Vous êtes sur la page 1sur 21

10

INTRODUO

As mudanas ocorridas no pas, durante as dcadas de 1960 e 1970, foram de ordem poltica, econmica, cultural e social, ou seja, a conjuntura do Estado brasileiro estava em plena ebulio. Neste perodo de efervescncia social a Educao brasileira sofreu srios ajustes para se adequar ideologia da Segurana Nacional, modelo este que, legitimava as atrocidades e impunidades que caracterizavam o governo de exceo e impunha suas regras repressivamente ao povo. Vrios foram os mecanismos utilizados pelo Conselho Federal de Educao (CFE) para que essa legitimao fosse dada de forma organizada e eficaz. Em 1968, a Lei n 5.540, de 28 de novembro, as universidades brasileiras passam por grandes reformas para adequar-se ao programa de nao empreendido pelos militares golpistas aps 1964. Em meio s grandes manifestaes estudantis contra as imposies autoritrias, os acordos entre Brasil e Estados Unidos (MECUSAID), a estrutura educacional do pas foi sendo modificada, a demanda estudantil aumentava, os excedentes candidatos aprovados no peneiro do vestibular, porm para esses estudantes s havia uma resposta: No h vagas. Aps essas mudanas nas universidades a prxima interveno se daria na base educacional. Com a implantao do Decreto - lei n 8691, de 12 de setembro de 1969, que se pe obrigatoriamente em todo territrio nacional ensino de Educao Moral e Cvica, o modelo educacional brasileiro foi tomando a cara dos governantes fardados. Em todas as esferas do sistema educacional brasileiro teria uma disciplina com teor cvico, Educao Moral e Cvica (EMC) na educao bsica, Organizao Social e Poltica Brasileira (OSPB) no ensino mdio e Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB) no ensino superior, grade curricular que ajudaria na formao do novo modelo de cidado: bom e ordeiro. As transformaes na educao do Brasil no foram apenas estruturais, o governo implantou disciplinas, modificou carga horria de aulas, interferiu na matriz
1

BRASIL. Decreto-lei n 869, de 12 de setembro de 1969. Dispe sobre a incluso da Educao Moral e Cvica como disciplina obrigatria, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino do Pas, e d outras providncias. Disponvel em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro-1969375468-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em abril de 2013.

11

curricular e assim, as disciplinas que compem as Cincias Humanas fundiram-se em Estudos Sociais. Essa interveno foi muito alm de uma perca na individualidade de cada disciplina, mas os contedos e reflexes sobre a Histria e Geografia nortearam, no s a formao dos futuros cidados, como tambm na construo dos novos docentes. Assim, com a criao dos cursos de curta durao, dentre outras medidas2 de represso nas instituies de ensino.
Todas essas estratgias foram acompanhadas por um ataque central formao dos professores. No inicio do ano de 1969, amparado pelo Ato Institucional n 5. de dezembro de 1968, o governo, atravs do Decreto-lei n 547, de 18 de abril de 1969, autoriza a organizao e o funcionamento de 6 cursos profissionais superiores de curta durao. Ao admitir e autorizar habilitaes intermedirias em nvel superior para atender s carncias de mercado, o Estado revela ser desnecessria uma formao longa e slida em determinadas reas profissionais, quais sejam, as licenciaturas encarregadas de formar mo-de-obra para a educao. Enquanto isso, outras reas de formao profissional mantiveram os mesmos padres de 7 carga horria e durao.

Aps fazermos esse apanhado sobre as transformaes nas quais, o Brasil, passou nos anos de governo militar, temos ento, subsdios para refletir sobre a criao do curso de licenciatura em Histria da Universidade Federal do Cear, j que foi implantado no ano de 1972, alguns anos depois da grande reforma educacional empreendida pelos militares desde os primeiros anos de governo. A proposta para a formao do profissional docente em Histria pauta-se na sua ativa participao no processo de aprendizagem do discente, compreendendo seu papel como articulador entre a teoria e a prtica.
O docente na rea de Histria deve se colocar com um agente do processo educacional compreendendo que o ensino fundamenta-se na articulao entre teorias e prticas (sendo que os estgios devem ser concebidos como elementos fundantes das pesquisas) e que a prtica profissional no o
2

Refiro-me aqui ao famoso decreto n 477, de 26 de fevereiro de 1969, que dispe sobre as infraes disciplinares praticadas sujeitos escolares. Muitas pessoas sofreram sanes sendo enquadradas nesse decreto. Na prpria Universidade Federal do Cear alguns alunos foram impedidos de prosseguirem com suas graduaes, por estarem de alguma forma, ligados resistncia contra o regime autoritrio. BRASIL. Decreto lei n 477, de 26 de fevereiro de 1969, Define infraes disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionrios ou empregados de estabelecimentos de ensino pblico ou particulares, e d outras providncias. Dirio oficial da Unio, Braslia, 26 de fev. de 1969. 6 Decreto-lei n 547 de 18-4-69 C.F.E. 7 FONSECA, Selva Guimares. Caminhos da Histria Ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993, pp.26.

12

lcus de aplicao de saberes universitrios, mas de produo de saberes docentes, escolares, os quais, por sua vez, devem promover e/ou fortalecer a possibilidade da produo do conhecimento histrico pelos seus futuros 3 alunos .

O curso est organizado em quatro grandes unidades curriculares e esto divididas em: Histria Geral, Histria do Brasil, Teoria e metodologia da Histria e Prtica em ensino de Histria. Neste trabalho vamos nos concentrar no que diz respeito rea de prtica de ensino, dando nfase nas disciplinas chamadas Oficinas de Histria. Inicialmente faremos um apanhado histrico dessas disciplinas, principalmente na Oficina de Histria Geral I, na qual, por dois anos, fui monitora, atravs do Programa de Iniciao Docncia. No segundo captulo deste trabalho vamos focar em discutir as dificuldades enfrentadas pelos professores de Histria com a temtica da Histria Antiga e Medieval, partindo das experincias dos discentes matriculados na disciplina, que em suas oficinas nos apresentam anlises sobre os problemas da temtica e apontam novas solues, abordagens, atividades que possibilitem uma maior dinmica em sua formao profissional. No terceiro momento discutiremos as experincias vividas durante a monitoria, como por exemplo, o uso do blog que criamos para desenvolvermos atividades pensadas aps a participao do curso4 oferecido pelo UFC Virtual, atravs do projeto CASa, da Universidade Federal do Cear. Por fim proporemos algumas atividades que podemos desenvolver com alguns blogs que trabalham com as temticas da Histria, pensando o ensino de Histria Antiga e Medieval. Este trabalho no pretende legitimar a separao, que alguns teimam em afirmar, entre a pesquisa e o ensino, mas prope que discutamos nossa formao enquanto profissionais da educao, as implicaes presentes no com o qu aprendemos e como experimentamos.

Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Histria da Universidade Federal do Cear, Agosto 2010. 4 DTIC Docncia Integrada s Tecnologias da Informao e Comunicao.

13

1 ENTENDENDO AS DISCIPLINAS DE OFICINA 1.1 Um apanhado sobre as Oficinas que compem o currculo do curso de Histria

A Universidade Federal do Cear possui dois cursos de Histria, um deles confere ao grau de licenciado em Histria e no outro o discente torna-se bacharel ao concluir os estudos. Ao optar pela licenciatura temos as disciplinas de prtica de ensino como componentes curriculares obrigatrios formao dos futuros profissionais de Histria. Os estgios supervisionados e as disciplinas de oficina esto sob responsabilidade do departamento de Histria, j as outras disciplinas, como por exemplo, Introduo aos estudos scio-histricos da educao, Didtica, etc, so ofertadas pela Faculdade de Educao FACED. As disciplinas de oficina de Histria do Brasil e do Cear possuem carga horria total de 64 horas/aula, sendo estas divididas em 32 h/aula com aulas tericas e 32 h/aula para desenvolvermos atividades prticas sobre seus respectivos recortes temporais e espaciais. Porm, as de Geral I e II, contento a mesma carga horria total de 64h/aula esto diferentemente divididas em 3 h/aula de cunho terico e 1h/aula de prtica. Para entendermos melhor a dinmica dessas disciplinas procuraremos agora, atravs da anlise dos programas oficiais de cada oficina, pontuar suas especificidades e dinmica. A disciplina Oficina de Histria Geral I um componente curricular da graduao em Histria da UFC proposto para os discentes que esto matriculados no 5 semestre, nesse mesmo perodo o aluno comea sua experincia com os estgios supervisionados (Estgio Supervisionado I). Ao entrar nessa etapa do curso os alunos comeam a se enveredar nas leituras sobre ensino de histria mais especificamente. A disciplina de Oficina de Histria Geral I, em sua justificativa, prope aos alunos trabalharem questes sobre o ensino de histria e a construo do currculo desse campo de saber.
A presente disciplina tem como preocupao possibilitar que o corpo discente relacione pesquisa e ensino a partir: do levantamento historiogrfico e da crtica de documentos referente Histria Antiga e Medieval. A partir desta atividade os estudantes podem obter um lastro de erudio para compreender, analisar e produzir materiais didticos voltados

14

para o ensino de Histria Antiga e Medieval em instituies de ensino, 5 pesquisa e movimentos sociais.

De incio, a disciplina quer promover discusses sobre a formao do discente como futuro professor, tomando como pano de fundo das reflexes temas da Antiguidade e da Medievalidade. Uma das atividades propostas pela disciplina a construo de oficinas nas quais os graduandos pensam formas de abordagem destes perodos histricos. Grupos discentes propem um tema e um caminho didtico para discuti-lo. Nesse momento, ponto fulcral da disciplina, so as reflexes sobre novas formas e abordagens atravs das quais os contedos de Histria Antiga e Medieval podem ser trabalhados em sala de aula. A ementa de Oficina Geral I prope aos alunos um levantamento bibliogrfico e historiogrfico sobre o perodo que a disciplina aborda, assim no desenrolar do semestre com esse inventrio em mos os alunos tero um vasto material que os auxiliar na produo das atividades que contam como avaliao da oficina, seja a apresentao de uma aula-oficina, a escrita de um captulo didtico ou uma aula. J na disciplina de Oficina de Histria Geral II a proposta anterior continua em vigor, as duas disciplinas compartilham a mesma justificativa6, tendo como ponto de diferenciao apenas o recorte temporal. Ao invs de pensarmos as variadas possibilidades de se ensinar Histria Antiga e Medieval, buscamos refletir acerca dos tempos modernos e contemporneos. Geral II est dividida em quatro unidades (Unidade I Ideias e conceitos do mundo moderno e contemporneo, Unidade II historiografia e Documentos, Unidade III O Livro didtico: histria moderna e contempornea e Unidade IV Projeto de pesquisa: histria e ensino), os ttulos das unidades sugerem as atividades a serem desenvolvidas em cada momento da disciplina. A oficina de Histria do Brasil, porm, prope muito mais que alguns levantamentos de documentao e bibliografia. Em sua justificativa nos mostra seu

Justificativa da disciplina presente no Programa da Disciplina que se encontra disponvel na pr-reitoria de graduao. (Currculo 2006.1) 6 A presente disciplina tem como preocupao possibilitar que o corpo discente relacione pesquisa e ensino a partir: do levantamento historiogrfico e da crtica de documentos referente Histria moderna e contempornea. A partir desta atividade os estudantes podem obter um lastro de erudio para compreender, analisar e produzir materiais didticos voltados para o ensino de Histria moderna e contempornea em instituies de ensino, pesquisa e movimentos sociais.

15

carter reflexivo e no sendo apenas uma disciplina de desenvolvimento de inventrios.


Estudar o processo de Independncia poltica e de construo do Estado brasileiro levando em considerao as articulaes entre projetos nacionais e realidades regionais na lenta desagregao colonial, identificando como os grupos hegemnicos se articularam em torna das variadas propostas de 7 construo do Estado.

Com a disciplina de Oficina de Histria do Cear a proposta pensar as possibilidades no desenvolvimento dos temas ligados a Histria regional. Refletir por quais caminhos a histria do Cear tornou-se matria de ensino, levando em considerao a produo de instrumentos didticos, aspectos historiogrficos e a identificao de fontes de pesquisa.8 Em cada programa9 existe uma bibliografia bsica e complementar que auxilia os docentes e discentes na reflexo e discusso terica da disciplina em cada semestre. A metodologia de avaliao, que todas as oficinas procuram adotar a da construo de uma aula-oficina10, onde os alunos fazem um recorte temtico e desenvolvem uma proposta de aula com uso de diversas fontes, como por exemplo, na Oficina de Histria do Cear escolhemos dentro do universo literrio cearense obras que possam ser utilizadas como instrumento para uma reflexo histrica numa situao didtica. At aqui procuramos fazer simplificadamente um apanhado sobre as propostas de cada oficina, atravs dos documentos oficiais expostos no componente curricular do curso. Porm, necessrio que se diga que esses programas de disciplina no engessam a prtica de cada professor e a forma com que cada um encara seu ofcio. Ao longo deste trabalho procuraremos relatar nossa experincia como bolsista do Programa de Iniciao a Docncia ligada a Disciplina de oficina de Histria Geral I. Assim, ao estabelecemos um recorte para o desenvolvimento dessa pesquisa, no entraremos nas especificidades das demais oficinas.

Justificativa disciplina presente no Programa da Disciplina que se encontra disponvel na pr-reitoria de graduao. (Currculo 2006.1) 8 Justificativa disciplina presente no Programa da Disciplina que se encontra disponvel na pr-reitoria de graduao. (Currculo 2009.2) 9 Todos os programas das disciplinas esto ao final deste trabalho em ANEXOS. 10 Para Isabel Barca, uma aula-oficina seria uma aula em que os alunos seriam os agentes de sua formao, onde o professor no ignoraria os conhecimentos prvios dos alunos e o professor seria o organizador de atividades problematizadoras.

16

1.2 Projeto Monitoria: Oficina de Histria Geral I e o Programa de Iniciao a Docncia da UFC Sob o ttulo Oficina de Histria Geral I: O Antigo e o Medievo na sala de aula dos Ensinos Fundamental e Mdio, o projeto proposto pelo departamento de Histria para a Pr-Reitoria de Graduao, foi pensado com o intuito de proporcionar aos discentes um acompanhamento mais especfico, por parte do monitor, em suas atividades referentes disciplina, sendo componente curricular obrigatrio para o curso de licenciatura em Histria. O programa de iniciao a docncia, a partir das bolsas de monitoria, traria na troca de experincias entre o professor-titular da disciplina e o bolsista,
uma clara possibilidade de encontro entre diferentes sujeitos da educao: de um lado um docente, responsvel pela disciplina, de outro educandos que possuem a particularidade de j estarem atuando como educadores/as. Assim, a figura do/a monitor/a enriquece enormemente essa interface entre os diferentes sujeitos envolvidos nos debates sobre ato de ensinar. Ele/ela seria um sujeito pendular, corpo de ligao entre os mundos docente11 discente .

O monitor ocupa um papel de agente disseminador, auxilia os discentes no apenas com os contedos e atividades que so desenvolvidas no decorrer da disciplina de Oficina de Histria Geral I, mas deve promover entre os demais graduandos a se inteirarem das polticas institucionais que valorizam os esforos dos graduandos que se destacam ao longo da sua formao como profissional, como cidado, como ser histrico12. Assim, o monitor teria como objetivos a cumprir no perodo de durao da bolsa (um ano letivo), alm do acompanhamento dos discentes matriculados na disciplina promover os seguintes pontos expostos no projeto de monitoria:
1 - Incentivar situaes/espaos de continuao e aprofundamento dos debates/ acerca de temas apresentados no decurso da disciplina Oficina de Histria Geral I. 2- Promover uma maior integrao entre discentes de diferentes semestres dentro dos cursos de graduao em Histria da Universidade Federal do Cear. 3- Valorizar alunos/as que se destacam no decurso da disciplina Oficina de Histria Geral I.

11

Trecho da Justificativa apresentada no projeto intitulado Oficina de Histria Geral I: O Antigo e o Medievo na sala de aula dos Ensinos Fundamental e Mdio para aquisio da bolsa do Programa de Iniciao Docncia. 12 Trecho da Justificativa apresentada no projeto intitulado Oficina de Histria Geral I: O Antigo e o Medievo na sala de aula dos Ensinos Fundamental e Mdio para aquisio da bolsa do Programa de Iniciao Docncia.

17

4 - Incentivar uma maior aproximao dos/as graduandos/as monitores/as com os meandros do universo da prtica docente, atravs do conhecimento dos ditames do ensino e da pesquisa, vinculados Disciplina Oficina de 13 Histria Geral I.

A partir desses objetivos de competncia do monitor est presente nas atividades propostas pelo professor-titular da disciplina e auxiliar na execuo do programa apresentado aos alunos no incio de cada semestre. Assim, envolvido com a dinmica da disciplina o bolsista estaria desenvolvendo sua prtica como futuro docente, objetivo esse do Programa de Iniciao a Docncia PID/UFC.
Alm disso, como espao de aproximao das esferas do aprender e do ensinar, as aes de monitoria interferem diretamente no processo de formao dos nossos/as docentes licenciandos/as por lhes encorajar, por vezes, a assumir a centralidade da fala, ato definitivo para formao docente. Todo esse processo, sem dvidas, redunda em melhorias na 14 qualidade dos profissionais educadores que formamos.

A metodologia utilizada para elaborar as intervenes que o monitor estar realizando no decorrer do semestre orientada por cinco pontos traados pelo professor responsvel pelo projeto. Entre acompanhar e auxiliar os discentes nas atividades referentes ao contedo proposto aos debates em sala de aula, o monitor deve organizar sesses de cine-debate de acordo com a temtica da disciplina, que versa entre o perodo antigo e o medievo. Outra atividade de muita importncia a participao do monitor nos Encontros Universitrios, pois nesse momento em que o bolsista pode apresentar as reflexes e atividades desenvolvidas durante sua experincia com a monitoria. Alm de descrever as obrigaes dos bolsistas o projeto deve conter as atividades que o professor-orientador da disciplina deve cumprir para o melhor desenvolvimento das propostas ali apresentadas. Esse ponto especfico do projeto serve para informar como essas atividades seriam supervisionadas pelo professortutor, mantendo assim o carter institucional do programa. So nas reunies semanais com o bolsista que o professor-orientador busca debater e avaliar o andamento da disciplina, as dificuldades, o progresso e as aes da monitoria.

2. AS DIFICULDADES DO ENSINO DE HISTRIA ANTIGA E MEDIEVAL


13

Objetivos propostos no projeto apresentado Pr-Reitoria de Graduao para pedido de bolsa PID. 14 Trecho da Justificativa apresentada no projeto intitulado Oficina de Histria Geral I: O Antigo e o Medievo na sala de aula dos Ensinos Fundamental e Mdio para aquisio da bolsa do Programa de Iniciao Docncia.

18

1.1 Livros e materiais didticos: novos livros, velhos problemas.

As dificuldades encontradas por diversos professores ao ter que se trabalhar com o ensino de histria Antiga e Medieval comeam pelo material didtico escolhido para ser utilizado como apoio durante o ano. Discutem-se os textos que compem cada captulo, as imagens que vem acompanhando as discusses propostas no livro, as atividades etc. Porm, mesmo sabendo de toda a importncia que os livros didticos tm no auxilio do professor nessa empreitada que ensinar uma Histria que est to distante dos discentes, temporalmente e espacialmente, no podemos deixar de problematizar como esses livros so produzidos. De acordo com Circe Bittencourt, os livros didticos tm passado por muitas anlises, as vezes os livros so massacrados e excomungados do seu papel ou sacralizados como nica ferramenta de poder sobre os contedos.
O livro didtico tem sido objeto de avaliaes contraditrias nos ltimos tempos. Existem professores que abominam os livros escolares, culpandoos pelo estado precrio da educao escolar. Outros docentes calam-se ou se posicionam de forma positiva pelo auxlio que os livros prestam ao seu dia-a-dia complicado. O livro didtico, no entanto, continua sendo o material didtico referencial de professores, pais e alunos que, apesar do preo, consideram-no referencial bsico para os estudos [...] (BITTENCOURT, 2010, p.71)

Outro ponto de extrema importncia quando vamos analisar os livros didticos pensarmos que estes no esto excludos da lgica do mercado, dito de outro modo, os livros so mercadorias que esto sendo postas ao consumidor. Assim, o livro , antes de tudo, uma mercadoria, um produto do mundo da edio que obedece evoluo das tcnicas de fabricao e comercializao pertencentes lgica do mercado (BITTENCOURT, 2010, p.71). A partir dessa pequena reflexo acerca da produo dos livros didticos podemos pensar sobre como os contedos de Histria Antiga e Medieval vm sendo apresentados para os professores e alunos. Vamos nos concentrar, aqui, nas experincias dos discentes matriculados na disciplina de Oficina de Histria Geral I, pois uma das atividades propostas aos alunos a produo de oficinas com temas pertencentes Histria Antiga e

19

Medieval. Nessas oficinas, alm das propostas de atividades e novas abordagens para o trabalho com o tema, os discentes analisam alguns livros didticos e como esses propem discusses sobre o tema escolhido pelo aluno para desenvolver uma situao de aula. Os temas mais trabalhados pelos alunos esto no perodo que compreende a Idade Mdia. Nesse contexto, os livros didticos apresentam sries de

nomenclaturas, como por exemplo, Idade das trevas, que a historiografia j vem a um bom tempo tecendo reflexes sobre o problema desses esteretipos. Um dos medievalistas mais famosos, Jacques Le Goff, prope a historicizao desses conceitos que permanecem em muitos livros deslocados de seu perodo de produo. Em entrevista concedida em 1999, Le Goff, explica os motivos pelos quais estigmatizaram o perodo como de atraso intelectual frente s luzes do sculo XVIII.
Os homens a que chamamos Renascimento tinham o sentimento de que a Idade Mdia era um obscuro perodo intermedirio entre a Antiguidade e o presente que viviam, no qual o culto das letras, da arte, reaparecia. Idade Mdia: no esprito daqueles humanistas, tratava-se de uma expresso pejorativa. Essa depreciao da idade Mdia intensificou -se no sculo XVIII, os homens das Luzes acrescentaram a suas crticas contra esse perodo o fato de que nele reinava o obscurantismo religioso e intelectual. (LE GOFF, 1998, p. 27-28)

Esses conceitos que ainda hoje permeiam o imaginrio de nossos alunos um dos problemas que esto presentes nos livros adotados nas escolas do pas.
Idade Mdia... Idade das trevas! Muitos podem pensar ao ler/observar essa associao que se trata de algo em desuso, contudo para alm de uma batalha vencida a associao do perodo medieval como a ideia de treva (esta significando ausncia de produo cultural e outros saberes de luz) tem uma longa histria e muitas vezes ela pode ser mais prxima de nosso tempo do que imaginamos e desejamos. Afinal: quantas vezes no ouvimos criticas queles que porventura tm um comportamento fora daqueles tidos como civilizados serem chamados de brbaros? [...] Vendo por esses fatos pode-se afirmar que o conceito de Idade Mdia construdo a partir da ideia preconceituosa de que esse perodo foi marcado por hbitos violentos e pela inexistncia de uma produo cultural (entre outras questes) est presente em nosso imaginrio. (OLIVEIRA, 2010, p. 103)

Pensando, tambm, os temas ligados Antiguidade, o grande problema encontrado nos livros didticos ainda se concentra no anacronismo com que o

20

contedo apresentado aos alunos. A escrita de alguns desses livros est carregada de juzos de valor e pensando metodologicamente o uso de imagens (aqui estticas ou em movimento, no caso do cinema) nesses materiais, so colocadas como ilustraes, fontes estas que deveriam ser problematizadas e que passam despercebidas pelos alunos no folhear dos livros. Refletindo sobre o uso das imagens dentro de sala de aula, percebemos que estas deveriam ser um complemento interpretao dos textos, sugerindo questionamentos, inquietaes, porm muitas vezes aparecem como fuga de pginas inteiras de texto. Porm, o que encontramos muitas vezes uma grande quantidade de imagens, algumas que destoam dos textos que compem o captulo. Alm, das diversas vezes que vemos nossos alunos folheando as pginas dos livros e caando as imagens na esperana de reduzir seu tempo de leitura! Ao problematizarmos os usos que alguns livros fazem das imagens, tivemos a oportunidade de analisar o livro Histria, Sociedade & Cidadania, de Alfredo Boulos Jnior, utilizado por algumas escolas da rede privada de ensino em Fortaleza. No captulo que percorre o processo de declnio do Imprio romano e ascenso do imprio bizantino, pouco se v textos extensos, mas quanto s imagens quase todas as pginas possuem pinturas, mapas, mosaicos. Tanto que na resenha desta coleo que perpassa todo o ensino fundamental II, o Plano Nacional do Livro Didtico PNLD apresenta como inovador o uso das imagens como fonte para um melhor entendimento da Histria.
Ressalta-se na abordagem o dilogo com o presente como recurso de linguagem e compreenso dos contedos historiogrficos por meio do uso de analogias, textos provenientes de diferentes fontes, ilustraes imagticas, propostas de exerccios e atividades. Da mesma forma, imagens, mapas, tabelas e textos so trabalhados na condio de fonte na obra, sendo as sees O texto como fonte, A imagem como fonte e 15 Dialogando, destinadas para essa finalidade no Livro do Aluno.

Mesmo com todos os problemas ainda encontrados na incorporao das imagens como recurso pedaggico, Circe Bittencourt afirma que,
no Brasil, embora no se possa encontrar pesquisa especialmente dedicada produo iconogrfica na rea de Histria [...] j existem estudos que

BRASIL. Guia de Livros Didticos PNLD. Histria. Ensino Fundamental Anos Finais, Ministrio da Educao MEC, 2014. Anlise da Obra, p. 59.
15

21

visam analisar essas imagens nos livros principalmente como alguns sujeitos so retratados nesses materiais didticos. (BITTENCOURT, 2010, p. 74-75)

Os livros didticos, no Brasil, ainda carecem de muitas melhorias. Sabemos que nunca encontraremos o livro perfeito, a indstria editorial ainda tem um peso significativo sobre os livros escolhidos em cada escola. Cabe ao professor encontrar o livro mais adequado ao seu compromisso/objetivo para com o porqu ensino isto? e a partir de sua prtica us-lo como ponto de apoio nas discusses, no sendo este material que limite a autonomia do educador e do educando.

1.2 - Apresentao das oficinas: principais problemas encontrados sobre a temtica nos livros didticos.

As oficinas so apresentadas no final da disciplina como uma das notas que compe a mdia dos discentes. Em uma das aulas dividimos os temas e elaboramos o calendrio de apresentao. Algumas temticas como Estrutura poltica da Grcia e Roma e Idade Mdia: Mentalidade, cotidiano, sociedade e economia so os temas clssicos, mas aos poucos o oriente comea a ser estudado nas escolas e nesse semestre 2013.2, sugerimos o tema China e Japo na Antiguidade, pois o estudo dessas culturas milenares ainda precrio quando pensamos em trabalhar uma Histria fora do eixo Europa Amricas. As equipes se formam e comeam a organizar o que apresentaram na data prevista. Os grupos ficam em torno com 3 a 4 componentes e estes precisam propor alguma atividade com a temtica escolhida. O professor-titular da disciplina deixa os prprios discentes encarregados de construrem suas formas de apresentao, metodologia e propostas de atividades. O monitor fica responsvel por auxiliar os alunos com quaisquer dvidas que apaream no decorrer da produo das oficinas. Em alguns semestres os temas foram propostos pelos prprios discentes, em outros o professor-titular e o monitor sugeriram alguns temas amplos e durante o debate da atividade os grupos foram encontrando suas afinidades e especificando

22

nas apresentaes as temticas. Aps a escolha o calendrio das apresentaes com os seus respectivos temas so colocados no blog16 da disciplina. A maioria das oficinas tem como foco analisar os livros didticos, alguns destes livros os alunos conhecem por terem estudado com eles ou por estarem analisando na disciplina de Estgio Supervisionado I, disciplina que componente curricular do mesmo perodo de Oficina Geral I. As principais queixas so os contedos mal apresentados nos textos, a ausncia ou problemas com o uso das fontes nas atividades propostas pelos materiais didticos. Assim, as perguntas comeam a surgir, Como o professor pode se utilizar de outras ferramentas para diminuir as deficincias dos livros? Como as discusses feitas pela historiografia mais recente chegam dentro de sala de aula? Esses questionamentos so o pontap para as propostas de novas maneiras de se pensar o ensino de Histria. Os discentes vo procurar em suas experincias cotidianas mtodos mais prximos dos alunos para trazerem estes s discusses pertinentes a uma formao crtica e cidad. Durante a anlise das atividades que o prprio livro prope aos alunos, os grupos vo pensando como se utilizar de maneira mais eficiente dessas atividades. Alguns grupos se propem a trabalhar com recursos musicais, como por exemplo, a msica Metal contra as nuvens, da banda Legio Urbana, para se pensar algumas caractersticas dos sujeitos durante a medievalidade. Outro grupo discutiu a dinmica da produo de jogos digitais com contedo, tambm, sobre a Idade Mdia, sendo que comum o apelo histrico em alguns jogos para computador, como por exemplo, o xadrez e a sequncia de jogos intitulada God of War. A grande maioria das oficinas percorre o mesmo trajeto, primeiro analisam os livros didticos percebendo suas deficincias nos contedos para posteriormente sugerir atividades com as mais diversas fontes. Percebemos que muitos ainda esto presos ideia de que quanto mais contedo, melhor e mais completo o material

16

O endereo do blog da disciplina: oficinageral-1.blogspot.com.br

23

didtico, pensando as atividades apenas como complemento do que faltou nos textos dos livros. A equipe que trabalhou com o tema China e Japo na Antiguidade puderam mostrar o uso das animaes japonesas, dos quadrinhos, que so chamados de mangs e os filmes (live action) para se discutir esse perodo de formao da sociedade asitica, compreendido no recorte China e Japo, que bastante extenso e distante espacialmente dos alunos, mas que muitos tm interesse e acompanham muitas dessas produes. O que nos chamou bastante ateno durante as apresentaes das oficinas foi como os grupos ficaram bastante distantes das discusses sobre a utilizao das novas tecnologias da informao e comunicao como ferramentas que esto cada vez mais adentrando nos espaos escolares. Apenas um grupo procurou integrar de alguma forma internet, apropriando-se desses jogos online para o ensino de histria. Porm, atualmente, existem outros meios ligados a rede mundial de

computadores, como por exemplo, sites, blogs, pginas nas redes sociais dedicadas Histria, onde os professores encontram novas possibilidades para o fazer docente. No prximo captulo discutiremos nossa experincia com essas novas tecnologias, a partir da participao, durante o ano de 2012, do curso Docncia Integrada s Tecnologias da Informao e Comunicao, ofertado pelo Instituto UFC Virtual, ligado ao Projeto CASa (Comunidade de Cooperao e Aprendizagem Significativa da UFC) da Universidade Federal do Cear. Pretendemos, tambm, apresentar uma proposta de atividade envolvendo o uso da internet, mais precisamente o Blog Crnicas d O Historiante17.

17

Endereo do blog:http://historiantebrasil.blogspot.com.br

24

3. RELATO DE EXPERINCIA: USO DO BLOG NA DISCIPLINA DE DE OFICINA

1.1 - Uso da Internet para o Ensino de Histria: experincia com o Blog da disciplina de Oficina de Histria Geral I

No incio do ano de 2012, participamos, o professor-titular da disciplina e eu, de um curso ofertado pelo UFC Virtual, programa do Projeto CASa, da Universidade Federal do Cear. O curso teve durao de trs meses (de maro a junho), sendo dividido em nove encontros, quatro presenciais e cinco mediados pela plataforma SOLAR. Nessas oportunidades, discutamos as experincias no uso das ferramentas que nos foram apresentadas. No primeiro encontro, foi proposto que utilizssemos o Facebook, Twitter, Blog, Google DOCs e o Youtube, durante o curso. Para cada ferramenta exposta, devamos formular alguma atividade direcionada ao andamento da disciplina. Assim, na prtica, almejava-se

experimentar os desafios que resultam da insero dessas tecnologias na sala de aula. Ento decidimos levar a experincia do curso diretamente para as aulas de oficina. Criamos um blog para experimentarmos nossos aprendizados, mais o professor-titular, este com muitas dificuldades em acompanhar o andamento do curso, j no meu caso como por manter um blog pessoal s dificuldades foram mnimas. A proposta era desenvolver atividades que integrassem essa ferramenta ao cotidiano dos discentes, criando assim um espao fora da sala de aula para discusses acerca do ensino de Histria.
As novas tecnologias, ao serem incorporadas ao fazer historiogrfico, acabam por nos trazerem novas reflexes acerca de como percebemos o nosso ofcio no meio de tantas inovaes. Novas formas de se pensar a Histria vo sendo apresentadas durante nossa experincia com essas novas ferramentas. (MACIEL, 2012, p. 04-05)

A primeira atividade proposta aos alunos da disciplina foi que lessem o texto por um ensino que deforme, do professor Durval Muniz de Albuquerque Jr., e tecessem alguns comentrios acerca do papel do professor no processo de ensinoaprendizagem, no prprio blog.

25

Pgina da Atividade no blog Oficina de Histria Geral I

O resultado da atividade: mesmo os alunos estando diariamente conectados nas suas redes de comunicao, o uso dessas ferramentas de lazer para fins educacionais, no caso uma atividade da disciplina, eles mostraram-se pouco envolvidos com a discusso, com a prpria forma com a qual foi proposta, o debate no seria em sala e sim pela internet. Alguns fizeram a atividade, j que essa teria peso na avaliao do aluno no decorrer do semestre, mas outros apenas ignoraram ou por no estarem realmente envolvidos com a dinmica da disciplina ou por no entenderem qual a relevncia da proposta.
A partir da observao de como os alunos receberam a atividade podemos perceber que sem uma reflexo prvia sobre o porqu da utilizao dessas tecnologias essa atividade no ter significao nenhuma, j que os discentes no veem a necessidade de incorporao da disciplina ao ambiente virtual, que muitas vezes serve-lhe como lazer. (MACIEL, 2012, p. 03-04)

Porm, mesmo com um resultado no to positivo, a proposta mais significativa foi colocar em debate o uso dessas novas tecnologias que esto disponveis ao professor. Por em pauta novos mtodos, abordagens e ferramentas de ensino, mas especificamente voltadas para o ensino de Histria, dar a perceber a historicidade da profisso, de novas perspectivas s relaes forma X contedo, aluno X

26

professor, passado X presente, Ensino de Histria X Novas Tecnologias a proposta primeira da disciplina de Oficina de Histria Geral I.
A historiografia tem srios problemas a pensar, e no somente pelo fato de estar lidando com novos tipos de prticas cognitivas e memorsticas, o que significaria a mudana de uma narrativa temporal por uma narrativa espacial: construda a partir de pontos nodais. Isso representa, tambm, a possibilidade de estar lidando com novos paradigmas, no mais sequenciais, mas velozes e simultneos. Esse um problema delicado, uma vez que no d para esquecer a tradio no objeto e no ofcio do historiador construda e sustentada ao longo de mais de dois mil anos: a historicidade da historiografia. Acreditar na historicidade da historiografia significa aceitar as possveis mudanas de suas prticas e suportes. (MURGUIA, RIBEIRO, 2001, p. 186-187)

Assim, ao mostrar aos futuros professores que discutir sobre Histria e Ensino muito mais do que decorar uma legislao, entrar em sala transmitir contedo e ir embora, estamos propondo uma avaliao de como a academia, mais

especificamente o curso de Histria da UFC, discute e desenvolve seu papel na formao de seus futuros formandos. Sendo que os debates que propomos em sala, a partir da leitura da bibliografia proposta no primeiro momento da disciplina, devem servir como uma fagulha, ascendendo no discente o fogo da curiosidade, to cara a Paulo Freire, quando este expe em seu livro Pedagogia da Autonomia sobre as competncias para o ato de ensinar.
Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta. Que me insere na busca, no aprendo nem ensino. Exercer a minha curiosidade de forma correta um direito que tenho como gente e a que corresponde o dever de lutar por ele, o direito curiosidade. (FREIRE, 2011, p. 83)

E assim, pensando a curiosidade como uma busca do saber, ao propor uma atividade com uma das ferramentas mais utilizadas pelos alunos, atualmente, pois estes sempre que podem esto conectados no mundo digital, procuramos que eles pensem a Histria muito alm da velha disciplina decoreba. 1.2 Atividade Proposta.

A proposta aqui trabalharmos com alguns blogs especializados em Histria para podermos apresentar novas maneiras de se pensar o ensino e a pesquisa.

27

Escolhemos o Blog chamado Crnicas d O Historiante, pois esse portal estende-se por outras redes comunicacionais, como por exemplo, o site18, pgina do Facebook19, etc. O blog composto por inmeras matrias sobre Histria e atualidades, sees para downloads de materiais didticos, vdeos, indicao de livros, filmes, ou seja, muito material para professores e alunos trabalharem em sala de aula. Ao ambientarmos os alunos com o meio digital e suas possibilidades de aprendizagem, estaramos criando uma cultura onde a internet seja mais que um mero passatempo, mas uma fonte de conhecimentos vlidos acerca da Histria. O professor seria responsvel pela criao de um blog para as turmas sob sua responsabilidade, porm, alm do professor os alunos seriam coparticipes das publicaes e manuteno do blog com matrias referentes aos temas estudados em sala. A avaliao estaria relacionada participao dos discentes nas atividades propostas pelo professor no blog, como por exemplo, produo de comentrios acerca de algum assunto interessante ou sobre a temtica abordada em sala de aula. O que no se deve esquecer das atividades propostas em sala de aula, pois o blog seria uma ferramenta de auxlio ao professor e no um trabalho a mais.

4. CONSIDERAES FINAIS Como diria Paulo Freire ensinar exige reflexo crtica sobre a prtica, p or isso este trabalho no poderia ser apenas uma exigncia para a concluso de uma graduao qualquer. Desde o incio foi pensado para ser um questionamento impulsionador no que se refere s discusses sobre ensino de Histria nas licenciaturas das universidades federais, mas especificamente, aqui no

departamento de Histria da UFC. As disciplinas de prticas docentes vo muito alm de criarmos um plano de aula, irmos escola observar ou dar aula literalmente, pouca importncia dada a estas cadeiras de formao professoral, num curso onde mais da metade dos alunos esto matriculados na licenciatura.

18 19

Endereo do site: http://www.ohistoriante.com.br/ https://www.facebook.com/ohistoriante?fref=ts

28

Em

minha

vivncia

nesta

universidade pouco

se falou, discutiu,

problematizou nosso papel como profissionais do ensino. Nossa formao ainda carrega o estigma do sculo XIX, estamos muito voltados para uma formao bacharelesca. Nos anos 1990, houve um aumento considervel nos estudos sobre o ensino de Histria, porm mesmo com a importncia dada ao tema Educao e a Histria, os incentivos pesquisa so mnimos. Por isso, ao entender que a Histria se faz muito alm de dias e noites enfurnados em arquivos, ao discutirmos sobre nossas prticas, enquanto discentes em formao, nos tornamos capazes de pensar nossas aes como sujeitos transformadores, agentes que ao sarem das universidades estaremos formando outros, formando no apenas para um mercado de trabalho cruel, mas para serem cidados integralmente ativos na sociedade. Comeamos nosso curso com a seguinte pergunta: Pra que serve a Histria?, podemos no ter certeza exata da reposta, mas durante nossa breve caminhada nas trilhas da Histria, concordo com Durval Muniz (2001, p. 19), a Histria nos serviria para repensar nossas relaes, repensar aquilo que nos fez ser o que somos. Deve ser esse o papel da histria. A histria deve ter essa capacidade fantstica de nos impor uma reflexo sobre como chegamos a ser o que somos.

29

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. Pra que serve a Histria? Fragmento de aula proferida em 23.01.2001, para mestrandos e doutorandos do Programa de PsGraduao em Histria da Universidade Federal de Pernambuco. Transcrito e revisado por Edwar Castelo Branco. BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto Avaliao. In.: Para uma educao de qualidade. Atlas da Quarta Jornada de Educao Histrica. Braga, Centro de Investigao em Educao (CIED)/Instituto de Educao e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131-144. BITTENCOURT, Circe M. F. Propostas Curriculares de Histria: continuidade e transformaes. In: BARRETO, E. (org.). Os currculos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, 1998. ____________. Saber Histrico em Sala de Aula. 2a ed. So Paulo, Contexto, 1998. ____________. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo, Cortez Editora, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. So Paulo, Paz e Terra, 2011. 43 edio. FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Histria & Ensino de Histria. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2011. 3 edio. FONSECA, Selva Guimares. Caminhos da histria ensinada. Campinas, SP: Papirus, 1993. _____________. Didtica e prtica de ensino de histria. So Paulo, Editora Papirus, 4 Ed., 2005. LE GOFF, J. A idade mdia de Jacques Le Goff. In.: Uma longa Idade Mdia. Rio de Janeiro: Ed. Civilizao Brasileira, 1998. p. 27-47 MACIEL, Carolina M. Abreu. Ensino de Histria e as Novas Tecnologias de Informao e Comunicao. Anais do IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco EPEPE, 2012. p. 01-08 SILVA, Marcos Antnio, FONSECA, Selva Guimares. Ensino de histria hoje: errncias, conquistas e perdas. Revista brasileira de Histria. So Paulo, v.31, n60, 2010. OLIVEIRA, Nucia Alexandra Silva de. O estudo da Idade Mdia em livros didticos e suas implicaes no Ensino de Histria. Cadernos de Aplicao, Porto Alegre, v.23, n.1, jan./jun. 2010.

30

ANEXOS

Vous aimerez peut-être aussi