Vous êtes sur la page 1sur 5

1- Educao lingustica e formao de professores de ingls

Dbora Balsemo Oss*


Universidade do Vale do Rio dos Sinos Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

O artigo lido parte da necessidade de compreender mais aprofundamente os aspectos relacionados educao lingstica, suas origens e suas aplicaes na formao de professores de ingls. O objetivo principal do estudo detectar se o conceito de Lingustica Educacional fez parte da formao dos professores para, ento, propor uma reflexo acerca das prticas formativas relacionadas educao lingstica dos futuros docentes de lnguas, particularmente de professores de ingls. Estes objetivos foram alcanados a partir da anlise dos resultados dos dados coletados da pesquisa com 28 professores licenciados em Letras, ou com experincia ou formao no ensino de lngua inglesa, ou que atuam como docentes de lnguas ou que tenham ps-graduao na rea do ensino de lnguas, e da reviso bibliogrfica que refere Lingustica Educacional, subrea da Lingustica Aplicada que d conta das questes relacionadas educao lingstica. Os tericos mais presentes durante todo o artigo foi o LUIZ PAULO DA MOITA LOPES, doutor em lingstica aplicada na Universidade de Londres. professor ttular do Programa Interdisciplinar de Lingstica Aplicada da UFRJ e pesquisador do CNPq, sua pesquisa atual focaliza os letramentos miditicos e a construo das identidades sociais. O outro terico foi BERNAND SPOLSKY realizou e publicou pesquisas em testes de linguagem, aprendizagem de uma segunda lngua, lingstica, sociolingstica e polticas de lingustica aplicada. O artigo voltado para professores e alunos de lngua inglesa para que estes possam refletir sobre a lingstica educacional. Fala, tambm, da importncia das lnguas e das linguagens e dos vrios caminhos da lingstica, o quanto ela est presente em nossos planos de trabalho, ao prepararmos uma aula ou quando explicitamos nossas aes em relao lngua. O artigo lido mostra o quanto a lingstica, neste caso, a educacional, est crescendo, com muitos pases dedicando ateno, atravs de polticas especificas de capacitao de professores e de gesto pblica, tudo isso devido aos aspectos econmicos, polticos e culturais decorrentes da globalizao. Ao ler todo o artigo, posso ver o quanto a Lingstica importante na nossa formao de Letras Ingls e o quanto isso importante futuramente, quando estivermos em sala de aula, pois nem todos os professores de Lngua Inglesa tiverem a oportunidade de estudar Lingustica, uma disciplina essencial na nossa formao.

2- Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distncia da compreenso e produo oral em lngua inglesa por computador/WEB
Samuel de Carvalho Lima*
Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Mossor Rio Grande do Norte / Brasil

O principal objetivo do artigo lido investigar propostas de atividades online para a oferta de ensino da compreenso e produo oral em lngua inglesa como lngua estrangeira mediado por computador/web, tendo em vista o uso das tecnologias digitais que medeiam a realizao do ensino. O tratamento dos dados suscitou a elaborao do catlogo de uso e frequncia das tecnologias em que os exemplares das propostas de atividades on-line se encontravam ancorados, o que expressa a forma como os educadores integram os recursos digitais em suas prticas pedaggicas. O objetivo do artigo consiste em descrever os usos da tecnologia que refletem a oferta do ensino a distncia no curso semipresencial Letras/Ingls, realizado atravs do Solar, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Federal do Cear (UFC), em parceria com a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior e a Universidade Aberta do Brasil (CAPES/UAB). Desse modo, foi realizada a listagem dos recursos digitais em que os exemplares das propostas de atividades on-line se encontravam ancorados, de modo a fazer, tambm, o levantamento da frequncia com que essas ferramentas eram utilizadas. O autor do artigo descreve o ensino da compreenso e produo oral da graduao Letras/Ingls da UFC, levando em considerao os recursos digitais utilizados para a realizao da oferta das propostas de atividades on-line presentes no material didtico hospedado no Solar. Os autores mencionados mais mencionados no artigo foi a VERA MENEZES PAIVA, ela tem experincia na rea de Letras, com nfase em Lingustica aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisio de lngua inglesa, pesquisa narrativa, ensino de lnguas mediado por computador, gneros digitais alm do mais uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educao a distncia na rea de Letras. Outro autor bastante citado foi o MOITA LOPES, citado tambm no artigo anterior. Cita tambm o professor ALEX PRIMO , professor do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Informao da UFRGS e pesquisador do CNPq e atualmente, pesquisa gneros e interaes em blogs e conversaes online. O antigo menciona que muitos educadores esto tendo de encontrar um modo para atender s demandas de um mundo mediado pelas tecnologias, pois descobrir uma maneira de integr-las em suas prticas pedaggicas uma tarefa, s vezes, no muito simples, mas que deve haver essa integrao,

pois a sociedade est cada vez mais intermediada pelos usos das tecnologias, e a lingstica aplicada tende a privilegiar as relaes entre a ao humana e os processos de uso da linguagem, inclusive os usos mediados pelo computador. que, no Brasil. Ressalta, a grande desafio de algumas instituies de ensino e dos educadores, de que, devido s enormes diferenas sociais, em alguns lugares nem mesmo as tecnologias bsicas como o papel, o livro e a eletricidade podem ser utilizadas, em virtude da carncia presente em determinadas comunidades. Alm disso, muitas tecnologias j obsoletas, como o projetor de slides, por exemplo, nunca chegaram a determinadas escolas. Ao ler o artigo, pude perceber o quanto as tecnologias ajudam se usadas da maneira correta, no ensino e aprendizagem de lnguas, tecnologia como vdeos, msicas, udios, recursos como datashow, internet e etc.

3- Teachers Digital Fluency: a New Competence for Foreign Language Teaching


Isis da Costa Pinho*
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) So Leopoldo Rio Grande do Sul/Brasil

Marilia dos Santos Lima**


Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) So Leopoldo Rio Grande do Sul/Brasil

O artigo lido trata de um estudo de caso com foco na fluncia digital como uma nova competncia para o ensino de lnguas estrangeiras (LEs) por meio da tecnologia. A partir de dados gerados em um curso de formao de professores, investiga-se a percepo de professores pr-servio e em servio sobrea relevncia da fluncia digital e do uso pedaggico de ferramentas digitais para o ensino-aprendizagem de lnguas estrangeiras. Foi proposto que os professores explorassem a ferramenta Windows Movie Maker para a produo de um filme com foco na fluncia digital e nas potencialidades dessa ferramenta para o ensino e a aprendizagem de LEs. O estudo tem como objetivo abordar a importncia da fluncia digital e o uso pedaggico das ferramentas digitais para a qualificao do desempenho professores de lngua estrangeira e a melhoria do ensino da lngua, a partir da perspectiva dos prprios professores sobre esta matria. Este estudo foi feito atravs da anlise de dados de um questionrio. Os autores citados no artigo foram PERRENOUD, um doutor em Sociologia e Antropologia, ele atua nas reas relacionadas currculo, prticas pedaggicas e instituies de formao nas faculdades de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Genebra. LAMY, M. N. uma professora de educao distncia e projeta matrias para estudantes de Frances e Italiano, outros autores so citados como LANTOLF, J. P, BLAKE, PAIVA, VYGOTSKY, L. S., e etc. O artigo fala do quanto os professores devem se desenvolver digitalmente para responder complexidade da prtica pedaggica baseado em tecnologias como o computador. vital que os professores sejam atualizados com cursos de formao contnua, a fim de desenvolver conhecimentos, competncias e aprendizagem dos conceitos e objetivos das tecnologias digitais na sua prtica do dia-a-dia e isso vale para os alunos e professores, para que eles sejam inseridos nessa sociedade da informao. Fala que os professores de lnguas devem ser profissionais de tecnologia reflexivas, dominando em constante mudana ferramentas digitais e experimentar a sala on-line com os seus

alunos, do quanto importante usar a tecnologia a favor do ensino. O artigo lido muito interessante pra mim como futura professora, pois me esclareceu a importncia de inovar na sala de aula com o uso das tecnologias e o quanto os alunos se interessam e aprendem com isso.

Vous aimerez peut-être aussi