Vous êtes sur la page 1sur 22

O gabarito ocial provisrio estar disponvel no endereo eletrnico www.cops.uel.br a partir das 20 horas do dia 6 de dezembro de 2010.

ARTES 1 Leia o texto a seguir. Indubitavelmente, a ecloso da bossa-nova revolucionou o ambiente musical no Brasil: nunca antes um acontecimento ocorrido no mbito de nossa msica popular trouxera tal acirramento de controvrsias e polmicas, motivando mesas redondas, artigos, reportagens e entrevistas, mobilizando enm os meios de divulgao mais variados.
(BRITO, B. R. Bossa Nova. In: CAMPOS, A. de. Balano da Bossa. So Paulo: Perspectiva, 1978. p. 17.)

Em relao ao posicionamento esttico assumido pelos msicos da bossa-nova, considere as armativas a seguir. I. Respeito s realizaes dos compositores e dos cantores do passado. II. Reconhecimento de que o gnero surgiu por fora de mutaes ocorridas no seio da msica popular brasileira tradicional. III. Reconhecimento da hegemonia de um determinado parmetro musical sobre os demais. IV. Abandono da msica popular nacional com o intuito de alcanar valores universais. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 2 Leia o texto a seguir e atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as armativas. A relao entre a msica e a juventude uma construo histrica. A partir da dcada de 1970 essa relao adquiriu maior visibilidade tanto pela expanso quanto pela diversicao de estilos. So os punks nas suas diversas variaes, como o trash, o hardcore, o anarco-punk. So os darks, o heavy metal, o reggae. nessa esteira que podemos situar o hip hop e o funk.
(DAYRELL, J. O rap e o funk na socializao da juventude. So Paulo: Educao e Pesquisa. v. 28, n. 1, 2002.)

( ) ( )

( ) ( ) ( )

Mixando os mais variados estilos da black music, o rap cria um som prprio, pesado e arrastado, reduzido ao mnimo, no qual so utilizados apenas bateria, scratch e voz. Tanto os gneros musicais rap e funk quanto os seus processos de produo continuam is sua origem, tendo como base as batidas, a utilizao de instrumentos de sopro e a prtica de apropriao musical. O movimento hip hop tem sua losoa prpria, colocando-se como um contraponto misria, s drogas, ao crime e violncia, bem como buscando interpretar a realidade. O funk e o rap so herdeiros diretos do soul trilha sonora dos movimentos civis americanos da dcada de 1960. O hip hop composto pelos seguintes elementos: MC (abreviatura de Master of Ceremony ) o cantor do Rap; DJ (abreviatura de Disc Jockey ) o instrumentista do hip hop; e Break (que signica quebra) a dana do hip hop.

Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequncia correta. a) F, V, F, V, e F. b) V, V, F, V, e V. c) F, V, V, F, e V. d) V, F, V, V e F. e) F, V, V, V, e F.

1 / 20

3 A msica do Brasil tem por base o amlgama dos elementos meldicos procedentes de Portugal, a rtmica prpria de diversas regies da frica e ainda a contribuio amerndia. Com base nos conhecimentos sobre msica brasileira, considere as armativas a seguir. I. Bumba-meu-boi uma festa cujo instrumento musical caracterstico tocado por mulheres que executam ritmos e cantam melodias transmitidas pela tradio oral. II. A contribuio dos negros para a msica brasileira consistiu na rtmica heterognea, na gama caracterstica, nas cadncias meldicas e na variedade instrumental. III. O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas danas so reexos marcantes da cultura indgena na msica brasileira. IV. O elemento bsico que forneceu orientao e estruturao msica do Brasil foi o portugus, com seu sistema harmnico tonal e a incorporao de diversos instrumentos europeus. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 4 O texto a seguir parte da entrevista intitulada Desprezo com caipira tentativa de negar razes, concedida pelo professor-doutor Romildo SantAnna, da Unesp de Rio Preto (SP) e do curso de Jornalismo da Unimar de Marlia (SP). Para o professor, assim como as modas caipiras, a msica sertaneja tambm retrata a realidade do povo e no deve ser desprezada. DEBATE - H alguma semelhana de contedo entre a msica sertaneja e a msica caipira? Romildo - A grande caracterstica contida nas letras das msicas caipiras que elas reetem a falta da terra, falta de uma coisa fundamental que o smbolo da me. Assim como ela, a msica sertaneja tambm mostra a falta de alguma coisa. sempre a me, a mulher que foi embora, que se casou com outro, a diferena social, um que pobre outro rico, enm, o desencontro amoroso. Dessa maneira a mulher, tambm me e criadora, substituiu a me terra cantada na msica caipira. claro que isso tem um carter mais banal. a banalizao da prpria falta de educao formal no Brasil, no sentido de se ter maiores aprofundamentos loscos. A msica caipira fala de valores muito antigos, j a sertaneja reete valores mais ordinrios, coisas mais passageiras desse mundo sem razes. H essa diferena, mas no podemos ter preconceitos em relao a nenhum dos dois gneros, j que ambos reetem uma realidade da qual o povo a grande vtima. A populao que consome a msica sertaneja no culpada.
(Adaptado de: Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/debate/13-37/caad/cadernod01a.htm>. Acesso em: 23 out. 2010.)

De acordo com o entrevistado, assinale a alternativa correta. a) A msica sertaneja avana em qualidade tcnica e elabora temas mais sosticados, tornando-se, assim, culturalmente superior msica caipira. b) A msica caipira tem fundamento na emoo do homem simples mediante sua falta de opo amorosa no campo e seu anseio por viver na cidade. c) A msica caipira, diferentemente da msica sertaneja, feita para analfabetos, por isso revela humildade e simplicidade em suas letras e na composio. d) A msica sertaneja torna banal o tema da sensibilidade do homem da terra, uma vez que, em suas letras, quase sempre remete ao universo afetivo-sexual. e) Hoje em dia, a classe mdia dos grandes centros urbanos prefere a msica sertaneja por representar melhor a vida do homem na cidade e fazer esquecer as dores.

2 / 20

5 A msica brasileira das dcadas de 1920 e 1930 buscava uma identidade nacional. Heitor Villa-Lobos se rmou como o mais representativo criador daquele perodo. Sobre Villa-Lobos, considere as armativas a seguir. I. Acreditava que o canto coletivo nas escolas seria o ponto inicial para a formao de uma conscincia musical brasileira. II. Sua participao na Semana de 1922 foi aclamada pelo pblico presente no Teatro Municipal de So Paulo. III. Participou das excurses artsticas em caravana com diversos msicos pelo interior do pas. IV. Suas composies identicavam-se com as mais diversas manifestaes da msica nacionalista norte-americana. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 6 Observe a imagem a seguir.

(Henri Matisse, A dana, 260 x 390 cm, leo s/ tela, 1910.)

Com base na pintura de Matisse e nos conhecimentos sobre as vanguardas europeias, considere as armativas a seguir. I. Matisse utiliza o equilbrio entre a cor e o trao; a aparente simplicidade reitera certo lirismo da pintura. II. Os trabalhos de Matisse fazem parte de um contexto caracterizado por experimentaes para transcender a natureza. III. A pintura faz parte de um momento da pesquisa artstica de Matisse em que buscava uma rgida estruturao formal em suas composies. IV. Nessa imagem, Matisse expressou sentimentos dramticos, tais como a solido, a morte e o abandono, notados nos elementos compositivos. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e IV so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e III so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 3 / 20

7 Leia o texto a seguir, intitulado Minha pincelada no tem sistema, que foi extrado de uma carta de um pintor ps-impressionista a mile Bernard, em 1888. No momento, estou absorvido pela orao das rvores frutferas, rseos pessegueiros, pereiras amarelo e branco. Minha pincelada no tem qualquer sistema. Eu ataco a tela com toques irregulares do pincel, que deixo como saem. Empastes, pontos da tela que cam descobertos, aqui e ali pedaos absolutamente inacabados, repeties, brutalidades; em suma, estou inclinado a pensar que o resultado demasiado intranquilizante e irritante para que isso no faa a felicidade dessas pessoas que tm ideias preconcebidas xas sobre a tcnica. [...] Trabalhando diretamente no local, procuro xar no desenho o que essencial mais tarde, encho os espaos delimitados pelos contornos expressos ou no, mas de qualquer modo, sentidos com tons que tambm so simplicados, no sentido de que tudo o que vai ser solo ter o mesmo tom parecido com o violeta, que todo cu ter um tom de azul, que a vegetao verde ser verde-azulada, ou verde-amarelada, exagerando deliberadamente os amarelos e azuis neste caso.
(CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 28.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre pintura moderna, identique a autoria da carta. a) Paul Czanne, que foi conhecido pelo emprego da cor e da pincelada uida em seus trabalhos. b) Matisse, que, a princpio, foi chamado de fauvista (besta selvagem) e, posteriormente, aclamado como defensor da tradio clssica na pintura francesa. c) Pablo Picasso, que privilegiou a aplicao simblica das cores, em oposio a qualquer naturalismo. d) Paul Gauguin, cujo trabalho introduziu distores formais e alteraes de perspectiva em benefcio da composio ou para ressaltar o peso dos objetos. e) Vincent van Gogh, que se interessou pelas relaes de fora, como atrao, tenso e repulso, no uso das cores. 8 Observe os desenhos a seguir.

(CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 135.)

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre a Arte Moderna, considere as armativas a seguir. I. A preocupao com a representao ideal do personagem condiz com os pressupostos clssicos da arte. II. Nota-se a repetio de um mesmo tema em busca do aperfeioamento tcnico do desenho de gura humana. III. Apesar do mesmo motivo, cada desenho revela uma aparente liberdade no trao e na elaborao. IV. Embora com diferentes elementos, cada desenho deixa evidente a descrio do mesmo homem. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas. 4 / 20

9 Com base nos conhecimentos sobre Arte Conceitual, considere as armativas a seguir. I. Os ready-mades de Marcel Duchamp, objetos retirados do cotidiano, foram importantes precedentes para a Arte Conceitual. II. A Arte Conceitual se preocupava em materializar processos decorrentes de uma ideia e utilizava, muitas vezes, suportes transitrios e reprodutveis. III. Inicialmente os objetos tidos como Arte Conceitual tiveram como principal canal de distribuio grandes museus e galerias. IV. Os artistas passaram a exigir maior interao e participao do pblico, que deixava de ser apenas um expectador para interagir com as obras. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 10 Observe as imagens a seguir.

Imagem 2 Imagem 1

A partir do trabalho de Pollock, artista norte-americano da dcada de 1950, possvel pensarmos a pintura a partir de outras relaes, que no somente as formais, contidas no plano pictrico, como: I. O plano inclinado que gera interaes formais inexplicveis. II. O corpo que percebe os caminhos percorridos pela tinta. III. O corpo com relao superfcie pintada, fruto de uma ao. IV. O movimento e o tempo, registrados nas camadas que se sucedem. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

5 / 20

11 Relacione as obras a seus autores, conforme a sequncia em que so apresentadas.

1- Cabea de mulher, 1910, escultura. 2- Objetos grcos, 1967, grate e letraset sobre papel arroz em placas de acrlico.

4- A Fonte, 1917, objeto. 3- Pochoir Woman, 1930, tcnica mista.

Assinale a alternativa correta. a) 1-Duchamp; 2-Brancusi; 3-Mira Schendel; 4-Picasso. b) 1-Mira Schendel; 2-Picasso; 3-Brancusi; 4-Duchamp. c) 1-Picasso; 2-Duchamp; 3-Brancusi; 4-Mira Schendel. d) 1-Brancusi; 2-Mira Schendel; 3-Picasso; 4-Duchamp. e) 1-Duchamp; 2-Picasso; 3-Mira Schendel; 4-Brancusi.

6 / 20

12 Leia o texto e observe as imagens a seguir. Valentim se apropria da iconograa religiosa africana para construir um vocabulrio visual prprio: poesia desvendada na geometria do sagrado. A composio agrupa signos religiosos com elementos desenhados em organizao simtrica. [...] Faz do seu grasmo um dialeto pessoal, porm olha para as tendncias internacionais da arte como o suprematismo de Malevitch, o abstracionismo geomtrico de Kandinsky, ao mesmo tempo em que fortalece a sua arte com razes nacionais. Apesar do forte apelo popular presente em sua obra, Valentim no um artista ingnuo. Com conscincia tcnica, pesquisa os efeitos cromticos, a composio geomtrica, estuda materiais e, dessa forma, articula os elementos mgicos da cultura afro-brasileira em suas criaes.
(Rubem Valentim: geometria sagrada / Instituto Arte na Escola; autoria de Solange Utuari ; coordenao de Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque. So Paulo: Instituto Arte na Escola, 2006.)(DVDteca Arte na Escola - Material educativo para professor-propositor; 37.)

Imagem 1 Imagem 2

Imagem 3 Imagem 4

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Arte Contempornea brasileira, correto armar que correspondem aos trabalhos de Rubem Valentim somente as imagens: a) 1 e 2. b) 1 e 4. c) 3 e 4. d) 1, 2 e 3. e) 2, 3 e 4. 7 / 20

Observe as imagens a seguir, da artista contempornea brasileira Regina Silveira, e responda s questes 13 e 14.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Imagem 4

13 Com relao ao repertrio da artista, possvel armar que ela lida com imagens de natureza a) inconsciente, recorrendo ao acaso at que se chegue ao resultado que interessa sua investigao. b) artstica, pois opera nesse meio restrito que a arte, que se remete a ele prprio o tempo todo. c) campestre, pois, embora os centros urbanos tenham se desenvolvido, a arte opera em vrias instncias e aborda circunstncias diversas. d) no gurativa, sendo evidente que sua investigao aborda os sentidos da percepo em relao no ao que presenciamos, mas ao que percebemos. e) quotidiana, manipulando inmeras vezes imagens fotogrcas encontradas em revistas e na internet. 14 Na imagem 4, a artista atualiza um importante princpio formal, surgido no Renascimento e considerado na tradicional pintura europeia at a modernidade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente tal princpio. a) Perspectiva. b) Luz e sombra. c) Geometria. d) Movimento. e) Simetria.

8 / 20

15 Leia o texto e observe a imagem a seguir.

Em 31 de maio deste ano, morreu a artista franco-americana Louise Bougeois. Em seu vasto trabalho, pontuado por metforas da condio da mulher, destaca-se a presena ameaadora de aranhas gigantescas, uma delas parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MAM), em So Paulo.

Com base no texto e na imagem, correto armar:

(Louise Bourgeois. Aranha, escultura em ao 1996.)

I. A presena da mulher, trabalhadora servil e silenciosa, tem sua fora armada no perigo representado pelas aranhas. II. A relao entre o objeto e o espao indica a crtica que a artista faz postura da mulher em cargos importantes na sociedade. III. A condio feminina na contemporaneidade discutida por vrios artistas, sendo uma das importantes questes da Arte Contempornea. IV. A artista prope uma retomada da escultura gurativa na contemporaneidade, o que reitera a ao das feministas da dcada de 1960. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e III so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e IV so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas.

16 O trabalho do artista Vik Muniz cou famoso ao gurar na abertura de uma telenovela de uma das maiores emissoras do Brasil.

(Atalanta, 2006, fotograa, pintura com macarro e molho sobre o prato.)

(Hippomenes aps Guido Reni, 2006, fotograa (pintura com lixo).)

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre Arte Contempornea, considere as armativas a seguir. I. Os trabalhos podem ser classicados como Arte Pvera, movimento italiano que aborda a questo da efemeridade. II. O artista faz parte de um grupo que defende a retomada dos temas mitolgicos para a arte. III. A ressignicao de obras de arte consagradas pelo tempo frequente na Arte Contempornea. IV. A incorporao de materiais e suportes no convencionais um dos pressupostos da Arte Contempornea. Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as armativas I e II so corretas. Somente as armativas I e IV so corretas. Somente as armativas III e IV so corretas. Somente as armativas I, II e III so corretas. Somente as armativas II, III e IV so corretas. 9 / 20

17 Observe as imagens a seguir.

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Assinale a alternativa que apresenta conceitos da Arte Pop que se relacionam com as imagens. a) Comunica-se diretamente com o pblico por meio de smbolos retirados da cultura de massa e da vida cotidiana. b) Seus trabalhos apresentam um nmero limitado de cores e privilegiam formas simples, repetidas simetricamente. c) Procura estudar as possibilidades estticas de formas simples a partir de estruturas bi ou tridimensionais. d) Defende o absurdo, a incoerncia, a desordem e o caos como protesto contra uma civilizao capitalista. e) Seus trabalhos so o resultado de um processo laborioso que se constitui de sucessivas camadas pictricas. 18 Observe as imagens a seguir.

(Henrique Oliveira. A origem do terceiro mundo, 2010 Instalao site-specic. Madeira; PVC; outros. Dimenses variveis.)

(Ernesto Neto, Humanides, 2001, tule de lycra, bolas de isopor, Dimenses variveis.)

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre o Movimento Neoconcreto e sobre a Arte Contempornea, considere as armativas a seguir. I. Num mundo impregnado pela experincia virtual, tais trabalhos promovem a interatividade fsica, herdeiros dos ensinamentos de Lygia Clark e Hlio Oiticica. II. A interao do sujeito com o objeto artstico um dos princpios da Arte Contempornea que se efetivou com os trabalhos de Tomie Ohtake. III. A presena do sujeito a interagir com a obra altera sua percepo e relao com o mundo, conforme a tnica do Movimento Neoconcreto. IV. A aridez dos materiais usados contribui para acentuar o aspecto industrial, umas das tnicas do Movimento Neoconcreto brasileiro. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 10 / 20

19 Sobre a imagem ao lado, correto armar:

a) Segue os princpios da Op Arte no Brasil, que se utilizava de formas geomtricas bsicas. b) Problematiza questes da fsica, mote das investigaes de Hlio Oiticica na dcada de 1960. c) Insere-se no conjunto de obras da artista que se relacionam com os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922. d) Marca uma ruptura com os ideais do abstracionismo informal escultrico, defendidos por artistas do Grupo Santa Helena. e) Faz referncia a conceitos desenvolvidos por Czanne, que props o entendimento da natureza a partir da esfera, do cilindro e do cone.

(Regina Silveira, A Lio, madeira, vinil e pintura automotiva, 2002.)

20 Observe as imagens a seguir.

(Adriana Paiva. Os Gmeos - Foto preto-e-branca, pintura sobre tela. )

(TARSILA Operrios, 1933. leo sobre tela, 150 x 205 cm.)

Em relao ao que h em comum entre as duas obras, considere as armativas a seguir. I. A disposio das guras em diversos planos representa a crtica ao crescimento desordenado da populao. II. Crtica ao crescimento descontrolado da populao em determinadas regies, j detectado na dcada de 1930. III. O carter bidimensional ressaltado pela fatura da obra, que dispensa efeitos de claro-escuro e da perspectiva tradicional. IV. Registro do movimento e do crescimento das cidades e presena de diferentes tipos humanos que habitam o mesmo espao. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas.

11 / 20

FILOSOFIA 21 Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da cincia aristotlica. Um dos pensadores modernos desconfortveis com a lgica dedutiva de Aristteles considerando que esta no permitia explicar o progresso do conhecimento cientco foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o mtodo indutivo como alternativa ao mtodo lgico-dedutivo aristotlico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, correto armar que o mtodo indutivo consiste a) na derivao de consequncias lgicas com base no corpo de conhecimento de um dado perodo histrico. b) no estabelecimento de leis universais e necessrias com base nas formas vlidas do silogismo tal como preservado pelos medievais. c) na postulao de leis universais com base em casos observados na experincia, os quais apresentam regularidade. d) na inferncia de leis naturais baseadas no testemunho de autoridades cientcas aceitas universalmente. e) na observao de casos particulares revelados pela experincia, os quais impedem a necessidade e a universalidade no estabelecimento das leis naturais. 22 O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: Como poderemos garantir que o nosso conhecimento absolutamente seguro? Como o ctico, ele parte da dvida; mas, ao contrrio do ctico, no permanece nela. Na Meditao Terceira, Descartes arma: [...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poder fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu no tenha jamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...]
(DESCARTES. Ren. Meditaes Metafsicas. Meditao Terceira, So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleo Os Pensadores.)

Com base no enunciado e considerando o itinerrio seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, correto armar: a) Todas as coisas se equivalem, no podendo ser discernveis pelos sentidos nem pela razo, j que ambos so falhos e limitados, portanto o conhecimento seguro detm-se nas opinies que se apresentam certas e indubitveis. b) O conhecimento seguro que resiste dvida apresenta-se como algo relativo, tanto ao sujeito como s prprias coisas que so percebidas de acordo com as circunstncias em que ocorrem os fenmenos observados. c) Pela dvida metdica, reconhece-se a contingncia do conhecimento, uma vez que somente as coisas percebidas por meio da experincia sensvel possuem existncia real. d) A dvida manifesta a innita confuso de opinies que se pode observar no debate perptuo e universal sobre o conhecimento das coisas, sendo a existncia de Deus a nica certeza que se pode alcanar. e) A condio necessria para alcanar o conhecimento seguro consiste em submet-lo sistematicamente a todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista dvida mais obstinada. 23 Leia o texto a seguir. [...] no exigirei que um sistema cientco seja suscetvel de ser dado como vlido, de uma vez por todas, em sentido positivo; exigirei, porm, que sua forma lgica seja tal que se torne possvel valid-lo atravs de recurso a provas empricas em sentido negativo [...].
(POPPER, K. A lgica da pesquisa cientca. Trad. L. Hegenberg e O. S. da Mota. So Paulo: Cultrix, 1972. p. 42.)

Assinale a alternativa que corresponde ao critrio de avaliao das teorias cientcas empregado por Popper. a) Falseabilidade b) Organicidade c) Conabilidade d) Dialeticidade e) Diferenciabilidade

12 / 20

24 Leia o texto a seguir. Habermas distingue entre racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa. A racionalidade comunicativa ocorre quando os seres humanos recorrem linguagem com o intuito de alcanar o entendimento no coagido sobre algo, por exemplo, decidir sobre a maneira correta de agir (ao moral). A racionalidade instrumental, por sua vez, ocorre quando os seres humanos utilizam as coisas do mundo, ou at mesmo outras pessoas, como meio para se alcanar um m (raciocnio meio e m). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria da ao comunicativa de Habermas, correto armar: a) Contar uma mentira para outra pessoa buscando obter algo que desejamos e que sabemos que no receberamos se dissssemos a verdade um exemplo de racionalidade comunicativa. b) Realizar um debate entre os alunos de turma da faculdade buscando decidir democraticamente a melhor maneira de arrecadar fundos para o baile de formatura um exemplo de racionalidade instrumental. c) Um adolescente que diz para seu pai que vai dormir na casa de um amigo, mas, na verdade, vai para uma festa com amigos, um exemplo de racionalidade comunicativa. d) Algum que decide economizar dinheiro durante vrios anos a m de fazer uma viagem para os Estados Unidos da Amrica um exemplo de racionalidade instrumental. e) Um grupo de amigos que se rene para decidir democraticamente o que iro fazer com o dinheiro que ganharam em um bolo da Mega Sena um exemplo de racionalidade instrumental. 25 Leia o texto a seguir. Francis Bacon, em sua obra Nova Atlntida, imagina uma utopia tecnocrtica na qual o sofrimento humano poderia ser removido pelo desenvolvimento e pelo aperfeioamento do conhecimento cientco, o qual permitiria uma crescente dominao da natureza e um suposto afastamento do mito. Na obra Dialtica do Esclarecimento, Adorno e Horkheimer defendem que o projeto iluminista de afastamento do mito foi convertido, ele prprio, em mito, caindo no dogmatismo e em numa forma de mitologia. O progresso tcnico-cientco consiste, para Adorno e Horkeheimer, no avano crescente da racionalidade instrumental, a qual incapaz de frear iniciativas que afrontam a moral, como foram, por exemplo, os campos de concentrao nazistas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o desenvolvimento tcnico-cientco, correto armar: a) Bacon pensava que o incremento da racionalidade instrumental aliviaria as causas do sofrimento humano, apesar de a razo, a longo prazo, sucumbir novamente ao mito. b) Adorno e Horkheimer concordavam que o progresso cientco no consegue superar o mito, mas se torna um tipo de concepo mtica incapaz de discriminar o que certo do que errado moralmente. c) Adorno e Horkheimer sustentavam que o crescente avano da racionalidade instrumental consistia num incremento da capacidade humana de avaliar moralmente. d) Bacon apontava que o aumento da capacidade de domnio do homem sobre a natureza conduziria os seres humanos a uma forma de dogmatismo. e) Tanto Adorno e Horkheimer quanto Bacon viam o progresso tcnico e cientco como a soluo para os sofrimentos humanos e para as incertezas morais humanas. 26 Leia o texto a seguir. Na tradio liberal, a nfase posta no carter impessoal das leis e na proteo das liberdades individuais, de tal modo que o processo democrtico compelido pelos (e est a servio dos) direitos pessoais que garantem a cada indivduo a liberdade de buscar sua prpria realizao. Na tradio republicana, a primazia dada ao processo democrtico enquanto tal, entendido como uma deliberao coletiva que conduz os cidados procura do entendimento sobre o bem comum.
(Adaptado de: ARAJO, L. B. L. Moral, direito e poltica. Sobre a Teoria do Discurso de Habermas. In: OLIVEIRA, M.; AGUIAR, O. A.; SAHD, L. F. N. de A. e S. (Orgs.). Filosoa Poltica Contempornea. Petrpolis: Vozes, 2003. p. 214-235.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a losoa poltica na teoria do discurso, correto armar que Habermas a) privilegia a ideia de Estado de direito em detrimento de uma democracia participativa. b) concede maior relevncia autonomia pblica, opondo-se autonomia privada. 13 / 20

c) ignora tanto a autonomia privada quanto a pblica, substituindo-as pela utilidade das normas morais. d) enfatiza a compreenso individualista e instrumental do papel do cidado na lgica privada do mercado. e) concilia, na mesma base, direitos humanos e soberania popular, reconhecendo-os como distintos, porm complementares. 27 Leia o texto a seguir. [...] manifestamente contra a lei da natureza, seja qual for a maneira por que a denamos, uma criana mandar num velho, um imbecil conduzir um sbio, ou um punhado de pessoas regurgitar superuidades enquanto multido faminta falta o necessrio.
(ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. L. S. Machado. So Paulo: Abril Cultural, 1991. p. 282.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a distino entre homem natural e homem social em Rousseau, correto armar: I. A necessidade de autopreservao do homem primitivo contrabalanceada pelo sentimento de piedade, o que o demove de praticar o mal sem necessidade. II. O homem natural sente medo de tudo o que desconhecido, mantendo-se, desse modo, vido para o ataque. III. O homem social ambicioso e deseja elevar sua fortuna e posses, menos por necessidade e mais para colocar-se acima dos outros numa expresso de poder e superioridade. IV. O homem social vive em paz e igualdade, de forma tranquila e harmoniosa com todos os cidados. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 28 Leia o texto a seguir. Locke divide o poder do governo em trs poderes, cada um dos quais origina um ramo de governo: o poder legislativo (que o fundamental), o executivo (no qual includo o judicirio) e o federativo (que o poder de declarar a guerra, concertar a paz e estabelecer alianas com outras comunidades). Enquanto o governo continuar sendo expresso da vontade livre dos membros da sociedade, a rebelio no permitida: injusta a rebelio contra um governo legal. Mas a rebelio aceita por Locke em caso de dissoluo da sociedade e quando o governo deixa de cumprir sua funo e se transforma em uma tirania.
(LOCKE, John. In: MORA, J. F. Dicionrio de Filosoa. So Paulo: Loyola, 2001. V. III. p. 1770.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre John Locke, correto armar: I. O direito de rebelio um direito natural e legtimo de todo cidado sob a vigncia da legalidade. II. O Estado deve cuidar do bem-estar material dos cidados sem tomar partido em questes de matria religiosa. III. O poder legislativo ocupa papel preponderante. IV. Na estrutura de poder, dentro de certos limites, o Estado tem o poder de fazer as leis e obrigar que sejam cumpridas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 14 / 20

29 Leia o texto a seguir. Que seja portanto ele a considerar-se a si mesmo, que quando empreende uma viagem se arma e procura ir bem acompanhado; que quando vai dormir fecha suas portas; que mesmo quando est em casa tranca seus cofres; e isso mesmo sabendo que existem leis e funcionrios pblicos armados, prontos a vingar qualquer injria que lhe possa ser feita.
(HOBBES. Leviat. Trad. J. P. Monteiro e M. B. N. da Silva. So Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 80.)

O texto de Hobbes diverge de uma ideia central da losoa poltica de Aristteles. Assinale a alternativa que identica essa ideia aristotelica. a) inerente condio humana viver segundo as condies adversas do estado de natureza. b) A sociabilidade se congura como natural aos seres humanos. c) Os homens, no estado civil, perdem a bondade originria do homem natural. d) A insocivel sociabilidade caracterstica imanente s aes humanas. e) O Estado incapaz de prover a segurana dos sditos. 30 Leia o texto a seguir. Homero, sendo digno de louvor por muitos motivos, -o em especial porque o nico poeta que no ignora o que lhe compete fazer. De fato, o poeta, em si, deve dizer o menos possvel, pois no atravs disso que faz a imitao. Os outros intervm, eles mesmos, durante todo o poema e imitam pouco e raramente. Ele, pelo contrrio, depois de fazer um breve prembulo, pe imediatamente em cena um homem, uma mulher ou qualquer outra personagem e nenhum sem carter, mas cada uma dotada de carter prprio.
(ARISTTELES. Potica. Trad. A. M. Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 94-95.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a mmesis em Aristteles, assinale a alternativa correta. a) As personagens devem aparecer agindo menos e o poeta falando mais, como faz Homero. b) Ao intervir muito no poema, sem colocar personagens, o poeta imita com qualidade superior. c) Ao dizer o menos possvel, Homero coloca as personagens em ao e assim ele mais imitador. d) Homero elogiado por iniciar seus poemas com breves prembulos e pouco se referir a personagens em ao. e) O poeta deve fazer uma breve introduo e iniciar a ao narrando sem necessidade de personagens. 31 Leia o texto a seguir. precisamente nos ritmos e nas melodias que nos deparamos com as imitaes mais perfeitas da verdadeira natureza da clera e da mansido, e tambm da coragem e da temperana, e de todos os seus opostos e outras disposies morais (a prtica prova-o bem, visto que o nosso estado de esprito se altera consoante a msica que escutamos).
(Aristteles. Poltica. Ed: bilngue. Trad. A. C. Amaral e C. C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. Livro VIII, p. 579.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a msica e a teoria poltica de Aristteles, considere as armativas a seguir. I. A msica pode incitar um certo estado de esprito, por isso deve-se escolher aquela que forme bem o carter do cidado. II. A msica, por ter ritmo e melodia, incita paixes e mesmo qualidades ticas, sendo desnecessrio cuidar de sua escolha. III. A msica a arte que melhor imita paixes e qualidades ticas, por isso ela importante para a formao do cidado. IV. A msica incita a formao das virtudes e deve tambm ser estendida aos estratos inferiores da sociedade. Assinale a alternativa correta. a) Somente as armativas I e II so corretas. b) Somente as armativas I e III so corretas. c) Somente as armativas III e IV so corretas. d) Somente as armativas I, II e IV so corretas. e) Somente as armativas II, III e IV so corretas. 15 / 20

32 Leia o texto a seguir. A virtude , pois, uma disposio de carter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto , a mediania relativa a ns, a qual determinada por um princpio racional prprio do homem dotado de sabedoria prtica.
(Aristteles. tica a Nicmaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada tica em Aristteles, pode-se dizer que a virtude tica a) reside no meio termo, que consiste numa escolha situada entre o excesso e a falta. b) implica na escolha do que conveniente no excesso e do que prazeroso na falta. c) consiste na eleio de um dos extremos como o mais adequado, isto , ou o excesso ou a falta. d) pauta-se na escolha do que mais satisfatrio em razo de preferncias pragmticas. e) baseia-se no que mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza que nos torna mais perfeitos. 33 Leia os textos a seguir. [...] seria possvel reconstituir a histria da arte a partir do confronto de dois plos, no interior da prpria obra de arte, e ver o contedo dessa histria na variao do peso conferido seja a um plo, seja a outro. Os dois plos so o valor de culto da obra e seu valor de exposio. [...] medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasies para que elas sejam expostas. (p. 172).
(BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica - Primeira verso. In: Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. 7. ed. So Paulo: Brasiliense, 1994.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Walter Benjamin, correto armar: a) O resgate da aura artstica da obra de arte promovido pela reprodutibilidade tcnica amplia sua funo potencialmente democratizadora, permitindo o acesso de um nmero maior de pessoas sua contemplao. b) O declnio da aura da obra de arte, decorrente de sua crescente elitizao e das novas tcnicas de reproduo em srie, refora seu valor tradicional de culto e amplia a percepo esttica das coletividades humanas. c) A arte, na sociedade primitiva, tinha por nalidade atender aos rituais religiosos, por isso possua um carter aurtico vinculado ao valor de culto, o qual se perde com o avano da reprodutibilidade tcnica, na poca moderna. d) O cinema manifesta-se como uma obra de arte aurtica, pois suscita em cada um dos espectadores uma forma singular e nica de se relacionar com o objeto artstico no interior do qual mergulha e nele se distrai. e) O que determina o esvaziamento da aura da obra de arte reproduzida tecnicamente a sua recluso e a perda do valor de exposio, o que restringe o acesso das massas, que se tornaram alienadas. 34 Leia o texto a seguir. Na Primeira Seco da Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Kant analisa dois conceitos fundamentais de sua teoria moral: o conceito de vontade boa e o de imperativo categrico. Esses dois conceitos traduzem as duas condies bsicas do dever: o seu aspecto objetivo, a lei moral, e o seu aspecto subjetivo, o acatamento da lei pela subjetividade livre, como condio necessria e suciente da ao.
(DUTRA, D. V. Kant e Habermas: a reformulao discursiva da moral kantiana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 29.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria moral kantiana, correto armar: a) A vontade boa, enquanto condio do dever, consiste em respeitar a lei moral, tendo como motivo da ao a simples conformidade lei. b) O imperativo categrico incorre na contingncia de um querer arbitrrio cuja intencionalidade determina subjetivamente o valor moral da ao. c) Para que possa ser qualicada do ponto de vista moral, uma ao deve ter como condio necessria e suciente uma vontade condicionada por interesses e inclinaes sensveis. d) A razo capaz de guiar a vontade como meio para a satisfao de todas as necessidades e assim realizar seu verdadeiro destino prtico: a felicidade. e) A razo, quando se torna livre das condies subjetivas que a coagem, , em si, necessariamente conforme a vontade e somente por ela sucientemente determinada. 16 / 20

35 Leia o texto a seguir. Certamente, a brusca mudana de direo que encontramos nas reexes de Maquiavel, em comparao com os humanistas anteriores, explica-se em larga medida pela nova realidade poltica que se criara em Florena e na Itlia, mas tambm pressupe uma grande crise de valores morais que comeava a grassar. Ela no apenas constatava a diviso entre ser e dever ser, mas tambm elevava essa diviso a princpio e a colocava como base da nova viso dos fatos polticos.
(REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da Filosoa. So Paulo: Paulinas, 1990. V. II, p. 127.)

Dentre as contribuies de Maquiavel Filosoa Poltica, correto armar: a) Inaugurou a reexo sobre a constituio do Estado ideal. b) Estabeleceu critrios para a consolidao de um governo tirnico e desptico. c) Consolidou a tbua de virtudes necessrias a um bom homem. d) Fundou os procedimentos de vericao da correo das normas. e) Rompeu o vnculo de dependncia entre o poder civil e a autoridade religiosa. 36 Leia o texto a seguir. Em Tcnica e Cincia como ideologia, Habermas apresenta uma reformulao do conceito weberiano de racionalizao pela qual lana as bases conceptuais de sua teoria da sociedade. Neste sentido, postula a distino irredutvel entre trabalho ou agir instrumental e interao ou agir comunicativo, bem como a pertinncia da conexo dialtica entre essas categorias, das quais deriva a diferenciao entre o quadro institucional de uma sociedade e os subsistemas do agir racional com respeito a ns. Segundo Habermas, uma anlise mais pormenorizada da primeira parte da Ideologia Alem revela que Marx no explicita efetivamente a conexo entre interao e trabalho, mas sob o ttulo nada especco da prxis social reduz um ao outro, a saber, a ao comunicativa instrumental.
(Adaptado: HABERMAS, J. Tcnica e cincia como ideologia. Lisboa: Edies 70, 1994. p.41-42.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, correto armar: a) O crescimento das foras produtivas e a ecincia administrativa conduzem organizao das relaes sociais baseadas na comunicao livre de quaisquer formas de dominao. b) A liberao do potencial emancipatrio do desenvolvimento da tcnica e da cincia depende da preveno das disfuncionalidades sistmicas que entravam a reproduo material da vida e suas respectivas formas interativas. c) O desenvolvimento da cincia e da tcnica, enquanto foras produtivas, permite estabelecer uma nova forma de legitimao que, por sua vez, nega as estruturas da ao instrumental, assimilando-as ao comunicativa. d) Com base na irredutibilidade entre trabalho e interao, a luta pela emancipao diz respeito tanto ao agir comunicativo, contra as restries impostas pela dominao, quanto ao agir instrumental, contra as restries materiais pela escassez econmica. e) A racionalizao na dimenso da interao social submetida racionalizao na dimenso do trabalho na prxis social determina o carter emancipatrio do desenvolvimento das foras produtivas e do bem-estar da vida humana. 37 Leia o texto a seguir. Plato, em A Repblica, tem como objetivo principal investigar a natureza da justia, inerente alma, que, por sua vez, manifesta-se como prottipo do Estado ideal. Os fundamentos do pensamento tico-poltico de Plato decorrem de uma correlao estrutural com constituio tripartite da alma humana. Assim, concebe uma organizao social ideal que permite assegurar a justia. Com base neste contexto, o foco da crtica s narrativas poticas, nos livros II e III, recai sobre a cidade e o tema fundamental da educao dos governantes. No Livro X, na perspectiva da defesa de seu projeto tico-poltico para a cidade fundamentada em um logos crtico e reexivo que redimensiona o papel da poesia, o foco desta crtica se desloca para o indivduo ressaltando a relao com a alma, compreendida em trs partes separadas, segundo Plato: a racional, a apetitiva e a irascvel.

17 / 20

Com base no texto e na crtica de Plato ao carter mimtico das narrativas poticas e sua relao com a alma humana, correto armar: a) A parte racional da alma humana, considerada superior e responsvel pela capacidade de pensar, elevada pela natureza mimtica da poesia contemplao do Bem. b) O uso da mmesis nas narrativas poticas para controlar e dominar a parte irascvel da alma considerado excelente prtica propedutica na formao tica do cidado. c) A poesia imitativa, reconhecida como fonte de racionalidade e sabedoria, deve ser incorporada ao Estado ideal que se pretende fundar. d) O elemento mimtico cultivado pela poesia justamente aquele que estimula, na alma humana, os elementos irracionais: os instintos e as paixes. e) A reexividade crtica presente nos elementos mimticos das narrativas poticas permite ao indivduo alcanar a viso das coisas como realmente so. 38 Leia o texto a seguir. Para esclarecer o que seja a imitao, na relao entre poesia e o Ser, no Livro X de A Repblica, Plato parte da hiptese das ideias, as quais designam a unidade na pluralidade, operada pelo pensamento. Ele toma como exemplo o carpinteiro que, por sua arte, cria uma mesa, tendo presente a ideia de mesa, como modelo. Entretanto, o que ele produz a mesa e no a sua ideia. O poeta pertence mesma categoria: cria um mundo de mera aparncia. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das ideias de Plato, correto armar:: a) Deus o criador ltimo da ideia, e o artce, enquanto co-participante da criao divina, alcana a verdadeira causa das coistas a partir do reexo da ideia ou do simulacro que produz. b) A participao das coisas s ideias permite admitir as realidades sensveis como as causas verdadeiras acessveis razo. c) Os poetas so imitadores de simulacros e por intermdio da imitao no alcanam o conhecimento das ideias como verdadeiras causas de todas as coisas. d) As coisas belas se explicam por seus elementos fsicos, como a cor e a gura, e na materialidade deles encontram sua verdade: a beleza em si e por si. e) A alma humana possui a mesma natureza das coisas sensveis, razo pela qual se torna capaz de conhec-las como tais na percepo de sua aparncia. 39 Leia os textos a seguir. Aristteles, no Livro IV da Metafsica, defende o sentido epistmico do princpio de no contradio como o princpio primrio, incondicionado e absolutamente verdadeiro da cincia das causas primeiras, ou melhor, o princpio que se apresenta como fundamento ltimo (ou primeiro) de justicao para qualquer enunciado declarativo em sua pretenso de verdade. impossvel que o mesmo atributo pertena e no pertena ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relao. [...] No possvel, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e no seja, como alguns acreditam que Herclito disse [...]. por esta razo que toda demonstrao se remete a esse princpio como a uma ltima verdade, pois ela , por natureza, um ponto de partida, a mesma para os demais axiomas.
(ARISTTELES. Metafsica. Livro IV, 3, 1005b apud FARIA, Maria do Carmo B. de. Aristteles: a plenitude como horizonte do ser. So Paulo: Moderna, 1994. p. 93.)

Com base nos textos e nos conhecimentos sobre Aristteles, correto armar: a) Aqueles que sustentam, com Herclito, conceber verdadeiramente que propriedades contrrias podem subsistir e no subsistir no mesmo sujeito opem-se ao princpio de no contradio. b) Pelo princpio de no contradio, sustenta-se a tese heracliteana de que, numa enunciao verdadeira, se possa simultaneamente armar e negar um mesmo predicado de um mesmo sujeito, em um mesmo sentido. c) Nas demonstraes sobre as realidades suprassensveis, possvel conceber que propriedades contrrias subsistam simultaneamente no mesmo sujeito, sem que isso incorra em contradio lgica, ontolgica e epistmica. 18 / 20

d) Para que se possa fundamentar o estatuto axiomtico do princpio de no contradio, exige-se que sua evidncia, enquanto princpio primrio, seja submetida demonstrao. e) Com o princpio de no contradio, torna-se possvel conceber que, se existem duas coisas no idnticas, qualquer predicado que se aplicar a uma delas tambm poder ser aplicado necessariamente outra. 40 Leia o texto a seguir. Justia e Estado apresentam-se como elementos indissociveis na losoa poltica hobbesiana. Ao romper com a concepo de justia defendida pela tradio aristotlico-escolstica. Hobbes prope uma nova moralidade relacionada ao poder poltico e sua constituio jurdica. O Estado surge pelo pacto para possibilitar a justia e, na conformidade com a lei, se sustenta por meio dela. No Leviat (caps. XIV-XV), a justia hobbesiana fundamenta-se, em ltima instncia, na lei natural concernente autoconservao, da qual deriva a segunda lei que impe a cada um a renncia de seu direito a todas as coisas, para garantir a paz e a defesa de si mesmo. Desta, por sua vez, implica a terceira lei natural: que os homens cumpram os pactos que celebrarem. Segundo Hobbes, onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. Na guerra, a fora e a fraude so as duas virtudes cardeais.
(HOBBES, T. Leviat. Trad. J. Monteiro e M. B. N. da Silva. So Paulo: Nova Cultural, 1997. Coleo Os Pensadores, cap. XIII.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Hobbes, correto armar: a) A humanidade capaz, sem que haja um poder coercitivo que a mantenha submissa, de consentir na observncia da justia e das outras leis de natureza a partir do pacto constitutivo do Estado. b) A justia tem sua origem na celebrao de pactos de conana mtua, pelos quais os cidados, ao renunciarem sua liberdade em prol de todos, removem o medo de quando se encontravam na condio natural de guerra. c) A justia denida como observncia das leis naturais e, portanto, a injustia consiste na submisso ao poder coercitivo que obriga igualmente os homens ao cumprimento dos seus pactos. d) As noes de justia e de injustia, como as de bem e de mal, tm lugar a partir do momento em que os homens vivem sob um poder soberano capaz de evitar uma condio de guerra generalizada de todos. e) A justia torna-se vital para a manuteno do Estado na medida em que as leis que a efetivam sejam criadas, por direito natural, pelos sditos com o objetivo de assegurar solidariamente a paz e a segurana de todos.

19 / 20

01. ARTES E FILOSOFIA

GABARITO
Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Alternativa correta A D E D B A E C D C D B E A B C A B E C C E A D B E B E B C B A C A E D D C A D Assinalada

20 / 20

Vous aimerez peut-être aussi