Vous êtes sur la page 1sur 146

Tecnologia em Gesto Pblica

CLIQUEAQUIPARA VIRARAPGINA

Caderno de Atividades

Administrao Pblica

Semestre 3

Caderno de Atividades Tecnologia em Gesto Pblica Disciplina Administrao Pblica Coordenao do Curso Carlos Eduardo de Azevedo Jefferson Teruya Autora Edna de Almeida Rodrigues

FICHA TCNICA Equipe de Gesto Editorial Regina Cludia Fiorin Joo Henrique Canella Firio Priscilla Ramos Capello Anlise de Processos Juliana Cristina e Silva Flvia Lopes

Reviso Textual Alexia Galvo Alves Giovana Valente Ferreira Ingrid Favoretto Julio Camillo Luana Mercrio Diagramao Clula de Inovao e Produo de Contedos

Chanceler Ana Maria Costa de Sousa Reitora Leocdia Agla Petry Leme Pr-Reitor Administrativo Antonio Fonseca de Carvalho

Pr-Reitor de Graduao Eduardo de Oliveira Elias Pr-Reitor de Extenso Ivo Arcanglo Vedrsculo Busato Pr-Reitora de Pesquisa e PsGraduao Luciana Paes de Andrade

Realizao: Diretoria de Planejamento de EAD Jos Manuel Moran Barbara Campos Diretoria de Desenvolvimento de EAD Thais Costa de Sousa Gerncia de Design Educacional Rodolfo Pinelli Gabriel Arajo

Como citar esse documento: RODRIGUES, Edna de Almeida, Administrao Pblica. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. p. 1-146. Disponvel em: www.anhanguera.com. Acesso em: 02 jan. 2014.

2013 Anhanguera Educacional Proibida a reproduo final ou parcial por qualquer meio de impresso, em forma idntica, resumida ou modificada em lngua portuguesa ou qualquer outro idioma.

ndic e

Tema 01: A Confeco de Mapas Abstratos  Tema 02: Burocracia no Prisma Weberiano  Tema 03: O Burocratismo e a Burocracia  Tema 04: As Tempestades Paradigmticas sobre a Continuidade da Proposta Weberiana  Tema 05: A Abertura do Estado  Tema 06: As Propostas Hegemnicas de Gesto Pblica  Tema 07: Gesto Pblica no Brasil: a Importao de Propostas Hegemnicas  Tema 08: Gesto Pblica no Brasil: a Traduo Terica 

6 26 44 62 80 96 114 130

Tema 01

A Confeco de Mapas Abstratos

sees

s e e S

Tema 01

A Confeco de Mapas Abstratos

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: O instrumental epistemolgico e metodolgico que o autor escolheu para desenvolver o livro. Os novos mapas representativos para a idia de Gesto Pblica. Como ocorre a construo de paradigmas na tica de Thomas Kubin.

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais so as definies epistemolgicas e metodolgicas do texto? Como verificada a seqncia lgica do contedo? Como identificar como os fenmenos sociais influenciam na evoluo da Gesto Pblica? Quais so as tendncias da Gesto Pblica moderna? Como reconhecer a mudana de paradigma na Gesto Pblica?

LEITURAOBRIGATRIA
A Confeco de Mapas Abstratos
Baldo (2011), autor do Livro-Texto de Gesto Pblica, optou por primeiro oferecer orientaes para garantir que os leitores compreendam as escolhas utilizadas para a construo do texto, ao que ele chama de confeco de mapas abstratos. Nesse sentido, importante voc conhecer algumas definies fundamentais, para garantir uma clara compreenso sobre o assunto, que servir de instrumento norteador para acompanhar a sequncia de contedo do livro. Para tanto, necessrio iniciar pela definio de alguns termos relacionados aprendizagem. Segundo o dicionrio Priberam, epistemologia significa o ramo da filosofia que se ocupa dos problemas que se relacionam com o conhecimento humano, refletindo sobre a sua natureza e validade. A definio ainda afirma que o mesmo que filosofia do conhecimento ou teoria do conhecimento.

10

LEITURAOBRIGATRIA
Analisando esta definio, pode-se, ento, considerar que as decises epistemolgicas esto relacionadas a como a teoria apresentada pelo Livro-Texto foi construda, a partir dos mtodos que o conhecimento terico utiliza para consolidar os conceitos. Interessante notar a preocupao de Baldo em facilitar que seus leitores sejam capazes de acompanhar a lgica pensada para esta construo. Ento, aqui, voc poder dar incio a esta compreenso. Voc j deve ter percebido que a Gesto Pblica possui traos bastante marcantes da Burocracia Weberiana. Isso se deve necessidade de controle, j que, ao contrrio da empresa privada, na qual os proprietrios detm os meios de produo, na organizao pblica no h um detentor destes meios de produo. Embora, nas grandes organizaes privadas, voc tambm possa identificar esses traos em razo da necessidade de controle, o que mais interessa aqui compreender o fenmeno no mbito do Estado. Entretanto, assim como ocorre com os modelos de gesto de modo geral, tambm a Gesto Pblica sofre influncia dos eventos sociais, o que tem provocado importantes mudanas nas tendncias atuais. No passado, o administrador pblico exercia seu papel de modo bastante centralizador, fortemente marcado pela racionalidade legal weberiana, em que o profissionalismo e a impessoalidade garantiam as melhores decises gerenciais. Contudo, com as mudanas culturais, as tendncias da Gesto Pblica atuais seguem no sentido da administrao participativa, de forma que os cidados fazem parte do processo de tomada de deciso, apontando as principais necessidades e anseios sociais, para fomentar as aes dos gestores pblicos no sentido de satisfaz-los. A gesto participativa uma iniciativa importada dos modelos gerenciais das organizaes privadas, que tem sido intensificada e amplamente utilizada pela gesto pblica, como forma desta adaptao evoluo social, mesmo porque o perfil do prprio cidado tambm muda. Cada vez mais, os cidados tm interesse em contribuir com os gestores pblicos, por identificarem que eles prprios so os principais beneficiados das aes dos gestores pblicos. Este novo direcionamento representa uma importante mudana de paradigma, no qual uma nova viso da realidade indica que a sociedade exige um novo posicionamento dos gestores pblicos.
11

LEITURAOBRIGATRIA
Falando em realidade, aqui cabe destacar que, em se tratando de cultura, as metforas inerentes s simbologias so importantes elementos influenciadores da mudana de comportamentos. Mas, como no possvel representar a realidade fielmente, provvel que outros caminhos sejam abertos para esta questo, formando novos paradigmas da burocracia moderna. Para auxiliar na sua compreenso sobre mudana de paradigma, Moraes e Franco (2009, pp. 33-34) afirmam que os paradigmas so, essencialmente, teorias dominantes num certo perodo, com funo normativa, postulam possibilidades e estabelecem noes da constituio do mundo e de seu funcionamento. Por esta razo, os paradigmas despertam o interesse das comunidades cientficas, porque oferecem uma viso acerca do mundo e tambm um conjunto de problemas para serem resolvidos, fomentando, assim, a construo de novas teorias. Voc pode perceber, ento, que, quando um paradigma j no mais capaz de oferecer respostas sociedade, modelos inovadores surgem para tentar solucionar os novos problemas. A este fenmeno pode-se chamar revoluo das teorias. Voc tambm pode observar que necessrio o gestor desenvolver competncia paradigmtica, permitindo que sua mente [...] veja os problemas por diferentes ngulos e que invente criativas solues [...] (MORAES; FRANCO, 2009). Acompanhando esta premissa, Santos (2006, p. 1) comenta que a evoluo da gesto pblica acompanha as transformaes do papel do Estado e as mudanas de objetivos dos governos. Ento, o papel do Estado e os instrumentos de organizao institucional passaram pelas discusses em todos os processos de reforma administrativa.

12

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Reforma da Gesto Pblica. Disponvel em: <http://www.bresserpereira.org.br/rgp.asp>.Acesso em: 3 dez. 2013. Neste artigo, voc poder compreender a reforma da Gesto Pblica e explorar a vasta documentao disponibilizada. Certamente, no mesmo local, voc far muitas descobertas e ter importantes contribuies sua aprendizagem. Acesse o site Gesto da Poltica Pblica. Disponvel em: <http://www.pensaragestao.org/>. Acesso em: 3 dez. 2013. Explore todo o contedo sobre gesto pblica oferecido. Voc poder descobrir discusses bastante interessantes sobre o tema 1. Leia o artigo Pensadores clssicos da sociologia, de Orson Camargo. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/sociologia/pensadores-classicos-sociologia. htm>. Acesso em: 3 dez. 2013. Conhea um pouco mais sobre Weber, considerado um dos maiores pensadores da Sociologia.

13

LINKSIMPORTANTES
Vdeos:
Assista ao vdeo Cidadania e Oramento Participativo, produzido pela Futura. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=pa-ZCTQDaVI>. Acesso em: 3 dez. 2013. Veja como uma comunidade pode interferir na soluo de seus principais problemas junto gesto pblica. Consulte as publicaes para download disponveis em: <http://www.enap.gov.br/index. php?option=com_docman&task=cat_view&gid=164>. Acesso em: 3 dez. 2013. A Escola Nacional de Administrao Pblica, alm de oferecer textos diversos sobre o tema, tambm possibilita a voc acessar e baixar material de pesquisa.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

14

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
Analise criticamente o trecho: A identificao da bssola referencial que guiar a conduo do trabalho afilia-se passagem da peritagem heroica, ao conhecimento edificante, que se calca sobre a objetividade e sobre a fixao de um compromisso tico. A passagem do monoculturalismo para o multiculturalismo permite entender o silncio do outro excludo, justificando a traduo de teorias de gesto pblica para a realidade brasileira. A terceira passagem parte da ao conformista para a ao rebelde, o que se refletir nas reflexes sobre uma gesto pblica voltada sociedade. Desde j, a empreitada manifesta seu intento de mudar a opinio corrente sobre o vis mercadolgico da gesto pblica, mostrando que ela tambm pode se aproximar, numa linguagem metafrica, da projeo de Peters. Longe de ser mero instrumento do capital, o mapa da gesto pblica pode buscar sua centralidade no projeto emancipatrio, em benefcio da participao cidad nos assuntos pblicos (Livro-Texto, p. 23). Agora, responda: Identifique as trs passagens a que o autor se refere no primeiro pargrafo, e explique como elas esto impactando o novo paradigma da burocracia moderna.

Questo 2:
Leia o trecho a seguir, procurando identificar os elementos que mais lhe chamam a ateno: Apesar dos riscos de se ter uma viso distorcida do real, as representaes permitem que o homem se situe no mundo por meio da generalizao das experincias vividas e aprendidas num tempo e espao. claro que a construo de representaes, por seu carter fragmentrio, nunca conseguir abarcar a realidade como um todo, mesmo porque o objetivo dessa construo reduzir a complexidade do real por meio de categorias abstratas. Uma vez que essas representaes esto eivadas pelos valores culturais predominantes, elas orientam o comportamento do homem diante do mundo e dos outros. Assim, a construo de mapas representativos permite a interao do indivduo com o mundo, tendo por norte os valores da sociedade (Livro-Texto, p. 28). Agora, indique a nica alternativa correta: a) A realidade no pode ser considerada pelos gestores. b) Os mapas representativos garantem o sucesso das aes. c) A nova gesto pblica tem razes nos valores sociais. d) Os valores tm pouca fora para o ambiente pblico. e) Os gestores pblicos elaboram os mapas representativos.
15

AGORAASUAVEZ
A partir da nova ideia de gesto pblica atenta s mudanas sociais, desenvolva o exerccio. (ENADE 2009) Leia os grficos: de quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do pas estejam nas mos de 16% da populao. Para melhorar essa situao, necessrio que o Brasil adote polticas pblicas capazes de conduzir o pas formao de uma sociedade leitora. Qual das seguintes aes NO contribui para a formao de uma sociedade leitora? a) Desacelerao da distribuio de livros didticos para os estudantes das escolas pblicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. b) Exigncia de acervo mnimo de livros, impressos e eletrnicos, com gneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitrias. c) Programas de formao continuada de professores, capacitando-os para criar um vnculo significativo entre o estudante e o texto. d) Programas, de iniciativa pblica e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mos dos leitores. e) Uso da literatura como estratgia de motivao dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

Questo 3:
Relacione esses grficos s seguintes informaes: O Ministrio da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil no s produz mais da metade dos livros do continente americano, como tambm tem parque grfico atualizado, excelente nvel de produo editorial e gran16

AGORAASUAVEZ
Questo 4:
(Adaptado de ENADE 2009) Analise esta notcia: O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Algumas iniciativas merecem consideraes, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. A partir de sua aprendizagem sobre o contedo estudado no tema 1, indique como pode ser representado este novo paradigma da gesto pblica. a) Empresas privadas assumem todo o processo de formulao e de implementao de polticas pblicas nos setores de infraestrutura. b) O Estado atua como formulador de polticas pblicas na rea de infraestrutura, podendo descentralizar a sua execuo para empresas privadas. c) O Estado centraliza todo o processo de formulao e de execuo de servios pblicos na rea de infraestrutura. d) O Estado retira-se do processo de formulao e de implementao de polticas pblicas na rea de infraestrutura, deixando esse papel para a iniciativa privada. e) O processo de prestao de servios pblicos na rea de infraestrutura se d num regime de falta de competio.

Questo 5:
Considerando a necessidade de o gestor pblico acompanhar o cenrio social, leia o texto seguinte e desenvolva o exerccio. (ENADE 2009) O Art. 175, relativo ao Ttulo VII Da ordem econmica e financeira, Captulo I Dos princpios gerais da atividade econmica, da Constituio Federal de 1988, especifica: Incumbe ao Poder Pblico, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. Quais so as implicaes desse princpio no papel do Estado na formulao e na execuo de polticas pblicas relativas aos servios de infraestrutura (energia eltrica, telecomunicaes, transportes etc.)?

Questo 6:
Quanto influncia que os elementos da cultura organizacional exercem no comportamento das pessoas e, portanto, nas demandas sociais, desenvolva o exerccio. (ENADE 2009) Leia o trecho:

17

AGORAASUAVEZ
Os estudos sobre cultura organizacional so enfticos ao postular que, em qualquer organizao, esta estar impregnada de traos da cultura nacional, o que impe aos gestores o desafio de gerenciar a organizao levando em conta os valores organizacionais e nacionais. PORQUE essencial que o gestor seja capaz de, no esforo de gerenciar a cultura, expurgar os valores nacionais que influenciam a cultura organizacional e impedem a construo de uma identidade prpria organizao. A respeito dessas duas afirmaes, CORRETO afirmar que: a) As duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. b) As duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. c) A primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. d) A primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. e) As duas afirmaes so falsas. (ENADE 2009) A urbanizao no Brasil registrou marco histrico na dcada de 1970, quando o nmero de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o nmero daquelas que viviam no campo. No incio deste sculo, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da populao brasileira j era urbana. Considerando essas informaes, estabelea a relao entre as charges:

Questo 7:
Para desenvolver este exerccio, resgate a discusso do tema 1 sobre as mudanas sociais.
18

BARALDI, Mrcio. Disponvel em: <http:// marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/ joomgallery?func=detail&id=178>. Acesso em: 3 dez. 2013.

AGORAASUAVEZ
Com base nas informaes dadas e na relao proposta entre essas charges, correto afirmar que: a) A primeira charge falsa, e a segunda verdadeira. b) A primeira charge verdadeira, e a segunda falsa. c) As duas charges so falsas. d) As duas charges so verdadeiras, e a segunda explica a primeira. e) As duas charges so verdadeiras, mas a segunda no explica a primeira. Uma vez expostos o referencial terico e a metodologia a ser adotada, a anlise sobre a gesto pblica exige uma reflexo prvia sobre a importncia dos mapas representativos na orientao do comportamento humano, mostrando o quanto a mudana de paradigmas leva transformao da interao do homem com o mundo, de maneira a influenciar, at mesmo, o agir dos agentes pblicos (Livro-Texto, pp. 25-26). Explique como a linguagem metafrica pode contribuir com o novo paradigma da burocracia moderna.

Questo 9:
(Adaptado de Enade 2009) O Ministrio do Meio Ambiente, em junho de 2009, lanou campanha para o consumo consciente de sacolas plsticas, que j atingem, aproximadamente, o nmero de 12 bilhes por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

Questo 8:
Leia o trecho: Se o texto recorre linguagem metafrica, que prima pela aproximao acariciante da temtica, o mtodo de exposio segue uma estrutura de confrontos. Com o paradigma burocrtico moderno, confrontam-se novas vises de mundo, propondo-se, como soluo para as possveis discrepncias do agir administrativo, as propostas hegemnicas de gesto pblica. Em seguida, as teorias de gesto pblica criadas nos pases desenvolvidos so confrontadas com os questionamentos quanto compatibilidade de mera importao das novas prticas administrativas, sem que haja sua adaptao para a realidade perifrica e, especificamente, para a Administrao Pblica brasileira.

19

AGORAASUAVEZ
OLIVEIRA, Manoella. Saco um saco. Disponvel em: <http://planetasustentavel.abril. com.br/noticia/lixo/conteudo_479075.shtml>. Acesso em: 3 dez. 2013. Agora, responda: Qual a relao desta notcia com a nova viso de gesto pblica, com referncia s demandas sociais, principalmente quanto metfora inerente simbologia? tativos e conselhos setoriais. As empresas colaboram com as polticas pblicas recolhendo seus impostos, no degradando a natureza e colaborando com uma parcela social. Na composio entre essas trs instncias, nasce o conceito de Governana (NASCIMENTO, Anderson Rafael. Polticas pblicas. Disponvel em: <http://www. pensaragestao.org/>. Acesso em: 3 dez. 2013). Reflita sobre o que lhe foi apresentado quanto ao novo paradigma da gesto pblica, e elabore um pargrafo dos elementos deste texto que esto diretamente ligados gesto pblica participativa.

Questo 10:
Leia o texto:

O Estado age por meio das polticas pblicas. So elas que permitem alcanar uma melhor condio de vida para as pessoas que por si s no tm condies de busc-la. Atualmente, alm do Estado, representado pelo governo, so chamados, para fazer parte dessas polticas, a sociedade e at o setor lucrativo. A sociedade compe as polticas pblicas nos fruns represen20

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que o Livro-Texto da disciplina Gesto Pblica foi elaborado a partir de uma lgica em que o autor buscou as origens do conhecimento, nos mapas representativos, como orientadores do novo paradigma da burocracia moderna. Neste contexto, o gestor pblico adota uma nova postura, buscando a participao popular no processo de deciso sobre as novas demandas sociais, para, efetivamente, propor solues s demandas sociais reais. Para tanto, necessrio que os cidados assumam uma postura colaborativa em relao s decises dos gestores pblicos, procurando indicar quais so as necessidades prioritrias a serem solucionadas. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

21

REFERNCIAS
BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.
22

GLOSSRIO
Max Weber: Maximillian Carls Emil Weber (Erfurt, 21 de abril de 1864 - Monique, 14 de junho de 1920). Filho da classe mdia, vivenciou as primeiras disputas sobre a metodologia das Cincias Sociais na Europa, sobretudo na Alemanha. Sua principal teoria defendia que o capitalismo surgiu para facilitar a explorao do homem pelo homem, por isso considerado um dos fundadores do estudo moderno da Sociologia. Desperta o interesse dos estudos em Economia, Filosofia, Direito, Cincia Poltica e Administrao. Gesto Pblica: o Estado garante os servios pblicos, como segurana, sade, educao etc., por meio da gesto pblica, de forma que o agente pblico decide sobre a alocao de recursos financeiros, fsicos, tecnolgicos e humanos, buscando satisfazer as necessidades da sociedade. Gesto participativa: modelo muito utilizado nas empresas privadas, a gesto participativa prioriza o estmulo participao das pessoas nas discusses sobre os problemas reais, para buscar solues efetivas que atendam maior parte dos que dela necessitam.

23

GABARITO
Questo 1 Resposta: As trs passagens so: (1) da peritagem heroica ao conhecimento edificante; (2) do monoculturalismo para o multiculturalismo; e (3) da ao conformista para a ao rebelde. A forma com que estas passagens influenciam o novo paradigma refere-se concepo de que o gestor pblico deve considerar a sociedade como cliente, que tem expectativas da soluo de seus principais problemas sob a responsabilidade do Estado. Questo 2 Resposta: Alternativa C. Questo 3 Resposta: Alternativa A. Questo 4 Resposta: Durante muito tempo, os gestores pblicos limitavam-se a resolver os problemas de modo pragmtico, sem muita preocupao com o futuro. Entretanto, o novo cenrio social estabelece que toda a sociedade deve envolver-se na discusso sobre os problemas ambientais. Neste sentido, os gestores devem buscar solues para a continuidade do desenvolvimento econmico sustentvel, garantindo que as geraes futuras sejam beneficiadas com as iniciativas de hoje. Questo 5 Resposta: Alternativa B. Questo 6 Resposta: Alternativa C.
24

GABARITO
Questo 7 Resposta: Alternativa E. Questo 8 Resposta: Sendo o mapa representativo criado a partir da cultura nacional, a linguagem metafrica exerce forte influncia no conjunto de valores e crenas desta cultura. A partir da aceitao de um novo paradigma, suas premissas passam a integrar a verdade percebida pelas pessoas. Com a evoluo do capitalismo, o novo paradigma da burocracia moderna combina os princpios defendidos por Weber, adaptados realidade que as organizaes (quaisquer) enfrentam. Questo 9 Resposta: Como o modelo de gesto formado a partir da influncia dos eventos sociais, esta iniciativa governamental sugere que os gestores esto atentos s novas necessidades da sociedade moderna, e lana suas contribuies para a soluo ou minimizao dos problemas. Quanto metfora, o slogan tenta sensibilizar a sociedade sobre os prejuzos que as sacolas plsticas podem acarretar ao meio ambiente. Questo 10 Resposta: esperado que o aluno destaque o seguinte trecho: Atualmente, alm do Estado, representado pelo governo, so chamados para fazerem parte dessas polticas a sociedade e at o setor lucrativo, associando gesto pblica participativa.

25

Tema 02

Burocracia no Prisma Weberiano

sees

s e e S

Tema 02

Burocracia no Prisma Weberiano

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que a Teoria Administrativa representa um importante marco para se identificarem as caractersticas da burocracia. A compreenso sobre como se d a relao homem e racionalidade na proposta de Max Weber. O conjunto de caractersticas que torna uma organizao eficiente.

29

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Como identificar o contexto em que Max Weber desenvolveu a Teoria da Burocracia? Como compreender a construo da Teoria da Burocracia? Qual o conceito do tipo ideal de burocracia? Como discutir a relao do homem com a racionalidade da proposta? Como identificar o alinhamento do conceito com a questo da Gesto Pblica?

LEITURAOBRIGATRIA
Burocracia no Prisma Weberiano
Segundo Chiavenato (2007, p. 3):
[...] vivemos em um mundo de organizaes. Tudo o que a sociedade requer e do qual necessita inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado, por organizaes.

Voc j viu, no Tema 1, que as organizaes so elementos sociais. Elas podem ser governamentais ou no governamentais, mas, sejam quais forem suas caractersticas, elas sempre existem para atender s demandas sociais. A Administrao o que possibilita s organizaes atingirem seus propsitos sociais, tanto que o conhecimento administrativo nasce na organizao, em torno de problemas originrios de sua experincia prtica, e retorna na forma de teorias (MAXIMIANO, 2005, pp. 4-11). Observe, aqui, por que a Administrao uma cincia social aplicada: ela observa um problema existente na organizao e procura pela soluo. Encontrada, responde organizao, sugerindo a aplicao do novo conhecimento administrativo, que pode servir a outras organizaes com problemas similares.
30

LEITURAOBRIGATRIA
Os conceitos administrativos evoluem continuamente, ao longo do tempo, sob a influncia das circunstncias especficas de cada momento histrico, e, embora os problemas sejam aparentemente semelhantes, as solues devem ser diferentes, porque o contexto muda (MAXIMIANO, 2005, p. 14). Sendo assim, importante voc compreender o contexto em que surgiu a Teoria da Burocracia. O socilogo alemo Max Weber, preocupado em compreender a organizao, desenvolveu a Teoria da Burocracia no perodo de transio entre os sculos XIX e XX. Como a cincia utiliza a previsibilidade dos eventos, a teoria proposta por Weber define o tipo ideal de burocracia a partir de sua observao da regularidade com que suas constataes aconteciam na sociedade em sua poca. Max Weber um autor clssico da sociologia que vivenciou e compreendeu as significaes culturais de sua individualidade histrica. (BALDO, 2011, p. 38). Ento, na qualidade de sujeito, Weber pde relacionar-se diretamente com seu objeto de estudo. Sob o prisma da sociedade ocidental, Weber identificou que o processo de racionalizao influencia o comportamento das pessoas. Sendo assim, a burocracia reflete como o processo de racionalizao se definiu pelos diversos campos sociais; dentre eles, a organizao dos domnios pblico e privado (BALDO, 2011, pp. 38-39). Neste sentido, percebe-se que Weber identificou a racionalidade como base das organizaes daquele contexto social. Para uma compreenso mais clara, veja como Weber define o tipo ideal de burocracia:
[...] procedimento regulado, previsvel e documentado de funes contnuas e especficas de um cargo, segundo regras de competncia e de hierarquia, que so exercidas impessoalmente por um tcnico profissional, mero detentor dos meios administrativos de produo (WEBER, 1982, apud BALDO, 2011, p. 42).

Analisando esta definio, ento, para Weber, o tipo ideal de burocracia deve privilegiar o pensamento racional-legal nas organizaes, com normas expressas formalmente e com fora de lei. Isso significa que todos devem seguir as normas estabelecidas nos documentos. Quando se diz todos, incluem-se aqui os gestores tambm, que devem tomar as decises de modo impessoal e observando a capacidade tcnica dos trabalhadores, no sua opinio pessoal.

31

LEITURAOBRIGATRIA
A burocracia define que tudo isso se deve ao cargo, de forma que as pessoas devem submeter-se s normas e hierarquia de autoridade enquanto esto exercendo o cargo. Falando em pessoas, vamos compreender como se d a relao do homem com a racionalidade da burocracia. At certo ponto da evoluo humana, o comportamento das pessoas era orientado por doutrinas e prticas religiosas. Com a racionalizao, o trabalho torna-se especializado, colaborador da ordem econmica, livre de sentimentos e intuies das pessoas. J no perodo feudal, era possvel observar que as organizaes esforavam-se para controlar os meios de produo. As corporaes, por exemplo, estabeleciam como os artesos trabalhariam, em nome da ordem econmica e das garantias profissionais, alm da tentativa de fazer reserva de mercado. Na burocracia, necessria a plenitude de capacidade profissional durante a ocupao do cargo. O preceito burocrtico considera, ainda, que os funcionrios so especialistas, capacitados, e conquistam suas posies por meio de exames profissionais para que ingressem no cargo por nomeao. Tudo previsto em regulamento, para legitimao do cargo. Assim, o homem equiparado a uma pea burocrtica, que pode ser substituda quando no atender mais aos requisitos do cargo. Apesar do rigor proposto pela racionalizao da burocracia, suas premissas, originrias de estudos em organizaes pblicas, serviram tambm administrao privada, tanto no sistema capitalista como no socialista, j que ajuda na previsibilidade de comportamentos, ou seja, auxilia no controle administrativo.

32

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Consulte a monografia de ps-graduao Disfunes burocrticas em gesto de pessoas, de Maia e Pinto. Disponvel em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055758.PDF>. Acesso em: 3 dez. 2013. Aproveite para verificar os conceitos pesquisados pelos autores sobre burocracia, mas d mais ateno aos resultados do trabalho.

Vdeos
Assista ao vdeo Burocracia, produzido por Puc-Campinas. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=4y5DvwZdJR8>. Acesso em: 3 dez. 2013. O vdeo apresenta uma discusso sobre algumas disfunes da burocracia. Assista reportagem Burocracia trava empreendedores brasileiros. Disponvel em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM913899-7823-BUROC RACIA+TRAVA+EMPREENDEDORES+BRASILEIROS,00.html>. Acesso em: 3 dez. 2013. Faa uma anlise crtica sobre os impactos da lentido dos procedimentos governamentais no cotidiano das pessoas.

33

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
A Teoria da Burocracia originou-se em razo de: I. Fragilidade e parcialidade da Teoria Clssica e Sistmica. II. Necessidade de um organizao racional. modelo de

Agora, responda: Quais destas afirmativas esto corretas? a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, II, III e V. d) II, III e V. e) II, IV e V.

III. Crescente tamanho e complexidade das empresas. IV. Necessidade de um fortalecimento do Movimento Clssico. V. Ressurgimento Burocracia. da Sociologia da

Questo 2:
Aps pesquisar cuidadosamente sobre as caractersticas da burocracia propostas por Weber, estude a ilustrao a seguir.

34

AGORAASUAVEZ
governante. Ocorre tipicamente que o senhor j no se satisfaz com a consulta ocasional a pessoas de sua confiana pessoal, ou mesmo a uma assemblia dessas pessoas, convocada intermitentemente e em situaes difceis. Entre as formas institucionais abaixo, selecione aquela que deu origem burocracia ocidental moderna. Passe o mouse para ampliar.
Fonte: A autora, com base em Chiavenato, 2007.

Tentando atingir uma viso mais ampla destas propostas de Weber, qual das opes seguintes est correta? Na burocracia: a) O que se pretende tornar o trabalho mais difcil. b) possvel prever tudo o que acontecer. c) Eficincia resultado da presso. d) As normas humanizados. e os padres so

a) As corporaes de ofcio que, na Idade Moderna, deram origem s organizaes sindicais, com sua diviso de trabalho, conhecimento especfico e lideranas especializadas. b) Os parlamentos medievais, formados pela aristocracia e pelo clero, reunindo grandes detentores independentes dos feudos e cargos em estruturas polticas patrimoniais ou feudais. c) As juntas de controle existentes nas estruturas burocrticas da moderna economia privada, que se completavam com a admisso de notveis, incorporados pelo seu conhecimento especializado ou por seus vnculos com credores bancrios. d) Os rgos colegiados, que deliberavam em sesso contnua, e cujo ncleo era constitudo por funcionrios e ex-funcionrios, que dominavam o conhecimento especializado e que formaram estruturas duradouras, independentes da pessoa.
35

e) A racionalidade legal contribui com a eficincia

Questo 3:
(ESAF, 2008) Com a crescente racionalizao da sociedade, ocorre uma extenso qualitativa das tarefas administrativas, aumentando a indispensabilidade do conhecimento especializado, que se torna, cada vez mais, a base da posio de poder do

AGORAASUAVEZ
e) Os grupos de interesses econmicos privados, formados pelas camadas economicamente mais influentes, aos quais se associaram os membros das instituies religiosas, cujo poder estava em declnio, mas permaneciam sendo o repositrio do conhecimento geral e especializado. d) A aplicao cientficos. de procedimentos e) A lentido na tomada e execuo de decises.

Questo 6:
(CESPE, 2009) O princpio da eficincia na Administrao Pblica foi inserido no caput do art. 37 da CF apenas com a edio da Emenda Constitucional n. 19/1998. Entretanto, mesmo antes disso, j era considerado pela doutrina e pela jurisprudncia ptria como um princpio implcito no texto constitucional. Sob o enfoque desse princpio, assinale a opo correta. a) A burocracia administrativa considerada um mal necessrio, de forma que a administrao no deve preocuparse em reduzir as formalidades destitudas de sentido. b) O princpio da eficincia, relacionado na CF apenas na parte em que trata da Administrao Pblica, no se aplica s aes dos Poderes Legislativo e Judicirio. c) O princpio da gesto participativa, que confere ao administrado interessado em determinado servio pblico a possibilidade de sugerir modificaes nesse servio, no guarda relao com o princpio da eficincia.

Questo 4:
Analise o trecho de Baldo (2011, p. 40):
Na organizao burocrtica, a atividade oficial requer plena capacidade de trabalho e a disponibilidade integral de tempo, com a permanncia do funcionrio na repartio, uma vez que a ocupao do cargo compreendida como profisso.

Explique o que o autor quer transmitir com esta afirmao.

Questo 5:
(VUNESP, 2009) Quais das opes abaixo esto entre as caractersticas principais da burocracia ideal de Weber? a) O acmulo de papis e documentos. b) O carter regulamentos. legal das normas e

c) O nepotismo e favorecimentos.

36

AGORAASUAVEZ
d) A imparcialidade e a neutralidade do agente administrativo na prtica dos atos no contribuem para a efetivao do princpio da eficincia. e) A transparncia dos atos administrativos um importante aspecto do princpio da eficincia, na medida em que cobe a prtica de atos que visam satisfao de interesses pessoais. III. O domnio burocrtico legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos discpulos, isto , dos indivduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade. IV. A burocracia, segundo Weber, uma instituio poltica bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com xito a pretenso ao monoplio efetivo da coao fsica para a manuteno da ordem vigente. V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrtica submete-se a uma relao contratual e, em virtude de suas especficas qualificaes tcnicas, recompensado atravs de um salrio estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o prprio trabalho como uma ocupao em tempo integral. Esto corretas somente as afirmativas: a) I e II. b) I, II e V. c) II, III e IV. d) III e IV. e) III, IV e V.

Questo 7:
Quanto racionalizao da burocracia, qual o grau de liberdade para os funcionrios tomarem decises sobre os recursos administrativos?

Questo 8:
(FCC, 2009) Com relao s caractersticas da burocracia segundo Max Weber: I. Existncia de regras abstratas, s quais esto vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados, define a dominao racional-legal, o fundamento do modelo burocrtico. II. Toda organizao burocrtica se baseia na hierarquia, na diviso do trabalho, na separao entre pessoa, cargo e funes exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos.

37

AGORAASUAVEZ
Questo 9:
O que significa quando Baldo (2011, p. 38) afirma que o que racional para uma sociedade e um tempo, pode no ser para outros?

Questo 10:
Que tipo de modificao o comportamento humano sofreu quando a burocracia possibilitou que as orientaes religiosas, carregadas de sentimentos e intuies, no fossem mais adequadas s organizaes?

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que a Teoria da Burocracia foi proposta pelo socilogo alemo Max Weber, que procurou compreender como funcionavam as organizaes complexas, na transio do sculo XIX para o sculo XX. Defendendo a orientao racional-legal, a burocracia prope a impessoalidade, o profissionalismo, a competncia tcnica, a hierarquia dos cargos, enfim, a racionalidade na gesto organizacional. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

38

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
39

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Burocracia: teoria administrativa proposta por Max Weber, pela qual o autor defende que a organizao eficiente deve ser racional-legal, privilegiando a impessoalidade, o profissionalismo, a competncia tcnica e a hierarquia dos cargos. Organizao: nesse contexto da burocracia, a entidade como elemento social que tem como objetivo satisfazer alguma das diversas necessidades dos demais membros da sociedade. Em outro contexto, tambm pode ser compreendida como uma das funes do processo administrativo ou, ainda, o ato de organizar. Racional-legal: premissa de Max Weber em que as normas tm carter legal e as decises e os relacionamentos so baseados na racionalidade, para possibilitar a eficincia das organizaes. Eficincia: ato de otimizar a utilizao dos recursos disponveis para se fazer o que necessrio.
40

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa D. Questo 2 Resposta: Alternativa E. Questo 3 Resposta: Alternativa D. Questo 4 Resposta: O aluno deve traduzir o trecho como a caracterstica de profissionalizao do trabalhador da burocracia, com dedicao ao cargo. Questo 5 Resposta: Alternativa B. Questo 6 Resposta: Alternativa E. Questo 7 Resposta: Os recursos administrativos so geridos pelo administrador pblico. Desta forma, os funcionrios so limitados ao que est definido nas atribuies do cargo que ocupa. Questo 8 Resposta: Alternativa B.

41

GABARITO
Questo 9 Resposta: Significa que, assim como as outras teorias da administrao, a burocracia contextual, sendo que suas premissas foram desenvolvidas em uma poca determinada, e que possivelmente no representam a realidade em outros momentos histricos. Questo 10 Resposta: Com o racionalismo da burocracia, tais orientaes religiosas no serviam mais ordem econmica, j que as decises administrativas deveriam ser tomadas a partir de orientaes racionais-legais.

42

Tema 03

O Burocratismo e a Burocracia

sees

s e e S

Tema 03

O Burocratismo e a Burocracia

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que o Burocratismo representa a expropriao dos meios administrativos de produo. Como se configura a Burocracia de Estado. Como o Legalismo Burocrtico.

47

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual o conceito de burocratizao? Como confrontar burocratizao com burocracia? Como identificar a questo sobre a deteno dos meios administrativos na burocracia Estatal e sobre a deteno dos meios de produo no capitalismo moderno? Como compreender a legitimao da dominao na burocracia? O que discutir a respeito das disfunes da burocracia?

LEITURAOBRIGATRIA
O Burocratismo e a Burocracia
Durante o perodo de produo artesanal, muitas organizaes j demonstravam fora poltica para determinar o comportamento esperado das pessoas. Exemplo disso eram a Igreja e as Corporaes de Ofcio. Aqui, as bases da postura tinham fundamento nas questes religiosas e de garantias profissionais, por meio da reserva de mercado, o que envolvia diversos sentimentos e espiritualidade. Por exemplo, acreditava-se que o cidado comum (o arteso) deveria ganhar apenas o suficiente para o sustento de sua famlia, j que o acmulo de riqueza era considerado pecado. No perodo do Mercantilismo, a expanso levou as caractersticas das organizaes a apresentarem perfil empresarial, ditando os comportamentos considerados ideais em nome dos lucros. Aqui, voc tambm pode observar que o acmulo de riquezas ainda era um privilgio de alguns; entre eles, os herdeiros dos antigos senhores feudais.

48

LEITURAOBRIGATRIA
No Capitalismo moderno, as premissas da burocracia so bem aceitas, para que as grandes organizaes garantam o mximo de previsibilidade de comportamento dos trabalhadores. Neste ponto da evoluo organizacional, a diviso do trabalho consolidada. Ao resgatar-se a viso defendida por Weber sobre a capacidade que a burocracia tem para prever comportamentos desejveis, voc pode compreender melhor quando Baldo (2011, p. 46) afirma que:
[...] no entendimento weberiano, a esfera social foi racionalizada por meio de uma burocratizao apta a promover a calculabilidade do agir cotidiano, seja na esfera estatal-administrativa, seja no mbito da empresa privada.

Ento, o termo burocratizao pode ser entendido como a iniciativa de racionalizar a sociedade, cujas decises so liberadas de sentimentos e intuies, em nome de uma vida cotidiana previsvel, pautada em regras racionais preestabelecidas capazes de evitar o autoritarismo e as decises arbitrrias, que impedem o desenvolvimento e privilegiam os interesses individuais. O Capitalismo moderno combina-se com a burocracia estatal para construir o arcabouo ideal para a expanso das relaes econmicas e comerciais. A principal diferena entre a burocracia estatal e a capitalista, segundo Baldo (2011, p. 49), que o Estado:
coloca todas as suas despesas administrativas no oramento e equipa as autoridades inferiores com os meios correntes de despesa, exigindo a comprovao dos gastos e do prprio agir administrativo por meio de documentao, e, no capitalismo, o proprietrio passa a deter os meios de produo, enquanto os funcionrios limitam-se ao exerccio do cargo em nome da eficincia dos negcios.

Quanto configurao burocrtica do Estado, Weber tentou identificar um ponto comum entre os diversos tipos de Estado. Ele defendia que a autoridade poderia ser exercida sem o uso de fora bruta, mas sim pela legitimao por meio da dominao tradicional, carismtica, ou, especialmente, legal-racional. A dominao legal-racional era defendida por Weber como o meio mais adequando para essa legitimao, porque seria feita pelo estatuto legal integrado por regras racionalmente criadas que informam as aes racionais orientadas a fins ou valores (BALDO, 2011, p. 51).
49

LEITURAOBRIGATRIA
Quanto a isso, voc pode perceber que o poder e a autoridade esto relacionados ao cargo, e no pessoa que o ocupa. Ento, quando um cargo atribudo a uma pessoa, ela exerce o poder e a autoridade at o limite j previsto pelo estatuto, de acordo com o nvel hierrquico em que este cargo se localiza. Quando a pessoa que ocupa o cargo substituda, o poder e autoridade so assumidos por quem a substituiu. Desta forma, a pessoa que deixou o cargo deixou tambm a permisso para exercer o poder e a autoridade que exercia. Por fim, assim como as demais propostas do incio da construo do Conhecimento Administrativo, a Teoria Burocrtica tinha como preocupao central a eficincia das organizaes, o que questionado pelas disfunes da burocracia, conforme quadro 1. Quadro 1: Consequncias previstas (previsibilidade do comportamento) e consequncias imprevistas (disfunes) da Burocracia
Burocracia

Exigncia de controle

Consequncias Previstas Previsibilidade do Comportamento dos Participantes Maior Eficincia

Consequncias Imprevistas Disfunes da Burocracia

Ineficincia

Fonte: Chiavenato (2007, p. 16).

50

LEITURAOBRIGATRIA
Observe que, de acordo com o quadro 1, as disfunes da burocracia referem-se incapacidade de o modelo possibilitar total controle sobre o comportamento das pessoas de uma organizao, pelo simples fato de que a tentativa de controle pode ocasionar tambm consequncias imprevisveis. Desta forma, o aumento da eficincia almejado pelo controle de comportamento pode no acontecer como se espera. As disfunes da burocracia, ento, ensejaram a continuidade dos estudos para se compreender melhor a questo, pois o ideal proposto por Weber demandava novas abordagens para contribuir com a gesto das organizaes, pblicas ou privadas.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o livro Histria da riqueza do homem, de Lo Rubberman, para identificar o contexto e as formas com que as organizaes buscavam a dominao e a deteno dos meios de produo, ao longo da histria da humanidade. Voc tambm encontra este livro na verso digital. Disponvel em: <http://forumeja.org.br/df/files/Leo%20Huberman%20-%20Historia%20 da%20Riqueza%20Do%20Homem.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Leia o artigo As disfunes da burocracia transformam-se na prpria burocracia. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/as-disfuncoes-daburocracia-transformam-se-na-propria-burocracia/44412/print/>. Acesso em: 3 dez. 2013. E analise uma discusso sobre as disfunes da burocracia sob outro ngulo.

51

LINKSIMPORTANTES
Veja a srie de artigos listados na busca feita no acervo de artigos do site Administradores: o portal da Administrao. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/search/?cx=000518322702875048515 %3Awu_nmiday3s&cof=FORID%3A11&ie=ISO-8859-1&num=100&q=max+weber&siteurl= www.administradores.com.br%2F&sa.x=54&sa.y=16#1003>. Acesso em: 3 dez. 2013. Descubra um pouco mais sobre a Teoria da Burocracia ideal de Max Weber.

Consulte tambm as seguintes bibliografias:


Assista ao vdeo sobre a Histria da riqueza do Homem. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=jo3xNan0QQ0>. Acesso em: 3 dez. 2013. Neste vdeo, voc poder identificar como o Estado atuava para garantir a dominao na idade mdia, e o incio do Mercantilismo.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

52

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
Dando continuidade ao estudo da dominao que voc pesquisou no ponto de partida, descreva resumidamente como ocorreu a dominao no Mercantilismo. Aps a anlise, responda: Qual a relao existente entre as tipologias apresentadas pela ilustrao? a) O poder coercitivo o mais praticado pelas empresas atualmente. b) O poder manipulativo antitico e deve ser evitado pelas organizaes. c) A organizao normativa a mais comum em grandes organizaes. d) H uma relao entre tipo de poder e tipo de organizao. e) A organizao utilitria explora seus empregados.

Questo 2:
Pesquise, em livros e sites, sobre as caractersticas da Burocracia propostas por Weber, com especial ateno s disfunes da Burocracia e responda questo: Quais so as justificativas para as disfunes da burocracia?

Questo 3:
A partir do que voc estudou sobre os fundamentos do Modelo Burocrtico de Organizao, analise o quadro 2. Quadro 2: Tipologia de poder, obedincia e organizao segundo Etzioni
TIPO DE PODER PODER COERCITIVO: Baseado na punio TIPO DE CONTRATO PSICOLGICO ALIENATRIO: Obedincia sem questionamento TIPO DE ORGANIZAO

Questo 4:
Ainda sobre os fundamentos do Modelo Burocrtico desenvolvido por Weber, explique as caractersticas das dominaes tradicional, carismtica e racional-legal.

COERCITIVA: Tem como objetivo controlar o comportamento UTILITRIA: Tem PODER CALCULISTA: como objetivo obter MANIPULATIVO: Obedincia resultados por meio Baseado em interesseira de barganhas com recompensas os funcionrios NORMATIVA: PODER Tem como objetivo NORMATIVO: MORAL: realizar misso Baseado em Disciplina interior ou tarefa em que crenas e os participantes smbolos acreditam

Questo 5:
Ainda sobre os fundamentos do Modelo Burocrtico desenvolvido por Weber, explique as caractersticas das dominaes tradicional, carismtica e racional-legal.

Fonte: Maximiano (2005, p. 104). 53

AGORAASUAVEZ
Questo 6:
Quanto comparao feita pelo Modelo Burocrtico de Organizao entre tipo de sociedade e tipo de autoridade, analise o quadro 3. Quadro 3: Relao tipo de sociedade versus autoridade
TIPO DE SOCIEDADE CARACTERSTICAS AUTORIDADE Aceita pelos seguidores porque sempre foi assim (histrica). Aceita pelos seguidores em razo das caractersticas pessoais do lder. Aceita pelos seguidores porque concordam com as normas e preceitos que legitimam o poder. EXEMPLOS Famlia, cl, sociedade medieval. Grupos revolucionrios, partidos polticos, naes em revoluo. Grandes empresas, estados modernos, exrcitos.

a) Algumas caractersticas da autoridade carismtica podem ser observadas mesmo nas sociedades burocrticas. b) No aceitvel que uma sociedade burocrtica associe mais de uma forma de autoridade em razo de seu rigor normativo. c) Sempre que uma autoridade tradicional estiver presente na sociedade burocrtica, haver um problema de relacionamento. d) Os trs tipos de sociedade servem para qualquer organizao, seja ela de qualquer natureza. e) Na sociedade carismtica, so observadas muitas caractersticas da autoridade burocrtica, j que envolve papelrio.

Tradicional

Patriarcal e patrimonialista.

Mstica, Carismtica arbitrria e personalstica.

Normas impessoais e Legal, racional ou racionalidade burocrtica na escolha dos meios e dos fins.

Questo 7:
Por mais que o aparato burocrtico deva atuar impessoalmente, segundo uma ao racional voltada a fins, informando-se pelos inputs normativos, ela no pode se isolar da Sociedade que a rodeia (BALDO, 2011, p. 51). Com base nessa abordagem, escolha a alternativa que mais se aproxima de seu significado: a) Os acontecimentos sociais pouco impactam as decises dos administradores pblicos.

Fonte: A Autora, com base em Maximiano (2005). Aps a anlise, responda: Qual das opes a seguir est correta, considerando-se o que se observa de fato nas organizaes burocrticas?

54

AGORAASUAVEZ
b) As novas demandas sociais surgem naturalmente; por isso, a burocracia considera este fenmeno com pouca significncia. c) O administrador pblico tem menos necessidade de observar o ambiente do que o administrador da organizao privada. d) Mesmo dentro de uma burocracia, o administrador deve estar atento s novas demandas sociais. e) Weber percebeu que a burocracia possibilita que o administrador pblico possa tomar suas decises conforme seus prprios critrios. Escolha a alternativa que exemplifica estas caractersticas, na mesma ordem das disfunes descritas: a) Diviso do trabalho, licitaes fraudulentas, autenticao de documento, superviso de seo, incompetncia para o cargo, panelinhas. b) Panelinhas nos departamentos, contratao de parentes, reconhecimento de firma, hierarquia militar, especializao do trabalhador. c) Cpias autenticadas, negociatas em obras pblicas, dedicao limitada tarefa, panelinhas, contratao sem concurso pblico. d) Panelinhas nas sees, chancelar documentos, tarefas reduzidas, contratao de amigos, chefias despreparadas. e) Aquisies sem licitaes, pagamento de negociatas, favoritismo a parentes, decises em benefcio prprio, panelinhas polticas.

Questo 8:
Quadro 4: Panorama das disfunes organizacionais, segundo Perrow, Roth e Merton.
DISFUNO PARTICULARISMO CARACTERSTICAS Dentro da organizao, defender os interesses de grupos externos, por motivos de convico, amizade ou interesse material.

SATISFAO DE INTERESSES PES- Defender interesses pessoais dentro da organizao. SOAIS EXCESSO DE REGRAS HIERARQUIA E INDIVIDUALISMO MECANICISMO Multiplicidade de regras e exigncias para a realizao de atividades. A hierarquia divide responsabilidades e atravanca o processo decisrio. Reala vaidades e estimula a luta pelo poder. Burocracias so sistemas de cargos limitados, que colocam pessoas em situaes alienantes.

Questo 9:
Analise o trecho: Surge, ento, uma simbiose entre capitalismo e burocracia estatal, pois a previsibilidade e a estabilidade conferidas pela burocracia mostram-se como condies primordiais
55

Fonte: A Autora, com base em Maximiano (2005).

AGORAASUAVEZ
para a expanso de um sistema capitalista que prima pela segurana das relaes jurdicas trabalhadas nas transaes econmicas e comerciais (BALDO, 2011, p. 47). Aps compreender o contedo do trecho, responda: Como a burocracia Estatal pode auxiliar o Capitalismo Moderno, segundo a viso de Weber?

Questo 10:
Identifique, no Livro-Texto, o que Weber falou sobre deteno de meios e explique sobre a deteno dos meios administrativos da Burocracia Estatal e da deteno dos meios de produo do Capitalismo Moderno.

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que a burocratizao pode ser entendida como os meios de racionalizao que as organizaes utilizam para levar previsibilidade e calculabilidade de comportamentos. Voc tambm viu sobre a dominao e a deteno dos meios administrativos e de produo. Quanto dominao, Weber observou que o poder e a autoridade devem pertencer ao cargo e no pessoa que o ocupa. J sobre a deteno dos meios, enquanto nas organizaes privadas a deteno dos meios produtivos est nas mos dos capitalistas, na Administrao Pblica os meios administrativos so controlados pelo Administrador Pblico, que deve faz-lo com profissionalismo e impessoalidade. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

56

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
57

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Alienao: neste contexto, pode ser compreendida como a obedincia incondicional s regras e/ou s ordens dos superiores, sendo que a pessoa alienada no teria controle sobre a situao. Burocratismo: aplicao equivocada ou exagerada da burocracia, causando processos desnecessrios, que levam ineficincia. Coero: conduo do comportamento das pessoas por meio da intimidao e da ameaa, geralmente pelo exerccio do poder coercitivo. Disfunes da burocracia: representam o que a Teoria da Burocracia de fato no capaz de concretizar.

58

GLOSSRIO
Inputs normativos: o que est definido pelas normas. Legitimao da dominao: na burocracia weberiana, a legitimao do poder ocorre pelo estatuto, em relao quele que ocupa o cargo. Poder coercitivo: poder exercido por meio da persuaso e da submisso.

GABARITO
Questo 1 Resposta: Os Mercantilistas eram, na maioria, herdeiros dos antigos senhores feudais, que compunham o grupo privilegiado que tinha autorizao para acumular riqueza. Tambm surgiram aqui os primeiros empreendedores (pessoas que identificaram formas de ganhar dinheiro com o comrcio). A expanso da navegao possibilitou o incio do comrcio internacional, de forma que mercadorias de outros pases eram vendidas por toda a Europa. Neste sentido, o Capitalismo, ento, d incio reunio dos meios de produo nas mos dos capitalistas, e os trabalhadores esto a um passo de perder totalmente a deteno dos meios de produo (o que consolidado com a Revoluo Industrial). Questo 2 Resposta: Que as propostas de Weber no poderiam ser seguidas risca, pois as distores de seus propsitos levariam incapacidade de prever comportamentos (porque as pessoas simplesmente se comportam conforme necessitam ou desejam); ento, levariam ineficincia organizacional. Questo 3 Resposta: Alternativa D.

59

GABARITO
Questo 4 Resposta: Tradicional (patriarcal, patrimonialista e conservadora; pode ser herdada ou delegada; preservada pelos hbitos e costumes: famlia, cl) Carismtica (personalista, mstica, arbitrria e revolucionria; aceita pelas caractersticas pessoais do lder; partidos polticos) e Racional-legal (racionalidade dos meios e objetivos; impessoal e meritocrtica; formalizao de normas e regulamentos; burocracia do Estado moderno e de grandes empresas) (CHIAVENATO, 2006, p. 134). Questo 5 Resposta: Alternativa C. Questo 6 Resposta: Alternativa A. Questo 7 Resposta: Alternativa D. Questo 8 Resposta: Alternativa B. Questo 9 Resposta: Pelo racionalismo, que daria condies s organizaes empresariais para garantir a previsibilidade de comportamentos e, consequentemente, aumentar a eficincia produtiva e os lucros (BALDO, 2011, p. 47). Questo 10 Resposta: Veja em Baldo (2011, p. 49): na burocracia Estatal, o Estado coloca a deteno dos meios administrativos nas mos do administrador pblico, e cobra que este comprove por meio de documentao a realizao oramentria. No capitalismo, a deteno dos meios de produo sai das mos dos trabalhadores e passa para as mos dos capitalistas, como forma de garantir a eficincia produtiva e as decises a respeito dos objetivos organizacionais.

60

Tema 04

sees

As Tempestades Paradigmticas sobre a Continuidade da Proposta Weberiana

s e e S

Tema 04

As Tempestades Paradigmticas sobre a Continuidade da Proposta Weberiana

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que muitos estudiosos sobre organizao administrativa manifestam suas crticas quanto ao Modelo Burocrtico Weberiano. Que as Teorias da Administrao so contextualizadas porque acompanham a evoluo humana. Que estudiosos acreditam que a burocracia ideal de Weber no contextual ao PsModernismo.

65

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Quais as principais mudanas ambientais sofridas no campo de Administrao? Quais as principais crticas sofridas pelo modelo de burocracia ideal de Max Weber? Como identificar as formas propostas para a nova contingncia da Burocracia Estatal? Qual a viso crtica sobre o homem na burocracia ps-moderna? O que a nova discusso sobre eficincia e eficcia da Administrao Pblica?

LEITURAOBRIGATRIA
As Tempestades Paradigmticas sobre a Continuidade da Proposta Weberiana
Os modelos de gesto desenvolvidos ao longo do tempo so propostas que buscam auxiliar as organizaes na soluo de seus problemas administrativos. Compreenda, aqui, que os problemas das organizaes acompanham os acontecimentos presentes no ambiente em que esto inseridas. Veja que as novas ideias devem estar alinhadas com as mudanas ambientais e tambm com as caractersticas culturais da sociedade das quais as organizaes fazem parte. Por isso, o fenmeno que ser apresentado aqui no exclusividade da Teoria da Burocracia de Weber, mas sim comum a todos os modelos administrativos definidos pelas Teorias da Administrao. Neste sentido, note que se est falando de viso sistmica e contingencial. Fazendo um resgate a respeito, o Pensamento Sistmico defende que a organizao um sistema aberto, formado por diversos subsistemas, e ela prpria pertence a outros sistemas maiores, como o seu ambiente, por exemplo. Isso significa que as organizaes sofrem impactos que as variveis internas e externas exercem sobre todos os seus processos,
66

LEITURAOBRIGATRIA
como acontece com o organismo humano: o que ocorre com um rgo, pode impactar o funcionamento de outras partes do corpo (CHIAVENATO, 2006, pp. 245-261). J na Teoria Contingencial, as Teorias da Administrao delimitam uma mudana de paradigma extremamente relevante, quando passa a defender que todas as propostas so verdadeiras, dependendo das contingncias das organizaes. Voc se lembra de que a Teoria Contingencial afirma que, em gesto, no existe uma nica maneira correta de se fazerem as coisas, e que os gestores devem considerar as caractersticas particulares das organizaes e do ambiente em que atuam para decidir quais modelos utilizar (CHIAVENATO, 2007, p. 21). Aqui, voc pode perceber que a Administrao Pblica tambm deve, em algum momento de sua evoluo, acompanhar esta tendncia. Por isso, as diversas crticas sofridas pelo modelo de burocracia ideal weberiano no tentam reduzir a importncia de suas contribuies, mas sim estabelecer caminhos para a gesto pblica de acordo com as novas demandas da sociedade ocidental ps-moderna, criando novas representaes da burocracia moderna. Na viso de Arendt (2005, apud BALDO, 2011, pp. 61-62), as mudanas culturais, desde a Idade Mdia, possibilitaram s pessoas trabalharem para acumular riquezas e no mais somente para a subsistncia. Esse novo comportamento social est relacionado ao consumo, ao passo que, quanto mais se consome, mais se produz. Esse fenmeno possibilitou a expanso constante da produo e, consequentemente, o acmulo de riquezas. Lafer (2005, apud BALDO, 2011, p. 62) destaca a citao de Weber:
[...] o burocrata profissional est preso sua atividade por toda a existncia material e ideal. Na grande maioria dos casos, ele apenas uma engrenagem num mecanismo sempre em movimento, que lhe determina um caminho fixo.

Nesta viso, Arendt (2004, apud BALDO, 2011, p. 62) concorda com Lafer, quando destaca a Teoria do Dente da Engrenagem:
[...] cada dente da engrenagem, isto , cada pessoa, deve ser descartvel sem mudar o sistema, uma pressuposio subjacente a todas as burocracias, a todo servio pblico e a todas as funes propriamente ditas.

67

LEITURAOBRIGATRIA
Assy (2004, apud BALDO, 2011, p. 63) diz que a uniformizao imposta pelo trabalho pode levar as pessoas ao isolamento, reduzindo sua capacidade criativa submetida ao regimento das leis. Neste sentido, Correa (2004, apud BALDO, 2011, p. 64) comenta que a burocracia impede que o homem busque o significado dos eventos, porque os valores pessoais do indivduo no interferem na execuo das tarefas. Esta discusso evidencia que, na burocracia moderna, o agente pblico levado a distanciar-se das situaes cotidianas, pois ele se torna incapaz de pensar alm dos padres e regras estabelecidos. Arendt (2005, apud BALDO, 2011, p. 65) ainda faz uma discusso sobre a fabricao. Para a autora, a industrializao um processo determinado pelos meios e pelos fins, em que cada fim representa um novo meio, ao que ela chama de instrumentalizao ilimitada de tudo o que existe (ibid. p. 66). Neste sentido, a organizao burocrtica caracterizada pela concentrao de meios administrativos e de produo, reduzindo a atuao dos demais agentes da sociedade em nome da eficincia e da eficcia organizacionais. Reunimos at aqui contedo suficiente para iniciarmos uma discusso sobre gesto participativa. Arendt (2004, apud BALDO, 2011, p. 67) afirma que:
[...] a participao dialgica dos cidados conteria, em si mesma, uma feio democrtica que no serve a outro fim seno ao compartilhamento plural do poder, de maneira a afastar o perigo tirnico do burocratismo autorreferencial. A ao e a reao dos cidados atenuariam, ainda, o vis passivo conferido ao sujeito abstrato.

Ento, note que a autora defende que a sociedade deve participar das aes administrativas do gestor pblico, porque as solues seriam mais prximas dos reais problemas percebidos pela sociedade. Isso pode se dar pelo envolvimento da populao, dos agentes pblicos e dos gestores pblicos em atividades de planejamento e de contratos pblicos elaborados a partir das demandas da comunidade. Falando agora sobre a busca do conhecimento, Adorno e Horkheimer (1985, apud BALDO, 2011, p. 69) defendem que a razo anula o pensamento, afastando a reflexo sobre seus prprios fins, ou seja, a razo representa o clculo formal e neutro em relao aos objetivos, levando apatia das aes. A lgica burocrtica orienta no sentido do clculo neutro e formal como procedimento eficaz da previsibilidade do agir administrativo.

68

LEITURAOBRIGATRIA
Entretanto, Maffesoli (1985, apud BALDO, 2011, p. 71) afirma que necessria uma sinergia entre a razo e o sensvel, para fomentar a realidade cotidiana. Neste sentido, Osborne e Plastrik (1998, apud BALDO, 2011, p. 72) dizem que a cultura organizacional indica os comportamentos das pessoas como fator de coeso interna possibilitado pela convivncia coletiva. Pelo que se viu at aqui sobre o tema 4, voc pode partir da ideia de que a organizao burocrtica ps-moderna deve ser contingencial e sistmica, levando em conta as diferenas contextuais e culturais das sociedades. O administrador pblico deve, ento, exercer a administrao participativa, possibilitando que os membros da comunidade e os funcionrios tambm discutam sobre os problemas sociais para, juntos, encontrarem solues viveis a serem includas no planejamento e nos contratos pblicos.

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Conhea um pouco mais sobre Hannah Arendt, na biografia disponvel em: <http:// educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013. Descubra os pensamentos de vanguarda da filsofa alem. Leia o trabalho intitulado Burocracia light: eficincia e flexibilidade, de Geraldino Carneiro de Arajo, Miriam Pinheiro Bueno, Adriana Alvarenga de Sousa e Paulo Srgio Miranda Mendona. Disponvel em: <http://www.ead.fea.usp.br/semead/9semead/resultado_semead/ trabalhosPDF/243.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Nesse trabalho, voc poder identificar as sugestes de uma adequao interessante da burocracia weberiana, mais apropriada a ambientes dinmicos.
69

LINKSIMPORTANTES
Consulte o artigo Profissionalizao da gesto pblica e metodologia participativa, de Jackson De Toni, apresentado no X Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administracin Pblica, em Santiago, Chile. Disponvel em: <http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/RH/detoni_rh.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. No artigo, Toni apresenta um caso interessante sobre uma metodologia de gesto pblica participativa no Governo do Rio Grande do Sul.

Vdeos
Assista aula Ato administrativo, conduzida pelo Prof. Marco Aurlio. Disponvel em: <http://www.juristv.com.br/watch_video.php?v=e9a52ebe26ce560>. Acesso em: 3 dez. 2013. Nesta aula, o professor apresenta a diferena entre ato e fato, para abordar o que interessa Administrao Pblica.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

70

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
Analise a citao:
[...] a moderna dificuldade de se separar as esferas pblica e privada resulta da ascenso da esfera social dentro do Estado nacional, trazendo a economia domstica para a esfera pblica com o fito de promover a organizao pblica do processo de manuteno da vida (ARENDT, 2005, apud BALDO, 2011, p. 61).

I. A criao de novos procedimentos de acordo com as novas necessidades que vo surgindo. II. Mudana no racionalismo ideal da burocracia weberiana, quebrando paradigmas cotidianamente. III. Mudana da deteno dos meios administrativos e de produo do agente pblico para o agente poltico. IV. A participao dialogada dos cidados por feio democrtica que serve ao compartilhamento plural do poder. Esto corretas apenas as alternativas: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

Qual a alternativa que melhor representa a mensagem de Arendt? a) Os gestores pblicos praticam na repartio experincias que normalmente utilizam em suas vidas pessoais. b) A gesto pblica tem dificuldade para lidar com a gesto participativa, embora seja uma demanda social emergente. c) Os agentes pblicos se juntam para resolver os problemas sociais em mbito caseiro. d) O gestor pblico deve evitar sempre a influncia poltica durante as decises de suas atribuies. e) As demandas sociais devem permanecer na esfera social evitando impactarem as decises polticas.

Questo 3:
Quais so os dois instrumentos principais da ao e da promessa no agir administrativo defendidos por Arendt? a) A ao administrativa e a gesto de contratos.

Questo 2:
Segundo a viso de Hannah Arendt, so duas as vantagens da ao que traz o homem para o comportamento ativo:

71

AGORAASUAVEZ
b) A ao poltica ou os contratos de gesto. c) O planejamento estratgico ou a ao administrativa. d) O planejamento de polticas pblicas ou contratos de gesto. e) A mudana da cultura organizacional e a flexibilidade. II. Parmetros concretos, racionais e histricos. III. Hbitos e costumes tangveis. IV. Crenas e ideias intangveis. V. Argumentos polticos e partidrios. a) I, II e III. b) II, III e V. c) I, III e V. d) III, IV e V. e) I, III e IV.

Questo 4:
Quanto viso de Adorno e Horkheimer sobre a razo primar pela apatia, o que significa a afirmao de Baldo:
Vinculada ao tempo em que surgiu, a lgica burocrtica bem assimilou os preceitos modernos acerca da racionalidade neutra e formal [...]. Contudo, a calculabilidade s seria possvel se houvesse a reduo do homem a sujeito abstrato e a reduo da realidade a sistema hermtico de situaes normatizadas [...] (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, apud BALDO, 2011, p. 70).

Questo 6:
Quanto ao agir administrativo, explique o que o socilogo portugus Boaventura de Sousa Santos defende, ao afirmar que:
[...] o xito das lutas contra-hegemnicas depende no s da capacidade de organizao das prticas sociais emancipatrias em cada um dos espaos estruturais, mas tambm de sua integrao, com vistas a novas formas de relao (SANTOS, 2005, apud BALDO, 2011, p. 77).

Questo 5:
Quais dos elementos a seguir so apontados por David Osborne e Peter Plastrik quando definem cultura organizacional? I. Parmetros psicolgicos, afetivos e posturais.

Questo 7:
Quanto ao que voc viu no tema 4, quais so as principais concluses fornecidas pelos autores?

72

AGORAASUAVEZ
a) A burocracia ideal de Weber pode ser til s organizaes se suas premissas forem atualizadas ao novo contexto, principalmente pela descentralizao da gesto participativa. b) Weber elaborou sua proposta em um perodo em que ainda no havia organizaes complexas, por isso alguns de seus princpios so inadequados modernidade. c) Quando o dinamismo ambiental comeou a ficar mais estvel, as ideias da burocracia weberiana perderam a capacidade de auxiliar as empresas na busca da eficincia e da eficcia. d) As organizaes pblicas so as mais adequadas para a prtica da Teoria da Burocracia de Weber porque as organizaes no governamentais so incapazes de seguir regras e procedimentos. e) Vrios estudiosos tentam ainda desvendar as ideias de Weber, sem, no entanto, conseguirem oferecer propostas de evoluo da Teoria da Burocracia. TRECHO 2 O TEMPO DA MUDANA Toda mudana pode gerar conflito nas diferentes dimenses das relaes humanas. Nas organizaes, onde coexistem interesses, opinies, metas e valores interagindo, tanto mais intenso se torna o conflito quanto maior for a complexidade da estrutura, o tamanho e o tempo da perenidade. A presente atualidade um tempo de mudana, de passagem de uma modernidade a outra, de novos valores expressos em smbolos e significados, de novas formas comportamentais, enfim, de novos paradigmas a conduzirem a sociedade pelo caminho da inovao cientfica e da gerao de tecnologias avanadas. Produz-se, com a mudana, a necessidade de renovao dos cdigos de conduta no amplo espectro dos ordenamentos sociais. A mudana estrutural produz novos enlaces organizacionais, afetando as relaes e as interaes de atores atuantes em ambientes de longa perenidade e, portanto, de natureza conservadora. O conflito no deve ser tomado necessariamente como fator negativo, medida que ele possa, por meio da discusso e do debate, construir novas realidades ou aperfeioar o contexto da mudana. O conflito negativo est na resistncia mudana, seja por receio inovao, seja por interesses corporativos.

Para responder s questes 8, 9 e 10, leia atentamente o Trecho 2, como segue:

73

AGORAASUAVEZ
[...] bom lembrar que conhecimento e informao sempre balizaram modernidades anteriores. O que se constri em uma modernidade tem sempre um carter de inovao e de suporte a novos avanos. Quando tais avanos configuram uma nova ordem paradigmtica, pode-se, como na presente atualidade, consider-la uma poca de ps-modernidade. A poca uma temporalidade referenciada a eventos de mudana, tendo, portanto, um carter transitrio. [...] Tempo de mudana tempo de nova realidade. tempo tambm de conflito. O conflito que se gera no processo de mudana confronta uma realidade que j se esgotou com outra que introduz novos paradigmas. De certo modo, o conflito estabelece a fronteira entre estruturas, ideias e comportamentos evanescentes de um lado e, de outro, o novo iderio que se ergue pelo avano do conhecimento. Nada, pois, em termos de organizao pode ser considerado imarcescvel, imutvel e despojado de carter inovador. Porm, realista admitir as grandes dificuldades em se desencadear um processo de mudana em estruturas complexas e burocrticas de grande poder normativo. [...] A interao aberta se processa entre os ambientes externo e interno, convergindo para o foco institucional, representado pelas estratgias e metas desenvolvidas [...]. Todo tempo tempo de mudana. Para que ela se efetive continuamente como
74

processo instalado, algumas definies so fundamentais: mudana de comportamento dos atores em relao s estratgias e metas da instituio; projeto organizacional identificado com a simplicidade estrutural; utilizao de tecnologias eletrnicas de ponta; cenrio ps-burocrtico s aes de apoio; sistema de avaliao para o controle do desempenho de qualidade, gesto voltada a novos valores. [...] A fronteira do tempo entre duas concepes de gesto e estruturao organizacional pode representar a ruptura conceitual da funcionalidade das organizaes e, assim, entrar na nova modernidade ou, ento, ao contrrio, o campo acadmico se pereniza na burocracia, na normalizao e no corporativismo. (VIEIRA, E; VIEIRA, M. Funcionalidade burocrtica nas Universidades Federais: conflito em tempos de mudana. Revista de Administrao Contempornea - RAC, v. 8, n. 2, Abr./Jun. 2004: 181-200. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v8n2/ v8n2a10.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.)

Questo 8:
Discuta com seu grupo e esboce uma soluo para a seguinte questo: Quais as principais dificuldades que as organizaes burocrticas pblicas enfrentam em relao necessidade de mudana?

AGORAASUAVEZ
Questo 9:
Por que os autores dizem que a organizao burocrtica privada (no pblica) geralmente mais flexvel em relao s mudanas ambientais?

Questo 10:
Confrontando o que diz o Trecho 2 com o contedo que voc estudou no captulo 3 de seu Livro-Texto, responda: Como a organizao burocrtica pblica pode promover mudanas?

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que, assim como acontece com os demais modelos propostos pelas Teorias da Administrao, a Teoria da Burocracia de Max Weber necessita adequarse ao novo contexto social, para reduzir suas disfunes e poder, de fato, auxiliar as organizaes na busca pela eficincia e pela eficcia, por meio da viso sistmica e das premissas da Teoria Contingencial de Administrao. Neste sentido, a prpria sociedade demanda que os Administradores Pblicos exercitem a gesto participativa que, por outro lado, tambm abre espao para os agentes polticos contriburem nesta busca. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

75

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
76

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Viso sistmica: defende que a organizao um sistema aberto, formado por diversos subsistemas, e ela prpria pertence a outros sistemas maiores, como o seu ambiente, de forma que sofre impactos das variveis internas e externas sobre todos os seus processos, como acontece com o organismo humano. Viso Contingencial: mudana paradigmtica das Teorias da Administrao, defensora de que todas as propostas administrativas so verdadeiras, dependendo das contingncias em que as organizaes esto inseridas; portanto, tudo depende do contexto. Gesto participativa: processo gerencial pelo qual os gestores estimulam e oferecem condies para que pessoas integrantes de grupos de interesse, internos ou externos organizao, contribuam com a busca de solues dos problemas, possibilitando, assim, que elas participem do processo decisrio.
77

GLOSSRIO
Hannah Arendt: (Hannover 1906 Nova York 1975) nascida em uma famlia judia alem, dedicou-se aos estudos da filosofia, especialmente sobre cincia poltica e educao. Considerada a pensadora da liberdade, preocupou-se em defender os direitos individuais e a famlia contra o que ela chamava de sociedades de massas. Em razo de perseguio poltica pelos nazistas, exilou-se nos Estados Unidos, onde iniciou a carreira acadmica e continuou a combater temas como, por exemplo, o regime totalitrio.

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa D. Questo 2 Resposta: Alternativa D. Questo 3 Resposta: Alternativa E. Questo 4 Resposta: Para responder, os alunos tero que ler todo esse tpico. Eles podero descobrir que Baldo est falando da mudana da viso da prpria cincia, pois a cincia ps-moderna aceita estudar novos fenmenos, enquanto que a cincia moderna seria determinista. E a proposta de Weber. Questo 5 Resposta: Alternativa E.

78

GABARITO
Questo 6 Resposta: Que no atendimento s demandas sociais, estas devem ser analisadas a partir da participao integrada dos demais agentes sociais para, de fato, representarem a diversidade intrnseca quela sociedade. S assim o administrador pblico poder realmente colocar em prtica aes que tragam solues efetivas aos problemas sociais. Questo 7 Resposta: Alternativa A. Questo 8 Resposta: As organizaes burocrticas pblicas tm dificuldade de se adequarem s mudanas ambientais, pelo prprio rigor das premissas burocrticas weberianas, de forma que no so permitidos desvios das rotas preestabelecidas pelos documentos burocrticos. Tambm, aqui, pode ser apresentada uma discusso a respeito da cultura organizacional, pois no ambiente pblico mais difcil envolver os agentes pblicos em processos de mudanas. Questo 9 Resposta: Porque ela administrada por resultados, e o resultado est diretamente relacionado ao atendimento das demandas ambientais; ento, esta organizao monitora seu ambiente e procura antecipar-se aos acontecimentos. Tambm, em termos culturais, nas organizaes privadas a cultura tem mais abertura para a mudana e para a adaptao evoluo social. Questo 10 Resposta: Primeiramente, necessrio que as premissas da burocracia ideal weberiana sejam atualizadas, principalmente no que se refere gesto participativa, em que o gestor pblico convida outros agentes a participarem do processo de deciso, como: cidados, instituio de interesse e agentes polticos. A resposta pode tambm citar que necessrio implementar uma mudana gradual no clima organizacional das organizaes pblicas, cuja cultura passe a privilegiar o estmulo mudana e ao dinamismo tanto das atribuies (trabalho em equipe com intensa interao humana) como dos fins (gesto por desempenho).

79

Tema 05

A Abertura do Estado

sees

s e e S

Tema 05

A Abertura do Estado

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que a abertura do Estado em direo a uma viso sistmica acompanhada pela reflexo do prprio direito. Que essa abertura busca da capacidade de responder s demandas sociais em relao ao espao e ao tempo. As reflexes do prprio Estado, quando so colocadas em cheque as aes administrativas como respostas sociais.

83

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Como compreender o contexto da discusso a respeito da abertura do Estado psmoderno? Quais as principais caractersticas do Estado moderno? Quais as principais razes que levaram abertura do Estado ps-moderno. Que relao possvel fazer entre as mudanas contingenciais do Direito s mudanas ambientais? Qual associao entre a abertura do Estado s reflexes do Direito?

LEITURAOBRIGATRIA
A Abertura do Estado
Para facilitar a compreenso da abordagem do tema 5, segue um breve resgate sobre organizao e ambiente organizacional. A sociedade moderna uma sociedade organizacional. Sendo assim, as decises da organizao ultrapassam suas fronteiras na busca da compreenso do ambiente em que est inserida. Afinal, toda organizao um elemento social. Desta forma, impacta e impactada pelos demais agentes sociais a partir de uma viso sistmica. As organizaes so caracterizadas como sistemas abertos, ou seja, possuem mltiplas variveis internas e externas que determinam sua atuao. Nesta discusso, pode-se entender que nenhuma organizao autnoma ou autosuficiente (CHIAVENATO, 2006, p. 157). Ela interdependente do dinamismo de seu ambiente; ento, ela necessita refletir sobre sua misso e seus objetivos constantemente,
84

LEITURAOBRIGATRIA
para oferecer respostas alinhadas s demandas sociais. Afinal, seu principal papel atender s necessidades da sociedade. Neste contexto, j possvel inserir a razo de ser do prprio Estado. Ele deve ser coercitivo e controlador, ou deve ser participativo e orientador? Acompanhe para voc poder responder a esta questo. Dando continuidade ao estudo do tema 4 sobre as tempestades paradigmticas, necessrio que exista uma reflexo sobre o tamanho, o perfil, os valores do Estado. O Estado moderno privilegiou a concentrao dos meios administrativos e de produo, na tentativa de monopolizar o poder poltico. Entretanto, como ocorre com toda reinveno, o caos instala-se quando o Estado d incio a uma reflexo sobre estas questes, dando indcios de que o indivduo deve ser valorizado. Isso deve-se s presses exgenas. Mas, o que so presses exgenas? Retomando o conceito de Estratgia Organizacional, a organizao deve fazer anlise ambiental para compreender os novos cenrios. A Escola do Design, considerada, segundo Chiavenato (2003), a abordagem mais influente na formao dessa estratgia, por procurar combinar os aspectos internos (organizacionais) e externos (ambientais), traz esta anlise da seguinte forma: a organizao que busca adequar suas aes para originar respostas alinhadas s novas demandas deve (CHIAVENATO, 2003, pp. 542-543): Mapear o ambiental, por meio do diagnstico externo. Avaliar suas variveis internas para identificar seus pontos fortes, a serem ampliados, e seus pontos fracos, que devem ser corrigidos. Esta anlise pode ser feita pela matriz SWOT (strenghts, weakness, opportunities, threats). Promover a compatibilizao, prescrevendo e ajustando os aspectos internos (endgenos) aos aspectos externos (exgenos) da melhor maneira possvel. Nesta proposta, a estratgia organizacional definida como a ao para a mudana. Voltando questo apresentada pelo Livro-Texto, Baldo (2011) comenta que as presses exgenas (presses externas) da racionalidade econmica exigem do Estado tanto a eficincia como a eficcia da ao administrativa, ou seja, alocao econmica de recursos e obteno de resultados finais de seus servios. Por outro lado, as presses exgenas da racionalidade democrtica demandam a legitimao das aes administrativas, que devem ser adequadas comunidade a que servem.
85

LEITURAOBRIGATRIA
Nesse sentido, as presses exgenas deslocam a problemtica dos fins para os meios estatais, conduzindo abertura do Estado. Aqui, voc nota que a burocracia ideal de Weber j no atende plenamente no tempo e no espao social. Para aprimorar esta discusso, Baldo (2011, p. 78) apresenta o trabalho de Adam Przeworsky, que define trs tipos de governo: 1. O governo do povo: voltado para a sociedade civil. Por necessitar de apoio popular, procura fazer o que o cidado solicita, a partir da atuao poltica, o que reduz a autonomia decisria do governo. 2. O governo do Estado: voltado para os burocratas. O governo procura afastar-se das foras polticas, fortalecendo sua autonomia decisria, caracterizando-o como controlador e centralizador. 3. O governo do mercado: voltado aos interesses dos capitalistas. Deixa-se influenciar pelas presses dos interesses da propriedade privada, prejudicando sua legitimao. Sendo assim, Przeworsky conclui que a autonomia do Estado relativa, por depender dos diversos grupos de interesse. Seu maior desafio responder s demandas sociais sem prejudicar sua legitimao, tomando decises estratgicas de interao entre as vrias foras sociopolticas. O autor finaliza dizendo que o Estado inteligente deveria ser capaz de privilegiar uma cooperao entre governo, mercado e sociedade civil, com propostas de aes sinergticas e o desenvolvimento de competncias gerenciais. Bernardo Kiksberg defende a formao de metarredes, pelas quais o governo pratica a participao interativa e coordena a fixao de prioridades governamentais, ao passo que controla os fins pblicos. Esse seria o resultado da reflexo da mudana das vises de mundo, quando o Estado passa a considerar os valores e fins, enquanto instrumentaliza os meios na formulao de polticas pblicas e no agir administrativo. Baldo (2011, p. 81) faz uma breve discusso de que o prprio Direito passa pela mesma tempestade paradigmtica, enquanto busca responder s presses exgenas de seu ambiente oferecendo respostas s demandas sociais. Ento, pode-se entender que o Direito tambm uma instituio social que tem a finalidade de buscar solues para as necessidades sociais contextualizadas, devendo empenhar esforos para a reflexo sobre sua funo em relao s desigualdades no tempo e no espao, a despeito de sua dificuldade, assim como da burocracia, em representar a realidade fielmente.
86

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia a notcia Prefeitura implanta mtodos e tcnicas de gerenciamento para obteno de resultados. Disponvel em: <http://pref-barbacena.jusbrasil.com.br/politica/6280079/prefeitura-implantametodos-e-tecnicas-de-gerenciamento-para-obtencao-de-resultados>. Acesso em: 3 dez. 2013. Faa uma comparao do contedo da notcia com o que voc viu no tema 5 sobre Governo Inteligente. Leia o artigo Reforma do aparelho de Estado no Brasil: uma comparao entre as propostas dos anos 60 e 90, de Sheila Maria Reis Ribeiro. Disponvel em: <http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/ clad0043326.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Acompanhe as fases em que o Estado brasileiro buscou acompanhar as alteraes ambientais.

Consulte tambm as seguintes bibliografias:


Assista entrevista Solues para a reforma do Estado, com o economista Felipe Salto, na Veja Entrevista. Disponvel em: <http://veja.abril.com.br/multimidia/video/%E2%80%9Cprecisamos-rever-opapel-do-estado%E2%80%9D>. Acesso em: 3 dez. 2013. Procure analisar criticamente as questes sobre contas pblicas discutidas na entrevista, buscando compreender as dificuldades inerentes ao tema para o administrador pblico.
87

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Por que o Estado moderno operava pela concentrao dos meios de coero? a) Porque a sociedade pedia por esta postura. b) Para tentar monopolizar o poder. c) Em razo da dificuldade de controlar a ao administrativa. d) Porque os governantes j apresentavam traos gerenciais. e) Para romper com as premissas da burocracia weberiana.

Questo 2:
Analise as charges:

88

AGORAASUAVEZ
Agora, assinale a alternativa em que esto os trs tipos de Governo apresentados por Przeworsky: a) II e IV. b) II, III e V. c) I, III e V. d) III e V. e) I, II e IV.

Questo 4:
Fonte: Blog de Klau. Disponvel em: <http:// blogdeklau.blogspot.com/2009/10/as-melhores-charges-politicas-da-folha_19. html>. Acesso em: 3 dez. 2013. Agora, indique quais assuntos abordados pelo tema 5 podem ser relacionados s mensagens das charges. Qual a alternativa que melhor representa a formao de metarredes de Kiksberg? a) As aes administrativas do Governo so direcionadas para as solicitaes populares, porque originam votos. b) Os governantes procuram manter estreita relao com os partidos polticos parceiros. c) Os empresrios das empresas mais importantes exercem forte presso para que os governantes protejam seus negcios. d) O Governo tem capacidade gerencial para combinar as demandas e exigncias da Sociedade Civil. e) Representa pouca mudana em relao s premissas da burocracia ideal de Weber.
89

Questo 3:
Analise os tipos de Governo listados: I. Governo do povo. II. Governo do Estado. III. Governo dos Partidos. IV. Governo do Capital. V. Governo da Burocracia.

AGORAASUAVEZ
Questo 5:
Considerando o comentrio de Baldo (2011) de que o Estado sofre presses exgenas, explique como isso pode ocorrer. [...] a compreenso do direito como ordenamento jurdico substituiria a pretenso de petrificar e de conformar a Sociedade nos sistemas jurdicos. O agir administrativo desperta-se necessidade de se abandonar a mera exegese lgico-formal em prol do exerccio constante da hermenutica e da interpretao da Sociedade, quando da ponderao dos princpios constitucionais (BALDO, 2011, p. 83).

Questo 6:
O que Baldo (2011, pp. 81-82) quer dizer quando afirma que o direito passa a responder s presses do entorno, e necessidade de se reajustar o agir administrativo? a) Os elementos do entorno do direito so incapazes de indicar novos rumos. b) A capacidade de influncia do entorno do direito maior que os elementos endgenos dos Governos. c) As presses endgenas do direito indicam que suas tendncias esto em um bom caminho, e no precisam de reforma. d) O direito, enquanto instituio social, tambm se submete s mudanas contingenciais. e) Que o direito deve procurar protegerse das presses exercidas pelos valores culturais.

Questo 8:
Na finalizao que Baldo (2011) faz sobre o direito e a ao administrativa, quais foram as principais concepes que propiciaram a comparao das metarrealidades temporalmente distintas: o tipo ideal de burocracia e as atuais representaes de mundo? a) Tempo, espao e cultura. b) Poltica, cidado e globalizao. c) Homem, conhecimento e sociedade. d) Regras, normas e racionalidade. e) Liberalismo, centralidade e coero.

Questo 7:
Como pode ser interpretado o trecho a seguir?
90

Para responder s questes 9 e 10, leia atentamente o Trecho a seguir:

AGORAASUAVEZ
Reforma do aparelho de Estado no Brasil Do ponto de vista da gesto do setor pblico, configura-se uma crise do modelo burocrtico consolidado a partir dos anos 30, que se traduz no diagnstico de ineficincia e ineficcia dos procedimentos, hipertrofia das organizaes, inadequao tecnolgica, incompatibilidade do modelo de administrao vigente com o novo modelo de desenvolvimento econmico e social. [...] Verificam-se propostas de alterao nos mecanismos de tomada de deciso do aparelho do Estado, modificando critrios tradicionais de formao da burocracia e difundindo a contratualizao nas organizaes pblicas. H uma orientao para a descentralizao entendida como quebra do monoplio administrativo estatal, exigncias de responsabilizao dos agentes pblicos e de abertura do Estado participao e ao controle social. (RIBEIRO, 2002. Disponvel em: <http:// unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0043326.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.)

Questo 10:
Como se pode caracterizar a reforma descrita por Ribeiro sobre as questes das mudanas ambientais?

Questo 9:
Em relao ao que Ribeiro relata, no que se refere Adam Przeworsky sobre os trs tipos de governo, qual o tipo que possvel indicar para o perfil do governo brasileiro?

91

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que no s a proposta da burocracia moderna, mas, tambm, o prprio Estado passou e ainda passa por reflexes para reinventar seu papel social. Assim, o Estado deve compreender as novas demanda sociais para que suas aes administrativas atendam s solicitaes populares, polticas e sua prpria legitimao, enquanto instituio social. Aqui, tambm, voc viu que o Direito segue a mesma viso contingencial e sistmica, ao passo que se v obrigado a refletir sobre como pode dar respostas Sociedade Civil satisfatoriamente no tempo e no espao. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT.
92

REFERNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

93

GLOSSRIO
Sistema aberto: processo que possui mltiplas variveis internas e externas interdependentes, composto por entradas (inputs), processo (transformao) e sadas (outputs). Demandas sociais: necessidades que os membros de uma sociedade apontam como questes emergentes a serem solucionadas. Presses exgenas: apelos vindos do ambiente externo instituio. Metarrede: meio pelo qual o Estado faz a gesto participativa interativa, buscando coordenar e fixar prioridades, enquanto controla os fins.

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa B. Questo 2 Resposta: Na charge almas escovadas, os alunos podem identificar o racionalismo da burocracia ideal de Weber. Na charge Rio so Francisco, os alunos podem discutir sobre o governo que oferece o que o povo pede, mas quer uma contrapartida, o que se pode chamar de polticas eleitoreiras. Do ponto de vista dos trs tipos de governo de Przeworsky, seria uma combinao do governo do povo com o governo do capital.

94

GABARITO
Questo 3 Resposta: Alternativa E. Questo 4 Resposta: Alternativa D. Questo 5 Resposta: Essas presses exgenas podem ser representadas pelas novas demandas sociais, pelas imposies polticas e pela busca da legitimao do Estado. Este um desafio para os governos, porque os interesses de uns pode no estar de acordo com os interesses de outros. Questo 6 Resposta: Alternativa D. Questo 7 Resposta: Que a ao administrativa e o direito esto inter-relacionados e que o direito tambm deve procurar considerar os elementos intangveis presentes na sociedade, para ser capaz de oferecer respostas s necessidades sociais. Questo 8 Resposta: Alternativa C. Questo 9 Resposta: Provavelmente os alunos indicaro que o Governo Inteligente, que consegue combinar o que o povo pede, com o que as foras polticas exigem, ao mesmo tempo em que mantm sua soberania nas decises administrativas. Questo 10 Resposta: Toda reforma parte desta ideia de adequao s mudanas recentes. No caso, embora no haja muitas indicaes no trecho (e sim no texto completo), os alunos podem identificar que o governo brasileiro caracterizado como capaz de aes gerenciais estratgicas, j que procura compreender as mudanas ambientais, promovendo mudanas substanciais no que orienta a burocracia ideal weberiana.
95

Tema 06

As Propostas Hegemnicas de Gesto Pblica

sees

s e e S

Tema 06

As Propostas Hegemnicas de Gesto Pblica

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que a organizao pblica, enfim, pauta-se nos modelos gerenciais e de gesto praticados nas organizaes privadas. Que o conhecimento da Administrao Pblica foi construdo a partir de experincias empricas, mas que vem buscando teorizar estas prticas para sistematizar o conceito. Que o administrador pblico busca a descentralizao, passando a valorizar o trabalhador do conhecimento.

99

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Como se deu o incio da formao do Administrador Pblico? Qual o contexto em que a gesto pblica busca apoio nos modelos de gesto das organizaes no pblicas? Como associar a proposta das cinco estratgias de Osborne e Plastrik para a reinveno da Administrao Pblica? Identificar quais modelos da Teoria da Administrao tradicional tm despertado o interesse da Administrao Pblica. Compreender os caminhos da ruptura paradigmtica da burocracia weberiana.

LEITURAOBRIGATRIA
As Propostas Hegemnicas de Gesto Pblica
Aps o incio pelo empirismo prtico, a construo do conhecimento sobre Administrao Pblica busca, enfim, fundamento terico como resultado deste empirismo a partir de sua sistematizao, pois era necessrio um conjunto de conhecimentos para a formao do Administrador Pblico. Nesse contexto, Laurence E. Lunn Jr. comenta que necessrio considerar as relaes sociais quanto atuao dos Administradores Pblicos, j que so indivduos com vivncias, valores e convivncia com situaes distintas, no cabendo mais o agir padronizado do agente pblico. A formao oficial dos Administradores Pblicos foi iniciada pela Escola de Negcios, o que deu um direcionamento de gerenciamento pela eficincia. Num segundo momento, a formao passa para a Escola de Polticas Pblicas, cujo direcionamento foi no sentido da gesto da eficcia.
100

LEITURAOBRIGATRIA
No entanto, ambas as escolas, embora com vertentes diferentes, tinham preocupaes semelhantes: interesse pelo gerenciamento de recursos e pela gesto dos resultados, pela funo poltica e pela interorganizao da Administrao Pblica. Esta passagem possibilitou que a Administrao Pblica pudesse propor solues para as novas demandas sociais resultantes das presses exgenas. Aqui, fala-se de cotidiano e de estratgias como instrumentos das mudanas. Est, ento, formado o arcabouo necessrio para apresentar a proposta das cinco estratgias de David Osborne e Peter Plastrik de capacitao do agente pblico. So elas: (I) estratgia do controle; (II) estratgia da cultura; (III) estratgia do cliente; (IV) estratgia central; e (V) estratgia das consequncias. O objetivo desta apresentao facilitar a compreenso da representao entre a realidade e o modelo idealizado de Administrao Pblica. Veja cada uma delas agora: A primeira a estratgia do controle, que se relaciona capacitao do agente pblico. Aqui, os autores resgatam o que as organizaes privadas tm-se esforado para aplicar em termos de modelos de gesto: a gesto do conhecimento como meio para a descentralizao da tomada de deciso do agente administrativo. Nessa proposta, os agentes da linha de frente (nvel operacional) no necessitam de superviso, de ordens ou de cobrana quanto s regras, pois se parte do pressuposto de que este agente tem capacidade e preparo para tomar decises locais a respeito de suas atividades. uma forma de autogesto do agente, em que ordens e normas so substitudas por conselhos e orientaes dos superiores hierrquicos a partir de uma relao de confiana, e no mais de coao. J na estratgia da cultura, a gesto pblica assume uma nova lgica, pela qual h uma preocupao com o homem e seus valores, que formam a cultura organizacional. Entretanto, esta estratgia da cultura pode afrontar o Direito Administrativo, j que orienta uma flexibilizao que contraria a impessoalidade burocrtica prevista. Entretanto, alguns casos j comprovaram que possvel que a estratgia da cultura sirva de orientao na gesto pblica, a partir da negociao e da informao clara dos fins esperados de um agente pblico, como o exemplo da gesto por projetos. Quanto estratgia do cliente, o usurio do servio pblico posicionado como cliente, cujas expectativas devem ser atendidas de modo satisfatrio. Tambm praticado aqui o conceito de cliente interno, que privilegia o trabalho em equipe.
101

LEITURAOBRIGATRIA
Note que estas trs estratgias comentadas so bastante alinhadas com o que se tem feito nas organizaes privadas com base em modelos construdos pela Teoria da Administrao. Nestes casos, possvel encontrarem-se os mesmos argumentos nas propostas de Peter Drucker, um dos mais importantes estudiosos de estratgia. a administrao pblica buscando por solues contingenciais. Tanto que assuntos como Empreendedorismo, Anlise SWOT (strenghts, weakness, opportunities, threats), parcerias, sucesso, gesto da qualidade e satisfao do cliente so apresentados por Baldo (2011, pp. 106-108). Na estratgia central, novas funes para o Estado so definidas no sentido de este servir como condutor de polticas pblicas. Aqui, a reinveno impacta profundamente a forma monopolista da burocracia moderna. Para ser capaz de desenvolver e executar polticas pblicas que atendam s novas demandas sociais, por muitas vezes ocorre o desdobramento do aparelho estatal, j que as estratgias levam ideia do atendimento pontual das necessidades dos agentes sociais. Essa reinveno do governo pode elevar os custos financeiros, de tempo e polticos, por isso exige lealdade aos propsitos, coragem e perseverana do agente pblico. Tambm pode levar a uma disputa por recursos pblicos, j que os agentes pblicos sero responsabilizados pelo gerenciamento de recursos e pela eficcia dos resultados. Essa estratgia central pode ser alinhada com o que se falou em temas anteriores sobre Estado Inteligente, em que o gestor pblico assume um papel de garantidor da direo e dos ajustes das prioridades governamentais e, ainda, de conduo das polticas pblicas. Por fim, a estratgia das consequncias estabelece a construo jurdica de indicadores de desempenho como instrumento de mensurao da eficcia da ao administrativa dos agentes pblicos. Aqui, as organizaes administrativas so responsveis pelos rendimentos e resultados obtidos como oportunidade para reflexo.

102

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia, na ntegra, o artigo Anlise da influncia da gesto do conhecimento em programas de qualidade: estudo de caso em um hotel-escola. De RODRIGUES, E.; CRUZ, C.; NAGANO, M. Revista de Cincias Gerenciais, Brasil, v. 11, n. 13, pp. 51-57, 2007. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/91/88>. Acesso em: 3 dez. 2013. O estudo de caso sobre uma organizao no pblica; entretanto, est associada a uma instituio de ensino superior e pode contribuir com sua viso sobre a Gesto do Conhecimento na prtica. Acesse o portal Governo Federal, e visualize o documento Gesto do Conhecimento e Informao Estratgica - Programa de Governo Eletrnico. Disponvel em: <http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/comites-tecnicos/gestao-doconhecimento-e-informacao-estrategica>. Acesso em: 3 dez. 2013. Para compreender as iniciativas do governo para praticar a Gesto do Conhecimento. Leia o artigo Proposta para implantao de BSC em uma instituio pblica, usando como base o Planejamento Estratgico do Inmetro. Disponvel em: <http://www.aedb.br/seget/artigos06/504_504_ArtigoSeget.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Identifique um caso prtico de utilizao de indicadores de desempenho em um rgo pblico.
103

LINKSIMPORTANTES
Leia o artigo Polticas pblicas: nova abordagem, de Ana Lydia Sawaya, publicado pelo peridico Estudos Avanados, n. 20, em 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v20n56/28631.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Neste estudo, voc poder identificar vrios exemplos de iniciativas da gesto pblica voltada para a realidade da sociedade.

Vdeos
Assista ao vdeo SUS Planejamento Estratgico. Disponvel em: <http://www.youtube. com/watch?v=R_xyzpgqk5Q&feature=related>, acesso em: 3 dez. 2013. E observe como ter uma viso sistmica na gesto pblica. Assista ao vdeo Administrao Pblica: eficincia, eficcia e efetividade. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=cuCDxJxbmZE>. Acesso em: 3 dez. 2013. Neste vdeo, voc poder identificar como o administrador pblico pode buscar a excelncia em gesto.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.
104

AGORAASUAVEZ
Questo 1:
Veja o que o trecho diz sobre a responsabilidade da organizao em oferecer as condies ideais para a Gesto do Conhecimento: A organizao, por sua vez, no consegue criar conhecimento sozinha, por isso seu papel fornecer o contexto apropriado que facilite as atividades grupais, indo alm de estimular o aprendizado individual dos funcionrios (RODRIGUES; CRUZ; NAGANO, 2007). Agora, assinale a nica alternativa correta: a) Os locais para a Gesto do Conhecimento so de difcil acesso para os trabalhadores. b) Os trabalhadores assumem a funo de indicar quais so os locais para esse processo. c) somente quando as pessoas esto dispostas a participar que as empresas estudam sobre os locais. d) As organizaes devem preparar sua estrutura e seu pessoal para promover a Gesto do Conhecimento. e) O conhecimento organizacional vai embora junto com os trabalhadores aps o final do expediente.

Questo 2:
Agora, analise o trecho que apresenta as aes da Secretaria de Gesto Pblica do Estado de So Paulo: OBJETIVO ESTRATGICO AP3 Promover o desenvolvimento de estruturas, processos organizacionais e parcerias, com vistas aos resultados almejados. Desenvolver aes e projetos, apoiar iniciativas e incentivar os rgos da Administrao Estadual para que adotem modelos organizacionais, metodologias de gesto e prticas que visem: eficcia (resultados) e eficincia das organizaes pblicas, com forte utilizao de tecnologias de informao e comunicao (TIC); ao estabelecimento de parcerias; e reviso da legislao pertinente, com o intuito de desburocratizar as aes empreendidas e melhorar a prestao de servios. Aes Gesto de Conhecimento e Inovao (1) Promoo do conhecimento gerado pelos servidores do Estado, voltado ao aperfeioamento da Administrao Pblica. (2) Incentivo adoo e implantao por todos os escales de servidores de polticas pblicas inovadoras, visando eficincia, eficcia e efetividade dessas polticas. (3) Incentivo adoo e aplicao de tecnologias de informao e comunicao (TIC) na execuo de medidas inovado105

AGORAASUAVEZ
ras. (4) Desenvolvimento de pesquisa anual para aferir o nvel de prontido do Estado para a Gesto do Conhecimento e Inovao (GCI). (5) Criao e implantao do Observatrio de Prticas de TIC e do Laboratrio de Inovao em Gesto Pblica. (Secretaria da Gesto Pblica do Estado de So Paulo. Disponvel em: <http://www. gestaopublica.sp.gov.br/PDF/LIVRO_Planejamento_es.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013) Com qual estratgia, entre as propostas por David Osborne e Peter Plastrik, voc identifica mais fortemente esta iniciativa? Por qu?

Questo 4:
Qual das alternativas representa mais fielmente a principal problemtica da Estratgia da Cultura de David Osborne e Peter Plastrik? a) O conjunto de crenas orientadoras da cultura organizacional com vistas s premissas da burocracia weberiana. b) A cultura da alta cpula hierrquica, j que a cultura emana de cima para baixo. c) A mobilizao dos agentes pblicos e a canalizao de suas foras por meio da cultura organizacional. d) A identificao dos elementos culturais que orientam o comportamento dos usurios finais. e) As atitudes e valores que os agentes pblicos apresentam fora da organizao.

Questo 3:
Quais as duas vertentes nas Escolas de formao de Administradores citadas por Baldo (2011)? a) Gesto do conhecimento e gesto dos recursos. b) Gerncia do controle e gesto das pessoas. c) Gerncia dos recursos e gesto dos resultados. d) Gesto estratgica e gerncia pblica. e) Governana e cultura organizacional.

Questo 5:
Analise o trecho de Peter Drucker: [...] todas as organizaes perpassam por esse processo de abertura, abrangendo tanto a iniciativa privada quanto o setor pblico. Antigamente, acreditava-se que o conhecimento das tecnologias externas e dos usurios finais pouco interferia no gerenciamento de uma organizao. A gerncia era legalmente definida, pois ela se baseava no comando e no controle, conforme fossem determinados pelas leis de um pas

106

AGORAASUAVEZ
especfico. O fabricante s conhecia o que estava sob sua abrangncia legal, desconsiderando fatores externos. (BALDO, 2011, p. 105).

Questo 7:
Analise o caso: O governador de Minnesota, Rudy Perpich, criou, em 1985, um comit para dirigir um programa chamado luta pela excelncia no rendimento, contando com o apoio dos empregados estatais. Na construo do projeto, ele se esforou para adaptar vrios conceitos da administrao privada esfera pblica [...] pressupondo que o estreito contato com o cliente permitiria uma melhor compreenso da prpria atividade operacional. Contextualizando esse caso estratgia do cliente de David Osborne e Peter Plastrik, indique qual a principal iniciativa capaz de auxiliar na satisfao do usurio final.

Questo 6:
Como pode ser compreendida a frase: a reinveno do governo no s custa dinheiro, tempo e capital poltico, mas tambm exige lealdade ao propsito, valentia e perseverana. Polticos, administradores e agentes pblicos devem assumir os riscos da responsabilidade pelos rendimentos. (BALDO, 2011, p. 112)? a) essencial que todas as pessoas envolvidas nas decises de gesto pblica acreditem no novo direcionamento. b) Os custos para mudar a direo do modelo da Administrao participativa so inviveis. c) A coragem a principal caractersica necessria para colocar as novas ideias de gesto pblica em prtica. d) Os modelos das organizaes privadas tornam-se mais caros quando aplicados s organizaes pblicas. e) A gesto pblica no tem capacidade para aplicar os procedimentos modernos em plena atividade nas organizaes privadas.

Questo 8:
Qual das alternativas representa uma das caractersticas que difere da gesto por resultados na organizao pblica em relao gesto das organizaes privadas? a) As organizaes pblicas no possuem em seu quadro pessoas preparadas para lidar com desempenho. b) Pode ser necessrio desagregar os servios para personalizar a soluo dos clientes. c) O desempenho no afeta a gesto de rendimentos, pois se trata de uma organizao pblica.
107

AGORAASUAVEZ
d) Nem sempre se tem uma viso clara dos indicadores, pela falta de competncia para defini-los. e) As pessoas no se envolvem com resultados, porque os estmulos no so financeiros.

Questo 10:
Como podem ser construdos juridicamente os indicadores de desempenho nas organizaes pblicas?

Questo 9:
Quanto aos tipos de incentivo, como pode ser definida a gesto de rendimentos?

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que a organizao pblica est se apoiando nas propostas de modelos gerenciais praticados pelas organizaes privadas, como tentativa de se adequar nova realidade, em que os usurios (clientes) buscam a satisfao de suas necessidades; as foras polticas precisam ser negociadas e a ao administrativa deve preservar sua legitimao jurdica. Neste sentido, os administradores pblicos devem conhecer sobre gesto do conhecimento, conceito de cliente, cultura organizacional, novas formas de fazer polticas pblicas e de gesto por resultados com o uso de indicadores de desempenho. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

108

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
109

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Gesto do Conhecimento: processo pelo qual a organizao oferece as condies ideais para transformar o conhecimento individual de seus trabalhadores talentosos em conhecimento organizacional incorporado nos produtos ou servios, criando valor organizacional diante de clientes e investidores. Estratgia: processo de planejamento que se origina da reflexo da misso e da viso da organizao, da anlise ambiental e do estabelecimento de objetivos para o futuro. A Estratgia orienta as aes de todas as pessoas da organizao no sentido do atingimento destes objetivos. Cultura Organizacional: conjunto de crenas, premissas e valores que orienta as polticas organizacionais e o comportamento esperado das pessoas. Polticas Pblicas: conjunto de aes delineadas pelos governos de qualquer mbito com o objetivo de atender ao bem da coletividade.
110

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa D. Questo 2 Resposta: A estratgia de controle. Questo 3 Resposta: Alternativa C. Questo 4 Resposta: Alternativa C. Questo 5 Resposta: Que as organizaes, at certo ponto da evoluo da teoria das organizaes, no eram capazes de identificar as presses exgenas, mas que, em determinado ponto da maturidade organizacional, elas passam a identificar e analisar os elementos do entorno que impactam a sua forma de ser e agir. Questo 6 Resposta: Alternativa A. Questo 7 Resposta: A aproximao com o cliente, por meio dos trabalhadores que o apoiavam, j que so os trabalhadores que melhor conhecem as necessidades dos clientes.

111

GABARITO
Questo 8 Resposta: Alternativa B. Questo 9 Resposta: Ideal para os servios pblicos que se prestam comunidade em geral. Este incentivo viabiliza a busca dos rendimentos e dos resultados pretendidos, por meio de medidas positivas e negativas, como prmios individuais e coletivos, gratificao psicolgica, rateio das economias e pagamento por rendimento. Questo 10 Resposta: Segundo Baldo, (2011, p. 122), Se no paradigma burocrtico, a lei promovia a imposio de polticas pblicas, no paradigma ps-burocrtico, a negociao contratual dos indicadores de resultado visa cooperao sinergtica entre os atores sociais. Longe de ser um fenmeno isolado, as mutaes sofridas pelo direito se mostram como reflexo de um processo maior, qual seja: a mudana das representaes e vises de mundo, a que as prticas e teorias de gesto pblica tentam responder. Ento, tambm o direito deve propor formas jurdicas que auxiliem ao novo modelo de Administrao Pblica.

112

Tema 07

sees

Gesto Pblica no Brasil: a Importao de Propostas Hegemnicas

s e e S

Tema 07

Gesto Pblica no Brasil: a Importao de Propostas Hegemnicas

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que o perfil da sociedade brasileira difere muito da europeia, na qual foram desenvolvidos o paradigma burocrtico e o paradigma ps-burocrtico de Gesto Pblica. Que a cultura nacional formada durante longos perodos, como resultado da interao humana, cujos valores so formados de acordo com os paradigmas aceitos por aquela sociedade. Que a falta de coeso social, em que os laos de confiana entre os agentes so frgeis.

117

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: De que maneira possvel contextualizar o carter exploratrio da colonizao brasileira e sua influncia na cultura brasileira? Quais as caractersticas culturais brasileiras que interessam aplicao da gesto pblica ps-moderna? Como compreender a preocupao com a riqueza fcil na cultura brasileira? De que maneira se d a falta de coeso social e a falta de confiana nos agentes pblicos da cultura brasileira? De que maneira pode ser feita a adaptao do modelo realidade brasileira?

LEITURAOBRIGATRIA
Gesto Pblica no Brasil: a Importao de Propostas Hegemnicas
Voc j deve ter ouvido falar que as caractersticas de um povo sempre lhe so peculiares, pois so formadas a partir de sua prpria histria. Neste sentido, analisando a cultura brasileira, voc ter a oportunidade de identificar alguns traos culturais no que se refere aplicao do modelo burocrtico de Administrao Pblica, que foi concebido originalmente a partir da cultura do povo europeu. Se voc se remeter poca da colonizao brasileira, saber que os colonizadores do Brasil eram conhecidos como aventureiros em busca de riqueza fcil a partir de pouco esforo e pouco trabalho.

118

LEITURAOBRIGATRIA
As primeiras pessoas a virem para o Brasil no demonstravam qualquer preocupao com progresso ou formao de valores ticos naquela sociedade. Elas tinham, sim, objetivos de explorar para acumular riquezas rapidamente e custa do mnimo esforo possvel. Nesse contexto, a cultura do povo brasileiro ainda possui estes traos herdados do perodo da colonizao que resultam na averso metodizao do comportamento, porque impediria seu livre arbtrio, o que incompatvel com a disciplina demandada pela burocracia. Outro aspecto importante a falta de confiana nos agentes pblicos, que dificulta a legitimao da organizao pblica. No difcil compreender porque isso ocorre. Veja que, se o carter tem origem no perfil exploratrio-aventureiro, as pessoas desenvolvem o hbito de defender o interesse prprio em detrimento do interesse coletivo, dispondo-se a fazer o que for necessrio para atingir este objetivo, buscando solues clientelistas a partir de relaes afetivas com os agentes pblicos. Esta ltima caracterstica evidencia a dificuldade do povo brasileiro de distinguir os domnios pblicos dos privados. Quanto notria caracterstica de cordialidade do povo brasileiro, Baldo (2011) comenta que pode representar uma tentativa de preservar a sensibilidade emotiva tpica da cultura brasileira. Nesse sentido, ocupar cargos pblicos ou exercer profisses clssicas so percebidos como oportunidades de prestgio social, diferenciando as pessoas das massas populares. Este perfil poderia facilitar a importao de modelos estrangeiros. At este ponto desta discusso, voc pode identificar os principais traos culturais que dificultariam a aplicao do modelo ideal de burocracia de Weber, principalmente quanto necessidade de impessoalidade, da formao tcnica como mrito de promoo, e da legitimao da autoridade hierrquica. Agora, procure ampliar a discusso, identificando outros traos que possam contrariar as premissas do paradigma ps-burocrtico. Inicie vendo sobre a no observncia da autoridade hierrquica. A afetividade que impele o brasileiro a buscar privilgios pelo estreitamento do relacionamento com os agentes pblicos pode levar fragilidade da coeso social e promoo das pessoas
119

LEITURAOBRIGATRIA
no pelo mrito (princpio da burocracia), mas pelo clientelismo. Esse perfil de homem cordial contraria a necessidade de confiana do paradigma ps-burocrtico. Resgatando a estratgia de controle, a confiana o elemento mais importante para a descentralizao. Entretanto, com este vcio de postura, o prprio agente pblico pode restringir sua ao exclusivamente a um nico indivduo, desviando-se de seu objeto para servir ao pblico em geral. Falando um pouco mais de coeso social, ela normalmente incitada pelas relaes do trabalho. Entretanto, se a pessoa procura no trabalhar, ou, ento, muda de atividade constantemente em busca de novas oportunidades de ganho fcil, fica clara a razo da fragilidade da coeso social no Brasil. Esta pouca fixao do homem ao ofcio tambm acarreta a dificuldade da formao da burguesia, que a mais adequada ocupao dos cargos pblicos. Outro aspecto importante o poder poltico dos ruralistas brasileiros, cujo autoritarismo empregado tanto na administrao de suas propriedades como nas manobras polticopartidrias, representando outro momento de privilgios e da no legitimao do agente pblico. Nesse caso, at mesmo os autores da estratgia de controle, Osborne e Plastrik, recomendam que, ento, melhor no descentralizar e manter o controle sob os instrumentos legais burocrticos, para se evitar a acentuao do problema, pois o agente pblico tambm est sujeito s influncias culturais do clientelismo e pode esquecer-se de seu papel pblico definido em lei. O que foi apresentado neste tema 7 no significa que o paradigma ps-burocrtico deva ser evitado pelo Estado brasileiro; ao contrrio, facilita a compreenso de quais elementos culturais podem prejudicar a aplicao do modelo na forma original, sendo necessrio considerar o contexto brasileiro. Alis, como ocorre de modo geral nos pases latinoamericanos.

120

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Cultura organizacional em organizaes pblicas no Brasil, de Pires e Macedo. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n1/v40n1a05.pdf>. Acesso em 3 dez. 2013. Para compreender melhor os estudos sobre a cultura do povo brasileiro em relao gesto pblica. Leia o artigo Para MDS, vencer cultura do clientelismo desafio da rea de assistncia social, de Nielmar de Oliveira, publicado pela Rede Brasil Atual. Disponvel em: <http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/02/para-mdsvencer-cultura-do-clientelismo-e-desafio-da-area-de-assistencia-social>. Acesso em: 3 dez. 2013. Veja como algumas iniciativas podem reduzir o clientelismo caracterstico da cultura brasileira. Leia o artigo Participao Popular e redes sociais uma parceria que deu certo, de Simone Pligher, publicado em 3 maio 2011, no blog Voto consciente Jundia. Disponvel em: <http://votoconscientejundiai.com.br/outros/participacao-popular-e-redessociais-uma-parceria-que-deu-certo/>. Acesso em: 3 dez. 2013. Veja como o uso das redes sociais contribuiu no combate ao clientelismo.

121

LINKSIMPORTANTES
Consulte tambm as seguintes bibliografias:
Assista ao vdeo Projetos de gesto sustentvel so adotados por administraes pblicas. Disponvel em: <http://www.archive.org/details/Mcrost01-ProjetosDeGestoSustentvelSoAd otadosPorAdministraesPblica989>. Acesso em: 3 dez. 2013. Veja como os modelos de gesto podem ser adaptados s novas demandas sociais, se a cultura favorecer o ambiente necessrio para tais polticas pblicas.

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Quais caractersticas de Macunama fizeram Mrio de Andrade associ-lo a um heri da nossa gente? a) Gostar de aventuras e saber ouvir sugestes.

b) Ser pobre e ter sido abandonado desde pequeno. c) Gostar de trocar ideias e procurar melhorar de vida. d) Afetividade e nepotismo. e) Baixa coeso social e averso metodizao.

122

AGORAASUAVEZ
Questo 2:
Como pode ser entendida a citao de Baldo quando Holanda (apud BALDO, 2011, p. 127) comenta a existncia da primazia dos colonizadores pelo mrito pessoal, defendendo o livre arbtrio e o clssico apreo ao cio [...]? a) Os agentes pblicos rejeitam o nepotismo. b) A burocracia defende as solues personalizadas ao indivduo. c) O homem cordial procura resolver as situaes pelo clientelismo. d) A vida domstica objeto de interesse do agente pblico. e) O princpio da impessoalidade orienta o atendimento personalizado.

Questo 3:
Quais as duas principais caractersticas da cultura brasileira que contrariam o princpio de impessoalidade burocrtica? a) A legitimidade e as foras exgenas da cultura. b) A falta de coeso social e a afetividade. c) A rejeio total ao trabalho e convivncia social. d) Cordialidade e formao escolar. e) Solues jurdicas e metodizao.

Questo 5:
Leia o trecho: A referncia ao Menino Jesus tambm indica a difcil submisso do brasileiro reverncia superior, no se encaixando ao preceito burocrtico de observncia autoridade hierrquica (BALDO, 2011, p. 129).

Questo 6:
Pensando nas caractersticas da cultura brasileira que podem prejudicar a aplicao do paradigma ps-burocrtico, analise as afirmativas: I. Falta de confiana social. II. Vnculos afetivos com o agente pblico. III. Busca pela formao tcnica.

Questo 4:
Qual das alternativas a seguir melhor representa quando Holanda (apud BALDO, 2011, p. 127) diz que a vitria da abstrao impessoal sobre os vnculos afetivos colide com a preponderncia conferida pelo provo brasileiro educao familiar particularizante?

123

AGORAASUAVEZ
IV. Preocupao legitimada. com a autoridade IV. Decises em equipe. V. Status social do cargo pblico. VI. Ascenso profissional pelo mrito. Quais destas caractersticas favorecem o exerccio do modelo de gesto pblico ps-burocrtico? a) I, II, IV e V. b) III, V e VI. c) III, IV e V. d) II, III, V e VI. e) II, III, IV e VI. V. Valorizao do status social. Agora, responda: quais destas caractersticas podem dificultar a aplicao do modelo ps-burocrtico de gesto pblica no Brasil na sua forma original? a) II e III. b) II, III e IV. c) I, III e IV. d) I, II e V. e) IV e V.

Questo 7:
Se a coeso social pode ser incitada pelas relaes de trabalho, identifique os dois traos da cultura brasileira que podem servir de causa-efeito para esta questo. Explique sua resposta.

Para responder s questes 9 e 10, leia o trecho a seguir:

Validao por meio de modelagem de equaes estruturais [...] Ser que o Brasil estaria preparado para afrouxar seu controle nos processos de transpor para sua administrao pblica esse modelo?. A cultura brasileira reflete uma realidade dura com relao corrupo dos polticos, uma vez que burlar a legislao ainda muito comum, apesar da tentativa de controle de alguns [...] A questo cultural fator de influncia relevante no contexto poltico brasileiro, uma vez que, para que haja uma real mudana

Questo 8:
Pensando no paradigma ps-burocrtico, analise as opes a seguir: I. Glria e fama. II. Descentralizao. III. Confiana.

124

AGORAASUAVEZ
e efetivao de todos os processos de reforma j iniciados, em andamento e tambm (e por que no) o que ainda esto por vir, necessria uma mudana de paradigma no somente nos processos polticos e gerenciais, mas, principalmente, nos modelos mentais dos indivduos que esto envolvidos nas formulaes e prticas das polticas brasileiras. (BUIATTI, Carolina L. Validao da escala de PSM - Public Service Motivation por meio de modelagem de equaes estruturais. Dissertao (Mestrado) FEARP-USP, 2007. Disponvel em: <http://www.teses. usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde25072007-141319/publico/CarolinaLasmarBuiatti.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.)

Questo 9:
Qual a resposta que pode ser formulada a partir do que Baldo (2011) apresenta sobre a aplicao no Brasil do paradigma ps-burocrtico na forma original europeia?

Questo 10:
Traduza o texto apresentado no segundo pargrafo, analisando a situao a partir do que voc viu no tema 7 sobre as caractersticas da cultura brasileira em vista da gesto pblica sob o vis ps-burocrtico.

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que as caractersticas de clientelismo e favoritismo individual da cultura brasileira, herdadas dos primeiros colonizadores, contrariam tanto o postulado do paradigma burocrtico como o do modelo ps-burocrtico, principalmente quanto aos princpios de impessoalidade, legitimao da autoridade hierrquica e a promoo por mrito. comum se observarem estes traos no cotidiano das organizaes governamentais e no meio poltico brasileiros. Esta discusso no impede a adaptao do modelo europeu de gesto pblica ps-moderna, mas sim indica a necessidade de se considerarem estes elementos no contexto brasileiro. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!
125

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
126

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Clientelismo: manipulao de procedimentos ou troca de favores para beneficiar interesse individual de algum. Legitimao da organizao pblica: lisura na atuao da Administrao Pblica em benefcio da populao e, assim, ser aceita por ela. Valores ticos: conjunto de crenas e princpios que conduzem uma sociedade. Ps-moderna: neste contexto, pode ser entendida como a Gesto Pblica embasada na democracia participativa, que busca efetividade no atendimento das necessidades sociais. Metodizao: tornar algo metdico, cujos respectivos critrios devem ser seguidos para garantir a uniformizao do processo.
127

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa E. Questo 2 Resposta: Que a cultura brasileira foi formada a partir dos valores destes colonizadores, para o enriquecimento fcil com o mnimo de esforo possvel, o que pode ter se traduzido como o jeitinho brasileiro. Questo 3 Resposta: Alternativa B. Questo 4 Resposta: Alternativa C. Questo 5 Resposta: Que um dos traos da cultura brasileira que contraria o paradigma burocrtico a busca da ascenso na carreira pelo vnculo afetivo, e no pelo mrito tcnico. Questo 6 Resposta: Alternativa D. Questo 7 Resposta: Com a expectativa do enriquecimento rpido e fcil, o trabalho no prioridade para o indivduo; sendo assim, as relaes de trabalho reduzidas enfraquecem os laos de confiana da coeso social.

128

GABARITO
Questo 8 Resposta: Alternativa E. Questo 9 Resposta: Que o modelo na forma original poderia trazer ainda mais intensificao aos desvios de comportamento dos agentes pblicos, em razo do perfil clientelista do brasileiro. Ele aconselharia que o controle continuasse mais prximo dos instrumentos estabelecidos por Weber. Questo 10 Resposta: Que somente com uma mudana na forma de pensar sobre os agentes pblicos (e deles prprios) haveria alguma possibilidade de a gesto pblica no Brasil seguir as orientaes de descentralizao na tomada de deciso em nveis hierrquicos inferiores.

129

Tema 08

Gesto Pblica no Brasil: a Traduo Terica

sees

s e e S

Tema 08

Gesto Pblica no Brasil: a Traduo Terica

Introduo ao Estudo da Disciplina


Caro(a) aluno(a).
Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Novos horizontes para a gesto pblica, do autor Rafael Antonio Baldo, Editora Juru, 1.ed. 2009, 1. reimpr. 2011, PLT 339.

Roteiro de Estudo:
Administrao Pblica Prof. Edna de Almeida Rodrigues

CONTEDOSEHABILIDADES
Contedo
Nessa aula voc estudar: Que se apresenta um esforo para propor uma forma de traduzir o paradigma psburocrtico para a realidade brasileira. Da necessidade de se traduzirem os modelos de Gesto Pblica que so importados geralmente de pases desenvolvidos. A proposta de reflexo feita por Baldo (2011), quando o autor rene as consideraes finais das discusses.

133

CONTEDOSEHABILIDADES
Habilidades
Ao final, voc dever ser capaz de responder as seguintes questes: Qual a importncia de se traduzirem os modelos burocrticos importados? Quais as principais questes sobre a traduo dos modelos de acordo com as caractersticas da cultura brasileira? Quais so algumas iniciativas governamentais para adotar o paradigma ps-burocrtico no Brasil? O que o clientelismo na cultura brasileira em relao aos modelos burocrticos? O que a racionalidade tridimensional da gesto pblica?

LEITURAOBRIGATRIA
Gesto Pblica no Brasil: a Traduo Terica
Quanto tempestade paradigmtica, voc viu, at este ponto, que o paradigma burocrtico baseado no modelo ideal proposto por Weber primou pela cientificizao do conhecimento. O paradigma ps-burocrtico, por sua vez, destaca a valorizao dos agentes pblicos e da cultura administrativa em nome dos resultados advindos da sinergia das pessoas. Esta compreenso primordial para dar continuidade ao que trata o tema 8. Com o objetivo de chegar a uma soluo para uma traduo dos modelos estrangeiros de burocracia, Baldo (2011) apresenta uma discusso especfica ao contexto brasileiro. Neste sentido, os estudiosos brasileiros, at pouco tempo, costumavam avaliar e aplicar os modelos de gesto pblica importados no formato original, sem preocupao em traduzi-los para adequao s caractersticas da cultura brasileira.

134

LEITURAOBRIGATRIA
Entretanto, aplicar quaisquer modelos de gesto sem considerar os traos culturais de um local pode comprometer a prpria capacidade instrumental dos modelos, alm de acarretar o risco de no se conseguir representar a realidade social daquele local especfico. Sendo assim, importar modelos sem traduo, alm de no atingir os objetivos originais dos modelos, pode, ainda, aparentar que as velhas estruturas tenham sido transformadas, quando, na verdade, continuam vivas na cultura e orientando comportamentos. Entretanto, todo conhecimento administrativo tem uma razo de ser. Se voc observar Chiavenato (2006), ver que os conhecimentos administrativos so produzidos com base na observao e anlise crtica da experincia prtica das organizaes e dos administradores. Ento, eles nascem dentro das organizaes a partir de problemas especficos e, depois de teorizados no mundo do conhecimento, voltam para aquelas organizaes como solues na forma de conceitos e tecnologias de gesto. Isso significa que toda a teoria organizacional contextualizada. Ento, na Administrao Pblica, deve ser feito o estudo contextual antes de se coloc-la em prtica. Dependendo do ambiente, a cultura nacional pode ser reajustada para a regulao instrumental em favor do mercado ou do burocratismo. Neste sentido, Boaventura de Sousa Santos (2002, apud BALDO, 2011, p. 140) sugere que, para esta traduo, importante promover a passagem do monoculturalismo para o multiculturalismo, objetivando entender-se mais facilmente a realidade da cultura latinoamericana. Osborne e Plastrik (1998, apud BALDO, p. 140) indicam que no Brasil, a exemplo de outros pases latino-americanos, as estratgias do modelo burocrtico praticado so originalmente de pases de lngua inglesa, sendo o modelo baseado nas realidades daqueles pases. Os autores destacam que nem por isso o Brasil incapaz de adotar outros elementos de governo empresarial como estratgia central, do cliente e das consequncias. Para fechar a apresentao sobre a necessidade de traduo dos modelos burocrticos estrangeiros, Baldo (2011) destaca que os modelos estrangeiros no devem ser copiados, mas sim servir de aprendizagem para os estudiosos brasileiros que desejam contribuir com a reforma da burocracia do governo brasileiro, especialmente sobre o que afirma Enrique Cabrero Mendoza (1998, apud BALDO, 2011, p. 142): profissionalizao dos servios pblicos, dependncias governamentais com autonomia relativa, instituies slidas e fortes organizaes no governamentais.
135

LEITURAOBRIGATRIA
Levando, agora, a direo desta abordagem para a Gesto Social, no Brasil, interessante observar a discusso sobre o fato de que, nos pases latino-americanos, muitas pessoas ainda no gozam de condies humanas dignas, ento como poderiam exercer sua cidadania em relao gesto publica participativa? A Administrao Pblica deve ser capaz de, antes, oferecer aos cidados as condies ideais para que possam tomar decises em conjunto com o governo sobre os principais problemas sociais. Sobre esta questo, Grau (1998, apud BALDO, 2011, p. 145) comenta que a globalizao demanda que a Administrao Pblica seja eficiente e eficaz, mas deve ser efetivamente pblica, por uma articulao entre a sociedade e o Estado. Isso leva necessidade de eliminar-se o clientelismo e iniciar-se a competitividade econmica. Grau diz, ainda, que a reforma institucional deve considerar o vis poltico e permitir a participao popular, levando as pessoas para a conscincia da responsabilidade social e evitando o uso do Estado para interesses pessoais. Aqui, cabe lembrar o perfil clientelista e protecionista da Administrao Pblica brasileira, que considera cliente o sujeito a ser apadrinhado e beneficiado individualmente pela ao pblica, e no o usurio final do servio pblico para oferecer solues aos problemas da sociedade em geral. Para tanto, so necessrios instrumentos jurdicos, elaborados pelo Direito, que acompanhem as novas demandas e as premissas do paradigma ps-burocrtico traduzido para a realidade brasileira. Principalmente, para se evitarem os desvios de conduta, enraizados na cultura nacional, de favoritismo a determinados grupos de interesse, e para possibilitar que a Administrao Pblica se posicione com competitividade a partir da gesto participativa.

136

LINKSIMPORTANTES
Quer saber mais sobre o assunto? Ento: Sites
Leia o artigo Administrao Pblica brasileira entre o gerencialismo e a Gesto Social, de Ana Paula Paes de Paula. Disponvel em: <www.uece.br/cev/index.php/arquivos/doc_download/66-texto2>. Acesso em: 3 dez. 2013. Pela leitura deste texto, voc poder conhecer um pouco mais sobre a Administrao Pblica atual. Leia o artigo Modelos organizacionais e reformas da administrao pblica. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v43n2/v43n2a04.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013. Veja a comparao que Leonardo Secchi faz entre modelos organizacionais, que poder ajudar na ampliao da sua aprendizagem sobre o tema. Acesse o site Perspectiva Poltica, de Bruno Kazuhiro. Disponvel em: <http://perspectivapolitica.com.br/>. Acesso em: 3 dez. 2013. Fique por dentro do que est em discusso no momento sobre a poltica brasileira, de modo um tanto humorado. Explore o blog e procure associar suas descobertas ao que voc viu no tema 8, a partir de uma anlise crtica.

137

AGORAASUAVEZ
Instrues:
Chegou a hora de voc exercitar seu aprendizado por meio das resolues das questes deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliaro voc no preparo para a avaliao desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que est sendo pedido e para o modo de resoluo de cada questo. Lembre-se: voc pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

Questo 1:
Estude o caso brasileiro de Luiz Carlos Bresser Pereira imediatamente relacionado, e escolha a alternativa que mais se aproxima do que Baldo (2011, p. 139) pretende afirmar no trecho: [...] vale advertir que uma teoria passa por modismo quando no se respalda na cultura onde ser aplicada, tendo em vista que o sucesso da empreitada exige a mudana dos hbitos e das prticas cotidianas. a) O modismo valorizado pela cultura brasileira; por isso, a iniciativa relatada no caso foi um sucesso.

b) Quando se pretende aplicar um modelo estrangeiro, antes necessrio entender-se a cultura do pas de origem. c) Ao traduzir um modelo terico estrangeiro, o estudioso brasileiro refletiu sobre as caractersticas democrticas brasileiras. d) Em se tratando de uma teoria, se virar modismo, logo todos estaro prontos para criticar. e) O modelo no foi traduzido adequadamente realidade brasileira; por isso, foi mal interpretado.

138

AGORAASUAVEZ
Questo 2:
Qual a melhor compreenso para a afirmao de Sylvie Trosa (apud BALDO, 2011, p. 141), quando comenta que aprender com modelos estrangeiros mais importante do que copi-los, porque cada pas tem sua histria e cultura, e porque mudanas artificiais no transformam a sociedade?

Questo 4:
Quais as principais mudanas que Nuria Cunill Grau sugere que sejam feitas nos pases latino-americanos quanto Administrao Pblica? I. Minar o clientelismo. II. Incitar a competitividade econmica. III. Mudar modos de intermediao. IV. Valorizar hbitos poltico-partidrios. de favoritismos

Questo 3:
Os sistemas de informao podem servir de importante instrumento de controle, e talvez sejam uma boa e disponvel soluo para pases que enfrentam corrupo. Qual a principal fora de se utilizarem sistemas de informao para o controle na Administrao Pblica? a) Agilidade na captao de informao para que os cidados controlem os agentes pblicos. b) Substituir os antigos sistemas de controle burocrtico e oferecer certa liberdade s agncias governamentais. c) A sociedade ganha espao para participar da deciso da Administrao Pblica. d) Permitir que os polticos estejam informados do que os agentes pblicos tm feito. e) Abertura total das informaes pblicas a todos os grupos de interesse, sobre as aes administrativas.

V. Introduzir eficincia e eficcia na racionalidade governamental. VI. Introduzir valores polticos austeros. a) I, III, IV, V e VI. b) I, II, III, V e VI. c) II e VI. d) I e III. e) II, III e VI.

Questo 5:
Analise o caso do Programa Favela-Bairro no Rio de Janeiro: criado em 1995, o projeto visava interveno pblica nas favelas cariocas com o objetivo de promover sua urbanificao. Ele consistia num conjunto de prticas e procedimentos previamente definidos, visando obteno de resulta139

AGORAASUAVEZ
dos passveis de mensurao e avaliao. Trata-se, ento, de um exemplo de gesto pblica (BALDO, 2011, pp. 149-150). Comente sobre o resultado final do caso, pensando em tudo o que voc aprendeu sobre Administrao Pblica.

Questo 8:
Analise atentamente as afirmaes de Baldo (2011, p. 164): Repensar o agir administrativo do Estado brasileiro, em benefcio da abertura democratizante da Administrao Pblica, requer tambm um modelo de organizao que se adapte s representaes do mundo construdas a partir da realidade nacional, levando em conta a averso do brasileiro metodizao do comportamento humano. Sem se limitar mera importao de teorias estrangeiras, a reduo das desigualdades sociais e econmicas que maculam os pases latino-americanos requer a promoo da participao cidad nas deliberaes poltico-administrativas, em detrimento de prticas como o clientelismo [...]. Como pode ser representada essa concluso do autor? a) Alm do clientelismo, outros fatores sociais tambm devem ser considerados na traduo dos modelos estrangeiros. b) Os modelos estrangeiros so traduzidos pelos cidados com apoio dos partidos polticos. c) A sociedade brasileira pede por limites burocrticos condicionantes do comportamento humano. d) Para traduzir o modelo ps-burocrtico, os estudiosos brasileiros devem dedicarse teorizao. e) O clientelismo, por estar enraizado na cultura nacional, um fenmeno inatingvel.

Questo 6:
Qual a funo do Direito no que se refere legitimao do paradigma burocrtico? a) Propor sanes para o clientelismo. b) Facilitar o acesso da classe mdia ao emprego pblico. c) Elaborar instrumentos adequados realidade social. jurdicos

d) Gerenciar as leis especficas Administrao Pblica. e) Monitorar a sociedade para favorecer o paternalismo.

Questo 7:
Wanderley Guilherme dos Santos (apud BALDO, 2011, p. 157) afirma que [...] a descentralizao excessiva das funes pblicas e a adaptao da Administrao Pblica aos interesses de seus clientes especficos levariam ao clientelismo especializado, de forma a ensejar a apropriao privada do aparato administrativo. Qual a principal razo para a ocorrncia deste fenmeno na Administrao Pblica brasileira?
140

AGORAASUAVEZ
Questo 9:
De acordo com o que voc viu no tema 8 sobre a Administrao Pblica brasileira, qual a relao que pode ser feita quanto ao preparo dos agentes pblicos brasileiros no que se refere s premissas do paradigma ps-burocrtico?

Questo 10:
Faa uma reflexo sobre sua aprendizagem do tema 8 at aqui, e elabore uma proposta para possibilitar a reduo dos principais obstculos traduo do paradigma ps-burocrtico no Brasil.

FINALIZANDO
Neste tema, voc viu que os modelos burocrticos estrangeiros devem ser traduzidos para a realidade brasileira, levando-se em considerao os traos peculiares da cultura nacional, e tambm das caractersticas socioeconmicas do pas. O clientelismo um dos principais perfis culturais que pode prejudicar a prtica da gesto participativa, pelo risco de conduzir a ao administrativa para o benefcio de grupos de interesse, e no da sociedade como um todo. Assim, a elaborao de instrumentos jurdicos pode auxiliar na modernizao da burocracia da Administrao Pblica brasileira. Caro aluno, agora que o contedo dessa aula foi concludo, no se esquea de acessar sua ATPS e verificar a etapa que dever ser realizada. Bons estudos!

141

REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. ________. Responsabilidade pessoal sob a ditadura. In: ________. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ASSY, Bethnia. Faces privadas em espaos pblicos: por uma tica da responsabilidade. In: ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. BALDO, Rafael Antonio. Novos horizontes para a gesto pblica. 1. ed., 1. reimpr. Curitiba: Juru, 2011, PLT. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. CORREIA, Adriano. O pensar e a moralidade. In: ______ (Coord.). Transpondo o abismo: Hannah Arendt entre a filosofia e a poltica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004. HUBBERMAN, Lo. A histria da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. LAFER, Celso. A poltica e a condio humana. In: ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. MAFFESOLI, Michel. Elogio da razo sensvel. Petrpolis: Vozes, 1998. MARTINS, Humberto F. Em busca de uma teoria da burocracia pblica no-estatal: poltica e administrao no terceiro setor. Revista Eletrnica sobre a Reforma do Estado, Salvador, Instituto de Direito Pblico da Bahia, n. 2, junho/julho/agosto, 2005. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE-2-JUNHO-2005-HUMBERTO%20 MARTINS.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2013.
142

REFERNCIAS
MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. MORAES, Maria Cristina P. de; FRANCO, Dcio Henrique. A mudana nas organizaes. In: FRANCO, Dcio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moises Miguel. Tecnologias e ferramentas de gesto. Campinas: Alnea, 2009. PRIBERAM. Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa. Disponvel em: <http://www. dicionarios.net/dlpo/dlpo.aspx?pal=epistemologia>. Acesso em: 3 dez. 2013. SALDANHA, Clezio. Introduo gesto pblica. So Paulo: Saraiva, 2006. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a cincia, o direito e a poltica na transio paradigmtica. In: A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2005. UOL EDUCAO. Filsofa poltica alem Hannah Arendt. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/hannah-arendt.jhtm>. Acesso em: 3 dez. 2013.

GLOSSRIO
Participao popular: sensibilizao e conscientizao da populao quanto sua responsabilidade social, atuando como parceira do Administrador Pblico em benefcio da coletividade. Protecionismo: quando o agente pblico trata o sujeito de modo apadrinhado, beneficiando o indivduo por meio dos instrumentos pblicos, sem preocupao com a soluo dos problemas da sociedade em geral. Instrumentos jurdicos: garantias para que o Estado tenha poder para atender s demandas sociais. Constitudos para determinar limites, vnculos e obrigaes a este poder estatal.

143

GABARITO
Questo 1 Resposta: Alternativa E. Questo 2 Resposta: Que o modelo j est pronto e comprovado; ento, suas experincias podem ser analisadas no sentido de traduzir a melhor forma de aplicao conforme as caractersticas daquela sociedade em que se pretende utiliz-lo. Questo 3 Resposta: Alternativa B. Questo 4 Resposta: Alternativa B. Questo 5 Resposta: Como o programa foi desenvolvido pela gesto participativa, a comunidade envolveu-se com seus projetos e contribuiu com o sucesso da iniciativa, beneficiando todas aquelas pessoas e a coletividade local tambm. Questo 6 Resposta: Alternativa C. Questo 7 Resposta: A cultura do favoritismo dos grupos de interesse e a falta de hbito da sociedade para monitorar a ao pblica, e de cobrar o correto uso do aparato administrativo, banalizando os desvios de conduta desta natureza.
144

GABARITO
Questo 8 Resposta: Alternativa A. Questo 9 Resposta: Enquanto a cultura brasileira aceitar que os agentes pblicos no se preocupem com o benefcio coletivo, dificilmente ser possvel praticar a estratgia do controle, pois a descentralizao poderia piorar a situao de corrupo, nepotismo e favoritismo dos grupos de interesse. Questo 10 Resposta: Os alunos podem seguir o caminho de manter (e at aprimorar) o controle por meio dos instrumentos burocrticos, como tentativa de melhorar a situao. Mas, com criatividade e viso estratgica, os alunos podero esboar sugestes que indiquem a necessidade de uma sensibilizao geral da sociedade para se reduzirem os desvios de conduta dos agentes pblicos e dos prprios cidados, criando instrumentos jurdicos que estimulem a gesto participativa, mas que definam limites para a ao administrativa.

145

Vous aimerez peut-être aussi