Vous êtes sur la page 1sur 18

Escola Quando a evaso dos alunos ocorre em razo da escola (incluindo a parte pedaggica, pessoal e material), devem atuar

diretamente para solucionar o problema, a prpria ESCOLA, a DIRETORIA DE ENSINO (Estado) e SECRETARIA DE EDUCAO (no mbito municipal), visando a melhoria do ensino, para torn-lo mais atraente ao aluno evadido. Indiretamente, atuam os CONSELHOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DA EDUCAO, DA CRIANA E DO ADOLESCENTE e as UNIVERSIDADES, estabelecendo uma poltica de melhoria do ensino e criando alternativas para o problema, com vistas a uma escola democrtica, emancipadora, autnoma e de qualidade. 3.2 Aluno

Quando o problema da evaso estiver centrado no comportamento do prprio aluno, a interveno direta deve ocorrer na (e pela) FAMLIA, ESCOLA, CONSELHO TUTELAR, MINISTRIO PBLICO e PODER JUDICIRIO. A atuao da famlia e da Escola a mais ampla possvel, sendo que os demais atuam com base no que diz a legislao menorista (ECA) ou da educao (LDB). Indiretamente, atuam o CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANA E DO ADOLESCENTE, SECRETARIAS DE ASSISTNCIA SOCIAL e SADE, dentro das polticas pblicas que visem o regresso do aluno, incluindo programas especficos para a rea (ex. reforo escolar, bolsa escola, etc.). 3.3 Pais/responsveis

No caso do aluno deixar de freqentar a escola, em razo do comportamento dos pais ou responsveis, a interveno

ocorrer diretamente pela ESCOLA, CONSELHO TUTELAR, MINISTRIO PBLICO e PODER JUDICIRIO. Indiretamente, atuam as SECRETARIAS DE ASSISTNCIA SOCIAL e SADE. 3.4 Social

Por fim, quando se constata que a evaso escolar se verifica por questo social, como trabalho, falta de transporte, medo de violncia, etc., devem atuar diretamente para solucionar o problema a FAMLIA, ESCOLA, CONSELHO TUTELAR, MINISTRIO PBLICO e PODER JUDICIRIO. Indiretamente as SECRETARIAS DE ASSISTNCIA SOCIAL, POLICIAS MILITAR E CIVIL.

4.

Quando intervir para evitar a evaso escolar

Segundo estabelece o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao a carga horria mnima anual, para a educao bsica, nos nveis fundamental e mdio, ser de oitocentas horas, distribudas por um mnimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver (I). Estabelece ainda que o controle de freqncia fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a freqncia mnima de setenta e cinco por cento (75%) do total de horas letivas para aprovao (VII). Assim, a interveno com sucesso para evitar a ocorrncia da evaso escolar ou infreqncia do aluno, deve se realizar quando se constata que a sua ausncia pode comprometer o ano letivo, ou seja, a interveno tem que ser preventiva, para no prejudicar ainda mais o aluno.

O principal agente do processo para o combate a evaso escolar o PROFESSOR, face ao seu contato direto e dirio com o aluno, cabendo diagnosticar quando o mesmo no est indo a escola (sem justificativa) e iniciar o processo de resgate.

5.

Procedimento para a interveno

Uma vez que a evaso e infreqncia do aluno um problema que deve ser compartilhado por todos aqueles que so apontados como responsveis pela educao (famlia, comunidade, sociedade em geral e o Poder Pblico) e tendo em vista o disposto no artigo 56, II do ECA, que determina aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental a comunicao ao Conselho Tutelar dos casos de reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares, torna-se necessrio estabelecer um procedimento uniforme para uma atuao eficiente de uma rede envolvendo todos os agentes responsveis. H necessidade de se elaborar um plano de orientao das aes a serem executadas. O professor quem inicia o processo, quem aciona a rede de combate evaso, mas os atos seguintes devem ser concatenados, tendo todos cincia das medidas tomadas ou que iro ser tomadas, para o sucesso da interveno. Este procedimento deve atender s peculiaridades de cada regio, competindo aos rgos envolvidos estabelecer a melhor forma de como intervir, com detalhamento de cada ato, at a final interveno do Poder Judicirio. conveniente que todos tenham cincia das providncias j tomadas, para se evitar a repetio de aes.

Existem alguns modelos que podem ser seguidos, tais como: 5.1 - FICAI ficha de comunicao de aluno infreqente. Modelo adotado no Rio Grande do Sul, onde se buscou realizar um trabalho de resgate do aluno de forma uniformizada e compartilhada, em curto espao de tempo. Esta atuao ocorre em um prazo de cinco semanas, assim distribudo: uma semana para o professor da turma ou disciplina dar o alerta direo; uma semana para a equipe diretiva, juntamente com o Conselho Escolar (e a comunidade), tomar as providncias no mbito escolar; duas semanas para o Conselho Tutelar aplicar as medidas cabveis; e uma semana para o Ministrio Pblico exercer suas atribuies. Esgotadas as providncias no mbito escolar para reinsero do aluno, caber a Equipe Diretiva encaminhar a 1 e 3 vias das fichas do FICAI ao Conselho Tutelar e, na sua falta Autoridade Judiciria, resumindo os procedimentos adotados. O Conselho Tutelar, no mbito de suas atribuies, poder tomar as medidas pertinentes em relao aos pais ou ao aluno. No logrando xito, encaminhar a 1 via da ficha do FICAI Promotoria de Justia, comunicando a escola tal providncia. De posse da 1 via, o Promotor de Justia, ciente das medidas tomadas pela escola e pelo Conselho Tutelar, no mbito de suas atribuies, buscar resgatar o aluno. Em qualquer caso, o Promotor de Justia dar cincia do ocorrido ao Conselho Tutelar e Escola, efetuando a devoluo da 1 via da ficha do FICAI escola, que registrar o ocorrido na 2 via (que tinha ficado na prpria escola), encaminhando a 1 via Secretaria da Educao[5]. 5.2 - Lei n. 10.498 de 05 de janeiro de 2000. Maus tratos.

Outro procedimento que pode ser seguido o da Lei n. 10.498 de 05 de janeiro de 2000 que estabelece um rito para a denncia referente a maus tratos no Estado de So Paulo. A referida lei contempla uma ficha padro (modelo) a ser encaminhada pelos rgos interventores, na qual constam os dados de quem faz a denncia, da vtima (criana ou adolescente), breve relato da situao e o tipo de violncia identificada. No caso da evaso escolar, a referida ficha poderia ser adaptada, constando a identificao do professor informante e da escola onde o aluno estuda. Dados identificadores do referido aluno e um breve relato de sua situao em relao evaso ou nmero de faltas, bem como de seu rendimento escolar. A seguir, com o preenchimento de campos especficos, poderia identificar as medidas tomadas pela escola quanto s providncias para resgatar o aluno evadido e seus resultados, para posterior encaminhamento ao Conselho Tutelar e na sua falta Autoridade Judiciria. Haveria tambm, a necessidade de se estabelecer uma seqncia de informaes quanto aos procedimentos adotados por cada rgo interventor, para se estabelecer a rede.

6.

A interveno do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar corresponde ao controle externo da Escola quanto manuteno do aluno no referido estabelecimento de ensino. Este controle no envolve a atuao da escola e sim o aluno evadido ou infreqente e seus pais ou responsveis. Por isso, sua interveno supletiva, somente ocorrendo aps a escola ter esgotado os recursos para a manuteno do aluno.

Est amparada nos artigos 56, II e 136, I e II do Estatuto da Criana e do Adolescente. Com relao aos alunos evadidos ou infreqentes, as medidas de proteo que o Conselho Tutelar poder tomar esto especificadas no artigo 101, I a VII do Estatuto da Criana e do Adolescente, sendo as seguintes: I encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; II orientao, apoio e acompanhamento temporrios; III matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental; IV incluso em programa comunitrio ou oficial de auxlio famlia, criana e ao adolescente; V requisio de tratamento mdico, psicolgico ou psiquitrico, em regime hospitalar ou ambulatorial; VI incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos; VII abrigo em entidade. Quanto aos pais ou responsveis as medidas aplicadas pelo Conselho Tutelar esto previstas no artigo 129, I a VII do Estatuto da Criana e do Adolescente, e so as seguintes: I encaminhamento a programa oficial ou comunitrio de proteo famlia; II incluso em programa oficial ou comunitrio de auxlio, orientao e tratamento a alcolatras e toxicmanos.

III encaminhamento a tratamento psicolgico ou psiquitrico; IV encaminhamento a cursos ou programas de orientao; V obrigao de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqncia e aproveitamento escolar; VI obrigao de encaminhar a criana ou adolescente a tratamento especializado; VII advertncia. Pode ainda representar ao Ministrio Pblico, para eventual propositura de ao civil pblica, quando o problema relativo escola (art. 208, pargrafo nico do ECA).

7.

A interveno do Ministrio Pblico e Judicirio

Uma vez esgotada a interveno do Conselho Tutelar sem sucesso quanto ao retorno do aluno evadido, deve o mesmo comunicar o fato ao Ministrio Pblico ou Autoridade Judiciria. ( art. 136, III, b e IV do ECA). A interveno, neste caso, mais ampla podendo ser aplicada a criana ou adolescente qualquer uma das medidas de proteo (art. 101) bem como as medidas pertinentes aos pais ou responsveis (art. 129) ou seja, alm daquelas que o Conselho Tutelar aplica, ainda pode ocorrer a colocao da criana ou do adolescente em famlia substituta (art. 101, VIII), a perda da guarda, destituio da tutela e a suspenso ou destituio do ptrio poder (art. 129, VIII, IX e X). Estas ltimas medidas so mais drsticas, mas tm previso legal, posto que o legislador menorista apontou como um dos

deveres dos pais a educao dos filhos (art. 22 e 55 do ECA). No cumprindo tal dever, pode ser suspenso ou destitudo do ptrio poder ( art. 24 do ECA). Tambm pode ser processado criminalmente pela infrao ao artigo 246 do Cdigo Penal, que trata do abandono intelectual. Esta abandono intelectual refere-se instruo primria[6], s os pais respondem (ficando de fora os responsveis guardies, tutores, padrastos, madrastas, etc.), sendo que esta obrigao decorre do ptrio poder (art.22) e da obrigao que a lei lhe impe quanto necessidade de matricular o filho na escola (art.55). Os pais ou responsveis tambm podero responder por infrao administrativa prevista no ECA (art. 249), quanto ao fato de descumprir, dolosa ou culposamente, os deveres inerentes ao ptrio poder, ou decorrentes da tutela ou guarda, bem como determinao da Autoridade Judiciria ou do Conselho Tutelar. Neste caso esto sujeitos a uma multa de trs a vinte salrios de referncia, aplicando-se o dobro em caso de reincidncia.

8.

Consideraes finais

Quando a educao passa a ser analisada com base no iderio da lei, constata-se que h uma grande distncia em relao a realidade. De um lado a lei, estabelecendo: toda criana na escola; educao direito de todos e dever do Estado e da Famlia; direito fundamental a ser assegurado com prioridade absoluta criana e ao adolescente; direito pblico subjetivo. De outro lado, a realidade que conduz lgica da excluso. Desigualdades dramticas; polticas pblicas direcionadas a convenincias e oportunidades; famlias desestruturadas; escolas

inertes frente aos fracassos repetidos quase que de forma programada[7]. Diante deste quadro, fica patente a necessidade do comprometimento de todos aqueles que esto ligados educao, para encurtar a distncia entre o que diz a lei e a realidade, sendo uma das frentes de ao, o combate evaso escolar, a fim de garantir a formao do cidado e sua insero na sociedade, de modo a contribuir para a sua transformao. Escola, famlia, comunidade, sociedade em geral e Poder Pblico so co-responsveis pela formao educacional da criana e do adolescente, sendo certo que a evaso escolar constitui uma negao desta formao. O princpio da prioridade absoluta, constitucionalmente garantido quanto educao, somente ser cumprido, quando o problema da evaso escolar for enfrentado de forma articulada, com vista a sua gradual reduo.

II.5.4 - ANLISE INTEGRADA E SNTESE DA QUALIDADE AMBIENTAL O Diagnstico Ambiental apresentado no presente estudo abordou os aspectos fsicos (Seo II.5.1), biticos (Seo II.5.2) e socioeconmicos (Seo II.5.3) de forma a caracterizar a regio onde ser realizada a Atividade de Produo e Escoamento de Petrleo e Gs no Campo de Siri, Bacia Potiguar.

A qualidade ambiental da regio produto da sinergia entre os aspectos acima citados que, dependendo de especificidades e condicionantes, tende a ser influenciada em maior ou menor grau. Sendo assim, na presente Seo os fatores ambientais so integrados de forma objetiva e sinttica visando a compreenso da estrutura e dinmica das condies ambientais da rea de Influncia do empreendimento, enfocando-se tambm as tendncias evolutivas em um cenrio tendencial. Considerando a existncia de outras atividades antrpicas na regio, a presente anlise interpretou a qualidade ambiental tambm em decorrncia destas, identificando-se os pontos crticos, ou seja, os fatores ambientais de sensibilidade a impactos. O Mapa de Sensibilidade Ambiental, (Figura II.5.4-1) apresentado no final desta Seo, foi elaborado a partir das informaes componentes do Diagnstico

Ambiental (Meios Fsico, Bitico e Socioeconmico), em especial quanto sensibilidade da rea de Influncia da Atividade, definida com base nas caractersticas geomorfolgicas e hidrodinmicas da costa, nos recursos biolgicos e nas atividades socieconmicas, entre outras, que podem vir a serem prejudicadas por acidente com derramamento de leo. Desta forma, sintetiza visualmente a qualidade ambiental da regio de interesse deste estudo, facilitando a anlise das possveis interaes explicitadas textualmente, alm de orientar esforos de atendimento emergncia em caso de acidente, conforme definido na Seo II.8.3 - Plano de Emergncia Individual. Como base para a elaborao do Mapa de Sensibilidade foi utilizado o Atlas de Sensibilidade Ambiental (MMA, 2004), elaborado a partir das Especificaes e Normas Tcnicas para a Elaborao de Cartas de Sensibilidade Ambiental para Derramamentos de leo (Ministrio do Meio Ambiente, 2004) preparada em

conjunto com o IBAMA e ANP e de acordo com as preconizaes da Organizao Pg. 2 /18 Meio Bitico II.5.2 Estudo de impacto Ambiental EIA Para Atividade de Produo e Escoamento de Petrleo e Gs no Campo de Siri - Bacia Potiguar ______________________ Coordenador da Equipe ______________________ Tcnico Responsvel Reviso 00 06/2005 Martima Internacional (IMO) e National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), sendo aproveitadas as experincias do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CENPES) da PETROBRAS, consolidadas no Manual Bsico para Elaborao de Cartas de Sensibilidade no Sistema PETROBRAS.

Fundamentalmente, pode-se considerar que o meio fsico o principal condicionante da regio, tanto no que se refere aos processos de longo termo e larga escala, quanto aos processos de pequena escala espaotemporal. O meio bitico bastante dependente da dinmica do meio fsico, sendo sua evoluo condicionada s variaes dos fenmenos e processos meteooceanogrficos e geolgicos. A partir disto, procurou-se traar as interaes possveis entre estes aspectos e os scio-ambientais da regio e sua dinmica, considerando em conjunto as caractersticas relativas ao empreendimento. Em relao s condicionantes meteorolgicas na AID e AII, estas esto contextualizadas sob o clima da Regio Nordeste do Brasil, considerado semirido por apresentar substanciais variaes temporal e espacial da precipitao pluviomtrica e elevadas temperaturas ao longo do ano (Azevedo et. al., 1998). Segundo Uvo (1996), quatro mecanismos governam o regime de chuva

predominante da Regio Nordeste do Brasil: Zona de Convergncia Intertropical; Eventos El Nino; Temperatura da Superfcie do Mar, Ventos Alsios e Presso ao Nvel do Mar; e Frentes Frias e Vrtices Ciclnicos. Dentre os citados mecanismos, a Zona de Convergncia Intertropical sobre o Oceano Atlntico o sistema meteorolgico mais importante na ocorrncia de chuvas na poro norte do Nordeste do Brasil (Hastenrath, 1990), estando a estao chuvosa desta regio associada sua presena. Embora a ocorrncia do El Nio seja uma das principias responsveis pela deficincia de chuvas no Nordeste Brasileiro, no qual o Campo de Siri est inserido, o padro de Temperatura da Superfcie do Mar sobre as bacias norte e sul do Oceano Atlntico tem papel determinante e constante na qualidade da estao chuvosa. A precipitao pluviomtrica a varivel meteorolgica que estabelece as condies climticas na Regio Nordeste do Brasil, onde se situa o Campo de

Siri, definindo-a em estaes chuvosa e seca (Projeto ridas, 1994), sendo a maior parte do total pluviomtrico anual observado entre fevereiro a maio (Souza et. al, 1999). Confirmando esta dinmica, as mdias pluviomtricas mensais mais Estudo de impacto Ambiental EIA Para Atividade de Produo e Escoamento de Petrleo e Gs no Campo de Siri - Bacia Potiguar Anlise Integrada e Sntese da Qualidade Ambiental II.5.4 Pg. 3 / 18 ______________________ Coordenador da Equipe ______________________ Tcnico Responsvel Reviso 00 06/2005 significativas para as localidades de Jaguaruana (CE) e Mossor (RN) (1961 a 1990) ocorrem entre os meses de fevereiro e maio, recebendo mdias anuais de

906.1 mm e 765.8 mm, respectivamente. J o parmetro evaporao apresenta comportamento inverso ao da precipitao, uma vez que os fatores que o regem consistem nos mesmos sistemas meteorolgicos controladores da chuva na regio. A umidade relativa mdia anual do ar na regio atinge valores acima de 70%. De um modo geral, so evidentes as baixas amplitudes trmicas anuais, mximas em torno de 6C, e menores temperaturas mdias entre o fim da estao chuvosa (junho e julho) e o fim do ano, quando os valores voltam a crescer. A maior temperatura mdia observada em fevereiro 26,4C (Cear Mirim - RN) e 28,6C (Macau - CE), e as mnimas situam-se em setembro 25C (Cear Mirim) e julho 23,4C (Macau). Os ventos descrevem variabilidade sazonal dominada por mecanismos de circulao atmosfrica de grande escala da regio equatorial, onde os alsios

desempenham papel determinante na qualidade de chuvas na regio. Nas reas prximas costa, as brisas tambm so bastante influentes. Considerando o parmetro direo de vento, a anlise dos registros mdios dirios da estao de Praia do Minhoto (Guamar RN), bastante prxima ao Campo de Siri e com comportamento sazonal semelhante todas localidades do estudo, revela a predominncia de ventos oriundos do quadrante Leste com mais de 90% de ocorrncia, constatando a forte influncia dos alsios na regio. Em termos de intensidade de vento, de uma forma geral, a velocidade mdia diminui a partir de novembro, aps um mximo entre setembro e outubro, chegando a valores mnimos entre maro e junho. Nos meses de fevereiro a maio ocorre o contrrio, com o deslocamento da ZCIT sobre a costa norte do nordeste brasileiro com o enfraquecimento dos alsios. J o comportamento dirio dos ventos est associado s diferenas de

temperatura entre o oceano e o continente, e ao ciclo de variao diria deste parmetro, fazendo com que as maiores velocidades mdias dirias apresentemse no perodo compreendido entre 12h e 18h. Para estao localizada Praia do Minhoto as velocidades mdias mensais variam de 4,0m/s a 6,5m/s, as mximas entre 6,0m/s a 8,5m/s e as menores entre 0,5m/s e 4,5m/s.

Vous aimerez peut-être aussi