Vous êtes sur la page 1sur 3

Madrugar

Lies bsicas sobre a vida crist prtica.


Watchman Nee Deus, Deus meu eres tu; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti, a minha carne te deseja, em terra seca e rida onde no h gua (Sal. 63:1).

Por que devemos madrugar? O que agora desejamos expor diante dos novos crentes muito simples: devemos nos levantar cedo de nossa cama todos os dias. Permita-me citar as palavras da Sra. Groves, uma colaboradora da Sra. Margaret Barber, que nos ajudou grandemente. Ela dizia que a primeira escolha que d evidncias do nosso amor ao Senhor a escolha entre a nossa cama e o Senhor. Se voc decide amar mais a sua cama, dormir quanto quiser; mas se escolher amar mais ao seu Senhor, levantar mais cedo. Ela me falou estas palavras em 1921, mas ainda hoje em dia sinto o frescor delas. Sim, um homem tem que escolher entre a cama e o Senhor. Se voc amar mais a sua cama, dormir como uma pedra; mas se amares mais ao Senhor, dever se levantar de madrugada. Muitos dos servos de Deus na Bblia tinham o hbito de despertarem cedo. O man deve ser colhido antes que se levante o sol. Todo aquele que quiser comer o alimento que Deus lhe prometeu dever madrugar. Quando o sol esquenta, o man se derrete, e ento no ficar nada. Todo novo crente precisa saber que, para receber o alimento espiritual da parte de Deus, para obter o sustento espiritual, para crescer espiritualmente e para desfrutar da comunho espiritual, ele tem que despertar um pouco antes. Se levantar tarde, perder o seu sustento. A vida crist frgil que prevalece entre os filhos de Deus hoje se deve menos a algum problema espiritual srio do que ao fato de levantar-se muito tarde. Portanto, no consideremos isto como uma questo pequena. O problema espiritual de muitos reside realmente em sua negligncia em levantar-se cedo pela manh. como se, pela manh cedo, antes da alvorada ou logo que comece a amanhecer, Deus dispensasse a sua proviso de alimento espiritual e santa comunho aos seus filhos. Quem se levanta tarde, perde aquilo. Muitos dos filhos de Deus no tm problemas na consagrao, o zelo e o amor, e, no entanto no podem ser bons cristos pelo fato de levantar-se tarde. O madrugar tem muito haver com a vida espiritual. Nunca encontrei um guerreiro de orao que se levante tarde, nem conheci a uma pessoa prxima ao Senhor que se levante tarde. Todos aqueles que conhecem a Deus pelo menos se apresentam diante dele ao romper da alvorada. Como a porta gira sobre os seus gonzos, assim o preguioso em sua cama (Prov. 26:14). Em sua cama, o preguioso como uma porta que gira sobre as suas dobradias. Ele dar voltas em seu leito, mas nunca o deixar. Ele girar de um lado

para o outro, mas, contudo, permanecer deitado. Muitas pessoas simplesmente se agarram as suas camas. Voltados para um lado, eles encontram a cama encantadora; dando volta ao outro lado, ainda a acham deliciosa! Gostam de dormir, dormir um pouco mais e ficar mais na cama. No entanto, irmos e irms, se algum deseja servir a Deus, deve levantar-se cedo a cada dia. Quem se prope diante de Deus de se levantar de madrugada, logo experimentar um mltiplo benefcio espiritual. Sua orao em outro momento do dia no se pode comparar com a sua orao alvorada. Seu estudo da Bblia em outras horas no se pode igualar ao daquela hora; e sua comunho com o Senhor em outro momento nunca to doce como ao amanhecer. Recorde bem que a alvorada o melhor tempo do dia. Deveramos apresentar nosso melhor tempo a Deus, no aos homens ou aos assuntos do mundo. um nscio aquele que gasta a sua jornada completa no mundo e depois, ao anoitecer, quando est esgotado, ajoelha-se para orar e para ler a Bblia antes de se deitar. Quem pode assombrar-se de que sua orao, seu estudo da Bblia e sua comunho com o Senhor sejam defeituosos? Seu problema o fato de levantar-se muito tarde pela manh. O que fazer depois de se levantar cedo Nosso objetivo no apenas que as pessoas se levantem cedo. Estamos procurando o valor espiritual e o contedo espiritual. Ento, aqui h algumas coisas que as pessoas devem fazer depois de se levantar: 1. Ter comunho com Deus Os homens se levantam cedo pela manh com o fim de ter comunho com o Senhor. Levantemo-nos de manh s vinhas ... Ali te darei os meus amores (Cant. 7:12). Sendo a melhor hora do dia, deveria ser ocupada em ter companheirismo com Deus, em esperar tranquilamente diante dele, em meditar em sua presena, em receber a direo de Deus, e em permitir que ele nos fale, e nossos espritos estejam abertos para ele. A comunho significa ter o nosso esprito aberto para Deus. Quando o esprito humano se abre para Deus, ento a mente ser aberta. Isto d a Deus oportunidade para dar luz, para prover uma palavra, para dar um toque de vida; tambm d alma o privilgio de aprender a tocar a Deus, meditar e contemplar, e para elevar o corao a Deus. Isto , em poucas palavras, a comunho com Deus. 2. Cantar e louvar A hora matinal a melhor hora para cantar louvores ao Senhor. Podemos elevar nossas bnos mais altas pela manh.

3. Procurar o sustento diante de Deus Este o tempo de recolher o nosso man. Qual o nosso man? obvio, o man revela a Cristo, mas este no a nossa nfase aqui. a palavra de Deus da qual desfrutamos diariamente e atravs da qual recebemos foras para caminhar no deserto. O man o alimento no deserto e tem que ser recolhido cedo pela manh. Como pode algum estar satisfeito e nutrido se ele passar esse primeiro tempo do dia em atender outros assuntos? O amanhecer a hora para a comunho, o louvor, o man e a orao. Deus, Deus meu eres tu; de madrugada te buscarei (Sal. 63:1). ento de madrugada buscavam a Deus se tornavam solcitos na sua busca (Sal. 78:34). No original, em ambos os salmos encontramos a palavra cedo. Cedo pela manh o tempo para a orao. Depois de ter comunho com Deus e ser alimentado com o man, o crente se fortalece para pr todas as coisas diante de Deus e para orar cuidadosamente sobre elas. Orar requer fora; o fraco no pode orar. Com a nova fora tirada da comunho e da alimentao com o man, pode orar por ti, pela igreja e pelo mundo inteiro. Desta maneira, cada novo crente precisa conhecer as quatro coisas que ele deveria estar atento para fazer diante de Deus cada manh: comunho, louvor, leitura da Bblia e orao. Se ele as descuidar, o dia o declarar. Inclusive uma pessoa como George Muller confessava que se ele se alimentasse diante de Deus pela manh ou no o fazia totalmente, isso determinava a sua condio espiritual para a jornada completa. Suas aes pela manh cedo indicavam o seu dia. Muitos cristos encontram os seus dias difceis porque as suas horas matinais so deficientes. (Reconheo que uma pessoa no se veria facilmente afetada por circunstncias exteriores se conhecesse a separao do esprito e da alma, e deste modo o quebrantamento do homem exterior. Isto, no entanto, um aspecto totalmente diferente). Para os novos crentes, a exortao se deve dirigir em torno do fato de levantar-se cedo, porque uma vez que eles se tornam negligentes nisto, sero descuidados em quase tudo. A diferena que faz no dia, se algum tomou o alimento na manh ou ficou faminto, extremamente grande.
Traduzido do Spiritual Exercise. (Christian Fellowship Publishers, 2007).

http://www.aguasvivas.ws/revista/69/vida.htm

Vous aimerez peut-être aussi