Vous êtes sur la page 1sur 2

BARROCO E ARCADISMO - EXERCCIOS 1. (UFRGS) Considere as seguintes afirmaes sobre o Barroco brasileiro: I.

A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que con i em tensamente na unidade da obra. II. ! conceptismo e o cultismo, expresses da poesia barroca, apresentam um imagin"rio buc#lico, sempre po oado de pastoras e ninfas. III. A oposi$o entre %eforma e Contra-%eforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa. &uais est$o corretas' (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (*) Apenas I e III. (+) I, II e III.

2. (UFRGS) Com rela$o ao Barroco brasileiro, assinale a alternati a incorreta. (A) !s ,ermes, do -adre Ant.nio /ieira, elaborados numa linguagem conceptista, refletiram as preocupaes do autor com problemas brasileiros da 0poca, por exemplo, a escra id$o. (B) !s conflitos 0ticos i idos pelo 1omem do Barroco corresponderam, na forma liter"ria, ao uso exagerado de paradoxos e in erses sint"ticas. (C) A poesia barroca foi a confirma$o, no plano est0tico, dos preceitos renascentistas de 1armonia e equil2brio, igentes na +uropa no s0culo 3/I, que c1egaram ao Brasil no s0culo 3/II, adaptados, ent$o, 4 realidade nacional. (*) 5m dos temas principais do Barroco 0 a efemeridade da ida, quest$o que foi tratada no dilema de i er o momento presente e, ao mesmo tempo, preocupar-se com a ida eterna. (+) A escultura barroca te e no Brasil o nome de Ant.nio 6rancisco 7isboa, o Alei8adin1o, que, no s0culo 3/II, elaborou uma arte de tema religioso com traos nacionais e populares, numa mescla representati a do Barroco. 3. (UFRGS) "Trs dzias de casebres remendados, Seis becos, de mentrastos entupidos, Quinze soldados, rotos e despidos, Doze porcos na praa bem criados. Dois conventos, seis frades, trs letrados, Um juiz, com bi odes, sem ouvidos, Trs presos de piol!os carcomidos, "or comer dois meirin!os esfaimados." ,obre esses ersos de 9reg#rio de :atos 9uerra s$o feitas as seguintes afirmaes: I - ! poema retrata criticamente a sociedade brasileira do s0culo 3/II, permitindo identificar um dos ramos da poesia desse poeta. II - ! conte;do sat2rico e a linguagem grosseira dos ersos associam o poema 4 l2rica amorosa e religiosa do autor. III - 6alando em primeira pessoa, em tom confessional, o autor desses ersos manifesta uma is$o preconceituosa e unilateral da sociedade brasileira colonial. &uais est$o corretas' (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (*) Apenas I e II. (+) Apenas I e III.

4. (UFRGS) Assinale a alternati a que preenc1e corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. *iz-se que 0 no sermon"rio pol2tico que se re ela o aspecto mais interessante da obra de ........ , pelo pragmatismo de suas ideias e pela capacidade de con ert<-las em argumento teol#gico, por meio do estabelecimento de analogias entre um ou mais epis#dios do /el1o ou do =o o >estamento e determinado acontecimento 1ist#rico. +xemplo disso 0 o Serm#o pelo bom sucesso das armas de "ortu al contra as de $olanda, em que ........ 0 ad ertido por causa do mal que ameaa a cidade de ,al ador. (A) Ant.nio /ieira - =assau (B) ?os0 de Anc1ieta - =assau (C) :anoel da =#brega @ o po o (*) ?os0 de Anc1ieta - *eus (+) Ant.nio /ieira @ *eus

5. Considere os ersos abaixo e as afirmaes correspondentes. %&u sou, entil 'ar(lia, eu sou cativo) "or*m n#o me venceu a m#o armada De ferro e de furor) Uma alma sobre todas elevada +#o cede a outra fora ,ue n#o seja - tenra m#o do -mor. I - ! trec1o pertence ao li ro 'ar(lia de Dirceu, de >om"s Ant.nio 9onzaga, principal obra do Arcadismo brasileiro. II - =a primeira parte da obra, o poeta, na figura do pastor *irceu, fala de seu amor por :aria *orot0ia ?oaquina de ,eixas, a :ar2lia do poema, e de seu dese8o de i er com ela uma ida simples, pastoril e buc#lica. III - ! fragmento acima encontra-se na segunda parte do li ro, em que o poeta est" preso por fora de seu en ol imento na Inconfid<ncia :ineira, como se pode obser ar no primeiro erso. &uais s$o corretas' (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (*) Apenas I e II. (+) I, II e III.

6. (UFRGS) 7eia o seguinte soneto de Cl"udio :anoel da Costa Destes pen!ascos fez a natureza . bero em ,ue nasci/ o!0 Quem cuidara Que entre pen!as t#o duras se criara Uma alma terna, um peito sem dureza0 -mor, ,ue vence os ti res, por empresa Tomou lo o render1me) ele declara 2ontra o meu cora#o uerra t#o rara Que n#o me foi bastante a fortaleza. "or mais ,ue eu mesmo con!ecesse o dano, - ,ue dava ocasi#o min!a brandura, +unca pude fu ir ao ce o en ano/ 34s, ,ue ostentais a condi#o mais dura, Temei, pen!as, temei, ,ue -mor tirano, .nde !5 mais resistncia, mais se apura. =o soneto acima, o eu-l2rico (A) deixa-se le ar pela admira$o dos poderosos, embora con1ea o dano causado pelas pen1as. (B) ad erte as pr#prias pen1as de que, apesar de serem muito resistentes, elas de em temer o poder do Amor. (C) 8amais poderia fugir ao cego engano, por saber do perigo representado pelo ci;me e pela in e8a. (*) a isa 4s pen1as que, apesar de ostentarem beleza e simplicidade, elas de em temer a in estida do Amor. (+) n$o admite que o Amor ena as pen1as, embora recon1ea que ele ence os tigres e ataca os reis. 7. Aponte a alternati a cu8o conte;do n$o se aplica ao Arcadismo. (A) *esen ol imento do g<nero 0pico, registrando o in2cio da corrente indianista na poesia brasileira. (B) -resena da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse per2odo. (C) -ropaga$o do g<nero l2rico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado. (*) Circula$o de manuscritos an.nimos de teor sat2rico e conte;do pol2tico. (+) -enetra$o da tend<ncia m2stica e religiosa, inculada a express$o de ter ou n$o f0. 8. ,obre o poema . Ura uai, 0 correto afirmar que: (A) 1er#i do poema 0 *iogo Al ares, respons" el pela primeira a$o colonizadora na Ba1ia. (B) 2ndio Cacambo, ao saber da morte de sua amada, 7ind#ia, suicida-se. (C) escrito em plena ig<ncia do Barroco, filiou-se 4 corrente cultista. (*) os 8esu2tas aparecem como iles, enganadores dos 2ndios. (+) segue a estrutura 0pica camoniana, com ersos decass2labos e estrofes em oita a rima.

Vous aimerez peut-être aussi