Vous êtes sur la page 1sur 33

SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Centro de Formao Profissional AFONSO GRECO

GEOLOGIA GERAL

Praa Expedicionrio Assuno, 168 Bairro Centro Nova Lima MG CEP: 34.000-000
Telefone: (31) 3541-2666

Presidente da FIEMG Olavo Machado Gestor do SENAI Petrnio Machado Zica Diretor Regional do SENAI e Superintendente de Conhecimento e Tecnologia Lcio Sampaio Gerente de Educao e Tecnologia Edmar Fernando de Alcntara

Sumrio

APRESENTAO .............................................................................................................. 4 1. INTRODUO ................................................................................................................ 5 2. INTEMPERISMO ............................................................................................................ 8 3. GUA CONTINENTAL NO SOBSOLO ....................................................................... 12 4. GUA CONTINENTAL NA SUPERFCIE .................................................................... 16 5. ATIVIDADES GEOLGICAS DOS VENTOS .............................................................. 21 6. ATIVIDADES GEOLGICAS DO GELO ..................................................................... 24 7. ATIVIDADES GEOLGICAS DO MAR ....................................................................... 27 8. NOES DE ESTRATIGRAFIA .................................................................................. 31 9. BIBLIOGRAFIA ............................................................................................................ 33

Geologia Geral ____________________________________________________________

Apresentao

Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao. O SENAI, maior rede privada de educao profissional do pas,sabe disso , e ,consciente do seu papel formativo , educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo e conscincia da necessidade de educao continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento , na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes internet- to importante quanto zelar pela produo de material didtico.

Isto porque, nos embates dirios,instrutores e alunos , nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja , por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada ! Gerncia de Educao e Tecnologia

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP I - INTRODUO

1) DIVISO DA GEOLOGIA O termo geologia vem do grego geo, que significa terra, e logos, que significa palavra, pensamento, cincia. A GEOLOGIA, como cincia, procura decifrar a histria geral da terra, desde o momento em que se formaram as rochas at o presente. Um conjunto de fenmenos fsicos, qumicos, fsico-qumicos e biolgicos compe o seu complexo histrico. A GEOLOGIA GERAL ou DINMICA e a GEOLOGIA HISTRICA so dois aspectos que distinguimos na GEOLOGIA. A primeira estuda a composio, a estrutura e os fenmenos genticos formadores da crosta terrestre, como tambm todo o interior do nosso planeta; enquanto a segunda estuda e procura datar cronologicamente a evoluo, as modificaes estruturais, geogrficas e biolgicas ocorridas na histria da terra. Desde que o homem aprendeu a se aproveitar das rochas e minerais, iniciou-se o estudo da GEOLOGIA. Assim que a procura dos combustveis fsseis, dos minrios de Urnio e de Trio (energia nuclear), dos fertilizantes minerais e de outros minrios metlicos e no-metlicos exige o conhecimento pormenorizado dos processos de sua formao, do tipo de rochas relacionadas, da poca em que se teriam formado, e ainda, o conhecimento da quantidade provvel existente. O conhecimento geolgico de nosso pas vem sendo bastante incrementado nos ltimos anos. Graas aos mtodos modernos, como o de sensores remotos e tambm s facilidades propiciadas pelas novas vias de penetrao, a GEOLOGIA acha-se cada vez mais conhecida.

2) A FORMA DA TERRA A terra aproximadamente um elipside, com dimetro equatorial de 12 756 776 metros e dimetro polar de 12 713 834 metros. Esta exatido deve-se aos dados fornecidos por 13 satlites artificiais que forneceram 46500 medidas. O erro destas medidas foi de 8 metros a mais ou a menos. A maior elevao a do monte Everest, no Himalaia, com quase 9000 metros, e a maior depresso foi encontrada no Oceano Pacfico, com cerca de 11000 metros.

3) O VOLUME DA TERRA Considerando que a terra seja esfrica, com um dimetro de aproximadamente 12 700 Km, o volume da terra seria aproximadamente 1,08 bilho de Km 3.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

4) A MASSA DA TERRA A massa da terra calculada mediante a lei de Newton e aproximadamente igual a 5,6 sextilhes de toneladas (ou 5,6 x 1021 toneladas).

5) A DENSIDADE DA TERRA A densidade, conhecidos o volume e a massa, determinada dividindo-se a massa pelo volume. Este clculo indica uma densidade de 5,52; ou seja, 5,5 vezes mais pesada que a gua. Visto que as rochas que ocorrem na superfcie tm uma densidade mdia de 2,7 a 3,0, o interior da terra deve ser bem mais denso, devido sua constituio ou pela maior compacidade da matria como conseqncia da alta presso reinante.

6) CONSTITUIO INTERNA DO GLOBO TERRESTRE As observaes da densidade e da gravidade do globo terrestre mostram que o interior e a crosta devem possuir uma constituio diferente. Observaes sismolgicas e dedues baseadas em estudos de meteoritos indicam que a terra constituda de vrias camadas. A constituio do globo terrestre e o estudo dos meteoritos esto mais bem detalhados na apostila de petrografia.

7) MAGNETISMO TERRESTRE A terra um im fraco. A causa e a sede do magnetismo terrestre so ainda discutidas. Sabe-se, contudo, que algumas causas que fazem variar o magnetismo localizam-se na crosta terrestre. De alta importncia para os estudos geolgicos o magnetismo conservado numa rocha, que varia no decorrer do tempo geolgico. 8) IDADE DA TERRA O problema da idade da terra vem sendo especulado desde os tempos remotos dos antigos filsofos hindus, que consideravam a terra como eterna. Em 1654, um arcebispo irlands calculou, baseado em dados bblicos, um idade de 4004 anos antes de Cristo, tendo-se a terra formado no dia 26 de outubro s 9 horas! Os sedimentos glaciais no-consolidados, espalhados por grande rea da Europa, eram interpretados como depsito do dilvio da Bblia. Somente em fins do sculo XVIII, com as idias de HUTTON, comearam a cogitar de dados mais cientficos e menos msticos. Muitos sculos antes, Herdoto (450 a.C.) j fizera considerao sobre o tempo geolgico, observando a deposio dos sedimentos do rio Nilo e o conseqente crescimento de seu delta, que teria levado muitos milhares de anos para ter-se formado. Aps muitos estudos de especialistas (estudos sobre radioatividade) chegou-se seguinte ESCALA GEOLGICA DO TEMPO:
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

9) TEMPERATURA NO INTERIOR DA TERRA

Tneis e sondagens mostram que a temperatura aumenta progressivamente para o interior da terra. De um modo geral, at uma profundidade de 10 a 20 metros, a temperatura influenciada pela mdia anual, e da para baixo, aumenta continuamente. Designa-se GRAU GEOTRMICO o nmero de metros em profundidade na crosta terrestre necessrios para haver o aumento de temperatura de 1C. O valor normal de 30 metros, existindo, porm, variaes muito grandes. No Brasil, onde se conhecem poucos dados nesse sentido, sabese que a temperatura no fundo da mina de Morro Velho, com aproximadamente 2500 metros de profundidade, de cerca de 64C (no considerando a refrigerao artificial usada na mina). Descontando-se a temperatura mdia anual de 18C temos um aumento de temperatura de 46C em 2500 metros. O grau geotrmico , nesse caso, 2500 divididos por 46 = 54 metros. Em uma sondagem em Caruru, na ilha de Maraj, foram encontradas as seguintes temperaturas: 146C em 3021m de profundidade 176C em 3845m de profundidade 178C em 3872m de profundidade Sendo em volta de 25C a temperatura mdia anual da superfcie, obtemos um valor de 25 metros para o grau geotrmico naquela regio. Deve ser lembrado que as medidas trmicas conhecidas atingem somente a profundidade de cerca de 6000 metros (em sondagem) e no provvel que a elevao de temperatura seja contnua at o centro da terra. Se assim fosse, esta seria de 180000C e, no entanto, o mais provvel que a temperatura no centro da terra seja aproximadamente igual temperatura da superfcie solar, que de cerca de 6000C.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP II - INTEMPERISMO 1) GENERALIDADES As rochas que formam a crosta terrestre nem sempre ocorrem sob a forma de grandes e contnuos afloramentos quilomtricos. Sob as nossas condies de clima tropical a temperado, as rochas tendem a se decompor, formando o chamado MANTO DE INTEMPERISMO, que pode ser tambm chamado de REGOLITO. O INTEMPERISMO constitui o processo operante na superfcie terrestre que ocasiona a decomposio dos minerais das rochas, graas ao de agentes atmosfricos e biolgicos. Diversos so os fenmenos que agem nos processos de intemperismo. Tais fenmenos podem ser fsicos, qumicos e biolgicos, agindo separada ou conjuntamente, dependendo das condies climticas locais e da prpria rocha em si. Da termos vrios processos de intemperismo, a saber: A) DESINTEGRAO FSICA a) Variao da temperatura b) Cristalizao de sais c) Agentes fsico-biolgicos

B) DECOMPOSIO QUMICA a) b) c) d) e) Decomposio por oxidao Decomposio por reduo Decomposio por hidrlise e hidratao Decomposio pelo cido carbnico dissoluo

C) DESINTEGRAO FSICA a) Variao de temperatura: Todos os corpos sofrem uma variao no volume causada pela temperatura. A maioria das rochas formada de vrios tipos de minerais com diferentes coeficientes de dilatao trmica. A variao da temperatura produzida pela insolao durante o dia e resfriamento noite pode ser grande. Isto provoca a fadiga desses minerais. Os minerais em fadiga sero facilmente desagregados e reduzidos a pequenos fragmentos. Nas regies ridas do Nordeste brasileiro, a insolao grande, aquecendo as rochas. Sendo estas rochas expostas a uma chuva repentina, podem sofrer quebramento brusco, s vezes com estalo. As rochas assim desgastadas formam uma feio arredondada que recebe o nome de esfoliao esferoidal. b) Cristalizao de sais:

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

Em climas ridos, os sais solveis no so removidos pelas guas, pois a precipitao pluviomtrica insuficiente. D-se ento o inverso; em vez dos sais serem lixiviados e conduzidos ao mar, so eles trazidos do fundo superfcie pelas poucas guas que so ocasionalmente precipitadas e que sobem novamente flor da terra. Com isso, dissolvem-se muitos sais que so precipitados quando a gua se evapora. Quando a cristalizao se d em fendas, estas tendem a ser aumentadas, graas ao esforo de crescimento dos cristais. A repetio secular deste fenmeno faz com que as rochas se desagreguem lentamente. Com a evaporao da gua, os sais (sulfatos, nitratos, carbonatos) cristalizam-se formando as chamadas EFLORESCNCIAS. Tal fenmeno observado nas regies semi-ridas do nordeste brasileiro. No estado de Pernambuco ocorrem eflorescncias de salitre, nitrato de potssio que raspado e usado no fabrico de plvora. Existem localidades onde a eflorescncia de cloreto de sdio (NaCl), tambm aproveitado pelo povo da regio. Tais localidades, denominadas BARREIROS, so favorveis caa e criao de gado, dada a necessidade que os animais tm de cloreto de sdio. Fenmeno semelhante cristalizao a CONGELAO. A gua, ao congelarse, expande em 9% do seu volume. Por este motivo a congelao da gua inclusa nas fendas das rochas exerce uma fora expansiva considervel. Mas este tipo de intemperismo de pouca importncia no Brasil, ocorrendo em pequena escala nos planaltos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Campos do Jordo (SP) e Itatiaia (RJ). c) Agentes fsico-biolgicos: A presso do crescimento das razes vegetais pode provocar a desagregao de uma rocha (fenmeno facilmente visvel nas cidades arborizadas), desde que esta possua fendas por onde penetrem as razes, e desde que a resistncia oferecida pela rocha no seja muito grande. Estas razes podem provocar a ruptura de rochas. Os ventos que fazem balanar as rvores so tambm ativos. Tambm a atividade de vrios animais, como minhocas, formigas, cupins e vrios roedores que abrem buracos, fazem com que o solo seja afofado, mais facilmente removido, facilitando tambm a penetrao de outros agentes ativos na decomposio das rochas. D) DECOMPOSIO QUMICA Este processo de intemperismo caracterizado pela reao qumica entre rocha e solues aquosas diversas. Tal processo mais rpido se a rocha for previamente preparada pelo intemperismo fsico, que a reduz a fragmentos menores, facilitando e aumentando o contato com os agentes aquosos ativos na degradao da rocha. A gua de penetrao atmosfrica no pura, devido aos gases do ar nela dissolvidos. Destes gases, os mais importantes no intemperismo so o oxignio e o gs carbnico. Os processos de decomposio qumica so: a) Decomposio por oxidao:

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

Com a oxidao aparece normalmente uma mudana de cor, para vermelho ou amarelo. O ferro e o mangans so os elementos mais susceptveis de oxidao durante o intemperismo. Possui tambm importncia a oxidao de compostos de enxofre, como os sulfetos, dada formao de cido sulfrico, agente poderoso na decomposio das rochas. b) Decomposio por reduo: Nos ambientes de putrefao, pantanosos, favorvel a liberao do H 2S e tambm do hidrognio nascente, agentes de grande poder redutor, que podem atacar o sulfato de clcio dos sedimentos, formando gua e CaS, que se transformam posteriormente em hidrxido e depois em CaCO3. c) Decomposio por hidrlise e hidratao: Estes dois processos acham-se intimamente relacionados. Pela hidratao a gua incorporada ao mineral e pela hidrlise d-se a decomposio do mineral pela gua. Os silicatos (minerais mais comuns das rochas) so atacados quimicamente pela gua que penetra nos capilares dos minerais, afrouxando-os e depois se realiza a hidrlise. Tomando-se como exemplo o ortoclsio, mineral mais comum das rochas, temos: KAlSi3O8 + H2O HAlSi3O8 + KOH d) Decomposio pelo cido carbnico: H2O + CO2 H+ + HCO3 Este processo no mais que uma modalidade da hidrlise. A gua de chuva dissolve o CO2 da atmosfera. O cido carbnico formado bastante fraco, mas trata-se do agente mais importante no intemperismo qumico, pois age secularmente sobre os feldspatos (mineral mais comum da crosta terrestre). Exemplo: 2KAlSi3O8 + H2CO3 + nH2O K2CO3 + Al2(OH)2Si4O10 + 2SiO2 ortoclsio + c. Carbnico + gua carbonato de clcio + argila + slica e) Dissoluo: Os cidos agem tambm diretamente na dissoluo de certos minerais. Os carbonatos so os mais facilmente solubilizados. Um calcrio ou um dolomito lentamente dissolvido. Se numa regio calcria houver intensa circulao de gua subterrnea, a dissoluo se processa nas fendas, formando-se as cavernas calcrias. 2) FORMAO DO SOLO Solo o nome que se d ao produto final do intemperismo das rochas, caso as condies fsico-qumicas e biolgicas permitam o desenvolvimento da vida vegetal junto a atividades de microorganismos em ntima relao com a vida de
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

vegetais. Denomina-se tambm REGOLITO ou MANTO DE INTEMPERISMO, pelo fato de formar um manto sobre a rocha em decomposio. A cincia que trata do estudo dos solos denomina-se pedologia; a edafologia estuda especificamente o solo arvel. Na formao do solo, vrios so os fatores que agem e que imprimem seu carter, tais como: clima, rocha, vegetao, relevo e tempo de atuao de todos estes fatores. O fator clima o mais importante, pois a mesma rocha poder formar solos completamente diferentes se decomposta em diferentes climas. Por outro lado, rochas diferentes podem formar solos idnticos quando sujeitos ao mesmo ambiente climtico. Nos climas tropicais, a tendncia de decomposio qumica para a formao de hidrxidos de ferro ou de alumnio, ou ambos. A este processo d-se o nome de LATERIZAO, designando-se o produto LATERITA. A laterizao caracterizase pela intensa LIXIVIAO. Os lcalis e alcalinos terrosos so levados pelas solues e tambm a slica dissolvida. Fica um resduo dos produtos de menor solubilidade, a saber: o alumnio e o ferro na forma de hidrxidos. Se a rocha inicial for rica em alumnio, o produto da laterizao recebe o nome de BAUXITO (principal minrio de alumnio). Sendo maior a pluviosidade, a tendncia de formar argilo-minerais. Estudos modernos de Paiva Neto e outros, no estado de So Paulo, nos tm mostrado haver ntima relao entre rochas e solos. Assim, aparecem numerosos nomes populares locais para os diferentes solos. Em So Paulo d-se o nome de SALMOURO ao solo argiloso que contm um alto teor em areia grossa, originase da decomposio de granitos e gnaisses claros de granulao grossa. O solo argiloso, com pouco quartzo, recebe a designao de MASSAP. Muito conhecida a TERRA-ROXA , originada da decomposio de diabsios (so solos excelentes para a agricultura devido ao alto teor em matria orgnica). Solos pobres, derivados geralmente de folhelhos e avermelhados, que do s vezes um aspecto semelhante ao da terra-roxa so chamados de SANGUE DE TATU. Os solos arenosos e pobres so conhecidos sob a designao popular de TERRA CATANDUVA. A profundidade mxima atingida pelo intemperismo qumico varia com a topografia. Na Serra do Mar a espessura do solo chega ao redor de 70 metros. Em Riacho Grande-SP, uma perfurao para gua subterrnea encontrou rochas decompostas a quase 150 metros de profundidade. Outra varivel importante na profundidade do intemperismo qumico o diaclasamento da rocha. A literatura cita exemplos de decomposio qumica em fraturas de rochas a profundidade de at 500 metros, fato observado na Rssia. A figura abaixo mostra um esfoliao esferioidal do diabsio, em Pntano Grande, RS.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP III - GUA CONTINENTAL NO SUBSOLO 1) GENERALIDADES Este captulo de grande importncia econmica, devido procura cada vez mais intensa do precioso lquido, cujo aumento de consumo aumenta com o progresso da tcnica industrial e com o aumento da populao. Desde os tempos antigos o homem j fazia uso da gua subterrnea nas regies menos chuvosas e tambm procurou explicar a sua origem, cometendo vrios erros, muitos dos quais perduram at os dias de hoje. Entre os leigos, impera a crena de que a gua subterrnea circula como rios, chamados de veias dgua. comum ouvir-se dizer que um poo seco porque no deu na veia. freqentemente procurada pelo mtodo da RABDOMANCIA ( do grego rhabdos, varinha), mtodo acreditado pela grande maioria dos no-versados nas cincias geolgicas.

Parte da gua da precipitao atmosfrica infiltra-se no solo, onde podemos distinguir duas zonas: a saturada e a zona de aerao, ou subsaturada. Acham-se separadas pela chamada superfcie piezomtrica, tambm chamada por lenol fretico, cuja profundidade varia com as mudanas climticas, com a topografia da regio e com a permeabilidade das rochas. Reserva-se a expresso GUA SUBTERRNEA gua contida na zona saturada, situada abaixo do lenol fretico ou superfcie piezomtrica. quela contida na zona de aerao d-se a designao de GUA EDFICA (do grego edafos, solo).

A superfcie piezomtrica (ou lenol fretico) acompanha aproximadamente a topografia. Em regies mais secas ou muito permeveis, desde at 100 metros, podendo haver variaes da profundidade conforme a estao do ano, pois sabemos que, na poca de estiagem, a grande evaporao e a ausncia de chuvas determinam o abaixamento da superfcie piezomtrica (ou lenol fretico). A gua no se infiltra indefinidamente terra adentro, porque nas regies mais profundas, tanto os poros como os capilares se vo tornando cada vez menores, fechando-se graas compresso causada pelo peso das rochas superiores.

2) ARMAZENADORES DA GUA SUBTERRNEA Todas as rochas apresentam uma capacidade varivel de armazenamento de gua, que determinada pela presena de numerosos poros, ou por serem atravessadas por inmeras fendas e capilares. D-se o nome de POROSIDADE de uma rocha relao existente entre o volume dos poros e o volume total, expressa em porcentagem.

Quando a quantidade de gua tal que permita a sua extrao econmica d-se o nome de AQIFERO. A propriedade de permitir a circulao da gua designase PERMEABILIDADE. Esta tanto mais elevada quanto maiores forem os poros ou fendas comunicveis entre si. A permeabilidade alta nos cascalhos e
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

praticamente nula em rochas de poros finos. o caso das argilas, que possuem geralmente porosidade elevada, isto , podem absorver muita gua, mas umas permeabilidades muito pequenas, que no permite sua circulao pelo fato de ficar retida nos interstcios microscpicos. Os lugares mais adequados para a procura de gua so os mais baixos pela simples razo de estarem mais prximos do lenol fretico, o que permite furao mais rasa e menos dispendiosa. Assim, possvel que em uma perfurao a gua verta nos primeiros 20 metros (se predominarem arenitos ou cascalhos nesta regio), a seguir poder cessar a emanao por muitas dezenas de metros, graas diminuio da permeabilidade da rocha. Mais abaixo ainda, se a sorte favorecer o encontro de uma lente de arenito, bem permevel, haver nova exsudao.

3) MOVIMENTO DA GUA SUBTERRNEA A gua subterrnea escoa-se lentamente no subsolo dos lugares mais altos para os mais baixos, desde que no encontre uma barreira impermevel. A velocidade relativamente pequena devido ao atrito nas paredes dos poros e capilares. Numa areia a gua movimenta-se com a velocidade de cerca de 1m por dia; no ARENITO BOTUCATU, em volta de 10 cm por dia e nas argilas o movimento praticamente nulo. Pode-se medir a permeabilidade de uma rocha em laboratrios em aparelhos denominados permemetros. A unidade de tal medio denominase DARCY. Uma rocha com 400 milidarcys pode ser considerada favorvel para a produo abundante de gua subterrnea. O ARENITO BOTUCATU apresentou uma porosidade de 1173 milidarcys.

4) APROVEITAMENTO DA GUA SUBTERRNEA O aproveitamento da gua potvel e industrial no Brasil realiza-se mais comumente com o aproveitamento das guas superficiais (rios, lagos, etc), ao contrrio de outras regies, onde a fonte principal de abastecimento a gua subterrnea.

Nas regies de pluviosidade intensa encontra-se normalmente gua subterrnea em quantidade varivel. As rochas sedimentares de carter arenoso ou conglomertico so em geral boas como reservatrio, sendo tambm altamente permeveis, ao contrrio dos sedimentos argilosos. No quadro abaixo vemos o resultado de uma sondagem para gua subterrnea no estado de So Paulo.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

SONDAGEM PARA GUA SUBTERRNEA NO ESTADO DE SO PAULO

Vazo mdia dos poos produtores Vazo Mxima Nvel hidrosttico Profundidade mdia dos poos % dos poos com vazo inferior a 1000 l/h

Rochas cristalinas (gnaisses, granito, etc) 4000 l/h

Rochas sedimenrares da Bacia de So Paulo 9000 l/h

Arenitos mesozicos no interior de So Paulo 14000 l/h

Lavas Baslticas

9000 l/h

23000 l/h 11 m 150 m

60000 l/h 5m 80 m

300000 l/h 25 m 200 m

60000 l/h 20 m 70 m

20

30

10

20

Pelos dados da tabela chega-se s seguintes concluses:

1) As rochas cristalinas so fornecedoras de gua em quantidade mdia; 2) A distribuio da gua subterrnea nas rochas sedimentares da bacia de So Paulo bastante irregular, ocorrendo camadas lenticulares de areia e cascalho, timos provedores de gua; 3) Os arenitos mesozicos so quase infalveis para a obteno de gua; 4) As lavas baslticas so boas provedoras de gua em profundidade relativamente pequena. A vazo tem-se demonstrado boa, sendo pequeno o nmero de poos secos; Na regio semi-rida do nordeste brasileiro a SUDENE vinha nestes ltimos anos executando um programa de perfurao para gua subterrnea, tanto nas reas cobertas por sedimentos, como nas reas cristalinas, onde predominam gnaisses. Nestas ltimas perfuraram-se 4000 poos, cuja profundidade mdia de 60 metros e cuja vazo mdia de 3000 litros por hora. Nas reas sedimentares foram perfurados 12000 poos, mais comumente em arenitos e calcrios. A profundidade mdia de 150 metros e a vazo mdia de 20000 litros por hora, o que demonstra a importncia da pesquisa geolgica para a gua subterrnea. O melhor aqfero do estado de So Paulo o arenito Botucatu. Apresenta elevada porosidade (20 a 25%), enquanto que o tamanho dos gros permite uma boa permeabilidade, motivos pelos quais so comuns vazes de at 300000 litros por hora.
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

5) PROPRIEDADES DA GUA SUBTERRNEA A temperatura da gua subterrnea corresponde normalmente temperatura mdia anual da regio. Mas, sob certas condies geolgicas, a gua pode penetrar a centenas de metros, tornando-se aquecida graas ao grau geotrmico da regio, ascendendo ento com a temperatura bastante elevada. O municpio de Caldas Novas-GO aproveita estas guas quentes para fins tursticos, onde chega a 60C. Uma fonte considerada TERMAL se a sua temperatura exceder de 5C a temperatura mdia da regio. A composio qumica dos solutos da gua varia muito conforme a natureza e o grau de alterao das rochas percoladas. Se a gua percola rochas ricas em carbonatos de clcio, ferro ou magnsio, ela dissolve esses sais. A composio qumica da gua tem muita importncia para o seu aproveitamento. Se o teor de sais de clcio ou magnsio for alto, designa-se a gua como DURA. Existem vrios graus de dureza para a gua. Assim: 1 grau francs: 10 mg de CaCO3 em 1 litro de gua 1 grau alemo: 10 mg de CaO em 1 litro de gua 1 grau ingls: 10 mg de CaCO3 em 1 litro de gua O mais utilizado no Brasil o grau francs. As guas que possurem menos de 5 graus franceses so consideradas MOLES. De 16 a 30 graus so consideradas DURAS. Acima de 30 graus de dureza o seu uso torna-se bastante limitado, pois SALOBRA, muito perigosa quando usada em caldeiras de mquinas a vapor, pela formao de crostas de carbonatos no interior da caldeira, ocasionando super aquecimento e conseqente exploso. A gua com grau de dureza 60 quase que imprestvel para qualquer fim. possvel diminuir artificialmente a dureza de qualquer gua. Para que a gua seja agradvel ao paladar, no deve predominar entre os sais o sulfato ou bicarbonato de clcio, que tornam a gua salobra.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP IV - GUAS CONTINENTAIS DE SUPERFCIE 1) GENERALIDADES As guas correntes que brotam nas fontes, mais as guas que escoam imediatamente, vo formando pequenos crregos, que se ajuntam, se avolumam, dando origem aos rios. Desta forma, a nascente de um rio uma extensa regio cujas fontes todas alimentam um pequeno crrego que ajuntar a outros mais adiante, indo finalmente formar o rio. Este, por sua vez, vai-se avolumando medida que recebe novos afluentes, e tambm a gua subterrnea que migra lentamente para baixo, seguindo a declividade do nvel hidrosttico. A configurao de um rio e a sua velocidade dependem da topografia, que intervm na declividade do terreno, do regime pluvial, do estgio erosivo, da constituio litolgica das rochas erodidas. O gradiente dos grandes rios geralmente pequeno, variando de 30 a 40cm por quilmetro. O Amazonas, em territrio brasileiro, cai apenas 2cm por Km. Uma vez cessado o perodo de chuvas, os rios continuam por longo tempo a correr, abastecidos pela reserva de gua acumulada no solo ou nas rochas, que se vai escoando lentamente. Se o perodo de estiagem for muito rigoroso, o nvel hidrosttico passar a situar-se abaixo do nvel dos rios. Com isto, a infiltrao da gua ser invertida, passando do rio para a zona de saturao mais abaixo, tornando-o seco. Freqentemente, o leito de um rio seco fica atapetado de sais, geralmente carbonatos de magnsio e clcio, que ascendem a esse nvel pela capilaridade, precipitando-se na superfcie. Este curioso fenmeno comum nas regies semi-ridas do nordeste brasileiro e no Colorado (E.U.A.).

2) FASES DE UM RIO s diferentes fases de atividades de um rio do-se as seguintes denominaes: FASE JUVENIL (a primeira), aquela que se caracteriza pelo excesso de energia, que transporta e erode em profundidade, tpica das cabeceiras dos rios; FASE MADURA, quando o gradiente for tal que a energia seja suficiente apenas para transporte, no erodindo mais o fundo. Com a deposio dos detritos mais grosseiros o vale tende a alargar-se, formando extensa plancie, onde meandra o rio, tem-se a FASE SENIL. s 3 fases de um rio d-se o nome de CICLO DE EROSO. Tendo um rio completado tal ciclo, isto , quando a sua energia seja tal que permita apenas o simples escoamento das guas, cujo poder erosivo diminudo ao mximo, diz-se que o rio alcanou o seu PERFIL DE EQUILBRIO.

3) EROSO FLUVIAL No curso superior de um rio, isto , nas regies prximas das suas cabeceiras, onde predomina a atividade erosiva e transportadora, h grande quantidade de detritos fornecidos pela gua de rolamento. Nestas condies o rio aumenta seu leito em profundidade. No seu curso mdio, graas menor declividade (menor velocidade das guas) diminui o poder transportador, ocasionando a deposio
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

dos fragmentos maiores, que vo proteger o fundo do rio contra o trabalho erosivo. A a eroso passa a ser lateral. Na fase senil de um rio h apenas transporte de detritos muito finos em suspenso.

4) CACHOEIRAS A principal causa da formao de uma cachoeira a diferena na resistncia eroso oferecida pelas rochas cortadas pelos rios. Falhamentos ou diques de rochas gneas podem secionar o curso de um rio e tambm dar origem a cachoeiras; mas estas so de durao efmera. Em pouco tempo a eroso a reduz a simples corredeiras. Muitas cachoeiras do interior do estado de So Paulo so formadas graas maior resistncia dos basaltos que formam grandes derrames sobre arenitos menos resistentes eroso. As clebres cachoeiras do Iguau e Sete Quedas, na bacia do Rio Paran, so formadas desta maneira.

5) TRANSPORTE DE MATERIAL As correntes de gua transportam substncias de vrias e diferentes maneiras. A gua, ao percolar as rochas, pode dissolver diversas substncias, que so levadas aos mares e aos lagos. Se as condies forem favorveis precipitao deste ou daquele soluto, formar-se-o as respectivas rochas sedimentares de origem qumica. Anualmente os rios transportam para os mares a massa considervel de 2,7 bilhes de toneladas de sais dissolvidos. A gua dos rios, de um modo geral, apresenta maior concentrao de sais na poca de estiagem do que na poca de chuvas devido diluio. O clima da regio, o tipo de solo atravessado pelos rios e o volume de gua so os principais fatores que determinam a quantidade e qualidade dos sais em soluo. Em regies muito chuvosas predominam os carbonatos e nas regies semi-ridas so mais freqentes sulfatos e cloretos entre os solutos das guas fluviais. TRANSPORTE DE MATERIAL EM SUSPENSO MECNICA E COLOIDAL A gua corrente possui a capacidade de manter em suspenso partculas slidas graas velocidade e, sobretudo, graas ao seu grau de turbulncia. Quanto maior for a velocidade de um rio, tanto maior ser sua capacidade de manter e transportar partculas em suspenso. O rio Amazonas possui a velocidade mdia, nas regies espraiadas, de 2,5 Km por hora, sendo esta velocidade duplicada na regio de BIDOS, onde o rio sofre um estrangulamento, reduzindo a sua largura de quase 10 Km para apenas 1,6 Km. A quantidade de material slido transportado durante as enchentes cresce consideravelmente com o aumento da velocidade das guas e com a maior contribuio de detritos trazidos pelas enxurradas. Segundo estudos recentes
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

realizados no Rio Amazonas, verificou-se uma diminuio que varia de 30 a 50% na quantidade de material em suspenso medida nas pocas seca e chuvosa. A capacidade transportadora dos rios impressionante. Dia aps dia, ano aps ano, as correntes de gua carregam detritos e solutos para o mar, dilapidando a superfcie dos continentes. Um rio relativamente pequeno, como o Paraba do Sul, transporta, diariamente, a mdia de 15000 toneladas em suspenso, ou seja, 174Kg por segundo. Quanto ao transporte de partculas coloidais, efetuado pelas guas correntes, devem ser citados como principais exemplos os hidrxidos de ferro, hidrxidos de alumnio, argilas, slica e, s vezes, colides orgnicos. Alguns destes podem dar o carter salobro gua, se a quantidade for aprecivel. TRANSPORTE DE MATERIAL POR ARRASTAMENTO E POR SALTOS Graas ao movimento das guas fluviais, verifica-se uma presso horizontal sobre o leito de rio. Esta presso aumenta com a velocidade e com a viscosidade da gua. Quando o leito do rio for constitudo de material incoerente, este ser movimentado pela fora da gua. Rochas maiores so empurradas e freqentemente tombam, enquanto que seixos menores rolam e pulam num movimento desordenado. Durante este movimento, graas abraso e ao impacto recproco, os blocos e seixos perdem rapidamente suas arestas e transformam-se em seixos arredondados de formas esfricas, cilndricas, etc, dependendo da forma original do fragmento antes de sofrer a abraso. J com os fragmentos pequenos, o impacto desprezvel, e por este motivo, no se arredondam, por mais que sejam transportados. Quanto maior for a partcula, tanto maior ser a facilidade para o arredondamento. Durante o processo de desgaste, d-se gradual diminuio de volume. bvio que, quanto menor for a resistncia da rocha abraso, tanto mais rpido ser o desgaste. Desta maneira, verifica-se uma seleo intensiva a favor das rochas e minerais mais resistentes, que se acumulam nas regies favorveis deposio. Neste processo verifica-se nova seleo segundo a densidade do mineral, formando-se os depsitos aluvionares de ouro, de cassiterita, monazita, diamante, etc. Tendo o diamante uma densidade elevada, depositado junto a minerais tambm densos, denominados pelos garimpeiros de satlites ou cativos do diamante, pelo fato de circundarem a preciosa gema no fundo da bateia. Nas ocasies de grandes chuvas em regies acidentadas, blocos de 3 metros de dimetro podem ser arrastados por longo percurso. Mas deve ser lembrado que nem todos os grandes blocos encontrados nos leitos dos rios so transportados. Na maioria das vezes, trata-se de mataces formados logo acima do local onde se encontram e cados no leito dos rios, fato observado no rio Jundia-SP. 6) SEDIMENTAAO FLUVIAL Diminuindo a velocidade de um rio, graas ao menor declive existente nas regies mdias e inferiores, diminuir tambm a sua capacidade transportadora, iniciando-se ento a sedimentao do material transportado. Os primeiros
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

sedimentos fluviais formam-se geralmente no sop das montanhas, recebendo a designao de DEPSITO DE PIEMONTE. Nesta regio pode haver mataces de mais de 2 metros. Os maiores conhecidos atingem o dimetro de 9 metros. Esses grandes blocos so transportados por correntes de lamas, por vezes violentas e catastrficas. O tamanho dos detritos vai-se tornando cada vez menor, quanto maior for a distncia das cabeceiras. Os depsitos de piemonte passam gradualmente aos de aluvies tpicos, formados nos vales dos rios. Na regio mdia de um rio, onde h equilbrio entre eroso e deposio, dar-se- a deposio de detritos mais pesados, de seixos. Se o rio atravessar zonas que contenham ouro ou diamante ou qualquer mineral de alta densidade, estes sero concentrados pelo trabalho seletivo das guas. As partculas finas so levadas pela correnteza, sendo que as mais pesadas so depositadas na zona de eroso. Se o rio migrar deixar um depsito de forma alongada e curva de cascalhos. neste tipo de depsito que devem ser procurados os minerais teis de alta densidade. Em muitos sedimentos fluviais recentes e, em parte nos antigos, d-se a concentrao de muitos minerais teis de alta densidade. O ouro, o diamante, a cassiterita e diversos outros minerais teis pesados se encontram em jazidas secundrias, acumuladas milenarmente nas camadas de cascalhos fluviais. O ouro ainda est sendo lavrado pela garimpagem em numerosos depsitos aluvionares do Brasil. O diamante j se restringe a reas limitadas, enquanto a cassiterita lavrada em Rondnia, Rio Grande do Sul, So Joo del Rey (MG) e rio Araua (MG), rios Araguari e Amapai (AP). Sob o ponto de vista econmico, devem ser citados os depsitos fluviais de cascalhos, areias e argilas, materiais indispensveis ao homem, que os utiliza em construes e na indstria cermica. 7) DELTAS

Quando o rio desemboca no mar ou num lago, d-se a deposio de grande parte da massa de detritos trazidos em suspenso. No havendo correntes marinhas que transportem os detritos trazidos pelo rio, forma-se um cone de sedimentao, que avana lentamente mar adentro. Pela semelhana com a forma do D grego, este tipo de depsito recebe o nome de DELTA. O crescimento de um delta muito varivel. O Mississipi avana at 80 metros por ano. Exemplo interessante o da cidade de dria, que era porto de mar h 1800 anos, situando-se hoje 22 quilmetros afastada da costa, graas ao crescimento do delta do rio P. Neste caso a velocidade de crescimento de 12 metros por ano, ou um metro por ms. Pela ausncia de correntezas num lago, este prprio ao crescimento de um delta. Assim que o delta do rio Terek, situado a oeste do mar Cspio, cresce 300 metros por ano, ou quase 1 metro por dia. A importncia geolgica dos deltas grande, dada a abundncia de sedimentos antigos que se formaram em ambiente deltaico, o que se sabe graas s suas caractersticas estruturais e litolgicas. Alm disso, importantes estruturas acumuladoras de petrleo podem relacionar-se a arenitos formados em antigos deltas do passado, tal como ocorre em vrios campos petrolferos do TEXAS (E.U.A.). Por este motivo, nestes ltimos anos a Petrobrs vem levantando com
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

pormenores todos os aspectos geolgicos dos deltas dos rios Paraba e Doce, dada possibilidade da existncia de petrleo deltaico.

8) DENUDAO Os agentes do intemperismo destroem as rochas, reduzindo-as a solutos e a partculas pequenas, soltas e mveis, acessveis ao trabalho transportador das guas ou de ventos. Assim sendo, a eroso mais ativa nas zonas mais afetadas pela destruio das rochas, que vo lentamente sendo dilapidadas, diminudas em sua massa e levadas aos oceanos e s regies baixas dos continentes. D-se o nome de DENUDAO ao conjunto de processos que agem na remoo e conseqente abaixamento de uma superfcie elevada pela interao de processos intempricos e erosivos, podendo ser acompanhados de LIXIVIAO, no caso de tratar-se de regies calcrias. Dependendo do clima e da rocha, haver a predominncia deste ou daquele processo. A gravidade e o sol, fornecendo energia continuamente necessria ao processo, fazem com que os continentes abaixem dia a dia de nvel, depositando-se diariamente no fundo dos oceanos milhes de toneladas de detritos. Se no fosse a instabilidade tectnica da nossa crosta, h muito tempo j teriam desaparecidos todos os continentes, como conseqncia da DENUDAO. Com o presente grau de denudao, em apenas 25 milhes de anos (tempo curto, geologicamente falando), todos os continentes seriam arrasados ao nvel do mar, se no se verificassem movimentos tectnicos compensatrios.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP V - ATIVIDADES GEOLGICAS DO VENTO

1) CARACTERSTICAS DOS VENTOS O vento uma corrente de ar estabelecida entre duas regies com presso atmosfrica diferente. A direo do vento da regio de presso mais elevada para a regio de presso mais baixa. A fora do vento depende principalmente da diferena de presso atmosfrica das regies. Quanto mais irregular e cheio de obstculos for o terreno, tanto mais freado e irregular ser o vento. Assim, a velocidade pode aumentar consideravelmente medida que se afasta do solo, como mostra o quadro abaixo: ALTURA EM METROS SOBRE O SOLO 0 3 6 9 12 15 VELOCIDADE EM Km POR HORA 13 30 31 32 33 34

At 500 metros de altura a velocidade do vento aumenta continuamente, sendo este aumento muito grande at 30 metros. De 500 metros at 1000 metros a velocidade diminui. De acordo com sua velocidade, o vento pode ser classificado em treze categorias, segundo o efeito que produz. So expressas por nmeros relativos, de 0 a 12, segundo classificao de BEAUFORT. 0CALMARIAfumaa sobe verticalmente. Velocidade menos de 1,5 Km/h; 1ARAGEM LEVEperceptvel apenas pelo desvio da fumaa. Velocidade de 1,5 a 6,1 Km/h; 2BRISA LEVEmovimenta as folhas e perceptvel nas faces. Velocidade de 6,1 a 11,1 Km/h; 3VENTO SUAVEmovimenta pequenos galhos. Velocidade de 11,1 a 17,2 Km/h; 4VENTO MODERADOlevanta Velocidade de 17,2 a 31,6 Km/h; poeira e movimenta galhos maiores.

5VENTO MDIOmovimenta pequenas rvores. Velocidade de 24,1 a 31,6 Km/h; 6VENTO FORTEmovimenta pequenas rvores, zune nos fios de telgrafos, o guarda-chuva mantido com dificuldade. Velocidade de 31,6 a 38,5 Km/h; 7VENTO FORTSSIMOmovimenta grandes rvores, torna difcil andar contra tal tipo de vento. Velocidade de 38,5 a 46,4 Km/h;
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

8VENTANIA FORTEquebra galhos de rvores. Velocidade de 46,4 a 55,4 Km/h; 9VENTANIA FORTSSIMAproduz leves danos s construes, arranca telhas e chamins de barro. Velocidade de 55,4 a 64,8 Km/h; 10 a 12FURACESso ventos raros nos continentes, de efeito altamente catastrficos, arrancam rvores, derrubam edifcios frgeis ou destelham por completo todas as casas atingidas. Velocidade acima de 64,8 Km/h, podendo atingir mais de 150 Km/h. Nas regies litorneas o vento pode mudar diariamente de direo, graas diferena no grau de aquecimento do oceano e do continente. A ao energtica eficaz do vento nos trabalhos destrutivos e construtivos da superfcie terrestre depende, principalmente, de sua velocidade. Os desertos e as praias arenosas representam os principais domnios das atividades elicas, como conseqncia da escassez de vegetao. A causa de escassez de vegetao, nos desertos, a pequena precipitao pluviomtrica. J nas praias, a causa da vegetao escassa devida constituio arenosa imprpria vida vegetal. Havendo animais na praia, o trabalho do vento torna-se facilitado, ficando fcil a remoo. Existe atualmente o perigo de aumento constante das reas desrticas, graas s mudanas climticas e, sobretudo, degradao do meio ambiente por parte do homem. Assim que o SAARA progride rumo ao sul numa razo de 4 Km por ano. 2) EFEITOS DESTRUTIVOS DO VENTO O vento por si s incapaz de produzir eroso. Seus efeitos destrutivos limitamse aos danos causados s rvores e construes humanas. Mas, como o vento normalmente carrega partculas de areia, o impacto dessas contra as rochas provoca um desgaste considervel, tornando-as foscas. O vento, ao soprar sobre um solo desrtico constitudo de areias ou de pequenos seixos soltos, remove e transporta este material, processo designado DEFLAO. No vale do Mississipi, regio sujeita a grandes ventos, a deflao chegou a tornarse um grande problema no s pela remoo do solo arvel como pela deposio, s vezes catastrficas, em outros lugares.

3) EFEITOS TRANSPORTADORES DO VENTO O tamanho das partculas movimentadas pelo vento depende da sua velocidade, como mostra o quadro abaixo: Velocidade do vento em Km/h 1,8 11 32 47 Dimetro mximo (em mm) dos gros movimentados 0,04 0,25 0,75 1,0

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

Os furaces podem efetuar o transporte de seixos de at 10 cm de dimetro. A quantidade de material transportado pelo vento pode ser considervel. Assim, no ms de maro de 1901, o vento proveniente do SAARA depositou 4 milhes de toneladas de areia e p sobre 1,5 milhes de Km 2 da Europa. As distncias percorridas pelos fragmentos podem atingir mais de 1000 Km. No Brasil, felizmente, no ocorrem condies propcias para a formao de ventos de conseqncias desastrosas. No litoral norte do Esprito Santo, na vila de Itanas, vem-se verificando, nestes ltimos anos, uma intensa deposio elica, responsvel pelo sepultamento de cerca de 100 residncias, da Igreja local e do cemitrio. As dunas da regio atingem ao redor de 20 metros de altura. No estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi necessrio processar-se a fixao das dunas por meio do plantio de certas gramneas e um tipo de pinheiro que desenvolve bem em solo arenoso. Estas dunas atingem at 30 metros de altura e representam um contnua ameaa estrada de ferro que margeia o litoral. Nas regies intensamente afetadas pela deposio elica, verifica-se comumente soterramentos pela invaso da areias. Foi desta maneira que a ESFINGE DO EGITO e muitas cidades e monumentos da frica ficaram parcial ou completamente sepultados e perdidos.

4 ) EFEITOS CONSTRUTIVOS DO VENTO Diminuindo a velocidade do vento, inicia-se a sedimentao das partculas segundo o seu tamanho. Primeiro os gros maiores, passando para os menores. As partculas menores que 50 microns so levadas pelo vento, pois sua velocidade de queda livre sofre uma brusca diminuio em relao s partculas maiores. Aos depsitos formados, graas ao vento, d-se a designao de DEPSITOS ELICOS. Sendo o vento constante numa determinada direo, haver uma deposio contnua, dando origem a elevaes de forma regular e caracterstica que recebe o nome de DUNA. Apesar do movimento migratrio das dunas, sua forma pode ser mantida. H vrios tipos de dunas, que quanto a sua forma pode ser: SEIF, BARCANA, PARABLICA, TRANSVERSAL. Nem todo depsito elico formador de duna, pois nem sempre ocorrem as condies necessrias sua formao. Poder ocorrer simples campos de areias sem, contudo, se formarem dunas. H ainda duas outras caractersticas importantes para os DEPSITOS ELICOS: a boa seleo e o bom arredondamento dos gros. A boa seleo devida ao poder seletivo do vento, que a uma certa velocidade deposita partculas de um s tamanho e o bom arredondamento devido ao vaivm do vento, que muda constantemente de direo.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP VI - ATIVIDADES GEOLGICAS DO GELO 1 ) GELEIRAS - ORIGENS E TIPOS A importncia do gelo, nas cincias geolgicas, muito grande graas ao fato conhecido de que em perodos geolgicos anteriores a rea coberta por geleiras era muito maior. H um milho de anos atrs, quase 30% da superfcie dos continentes esteve coberta de gelo perene, portanto uma superfcie quase 3 vezes maior que a coberta atualmente. Mesmo o Brasil, isento hoje da ao do gelo, j sofreu no passado remoto, h cerca de 200 milhes de anos, intensas atividades glaciais, deixando numerosos vestgios em todo o Sul do pas. A neve cai anualmente sobre vastas reas, mas somente nas montanhas altas e regies polares o degelo menor do que a precipitao. Desta forma acumulamse sempre maiores massas, formando as geleiras. Reconhecem-se trs tipos de geleiras: o tipo ALPINO, o tipo CONTINENTAL e o tipo PIEMONTE. A geleira do tipo alpino recebe este nome por ter sido estudada nas montanhas europias dos Alpes. O acmulo maior de gelo d-se nos vales das montanhas, podendo atingir dimenses considerveis. No Alaska e na Sibria conhecem-se geleiras de 50 a mais de 100 Km de comprimento, com espessura de 900 m. A geleira tipo continental formada devido ao alto valor da latitude. Pode espalhar-se e ser conservada em grande rea. A geleira de piemonte, freqente no Alaska, atinge a extenso de 2000 Km. So geleiras formadas em regies montanhosas. A Groelndia e a Antrtida formam a quase totalidade das reas cobertas por geleiras. Acredita-se que a espessura do gelo na Antrtida seja ao redor de mil metros. 2) NEVE A neve forma-se pela cristalizao do vapor de gua no interior ou pouco abaixo das nuvens. Nas regies tropicais funde-se antes de cair e, nas regies frias, cai sob a forma de pequenos esqueletos de belos cristais. Seu tamanho varia de 0,2mm a 12mm de dimetro, dependendo da temperatura da nuvem. Quando a neve se acumula em regies de topografia muito acentuada, chega um momento em que a massa toda no pode mais se sustentar, caindo morro abaixo, formando uma avalanche que pode atingir propores catastrficas. Durante a Primeira Grande Guerra foram mortos 6000 soldados austracos nas montanhas do Tirol, por causa de uma destas grandes avalanches de neve. Na Sua, uma gigantesca avalanche de mais de 4 milhes de metros cbicos de gelo e neve cruzou um vale de 120 metros de largura, subiu pela outra encosta com tal violncia que espalhou diversos cadveres de gado a uma altura de 400 metros acima do nvel do vale.

3) MOVIMENTO DAS GELEIRAS Somente no incio do sculo passado que foi medido diretamente o movimento das geleiras, que de alguns metros por ano, como valor mdio. As geleiras,
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

atingindo uma certa espessura e sendo o fundo inclinado, movimentam-se para baixo, obedecendo ao da gravidade. A declividade do fundo e a massa de gelo so os fatores principais que influem na velocidade de uma geleira. Nos Alpes, a velocidade varia de 8 cm a 0,5 cm por dia. No Tirol tem-se registrado 12 m por dia. No Himalaia varia de 2 a 5 m por dia. Nas regies centrais da Groelndia, onde a declividade geral da topografia no permite uma movimentao rpida, as massas de gelo fluem muito lentamente. 4) ABLAO o fenmeno de degelo da parte superficial das geleiras, graas radiao solar (insolao) e secundariamente ao ar quente e chuva. A quantidade mdia de gelo que se funde em cada vero de 10 cm a 1 m, sendo o sol a fonte de energia mais ativa. interessante o fato de as correntes de gua no cessarem no inverno. Reduzem-se a apenas 5%, mas nunca cessam de tudo. Alm do calor da terra, tambm o calor produzido pelo atrito do movimento do gelo considerado ativo na fuso. 5) EROSO E DEPOSIO DO GELO O poder erosivo do gelo puro bastante limitado sobre as rochas compactas. Contudo, a quantidade de detritos rochosos que se acumulam numa geleira tal, que esta, em seu movimento, funciona como se fosse um lixa. Graas grande fora dilatadora do gelo ao cristalizar-se, d-se a contnua fragmentao das rochas que se vo acumulando junto s margens da geleira. A quantidade de detritos pode ultrapassar de 50% em certas geleiras. Muitas vezes necessrio um exame de perto para perceber-se que se trata de uma geleira, tal a quantidade de fragmentos rochosos. Se a geleira ficar estacionada por muito tempo, caso a ablao superficial do gelo seja compensada pelo seu movimento, o acmulo de detritos ser normalmente grande, desaparecendo quase o aspecto da geleira, que se transforma num monto de seixos, misturados a areias e lamas. 6) DEPSITOS GLACIAIS Entre as diversas caractersticas dos sedimentos glaciais, a de maior interesse, por ser comum a quase todos eles, a quase que ausncia de alterao qumica pelo intemperismo. Outra caracterstica interessante a presena de estrias nos seixos, que so facetados, em vez de esfricos. Sabemos que, quanto mais elevada for a temperatura, mais rpidas sero as reaes qumicas responsveis pelo intemperismo. Estas so, pois, praticamente ausentes num ambiente glacial. Os minerais facilmente decompostos em climas quentes, como feldspatos e os mficos, so encontrados com freqncia entre os sedimentos glaciais. TILITO: D-se o nome de tilito rocha endurecida formada pelo acmulo dos detritos levados por uma geleira. A ausncia de decomposio qumica dos constituintes do tilito determina uma colorao acinzentada. Os tilitos variam muito conforme a regio trabalhada pela geleira. Se a regio for rica em folhelhos, o tilito formado ser muito argiloso. Em se tratando de regio rochosa, o tilito ser mais rico em blocos e areia.
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

O gelo transporta simultaneamente seixos grandes, areia e p finamente triturados, sem selecionar os tamanhos, como se d no transporte pela gua ou pelo vento. Por esta razo misturam-se todos os fragmentos, grandes, pequenos e finssimos, ocorrendo todos eles mais ou menos nas mesmas propores. VARVITO: Trata-se de sedimentos rtmicos formados em lagos glaciais. O ritmismo dado pela alternncia climtica. As lminas mais claras so siltosas e se formam durante a poca mais quente, aps o degelo. As lminas escuras so mais argilosas, formadas nas pocas frias. Em ITU-SP, o varvito explorado para fins de pavimentao, por partir-se com facilidade na direo da estratificao. tambm utilizado para produzir blocos (argila). vulgarmente conhecido por laje de ITU. No Brasil, os depsitos, certamente de origem glacial, so encontrados nos estados de sul. Foram formados durante a grande glaciao permocarbonfera. A nossa glaciao evidenciada pela presena de tilitos e varvitos. Ocorrem nos varvitos belos seixos facetados de granitos, transportados por blocos de gelo que flutuavam sobre o lago. Em So Paulo, beira do rio Tiet, ocorria rocha espetacularmente bela, que infelizmente foi destruda pelos que exploram o granito rseo da regio. Tal stio merecia, sem dvida, ser transformado em parque nacional, tal a beleza e o interesse destes nossos antigos vestgios glaciais. Tal granito rseo a rocha sobre a qual se assentavam as nossas geleiras h 200 milhes de anos.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP VII - ATIVIDADES GEOLGICAS DO MAR 1) GENERALIDADES Os depsitos marinhos representam a maioria dos documentos de natureza sedimentar do passado da crosta terrestre. Tal o motivo da importncia do estudo dos sedimentos marinhos. Muito embora a Oceanografia seja de grande importncia para a pesca e para a navegao, h poucas dcadas que se iniciou o seu estudo sistemtico e realmente cientfico. H poucos anos, graas ao auxlio de aparelhagem moderna e precisa, principiou-se a conhecer melhor a topografia do fundo dos oceanos. A litologia do fundo dos oceanos pouco conhecida por processos diretos, pois uma sondagem no fundo do mar um processo difcil e caro. Por este motivo, conhece-se melhor o material depositado recentemente, colhido por meio de dragas e sondas especiais. Modernamente, graas ao auxlio da sismologia, tem-se um maior nmero de dados sobre a espessura dos sedimentos do fundo dos oceanos. Admite-se, em bases indiretas, que a espessura mdia de sedimentos no fundo dos oceanos seja ao redor de um quilmetro. 2) REA E TOPOGRAFIA DO FUNDO OCENICO A rea total dos mares e oceanos perfaz cerca de 70% da superfcie do globo terrestre. A topografia do fundo dos oceanos irregular, o seu conhecimento mais detalhado se deve a inmeras sondagens realizadas a partir do ano de 1920. Reconhecem-se as seguintes feies topogrficas principais, a saber: a) MARGENS CONTINENTAIS (onde se localizam a Plataforma Continental e o Talude Continental) b) ELEVAO CONTINENTAL c) ASSOALHOS OCENICOS d) SISTEMAS DE CORDILHEIRAS OCENICAS A declividade da plataforma continental pequena, da ordem de 1 a 4 m por quilmetro. profundidade de 150 m a declividade aumenta para 50 m por quilmetro, zona correspondente ao talude continental. Entre 2000 e 3000 m de profundidade ocorre a elevao continental, cujos gradientes variam de 1 a 1,5 por quilmetro, at atingir os assoalhos ocenicos. As cordilheiras ocenicas so interpretadas como verdadeiras protuberncias. Distribudas de modo irregular, ocorrem ainda inmeras elevaes esparsas, mais comumente de origem vulcnica como, por exemplo, as ilhas de Fernando de Noronha e Trindade. No assoalho ocenico que ocorrem as fossas profundas, que atingem at 10500 metros de profundidade perto das Ilhas Filipinas. A PLATAFORMA CONTINENTAL tem profundidade mxima de 200 metros. Sua largura mdia de 70 Km. Os recursos minerais que ocasionalmente sejam encontrados na plataforma continental pertencem, por conveno, ao pas situado junto a ela. Como exemplo podemos citar o enxofre, explorado no golfo do
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

Mxico, bem como petrleo e gs natural, produzidos em larga escala no Mar do Norte e no golfo do Mxico. A Petrobrs vem h tempos se dedicando ao estudo geofsico e geolgico das nossas plataformas continentais de Norte a Sul do pas. Muitas delas j se encontram em fase de produo de petrleo.

3) GUA DO MAR A gua do mar contm cerca de 3,5% em peso de sais dissolvidos. Mas esta salinidade pode variar devido, ora pela evaporao intensa, ora pelo grande afluxo de gua doce. Como exemplo, a gua do mar Bltico possui apenas 1 a 1,5% , graas diluio produzida pelos rios, enquanto o mar Vermelho, situado em regio rida e quente, sem a presena de rios que diluram as guas possui 4% de sais. A quantidade de sais dissolvidos no mar abrange cifras gigantescas. Se a gua dos mares se evaporasse, deixando os sais distribudos sobre o globo terrestre, formar-se-ia uma camada de 44 m de espessura. A origem desta grande massa de sal ainda discutida. Antigamente, supunha-se que o mar poderia ter adquirido sua salinidade graas aos rios, que transportam continuamente sais para os mares, tornando-os cada vez mais salinos. Contudo, a composio qumica das guas dos rios muito diferente da do mar, no sendo assim, compatvel com esta hiptese. A hiptese da existncia original de sais no mar mais plausvel. Os sais em conjunto seriam de origem magmtica e o oceano os teria recebido desde o incio da sua formao.

4) TEMPERATURA E LUZ A variao anual da temperatura da gua superfcie dos grandes mares pequena. Na zona tropical, ela varia de 20 a 28C; nas regies de clima temperado, de cerca de 7 a 17 e nas regies polares, de 2 a 4C. Abaixo de mil metros de profundidade a variao da temperatura bem menor, e menor ainda nas grandes profundidades.

Um fator decisivo para a vida vegetal no mar e de grande importncia no tipo de sedimentao a penetrao da luz na gua. Os vegetais clorofilados dependem da existncia da luz e como a vida animal depende da vegetal, existe ntida correlao entre estes tipos de vida. A penetrao mxima dos raios solares vai at cerca de 350 metros.

5) REGIES MARINHAS A subdiviso das regies dos mares baseia-se principalmente no critrio da profundidade, declividade e da distncia do afastamento da costa. Podemos distinguir as seguintes zonas nos oceanos:

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

a) ZONA LITORNEA: A profundidade da gua de poucos metros. A extenso varia, evidentemente, com a declividade da costa. Esta pode ser desde vertical, sendo neste caso pequena a regio litornea, at quase horizontal, havendo uma grande extenso ora coberta, ora descoberta pelo mar. b) REGIO NERTICA: delimitada pela profundidade de cerca de 200 metros. O estudo da regio nertica de grande importncia na geologia, pois os sedimentos marinhos do passado foram formados nesta regio, inclusive sedimentos petrolferos. c) REGIO BATIAL: delimitada comumente pela profundidade de 1000 metros, havendo nesta regio vida bem reduzida, nas suas partes mais profundas. d) REGIO ABISSAL: Possui profundidades superiores a 1000 metros. A vida escassa e pouco conhecida; ocorrem peixes de aspectos exticos, muitas vezes fosforescentes, adaptados s condies de escurido absoluta e de grande presso hidrosttica. O nico alimento constitui-se de restos mortos, provindos das regies superiores.

6) ATIVIDADES DESTRUTIVAS DO MAR No litoral, no contato direto do mar com o continente, bastante intensa a sua atividade destrutiva. No ataque do mar contra a costa, predomina a fora mecnica, sendo de importncia secundria os fenmenos qumicos. As foras mecnicas mais importantes, mais ativas no trabalho erosivo do mar so as ondas, as mars e as correntes marinhas.

7) EROSO MARINHA Os efeitos do desgaste mecnico localizam-se principalmente na regio costeira, onde a costa abrupta, chamada de costo ou falsia. Nas praias, o efeito erosivo mnimo ou quase nulo, onde as ondas se quebram e se perdem mansamente nas areias. A gua freqentemente carregada de areia penetra nas fendas, que aos poucos vo se tornando cada vez maiores e fundas, at que afrouxa e desloca enormes blocos de rocha, que na poca das ressacas, so jogados a grandes distncias. Muitas vezes no costo de Arpoador (Rio de Janeiro), seixos do tamanho de um punho so projetados at 20 m acima do nvel do mar. Os fragmentos de pedra britada de granito jogados no costo do Forte de Copacabana, perderam suas arestas vivas em um ano e se transformaram em seixos bem arredondados aps 3 anos apenas. A velocidade da eroso da costa varia, dependendo da resistncia oferecida pela rocha, da intensidade com que as ondas batem e do ngulo formado pelo paredo com a direo do embate das ondas. Quando a costa for elevada em relao praia, com um talude suave rumo ao mar, as ondas terminam calmamente o seu percurso.
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

7) ATIVIDADES CONSTRUTIVAS DO MAR Com exceo das reas onde a rebentao e correntes impedem a sedimentao, a deposio verifica-se em toda a rea ocupada pelo mar. Conforme a regio marinha, h grandes variaes na intensidade e qualidade da sedimentao. Segundo clculos de CLARK, a quantidade anual de substncias dissolvidas que entram no mar de 3 bilhes de toneladas. Os componentes dos depsitos podem ter origem clstica, orgnica ou qumica. a) COMPONENTES CLSTICOS: Procedem normalmente das regies continentais, sendo levados ao mar pelas guas fluviais, gelo, vento ou pela eroso marinha na costa. A deposio dos seixos no mar verifica-se em profundidade mxima de 10 metros, at 20 Km de distncia da costa. As areias so levadas e distribudas por sobre toda a zona nertica. Nas regies batiais e abissais deposita-se somente material mais fino. Dependendo das condies de transporte e de deposio, as correntes marinhas podem formar depsitos alongados, que recebem o nome de RESTINGA. Formam-se de preferncia nos locais prximos a rios, que fornecem grande parte dos detritos arenosos. Conforme seus tamanhos os sedimentos clsticos recebem denominaes de seixos, areia, silte e argila. b) COMPONENTES DE ORIGEM INICA: O mar recebe continuamente sais dissolvidos trazidos pelos rios. Os principais iontes dissociados na gua do mar so: Cl-, NA+, Mg++, Ca++, K+, Br-, Sr++, F-. Os principais minerais precipitados so carbonato de clcio, minerais de ferro, slica, ndulos de mangans, fosfato de clcio, sal-gema. Muitos destes depsitos apresentam grande significao econmica para muitos pases. Assim se originaram as grandes jazidas (fosfticas) da frica do Norte e tambm ocorrncias de Olinda (PE). O fosfato de clcio trata-se de um excelente adubo, pois pode ser aplicado diretamente no solo, no necessitando de tratamento qumico prvio, como no caso da apatita, que precisa ser solubilizada pelo cido sulfrico. c) COMPONENTES DE ORIGEM ORGNICA: Os restos orgnicos desempenham um importante papel na sedimentao marinha. Permitem-nos concluir sobre a origem dos sedimentos, sobre condies geogrficas, climticas e biolgicas do passado. O conjunto de seres viventes que habitam permanentemente no fundo do mar denominado BENTOS. De fosfato de clcio (apatita) so constitudos os esqueletos dos braquipodes quitinosos, crustceos e vertebrados. A matria orgnica pode tambm tomar parte ativa no processo de sedimentao. Os RECIFES DE CORAL so construes orgnicas de forma abaulada ou de pilar, de crescimento para cima a partir do fundo do mar. Representam uma associao biolgica de animais e plantas.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

CAP VII - NOES DE ESTRATIGRAFIA 1) GENERALIDADES O estudo da ESTRATIGRAFIA comeou por volta de 1800, quando um engenheiro agrimensor, William Smith, comeou a se interessar muito por rochas e fsseis. Desde garoto ele colecionava fsseis de moluscos e ourios petrificados que encontrava na fazenda onde morava. Comeou a trabalhar na construo de canais e fez numerosas anotaes sobre os fsseis encontrados em cada tipo de estrato. Depois de algum tempo, convenceu-se de que cada estrato continha fsseis organizados. Em outras palavras, podia identificar os diversos estratos pelos fsseis que cada um continha, mesmo que estivessem muito separados. ESTRATO: cada uma das camadas das rochas estratificadas. FSSIL: vestgio ou resto petrificado ou endurecido de seres vivos que habitaram a terra antes do holoceno e que se conservaram sem perder as caractersticas essenciais. William Smith estava certo de que mesmo estratos de aparncia semelhante (como dois calcrios, por exemplo) no tinham sido depositados no mesmo perodo de tempo, porque no tinham fsseis da mesma espcie. Contudo, ainda estava na dvida se estratos que continham os mesmos fsseis poderiam ser do mesmo perodo, mesmo que estivessem a quilmetros de distncia. 2) CONCEITO ESTRATIGRAFIA a cincia que se ocupa do estudo da seqncia das camadas depositadas no tempo geolgico. Procura investigar as condies de sua formao e visa correlacionar os diferentes estratos, principalmente por meio do seu contedo fossilfero. 3) PRINCPIOS DA ESTRATIGRAFIA A) PRINCPIO DA SUPERPOSIO: Em camadas depositadas horizontalmente, as superiores so sempre as mais novas. B) PRINCPIO DA CONTINUIDADE: Uma mesma camada tem a mesma idade em todas as suas partes. C) PRINCPIO DA IDENTIDADE PALEONTOLGICA: As assemblias fossilferas semelhantes so da mesma idade. D) PRINCPIO DO UNIFORMITARISMO: Pelos estudos das condies atuais, se procura visualizar o que se passou na poca da formao das camadas. E) FORMAO GEOLGICA: unidade litolgica mapevel numa escala de pelo menos 1:20000 com o topo e a base conhecidos.
____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

F) FACIES: um conjunto de caracteres litolgicos e de fsseis de uma mesma formao. 4) DISCORDNCIA Este termo aplicado para indicar quebra ou interrupo numa seqncia de camadas ou a ausncia de paralelismo entre elas. Abaixo esto relacionados os tipos de discordncia: A) DISCORDNCIA PARALELA (ou paraconformidade): as camadas so depositadas paralelamente, porm existe discordncia entre elas, em relao a diferentes tempos geolgicos de deposio. B) DISCORDNCIA EROSIVA (ou disconformidade): os sedimentos so estratificados paralelamente e so discordantes, em parte pela eroso e em parte pode ter sido por abaixamento e levantamento epirogentico. C) DISCORDNCIA ANGULAR (ou inconformidade): os planos de estratificao das camadas fazem um ngulo entre si. D) NO CONFORMIDADE: contato entre uma rocha sedimentar e uma rocha no sedimentar 5) CORRELAO ESTRATIGRFICA a determinao comparativa de equivalncia entre os registros fossilferos ou litolgicos em relao posio e idade geolgica de seqncias de camadas encontradas em diferentes localidades. Por exemplo, se uma rocha intrusiva cortar outra, a que corta a mais nova e a que cortada a mais antiga.

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Geologia Geral ____________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA GEOLOGIA GERAL VICTOR LEINZ / SRGIO ESTANISLAU DO AMARAL 14 EDIO COMPANHIA EDITORA NACIONAL

GEOLOGIA GERAL JOS HENRIQUE POPP 5 EDIO LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS S. A..

GEOLOGIA FSICA PROFESSOR PAULO CYRO BAPTISTA ESCODINO ESCOLA DE MINAS UNIV. FEDEAL DE O. PRETO - MG

____________________________________________________________ Curso Tcnico de Minerao

Vous aimerez peut-être aussi