Vous êtes sur la page 1sur 7

Programa Olmpico de Treinamento

Curso de Geometria - Nvel 3


Prof. Rodrigo Pinheiro

Aula

Propriedades do ortocentro
O ortocentro e o ponto de encontro das tr es alturas de um tri angulo arbitr ario. Se o tri angulo for ret angulo, e imediato que o ortocentro coincide com o v ertice de angulo reto. O ortocentro e exterior ao tri angulo sempre que o tri angulo for obtus angulo e e interior quando for acut angulo. Teorema 1. Sejam H , O, o ortocentro e o circuncentro de um ABC , respectivamente. Ent ao HAB = OAC .
A

H O

Demonstra c ao. Considere o caso em que o tri angulo e acut angulo. O caso em que o tri angulo e obtus angulo e an alogo e e um bom exerc cio. Tente! Seja HAB = . Tem-se, ABC = 90 . Sabemos que AOC = 2.ABC = 180 2.. Mas, OAC = OCA, portanto OAC = . Por isso, dizemos que AH e AO s ao isogonais (formam angulos iguais com os lados adjacentes). Problema 1. No tri angulo acut angulo ABC , a dist ancia do v ertice A ao ortocentro e igual ao raio da circunfer encia circunscrita. Determine os poss veis valores do angulo BAC .
A

M D H O B C

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro Solu c ao. Sejam H e O o ortocentro e o circuncentro do tri angulo ABC ; D e o p e da altura relativa ao lado AB e M o ponto m edio do lado AC . Ent ao, como AH = AO, HAD = OAM , HDA = OM A, segue que os tri angulos ADH e AM O s ao congruentes. Logo, AD 1 AD = AM = AC . Logo, no tri a ngulo ADC , temos cos A = = , angulo e 2 AC 2 e como o tri acut angulo temos BAC = 60 . Teorema 2. O sim etrico do ortocentro em rela c ao a cada um dos lados do tri angulo est a sobre o c rculo circunscrito. Demonstra c ao. Considere o caso em que o tri angulo e acut angulo. O caso em que o tri angulo e obtus angulo ser a deixado como exerc cio. Seja D o p e da altura relativa ao lado BC e H1 o ponto onde essa altura reencontra o circunc rculo (c rculo circunscrito ao tri angulo ABC ). Logo HBC = DAC = 90 C . Mas H1 BD = Ent ao HBD H1 BD HD = DH1 .
A H1 C 2

= H1 AC .

H O B D H1 C

Problema 2. Usando r egua e compasso, construa um tri angulo ABC conhecendo apenas o v ertice A, o ortocentro H e a circunfer encia circunscrita. Solu c ao. Fa camos o esbo co do tri angulo:
A

H O B H1 C

O prolongamento de AH encontra a circunfer encia circunscrita em um ponto H1 tal que H1 e o sim etrico de H em rela c ao a BC . Assim, BC e mediatriz do segmento HH1 . Portanto, fazemos a seguinte constru c ao: ligamos AH at e encontrar a circunfer encia circunscrita no ponto H1 . Ent ao, constru mos a mediatriz de HH1 , que encontra a circunfer encia circunscrita nos pontos B e C , e o tri angulo ABC e constru do. 2

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro

Teorema 3. Os sim etricos do ortocentro em rela c ao a cada um dos pontos m edios dos lados de um tri angulo encontram-se sobre o c rculo circunscrito. Demonstra c ao. Considere o caso em que o tri angulo e acut angulo (Veja gura a seguir). O caso em que o tri angulo e obtus angulo ser a deixado como exerc cio. Seja M o ponto m edio do lado BC do tri angulo ABC . H e N s ao o ortocentro e o sim etrico de H em rela c ao ao ponto M , respectivamente. No quadril atero HBN C , as diagonais se cortam os meio (BM = M C e HM = M N ). Logo, HBN C e um paralelogramo, do modo que BN C = BHC . Mas, BHC = 180 A, e assim, BAC + BN C = A + (180 A) = 180 . Portanto HBN C e inscrit vel e o ponto N encontra-se sobre o circunc rculo de ABC , como quer amos demonstrar.
A

H O B M C

Problema 3. (Cone Sul - 1998) Sejam H o ortocentro do tri angulo ABC e M o ponto m edio do lado BC . A reta HM intersecta o c rculo circunscrito de ABC em X , pertencente ao arco BC que n ao cont em A, e BH encontra o c rculo circunscrito em Y . Mostre que XY = BC . Solu c ao.
A Y

H O B M C

Como X est a sobre o arco BC que n ao cont em A e sobre a reta HM , e f acil ver que X coincide com o sim etrico de H em rela c ao ao ponto m edio M . Al em disso, o quadril atero BXCH e um paralelogramo, de modo que XC e paralelo a BH . Ent ao, BXCY e um trap ezio is osceles, e portanto tem as diagonais iguais, ou seja, XY = BC .

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro Tri angulo Ortico Considere um tri angulo n ao ret angulo ABC , e sejam D, E , F os p es das alturas de ABC . O tri angulo DEF e chamado tri angulo ortico do tri angulo ABC . Lema 1. O ortocentro H do tri angulo ABC e o incentro de seu tri angulo Ortico DEF . Demonstra c ao. Seja ABE = . Ent ao F CA = 90 A = . Observe que o quadril atero BDF H e inscrit vel (pois BDH + BF H = 180 ). Logo, F DH = F BH = . Analogamente, EDH = . Portanto, H est a na bissetriz do angulo D. Do mesmo modo, e f acil vericar que H pertence a bissetriz de F ; ou seja H e o incentro do tri angulo DEF .
A

E F H

Problema 4. Usando apenas r egua e compasso, construa um tri angulo ABC conhecendo os pontos que s ao os sim etricos do ortocentro em rela c ao aos lados AB , BC e CA. Solu c ao. Sejam X , Y e Z os sim etricos do ortocentro em rela c ao a BC , CA e AB , respectivamente. Observe que XY e paralelo ` a reta que liga os p es das alturas relativas a BC e CA. Dessa forma, os lados do tri angulo XY Z s ao paralelos, respectivamente, aos lados do tri angulo ortico de ABC . Ent ao, H e o incentro do tri angulo XY Z . Segue a seguinte constru c ao: Primeiro, encontramos o circuncentro O do tri angulo XY Z (encontro das mediatrizes dos lados) e constru mos a circunfer encia circunscrita (com centro O e raio OX . Em seguida, constru mos as bissetrizes dos angulos de XY Z , que intersectam a circunfer encia circunscrita nos pontos A, B e C , determinando o tri angulo ABC .
A Y

Z H

B X

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro

Problema 5. Sejam D, E e F os pontos m edios dos lados AB , BC e AC do tri angulo ABC , respectivamente. BL e a altura relativa ao lado AC . Mostre que DF E = DLE . Problema 6. No tri angulo ABC , as alturas AD e BE se cortam em H ; M , N e P s ao os pontos m edios de BC , AB e AH , respectivamente. Mostre que M N P = 90 . Problema 7. Prove que, em todo tri angulo, a circunfer encia cujo di ametro e um lado do tri angulo passa pelos p es das alturas relativas aos outros dois lados. Problema 8. As bissetrizes internas de um tri angulo ABC encontram o c rculo circunscrito novamente nos pontos M , N e P . Mostre que o incentro I do tri angulo ABC e o ortocentro do tri angulo M N P . Problema 9. Sejam AD e BE as alturas relativas aos lados BC e AC , respectivamente, do tri angulo ABC , H o ortocentro, M o ponto m edio de AB e N o ponto m edio de CH . Mostre que M N e perpendicular e passa pelo ponto m edio de DE . Problema 10. A bissetriz interna do angulo A do tri angulo ABC encontra o c rculo circunscrito no ponto M . Verique que M e o ponto m edio do arco BC e que M e o circuncentro do tri angulo BIC , em que I e o incentro do tri angulo ABC . Problema 11. Sejam O o circuncentro e H o ortocentro do tri angulo ABC . Seja Oa o sim etrico de O em rela c ao ao lado BC . Mostre que Oa e o circuncentro do tri angulo BCH . Problema 12. Seja H o ortocentro do tri angulo ABC . Mostre que os c rculos circunscritos aos tri angulos ABH , BCH e CAH t em todos o mesmo raio, o qual e igual ao circunraio do tri angulo ABC . Problema 13. As alturas relativas aos lados AB e AC do tri angulo ABC encontram o circunc rculo de ABC nos pontos D e E , respectivamente. Mostre que AD = AE . Problema 14. O tri angulo ABC est a inscrito em um c rculo de centro O. Seja a circunfer encia que passa pelos pontos A, O e B . As retas CA e CB interceptam em D e E , respectivamente. Prove que CO e perpendicular a DE . Problema 15. Construa um tri angulo conhecendo apenas o circuncentro O, o ponto H , p e da altura relativa ao lado BC e o ponto D, p e da bissetriz interna do angulo A. Problema 16. Prove que as tr es retas atrav es dos pontos m edios dos lados de um tri angulo e paralelas ` as bissetrizes dos angulos opostos s ao concorrentes em um ponto. Problema 17. Seja ABC um tri angulo acut angulo de ortocentro H e circuncentro O. A mediatriz do segmento AH corta AB no ponto P e AC no ponto Q. Demonstre que AOP = AOQ. Problema 18. Sejam H , O o ortocentro e o circuncentro do tri angulo ABC . AD, BE e CF s ao as alturas relativas aos v ertices A, B e C . Suponha que OH seja paralelo a AC . Mostre que os lados do tri angulo DEF est ao em progress ao aritm etica. 5

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro

Problema 19. Sejam AD, BE e CF as alturas do tri angulo acut angulo ABC . A reta por D paralela a EF encontra os lados AC e AB nos pontos Q e R respectivamente. A reta EF intersecta BC no ponto P . Prove que a circunfer encia circunscrita ao tri angulo P QR passa pelo ponto m edio de BC . Problema 20. Sejam H o ortocentro do tri angulo ABC , n ao ret angulo, e M o ponto m edio do lado BC . A circunfer encia de di ametro AM encontra a circunfer encia circunscrita ao ABC em um segundo ponto P . Mostre que os pontos P , H e M s ao colineares. Problema 21. Seja ABC um tri angulo acut angulo. Tr es retas LA, LB , LC s ao constru das atrav es dos v ertices A, B e C respectivamente de acordo com as seguintes regras: seja H o p e da altura tra cada do v ertice A para o lado oposto BC , seja SA o c rculo com di ametro AH ; SA encontra os lados AB e AC em M e N respectivamente, onde M e N s ao distintos de A; ent ao LA e a reta atrav es de A perpendicular a M N . As retas LB e LC s ao constru das analogamente. Prove que LA, LB , LC s ao concorrentes. poss Problema 22. E vel construirmos um tri angulo sendo conhecidos apenas o ortocentro e dois dos pontos m edios dos lados? Problema 23. Considere tr es c rculos congruentes concorrentes em um ponto P . Sejam A, B , C os outros pontos de interse c ao dos c rculos. Ent ao o raio comum destes tr es c rculos e igual ao raio do c rculo circunscrito de ABC , e P e o ortocentro de ABC . Problema 24. Sejam H e O o ortocentro e o circuncentro do tri angulo ABC . Mostre que a dist ancia do ortocentro a um v ertice e o dobro da dist ancia do circuncentro ao lado oposto a este v ertice. Problema 25. Mostre que, em todo tri angulo, o ortocentro H , o baricentro G e o circuncentro O s ao colineares. (A reta que cont em estes pontos e chamada reta de Euler). Mostre ainda que H , G e O est ao sempre na raz ao HG : GO = 2 : 1. Problema 26. (C rculo dos Nove Pontos) Sejam H o ortocentro e O o circuncentro do tri angulo ABC . M , N e P s ao os pontos m edios dos lados BC , CA e AB , respectivamente; D, E e F s ao os p es das alturas relativas aos lados BC , CA e AB , respectivamente; R, S e T s ao os pontos m edios de AH , BH e CH , respectivamente. Os nove pontos M , N , P , D, E , F , R, S , T est ao sobre uma circunfer encia, com centro no ponto m edio de OH e cujo raio e metade do raio do c rculo circunscrito a ABC . O c rculo que cont em estes pontos e chamado c rculo de Euler ou c rculo dos nove pontos do tri angulo ABC . Problema 27. Prove que o raio do c rculo dos nove pontos e igual a metade do raio do c rculo circunscrito. Problema 28. Seis diferentes pontos s ao escolhidos sobre uma circunfer encia. O ortocentro do tri angulo formado por tr es destes pontos e ligado ao baricentro do tri angulo formado pelos outros tr es. Prove que os 20 segmentos que podem ser determinados desta maneira s ao todos concorrentes.

POT 2012 - Geometria - N vel 2 - Aula 4 - Prof. Onofre Campos/Rodrigo Pinheiro

Problema 29. Seja H o ortocentro do ABC . Prove que as retas de Euler dos tri angulos ABC , BCH , CAH , ABH s ao todas concorrentes. Em que not avel ponto ABC estas retas concorrem? Problema 30. Seja H o ortocentro de um tri angulo ABC , tal que AC = BC . O segmento que une os pontos m edios de HC e AB intercepta a bissetriz do angulo ACB no ponto N . Sabendo que o circuncentro do tri angulo ABC pertence ` a reta que liga os pontos H e N , determine a medida do ACB . Problema 31. (OCSF) ABCD e um paralelogramo, H e o ortocentro de ABC e O e o circuncentro de ACD. Prove que H , O e D s ao colineares.

Vous aimerez peut-être aussi