Vous êtes sur la page 1sur 2

Dicas tica - Reviso Twitter Marco Antnio Dia 11/03

1. Hoje o tema que vamos abordar DIREITOS DO ADVOGADO, tambm conhecido como PRERROGATIVAS PROFISSIONAIS. 2. Lembre-se PRERROGATIVA no privilgio. Prerrogativa garantia legal para o exerccio da advocacia. Deve ser respeitada! 3. Vamos falar de alguns dos direitos do art. 7 do Estatuto da Advocacia? Vale uma leitura atenta a todos os incisos, ok? 4. O adv poder ter acesso a inqurito/flagrante, findos/andamento, mesmo sem procurao, ainda que conclusos autoridade. 5. Se a autoridade policial negar vistas do inqurito/flagrante ao advogado, cabe RECLAMAO ao STF (violao Smula Vinculante n 14). 6. O adv tem direito de ser preso em Sala Estado Maior, quando em priso cautelar, c/ instalaes condignas. Se no tiver --> priso domiciliar. O direito anterior INDEPENDE do crime que o advogado cometeu. Pode ter sido no exerccio da advocacia ou no. Se for PRISO CAUTELAR (temporria, preventiva, flagrante) o advogado ter direito a SALA DE ESTADO MAIOR. Depois que transitar a condenao em julgado, a vai para priso comum. 7. O adv tem direito de dirigir-se ao magistrado, na sala/gabinete, independentemente de agendamento, obedecendo a ordem de chegada. Assim, no pode o magistrado impedir o ingresso do advogadona sala/gabinete ou negar-se a recebe-lo. A lei impe obrigao ao juiz! 8. O adv tem IMUNIDADE PROFISSIONAL se praticar injria e difamao no exerccio da advocacia. CUIDADO: desacato e calnia no tem imunidade! Isso quer dizer que se praticar DESACATO e CALNIA, responder por crime. Combinado? Anota isso a que PEGADINHA ANIMAL! 9. Permanecer sentado ou em p e retirar-se dos locais pblicos, independente de licena. o inciso da FALTA DE EDUCAO! bvio que o advogado vai pedir licena. Ele um ser educado. Mas se no pedir, o juiz no pode mandar que ele saia da sala por isso. 10. Comunicar-se com seus clientes, pessoal ou reservadamente, mesmo sem procurao, quando presos, ainda que incomunicveis.

11. Sustentar oralmente as razes de recurso, pelo prazo de 15(quinze) minutos, ANTES DO VOTO DO RELATOR. PARA TUDO !!!! CUIDADO: no inciso IX est escrito APS O VOTO DO RELATOR, mas o inciso foi declarado INCONSTITUCIONAL. 12. Ter vista dos processos judiciais/administrativos em cartrio ou na repartio, podendo tirar em carga, salvo SEGREDO DE JUSTIA. Retirar AUTOS PROCESSO FINDO, SEM PROCURAO, pelo prazo de 10(dez) dias. Se for SEGREDO DE JUSTIA tem que ter procurao. 13. Ser publicamente DESAGRAVADO, quando ofendido no exerccio da profisso ou em razo dela. FIQUE ESPERTO! ISSO CAI! O

DESAGRAVO um processo pblico que tem por finalidade restituir a dignidade da ADVOCACIA. Independe da vontade do ofendido. Pode ser instaurado de ofcio, a requerimento do ofendido ou de qualquer outro interessado. 14. Recursar-se a depor como testemunha em que processo no qual atuou, atua ou possa atuar, mesmo quando autorizado/solicitado pelo cliente. 15. Retirar-se do recinto onde se encontre aguardando prego para o ato judicial (chamada para o ato judicial) depois de 30(trinta) minutos do horrio para qual o ato havia sido designado, devendo protocolizar petio em juzo. S se aplica o direito de retirada se a autoridade se a autoridade que deveria presidi-lo estiver ausente. Se for atraso de pauta NO!

Vous aimerez peut-être aussi