Vous êtes sur la page 1sur 28

Alexandre Rodrigues

Dezembro de 2012

1/28

1. Introduo .................................................................................................................................................................................. 4 2. De um nome um lugar e um espao .................................................................................................................................. 5 3. O Trebilhadouro como um lugar de vivncias ................................................................................................................. 10 3.1. A casa do ti Felgueira ........................................................................................................................................................13 3.2. A casa do Lopes .................................................................................................................................................................. 15 4. Algumas memrias da dona Derminda ............................................................................................................................ 17 4. Bibliografia ............................................................................................................................................................................... 27

Procuramos conhecer um espao onde, em tempos, viveram pessoas. Um espao onde agora esto e para onde viro pessoas, mas so e sero diferentes das que antes a estiveram. Esta noo da vida irrepetvel um dos fundamentos do que nos moveu. No possvel guardar tudo, registar tudo, muito menos possvel fazer parar o tempo, ou regredi-lo, e assim lhe ganharmos tempo para observarmos o que nos escapa. Partimos procura do que fez da aldeia o que ela foi e . Das pessoas. Foi uma aldeia perdida, porque aqueles que a habitavam dela se perderam. E continuar a s-lo, porque aqueles que agora a tomam, no so os mesmos que a deixaram. Trebilhadouro alm do estranho nome, quem te calcorreou os caminhos? Que te cantarolavam nas noites de vero? Que amores ocultaste? Que filhos viste nascer? Que trabalhos lhes deste? Procuramos aqui misturar o tempo, a histria, o stio e as suas memrias, e para isso contamos com o precioso auxlio da dona Derminda, uma das ltimas pessoas a habitar o lugar.

Trebilhadouro... Este nome polissilbico um mistrio. Decomposto num trisslabo sugere-nos um tesouro de ouro escondido em trs bilhas, trs-bilhas-d'ouro1, facilmente ligado tradicional mitologia dos encantamentos proferidos pelas princesas mouras, como se sereias terrestres fossem, desafiantes do olhar que cr ver o que de facto no existe, miragem de uma sbita abundncia perante os dias difceis e duros, desafiantes entre o bem e o mal. Mas desta histria no lhe encontramos rasto, terse- perdido da memria, poder-se- encontrar a sua narrao um dia, inesperadamente... Mas sero todos os tesouros de ouro? Metlicos? Materiais? Nem sempre. E qual o motivo das bilhas serem trs e no duas ou quatro? No se sabe. Na verdade os tesouros, esses das mouras, esto quase sempre ligados origem dos tempos, fundao de tudo o que precioso para uma comunidade, remonta s pocas em que tudo se transmitia verbalmente de gerao em gerao como a maior riqueza que um homem poderia ter... o seu espao familiar, o seu territrio e a sua identidade. As arqueologias tendem a ligar o nome quilo que antecede o lugar tal como o conhecemos, alargando o nome a uma regio como se a sua deslocao tivesse ocorrido, ou se referisse mesmo a uma rea mais vasta que o prprio lugar. As trs bilhas d'ouro so o pretexto para um olhar mais atento e passar do topnimo principal aos nomes que pontilham esse espao. Destacam os Muros e a Sobidade ou Sovidade. Mais uma vez a arqueologia demarca estes e os relaciona com materialidades antecessoras do stio moderno. Os muros porque lhe associa construes to remotas que a sedimentao natural ocultou ou as deixa, a espaos, ligeiramente reveladas, fossem casas, meros muros ou mesmo muralhas. Os muros que remontam memria de um local habitado de forma permanente ou temporria, erguido pela vontade de uma comunidade. A Sobidade ou Sovidade sussurra-nos o mesmo mas com a diferena da monumentalidade, algo maior que o comum, importante, dada a sua relao com a cividade, local de permanncia, a cidade antiga... o territrio-comunidade, embora nada exista que revele uma cividade, o oppidum ou castrum fundador de Trebilhadouro, e talvez nunca tenha existido. Em Trebilhadouro encontramos esta feliz combinao de nomes pequenos.
1

Esta referncia uma memria pessoal ainda presente. Trata-se de uma pergunta feita por um neto ao av perante to estranho nome. Em resposta veio a referncia s trs bilhas de ouro, o que parece ser comum na prpria freguesia de Rge, como refere o stio na internet da sua Junta de Freguesia onde se l: Topnimo de um lugar hoje extinto, diz a tradio que o nome deriva da existncia no local de um tesouro, formado por trs bilhas de ouro. (Rge, 2005).

natural esta gradao de importncia e visibilidade dos nomes, uma vez que o lugar, tal como agora , tornou-se o centro dominante daquele territrio dando-lhe o nome. Mas torna-se evidente a importncia do que os nomes menores parecem revelar. Talvez o ponto central no fosse aquele num passado to longnquo de que agora no h memria a no ser a da geologia ou orografia. Tudo o que daqui se sabe da existncia de um sepulcro neoltico prximo de Muros e um conjunto de estranhos smbolos gravados no granito no stio da Sobidade. O que se sabe que a depresso central existente na sepultura neoltica corresponde, sem qualquer dvida, s prticas medievais e modernas de a se procurarem tesouros, de se dar azo curiosidade e imaginao do inexplicvel. O que se sabe que aqueles smbolos gravados no granito so pouco mais recentes que o tmulo e cuja inacessibilidade lingustica permite criar mitos e fantasias que geralmente resultam nas histrias das princesas mouras com os seus potes de ouro. O que se sabe que, em ambos os casos, nesses tempos remotos j haviam pessoas que habitavam a regio. Embora seja discutvel, por esta via atribumos as trs bilhas de ouro s evidncias desse passado, materializado numa qualquer lenda perdida e da qual apenas restou essa referncia, semelhana do que sucede em inmeros locais onde o imaginrio popular determina tesouros ocultos e misteriosos. Das recolhas efetuadas pelo Museu Municipal, encontramos algumas histrias desse gnero ocorridas nas proximidades de Trebillhadouro, mais propriamente em Fuste. Um delas refere que no lameiro do Vale da Coelha, umas crianas encontraram uma panelinha de barro cheia de carves e foram contar aos pais. Quando voltaram j no encontraram a panelinha porque foi levada por uma cheia, apesar de ser um dia de vero. Outra conta que junto ao lugar da Penedia, em Fuste, no tempo dos mouros, existia uma estrada debaixo do cho por onde levavam os burros beber ao rio. Tambm, nos matos da Costa, outras crianas, encontraram duas escudelas sobrepostas que desapareceram enquanto foram a casa contar o sucedido. O mesmo aconteceu com a senhora que a se penteava com um pente de ouro e quando voltaram j l no estava. Finalmente, um pobreiro2 de gado encontrou uma aluvio de ouro para os lados do Bolhal dos Regedos. De to pesado que era no o conseguiu levar sem ajuda pelo que, ao regressar, j nada encontrou. Sejam princesas mouras, mouros ou meros objetos, estas lendas sugerem sempre a iluso do tesouro que, visto uma nica vez, impossvel de alcanar sem que seja naquele momento ou no se transforme em carvo ou terra, conferindo-lhe assim contornos mticos e superiores ao prprio ser humano.
2

O mesmo que pobre (Oliveira, 1965, p. 161).

Esta perspetiva apenas uma faceta da origem do nome e da histria de Trebilhadouro. Pelo menos outra existe que talvez seja mais simples, menos misteriosa e liga prpria vivncia mais recente da aldeia. Seguimos para o efeito a pista deixada por Patrcia Carvalhinhos (Carvalhinhos, 2003) que classifica Trebilhadouro como um sociotopnimo ligado s medidas agrcolas, trocas monetrias e pagamento de taxas. Diz a autora que Trebilhadouro poder derivar de trebelho (Carvalhinhos, 2003, p. 178) nome pelo qual se designava o foro, direitura, ou certa penso, que pagavam os que vendiam vinho aquartilhado, ou por miudo, que ordinariamente estava, ou era conduzido em odres (Trebolias). Tambm de disseram Trebelhos, os vasos pequenos. As peas do jogo de xadrez, ou de outro qualquer jogo, como damas, tbulas, etc. Tambm se chamou antigamente trebelho, o brinco, jogo, desenfado (Viterbo, 1865a, p. 258). Quanto s trebolias (terbolhas, trebolas ou embolhas) diz Viterbo que so bottas de vinho, muito maiores que odres, feitas de couro, cada uma das quaes carregava uma bsta cavallar, ou muar, e outras havia, que levavam tres quartos de uma pipa, e s em carro podiam ser conduzidas. Os Relegueiros nom queriam se vendesse vinho em tonel, nem em taalha, se lhe ante nom desse algo: e que o aviam de vender nos odres, ou nas embolhas in Captulos Especiais de Santarm. No foral, que El-Rei D. Affonso Henriques deo a Barcellos, se determina, como o senhor desta terra pde usar bstas, e cavalgaduras dos seus moradores, acautelando porm, que Non aprehendat eis suas terbolias, nec suam liteiram, sine grato suo. Livro dos Foraes Velhos. Em um Doc. De Pendorada de 1309 se diz: Suatis omnes utres, et trebolhas, tam Fratrum, quam Cellarii. Daqui se v, que o Convento tinha a sua adga separada da do Cellareiro, pertencendo a deste meza abbacial. E logo no de 1320 se acha outro documento, em que se l: Cozerdes vos os odres, e as trebolas do Mosteiro, e dos Frades, tambem vos, como vosso filho, se for capateiro. (Viterbo, 1865a, p. 279). Assim o nome encaixa perfeitamente nas prticas rurais no muito distantes. Mas seria Trebilhadouro um ponto de passagem, um centro cobrador de foros sobre o vinho? Esta questo remete-nos a Porto Novo. Joaquim de Santa Rosa de Viterbo relaciona os portos e as portelas a locais de passagem entre terras, que naturalmente se demarquem sejam por se tratar de gargantas de montes ou cerros (Viterbo, 1865b, p. 156). meno de Porto Novo (passagem nova), em princpio, poder corresponder a existncia de uma passagem mais antiga, tanto mais que ainda vive a memria do caminho percorrido pelos mercadores que do lado de Arouca se deslocavam em direo a sul, negociando de lugar em lugar as suas mercadorias, inclusivamente vinho em odres. Neste enquadramento sugerir que Trebilhadouro poder ter sido esse porto antigo ter algum fundamento, tanto mais que se trata de um lugar antigo, j pagador de renda pelo fruto da Leira da Igreja aquando da elaborao do Tombo de Rge em 1716 (Pinho, 2008).

Coube a Joo Tavares, designado Cabea de propriedade, a reunio de dois alqueires de milho medidos pelas medidas velhas e costumadas, bom, limpo e seco, que por alturas do S. Miguel de Setembro deveria entregar ao Prior da Igreja de Rge como pagamento do direito de senhorio que essa Igreja detinha sobre a poro de terra (Pinho, 2008). No que Joo Tavares fosse o proprietrio da totalidade da Leira da Igreja, mas por determinao do reconhecimento de 26 de Setembro de 1716 que consta no Tombo das propriedades, foros e direitos da Parochial Igreja do Salvador de Rge. Essa propriedade era dividida com Manoel Borges d'Almeida, tambm de Tribilhadouro, que deveria entregar posteriormente a sua parte da renda, um alqueire de milho, a Joo Tavares oito dias antes do So Miguel (Pinho, 2008). No entanto, esta propriedade era um enclave da Igreja Paroquial de Rge nos domnios da Capella da Quinta da Torre de Sandiaens, que detinha o domnio da Povoa de Tribilhadouro, na altura administrada por Francisca de Vasconcellos. Assim sendo, toda a aldeia de Trebilhadouro era foreira da Capela da Quinta da Torre de Sandies, havendo uma propriedade, que de antiga data, pagava o respetivo domnio Igreja de Rge (Pinho, 2008). De resto, at ao momento, no encontramos outro documento que se referisse com tal detalhe ao lugar de Trebilhadouro, restando os diversos inquritos, prompturios, numeramentos e roteiros3 que referem o lugar como pertena da freguesia de Rge e no mais que isso (Amorim, 2006). Sendo certo que Rge, como freguesia, j se documenta desde 1209, desconhece-se a data de fundao do lugar de Trebilhadouro, assim como a inexistncia de um catlogo de documentao medieval do concelho no permite atribuir a mais antiga referncia ao lugar. Poderemos deduzir, pelo vulgarmente conhecido Tombo da Freguesia de Rge, que a sua existncia o antecede, em muito, no s pelo tipo de contratos de arrendamento que a se confirmam, como pelo apelo do prior dessa igreja onde frisa a antiguidade da propriedade da Leira da Igreja, dizendo que esta dicta propriedade era de sua Igreja desde muita [antigui digo muita] antiguidade (Pinho, 2008) . Em todo o caso a precedncia medieval de uma pvoa de Tribilhadouro no nos parece garantida. No existe documentao que suporte e no se encontra alguma referncia no Foral de Cambra de 1514 (Vale de Cambra, 2004). Seja como for, como j referimos atrs, a toponmia indicia-nos pr-existncias que tero levada fundao do lugar, seno mais, entre 1514 e 1716.
3

A saber, alguns exemplos, Memria Paroquial de Rge, vol. 32, n. 141, p. 849; Amorim, I. (1994) - Descrio da Comarca da Feira - 1801, pelo Desembargador, Corregedor Columbano Pinto Ribeiro de Castro. Porto. Revista da Faculdade de Letras - Histria, II - 11, p. 227-285; Pinho, . A. S. (2005) - Terras de Cambra: traos do passado, imagens presentes, Vale de Cambra: Cmara Municipal de Vale de Cambra; Prompturio das terras de Portugal (1689), entre outros.

A vivncia da aldeia no fugiria muito ao padro da poca da prtica agrcola e pecuria de subsistncia sujeita ao pagamento de rendas e foros que, neste caso sendo sujeita jurisdio eclesistica, se exercia de uma forma apertada. Segundo a Memria Paroquial de 1758 (Pinho, 2005) os frutos da freguesia eram o vinho, milho, centeio e feijo, sendo a sua produo semelhante.

A meio da encosta da serra de Trebilhadouro, sensivelmente virado a sul, encontramos um casario quase envergonhado pela sua simplicidade, semioculto. Assim visto ao longe se parece o Trebilhadouro, descortinado pelos telhados sujos e algumas cinzentas fachadas que despontam da imensido verde que o envolve. Pelas suas condies naturais a aldeia de Trebilhadouro aproxima-se da tipologia de povoado concentrado de montanha (Antunes et al., 1988) sujeito a um local central, neste caso Fuste e Rge, onde se concentram os servios essenciais e a Igreja. Como j referimos atrs, a subsistncia provm do trabalho agrcola e da criao de gado, recorrendo aos campos excelentemente irrigados pela serra de Trebilhadouro e que proporcionam uma predominncia da cultura do milho e centeio (Ribeiro, 1945). Podemos definir os diferentes nveis de ocupao do espao da aldeia, sendo esse um padro comum a praticamente todas as reas rurais do concelho. Com a fundao das povoaes sensivelmente a meia encosta, a parte superior, correspondente serra, apresenta-se como uma rea de recolha de combustveis que alimentam as lareiras no Inverno e, por consequncia, at h poucos anos eram fundamentais para confeo dos alimentos. tambm da que provem grande parte da gua de uso domstico, assim como aquela que alimenta os regadios de mdia eficcia e valorizados pela existncia de reservatrios de gua a que se do o nome de presas. A esta segue-se rea habitacional, onde se erguem as estruturas de habitao, de armazenamento, processamento dos produtos agrcolas e de convvio. tambm o espao familiar e da intimidade, do descanso e do convvio social. As formas construtivas so pouco diversificadas, limitando-se casa, ao curral, s eiras e aos espigueiros que assumem formas e dimenses diversas dentro do programa da arquitetura popular portuguesa (Antunes et al., 1988). Na sua estrutura primognita encontramos um espao central cujo elemento marcante a fonte e a sua presa, tendo em seu redor as casas. Estas, salvo uma ou outra exceo, alinham-se com o caminho, a partir do qual se lhes faz o acesso direto ou atravs de um terreiro que se lhes interpe. Os materiais de construo predominantes so a pedra e a madeira, sendo o tijolo e cimento adies bem recentes. Por fim, tirando as hortas aqui e ali entre as casas, surge o espao do trabalho em campos roubados aos matos, devidamente arroteados, construdos sobre socalcos cuja altura a orografia do terreno determina. tambm este um espao de convvio, talvez mais social, que pode mesmo at ser mais informal, mas cuja funo a de manter o nimo face ao cansao. O lugar atravessado, de norte para sul por um s caminho, em cuja extremidade abraa a casa que fora do ti Felgueira (Z Carlos) e a casa do Lagar

formando o largo da Clareira4. Este eixo configura-lhe o desenho, serpenteante trajeto entre a casa onde morava a dona Leopoldina, a fonte e o largo da Clareira. Os elementos arquitetnicos so os que tipicamente ocupam as nossas reas rurais, recorrendo aos recursos mo para se erguem grossas paredes de granito, criando grandes volumes exteriores e acanhando o espao til de uso. Paredes altas, rasgadas por janelas e portas, molduradas pelo mesmo granito cortado medida, evidenciando-as, quebrando a monotonia da fachada onde timidamente se abrem tambm postigos e se adoam escadarias. Paredes so espessas, ocultando a vida privada, ntima, e permitem os confortos de uma refeio quente, do po acabado de sair do forno, do sero no borralho, do sono que descansa. Trebilhadouro uma aldeia que nem uma dezena de habitaes tem. E nessas, nos dois pisos costumeiros, dividem-se as vidas do gado e dos homens. Aos ps dos homens, das mulheres e das crianas, nos currais, habitavam vacas, cabras e ovelhas, nas lojas faziam-se alquimias com as uvas, transformando-as em vinho, preservavam-se cereais que se convertiam no po de cada dia, guardavam-se as alfaias que rasgavam a terra frtil. As suas casas, anexos, palheiros, eiras e espigueiros que se conhecem, de sul para norte, denominam-se por: casa do ti Felgueira (1), casa do Lagar (2), casa do Lopes (3), casa da Eira (do Lopes) (4), palheiros do Lopes (que foram, em tempos, a casa da dona Margarida) (5), casa da dona Derminda (6), casa do Antnio do Lexandre (7), casa da dona Rosalina (8), espigueiro e eira da dona Derminda (9), espigueiro do Antnio do Lexandre (10), palheiros e currais do Antnio do Lexandre (11a), palheiros e currais da dona Derminda (11b), casa do Joaquim do Lexandre (11c) e a casa da dona Leopoldina (12).

Atualmente encontra-se no local uma placa com a indicao de Largo da Paragem.

Figura 1 - Esquema da aldeia de Trebilhadouro, com a identificao das casas e principal toponmia.

Era este o espao onde outrora entoavam as cantarolas que se ouviam at do lado de l do Caima. Na Fonte, era como se encantamentos enviassem, chamando os namorados, tal e qual as mouras encantadas das lendas. "Oh que lindo chapu branco, naquela cabea vai Oh que lindo rapazito, queres ser genro do meu pai?". Nas eiras e nas casas, no incio do outono, quando se pressentia a desfolhada era grande a azfama. Era o silncio das letras marcadas no papel das cartas que cantarolavam aos rapazes Tal dia temos uma desfolhada, se vocs quiser vir Mas havia que fazer chegar a carta ao destino para garantir a presena. Combinavam-se fugidas a Porto Novo ou a Fuste, interrompendo a guarda do gado, sem que os pais dessem conta, algum acorria ao posto de correio.

Fossem os dias todos esquecidos das dificuldades. Havia fome, pobreza. Os rapazes saam para trabalhar jorna e as raparigas garantiam os afazeres dos campos e do gado. No que ao todo fossem muitos, cinco raparigas e trs rapazes, como se uma famlia fosse. Quantas vezes os caminhos de Trebilhadouro ouviram o choro dos meninos de servir quando, vindos passar o fim de semana a casa, se agarravam ao colo dos pais para no voltarem? Quantas saudades e tristezas de mes e pais as paredes das casas ocultaram? parte as tristezas haviam tempos de folia. As romarias s quais era obrigatrio ir, feira dos 9, os serandeiros do Carnaval. Vestiam-se com roupas velhas, mascaravam-se com mscaras de papel feitas das suas prprias artes. E os namorados que em Porto Novo desafiavam o rapaz que guardava as raparigas. E os namorados, atrevidos, que queriam levantar a mscara das moas, arriscando-se a levar uma paulada do forte cajado do guardador das moas. Mais espantoso ainda era a forma de alumiar. No havia petrleo e a vinda dos resineiros imediatamente colocava todos em alerta. As moas iam logo apanhar os restos de resina que serviam de vela e dar luz ao breu Mas essa luz era tremenda para sujar a renda que ao sero se fazia, mas suficiente para aquecer a alma e, baixinho, se sussurrarem uns versos, se escrever uma carta ou ler a resposta. Era suficiente, tambm, para maar o leite e fazer a preciosa manteiga. At que um dia j nem os sussurros na noite se ouviam. As cantarolas guardadas no peito de quem deixa a casa em busca de algo melhor. Assim foi Trebilhadouro Ficaram as casas

Trata-se de uma casa parcialmente recuperada, com terreiro exterior murado, separando a construo do caminho. Este um dos raros casos em que as portas no se orientam no sentido Nordeste uma vez que a sua posio no terreno, virada a Sul, beneficia de um conjunto de elementos orogrficos que a a protegem do clima. Apresenta um telhado de duas guas, com telha moderna assente num esqueleto de madeira. O corpo constitudo por blocos de pedra grantica, com aparelho irregular e de dimenso varivel. De dois pisos, na fachada principal encontramos a escadaria de acesso ao piso superior, constituda por um nico lano que d acesso a um alpendre que abriga a porta de entrada. Nesta fachada (Sul) encontramos uma nica janela, outra na fachada virada a Oeste e outra, mais pequena, na fachada virada a Norte e que possui gradeamento. No piso inferior, na fachada principal encontra-se, mesmo por baixo do alpendre,

uma porta de entrada para as lojas e esquerda desta outra, mais larga. Na extremidade dessa fachada existe uma pequena construo que se supe ser uma antiga latrina. Sem nunca comprometer a traa original, a reconstruo introduziu elementos modernos como por exemplo candeeiros exteriores eltricos, lajeamento do terreiro e a construo de uma churrasqueira. Anexa a esta casa encontra-se um mdulo que no est reconstrudo e cujo grau de degradao no permite uma descrio cabal. Alm disso, por se encontrar fechada, no foi possvel proceder a uma descrio da planta interior.

Fotografia 1 - Casa do Ti Felgueira no largo da Clareira.

Fotografia 2 - Fachada posterior.

Fotografia 3 - Fachada lateral, virada ao caminho de baixo.

Trata-se de uma casa cuja caracterstica principal a existncia de um portal que d acesso a um pequeno terreiro que serve as entradas da casa. Em termos arquitetnicos o portal no apresenta qualquer caracterstica de embelezamento, a no ser na qualidade da pedra empregue e que recebeu trabalho de cantaria, sendo esse o nico elemento a destacar. Aps o acesso ao ptio, encontra-se logo em frente a porta de entrada para a cozinha onde ainda se encontra o forno de lenha. Ainda antes desta porta, ao entrarmos no terreiro, encontramos do lado direito, um bloco grantico vertical, de boa cantaria, que marca o incio de um alpendre cujo acesso se faz por um lano de dois degraus que se encontram imediatamente ao lado da porta que d acesso cozinha. Nesse alpendre encontramos uma porta que permite o acesso rea que seria destinada sala. O emolduramento dessa porta, pela qualidade da pedra empregue, assim como a sua posio mais elevada que a da cozinha, sugere isso mesmo assim como outros elementos interiores como o caso da existncia de banquinhos nas janelas (duas janelas e um postigo) e das paredes se encontrarem caiadas. No seu interior, na diviso que seria a sala, ainda se observa o travejamento do soalho e do teto. De facto apenas neste espao que a casa possui dois pisos, ficando a loja por baixo da sala. Na larga cozinha verificamos novamente a elevao da diviso que corresponderia sala uma vez que o acesso da cozinha para a sala obrigava subida de um lano de escada que, neste momento no se observa. Como j referimos, a cozinha dispe ainda do forno tendo sua direita dois bancos de pedra que fazem esquina. No encontramos vestgios da localizao de uma eventual

lareira, mas o mais certo localiza-se na zona do forno e dos bancos, podendo mesmo ser desprovida de chamin. Possu janela, no lado oposto ao forno, virada para o caminho. A cozinha d acesso a uma outra diviso que poderia corresponder a um quarto, cujas dimenses so razoveis e possui uma pequena janela, gradeada, virada para o caminho.

Fotografia 4 - Fachada principal da casa do Lopes.

Fotografia 5 - Fachada oeste, virada ao caminho.

Fotografia 6 - Vista superior e do interior da casa.

# FICHEIRO 01 # Generated by TranscriberAG

# Nombre de Pistes : 1 # Dure :00:09:10,187 # Nombre de locuteurs : 2 # Langue : pt

[ transcript - Depoimento prestado por Derminda Marques, 75 anos, antiga moradora no lugar de Trebilhadouro (Ficheiro 01) ]

** Rodrigues Alexandre ** - {0} Dona Derminda... Sabe a origem do nome da aldeia de Trebilhadouro? Sabe de onde que vem esse nome?

** Marques Derminda ** - {11.771} Sei... Eles diziam que era... a minha bisav, que mal conheci porque era pequenina... Ela tinha famlia aqui e tinha famlia fora e depois aqui acho que tinham poucos casais, acho que eram dois, e comearam a dizer "vamos para Trebilhadouro". Casaram-se e vieram para aqui os meus bisavs da parte da minha me. Vieram para aqui e tinham dois casaizinhos pequeninos... Diz que era o Trebilhadouro, no sei do que que foi recendido... Se foi recendido de alguma coisa que eles viam, se foram nomes que eles inventaram pela cabea deles. - {56.947} Depois era a minha av, da banda da minha me, depois ela casou, elas eram quatro irms... Casou uma que ficou, que era a que morava ali naquelas casas, ficaram estes dois casais, depois elas casaram-se... A minha av casou-se e s teve uma filha e a outra irm teve quatro... Dois, um casal. Depois ficaram aqui e comearam a ver que no podiam fazer as terras, diz que eram poucas que no dava, mandaram vir umas poucas pessoas de fora e puseram a uns caseiros a fazer... a cultivar as terras amais eles e ficou assim, aqui tudo a ficar com amizade uns aos outros, criaram-se aqui todos. Depois no havia luz, no havia telefone, no havia mercearia era preciso ir a Fuste, mas era um carreirinho... Para ir e vir aquilo era... s vezes precisava-se de acar ou... Era das compras para casa, at para o prprio moinho para moer o milho tinha que se ir a Fuste, l ao moinho, tem l moinhos e ainda hoje tem... Era tudo cabea, tudo cabea... Casaram-se, a

malta nova no havia emprego no havia nada, andavam por a a ganhar para quem podia pagar alguma coisinha para eles ir fazer alguma coisa, seno a estas, que era a minha av e era outra, a irm, que tinham mais conforto, davam uma malguinha de caldo ou o que eles podiam, espetavam-se os porcos s de ano a ano, no se o senhor sabe...

** Rodrigues Alexandre ** - {155.499} Ah! Sim, sim, a matana do porco...

** Marques Derminda ** - {159.619} ... Era a matana do porco s de ano a ano, era em novembro, no ms de novembro e que se matava, aquilo era repartido no que eles podiam, tambm no podiam repartir tudo que ficavam sem nada, no ? Depois eles comearam a vir para cima, no havia nada, eles foram e comearam a sair. Pediam para ir para aqui e para acol, a ver se lhes davam alguma coisa. Outros at andaram a pedir... As mes no tinham e eles andavam a pedir... Depois j eramos todas moas novas, namorava-se uns para os outros e vinham aqueles rapazes... e depois quando eles ficavam a ser maiores, vinham pessoas para eles irem um ms ou dois, ou os pais ajustavam por meio ano e eles iam para casa daqueles... Era para Malhundes, para... At chegaram a ir para Vale de Cambra... Eu nunca fui, e era s eu e uma irm minha... Mas esses iam, elas iam e vinham aos oito ditas, depois ao cabo de oito dias vinham para casa, mas eram pequeninas porque chegavam aqui e no queriam sair donde aos pais... Mas no havia mais nada e os pais mandavam-nas para receber algum tosto que os patres lhe davam. E depois foram e casaram-se, todas as moas se casaram. - {234.442} Eu fiquei aqui sozinha a mais trs e dois rapazes... Era a Francelina, a Deolinda e a Carminda e a Maria Rosa... Essas casaram-se c, e das da Guida da Eira foram para o Brasil, que era as do Lopes. Aquela famlia foi para o Brasil e casaram-se e ficaram l, mas essas quatro que era uma que se chamava Maria Rosa, andou muitos anos a servir no padre de Malhundes... Muitos anos... A outra era a Carminda, que estava a servir em Cabanelas... Trabalhava nas terras a apanhar erva e a tratar... Muger vacas e a levar o leite ao posto e fazer o que era preciso na terra... As daqui nunca mais foram servir... Essas duas... E a Francelina que a que ainda hoje est viva, foi para casa da sobrinha, foi a ltima moradora amais a me, tiveram aqui ainda dois anos ou trs sozinhas... Essa est em, a me morreu e ela tambm j tem oitenta anos, ou setenta e nove, foi para casa de uma sobrinha em Cavio... E a outra est em Soutelo, casou... j est viva... Com a filha. E os moos, os rapazes, casaram-se ambos os dois em Sandies, mas j morreram ambos os dois, e eu fiquei e casei-me e fui para Fuste. Fui para Fuste e agora sou a nica a bem dizer que estou aqui do lugar, s amais uma, amais as outras j morreram. {349.467} E a gente, olhe, juntvamo-nos... Quando

estvamos todas, amos ali para o Lavadouro, a gente chamava Lavadouro, noite...

** Rodrigues Alexandre ** - {357.432} Ali junto fonte?

** Marques Derminda ** - {358.235} Sim! Ali junto fonte. Mas os pais da gente no eram como os de agora. noite queriam-nos em casa, e a gente ainda ajuntava-se e ia por a a fora e dizia "oh fulana"... Ns amos ao monte buscar um molho cabea, ou de lenha ou estrume para o gado... "Olha noite vamos... Pede tua me que eu peo minha e vamos para a fonte fazer uma cantarola..." Chamvamos que era uma cantarola...

** Rodrigues Alexandre ** - {378.763} ... Uma cantarola...

** Marques Derminda ** - {379.496} ... Uma cantarola...

** Rodrigues Alexandre ** - {383.338} E o que que cantavam, j agora?

** Marques Derminda ** - {383.884} ... Era para os rapazes ouvir...

** Rodrigues Alexandre ** - {384.679} ... Para os rapazes de Fuste?

** Marques Derminda ** - {385.26} Era para onde calhava, at vinham de Vilar!

** Rodrigues Alexandre ** - {387.507} Ai ? E o que que cantavam? Ora diga-me l uma cantarola... Cante l uma cantarola...

** Marques Derminda ** - {395.179} Eu acho que ainda sei alguma...

** Rodrigues Alexandre ** - {395.844} Mas no precisa... Se no quiser cantar basta dizer os versos...

** Marques Derminda ** - {399.398} Era assim... - {400.28} "Oh povo deste lugar, alevantai-vos que dia / Mandai faz-lo caf, que a madrugada vai fria... "Ao entrar em [no percetvel], achei um anel / Com uma letra grande, viva Manuel" e a gente cantava... "Agora que pinta o bago / agora que anda o pintor / agora que vou falar, deveras, ao meu amor." "Oh que lindo chapu branco, naquela cabea vai / Oh que lindo rapazito, queres ser genro do meu pai". Eram muitas...

** Rodrigues Alexandre ** - {428.209} Isto eram as cantarolas para chamar os moos...

** Marques Derminda ** - {430.22} Mas era alto...

** Rodrigues Alexandre ** - {431.352} Certo...

** Marques Derminda ** - {432.043} Quando se cantasse, que fosse aqui, quer fosse nos outros lugares, que aqui a tradio era assim, eles vinham sempre um bocadinho noite, mas os pais deixavam a gente estar pouco tempo. Quando era no tempo das desfolhadas, ato que a gente fazia uma cantarola a srio... Mas ns antes, era assim, faziam uma carta e escrevia para o namorado, se a gente tivesse confiana nele, olha "tal dia temos uma desfolhada, vocs se quiser vir..."

** Rodrigues Alexandre ** - {464.382} ... Era uma carta... ou seja, no se falavam...

** Marques Derminda ** - {466.469} Nada, metiam-se no correio por dez tostes...

** Rodrigues Alexandre ** - {471.612} Dez tostes... Onde era o correio?

** Marques Derminda ** - {474.161} Era em Fuste ou em Porto Novo... E a gente ia l lev-la, ou a gente combinava uma com a outra e alguma escapava... sem os pais saberem... No sabiam das cartas. A mocidade era bonita naquele tempo... e agora no assim. Para ir para a feira combinava-mos todas... "Olha, dia da feira vais aos nove?", "Vamos! A mais o pai, mais a me, vamos todos". O meu pai... Eu no tive pai, porque eu fiquei na barriga e quando o meu pai veio do Brasil, que ele emigrou para o Brasil, eu j tinha 19 anos... Fui criada com os meus avs... E depois ele veio, mas eu j me tinha casado quando ele veio, e depois o meu pai era o meu av...

** Rodrigues Alexandre ** - {530.804} Em que ano que se casou?

** Marques Derminda ** - {531.332} Em cinquenta e nove... Casei-me com 21... Eu ainda passei uma mocidadezita, no foi muito, mas inda, inda passei uma mocidadezita mais ou menos... E agora assim a vida...

# FICHEIRO 02

# Generated by TranscriberAG

# Nombre de Pistes : 1 # Dure :00:06:15,281 # Nombre de locuteurs : 2 # Langue : pt

[ transcript - Depoimento prestado por Derminda Marques, 75 anos, antiga moradora no lugar de Trebilhadouro (Ficheiro 02) ]

** Rodrigues Alexandre ** - {0} Vocs juntavam-se ali no Lavadouro, que era junto fonte, e juntavam-se noutros stios?

** Marques Derminda ** - {9.77311} Era, s vezes combinvamos, "Olha, vamos para a eira, aqui para a frente, vamos para a eira todas. amos para a eira e cantvamos e at danvamos umas com as outras, porque eramos sempre cinco, e os rapazes, e eramos um povo mais unido que agora, e no saam no ? No tinham mais por onde sair... Ao domingo, se combinasse a ir a uma festa, uma Senhora da Lage, ou se fosse o que ns chamamos uma festa, uma romaria, a gente combinava todas "Olha vamos?" e l amos todas... A Senhora do Desterro, a Senhora de Sandies, a Festa de Macieira... - {57.652} No dia de Entrudo (em Porto Novo)faziam l sempre uma jantarada com a famlia, e "ato" chamavam as moas... Combinavam todas e diziam "Vamos ao Entrudo a Porto Novo?". E mascaravam-se... Punham uma saia das antigas, punham um leno dos antigos, um chapu dos antigos, uma careta, mas era tudo feito pela gente...

** Rodrigues Alexandre ** - {82.1096} Uma careta... Faziam uma mscara, no era? Eu j li que eram os Serandeiros... e que faziam uma mscara...

** Marques Derminda ** - {91.2904} Sim... pegavam num papelo e depois... Isto j tinha sido tudo feito antes... E amos assim l todas enserandeiradas, e levvamos um raminho de alecrim, mas ia um com um pau... Que era para guard-las cachopas...

** Rodrigues Alexandre ** - {109.627} Era para qu?

** Marques Derminda **

- {111.082} Para guard-las, para guardar as cachopas... porque a gente ia l e eles, se for preciso...

** Rodrigues Alexandre ** - {120.052} E eram os rapazes daqui... era o que vos ia guardar?

** Marques Derminda ** - {120.367} Era! Chegavam l e queriam saber qual era... Quem... Para a cara da gente e se ele no estivesse, eles tiravam a careta para ver...

** Rodrigues Alexandre ** - {132.24} Ou seja, se quem guardava estivesse eles no faziam nada! Levavam com o pau! Se no estivesse eles iam desvendar quem era...

** Marques Derminda ** - {141.102} Era... deixavam andar a quem era e conheciam primeiro... Depois aqueles com mais confiana ou isso, deixavam andar e no se metiam, mas haviam alguns que eram atrevidos... Queriam tirar e insistiam, mas eles davam...

** Rodrigues Alexandre ** - {150.312} Eles levavam com o pau mesmo...

** Marques Derminda ** - {152.323} Levavam... Era um tempo divertido...

** Rodrigues Alexandre ** - {159.242} E esse guardador, o guardador das meninas, tinha alguma coisa em especial alm do pau, ou s levava o pau diferente dos outros?

** Marques Derminda ** - {163.376} Era s o pau, mas era um pau grande...

** Rodrigues Alexandre **

- {167.649} E ele era instrudo mesmo para vos guardar? E variava ou era sempre o mesmo?

** Marques Derminda ** - {175.029} Era... e era sempre o mesmo...

** Rodrigues Alexandre ** - {181.299} E vocs sabiam quem era o guardador?

** Marques Derminda ** - {182.458} Sabiamos, sabiamos...

** Rodrigues Alexandre ** - {183.104} E era novo ou era...?

** Marques Derminda ** - {186.4} Era novo... Mais ou menos da (nossa) idade... Era um tempo alegre, ia-se para o S. Bartolomeu, que era para Arouca, combinavam todas nas vsperas e l iam... Ia tudo a p... e l iam...

** Rodrigues Alexandre ** - {200.761} E que caminho que vocs usavam para ir para essas zonas? Para a Senhora da Lage e assim?

** Marques Derminda ** - {204.561} Sr.a da Lage, a gente daqui ia por trs da serra tem um caminho, em Ts dos Muros, Lomba Gorda...

** Rodrigues Alexandre ** - {213.985} Lomba Gorda onde ?

** Marques Derminda ** - {215.363} l acima...

** Rodrigues Alexandre **

- {216.526} J na subida?

** Marques Derminda ** - {217.466} Sim!

** Rodrigues Alexandre ** - {217.564} E c em baixo entro os Muros e a Lomba Gorda no havia outro nome?

** Marques Derminda ** - {224.207} No... ali... Era a Lomba Gorda, os Muros e depois era os Lajedos...

** Rodrigues Alexandre ** - {228.203} Lajedos a seguir...

** Marques Derminda ** - {230.079} E depois o Vale de Serra e depois era a Quinta da Barraca. Seixo e Quinta da Barraca e o Cho d'Inteiro (conversa com a filha)...

** Rodrigues Alexandre ** - {260.628} Eu digo isto porque... No sabe de antigamente passarem aqui mulas, carregadores de vinho...

** Marques Derminda ** - {269.048} Passavam... Andava aqui um homezinho a vender porcos, que a gente comprava os porcos, e andava aqui um homemzinho a bem dizer com uma gua ou uma mula, trazia uma mula com duas canastras, uma canastra de cada banda, onde trazia os porcos para vender, uns leitezinhos cobertos... e dizia "Quem quer porcos?" Mas era de passagem, porque passava da Farrapa e do Cho d'Ave para aqui para Vilar e para Gato... Passava sempre a mide... E quem queria compara comprava e quem no queria no comprava... Era l tinha aquele tempo marcado, de meio em meio ano ou isso... "Eu preciso a tal tempo", a minha me e a minha av e as outras pessoas diziam "Olha para tal tempo voc passe aqui que a gente..." e o homezinho passava, a passagezinho dele era aqui, no tinha mais caminho nenhum desde a Farrapa, Cho d'Ave...

** Rodrigues Alexandre ** - {337.242} E vinha por onde? Porto Novo? (Vinha) Porto Novo, Trebilhadouro e depois a para onde?

** Marques Derminda ** - {340.736} Para Fuste, Funo, Pao de Mato, Viadal, Vilar Felgueira...

** Rodrigues Alexandre ** - {352.118} Sabe para onde ele ia depos da Felgueira?

** Marques Derminda ** - {353.945} Da Felgueira ia... Vai para Cho... iam por Ares e ligava a S. Pedro do Sul. Carvalhal do

Amorim, I. (2006). A reconstruo de um espao histrico: o concelho de Cambra na 2a metade do sculo XVII - fontes e metodologia. Histria, 7, 149168. Retrieved from http://goo.gl/a9oYR Antunes, A. M., Tvora, F., Gomes, A. A., Menres, A., Freitas, A. P., Arajo, A., Martins, A. P., et al. (1988). Arquitectura popular em Portugal: zona 3: Beiras, zona 4, Estremadura. Lisboa: Associao dos Arquitectos Portugueses. Retrieved from http://goo.gl/umOhH Carvalhinhos, P. de J. (2003). Onomstica e lexicologia: o lxico toponmico como catalizador e fundo da memria. Estudo de caso: os sociotopnimos de Aveiro (Portugal). Revista USP, (56), 172179. Retrieved from http://goo.gl/xu54y Oliveira, C. (1965). Reviso gramatical: gramtica moderna, 2200 exerccios resolvidos. Lisboa: Grfica Biblos. Retrieved from http://goo.gl/HzWtn Pinho, . A. S. (2005). Terras de Cambra: traos do passado, imagens presentes. Vale de Cambra: Cmara Municipal de Vale de Cambra. Pinho, . A. S. (2008). Tombo das propriedades, foros e direitos da Parochial Igreja do Salvador de Rge. Vale de Cambra: Municpio de Vale de Cambra - Fundo Local (Museu Municipal). Ribeiro, O. (1945). Portugal, o Mediterrneo e o Atlntico. Coimbra: Coimbra Editora. Retrieved from http://purl.pt/421/3/ Ribeiro, O. (1991). Complexidade da Vida Rural. Opsculos Geogrficos: O Mundo Rural. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian. Rge, J. F. (2005). Trebilhadouro. Junta de Freguesia de Rge. Retrieved from http://goo.gl/inX0s Vale de Cambra, C. M. (2004). Foral de Cambra: fac-smile. (. A. S. Pinho, Ed.). Vale de Cambra: Cmara Municipal de Vale de Cambra. Viterbo, J. S. R. (1865a). Elucidario das palavras: termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram: obra indispensavel para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre ns se conservam - Tomo I. Lisboa: A. J. Fernandes Lopes. Retrieved from http://goo.gl/HzWtn

Viterbo, J. S. R. (1865b). Elucidario das palavras: termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram: obra indispensavel para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre ns se conservam - Tomo II. Lisboa: A. J. Fernandes Lopes. Retrieved from http://goo.gl/zaGgD

Vous aimerez peut-être aussi