Vous êtes sur la page 1sur 3

Nota sobre Piolin e o modernismo paulista

N ota sobre Piolin e o modernismo paulista *


S rgio de Carvalho

o primeiro nmero da revista Terra roxa e outras terras, em janeiro de 1926, escreve Antonio de Alcntara Machado:
So Paulo tem visto companhias nacionais de toda a sorte. Incontveis. De todas elas, a nica, bem nacional, bem mesmo, a de Piolin! Ali no Circo Alcebades! Palavra. Piolin, sim, brasileiro. Representa Dioguinho, o Tenente Galinha, Piolin scio do Diabo, e outras cousas assim, que ele chama de pantomimas, deliciosamente ingnuas, estupendas, brasileiras at ali. (Machado, 1926, p. 2)

Vistos em conjunto, algo de facilitador parece haver nos elogios modernistas ao palhao Piolin. Aquilo que Roberto Schwarz apontou num poema de Oswald de Andrade uma plenitude moderna (e idealizada) das sensaes, sem pecado, superstio ou conflito, o gosto de ver e ser visto, to caracterstico da inocncia cultivada (Schwarz, 1989, p. 23) , elementos que vm na crista da prosperidade do caf, parecem ressoar nesta eleio. Creio que, em boa parte, o programa primitivista da vanguarda paulista procurou resol-

ver o impasse da representao brasileira pela mitificao da liberdade comunitria pr-burguesa. certo que isso contm muito de anulao de antagonismos sociais e, menos do que uma resoluo concreta de um problema que na verdade est tambm fora da arte o da representao de uma sociabilidade sem indivduos , prope um apaziguamento provisrio pela suspenso festiva, cuja verdade depende de uma atitude artstica que circunscreve a obra. Por outro lado, esse deslocamento no sentido de uma perspectiva de fato coletivizadora j um avano no pensamento teatral de Alcntara Machado. E nisso ele esteve de acordo com Oswald de Andrade e com Mrio de Andrade, que desenvolveu o elogio a Piolin no segundo nmero da Terra roxa, sob o pseudnimo de Pau DAlho:
Os nicos espetculos teatrais que a gente inda pode freqentar no Brasil so o circo e a revista. S nestes inda tem criao. No que os poetas autores de tais revistas e pantomimas saibam o que criao ou conservem alguma tradio efetivamente nacional, porm as prprias circunstncias da liberdade sem

Srgio de Carvalho dramaturgo e encenador; dooutorando pelo Departamento de Literatura Brasileira da FFLCH-USP.
*

Este texto integrou o relatrio de qualificao para doutoramento na rea de Literatura Brasileira apresentado pelo autor ao Departamento de Letras Clssicas e Vernculas da FFLCH -USP, sob orientao de Jos Antonio Pasta Jr.

127

sala preta

restries e da vagueza desses gneros dramticos permite aos criadores deles as maiores extravagncias. Criam por isso sem leis nem tradies importadas, criam movidos pelas necessidades artsticas do momento e do gnero, pelo interesse de agradar e pelas determinaes inconscientes da prpria personalidade. (Andrade, 1926, p. 2.)

smbolo de ingenuidade e de baguna feliz. Parecia resolver muitas contradies estticas e, segundo padres dados pela prpria vanguarda europia, representava o sonho de que, da nossa confuso, poderia sair matria para a transformao. Alcntara Machado escreve em 1928:
Um teatro baguna da baguna sair. [...] Enquanto isso o teatro europeu busca o que j possumos: ora o que ele (teatro europeu) procura o informe que ns somos. No samos at hoje do princpio. E o princpio a farsa popular, annima, grosseira. a desordem das canes, bailados, dilogos e cenas de fundo lrico, anedtico ou religioso. Coisa que entre ns se encontra no circo, nos terreiros, nos adores, nas ruas, nas macumbas. (Machado, 1928, apud Lara, 1987, p. 115).

Merece destaque o elogio dimenso subjetiva de uma criao artstica como essa: acima da conservao de alguma tradio efetivamente nacional est a autonomia do artista conquistada pelas circunstncias de liberdade sem restries e da vagueza. Piolin parecia trabalhar com meios to rarefeitos e cambiantes quanto seus objetos sugeriam. Por outro lado, a aparncia de coisa informe era sustentada por uma preciso tcnica do ridculo, que segundo Mrio de Andrade, salvaria da perdio esse gnero de pantomimas. No entanto, ao que parece, o olhar modernista sobre Piolin encantava-se menos com a base da tcnica fsica e imaginria, do que com o livre acesso ao inconsciente expresso naquelas entradas cmicas. Importava seu jeito de criao verdadeira, provinda de regies em que a intencionalidade construtiva no chega. Com a vantagem de sua fora cnica ser reconhecvel de imediato por qualquer platia, os princpios cmicos dos nmeros circenses de Piolin continham a mesma rapidez, poder de sntese e a fulminncia que Alcntara Machado emprestava do cinema e dos jornais para seus contos. As formas cnicas de Piolin tinham algo de uma irrealizao absoluta, que encantava os modernistas por seu duplo sentido de incompletude e descompromisso com a representao exterior da realidade segundo hbitos da verossimilhana. Foi com Piolin que Alcntara Machado reconheceu virtudes na desordem, ainda que no tivesse procurado relacionar a aparente informalidade com procedimentos de construo que todo bom palhao exercita at incorpor-los como seus. Piolin era sobretudo um

O fato que a converso de Alcntara Machado a gneros como a farsa e a comdia de costumes, que antes abominava, deriva de uma autorizao dada pelo programa primitivista das vanguardas europias em sua vontade de romper o dogmatismo da tradio esttica em favor de acesso mais profundo realidade. Nesta salvao pelo popular segundo ele, a nica coisa que ainda se podia tentar no teatro brasileiro , o ponto de referncia continuava fora do pas, ainda que a inteno fosse outra. E a proposta de recuo em direo a uma subjetividade livre, vislumbre modernista de uma possibilidade brasileira de sujeito humanista burgus, era a defesa de um salvo-conduto ao artista antes de ser uma proposta de prtica concreta para as obras. Por outro lado, aquela desenvoltura do sujeito conquistada pela nudez do fato (uso de novo termos de Roberto Schwarz) pode ser lida, em suas contradies, como um primeiro passo para uma prxis, e nesse sentido a aposta modernista na teatralidade de Piolin parece-me uma escolha feliz. Lkacs escreveu que a poesia primitiva parte sempre do fato fundamental da importncia da prxis. E essa atividade, na sua acepo mais ampla, s existe porque transcende a atuao meramente esttica. A teatralidade

128

Nota sobre Piolin e o modernismo paulista

de Piolin no era produzida como obra de arte, mas como diverso para consumo, e seu rigor decorre das exigncias de eficcia imediata. Sua qualidade artstica provinha de uma

construo destinada a outros fins, e essa funcionalidade para l de esttica de sua arte, seria central para a discusso da cultura a partir dos anos 1930.

Referncias bibliogrficas
ANDRADE, Mrio de. Teatro-circo: do Brasil ao Far-West Piolin. Terra roxa e outras terras, So Paulo, n. 2, 03/02/1926 MACHADO, Alcntara. Indesejveis. Terra roxa e outras terras, So Paulo, n. 2, 20/01/1926. _______. Teatro do Brasil. Movimento, Rio de Janeiro, n. 2, nov./1928, apud LARA, Ceclia de. De Pirandello a Piolim: Alcntara Machado e o Teatro no Modernismo. Rio de Janeiro: Minc/ Inacen, 1987. SCHWARZ, Roberto. A carroa, o bonde e o poeta modernista. In: Que horas so?. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

129

Vous aimerez peut-être aussi