Vous êtes sur la page 1sur 11

13/01/2014

Vitaminas so compostos orgnicos de natureza e composio variada. Embora sejam necessrias em pequenas quantidades, so essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importncia bioqumica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas so precursores de hormnios.

Prof. Esp. Natlia Luz

A parte protica de uma enzima chamase apoenzima e o conjunto completo de apoenzima e coenzima chama-se holoenzima ou simplesmente enzima.

As necessidades vitamnicas variam de espcie para espcie, com a idade e com a atividade. vegetais, fungos e microorganismos so capazes de sintetiz-las. os animais, salvo algumas excees, no possuem essa capacidade, motivo pelo qual devem obt-las a partir dos alimentos da dieta.

Uma coenzima pode se destacar de sua respectiva holoenzima para designar funo especfica (o exemplo mais comum o NAD e o FAD, ambas coenzimas de enzimas desidrogenases que estabelecem importante papel no Ciclo de Krebs), porm, em caso de separao, a enzima propriamente dita fica inativa at que a coenzima e apoenzima constituam o conjunto novamente.

Srie de reaes qumicas que ocorrem na vida da clula de seu meta bolismo

Os

CLASSIFICAO
Vitaminas

Algumas vitaminas so ingeridas na forma de provitaminas (precursores), devendo ser ingeridas na alimentao, no caso de animais superiores.

Lipossolveis Vitamina A Vitamina D Vitamina E Vitamina K Liberadoras de energia

Hidrossolveis No pertencente ao complexo B Vit. C Hematopoiticas c. Flico Vit. B12 Outras Piridoxina (B6)

Complexo B

As

vitaminas so substncias lbeis, alterando-se facilmente por mudanas de temperatura, pH e tambm por armazenamento prolongado.

Tiamina (B1) Riboflavina (B2) Niacina (B3) Biotina (H) c. Pantotnico (B5)

13/01/2014

B1 - Tiamina B2 - Riboflavina B3 cido Pantotnico B5 Niacina Nicotinamida B6 Piridoxal Piridoxamina B10- B11 cido Flico B12 Cianocobalamina H Biotina C cido Ascrbico

Compostos derivados de isoprenos que


possuem papel de hormnios, co-fatores e antioxidantes. Assim, diferentemente de carboidratos, lipdios e protenas, no apresentam funo estrutural e energtica, mas so essenciais para o desenvolvimento e manuteno dos organismos pois apresentam funo regulatria.

Isopreno

necessidades vitamnicas individuais

A Retinol D Calciferol E Tocoferol K - Quinonas

idade, clima, atividade e estresse; carncias: avitaminoses; ingesto excessiva: hipervitaminoses; quantidade de vitaminas nos alimentos estao do ano durante o cultivo; tipo de solo; forma de cozimento.

VITAMINAS HIDROSSOLVEIS

ATP, um nucleotdeo responsvel pelo armazenamento de energia em suas ligaes qumicas. O ATP armazena energia proveniente da respirao celular e a fotossntese, para consumo imediato.

13/01/2014

Funo - Atua como coenzima de vrios sistemas enzimticos que catalisam reaes de descarboxilao oxidativa (participam do Ciclo de Krebs). - Desempenham um papel fundamental no metabolismo oxidativo de glicdeos e lipdeos, sendo importantes para a produo de energia no organismo. - fundamental para o funcionamento do crebro, msculos e nervos (sistema nervoso central, corao, fgado)

Atuao :

Carncia

- Causa degenerao de neurnios, - Manifestada por debilidade muscular, - Perda de reflexos, - Insuficincia cardaca, - Edemas, - Falta de apetite (este quadro sintomtico conhecido como Beribri)

BERIBERI

Aspectos visuais de portadores de beribri

FONTES DE TIAMINA

13/01/2014

riboflavina ou vitamina B2 faz parte de um grupo de pigmentos amarelos denominados flavinas. estrutura compreende uma base nitrogenada composta por 3 anis de 6 C e 2 N, ligadas ribose.

Funo

Sua

- Atua como precursora dos cofatores de flavina: FMN (flavina mononucleotdio) e FAD (flavina adenina dinucleotdio); Estes sevem como coenzimas em reaes de oxireduo no metabolismo energtico. Mais de 50 flavoprotenas (enzimas cofatores de flavina) so conhecidas. com

Reaes de oxi-reduo so reaes qumicas onde ocorrem transferncias de eltrons entre duas, ou mais espcies qumicas

FONTES DE RIBOFLAVINA

Carncias

- Dermatites, - leses nas mucosas (lngua, lbios, crnea, boca,...)

termo Niacina se refere a dois compostos : o cido nicotnico e a nicotinamida. vitamina precursora do NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotdio) e do NADP+ cofatores de enzimas muito importantes envolvidas em reaes de oxireduo no metabolismo energtico.

Esta

13/01/2014

Deficincia de Niacina
Funo

PELAGRA
leses dermatolgicas: exposio ao Sol; doena dos 4 Ds: dermatite; diarria;

- Forma parte das coenzimas NAD+ e NADP+, as quais atuam em processos metablicos de glicdeos e protdeos, na respirao em nvel celular. O NAD+ pode se reduzir a NADH+, ao receber eltrons (na forma de on hidreto).

demncia; morte (death).

ASPECTOS VISUAIS DE PORTADORES DE PELAGRA

FONTES DE CIDO NICOTNICO


- Os animais podem sintetiz-la a partir do aminocido triptofano, e por isso, boas fontes so alimentos de origem animal como carnes, leite e pescado.

Biotina, primeiramente chamada de vitamina H (do alemo haut, que significa pele) um cido monocarboxlico com uma poro cclica, solvel em gua e suscetvel oxidao.

Reao de carboxilao, ou seja, introduo de um radical carboxila.

13/01/2014

Funo - Atua como coenzima de enzimas que transferem grupos carboxila (-COOH) e funciona como carreador de CO2. - Est envolvida em reaes de rotas metablicas como a gliconeognese, a biossntese de cidos graxos de cadeia insaturada e oxidao de cidos graxos. - necessria para o funcionamento da pele (cabelo, glndulas sudorparas) assim como das glndulas sexuais. crescimento e o bom e seus rgos anexos sebceas, glndulas para o desenvolvimento

Deficincia de biotina: RARA O consumo de ovos crs pode causar deficincia dessa, pois a clara contm avidina que se liga biotina e impede sua absoro. Sintomas: depresso, alucinao e dor muscular

Gliconeognese a rota pela qual produzida glicose a partir de compostos aglicanos (no-acares ou no-carboidratos)

FONTES DE BIOTINA

A coenzima A (CoA, CoASH ou HSCoA) uma coenzima, notvel pelo seu papel na sntese e na oxidao de cidos graxos.

Funo

- Forma parte da Coenzima A, que atua no metabolismo de lipdeos (na ativao de cidos graxos e transporte de grupamentos cidos) e tambm no Ciclo de Krebs.

Deficincia de pantotnico:

RARA

- Quando h: vmitos; fraqueza; baixa produo de anticorpos

13/01/2014

FONTES DE CIDO PANTOTNICO

Deficincia de cido flico


As principais consequncias da deficincia desta vitamina vo desde as malformaes fetais, como os defeitos de fechamento do tubo neural, e distrbios do crescimento, at anemias e problemas relacionados ao sistema gastrointestinal, como diarreia. Esta vitamina importante na preveno de malformaes fetais graves, principalmente as cardacas, faciais (como, por exemplo, lbios leporinos e fendas palatinas) e os defeitos de fechamento do tubo neural, alm de casos de Sndrome de Down. Como a demanda de cido flico est aumentada durante este perodo, sua suplementao constitui-se em uma das possibilidades de preveno.

FONTES DE CIDO FLICO


A

cobalamina ou vitamina B12 se refere a um grupo de compostos nos quais o on cobalto est presente.

Pode apresentar as formas moleculares: -B12a (cianocobalamina), -B12b (hidroxicobalamina), -B12c(nitrocobalamina), dependendo do R substituinte

13/01/2014

DEFICINCIA DE COBALAMINA

Funo - Atua como cofator de enzimas que catalisam rearranjos intramoleculares de ligaes C-C, bem como metilaes; - Est envolvida no catabolismo de vrios aminocidos e na oxidao de cidos graxos, e na formao da metionina pela metilao da homocistena. - necessria para a mobilizao (oxidao) de lipdeos e para manter a reserva energtica dos msculos.

Causada por deficincia do Fator intrnseco (FI) que se liga a essa vitamina pra que ela seja absorvida e se armazenada no fgado auxiliando no sistema hematopoitico. Sintomas:
perniciosa

leses do sistema nervoso, anemia

Em bioqumica, metilao refere-se mais especificamente substituio de um tomo de hidrognio pelo grupo metila.

FONTES DE VITAMINA B12

aveia

Deficincia de piridoxina: RARA Ocasionalmente em recm-nascidos cujas mes esto deficientes de vitaminas devido ao uso prolongado de contraceptivos orais.
Quando h: crises convulsivas; irritao nervosa.

A transaminao uma reao caracterizada pela transferncia de um grupo amina de um aminocido para um cido -cetocido, para formar um novo aminocido e um novo cido cetnico, efetuado pelas transaminases.1 Desaminao o processo pelo qual o aminocido libera o seu grupo amina na forma de amnia e se transforma em um cetocido correspondente

13/01/2014

FONTES DE PIRIDOXINA

um processo qumico que introduz um grupo hidroxila (-OH) em um composto orgnico.

Deficincia de cido ascrbico

ESCORBUTO

Sorriaaaaaaaaaaaa a aula de hidrossolveis est acabando!!!!!

Fontes de vitamina C

VITAMINAS LIPOSSOLVEIS

13/01/2014

Fontes: Vit. A pr-formada fgado, manteiga, leite e gema de ovo. Carotenos vegetais amarelos e verde-escuros

Deficincia cegueira noturna, alteraes da crnea e da conjuntiva, problemas de pele (hiperqueratose), cabelos secos e quebradios e cefalia. Excesso o retinol txico e pode causar hepatomegalia.

FUNES
Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormnio que mantm as concentraes de clcio e fsforo no sangue atravs do aumento ou diminuio da absoro desses minerais no intestino delgado. A vitamina D tambm regula o metabolismo sseo e a deposio de clcio nos ossos. A vitamina D tambm muito importante para crianas, gestantes e mes que amamentam, por favorecer o crescimento e permitir a fixao de clcio nos ossos e dentes.

Fontes: leo de peixe, fgado e gema de ovo.


Deficincia

raquitismo (crianas) e osteomalcia

(adultos).
Excesso

alta toxicidade (mais txica), causando anorexia, nuseas, vmitos, cefalia e depresso.

10

13/01/2014

(1) espasmo vascular: imediatamente aps a ruptura de um vaso sanguneo ocorre contrao do vaso sanguneo lesado. (2) formao de tampo plaquetrio: acmulo de plaquetas para formar um tampo plaquetrio no vaso lesado (3) coagulao sangunea: O incio se d com a converso da protena plasmtica protrombina em enzima ativa trombina. - A trombina, por sua vez, converte o fibrinognio em fibrina, que forma uma rede de filamentos que retm plaquetas, clulas sangneas e plasma, formando o cogulo. - A sntese de alguns fatores de coagulao (como protrombina) ocorre no fgado e dependente de vitamina K, cuja deficincia pode provocar hemorragias. - Assim, a falta de vitamina K pode comprometer a coagulao sangunea, resultando em tendncia a hemorragias

Fontes: leos vegetais, fgado, brcolis, soja e ovo.

Deficincia gera membranas celulares anormais, mais restrita a bebs prematuros. Excesso toxicidade muito baixa.

11

Vous aimerez peut-être aussi