penetrante; e)Nesta faixa etria, leses de rgos slidos so manejadas cirurgicamente somente em 5-10% dos casos. 53-Para a deteco de pneumoperitnio ao raio X, qual a melhor posio de incidncia? a)Decbito lateral esquerdo; b)Decbito dorsal; c)Decbito ventral; d)Ortostatismo; e)Posio de Lattes-Chadwick. 54-Quais esto certas? I-O exame preferido em crianas vtimas de trauma abdominal fechado e estveis a tomografia; II-Caso a criana esteja instvel, pode-se fazer o FAST ou o lavado peritoneal diagnstico (LPD); III-Caso o LPD vier positivo (sangue na cavidade), o manejo sempre dever ser cirrgico. a)I b)I e II c)III d)I e III e)I, II e III 55-Qual dos abaixo NO faz parte da sndrome do cinto de segurana? a)Contuso abdominal; b)Leso intra-abdominal; d)Fratura vertebral; e)Todas fazem parte da sndrome. c)TCE;

___TCE EM CRIANAS___________________________________________________________________ 56-Assinale a verdadeira: a)Esta faixa etria contribui somente com 20-30% dos TCEs em todo o mundo; b)A maioria dos TCEs nesta faixa etria classificada como leve; c)Das crianas que morrem vtimas de trauma, 75% se deve ao TCE; d)Apenas b e c esto certas; e)Todas esto certas. 57-Quando comparadas aos adultos, as crianas vtimas de TCE: I-Tm um prognstico pior; II-Apresentam mais frequentemente a sndrome Talk and die; III-Apresentam mais frequentemente TCEs graves; IV-Apresentam mais raramente as fraturas que crescem. a)I b)I e IV c)I e III d)II e IV

e)Nenhuma

58-O BRAIN SWELLING mais comum em crianas do que em adultos, sendo secundrio a uma perda da auto-regulao dos vasos cerebrais. Acerca deste tema, todas as afirmativas abaixo so verdadeiras, com exceo de uma. Aponte-a: a)No costuma provocar alterao do nvel de conscincia; b)No responde bem ao manitol; c)No necessariamente tem incio imediato aps o trauma; d)Responde bem aos barbitricos; e)Se apresenta TC com diminuio de ventrculos e desaparecimento de sulcos cerebrais. 59-Quais so verdadeiras acerca da epilepsia ps-traumatismo crnio-enceflico? I- mais comum em crianas do que em adultos; II-Quando ocorre, mais precoce do que em adultos; III-Est intimamente relacionada com a intensidade do trauma. a)I b)I e II c)III d)I e III e)I, II e III 60-A tomografia em crianas vtimas de TCE deve SEMPRE ser solicitada quando o Glasgow atingir: a)14 b)13 c)12 d)11 e)Mesmo com 15 deve sempre solicitada.

61-Sobre TCE em crianas, marcar com V ou F: ( )A criana com suturas e fontanelas abertas tolera melhor leso expansiva intracraniana, mascarando os sinais at que ocorra rpida descompensao. ( )Ocorrncia de amnsia e vmitos ps -TCE no so comuns nesta faixa etria. ( )A criana tem tendncia maior a desenvolver leses focais quando comparada ao adulto. a)V V V b)V F F c)V F V d)F F V e)F F F ___TRAUMA ORTOPDICO________________________________________________________________ 62-As fraturas oblquas so resultantes de foras de: a)Angulao; b)Toro; c)Trao; d)Compresso; e)Avulso. 63-As fraturas transversas so resultantes de foras de: a)Angulao; b)Toro; c)Trao; d)Compresso; e)Avulso.

64-Toda fratura consolida, com ou sem tratamento, salvo quando houver infeco associada, processo neoplsico, etc...A consolidao que ocorre com/devido o tratamento mdico se chama: a)Natural; b)Primria; c)Secundria; d)Indireta; e)n.d.a. 65-Qual a seqncia temporal correta da consolidao natural de uma fratura? 1-Angiognese. 2-Hematoma. 3-Calo mole. 4-Calo duro. a)1-2-3-4 b)1-3-2-4 c)2-1-3-4 d)2-3-1-4

e)2-3-4-1

66-Quais afirmativas esto certas acerca do estudo radiogrfico na traumato-ortopedia? I-No possvel diferenciar uma fratura de uma contuso atravs do raio X; II-Toda fratura deve ser avaliada por, no mnimo, 2 incidncias radiogrficas; III- imprescindvel que consigamos observar ao raio X a articulao imediatamente acima e abaixo do segmento fraturado. a)II b)I e II c)II e III d)I e III e)I, II e III 67-Qual dos abaixo o achado mais caracterstico de pacientes com fratura de colo de fmur? a)Membro inferior alongado e rotado lateralmente; b)Membro inferior alongado e rotado medialmente; c)Membro inferior encurtado e rotado medialmente; d)Membro inferior encurtado e rotado lateralmente; e)Membro inferior de comprimento normal e rotado medialmente. 68-Marcar com V ou F: ( )Qualquer ferimento aberto em membro fraturado considerado fratura exposta at que se prove o contrrio. ( )A fratura mais comum em idosos a fratura de Colles. ( )Durante a fase aguda de trauma, NO se deve fazer tala de gesso circular no membro acometido. ( )A mortalidade nas fraturas expostas da pelve chega a 50%. a)V V V V b)V V F V c)V F V F d)F V V V e)F V F F 69-Qual falsa acerca das fraturas expostas? a)Deve ser desbridada cirurgicamente; b)Deve ser estabilizada; c)Deve ser administrado ATB endovenoso; d)A liberao de mioglobina pode levar insuficincia renal. e)Leso de partes moles no determina prognstico. 70-A reduo de uma fratura pode ser cirrgica ou fechada. Das situaes abaixo, qual a nica que NO exige sempre reduo cirrgica? a)Fratura aberta; b)Fratura articular; c)Fratura instvel; d)Fratura em crianas; e)Todas acima exigem reduo cirrgica.

71-A osteonecrose pode ser secundria ao trauma, sendo seu diagnstico frequentemente tardio. Qual dos sinais abaixo, observado na RNM e freqentemente cobrado em provas, caracterstico desta afeco? a)Sinal da roda de carroa; b)Sinal da dupla linha; c)Sinal da chamin; d)Sinal do bico de pssaro; e)Sinal de Coube; 72-Qual dos sinais/sintomas abaixo NO caracterstico da sndrome compartimental inicial? a)Dor muito importante; b)Ausncia de pulsos; c)Parestesias; d)Edema tenso; e)Todas acima fazem parte desta sndrome. 73-Quais esto certas acerca das fraturas de pelve? I- uma fratura de alta mortalidade; II-Deve ser suspeitada em pacientes com edema e equimoses de vulva/escroto e hipotenso no justificada; III-A fixao que deve ser empregada a INTERNA. a)I b)I e II c)II d)I e III e)I, II e III ___TRAUMA NA GESTAO_______________________________________________________________ 74-Qual alternativa FALSA sobre este tema? a) a maior causa de morte materna; b)O melhor tratamento do feto o tratamento adequado da me; c)O raio X pode ser realizado, caso necessrio, sem problemas para o feto; d)A desacelerao sbita chega a ser pior do que o prprio impacto nos acidentes automobilsticos; e)Cerca de 11% das gestantes sofrero abuso fsico. 75-Todos os parmetros abaixo aumentam normalmente durante o decorrer uma gestao SEM intercorrncias, com exceo de um. Aponte-o: a)Dbito cardaco; b)Presso arterial; c)Volume minuto; d)Freqncia cardaca; e)Todos anteriores aumentam. 76-Durante a gestao: I-O tempo de esvaziamento gstrico aumenta, sendo muito importante a realizao de descompresso gstrica precoce nas gestantes vtimas de trauma para evitar aspirao; II-O bao e o fgado no alteram sua posio dentro do abdome; III-A PaCO2 normal (entre 35-45) j pode refletir a iminncia de uma insuficincia respiratria materna. a)I b)I e II c)III d)I e III e)I, II e III 77-Das causas de trauma na gestao, a mais comum : a)Acidentes automobilsticos; b)Quedas; d)Suicdio; e)Agresso direta. c)Assaltos;

78-Frente a uma gestante vtima de acidente de automvel queixando-se de dor abdominal, com rigidez e defesa ao exame, com feto em situao oblqua e com partes fetais facilmente palpveis, sendo o fundo uterino impalpvel, qual a primeira hiptese diagnstica? a)Ruptura uterina; b)Descolamento de placenta; c)Placenta prvia; d)Perfurao de vscera; e)Choque. 79-O ATLS recomenda uma ordem seqencial de avaliao/reanimao no caso de trauma na gestao sob a justificativa de que, deste modo, os resultados tanto maternos quanto fetais seriam mais favorveis. Qual a seqncia correta de avaliao? a)Feto > me > avaliao secundria materna; b)Me > avaliao secundria materna > feto; c)Me > feto > avaliao secundria materna. d)Feto > avaliao secundria fetal > me; e)No h seqncia de avaliao estabelecida na literatura que altere significativamente os desfechos. 80-Julgue as afirmativas a seguir: I-Em caso de PCR, o tero deve ser lateralizado para esquerda para o atendimento adequado;

II- absolutamente contra-indicado o uso de desfibrilador caso o feto esteja vivo, tendo em vista os grandes riscos ao mesmo; III-O feto deve ser retirado em, no mximo, 5 minutos aps uma PCR materna; IV-Em caso de choque hipovolmico materno, o uso de vasopressores deve ser evitado, pois reduzem ainda mais o fluxo sanguneo uterino. a)I e III b)I e IV c)III e IV d)I, III e IV e)Todas 81-Marque com V ou F: ( )A grande maioria dos acidentes automobilsticos em gestantes ocorre durante o 1trimestre da gravidez. ( )Aps o trauma, devemos levantar sempre a hiptese de descolamento prematuro de placenta na gestante que se apresente com contraes, mesmo que estas tenham surgido at 7 dias depois do acidente. ( )O uso de sulfato de magnsio na pr-eclmpsia aumenta o risco de PCR nas gestantes. a)V V V b)V V F c)V F V d)F V V e)F F F 82-Assinale a afirmativa FALSA: a)O prognstico do feto em gestantes com choque hemorrgico pobre: 80% acaba morrendo; b)A lavagem peritoneal diagnstica formalmente contra-indicada durante a gestao; c)Gestantes toleram mais a hipovolemia: podem perder at 35% de seu volume circulante sem desenvolver sinais de choque, mas o feto j pode estar em sofrimento; d)Gestante vtima de trauma deve ser mantida em decbito lateral esquerdo caso no haja trauma medular; e)Em caso de PCR na gestao, as compresses torcicas devem ser realizadas em um ponto mais alto quando comparado a mulheres no grvidas. ___TRAUMA UROGENITAL________________________________________________________________ 83-A respeito do trauma de adrenal, qual a falsa? a)Em geral se manifesta com hemorragia em um exame de imagem; b)Estatisticamente, a adrenal mais acometida, quando leso unilateral, a direita. c)A maioria das leses so bilaterais; d)Na maioria das vezes o tratamento conservador; e)Seu significado clnico limitado, a no ser quando bilateral ou extenso. 84-Quais so verdadeiras acerca do trauma de rim? I-Pela sua localizao retroperitoneal, os rins esto relativamente protegidos de vrios tipos de traumas; II-Leses renais ocorrem em cerca de 3% dos politraumatizados e em cerca de 10% daqueles que so vtimas de trauma abdominal; III-A leses ditas menores compem a maioria dos casos (85%). a)I b)I e II c)II d)I e III e)I, II e III 85-Marque com V ou F: ( )As leses renais resultantes de trauma penetrante geralmente so mais graves do que as resultantes de trauma contuso. ( )A desacelerao sbita pode levar a uma isquemia renal abrupta, resultando em perda do rgo. ( )Os rins so os rgos mais afetados no trauma urogenital. ( )A maioria das leses renais pode ser tratada conservadoramente. a)V V V V b)V V F V c)V F V F d)F V V F e)F F F F 86-Qual das abaixo NO considerada uma leso renal menor? a)Lacerao mnima; b)Contuso sem leso parenquimatosa; c)Leso de pedculo; d)b e c no so leses menores; e)Todas so leses menores; 87-Qual o exame de eleio para deteco e caracterizao das leses renais? a)Urografia excretria; b)Tomografia com contraste; c)Raio X; d)Ecografia abdominal; e)Ressonncia magntica. 88-Quais dos abaixo so achados no raio X que aumentam a possibilidade de leso renal? I-Fratura das quatro ltimas costelas;

II-Apagamento da borda do psoas; III-Fratura das vrtebras L1 e L2; IV-Escoliose para o lado oposto da leso. a)I e III b)I e II

c)I, II e IV

d)I, II e III

e)todas

89-Se constitui em uma indicao de nefrectomia ps-trauma: a)Instabilidade hemodinmica; b)Leso extensa que requer longo tempo para reconstruo; c)Leso (qualquer) por ferimento penetrante; d)Tanto a quanto b so indicaes de nefrectomia; e)Nenhuma das acima indicao se nefrectomia. 90-As indicaes cirrgicas no trauma renal so as seguintes, exceto: a)Sangramento incontrolvel; b)Presena de hematria isolada; c)Presena de tecido renal no-vivel; d)Presena de extravasamento urinrio importante; e)Todas acima so indicaes de correo cirrgica. 91-A respeito da leso de ureter, quais as certas? I-A causa mais freqente a iatrognica; II-Leso secundria uretroscopia deve ser manejada com a colocao de um duplo J; III-O exame de escolha na avaliao a TC com contraste. a)I b)I e II c)II d)I e III e)I, II e III 92-Acerca do trauma de bexiga, quais as corretas? I-Quando o trauma se d com a bexiga cheia, a chance de rompimento significativamente maior do que se a mesma estivesse vazia; II-Em caso de traumatismo plvico fechado, o primeiro passo a ser tomado sempre a sondagem vesical, caso haja hematria; III-A sondagem de demora (mais de 7-10 dias) pode ser o tratamento de escolha em caso de ruptura extraperitonial de pequena quantidade. a)I b)I e II c)II d)I e III e)I, II e III 93-A ruptura de bexiga causada em cerca de ___ dos casos por ferimentos contusos, sendo os acidentes automobilsticos responsveis por ____ dos casos. a)20% - 50% b)20% - 90% c)70% - 50% d)70% - 90% e)90% - 90% 94-A cistografia retrgrada o exame de escolha na avaliao do trauma de bexiga. Contudo, existem indicaes absolutas e relativas para a realizao deste exame. Quais das abaixo so consideradas indicaes relativas? I-Fratura de pelve e somente micro-hematria; II-Sem fratura de pelve e somente micro-hematria; III-Sem fratura de pelve e somente macro-hematria. a)I b)I e II c)II d)I e III e)I, II e III 95-Qual dos sinais/sintomas abaixo NO constitui a apresentao de leso de uretra em paciente vtima de trauma? a)Sangue no meato uretral; b)Incapacidade de urinar; c)Globo vesical; d)Prstata deslocada cranialmente; e)Todos acima fazem parte da apresentao clssica. 96-Paciente vtima de trauma se apresenta com os sinais clssicos descritos na questo anterior. Voc ento suspeita de leso de uretra. Qual o prximo passo no manejo? a)Uretrografia retrgrada; b)Tomografia com contraste; c)Raio X de pelve; d)Ecografia abdominal; e)Sondagem vesical imediata.

___TRAUMA TORCICO__________________________________________________________________ 97-A respeito do hemotrax, marque com V ou F: ( )O sangramento no hemotrax geralmente auto-limitado. ( )O sangramento advm tanto do parnquima pulmonar quando das artrias intercostais, sendo o mesmo mais grave quando originado destas ltimas. ( )Devemos drenar um hemotrax se ele for volumoso (>1/3 do trax) ou sempre que for secundrio FAF, independentemente do volume. a)V V V b)V V F c)V F V d)F V V e)F F F 98-So justificativas plausveis para se drenar um hemotrax todas as afirmativas abaixo, exceto: a)Permitir que o pulmo se expanda, controlando o sangramento; b)Evitar ocorrncia de empiema, mesmo estando fechada a cavidade torcica; c)Evitar o encarceramento pulmonar por fibrose; d)Evitar a sndrome do cogulo retido; e)Todas so plausveis. 99-Leses de vias areas em trauma torcico devem ser suspeitadas sempre que um paciente se apresente com enfisema subcutneo, pneumomediastino ou fuga de ar pelo dreno. Nem sempre estas leses so sinnimo de tratamento cirrgico. Quando o manejo NO , a priori, cirrgico? a)Quando a leso est bloqueada pelas estruturas vizinhas, mas o paciente no respira; b)Quando a leso est bloqueada pelas estruturas vizinhas, o paciente respira mas precisa ser intubado; c)Quando a leso est bloqueada pelas estruturas vizinhas, o paciente respira mas tem sinais sugestivos de infeco; d)Quando a leso estiver aberta, no sendo bloqueada; e)Em todos os casos acima o manejo cirrgico. 100-Diferentes mecanismos podem levar a diferentes tipos de leses de vias areas. Complete o mecanismo do trauma com a leso mais caracteristicamente envolvida (de cima para baixo): 1- Compresso antero-posterior 2- Aumento da presso de VA com a glote fechada 3- Desacelerao ( )Ruptura traqueal na cricide ou na carina ( )Ruptura da parede brnquica posterior ( )Ruptura do brnquio principal D a)1-2-3 b)1-3-2 c)3-2-1 d)2-3-1 e)2-1-3

101-Qual a FALSA acerca do pneumotrax hipertensivo? a)O seu diagnstico baseado em alta suspeio clnica amparado sempre algum exame de imagem; b)O tratamento imediato engloba a toracocentese (furo no segundo espao intercostal), e o definitivo a drenagem intercostal em selo dgua; c)H geralmente comprometimento no s da ventilao mas tambm do retorno venoso; d)Som timpnico percusso e ausncia de murmrio vesicular devem levantar suspeita desta condio; e)Em pacientes idosos, comum ao raio X que o pulmo no mostre sinais evidentes de colapso. 102-Pacientes com trax instvel apresentam um padro de ventilao que denominado classicamente de: a)Respirao suspirosa; b)Respirao torporosa; c)Respirao ebriosa; d)Respirao paradoxal; e)Respirao eqina. 103-Faz parte do tratamento no trax instvel (ou pode fazer parte) todos os abaixo, com exceo de: a)Analgesia com bloqueio intercostal; b)Fixo interna de costelas; c)Ventilao mecnica; d)Controle do balano hdrico; e)Todos os acima fazem parte ou podem fazer parte do tratamento. 104-O tratamento imediato do pneumotrax aberto, aps garantir vias areas, : a)Toracotomia imediata; b)Toracocentese; c)Ocluso do ferimento com curativo de trs pontas; d)Drenagem intercostal em selo dgua;

e)n.d.a. 105-So possveis etiologias de dissociao eletromecnica: I-Tamponamento cardaco; II-Pneumotrax hipertensivo; III-Ruptura cardaca. a)I b)I e II c)II

d)I e III

e)I, II e III

___TRAUMA CARDACO E DE GRANDES VASOS______________________________________________ 106-Quais as verdadeiras? I- comum a associao de contuso miocrdica com fratura isolada de esterno; II-As arritmias mais comuns aps o trauma cardaco fechado so as extra-sstoles; III-A maioria das arritmias ps-contuso miocrdica (80%) ocorrem tardiamente. a)I b)II c)II e III d)I e III e)I, II e III 107-Marque com V ou F: ( )Na suspeita de trauma cardaco, raio X normal exclui a possibilidade; ( )Dor no um sintoma comum na contuso miocrdica; ( )O melhor tratamento do tamponamento cardaco a toracotomia imediata, mas, caso no seja possvel, pode-se tentar a pericardiocentese. a)V V V b)V V F c)F F V d)F V V e)F F F 108-Existe uma cmara cardaca que significativamente mais acometida do que as outras no trauma torcico? a)No; b)Sim, o trio direito; c)Sim, o ventrculo direito; d)Sim, o trio esquerdo; e)Sim, o ventrculo esquerdo. 109-A respeito da ruptura traumtica de aorta, qual a falsa? a)A maioria dos pacientes resiste at a chegada ao hospital; b)Em geral se d por coliso frontal, e o principal mecanismo a acelerao-desacelerao; c)Rouquido por compresso do nervo larngeo recorrente possvel; d)O local mais comum de rompimento no ISTMO; e)O tratamento de escolha a correo endovascular. 110-Na suspeita de ruptura de aorta, voc solicita um raio X de trax que demonstra alargamento mediastinal. Qual o prximo passo? a)Controle com hipotensores; b)Toracotomia imediata; c)Ecografia transesofgica; d)Tomografia computadorizada helicoidal; e)Cirurgia de Fann-Still. ___TRAUMA ABDOMINAL_________________________________________________________________ 111-Qual o rgo mais lesado nos ferimentos por arma de fogo no abdmen? a)Intestino delgado; b)Intestino grosso; c)Fgado; d)Bao; e)Diafragma. 112-Qual o rgo mais lesado nos ferimentos por arma branca no abdmen? a)Intestino delgado; b)Intestino grosso; c)Fgado; d)Bao; e)Diafragma. 113-Qual rgo mais lesado nos ferimentos fechados de abdmen? a)Intestino delgado;

b)Intestino grosso; c)Fgado; d)Bao; e)Diafragma. 114-Qual afirmativa falsa? a)A explorao de ferimentos abertos no deve ser feita no atendimento pr-hospitalar; b)Em caso de empalamento, no h necessidade de palpao abdominal; c)Em caso de eviscerao, no se deve inicialmente tentar reduzir o rgo para a cavidade; d)A amilasemia bastante sensvel e especfica no diagnstico de trauma de pncreas; e)Nem lavagem peritoneal diagnstica (LPD), nem FAST nem TC so plenamente adequadas para avaliar leses do diafragma. 115-A respeito da LPD, quais esto certas? I- um exame demorado para ser realizado; II-Tem alta sensibilidade e baixa especificidade; III- indicado em pacientes que sero submetidos laparotomia a)I b)II c)I e II d)I e III

e)Nenhuma

116-Paciente vtima de trauma fechado de abdome; est hemodinamicamente estvel e inconsciente. Voc faz uma LPD que vem positiva (mais de cem mil hemcias/mm3). Qual seria o prximo passo? a)Laparotomia imediata; b)Laparoscopia; c)Tomografia computadorizada; d)FAST; e)Observao. 117-Paciente vtima de trauma abdominal penetrante, instvel hemodinamicamente e/ou com sinais de irritao peritoneal deve ser submetido a: a)Laparotomia imediata; b)Laparoscopia; c)Tomografia computadorizada; d)FAST ou LPD; e)Observao. 118-A melhor indicao da tomografia de triplo contraste no trauma abdominal seria: a)Paciente hemodinamicamente instvel; b)Paciente estvel, com ferimento por arma branca em dorso ou flanco; c)Paciente estvel, com ferimento por arma de fogo em regio anterior; d)Paciente estvel, com ferimento abdominal fechado; e)Paciente estvel, com ferimento aberto em regio de transio traco-abdominal. ___TRAUMA CRNIO-ENCEFLICO_________________________________________________________ 119-Quais as afirmativas corretas? I-A maioria (80%) dos TCEs so classificados como leves; II-A craniotomia o padro-ouro no tratamento dos TCEs graves fechados com leses focais; III-Um tero daqueles com TCE grave morrem; dos que sobrevivem, somente um quarto tem evoluo favorvel. IV-Quando um paciente tem assimetria de fora, devemos considerar o lado PIOR na avaliao do Glasgow. a)I b)I e II c)II, III e IV d)I, II e III e)todas 120-SEGUNDO O ATLS, para que um TCE seja classificado como leve, o paciente deve ter uma pontuao na escala de Glasgow no menor do que: a)15 b)14 c)13 d)12 e)11 121-O exame complementar mais solicitado e importante no diagnstico de fraturas de crnio o(a): a)Raio X; b)Tomografia; c)Ressonncia magntica; d)ECO; e)EEG. 122-Um doutorando da UFRGS, jogando futebol, cai e bate a cabea na trave do gol. Ele perde a conscincia por alguns segundos e, quando a recupera, tem uma amnsia transitria de alguns minutos. Realizada uma TC de crnio, nenhuma leso visualizada. Este doutorando teve, mais provavelmente, um(a): a)Leso axonal difusa (LAD); b)Concusso cerebral; c)Contuso cerebral; d)Hematoma epidural; e)hematoma subdural. 123-Outro doutorando, desta vez da Fundao, se choca com outro colega enquanto brincava de pega-pega na hora do intervalo. Ele perde a conscincia por alguns minutos, mas em seguida a recupera e volta a

conversar e a correr. No procura auxlio. Contudo, passada meia hora, ele vem a falecer. Este quadro mais provavelmente relacionado a um(a): a)Leso axonal difusa (LAD); b)Concusso cerebral; c)Contuso cerebral; d)Hematoma epidural; e)Hematoma subdural. 124-A respeito dos hematomas extradurais, quais as certas? I-A grande maioria (90%) so infratentoriais; II-A cirurgia para correo, quando possvel, deve ser feita de imediato; III-Na maioria das vezes so agudos, mas podem ter evoluo subaguda, principalmente quando surgirem na regio frontal do crebro. a)I b)II c)II e III d)I e III e)I, II e III 125-Qual o fator prognstico MAIS importante em pacientes com leso cerebral difusa por TCE fechado? a)Presso intracraniana; b)Valor na escala de Glasgow; c)Idade; d)Sexo; e)Nenhum destes. 126-(Frase do pio)No manejo do TCE grave, deve-se impedir a progresso do dano primrio e prevenir o dano secundrio. Este ltimo, que se deve principalmente hipotenso e hipxia, ___________ nos ltimos anos. a)No se reduziu; b)Reduziu-se pobremente; c)Reduziu-se sutilmente; d)Reduziu-se moderadamente; e)Reduziu-se drasticamente. 127-A respeito do hematoma subdural, quais se aplicam? I- estatisticamente mais comum do que o epidural; II-Tem, geralmente, prognstico melhor do que o epidural, por se originar mais comumente de vasos venosos ao invs de arteriais; III-Apresenta-se tomografia como uma imagem biconvexa. a)I b)II c)II e III d)I e III e)I, II e III 128-Marque V ou F: ( )A presso de perfuso cerebral pode ser calculada subtraindo-se a PIC da presso arterial sistlica. ( )Uma presso de perfuso cerebral de 70 mmHg indica que o crebro est bem perfundido; ( )A PIC normal pode chegar a, no mximo, 20 mmHg. ( )A medida que comprovadamente a mais eficaz em reduzir a PIC a craniectomia descompressiva com plastia da dura-mter. a)V V V V b)V V V F c)F F V F d)F V V F e)F F F V 129-A presso intracraniana (PIC) pode ser medida por meio da colocao de monitores em vrios locais do crebro. Qual das localizaes abaixo de posio do monitor oferece os resultados significativamente mais fidedignos da PIC? a)No espao epidural; b)No espao subdural; c)Intraparnquima cerebral; d)Dentro dos ventrculos; e)No h diferena significativa de capacidade de medio da PIC. 130-Qual dos locais de posio do monitor de PIC a preferncia dentre os neurocirurgies, por ter propriedades tambm teraputicas? a)No espao epidural; b)No espao subdural; c)Intraparnquima cerebral; d)Dentro dos ventrculos; e)No existe tal possibilidade.

131-Vrias so as opes de tratamento de uma PIC elevada. Qual delas , geralmente, a primeira medida a ser tomada? a)Administrao de diurtico (manitol); b)Drenagem de lquor; c)Sedao do paciente; d)Hiperventilao; e)Induo de coma barbitrico. 132-Uma alternativa igualmente eficaz ao uso do manitol, na tentativa de controle da PIC, que tem o benefcio de no lesar os rins poderia ser: a)Solues colides; b)Solues cristalides isosmticas; c)Solues salinas hipertnicas; d)Ringer lactato; e)Dexametasona. 133-O tratamento de um hematoma epidural com 35 mm cbicos... a) cirrgico, independente do glasgow; b)S ser cirrgico se o glasgow for menor ou igual a 8; c)Em princpio, no cirrgico, s se o hematoma fosse maior do que 50 mm3; d)Em princpio, no cirrgico, s se o desvio da linha mdia for maior do que 5 mm; e)Em princpio, no cirrgico, visto o prognstico extremamente reservado destes pacientes. 134-A respeito do tratamento e prognstico dos ferimentos penetrantes no crnio, quais as certas? I-O debridamento deve ser restrito exclusivamente ao tecido cerebral no vivel e leses traumticas; II-Os fragmentos sseos e de projetil alojados dentro do parnquima sempre devem ser totalmente removidos; III-Quando o projtil cruza a linha mdia, 95% vo a bito. a)I b)III c)I e II d)I e III e)Nenhuma ___TRAUMA VERTEBROMEDULAR_________________________________________________________ 135-O local mais comumente acometido nas leses da coluna vertebral (55%): a)A regio cervical; b)A regio torcica; c)A regio traco-lombar; d)A regio lombar; e)A regio lombosacra. 136-Acerca do TRM, quais esto certas? I-A maioria dos casos se deve as quedas da prpria altura; II-Os homens so acometidos 4 vezes mais do que as mulheres; III-Dos pacientes portadores de TRM, aproximadamente 40% no apresentam comprometimento neurolgico no exame inicial. IV-Desde que a coluna cervical esteja devidamente protegida, a avaliao da integridade da mesma pode ser postergada enquanto se trata de outras leses que trazem perigo maior de morte ao paciente. a)I e IV b)II e IV c)II, III e IV d)I, III e IV e)I, II e III 137-Os exames complementares com maior acurcia para detectar leses sseas da coluna vertebral e para detectar leses da medula so, respectivamente,: a)TC e RNM b)RNM e TC c)Raio X e TC d)Raio X e RNM e)RNM e RNM 138-Um menino cai enquanto jogava bola no recreio. Os atendentes colocam um colar cervical no paciente. Ao exame, o mesmo est lcido, no se queixa de dor na coluna e no tem nenhuma alterao no exame fsico. Para retirar o colar cervical deste menino, voc precisa antes: a)Fazer um raio X de coluna cervical (AP e perfil); b)Fazer um raio X de coluna cervical (AP, perfil e transoral); c)Fazer um raio X de coluna cervical e torcica alta (AP e de perfil); d)Fazer uma tomografia de coluna cervical; e)Voc j pode remover o colar cervical. 139-Assinale a afirmativa FALSA: a)Nas leses de medula que ocorrem abaixo de T1, no possvel que ocorra alterao de funo, motricidade ou sentido dos membros superiores; b)O choque medular se caracteriza pela perda das funes medulares transitoriamente, podendo durar de minutos a semanas;

c)O choque neurognico resulta das leso das vias decsendentes do sistema simptico da medula espinhal cervical ou torcica alta, ocasionando perda do tnus vasomotor e da inervao simptica do corao; d)A preservao da sensibilidade na regio perianal pode ser a nica evidncia de funo residual da medula, classificando ento a leso como incompleta; e)O nvel sseo da leso necessariamente deve coincidir com o nvel neurolgico da leso em um exame fsico bem feito. 140-Marque V ou F: ( )No possvel que haja uma leso ssea grave e no exista nenhuma leso medular. ( )As leses das vrtebras cervicais podem causar leses vasculares graves. ( )Nas fraturas de odontide, pode ocorrer compresso do bulbo, levando o paciente morte sbita. a)V V V b)V F V c)F F V d)F V V e)F F F 141-Nas leses parciais ou incompletas da medula, como a sndrome de Brown-Squard, ocorre perda da fora ___lateral leso, perda da sensibilidade termoalgsica ___lateral leso e perda da sensibilidade cintico-postural ___lateral leso. a)Ipsi ipsi ipsi b)Ipsi contra ipsi c)Ipsi contra contra d)Contra ipsi contra e)Contra- contra contra 142-Acerca do tratamento do trauma raqui-medular, qual FALSA? a)A trao transcraniana encontra suporte na literatura de seu benefcio no manejo das leses cervicais; b)Em leses dorsais, no h benefcio da trao transcraniana; c)A descompresso opo de tratamento nas leses incompletas e completas, sendo uma emergncia cirrgica nesta ltima; d)Um paciente, mesmo com o exame neurolgico completamente normal, pode vir a requerer a cirurgia de descompresso; e)Em leses completas, pode ser benfico a artrodese. 143-Paciente vtima de TRM se apresenta unicamente com paraplegia e com preservao da sensibilidade em membros inferiores. Acerca deste caso, quais esto certas? I-No h leso cervical; II-No leso completa; III-Caso houvesse compresso medular, este paciente se beneficiaria da cirurgia de descompresso. a)I b)III c)I e II d)II e III e)Todas ___MORTE ENCEFLICA__________________________________________________________________ 144-Para o diagnstico de morte enceflica, uma srie de quesitos tem de ser preenchidos. Qual dos abaixo no um destes quesitos? a)Pupilas midriticas e no reativas; b)Ausncia de ventilao espontnea; c)Ausncia de pulsos; d)Glasgow igual a 3; e)Todos anteriores so quesitos. 145-Quais esto certas? I-Das causas de coma, tumores cerebrais so responsveis por 43% e as causas clnicas pelos outros 57%; II-O encontro de pupilas puntiformes em um jovem em coma deve nos fazer pensar na possibilidade de intoxicao por drogas; III-Coma aperceptivo um dos quesitos para que se diagnostique morte cerebral. a)I b)II c)II e III d)I e III e)I, II e III 146-Quais dos reflexos PODEM estar presentes em paciente vtima de morte cerebral? I-Reflexo vestibulocular; II-Reflexo culo-ceflico (olhos de boneca); III-Reflexo cremastrico. a)I b)III c)II e III d)I e III e)Nenhum

147-No Brasil, para se declarar o paciente em morte cerebral... a) necessrio apenas um mdico; b) necessria a realizao de exames complementares; c)So necessrias reavaliaes, sendo o intervalo maior quanto maior for a idade do paciente; d)No se aceita o EEG como exame complementar; e)(H mais de uma correta). ___REVISO____________________________________________________________________________ 148-O atendimento inicial do politraumatizado engloba uma srie de medidas que, na prtica, so feitas ao mesmo tempo, mas, na teoria, seguem a seguinte seqncia: Triagem > avaliao primria (ABCDE) > a)Reanimao > mtodos complementares ao ABCDE > transferncia (opcional) > avaliao secundria; b)Reanimao > transferncia (opcional) > mtodos complementares ao ABCDE > avaliao secundria; c)Transferncia (opcional) > reanimao > mtodos complementares ao ABCDE > avaliao secundria; d)Transferncia (opcional) > avaliao secundria > reanimao > mtodos complementares ao ABCDE; e)Mtodos complementares ao ABCDE > reanimao > avaliao secundria > transferncia (opcional). 149-A nica exceo ao ABCDE ocorre: a)No trauma abdominal fechado com instabilidade hemodinmica; b)No TCE gravssimo; c)Na queimadura por raio eltrico; d)No afogamento; e)Nenhuma. 150-A fase do atendimento ao politraumatizado conhecida por o exame da cabea aos ps, ou tubos e dedos em todos os orifcios ou da histria AMPLA (mtodo mnemnico) : a)ABCDE; b)Exame primrio; c)Reanimao; d)Exame secundrio; e)Mtodos complementares ao exame primrio. 151-Em um dos filmes da srie Misso Impossvel, uma mdica tenta salvar seu marido Ethan (Tom Cruise) de uma parada crdio-respiratria. Aps manobras frustradas de compresses torcicas e ventilao, a mulher, desesperada, d repetidos golpes no peito de seu marido, que, de repente, volta vida. O golpe precordial uma alternativa que pode ser eficaz na reverso de uma PCR em qual ritmo? a)Taquicardia ventricular; b)Fibrilao ventricular; c)Assistolia; d)Atividade eltrica sem pulso; e)Isto no existe, s no Misso Impossvel. 152-Criana de 20 kg necessita de reposio volmica. Quanto ela dever receber de soluo cristalide aquecida na reanimao inicial? a)1-2 litros b)400 ml c)200 ml d)500 ml e)Impossvel estimar somente com esses dados. 153-Esta mesma criana no respondeu a trs (ou duas, dependendo do caso) administraes de soluo cristalide, sendo ento necessria a reposio de CHAD. Quanto devemos infundir na reposio inicial? a)1 litro b)400 ml c)200 ml d)350 ml e) Impossvel estimar somente com esses dados. 154-A explorao digital com anestesia local no abdome se justificaria em (no necessariamente em todos os casos): a)Trauma penetrante por FAF; b)Trauma penetrante por arma branca na regio dorsal; c)Trauma penetrante por arma branca na regio anterior; d)Trauma penetrante pro arma branca na regio dos flancos; e)Trauma contuso com equimose localizada (fazer uma inciso antes). 155-Das abaixo, a situao que mais provavelmente ir requerer laparotomia : a)Trauma abdominal penetrante por FAF; b)Trauma abdominal penetrante por arma branca na regio lombar; c)Trauma abdominal penetrante por arma branca na regio anterior; d)Trauma abdominal penetrante pro arma branca na regio dos flancos;

e)Trauma abdominal contuso. 156-Sobre as consideraes anatmicas do abdome, quais se aplicam? I-O flanco e o dorso tm maior quantidade de gordura e msculo, protegendo mais as vsceras dos traumas penetrantes; II-O retroperitonio pode abrigar leses ocultas, pois estas no costumam provocar peritonismo e um local mais difcil de se avaliar; III-As leses penetrantes na regio gltea raramente produzem alguma leso visceral. a)I b)I e II c)II e III d)I e III e)I, II e III 157-A tomografia o exame de escolha no trauma (paciente estvel) de todos os rgos abaixo, com exceo no(a): a)Bexiga; b)Ureter; c)Rim; d)Adrenal; e)Em todos anteriores. 158-Quando vamos infundir solues cristalides no paciente: a)No precisamos aquecer a mesma; b)Precisamos aquecer at 20 C; c)Precisamos aquecer at 29 C; d)Precisamos aquecer at 35-36C; e)Precisamos aquecer at 39 C 159-Marque V ou F: ( )A reanimao volmica agressiva substitui o controle definitivo da hemorragia. ( )Na reanimao volmica, se calcula quanto se deve infundir de volume da seguinte forma: 3 ml para cada 1 ml perdido. ( )Geralmente, a cada um litro de soluo isotnica infundida, a volemia aumenta 200 ml. a)V V V b)V F V c)F F V d)F V V e)F F F 160-A respirao diafragmtica sugere mais frequentemente: a)Trauma de face isolado; b)Hematoma epidural; d)Leso da medula cervical; e)Trax instvel. c)Fratura de pelve;

161-Paciente com sinal de Battle, olhos de guaxinim e hemotmpano deve ter, mais provavelmente,: a)Fratura de medula cervical; b)Fratura de medula torcica; c)Fratura da base do crnio; d)Fratura de face; e)Fratura de laringe/traquia. 162-A trade de Cushing secundria do TCE grave. So sinais desta trade: I-Hipertenso; II-Taquicardia; III-Diminuio da freqncia respiratria; IV-Hipofonese de bulhas. a)I e III b)III e IV c)I, II e III d)II, III e IV

e)Todas

163-Marque com V ou F: ( )No TCE grave, principalmente nas primeiras 12 horas, o fluxo sanguneo cerebral est diminudo. ( )A hipertenso secundria ao aumento da PIC deve ser prontamente controlada com anti-hipertensivos, sendo o propranolol geralmente a primeira escolha. ( )TCE grave, com glasgow menor do que 8, por si s, j uma indicao de monitorizar a PIC. a)V V V b)V F V c)F F V d)F V V e)F F F 164-Os lobos mais comumente acometidos na contuso cerebral so: a)Frontal e temporal; b)Frontal e occipital d)Parietal e temporal; e)Temporal e occipital. c)Frontal e parietal;

165-Assinale a falsa: a)Em caso de perda volmica muito extensa, a freqncia cardaca ao invs de aumentar entra em declnio; b)A hipotermia pode ser causa de coagulopatia em paciente traumatizado; c)Nunca podemos afirmar que a hipotenso secundria exclusivamente ao TCE grave no adulto;

d)Criana vtima de TCE, mesmo que no esteja em coma, deve ser considerada como portadora de TCE GRAVE se a fontanela estiver abaulada; e)O nico raio X que se aceita no atendimento inicial o de coluna cervical. 166-Segundo o ATLS, a causa mais comum de pneumotrax hipertensivo : a)Trauma penetrante por arma branca; b)Trauma penetrante por arma de fogo; c)Trauma contuso por queda; d)Trauma contudo por acidente automobilstico; e)Ventilao mecnica mal feita no hospital. 167-Qual a afirmativa verdadeira? a)Cianose sinal precoce de hipxia; b)Hipxia a caracterstica mais grave da leso torcica; c)No tamponamento cardaco, as jugulares sempre estaro distendidas, independente da volemia, mesmo que o mdico no consiga v-las; d)Nunca se deve empregar a fixao interna de costelas em casos de trax instvel; e)H mais de uma verdadeira. 168-Quando comparadas ao adulto, as crianas I-Tm propenso maior para a faringe colabar quando inconscientes e em posio supina; II-Tm uma maior reserva fisiolgica, mascarando mais os sinais do choque; III-Tm a resposta vagal menos acentuada, observada durante a intubao. a)I b)I e II c)II e III d)I e III e)I, II e III 169-Quais esto certas? I-Nas gestantes, as prioridades do atendimento inicial so as mesmas das no-gestantes; II-Em crianas, as prioridades do atendimento inicial so as mesmas das dos adultos; III-A leso tpica do cinto de segurana a ruptura de vscera oca. a)I b)I e II c)II e III d)I e III e)I, II e III 170-Em vtimas de queimaduras: a)Podem (e devem) ser empregados frmacos como narcticos, analgsicos e sedativos; b)A ansiedade e a agitao respondem bem com o oxignio e a reposio hdrica; c)O curativo aberto no deve ser empregado na face e nos genitais; d)Todas acima corretas; e)Somente b e c corretas. 171-Segundo a Escala de deficincia ASIA no TRM, um paciente com leso completa de medula est na classe: a)A b)B c)C d)D e)E 172-Em gestantes com menos de 20 semanas de IG vtimas de PCR, imediatamente aps a reanimao: a)No precisamos fazer cesrea de emergncia; b)Precisamos fazer cesrea de emergncia visando salvar somente a me; c)Precisamos fazer cesrea de emergncia visando salvar somente o feto; d)Precisamos fazer cesrea de emergncia visando salvar tanto me quanto feto; e)n.d.a. 173-Um paciente vtima de TRM trazido imediatamente at o HPS. Ao examin-lo, voc constata que ele no tem nenhum grau de fora ou sensibilidade nem reflexos abaixo da regio cervical. Podemos afirmar que: I-Este paciente tem leso medular completa; II-Este paciente sofreu uma leso medular abaixo de T1; III-Este paciente nunca mais ir conseguir deambular sem auxlio. a)I b)I e II c)I e III d)III e)Nenhuma

___GABARITO___________________________________________________________________________

1-D 2-B 3-B 4-D 5-A 6-D 7-E 8-D 9-C 10-E 61-B 62-A 63-A 64-B 65-C 66-C 67-D 68-A 69-E 70-D 121-B 122-B 123-D 124-C 125-A 126-E 127-A 128-D 129-E 130-D

11-C 12-B 13-D 14-A 15-D 16-B 17-C 18-C 19-E 20-C 71-B 72-B 73-B 74-A 75-B 76-E 77-A 78-A 79-C 80-D 131-C 132-C 133-A 134-D 135-A 136-C 137-A 138-E 139-E 140-D

21-B 22-A 23-D 24-B 25-E 26-B 27-A 28-E 29-C 30-A 81-D 82-B 83-C 84-E 85-A 86-C 87-B 88-E 89-D 90-B 141-B 142-C 143-E 144-C 145-E 146-B 147-B 148-A 149-E 150-D

31-B 32-D 33-E 34-D 35-A 36-E 37-C 38-B 39-D 40-D 91-E 92-D 93-D 94-E 95-E 96-A 97-A 98-E 99-E 100-C 151-A 152-B 153-C 154-C 155-A 156-B 157-A 158-E 159-D 160-D

41-A 42-A 43-B 44-E 45-A 46-B 47-A 48-E 49-D 50-A 101-A 102-D 103-E 104-C 105-E 106-B 107-C 108-C 109-A 110-D 161-C 162-A 163-B 164-A 165-E 166-E 167-B 168-B 169-E 170-B

51-C 52-D 53-A 54-B 55-C 56-D 57-E 58-A 59-B 60-A 111-A 112-C 113-D 114-D 115-B 116-C 117-A 118-B 119-D 120-C 171-A 172-A 173-E

___COMENTRIOS______________________________________________________________________
1-80% so homens (aula). 2-Como morre mais em acidentes, as internaes so poucas, menos do que por quedas (aula). 6-O tempo de resposta no muda muito...o que altera o prognstico o tempo de notificao. Deve sempre ser levado ao hospital que tenha condies de atender a vtima, nem sempre o mais prximo (aula). 7-Todos so do suporte bsico, como dito em aula. 8-O trauma de laringe caracteriza-se pela trade: rouquido, fratura palpvel e enfisema subcutneo, e, apesar dos riscos, a traqueostomia indicada (ATLS). Mas, de um modo geral, a mortalidade maior quando se tenta medidas avanadas.(aula) 10-O LPD justamente indicado nos instveis.(ATLS) 11-Se o paciente no est ventilando, no como se guiar o tubo. (ATLS, Rotinas) 12-Lembrar do ABCDE: primeira medida via area. Neste caso precisa intubar porque ele est em apnia.(ATLS, aula, Rotinas...) 13-Estas duas talvez sejam as questes mais importantes...Novamente, lembrar do ABCDE: neste caso precisa intubao porque o paciente est inconsciente com glasgow menor do que 8. 15- o que diz no ATLS... 16-As caractersticas so de choque sptico, e o fato de ter se passado muito tempo do trauma favorece o dignstico. 21-Estes pacientes tm hemorragia classe I, e geralmente no necessitam de nenhuma reposio (ATLS). 23-As chances de sucesso diminuem 10% a cada minuto perdido, e no 50%. (Rotinas) 25-Assistolia e AESP no so chocveis.(Rotinas) 26-Pacientes com este traado e sem pulso esto em AESP, um ritmo de PCR no-chocvel (Rotinas) 27- uma taquicardia ventricular. Se beneficia de choque mas no de atropina. O mais comum a fibrilao.(Rotinas) 29-O prognstico tanto na AESP quanto na assistolia pssimo, variando de 0-4% de sobrevida.(Rotinas) 31-Manter a presso sistlica no mnimo a 100mmHg.(Rotinas) 33-De novo, lembrar do ABCDE: a primeira medida manter via area, mesmo antes de transferi-lo!(ATLS)

34-A reposio volmica, como em quase todos os outros tipos de trauma, feita com solues cristalides isotnicas. Somente depois de estabilizado o paciente que podemos usar solues colides. (aula) 35-CUIDADO! No esquea que a % de queimadura de primeiro grau NO entra no clculo. A soluo seria: 4ml x 80 x 25% = 8000ml. 36-O volume total que calculamos administrado da seguinte forma (J CAIU na prova): Metade nas primeiras 8 horas e o resto nas prximas 16 horas. Outro dado importante: visa-se uma diurese em adultos de 30-50ml/hora e em crianas 12ml/kg/h. 39-Segundo o ATLS, a alternativa e talvez a mais certa, mas, segundo o professor, a correta a d. 46-O tubo orofarngeo deve ser utilizado se a crianas estiver Inconsciente, pois seno h reflexo de vmito.(ATLS) 47-Se observa taquicardia e diminuio da PP; o acesso proximal leso; primeiro se d soluo cristalina.(ATLS) 52-Laparoscopia pode ser utilizada tanto em traumas penetrantes quanto fechados, e precisa estar estvel. 55-As fraturas de costelas no compem a trade, segundo dado em aula. 66-No s possvel como indicado um Raio X no auxlio deste diagnstico diferencial.(aula) 72-O professor frisou isto em aula: alterao de pulsos s muito tardiamente,e se chegar a ocorrer... 73-A fixao utilizada a externa.(aula) 74- a segunda; a primeira so as complicaes obsttricas.(ATLS) 80-O desfibrilador pode ser utilizado sem problema alguma ao feto.(aula) 92-Cuidado! Se h hematria, devemos avaliar primeiro antes de sondar, n..(ATLS) 101-Essa velha, mas...o diagnstico de pneumotrax hipertensivo CLNICO. 115-O exame rpido e NO necessrio em quem j iria cirurgia de qualquer maneira.(ATLS) 116-Se ele estivesse instvel, a sim seria a laparotomia. 119-Se considera o lado melhor, pois o resultado mais fidedigno. (ATLS) 120-Ateno, no resumo do Jnior est errado..Glasgow 13, 14 ou 15 TEC leve (ATLS) 122-Caso a perda de conscincia fosse mais prolongada (meia hora uma hora), a sim deveramos pensar primeiro em LAD.(ATLS) 123-Talk and die: tpico de hematoma epidural: a perda de conscincia inicial se deve concusso cerebral. Aps, o paciente recupera a conscincia, mas o hematoma vai se formando. Quando suficientemente grande, leva morte.(aula) 124-90% so supratentoriais. (aula) 125-Cuidado, se pedisse os fatores mais importantes das leses focais, seriam a idade e o glasgow.(aula) 127- cncavo-convexo; mesmo que surja de veias, o prognstico muito pior (ATLS) 128-PPC= PAM-PIC, e no presso sistlica. No h comprovao na literatura da craniotomia descompressiva. (aula) 129-Segundo o pio, no h diferena. 132-(aula). 133-Lembrar: o manejo sempre cirrgico (independente do glasgow) se houver: hematoma extradural com mais de 30mm3, hematoma subdural com mais de 10 mm3 ou hematoma intraparenquimatoso com mais de 50mm3. (aula) 134-S devem ser removidos se facilmente alcanveis.(aula) 138-Em caso de baixa suspeita de leso cervical (sem dor, orientados, sem dficits ou alterao no exame neurolgico) se pode retirar o colar sem pedir nenhuma radiografia. 139-O nvel sseo nem sempre corresponde ao nvel neurolgico (devido a caractersticas anatmicas), sendo a discordncia maior quanto mais caudal for a leso.(ATLS) 140-Sim, segundo o pio, possvel sim. 142-No h benefcio de se fazer descompresso em leses completas, mas podem requerer artrodese. Caso haja compresso medular e o EM for normal, pode-se fazer a cirurgia no intuito de prevenir dano futuro.(aula) 143-Como no h comprometimento de membros superiores, no h leso acima de T1 (ou seja, no h leso cervical). Como h preservao da sensibilidade, no se trata de leso completa. E, desta forma, a cirurgia de descompresso seria bem empregada se necessrio.(aula) 144-A ausncia de pulsos no entra na lista, pois no se trata de morte por PCR...(ATLS) 147-So necessrios dois mdicos e a realizao de um ou mais exames complementares (dependendo da idade) Tambm o intervalo entre as avaliaes so maiores quanto mais novo o paciente, devido a sua maior plasticidade neuronal.(Aula) 148-Se no acredita leia o captulo inicial do ATLS. 152-O clculo para crianas : 20 ml por quilo de peso. 153-Neste caso, para o CHAD, se considera 10 ml por quilo de peso. 154-Quando por FAF, o manejo cirrgico. Quando por arma branca em regio dorsal e flancos, se aplica a TC com triplo contraste. Quando contuso, a TC se estvel ou LPD/FAST se instvel. A letra c se aplica. 162-Ocorre uma bradicardia; e turgncia jugular no tem nada a ver com o quadro. 163-No se deve usar antihipertensivos devido o risco de piorar a perfuso cerebral! (Rotinas). 165-Se pede tambm o de pelve e trax. Mas (como diria o Gersom) veja bem, eu disse INICIAL, pois bvio que o paciente deve primeiro ter sido estabilizado (ATLS). 167-Cianose tardia; nem sempre h turgncia; fixao interna pode ser necessria em alguns casos. 168- mais acentuada. 170-Se deve usar com muita cautela estes frmacos (ou nem usar) pois podem mascarar os sinais de hipovolemia e hipoxemia; importante gravar que SE FAZ curativo aberto em face e genitlia. 172- Se IG entre 21-24, se faz pra salvar a me; se maior do que 24, pra salvar ambos. Antes de 20 semanas no se faz (Aula!) 173-Veja s: a clnica de leso completa, realmente, mas NO h como saber se ele no est apenas durante a fase de choque medular. Logo, no se pode afirmar que a leso completa. Como se apresentou com tetraplegia, a leso acima de T1, pois acometeu tambm os braos. Desta forma, como no sabemos se leso completa ou somente choque medular, tambm no podemos afirmar que ele nunca mias poder deambular.

Vous aimerez peut-être aussi