Vous êtes sur la page 1sur 31

1

A REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANA DA ONU: ASPECTOS JURDICOS, POLTICOS E ECONMICOS


Adriana do Carmo Rios dos Santos*

RESUMO O presente trabalho procura abordar o tema da reforma do Conselho de Segurana atravs de uma anlise dos aspectos jurdicos, polticos e econmicos que permeiam tal questo. Assim, parte-se de uma anlise das funes e competncias atribudas ao Conselho de Segurana pela Carta e o contexto no qual foram estabelecidas em contraponto realidade internacional atual em matria de segurana coletiva. Busca-se, ento demonstrar a inadequao de tal sistema a essa realidade, bem como analisar as propostas apresentadas para reforma do rgo e discutir sua viabilidade frente a natureza do Conselho de Segurana.

1. INTRODUO A Carta das Naes Unidas foi firmada em 26 de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial1. Tal Carta institui a Organizao das Naes Unidas, cujo um dos objetivos primordiais preservar as geraes futuras do flagelo da guerra, assegurando, assim, que os horrores vistos nas duas guerras mundiais nunca mais se repetiriam. Naturalmente, reflete o contexto no qual se deu o estabelecimento da organizao, procurando estabelecer em seu contedo mecanismos de atuao em relao segurana coletiva de acordo s necessidades que se apresentavam na poca, alm de solucionar conflitos e conter ameaas j conhecidos. Hoje, 63 anos aps sua adoo, a realidade internacional muito distinta daquela em que a ONU foi articulada. Grandes mudanas ocorreram nos campos jurdico,
1

A mesma foi promulgada no Brasil pelo Decreto 19. 841, de 22 de outubro de 1945, momento em que passa a ter eficcia interna, sendo que o depsito da ratificao ocorreu em 21 de setembro de 1945, o que confere o dever de observncia do seu contedo nas relaes internacionais do pas.

poltico e econmico que causaram reflexos no trabalho da organizao, em especial no Conselho de Segurana. Para citar alguns exemplos, podemos mencionar a prtica crescente da interveno humanitria e a relativizao de garantias jurdicas como meio da chamada luta contra o terrorismo; o aumento dos conflitos intraestatais, consistentes em guerras civis2 em detrimento dos conflitos entre Estados; a globalizao econmica e uma nova configurao no que tange ao poder da economia de Estados, inicialmente ligada ascenso das potncias do Eixo, Japo e Alemanha, e o surgimento de potncias emergentes, como Brasil e ndia; a crise econmica recente, que possivelmente marque o fim da hegemonia dos Estados Unidos como nica superpotncia. No h como negar que o globo est acossado por crises, evidenciadas pelas recentes crises de alimento e financeira, a escassez de recursos, a mudana climtica, a proliferao nuclear e os Estados fracassados. Assim, impossvel desconsiderar que o mundo ps-segunda guerra mundial j representa uma realidade distante em muitos aspectos, especialmente em matria de segurana coletiva, como pretendemos demonstrar.

2. O CONSELHO DE SEGURANA - CS A ambiciosa tarefa de promover a paz e segurana coletiva foi legada ao Conselho de Segurana, considerado o rgo mais importante da ONU. A Carta lhe atribui, em seu art. 24, a principal responsabilidade na manuteno da paz e segurana internacionais. Para lograr tal tarefa, o Conselho recebeu poderes extensos, tais como o de julgar a existncia de fatos e qualific-los como de sendo ou no de ameaa contra a paz, ruptura da paz ou ato de agresso, definir sanes militares contra Estados e determinar quem ser o executor de tais sanes3. Alm do mais, as decises do

Tais guerras civis so com freqncia motivadas por questes tnicas ou religiosas, como, por exemplo, os conflitos que tomaram lugar na regio da ex-Iugoslvia na dcada de 90. *Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo Kelsen, essas caractersticas fazem do CS um rgo jurdico. Contudo, ainda de acordo com o jurista, tendo em vista que o CS tambm possui feies polticas e conta com um poder discricionrio para constatar as violaes, ele tambm possui natureza executiva, sendo, assim, um rgo jurdicoexecutivo.

Conselho so as nicas de cumprimento obrigatrio para os Estados4, sendo o CS o nico rgo da ONU dotado de capacidade coercitiva para impor suas decises aos Estados-membros. A questo da manuteno da paz e segurana internacional foi considerada essencial, uma vez que os Estados a reconheceram como essencial para que se pudesse alcanar o desenvolvimento econmico. Citando o informe Um Conceito mais amplo de Liberdade, do ento Secretrio Geral Kofi Annan: O mundo deve promover juntas as causas de desenvolvimento, da segurana e dos direitos humanos, porque de outra forma nenhuma delas pode triunfar. A humanidade no poder ter segurana sem desenvolvimento, no poder ter desenvolvimento sem segurana e no poder ter segurana nem desenvolvimento se no se respeitam os direitos humanos. (Doc. A/59/2005, p 3) A importncia dada ao rgo est tambm diretamente ligada aos seus membros-permanentes, que no so membros do Conselho de Segurana porque a ele cabe a funo primordial de manter a paz; por elas serem membros que o Conselho tem essa funo primordial5. Assim, as potncias que ocupam o posto de membrospermanentes so aquelas que estiveram frente das negociaes que antecederam o estabelecimento da ONU, e dessa forma, cuidaram de manter sob seu controle a deciso a respeito das questes que envolvem segurana e manuteno da paz, consideradas como questes estratgicas e vitais. Tais Estados consideravam que na era nuclear a soberania nacional das naes tinha que ser controlada por uma ordem internacional, mas essa mesma ordem internacional tinha que ser criada e controlada pelas naes soberanas. Essa nova ordem internacional em matria de segurana foi fruto da inovao trazida pela possibilidade de guerra nuclear.

A obrigatoriedade das decises do CS advm do disposto nos arts. 25 da Carta, de determina que os Estados-membros se comprometem a aceitar e cumprir as mesmas. Ressalta-se que no mbito interno os pases podem criar mecanismos que acabem por subtrair fora obrigatria dessas decises, por exemplo, no Brasil, tais decises se sujeitam ratificao do Presidente da Repblica para que tenha eficcia interna. Um caso interessante de desrespeito sistemtico das Resolues do CS o do Estado de Israel, que de 1968 at dezembro de 2002 j havia respeitado 32 Resolues desse rgo.
5

GROSS, E.. As Naes Unidas: a estrutura da paz. Rio de Janeiro: GRD, 1964, p. 65

Apesar de ser considerado o rgo principal no sistema de segurana coletiva, o trabalho do Conselho de Segurana no contexto geral das Naes Unidas percorreu um interessante ciclo caracterizado por Stoessinger como sendo uma progresso trplice6. Segundo esse autor: Primeiro, comeando no princpio dos anos 50, o Conselho de Segurana entrou a eclipsar-se proporo que o mtodo de unir ao interesse da paz7 trouxe um nmero cada vez maior de matrias relativas paz e a segurana internacional perante a Assemblia Geral. Segundo, a Assemblia, por seu turno, iniciando-se em meados da dcada de 50, passou a aprovar resolues cuja redao era cada vez mais ambgua, dessa forma investindo de maior autoridade poltica o Secretrio-Geral. E, finalmente, no incio do decnio de 60, o Conselho de Segurana experimentou uma considervel revitalizao. (STOESSINGER, 1978, p 396) A partir dos anos 90, o CS aumentou sua atividade impulsionado pelo fim da guerra fria e pela ecloso de guerras civis e conflitos regionais, especialmente no continente africano. J em 2001, aps os atentados de 11 de setembro, as atenes novamente se voltaram ao Conselho mediante o terror e clima de insegurana que se instalaram mediante a possibilidade de que novos atentados terroristas pudessem ocorrer no futuro. Alm do mais, os atos que sucederam ao ataque com a invaso ao Afeganisto e o bombardeamento do Iraque promovido em conjunto pelos Estados Unidos e Reino Unido, em 2001, e a invaso ao Iraque em 2003 por essas duas potncias, que culminou na Guerra do Iraque, tambm colocaram em debate a capacidade do CS atuar no presente.

3. DOS FATORES QUE INDICAM A NECESSIDADE DE REVISO DO CONSELHO DE SEGURANA 3.1. JURDICOS

STOESSINGER, John George. O poder das naes: a poltica internacional de nosso tempo. So Paulo: Cultrix, 1978, 5 Ed., p 396
7

Referncia a Resoluo Unidos para a Paz da Assemblia Geral.

Sob o aspecto jurdico, muitas so as causas que podem ser interpretadas como indicativas da necessidade de reforma do Conselho de Segurana. Algumas delas se relacionam com a prpria natureza do rgo, de acordo com a classificao dada por Kelsen. Segundo o jurista, o CS pode ser classificado como um rgo jurdico-executivo j que detentor de um poder para definir e classificar o que seria um ato de agresso ou uma ameaa a paz e segurana internacionais e, ao mesmo tempo, determinar qual sano dever ser aplicada contra o Estado faltoso e a quem incumbe execut-la. Contudo, a desigual distribuio de poder entre seus membros, evidenciada pela diviso dos membros em permanentes e no-permanentes, faz com que o rgo assuma feies polticas e torna ntida a parcialidade do Conselho de Segurana na anlise das questes de sua competncia. Assim, sua atuao se acerca mais a de um poder discricionrio, deixando de lado uma anlise tcnico-jurdica na constatao do que seria uma violao paz ou segurana internacionais, bem como na caracterizao de um determinado ato como sendo ato de agresso. Essa caracterstica muitas vezes coloca em dvida a condio jurdica de suas medidas8, o que acaba por comprometer a legitimidade das mesmas. Desde el punto de vista poltico, la posibilidad para los rganos de las Naciones Unidaspresta un riesgo que el empleo de la fuerza sea prescripto o autorizado abusivamente. El riego es tanto ms grande si se considera que, ante la ausencia de una clusula limitante, la accin de los rganos directivos de las Naciones Unidas se ejerce sin control y la libertad de sus acciones es, en definitiva, ilimitada. (TETTAMANTI, 1995, p. 57) Alm disso, contribui para por em dvida a legitimidade das medidas tomadas pelo rgo o uso cada vez mais freqente das consultas informais, nas quais os membros os membros do CS9 negociam a adoo e redao das Resolues que sero
SEITENFUS, Ricardo. Manual das Organizaes Internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p. 146 Apesar dos membros no-permanentes estarem presentes nessas negociaes, o papel desses nas mesmas relativamente ornamental, uma vez que s podem sugerir modificaes de estilo que no afetem a essncia do acordado. Na verdade, eles s tm acesso aos projetos de Resolues depois que os membros permanentes negociarem entre si e produzirem seu texto. Depois disso, o mesmo circula entre os outros membros como uma espcie de ato consumado. (GOBBI, 2002, p 242)
9 8

adotadas posteriormente em sesses formais. Tais consultas, adotadas nos anos 70, so reunies fechadas, apenas para os membros do Conselho, que no so documentadas em ata. Seu uso, que praticamente substituiu as sesses pblicas, se mostra muito conveniente para encobrir as motivaes polticas dos membros do CS, em especial dos membros-permanentes, que so os que efetivamente redigem as Resolues. Assim, o carter poltico das decises emanadas do rgo reforado, o que alimenta a crise de confiana pela qual passa as Naes Unidas, em especial no que diz respeito ao trabalho do Conselho. Una peculiaridad reciente que ha contribuido a detonar una nueva crisis de confianza en las Naciones Unidas es la constituida por los mtodos de trabajo adoptados por el Consejo de Seguridad a instancias de la administracin Clinton. En algunos casos prcticamente se han suprimido las sesiones pblicas donde todos los miembros, incluso los no permanentes, tenan la posibilidad de exponer sus respectivas posiciones; ahora casi todo si resuelve en reuniones privadas de acceso restringido. Slo se da a conocer lo resuelto cuando se ha llegado a un acuerdo. (Gobbi, 2002, p 241-242) O uso dessas consultas informais possvel j que o rgo tem liberdade para criar seu procedimento de trabalho, de acordo com o art. 30 da Carta. Atualmente, os procedimentos esto estipulados no Regramento Provisional do Conselho de Segurana, documento S/96/Rev.7, de 1982. No que pese o Conselho funcionar com base num regramento provisional a mais de vinte anos, o CS pode optar por no seguir tais normas, segundo sua convenincia, sem que incorra em nenhuma penalidade. A falta de um controle de legalidade das decises imanadas pelo Conselho tambm merece reviso, segundo alguns juristas. Discute-se quem deveria exercer dito controle e quais seriam seus limites, sendo que a Corte Internacional de Justia parece ser o organismo mais indicado para tanto. Um grupo minoritrio de Estados, como Frana, Holanda e Blgica, defendem o controle de legalidade dos atos do CS. Contudo, para a maioria dos Estados esse controle representaria uma camisa de fora para o CS. Alm desses pontos, que se relacionam com a natureza e estrutura do CS, outro fator que merece ateno especial o surgimento de uma tendncia internacional baseada na flexibilizao de direitos fundamentais e princpios basilares da relao entre

Estados, como o Princpio da Soberania, em nome de uma maior proteo ou segurana internacional. Tais prticas distorcem a democracia na medida em que alteram a equao liberdade-segurana na qual a mesma se baseia. Assim, direitos fundamentais vm sendo sacrificados em nome de uma maior proteo, possibilitando o ressurgimento de um autoritarismo maquiado10. Como exemplo dessa tendncia, podemos citar as invases ao Iraque realizadas em conjunto pelos Estados Unidos e Reino Unido em 2003, e as medidas em relao segurana implantadas por diversos pases, entre eles Estados Unidos, que relativizam e restringem direitos e garantias fundamentais. Ainda quanto ao Iraque, sua invaso representa uma agresso a Carta, j que a hiptese de legtima defesa no se enquadra perfeitamente situao, ainda que tenha sido usada como justificativa, mas tambm implica a violao de vrios princpios do Direito Internacional Humanitrio, como os que probem ataques indiscriminados a civis e o tratamento desumano aos prisioneiros de guerra. O Conselho de Segurana tem um importante papel a desempenhar nesse contexto, porm sua atuao prejudicada proporo que seus membros-permanentes, que so os que efetivamente o controlam, no so capazes de representar a sociedade internacional. De fato, no se pode dizer que esses Estados, a saber, Estados Unidos, Reino Unido, Frana, China e Japo, possam compartilham as possuam os mesmos interesses dos Estados africanos ou da Amrica Latina, por exemplo. Alm do mais, muitas vezes esses membros permanentes so os perturbadores da ordem que deveriam preservar e violam os princpios que pelos quais deveriam zelar. Outro exemplo, classificado como um mecanismo a servio da chamada guerra contra o terror posta em prtica depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a corrente do Direito Penal do inimigo. O mesmo oposto ao Direito Penal do Cidado, compondo, assim, um direito penal parte, cujas normas esto sendo incorporadas as legislaes modernas11 de forma difusa, em artigos que determinam a

TOKATLIAN, Juan Gabriel. Ao de reacomodamientos. La Nacin, Buenos Aires, 20 de dez. de 2008. Seo exterior, p.8. Legislaes como a espanhola j contam com artigos que doutrinariamente vem sendo identificados com sendo parte desse chamado Direito Penal do inimigo.
11

10

diminuio de certas garantias processuais, como a diminuio das exigncias de licitude e admissibilidade de prova. Tais disposies seriam aplicadas em situaes especficas, contra suspeitos de prticas de determinados crimes considerados mais gravosos para a sociedade, como a prtica de atos terroristas, por exemplo. Si tratara ms bien de una legislacin de lucha o de guerra contra el enemigo cuyo fin sera su exclusin e inocuizacin. El fin principal del Derecho penal del enemigo es la seguridad cognitiva. (Martin, 2005) A negao da condio de pessoa ao inimigo constitui o paradigma do discurso do Direito Penal do Inimigo. Ressalte-se que o termo pessoa no adquire aqui o sentido de pessoa humana atribudo ao indivduo pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos, j que tal termo se refere pessoa no sentido do cidado destinatrio das leis do Estado. Apesar de tal doutrina ser parte do direito interno dos Estados e, por princpio, no ser facultado ao CS intervir em assuntos de jurisdio interna dos mesmos, importante destacar o papel primordial que esse rgo deve ocupar em face da histeria desenvolvida ps-11 de setembro em matria de segurana. Segundo esse papel, cabe ao Conselho definir um conceito jurdico razovel do que seria terrorismo, de forma a evitar discricionariedades dos Estados na aplicao do mesmo e, assim, conter abusos cometidos em nome de uma proteo interna sob tal fundamento, coibindo violaes aos direitos estabelecidos pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos. Alm disso, cabe ao rgo zelar pela manuteno da paz e segurana internacionais, prevenindo situaes que no futuro podem gerar conflito. Conforme conceito formulado pelo ex Secretrio-Geral Kofi Annan, em seu informe Um conceito mais amplo de liberdade, j citado nesse trabalho, no h que se falar em segurana sem respeito aos direitos humanos. Alm disso, a distoro da democracia em face de um novo tipo de autoritarismo, que relativiza direitos fundamentais, pode gerar instabilidade num futuro prximo, propiciando o surgimento de guerras e conflitos civis. Outra inovao importante quanto ao trabalho do Conselho a adoo da prtica de interveno humanitria nos ltimos anos. Tal prtica, embora no esteja prevista na Carta, e, segundo alguns, inclusive a viola por no respeitar aos Princpios da no-

interveno nos assuntos internos e da Soberania, vem sendo aplicada pelo CS e, em alguns casos, como o da interveno da OTAN em Kosovo em 1999, legitimada por ele. A justificativa dada por seus defensores baseia-se na existncia de um poderdever da sociedade internacional ou de um Estado particular em intervir num Estado, quando essa interveno tem por objetivo impedir violaes macias dos direitos humanos que o mesmo no possa ou no queira conter. Tal interveno pode ser realizada a merc do consentimento do Estado desde que haja prvia autorizao do CS12, e sempre com a alegao de atuao de ndole humanitria. A discusso a respeito da legalidade ou no de tal prtica, e em que medida ela pode ou no ser utilizada, foge aos objetivos desse trabalho. O que nos interessa alertar de que sua incorporao s prerrogativas do Conselho representa uma inovao, e como tal deveria ser discutida amplamente pela sociedade internacional. O fato de que o CS no ser representativo de tal sociedade, alm de ser um rgo que cada vez mais toma decises em carter e tem em vista objetivos polticos, aponta para o risco de que tal prtica se incorpore e seja utilizada somente de acordo com as convenincias de seus membros, em especial os permanentes, e no segundo uma necessidade legtima.

3.2. POLTICOS O sistema de segurana adotado pela ONU fundamenta-se na preocupao principal em preservar a segurana do Estado, considerada exclusivamente em seu sentido blico. Esse sistema foi criado levando em conta o tradicional sentido militar no qual os Estados se comprometiam a considerar a ameaa de um Estado como uma ameaa contra todos os demais, e que, por isso, chamava a uma reao coletiva de todos eles. Assim, tem a agresso entre Estados como parte fundamental do conceito de ato que representasse ameaa a paz e segurana internacionais. Entretanto, j se compreendia que a segurana coletiva dependia de outros fatores, como o desenvolvimento econmico e a liberdade humana, j que no Prembulo da Carta se
No caso da invaso de Kosovo realizada pela OTAN a autorizao do Conselho foi posterior interveno, sob alegada apatia do CS frente a situao, que no foi capaz de agir a tempo de conter a crise. Isso fez com que a interveno tenha sido duramente criticada pela doutrina internacional, ao argumento de ter sido ilegal, j que se revestiu em ato de agresso no acobertado pela Carta.
12

10

proclama que a organizao alm de ter sido estabelecida para preservar as geraes vindouras do flagelo da guerra, reafirmar a f nos direitos fundamentais do homem e promover o progresso social e melhorar as condies de vida dentro de uma liberdade mais ampla. Contudo, mais de sessenta anos aps o estabelecimento da ONU, as principais ameaas enfrentadas hoje e que seguiro a ser enfrentadas nas prximas dcadas, vo muito alm das guerras entre Estados. Atualmente elas so identificadas tambm como problemas econmicos e sociais, como a pobreza, as doenas infecciosas e a degradao ambiental; os conflitos internos, como a guerra civil, o genocdio e outras atrocidades em grande escala; as armas nucleares, radiolgicas, qumicas e biolgicas; o terrorismo; a delinqncia organizada transnacional. As mesmas so provenientes tanto de atores estatais como no estatais, e afetam a segurana no s dos Estados como tambm dos indivduos. O papel da ONU e, conseqentemente, do Conselho nesse sentido, o de incorporar tais mudanas em seus trabalhos e agir de forma eficiente para combat-las. Segundo o informe Um mundo mais seguro: a responsabilidade que compartimos do grupo de alto nvel sobre as ameaas, os desafios e as mudanas, de 02 de dezembro de 2004: El principal desafo para las Naciones Unidas y sus miembros consiste en asegurar que, de todas las amenazas en las categoras arriba indicadas, las que son distantes no pasen a ser inminentes y las que son inminentes no lleguen a ser destructivas. Ello exige un marco de accin preventiva que encare todas esas amenazas de todas las maneras que ms eco encuentran en las distintas partes del mundo. Ante todo exigir un liderazgo en los planos nacional e internacional para actuar rpida, decisiva y colectivamente contra todas esas amenazas desde HIV/SIDA hasta el terrorismo nuclear antes de que hayan tenido sus efectos ms devastadores. (Doc. A/59/565, parte II) Segundo o disposto no informe13, trs fatores justificariam a adoo de um novo sistema de segurana coletiva. Primeiro, as ameaas atuais no respeitam fronteiras nacionais, esto relacionadas entre si e devem ser encaradas tanto nos planos mundial e regional, quanto no plano nacional. Segundo, porque nenhum Estado poder se tornar
13

Doc. A/59/565, p 11

11

invulnervel a elas sozinho, sem contar com a cooperao de outros Estados, j que tanto os dbeis quanto os fortes compartem de uma vulnerabilidade mtua. Terceiro, porque no se pode esperar que os Estados sempre desejaro ou podero proteger sua populao e no causar danos aos Estados vizinhos. Entre as medidas sugeridas no informe para fazer frente a essa nova realidade est a reforma do CS. Ressaltam, entretanto, que essa no a nica medida necessria, chamando a ateno para o compromisso que os Chefes de Estados devem adotar para que se possa garantir a paz. Alm disso, alertam para a necessidade de se solucionar aos conflitos j existentes para se alcanar tal fim. Los miembros del Grupo consideran que faltaran a su deber si no sealaran que, por ms cambios sistmicos que se introduzcan en la manera en que las Naciones Unidas encaran las amenazas antiguas y nuevas a la paz y la seguridad, la Organizacin no podr desempear con eficacia la funcin que se la ha conferido en la Carta si no se redoblan los esfuerzos por resolver varias controversias de larga data que, como llagas abiertas, siguen alimentando las nuevas amenazas con que nos enfrentamos actualmente. Entre ellas cabe mencionar en primer trmino los problemas de Palestina, Cachemira y la pennsula de Corea. (Doc. A/59/565, p 6) No que se refere aos conflitos que foram ignorados pelo CS, pode-se dizer que a forma como o mesmo foi idealizado e segue at a atualidade, com a diferenciao da importncia de seus membros e o poder de veto conferido aos mais importantes, fez com que o sistema s funcionasse quando fundado no pressuposto poltico da harmonia dos membros permanentes. Nos casos nos quais estavam em jogo interesses mundiais hegemnicos e antagnicos das grandes potncias o sistema no se mostrou eficaz. Desde o fim da guerra fria o trabalho do Conselho vem sofrendo diversas mudanas qualitativas e quantitativas. As mesmas foram motivadas pela nova configurao dos conflitos, como os que eclodiram na ex-Unio Sovitica, que se constituram em guerras dentro dos Estados de recm-independncia, freqentemente de tipo religioso ou tico, de uma violncia e crueldade indita. Tais conflitos possuem caractersticas peculiares em relao s guerras entre Estados. Geralmente se tratam de guerras de guerrilha, em que participam no s exrcitos regulares, mas tambm milcias e civis armados, com escassa disciplina e

12

estruturas de mando mal definidas. Nesses conflitos os civis so as principais vtimas e, em alguns casos, os principais alvos. Assim, abundam as emergncias humanitrias. Alm disso, esses conflitos provocam a desarticulao das instituies estatais, especialmente o poder de polcia e o poder judicial, com a conseqente paralisao da capacidade de governo, o desmoronamento da lei e da ordem pblica, gerando um estado de caos generalizado. Nesse contexto, as operaes de manuteno da paz a cargo do Conselho de Segurana, em cooperao com outros rgos e agncias da ONU, se tornam muito mais complexas e caras do que quando seu trabalho principal era supervisionar o cessafogo e controlar as zonas tampo14 com o consentimento dos Estados participantes do conflito. Ademais, tais operaes de paz se tornaram, a partir dos anos 80, multifuncionais. As mesmas agora se encarregam de ajudar as partes a aplicar acordos gerais negociados para por fim aos conflitos, supervisionar as estruturas administrativas existentes nos Estados afetados, estabelecer novas foras policiais, realizar coordenao de apoio para a reabilitao e reconstruo econmicas, entre outras tarefas. Outro ponto importante o de que muitas das decises a cargo CS tm que ser tomadas com rapidez e no podem se sujeitar a entraves polticos de seus membrospermanentes. Entre os exemplos notrios de mau funcionamento do Conselho por hesitar em agir no momento adequado em funo de entraves causados por seus membros esto os fatos que se sucederam em Kosovo em 1999, que culminaram na interveno da OTAN, e o genocdio de Ruanda de 1994, que certamente no teria sido to sangrento, e at mesmo poderia ter sido evitado, caso o CS tivesse atuado de forma mais severa. Particularmente em relao a Ruanda, o Conselho no s no agiu a tempo como agiu mal, ignorando a real situao do pas. O chefe da tmida misso de paz enviada pela ONU em ocasio dos fatos turbulentos que antecederam o genocdio alertou

Termo utilizado pelo Secretrio Geral, no suplemento do informe Um Programa de Paz, A/50/60S/1995/1 (p 10). Tal pronunciamento do Secretrio Geral, formalizado nesse informe (doc. A-47/277S/2411), resultado do pedido formal do Conselho de Segurana ao Secretrio de uma anlise e recomendaes a respeito dos meios para fortalecer e tornar mais eficiente, dentro do marco da Carta e de suas disposies, a capacidade das Naes Unidas em matria de diplomacia preventiva, estabelecimento da paz e manuteno da paz (doc. S/23500).

14

13

diversas vezes seus dirigentes sobre a situao em Ruanda e tentou convencer a organizao a aumentar a misso de paz no pas e dar-lhe poder para impedir os massacres, mas, ao invs disso, o CS votou pela diminuio da misso de paz, que passou de 2.500 a 450 integrantes. Logo aps, eclodiu um dos maiores genocdios da histria no pas, que deixou mais de 800.000 vtimas em quatro meses.

3.3. SCIO-ECONMICOS O CS foi pensado como um rgo central do sistema ONU de forma a ser representativo da distribuio de poderes no cenrio internacional entre os Estados mais poderosos do ponto de vista econmico e poltico. Seria um rgo centralizador de competncias que abrangem assuntos que interferem de maneira vital nos Estados, e como tal, seu poder de deciso deveria estar restrito. Num contexto de economias cada vez mais globalizadas nota-se o protagonismo crescente de atores no previstos no cenrio internacional clssico, no qual foi fundada a ONU. Pode-se citar como exemplo dessa transformao o surgimento de novas potncias econmicas como Japo e Alemanha, atualmente o segundo e o terceiro Estado que mais contribuem para o oramento regular da ONU. Alm disso, Estados como ndia e Brasil vm desempenhando papel de destaque no s a nvel regional, mas tambm mundial. Ao mesmo tempo, alguns pases que ocupavam lugar privilegiado na conformao clssica de poderes foram perdendo importncia econmica e blica, como o caso da Frana e do Reino Unido. Tal situao deflagra um dos aspectos da falta de representatividade desse rgo nos ltimos anos. Alm de no ser representativo no que se refere ao poder e influncia que os Estados membros da ONU ocupam no cenrio atual em termos scioeconmicos e polticos, tambm no representativo em relao ao nmero total de membros da organizao, existindo uma desproporo considervel relao Assemblia Geral/Conselho de Segurana, o que, em ltima instncia aponta para uma distoro quanto representao geopoltica dentro do mesmo. Em 1945 o CS era formado por 11 membros, que representavam mais de 20% dos membros de toda a

14

organizao, enquanto que na atualidade menos de 9% dos membros da ONU so membros do Conselho. No informe Um mundo mais seguro: a responsabilidade que compartimos, Kofi Annan, na qualidade de Secretrio-Geral, avalia quanto ao item Umas Naes Unidas para o sculo XXI que: Para hacer frente a esos problemas las Naciones Unidas necesitan que sus actuales instituciones funcionen mejor y ello significa revitalizar la Asamblea General y el Consejo Econmico y Social, cerciorarse de que desempean las funciones que les fueron asignadas y restablecer la credibilidad de la Comisin de Derechos Humanos. Significa tambin aumentar la credibilidad y eficacia del Consejo de Seguridad haciendo que su composicin refleje mejor la realidad del mundo de hoy. (DPI/2372, 2004, p 7) Alm disso, a ONU tem despertado cada vez mais o interesse dos meios de comunicao, que geralmente centram sua ateno no desempenho da organizao em algum conflito especfico, criando uma grande presso pblica voltada ao trabalho da ONU, principalmente no que toca as falhas da organizao ao lidar com situaes de crise. Um exemplo atual o conflito na regio de Darfur, lidada de forma insatisfatria pela instituio15, e que agora tem recebido maior destaque graas presso de alguns meios de comunicao que descrevem o conflito como um genocdio ou limpeza tnica.

4. DAS PROPOSTAS DE REFORMA DO CONSELHO DE SEGURANA As propostas e estudos para a reforma da ONU no so recentes, j tendo sido objeto de muitas reflexes. O direito de veto, por exemplo, foi desde sua instituio

O conflito iniciou-se oficialmente em 2003 e estima-se que vitimou pelo menos 200.000 pessoas, alm de deixar dois milhes de refugiados. Em 2004 iniciaram um estudo para avaliar se a situao no Darfur poderia ser classificada como um genocdio, e passaram a questo para que o CS decidisse. O CS acabou por no classificar em genocdio a guerra civil e acabou por no autorizar nenhum tipo de interveno humanitria no pas, em funo de vetos da China, grande parceira comercial do governo sudans. Com a intensificao dos combates em 2006, o CS aprovou a Resoluo 1706, de 31de agosto de 2006, que previa o envio de uma nova fora de manuteno de paz da ONU.

15

15

alvo de discusso sempre sendo levantada a possibilidade de sua supresso ou, ao menos, limitao. Questo importante a ser levantada quando se discute a possibilidade de reforma da Carta da ONU, a indagao sobre a sua natureza jurdica. Importa saber se a Carta constitui apenas um tratado multilateral intergovernamental ou se, ao contrrio, constitui um instrumento constitucional que organiza a ordem internacional, ao estabelecer princpios e propsitos comuns a todas as naes que a eles esto subordinados, independentemente da ratificao da Carta. A questo relevante, pois, caso seja considerada mero tratado sua modificao se revestiria da maior facilidade, ao passo que, no caso de ser constituio, o processo de alterao, emenda, ou interpretao deveria respeitar as limitaes e rigores de toda constituio. Em sua origem, o posicionamento da doutrina ocidental, em geral, e da Corte Internacional de Justia, em particular, esboada atravs da deciso proferida no caso Certain Expenses of the United Nations (1962) International Court of Justice Reports, inclinaram pela tendncia em considerar a Carta como documento que guarda caractersticas constitucionais. De fato, uma anlise da Carta nos leva a concluso de que a mesma , em essncia, materialmente constitucional. Ela confere ONU status de autoridade pblica, ao conced-la tpicos poderes governamentais, principalmente em relao manuteno da paz e segurana internacionais. Alm do mais, a mesma concede organizao uma srie de caractersticas tpicas de um ente administrativo, como agir em prol da sociedade, usufruindo de imunidades diplomticas e prestando servios pblicos internacionais. Conclui Marques: Ora, se a Carta estabelece estrutura e controla poder pblico internacional, devemos indagar sobre o seu possvel status constitucional. Constituio, no seu sentido mais amplo, o conjunto de normas jurdicas que regula o exerccio do poder dentro de uma sociedade, determinando como o poder deve ser exercido, transmitido e quais os seus limites. (...) O importante notarmos que a Carta , em essncia, materialmente constitucional. Foi redigida com a inteno de estabelecer princpios bsicos de convivncia, valores e metas a serem perseguidos, uma entidade prestadora de servios pblicos e a forma de exerccio de certos poderes pblicos. (MARQUES, 2005, p 115-116)

16

A Carta contempla a possibilidade de reforma de suas disposies em seus arts. 108 e 109. Os mesmos preconizam que a reforma possvel mediante a convocao de uma Conferncia Geral de reviso ou atravs de uma alterao direta da Carta, sem que haja tal conferncia. Em qualquer caso, para que alteraes entrem em vigor necessitam obter o voto afirmativo de dois teros dos Estados, inclusive dos cinco membros permanentes do CS, e serem ratificadas de acordo com seus procedimentos internos. Essa exigncia, certamente, uma das maiores entraves para que se proceda algum tipo de alterao na Carta. At hoje s foram adotadas reformas de pequena amplitude16. As nicas mudanas relativas ao Conselho foram adotadas pela Assemblia Geral por meio da Resoluo 1991, de 03 de dezembro de 1963, que aumentou o nmero de membros do CS de onze para quinze (art. 23) e que aumentou o nmero de seus membros cujo voto requerido para todas as decises que no sejam processuais, de sete para nove, incluindo os cincos membros permanentes (art. 27). A questo da representao equitativa no CS e do aumento do nmero de seus membros vem sendo abordada desde o 34 perodo de sesses da Assemblia Geral, celebrado em 1979, mediante solicitao de Arglia, Argentina, Bangladesh, Buto, Guiana, ndia, Maldivas, Nepal, Nigria e Sri Lanka17. O tema foi agendado para as sesses seguintes, sendo que somente em 1992 a AG aprovou uma resoluo18 para determinar o exame da questo da representatividade do CS e o aumento do nmero de seus membros. Em cumprimento a essa resoluo o Secretrio General publicou um informe com as observaes dos Estados membros sobre a possvel reviso da composio do CS (A/48/264). Tal documento conta com a manifestao de pases como Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, entre outros. A maioria desses pases se manifestou favorvel a expanso do Conselho, apresentando propostas
Em 1965 e 1973 o art. 61, referente ao ECOSOC foi emendado para aumentar o nmero de seus membros, respectivamente, de dezoito para vinte sete e de vinte sete para cinqenta e quatro. E o art. 109, que trata da possibilidade de se celebrar uma Conferncia Geral dos Estados membros com o propsito de revisar a Carta, emendado para aumentar de sete para nove, o nmero de votos necessrios dos membros do CS para que se determine a celebrao de dita conferncia. Informao do Centro de Informao das Naes Unidas para Mxico, Cuba e Repblica Dominicana, disponvel em <http://www.cinu.org.mx/onu/reforma_cs/reforma_cs.htm>. Acesso em 31 maio 2008.
18 17 16

Resoluo 47/62

17

variadas de reforma de acordo com seus interesses polticos. Os atuais membros permanentes do Conselho se mostraram favorveis ao aumento do nmero dos membros no permanentes e, quanto aos permanentes, alguns admitem a entrada de Estados que adquiriram destacada importncia econmica e poltica (numa meno a Alemanha e Japo). A Alemanha se mostra favorvel ao aumento do nmero de membros do Conselho como um tudo e aproveita para lanar sua candidatura a membro permanente do mesmo, ao contrrio do Japo, que apenas se mostra favorvel ao aumento de postos para as duas categorias de membros, sem lanar uma candidatura. O Brasil entende como necessrio o aumento do nmero de membros permanentes e no permanentes e, indiretamente considera sua candidatura a membro permanente ao dizer que essas vagas deveriam ser disponibilizadas para outros dois Estados importantes industrializados, assim como a um pas importante de cada uma das regies do mundo em desenvolvimento. Atravs da Resoluo 48/26 da Assemblia Geral, de 03 de dezembro de 1993, foi estabelecido um grupo de trabalho de composio aberta para examinar os aspectos relacionados ao aumento do CS. Em seu primeiro informe o grupo concluiu pela convergncia de opinies sobre a necessidade do aumento do nmero de membros do Conselho, mas considerou que, pela natureza e dimenso de tal reforma a questo demandaria mais discusso. Em 1997 o grupo apresentou o chamado Plano Razali que propunha a seleo de cinco novos membros permanentes e quatro nopermanentes pela Assemblia Geral atravs de um processo democrtico, sem distino entre pases desenvolvidos ou em desenvolvimento. Em 23 de novembro de 1998, a Assemblia aprovou a Resoluo 53/30, relativa maioria necessria para adotar decises sobre a reforma do Conselho de Segurana, na qual determina que no seja adotada nenhuma deciso sobre tal questo e quelas que lhe so conexas sem o voto afirmativo de pelo menos dois teros dos membros da AG. Tal deciso em nada inova, j que simplesmente reafirma uma disposio da Carta quanto aos pr-requisitos necessrios para qualquer reforma da Carta, em consonncia com seus arts. 108 e 109.

18

Passada a curiosidade inicial acerca do tema o trabalho desse grupo foi sendo gradativamente estancado. Em 09 de setembro de 2002, o Secretrio Geral lanou um informe (A/57/150), no qual avalia meios para se alcanar o fortalecimento da ONU e indiretamente introduz o assunto relativo reforma da organizao. Quanto a reforma do CS, o SG assinalou que: En opinin de gran parte del mundo, el tamao y la composicin del Consejo de Seguridad no parecen suficientemente representativos. Las deficiencias que se perciben en la credibilidad del Consejo contribuyen a un desgaste lento pero inexorable de su autoridad, lo que a su vez tiene graves consecuencias para la paz y la seguridad internacionales. As pues, no se podr terminar una reforma de las Naciones Unidas si no se reforma el Consejo de Seguridad. Al mismo tiempo, es importante recordar que la autoridad tambin se deriva de la capacidad de adoptar decisiones realistas sin dilacin y de la voluntad de actuar en base a ellas. Un proceso de reforma que consistiera solamente en un aumento del nmero de miembros del Consejo probablemente no conseguira fortalecerlo en ese aspecto vital. (Doc. A/57/150, p 9) A questo de reforma foi deixada de lado medida que tal grupo j no conseguia mais produzir novas propostas, e tambm em funo de outras prioridades, como o combate ao terrorismo no ps-11 de setembro. O ento Secretrio Geral Kofi Annan resolveu retom-la em 2003, ao estabelecer o grupo de alto nvel para as ameaas, os desafios e as mudanas para analisar a posio da ONU diante das mudanas e novos desafios com os quais a organizao se deparava e ia se deparar nos prximos anos. Em dezembro de 2004, o grupo apresentou o resultado de seu trabalho por meio do informe da Assemblia Geral A/59/565, no qual analisa o papel da ONU frente nova realidade na qual se inseria a segurana coletiva e de que forma a organizao poderia atuar de forma mais eficiente. Tal informe um estudo detalhado acerca da construo de uma nova concepo de segurana coletiva, de forma a considerar o sistema de segurana coletiva como parte integrante de um complexo que abrange aspectos scio-ecmicos, como o desenvolvimento econmico e a promoo do respeito aos direitos humanos, e polticos, como a promoo da democracia. Dessa forma, consideram que fatores como a pobreza, as doenas infecciosas como a AIDS, a

19

degradao ambiental, entre outros, tambm podem desencadear a quebra da paz e segurana internacionais. O estudo sustenta que um sistema de segurana coletivo digno de crdito depende de trs elementos bsicos: eficcia, eficincia e equidade. Apontam que quanto eficcia, o atual sistema alcanou grandes xitos em relao reduo da demanda de armas nucleares, na mediao de guerras entre Estados e na negociao de acordos para por fim a guerras civis. Contudo, se mostra ineficaz frente ao problema do genocdio e de violaes manifestas e em grande escala dos direitos humanos. No quesito eficincia o sistema tambm deixa a desejar em vrios aspectos, como, por exemplo, na falta de empenho do CS na preveno de conflitos. Ou seja, o CS tem se mostrado eficiente para atuar depois que os conflitos eclodiram, mas no atua de forma satisfatria ao investigar atos de agresso latentes, que eventualmente podero culminar em um conflito de maiores propores. J a equidade apontada como um dos fatores responsveis pela credibilidade de um sistema de segurana coletiva. Ela se baseia em aes que promovem a segurana para todos os seus membros, independentemente de quem so os possveis beneficirios, de sua localizao geogrfica, de seus recursos ou de sua relao com as grandes potncias. Concluem que o atual sistema no responde de forma equitativa as crises. Citando o informe: Con demasiada frecuencia las Naciones Unidas y sus Estados Miembros han discriminado en su respuesta a las amenazas a la seguridad internacional. Comprese la rapidez con que sus reaccionaron las Naciones Unidas a los atentados del 11 de septiembre de 2001 con sus acciones frente a un acontecimiento mucho ms sangriento: entre abril y meados de julio de 1994 durante 100 das Rwanda sufri todos los das el equivalente de tres atentados del 11 de septiembre de 2001 en un pas cuya poblacin es 36 veces menor que la de Estados Unidos. Dos semanas despus de comenzado el genocidio, el Consejo de Seguridad retir del pas la mayora de sus contingentes de mantenimiento de la paz. Pas casi un mes antes de que los funcionarios de las Naciones Unidas hablaran de genocidio y an ms tiempo para que lo hicieran algunos miembros del Consejo de Seguridad. Cuando por fin se autoriz una nueva misin para Rwanda, seis semanas despus de comenzado el genocidio, pocos Estados ofrecieron enviar soldados. La misin

20

se despleg cuando el genocidio ya se estaba acabando. (Doc. A/59/565, p 25-26) Alertam ainda para a situao de Darfur, no Sudo, que no vem recebendo a ateno devida pelo Conselho de Segurana, e que poder alcanar propores muito mais trgicas caso o rgo no se empenhe a por fim ao conflito. Em relao reforma do CS, tal grupo sugere duas propostas ressaltando que entre os membros do grupo no h unanimidade sobre qual seria o modelo mais adequado. Alguns consideram que s um modelo que contempla o aumento do nmero de membros permanentes, ainda que sem direito de veto, permitir ao Conselho enfrentar os problemas do novo sculo. Outros acreditam que seria melhor adotar um modelo alternativo, com membros eleitos por perodos prolongados, que no sejam membros permanentes19. Em ambas as propostas as novas vagas se distribuiriam entre quatro grandes regies, a saber: frica, sia e Pacfico, Europa e Amrica20. O modelo A baseia-se na criao de seis novos postos permanentes, sem direito a veto, e mais trs postos no-permanentes, com mandato de dois anos. J no modelo B, no seriam criados novos postos permanentes, porm se criaria uma nova categoria de membros, chamados de semi-permanentes, que contariam com um mandato renovvel de quatro anos, para qual se reservariam oito vagas. Alm do mais, tal proposta inclui a criao de mais um posto para membro no-permanente (que ento passariam a ser onze) aos moldes do modelo atual, ou seja, detentor de um mandato no-renovvel de dois anos. Segundo o modelo A, a nova conformao do Conselho seria a seguinte: Regio Nmero de Postos Estados Novos Postos com Total um mandato

permanentes postos (que

se permanentes (no (que se renovvel)

19

Doc. A/59/565, p 6.

O grupo sugere que se adote tal designao e recomenda que no se modifique a composio dos grupos regionais atuais para fins de eleies gerais ou qualquer outro fim das Naes Unidas. Ressalva, ainda, que alguns pases que o compe, em especial os latino-americanos expressaram sua preferncia em que a distribuio dos postos estivesse baseada nos grupos regionais atuais (doc. A/59/565, p 75).

20

21

mantm)

propem)

que propem

se

frica sia e

53 o 56

0 1

2 2

4 3

6 6

Pacfico Europa Amrica Total modelo A Fonte: Informe Um mundo mais seguro: a responsabilidade que compartilhamos E, segundo o modelo B, o Conselho contaria com a seguinte conformao: Regio Nmero de Postos Estados Postos com Postos com Total 47 35 191 3 1 5 1 1 6 2 4 13 6 6 24

permanentes um mandato um mandato (que mantm) se renovvel de de dois anos

quatro (no

anos que se renovveis) propem que propem se

frica sia e

53 o 56

0 1

2 2

4 3

6 6

Pacfico Europa Amrica Total modelo B Fonte: Informe Um mundo mais seguro: a responsabilidade que compartilhamos 47 35 191 3 1 5 2 2 8 1 3 11 6 6 24

22

Nota-se que tais propostas no apresentam nenhuma inovao matria em relao ao que j vem sendo discutido nas ltimas dcadas. Supostamente, tais propostas representam o amadurecimento de certas posies e tendncias mundiais em relao nova configurao geopoltica do jogo de interesses entre os Estados em suas relaes internacionais. Alm do mais, geram expectativa na opinio pblica internacional, que embora no goze de um poder de presso muito relevante no que toca segurana internacional, acaba por ser mais um fator da atual crise de legitimidade pela qual vem passando a ONU. Trazer a possibilidade de reforma tona refora a idia de inadequao do sistema. Uma anlise coerente com a prpria idealizao do rgo, que ocorreu ao longo das conferncias que antecederam ao estabelecimento da ONU, deixa claro que o CS foi criado como espao exclusivo e assimtrico das grandes potncias, pelo menos no que se refere ao ncleo do qual imanam suas decises. Nesse espao reservado aos membros permanentes se daria lugar os arranjos negociais dessas potncias em matrias que afetam ou poderiam afetar diretamente seus interesses internos. Partindo desse ponto essencial, podemos ver que falar em uma expanso do Conselho como meio de democratiz-lo, como fazem as propostas apresentadas, contraria a prpria essncia do CS. E justamente isso que est em jogo nessa reforma. Como democratizar algo, por meio de sua expanso e permitindo que outros Estados adentrem na cpula que exerce o poder no rgo, que foi pensado e planejado justamente para excluir? A resposta a essa questo no to simples e talvez por isso a possibilidade de reforma se arraste por tantos anos, sem que se possa vislumbrar, em um futuro prximo, sua concretizao. Especialmente se levarmos em considerao o conservadorismo dos membros permanentes do CS a resposta a curto e mdio prazo no vai de encontro com uma expanso, principalmente quanto ao nmero de membros permanentes. Contudo, estamos entrando em uma nova fase nas relaes internacionais. A estrutura de poder, na qual os Estados Unidos se consolidavam como nica superpotncia mundial vem se transformando. A recente crise financeira somada s demais crises que acossam o globo, como a crise de alimentos e a escassez de recursos, nos levam a uma realidade cada vez mais distante de um mundo unipolar com

23

deslocamento de poder dos Estados Unidos e Europa para Estados como Brasil, ndia, China e Rssia, bem como para Estados rabes do Golfo Prsico.

5. DOS POSSVEIS CANDIDATOS A MEMBROS PERMANENTES O debate acerca da expanso do CS est polarizado entre o Grupo dos 4 (G-4), formado por Brasil, Alemanha, ndia e Japo21 em setembro de 2004, quando esses se autoproclamaram candidatos aos possveis postos permanentes, e o grupo Unidos pelo Consenso, formado por mais de quarenta pases, dentre eles, Itlia, Paquisto, Coria do Sul, Espanha, Mxico e Argentina. O G-4 postula a expanso dos membros permanentes do CS, sem direito de veto22, com a incluso de mais dois Estados africanos, alm deles mesmos, no Conselho. Tal pretenso representa uma posio minoritria entre os membros da ONU em comparao proposta do grupo Unidos pelo Consenso, que defende apenas criao de assentos no permanentes rotativos. O argumento para tanto de que nenhum Estado possui representatividade regional suficiente para que sua incluso signifique uma democratizao do Conselho. Ao contrrio, acreditam que a expanso do CS com a criao de novos membros permanentes satisfaria apenas os interesses particulares desses Estados e que a democratizao e a representatividade regional s seriam alcanadas por meio da criao de postos rotativos, semi-permanentes. A proposta do G-4, sob o fundamento de tornar o CS um rgo mais prximo realidade geoeconmica e geopoltica mundial, se baseia na suposta posio que Alemanha, Japo, Brasil e ndia ocupam como centros inequvocos de poder, que, caso incorporados ao sistema decisivo do CS como membros permanentes poderiam restabelecer o equilbrio e efetividade do rgo.
O Japo se retirou do G-4 no final de 2005 por ter recebido apoio dos EUA em uma eventual alterao do CS. Embora Japo e Alemanha postulem que esse direito deva ser expandido aos novos membros, sob o risco de se criar membros permanentes de segunda categoria. Esse posicionamento desagradou aos membros do G-4, que viram suas chances de se tornarem membros permanentes diminurem muito, j que tal imposio gera mais oposio em relao a suas candidaturas.
22 21

24

Quanto aos membros do G-4, a candidatura de Japo e Alemanha no encontra muita oposio entre os pases desenvolvidos, embora a China e Coria do Sul se oponham a candidatura do primeiro e Itlia se oponha Alemanha. Os dois Estados ocupam posio importante na economia e na poltica internacionais, que exercem incontestvel poder de influncia, mas que se viram forados a formar uma aliana com os outros candidatos para que suas pretenses fossem possveis. Paradoxalmente, a necessidade de aliana torna ainda mais implausvel a reforma, por aumentar o nmero de Estados que so contra a reforma no mbito regional. Na Amrica Latina, Brasil parece um candidato natural da regio, considerando a posio econmica do pas e o fato de encontrar-se em democracia consolidada. Contudo, o pas no reconhecido pelos seus vizinhos como lder regional, haja vista as oposies de Argentina, Mxico, Colmbia, Costa Rica e Trinidad e Tobago a candidatura brasileira. Apesar de ser o Estado que mais participou do CS como membro nopermanente, juntamente com o Japo, no conta com um histrico destacado em participao em misses de paz da ONU. Prova disso que o pas no lidera a posio de maior contribuinte da regio em operaes de paz, sendo que at 2005 o Brasil contribuiu com 2.500 soldados e a Argentina, que lidera essa posio, contribuiu com 16 mil soldados desde o fim da guerra fria. Na sia, que ficaria com um posto permanente no CS alm do posto a ser ocupado pelo Japo, tambm no h consenso sobre qual Estado desempenharia o papel de lder regional. Embora a ndia seja o nome mais provvel, a forte oposio do Paquisto motivou o lanamento da candidatura da Indonsia. V-se, assim, que tambm no h apoio regional candidatura de nenhum Estado especfico. J na frica, nenhum dos Estados parece preencher requisitos suficientes para que possam ser considerados candidatos. Egito, frica do Sul e Nigria parecem ser os nicos que podem ser seriamente considerados, ainda que nenhum seja considerado o ideal para representar a regio. O Egito por ser mais rabe que africano, a frica do Sul por se encontrar em uma situao de reestruturao do pas e a Nigria, por ter passado por um violento regime militar que durou quase toda a dcada de 90.

25

As divergncias internas, ou seja, dentro dos blocos regionais, so um grande obstculo a ser superado pelo G-4 caso esses Estados queiram que a expanso do CS realmente ocorra com o aumento de membros permanentes. Isso sem dvida tira a credibilidade da proposta de democratizao, j que nem mesmo os pases que teoricamente seriam beneficiados com a entrada dos membros do G-4 no Conselho, uma vez que localizados nas mesmas regies, acreditam nesse poder de representatividade. Alm disso, o G-4 enfraqueceu-se consideravelmente com a sada do Japo da coalizo no final de 2005, motivada pelo apoio dos Estados Unidos sua entrada no Conselho em uma eventual expanso. O pas um dos candidatos mais fortes para ocupar uma vaga permanente no Conselho, no s por ser segunda maior economia do mundo como tambm por ser o segundo maior contribuinte do oramento regular da ONU. Outra questo a ser discutida saber o quanto os candidatos a membros permanentes, exceo de Japo e Alemanha, que so pases desenvolvidos que com economias fortes, poderiam contribuir financeiramente e provendo o pessoal necessrio para as futuras operaes de paz a serem empregadas durante um eventual mandato dos mesmos como membros permanentes do CS. Obviamente, a condio de membro permanente imporia maior compromisso desses Estados nesse sentido. Contudo, o maior desafio desses Estados fazer com que o projeto de expanso e reforma do Conselho de Segurana saia do papel e se torne uma realidade. Para isso, os mesmos devem contar com apoio considervel dos membros da ONU, o que at o momento no o caso, j que no h consenso sobre a necessidade expanso dos assentos permanentes do CS e muito menos de quais seriam os Estados que deveriam ocupar tais assentos.

6. CONCLUSO O Conselho de Segurana, centro do sistema de segurana coletiva adotado pela ONU em 1945, desempenhou um papel cuja importncia oscilou ao longo de sua existncia. Nos primeiros anos de atividade o Conselho viu sua atividade eclipsada pela atuao da Assemblia Geral, que aprovava resolues que investiam o Secretrio-Geral

26

de maior autoridade poltica. No incio dos anos 60 o Conselho foi revitalizado e passou a ocupar um papel de maior destaque nos assuntos de segurana coletiva, para, com a ecloso da luta bipolar pela supremacia, ver-se atado novamente at o fim da guerra fria, principalmente em funo do poder de veto. Nos a nos 90 o Conselho se deparou com um volume inigualvel de trabalho e, a partir de ento, viu-se forado a atualizar e aumentar os nmeros envolvidos nas misses de paz sob seu comando. Desde ento at o surgimento das guerras civis, do terrorismo e de outras ameaas que ultrapassavam as barreiras territoriais dos Estados, o Conselho tem se deparado com uma realidade cada vez mais distante daquela para qual foi criado. Por isso, nas ltimas dcadas vem-se se cogitando uma ampla reforma da ONU que incluiria tambm o seu rgo mais importante, o Conselho de Segurana. Apesar de vrias iniciativas j terem sido tomadas em busca de se viabilizar tal reforma, como o estabelecimento de grupos de trabalho e as constantes declaraes dos SecretriosGerais sobre a sua necessidade, ainda no se pode vislumbrar quando a mesma ser realizada ou se ser realizada de fato. O que se pode afirmar seguramente que no parece que a mesma se dar nos moldes propostos pelo G4, pelo menos no em um futuro prximo. Acreditamos que a reforma nos moldes requeridos, ou seja, que prega o aumento do nmero dos membros permanentes em funo de uma melhor representatividade seria uma iluso. Como j foi dito ao longo deste trabalho, o CS no foi criado para ser representativo da sociedade internacional. Ao contrrio, desde a sua concepo foi planejado como centro decisrio de acesso restrito a um pequeno nmero de Estados, que forma aqueles Estados vencedores na Segunda Guerra Mundial. Esses pases no poderiam deixar que Estados menores pudessem de alguma forma interferir em seus interesses e por isso, conferiram a eles mesmos o status de membros permanentes com direito a veto, pois assim, nunca seriam obrigados a tomar uma deciso contrria a seus interesses. O rgo , ento, extremamente poltico e nem sempre tem como preocupao primordial, na prtica, preservar a paz e a segurana internacionais. Isso s ser possvel quando e medida que o cumprimento de tal funo no interfira nos interesses de seus membros permanentes. Obviamente, qualquer tipo de reforma tem tambm que se

27

adequar a esses critrios, e esse um dos maiores desafios a serem superados para que ela acontea. Mesmo Estados como Japo e Alemanha, que por sua importncia econmica, inclusive para o sustento da prpria organizao, so os candidatos mais fortes a membros permanentes do Conselho, tm que lidar com esse fator. Os pases do G4 e o Japo, ainda que encontrem apoio dentro de suas regies, o que no uma tarefa fcil, dependem da vontade poltica dos membros permanentes para que ocupem um espao mais ativo na agenda internacional em matria de segurana. Dada a falta de unanimidade de seus membros permanentes quanto ao tipo de reforma, se abranger s categoria de membros permanentes ou se criaro uma nova espcie de membros, e quais pases devem ocupar os assentos permanentes no primeiro caso e se devem ou no possuir direito de veto, ainda no se pode dizer que rumos sero os escolhidos para tal reforma. No se pode esquecer que alm da unanimidade dos membros permanentes, os Estados devem contar com o voto favorvel de 2/3 dos membros da Assemblia Geral para que possam reformar a Carta. Quanto reforma, no h garantias de que um eventual aumento do nmero de membros permanentes possa efetivamente trazer benefcios ao sistema de segurana coletiva. Corre-se o risco de tal sistema travar-se ainda mais, j que, na possibilidade distante de que os novos membros permanentes tambm possuam o direito de veto, o arranjo poltico para que se possa alcanar uma deciso se torne ainda mais difcil e complexo. Dessa forma, o CS poderia atuar de forma ainda menos significativa, por se tornar um rgo excessivamente poltico e burocrtico. Nesse contexto, a ampliao do CS talvez no seja a melhor soluo. Uma alternativa interessante seria concentrar as discusses a respeito da reforma nos mtodos de trabalho do Conselho, favorecendo mecanismos mais transparentes de deciso em detrimento das polticas de bastidores que vm predominando no rgo. Alm disso, deveriam ser criados mecanismos que para aumentar a participao das organizaes regionais, como a OEA, por exemplo, dentro do CS de forma que as mesmas tenham uma participao mais ativa na tomada de decises. Essa participao pode acabar por mostrar-se mais eficiente para fins de representao geogrfica equitativa do que a entrada de representantes de cada regio.

28

O importante que todos os Estados-membros da ONU participem das discusses, pois a reforma corre um srio risco de tornar-se apenas uma maquiagem. Esse o momento da sociedade internacional eleger, a medida do possvel, os novos caminhos da segurana coletiva no sculo XXI. Ainda que o CS seja um rgo elitista por natureza, o ideal seria reformul-lo de forma a propiciar uma maior integrao internacional nessa matria. E isso depende do consenso no s dos membros permanentes do CS, mas tambm da vontade da maioria dos Estados-membros representados na Assemblia Geral. 7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMORIM, Celso L. N. A REFORMA DA ONU. Disponvel em:

<http://www.iea.usp.br/iea/artigos/amorimonu.pdf>. Acesso em 09 jun. 2008. BARACUHY, Braz. A Crise da Liga das Naes de 1926: Realismo Neoclssico, Multilateralismo e a Natureza da Poltica Externa Brasileira. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 355-397, jul./dez. 2006. GOBBI, Hugo. Orden y desorden internacional. Buenos Aires: Latinoamericana, 2002. GOMES, Ana. A reforma e o alargamento do Conselho de Segurana. JANUS 19992000. Disponvel em:

<http://www.janusonline.pt/conjuntura/conj_1999_2000_3_1_7_e.html>. Acesso em: 09 jun. 2008. GROSS, E. As Naes Unidas: a estrutura da paz. Rio de Janeiro: GRD, 1964. HALIMI, Serge. Dois pesos e duas medidas. Le monde diplomatique Brasil (online), dez./2002. Disponvel em <http://diplo.uol.com.br/2002-12,a506>. Acesso em 09 jun. 2008. HUCK, Hermes Marcelo. Da Guerra Justa Guerra Econmica: uma reviso sobre o uso da fora em direito internacional. So Paulo: Saraiva, 1996. MALONE, David M. The Security Council in the Post Cold War era: A study in the creative interpretation of the UN charter. Disponvel em

<www.law.nyu.edu/journals/jilp/issues/35/35_2_malone.pdf>. Acesso em 09 jun. 2008.

29

MALONE, David M. Malone; MAHBUBANI, Kishore; MARTIN, Ian; MYERS, Joanne J. The UN Security Council. From the Cold War to the 21st Century. Ed. Lyne & Rienner, 2004. MARQUES, Eduardo Lorenzetti. Os limites jurdicos atuao do Conselho de Segurana da ONU. Curitiba: Juar, 2005. MARTIN, Luis Gracia. Consideraciones crticas sobre el actualmente denominado Derecho Penal del Enemigo. Revista electrnica de ciencia penal y criminologa, n.7, 2005. Disponvel em <criminet.ugr.es/recpc/07/recpc07-02.pdf>. Acesso em 09 jun. 2008. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Pblico. Rio de Janeiro: Renovar, 2002, v.1. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Pblico. Rio de Janeiro: Renovar, 2002, v.2. MONTALVERNE, Tarin Cristino Frota. O Futuro do Conselho de Segurana da ONU: ainda possvel reform-lo? Disponvel em

<http://conpedi.org/manaus/arquivos/Anais/Tarin%20Cristino%20Frota%20MontAlver ne.pdf>. Acesso em 29 jun. 2008. NAES UNIDAS. ABC de las Naciones Unidas. New York: Publicacin de las Naciones Unidas, 2006. NAES UNIDAS. Basic Facts about the United Nations. New York: United Nations Publication, 1998. NETO, Danilo Marcondes de Souza. A perspectiva brasileira sobre a reforma do Conselho de Segurana. Disponvel em

<www.cedin.com.br/.../A%20PERSPECTIVA%20BRASILEIRA%20SOBRE%20A%2 0REFORMA%20DO%20CS%20Danilo%20Marcondes.pdf> Acesso em 18 abril 2008. SARDENBERG, Ronaldo Mota. O Brasil e as Naes Unidas. Revista de Estudos Avanados (online), v. 9, n. 25, set./dec. 2005. Disponvel em

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340141995000300009&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em 06 jun. 2008.

30

SASSLI, Marco. La guerra contra el terrorismo el derecho internacional humanitario y el estatuto de prisionero de guerra. Lecciones y Ensayos, Buenos Aires, n. 78, p. 549583, 2003. SEITENFUS, Ricardo. Manual das Organizaes Internacionais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. STOESSINGER, John George. Poder das Naes: a poltica internacional do nosso tempo. So Paulo, ed. Cultrix, 1978. TACHINARD, Maria Helena. A volta da velha senhora, in Revista Desafios do Desenvolvimento, ed. 10, agosto/2004. Disponvel acessado em em

http://www.ipea.gov.br/desafios/edicoes/10/artigo12949-3.php, 09/06/2008.

TEITELBAUM, Alejandro. Las reformas del Consejo de Seguridad y los aspirantes a nuevos miembros permanentes, disponvel em

http://www.choike.org/nuevo/informes/2167.html, acessado em 09/06/2008. TETTAMANTI, Pablo Anselmo. Uso de la fuerza en los conflictos internacionales. Un anlisis al final del bipolarismo. Buenos Aires, ed. Editorial Universidad, 1995. TUNKIN, G. Curso de Derecho Internacional. Traduo ao espanhol ed. Progresso. URSS, 1979, livro 1. TUNKIN, G. Curso de Derecho Internacional. Traduo ao espanhol ed. Progresso. URSS, 1979, livro 2. VINUESA, Ral Emilio. La solucin pacfica de controversias entre Estados, in IX Curso de Derecho Internacional, OEA, 1983. WEISS, Thomas G. The Ilusion of the UN Security Council Reform, disponvel em http://www.twq.com/03autumn/docs/03autumn_weiss.pdf, acessado em 09/06/2008. YODER, Amos. The Evolution of the United Nations System. Ed. Taylor and Francis, 3 ed, 1996.

31

ZAWELS, Estanislao A. Hacia un sistema de seguridad colectiva para el Siglo XXI. El Consejo de Seguridad de la ONU en la dcada del 90. Buenos Aires, ed. ISEN-GEL, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi