Vous êtes sur la page 1sur 15

MDULOS DIDTICOS DE FSICA EIXO II: TRANSFERNCIA, TRANSFORMAO E CONSERVAO DA ENERGIA TEMA 3: ENERGIA TRMICA TPICOS 5 e 6: TRANSFERNCIA DE CALOR

POR CONDUO E CONVECO Autor: Prof. Alfonso Chncaro Bernuy

CONTEDO DO MDULO: Transferncia de calor por conduo e conveco 1. HABILIDADES Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo corpos com temperaturas diferentes que estejam em contato. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo transferncia de calor nos fluidos. 2. DETALHAMENTO DAS HABILIDADES 1 - Saber que o calor uma forma de energia que passa de um corpo para outro devido diferena de temperatura entre eles. 2 - Saber que quando dois corpos a diferentes temperaturas esto em contato, o corpo mais quente perde calor e o mais frio recebe esse calor. 3 - Saber que quando dois corpos trocam calor entre si eles tendem a uma temperatura final comum, chamada de temperatura de equilbrio trmico. 4 - Saber que a sensao trmica est ligada taxa de transferncia de calor e, portanto, condutividade trmica do material com o qual o indivduo est em contato. 5 - Compreender que a maioria dos fluidos, quando aquecidos, se expande, diminuindo sua densidade e sobem devido ao empuxo hidrosttico. 6 - Compreender o que so correntes de conveco. 7 - Saber dar exemplos de situaes onde ocorre o fenmeno de transferncia de calor por conveco. 3. ORIENTAES PARA O ALUNO Este mdulo didtico contem um texto, uma lista de exerccios, algumas sugestes de experimentos simples e uma fonte com vrias referncias bibliogrficas. Tudo isso foi elaborado com a inteno de permitir que voc possa adquirir todas as habilidades listadas. Os textos no tm a pretenso de esgotar o assunto tratado e sim de organizar os contedos em torno do conceito de energia. Para tanto, de fundamental importncia que os textos sejam lidos com bastante ateno, para que logo em seguida voc tente resolver os exerccios propostos. Os experimentos, embora bastante simples, contribuem para o entendimento dos tpicos estudados. Portanto no deixe de faz-los. Caso no haja tempo de serem realizados em sala de aula, eles devem ser feitos em casa, com a orientao do seu professor, para posterior discusso dos resultados em classe. TEMPERATURA E TERMMETROS Introduo

Observando nossa volta, somos capazes de identificar com certa facilidade alguns objetos em movimento e outros em repouso. Focalizemos agora nossa ateno no quadro negro fixo na parede da sala de aula, ou em qualquer outro objeto que possa ser classificado como parado em relao a voc. Essa ausncia de movimento observada , no entanto, apenas no nvel macroscpico. As descobertas realizadas nos ltimos sculos levaram os cientistas a concluir que a matria constituda de partculas elementares (prtons, eltrons e nutrons, entre outros), que formam os tomos; esses por sua vez, se agrupam para constituir as molculas. Tanto os eltrons dentro dos tomos, como estes dentro das molculas, e estas ltimas como componentes de um estado da matria (slido, lquido ou gasoso), esto em permanente movimento, num invisvel e desordenado movimento atmico e molecular. Esse movimento dos tomos e molculas que produz uma srie de efeitos que atingem nossa percepo, como as sensaes de quente ou frio que sentimos quando tocamos em diversos corpos, a dilatao que os objetos apresentam quando aquecidos, as mudanas de fase por que passam as substncias, entre vrios outros exemplos. O conceito de temperatura O conhecimento do que a cincia entende por calor e dos processos de sua transmisso passam pelo conceito de uma grandeza fsica denominada de temperatura. Se algum lhe pergunta, o que voc entende por temperatura de um corpo? Qual seria sua resposta? Pense um pouco antes responder. Uma primeira idia de temperatura est relacionada com o fato de um corpo transmitir sensaes trmicas de mais quente ou mais frio do que outros tomados como referncia. Ateno, no se deixe enganar: A temperatura de um corpo no a quantidade de calor que ele possui. Em virtude de seus movimentos, as molculas ou os tomos da matria possuem vrios tipos de energia associada agitao atmica ou molecular (translacional, rotacional, de atrao, etc). A soma total de todas as energias no interior de um corpo denominada de energia interna. De modo que um corpo no possui calor ele contm energia interna. Sabe-se que essa energia aumenta sempre que a matria aquecida. Quando um slido, um lquido ou um gs ficam mais quentes, seus tomos ou molculas passam a se movimentar ou agitar mais rapidamente. A temperatura de um corpo uma das sete unidades fundamentais do Sistema Internacional de Unidades associada s sensaes tteis de frio ou quente que ele nos transmite, est relacionada como o nvel de agitao atmica ou molecular. Quanto maior a agitao maior a temperatura.

Podemos confiar em nosso senso de quente e frio? As sensaes tteis de frio ou quente nos servem apenas como ponto de partida para avaliar temperaturas; alm de subjetivas, elas podem nos enganar . Faa o seguinte experimento e comprove isso. Coloque trs vasilhas sobre a mesa. Uma com gua fria (gua com gelo), outra com gua quente e a terceira com gua morna. Ponha uma das mos dentro da vasilha que contm gua fria e a outra, em gua quente, deixando-as l por alguns segundos (veja a ilustrao ao lado). Em seguida retire as mos dessas vasilhas e mergulhe as na gua morna. Ambas as mos sentem a mesma temperatura ? Apesar de ambas as mos terem sido colocadas numa mesma vasilha de gua morna, cada uma dar informao diferente: a mo que estava acostumada gua fria lhe informar uma temperatura maior do que a mo que estava em contacto com a gua quente. Certamente, essas sensaes esto lhe fornecendo informaes falsas, pois a gua morna se encontra a uma temperatura uniforme. Outro experimento simples que voc pode realizar em sala de aula: encoste sua mo num objeto metlico e num de madeira. Qual a sua opinio a respeito da temperatura dos objetos? A partir dos experimentos, a que concluses podemos chegar sobre o uso do tato como meio de conhecer as temperaturas dos corpos? Para que a temperatura possa ser considerada uma grandeza fsica, necessrio que saibamos medi-la, de modo que tenhamos um conceito quantitativo desta grandeza. Medida de temperatura Termmetros Desde que o homem se preocupou realmente em medir temperaturas, percebeu que, para isso, deveria criar escalas numricas e instrumentos menos subjetivos do que os seus prprios sentidos. Estes instrumentos graduados, como voc deve ter conhecimento, so denominados de termmetros. Existem vrios tipos de termmetros, cada um deles utilizando a variao de uma certa grandeza, provocada por uma variao de temperatura.

a) Termmetro de mercrio - usado em prticas escolares e laboratrios de pesquisa. (b) Termmetro de cristal lquido - bastante utilizado na medida de temperatura de crianas. (c) Termmetro de infravermelho - realiza medidas de temperatura distncia captando radiaes trmicas (infravermelho). Assim, Ideal para locais de difcil acesso, com altas temperaturas, em peas ou partes em movimento ou por segurana. (d) Termmetro de densidade - de razovel preciso, serve para medir temperatura ambiente. (e) Termmetro de mxima e mnima - utilizado para indicar a maior e a menor temperatura ocorrida em um determinado perodo. (f) Termmetro bimetlico - usado em forno domsticos e industriais. (g) Termmetro termoeltrico - bastante difundido nas residncias para medida de temperatura do corpo humano. O termmetro mais utilizado e de preo mais acessvel o termmetro clnico de vidro (veja a ilustrao ao lado). Instrumento clnico de alta preciso para medir a temperatura corprea, possui um estrangulamento na base do tubo capilar, de modo que a coluna de mercrio que indica a temperatura da pessoa no pode retornar ao reservatrio (bulbo). Por esse motivo este termmetro continua indicando essa temperatura, mesmo no estando mais em contato com a pessoa. Quando um termmetro est em contato trmico com algo cuja temperatura desejamos conhecer, a energia fluir entre os dois corpos at que suas temperaturas se igualem e o equilbrio trmico se estabelea. Quando medimos a temperatura de uma pessoa devemos manter o bulbo do termmetro clnico em contato com a pele por pelo menos alguns minutos.

Escalas termometrias Celsius e Kelvin

Para atribuir um nmero a cada temperatura, necessrio graduar o termmetro, isto , precisamos estabelecer uma escala termomtrica. Ao longo do desenvolvimento do estudo dos fenmenos trmicos, vrias escalas foram usadas, propostas por diferentes cientistas. A escala termomtrica mais utilizada no mundo a escala Celsius (anteriormente denominada escala centgrada). A construo de uma escala de temperatura envolve a escolha arbitrria de dois valores, correspondentes a dois fenmenos conhecidos. No caso da escala Celsius ela atribui: O valor zero temperatura em que a gua descongela sob presso normal (1 atmosfera). Zero grau Celsius escreve-se 0C. O valor 100 (cem) temperatura em que a gua ferve sob presso normal (1 atmosfera). Cem graus Celsius escrevese 100C.

Dividindo-se esse intervalo em cem partes iguais e estendendo a graduao acima de 100C e abaixo de 0C, obtemos a escala Celsius. O zero grau Celsius de temperatura, arbitrariamente ass ociado ao ponto de fuso do gelo, no efetivamente um zero absoluto, uma vez que ele no representa a temperatura mais baixa possvel e, portanto, a menor agitao interna da matria. Essa temperatura mais baixa, que para efeitos prticos pode ser considerada igual a 273C, o zero absoluto de temperatura. Uma escala de temperatura cujo valor zero coincida com o zero absoluto denominada escala absoluta de temperatura. A mais usada, principalmente nos trabalhos cientficos, a escala Kelvin. Logo, no existem nmeros negativos na escala Kelvin. A unidade da escala Kelvin, representada pela letra K, a unidade de temperatura do Sistema Internacional de Unidades (SI). Ao lado temos as correspondncias entre as leituras das escalas Celsius e Kelvin.

______________________________________________________________ Exerccios 1. Voc acha seguro comparar a temperatura de dois corpos atravs do tato? Explique sua resposta com um exemplo. 2. Suponhamos duas pessoas A e B. A mantm a mo em gua quente e B em gua fria. Se ambas colocarem a mo em gua morna ento: A) A ter a sensao de frio e B de quente. B) ambas tero sensao de frio. C) ambas tero sensao de morna. D) A ter sensao de quente e B de frio. E) ambas tero sensao de quente. 3. Colocam-se num refrigerador uma placa de ao e uma de isopor. Aps o equilbrio trmico as placas so retiradas. Um observador toca as duas placas. Ento: A) a placa de ao parecer mais quente e a de isopor mais fria.

B) a placa de isopor parecer mais quente e a de ao mais fria. C) ambas parecero frias. D) a sensao de frio ou quente depender do observador. E) nenhumas das anteriores. 4. Quando medimos a temperatura de uma pessoa, devemos manter o termmetro em contato com ela durante um certo tempo. Por qu? 5. Se um sistema est em equilbrio trmico, ento todos os corpos que o constituem tm: A) a mesma massa; B) mesma densidade; C) mesmo volume; D) mesma temperatura; 6. O que um termmetro? Em que se baseia um termmetro? 7. Examine um termmetro clinico de vidro e responda: Para esterilizar um termmetro clnico, devemos: A) aquecer a extremidade do bulbo com a chama de um isqueiro. B) evitar aquecer ou ferver um termmetro clnico. C) coloca-lo em gua fervente durante aproximadamente 5 minutos. D) coloca-lo em gua fervente durante mais de 5 minutos. 8. Descreva, resumidamente, como se deve proceder para graduar um termmetro na escala Celsius. 9. Existe alguma temperatura com o mesmo valor na escala Celsius e na escala Kelvin? Se existe, qual ? 10. Em um laboratrio de pesquisas, um cientista mediu a temperatura na qual um certo gs se condensa, encontrando um valor extremamente baixo. Qual dos valores seguintes voc acha que poderia ter sido encontrado por ele? Explique. A) 373 C B) 10 K C) 250 C 11. A ilustrao ao lado mostra as correspondncias entre as escalas termomtricas Kelvin e Celsius. a) Quando um corpo tem sua temperatura aumentada de 0 K a 273 K, de quantas unidades variou sua temperatura? Isso corresponde a uma variao de quantas unidades na escala Celsius? b) Quando um corpo tem sua temperatura aumentada de 0C a 100C, de quantas unidades variou sua temperatura? Isso corresponde a uma variao de quantas unidades na escala Kelvin? c) O que podemos concluir a respeito da variao de temperatura entre as escalas Kelvin e Celsius?

CALOR O que o calor? Ao utilizarmos um termmetro para realizar a leitura da temperatura de um corpo, o que de fato o termmetro nos informar sua prpria temperatura. Por exemplo, quando um termmetro clnico est em contato com nosso corpo, cuja temperatura desejamos conhecer, a energia fluir entre nossa pele e o termmetro at que suas temperaturas se igualem e o equilbrio trmico se estabelea. O fato da temperatura entre dois corpos atingirem a mesma temperatura conhecido como Lei Zero da Termodinmica. Se conhecermos a temperatura do termmetro, ento conhecemos a temperatura do corpo com o qual ele esteve em contato.

Vejamos como isso acontece em escala microscpica entre dois corpos quaisquer: * Inicialmente esolhemos dois corpos com temperaturas diferentes. O corpo mais quente possuir maior energia interna do que o corpo mais frio.

* Ao realizarmos o contato entre os corpos haver uma transferncia espontnea de parte da energia interna do corpo mais quente para o corpo mais frio. bom ressaltar que nenhuma substncia material fluiu entre os corpos e sim que a agitao trmica do corpo quente se propagou progressivamente aos tomos ou molculas do corpo frio. A energia que transferida de um corpo para outro por causa de uma diferena de temperatura entre eles chamada de calor.

* Esta transferncia de energia continua at que as energias internas dos dois corpos se igualem, ou seja, at que os corpos atinjam a mesma temperatura (equilbrio trmico).

Comentrios 1) Uma vez que a energia tenha sido transferida para o corpo frio, ela no mais deve ser chamada de calor. Depois que foi distribuda entre as molculas, ela agora energia interna. 2) importante chamar a ateno para o fato de que a energia interna de um corpo pode aumentar sem que o corpo receba calor. Por exemplo, esfregando as duas mos uma contra a outra, a temperatura das mos aumenta porque foi realizado trabalho mecnico (fora e movimento). TRANSFERNCIA DE CALOR Analisaremos agora dois dos trs diferentes modos pelos quais pode-se transmitir o calor: a conduo e conveco. A conduo trmica Quando voc coloca uma concha de metal na sopa que est no fogo e algum tempo depois percebe que a extremidade que voc est segurando ficou aquecida, acabou de verificar um fenmeno que denominamos de transmisso de calor por conduo. Com a concha de metal mergulhada na sopa quente, os tomos ou molculas do metal recebem energia do lquido e vibram mais intensamente. Parte desta energia transferida para as partculas da regio vizinha a esta extremidade e, ento a temperatura desta regio tambm aumenta. Este processo continua ao longo do cabo metlico e, aps um certo tempo, a pessoa que segura na sua extremidade percebe uma elevao de temperatura neste local. Portanto, o calor cedido pela sopa quente se propagou atravs do cabo metlico at mo da pessoa. Esta maneira pela qual o calor se propaga denominada de conduo trmica. Observe que a transmisso de calor ao longo do slido foi feita pela agitao dos tomos da barra, transferida sucessivamente de um para outro, sem que estes tomos ou molculas sofressem translao ao longo do corpo metlico.

Condutividade trmica Se voc estiver interessado em manter uma lata de refrigerante gelada durante o tempo em que assiste a um filme,

voc est mais preocupado com maus condutores ou isolantes de calor do que com bons condutores trmicos. Dependendo da constituio atmica de uma substncia, a agitao trmica poder ser transmitida de um tomo para outro com maior ou menor facilidade, fazendo que esta substncia seja boa ou m condutora de calor. Em geral slidos metlicos como a prata, o cobre, o alumnio, etc., so bons condutores trmicos. Outros materiais, no entanto, so isolantes trmicos, como o isopor, a cortia, a madeira, o ar, o gelo, a l, o papel, etc. A ttulo de exemplo vejamos um quadro comparativo da eficincia na transmisso de calor de algumas substncias em relao a um dos piores condutores trmicos (bom isolante): o ar (seco).

Quando tocamos a maaneta metlica de uma porta temos a impresso que ela est mais fria do que a madeira. Apesar da maaneta e da madeira estarem no mesmo ambiente e mesma temperatura, a sensao de frio da maaneta provm dela possuir maior condutividade trmica e dessa forma o calor flui da mo da pessoa para ela com maior rapidez do que na madeira. Alm da diferena na condutividade trmica, a quantidade de energia transferida por conduo depende da espessura do material, da rea de contato, do tempo de contato e da diferena de temperatura. Aplicaes Os agasalhos, blusas de l ou os cobertores esquentam? Constantemente nosso corpo encontra-se transferindo calor para o meio ambiente, pois nossa temperatura corprea, de cerca de 36C, em geral superior ao meio que nos envolve. Alm do que, em dias de muito frio, onde se acentua a diferena de temperatura entre nosso corpo e o meio, mais rpida ser essa transmisso de calor. A sensao trmica est ligada taxa de transferncia de calor e, portanto condutividade trmica do material com o qual a pessoa est em contato. Assim comum usarmos agasalhos de l e cobertores grossos em dias frios, pois eles criam uma camada isolante entre nosso corpo e o meio ambiente, de modo a dificultar a transferncia de calor. Uma vez que o ar um bom isolante trmico, muitos materiais isolantes como os agasalhos de l, cobertores, fibras de vidro, isopor, entre outros, sempre tm bolhas de ar neles entremeadas.

Voc sabia? Os pssaros eriam suas penas quando sentem frio. O ar retido entre as penas um bom isolante, de forma a diminuir a passagem de calor para o meio ambiente.

Como explicamos as sensaes trmicas apresentadas no experimento das trs vasilhas realizadas no comeo deste mdulo?

Quando colocamos nossa mo na vasilha com gua quente a informao passada ao crebro era de que a gua estava realmente quente, pois ela encontrava-se a uma temperatura superior de nossa mo e com isso houve uma passagem de calor da gua quente at para a mo. J quando colocamos nossa mo na vasilha com gua gelada a sentimos fria, visto que nossa mo encontrava-se a uma temperatura superior da gua. Isso fez que nossa mo liberasse calor para a gua gelada, diminuindo a temperatura de nossa mo. Agora, quando colocamos nossas mos na vasilha com gua morna, cada uma transmitiu uma sensao trmica distinta, pois ambas as mos encontravam-se em temperaturas diferentes. A mo quente passou uma sensao de frio, pois transferiu calor para a gua morna, diminuindo sua temperatura. J a mo fria apresentou a informao de que a gua morna estava quente, por que recebeu calor, aumentado sua temperatura. A Conveco trmica Quando observamos a chama de um fsforo e em seguida a chama acesa no queimador de um fogo, e ainda a gua na panela sendo aquecida neste queimador, constatamos como o calor transportado para camadas superiores do ar ou da gua por meio de um processo conhecido como conveco trmica. A transferncia de calor por conveco ocorre quando um fluido, como o ar ou a gua, est em contato com um objeto cuja temperatura maior que a da vizinhana. A temperatura do fluido que est em contato com o objeto quente aumenta e o fluido se expande. Sendo menos denso que o fluido mais frio da vizinhana, ele sobe por causa de uma fora denominada de empuxo hidrosttico, exercida pelo fluido mais frio. O fluido do meio mais frio desce para tomar o lugar do fluido quente que subiu, formando-se, ento, as correntes de conveco. Assim, quando aquecemos gua na chaleira a chama transfere calor para a parte inferior da gua por conduo, atravs do metal do fundo da chaleira. A gua mais prxima do fundo comea a se expandir, aumentando de volume e adquirindo uma densidade menor. Por causa disso, as molculas dessa regio sobem e as de cima descem; formam-se, ento as correntes de conveco. Aplicaes Como se formam as brisas martimas e terrestres? Durante o dia, o ar prximo areia da praia se aquece mais rapidamente do que o ar prximo superfcie do mar. Desta forma o ar aquecido e menos denso do continente sobe e o ar mais frio e mais denso do mar desloca-se para o continente, formando a brisa martima. noite, o ar sobre o oceano permanece aquecido mais tempo do que o ar sobre o continente, e o processo se inverte. Ocorre ento a brisa terrestre. Portanto, essas brisas marinhas nada mais so do que correntes de conveco.

Voc sabia ? As correntes de conveco na atmosfera, ao se moverem para cima, costumam ser aproveitadas por alguns pssaros, avies planadores (sem motor) e asas-delta para ganharem altura, planando em seguida, at encontrarem outra corrente de conveco ascendente. Desta maneira, estes dispositivos conseguem percorrer enormes distncias, sem consumo de combustvel prprio.

Por que nas geladeiras que contm apenas uma porta as prateleiras so de grades? Nas geladeiras o congelador encontra-se localizado na parte superior, onde as camadas de ar so resfriadas, pois cedem calor ao congelador por conduo. Assim, o ar desta regio torna-se mais denso e dirige-se para a parte inferior da geladeira, enquanto as camadas de ar desta parte se deslocam para cima. As prateleiras so feitas de grade para permitir passagem das correntes de conveco dentro da geladeira. Esta circulao de ar faz que a temperatura seja, aproximadamente, a mesma em todos os pontos do interior da geladeira.

Como se origina o movimento das placas tectnicas? O desenho ao lado representa o interior do nosso planeta. Onde o manto possui uma espessura de 700 km. O calor intenso no interior da Terra aquece as camadas do manto e geram correntes de conveco trmica ascendentes, semelhantes s que se formam com a gua a ferver. Ao atingirem a Litosfera sofrem um pequeno resfriamento e provocam um arrastamento nas placas tectnicas (trao da placa). Esse movimento tem uma relao com as atividades ssmicas.

Alguns experimentos simples para voc fazer I Material: Dois cubos de gelo; um pano de flanela; um pedao de papel alumnio. Com este experimento voc estar constatando que alguns materiais so melhores isolantes trmicos do que outros. Pegue os dois cubos de gelo e envolva-os um na flanela e o outro no papel alumnio.

Deixando-os ao meio ambiente por aproximadamente 30min, qual dos dois cubos voc acredita que dura mais tempo no estado slido? Faa a experincia e verifique se acertou. Explique o resultado com base no que voc aprendeu sobre condutividade trmica. II Material: Dois arames de mesmo tamanho (40 cm) e mesmo dimetro; uma vela, fsforo, parafina de vela e um pano. Com este experimento voc estar constatando que alguns materiais so melhores condutores trmicos do que outros. Tome dois arames, de mesmo dimetro e de metais diferentes: um de cobre e o outro de ferro, por exemplo. Enrola-se uma das extremidades dos fios entre si, conforme ilustrao. Prendem-se pequenos pedaos de parafina ao longo dos ramos livres dos arames de ferro e cobre. Com a chama da vela aquecemos a parte enrolada dos dois fios. O calor se transmitir, por conduo, ao longo dos dois arames, provocando a fuso da cera. Em qual dos dois arames voc acredita que a parafina se derreter primeiro? Faa a experincia e verifique se acertou. III Material: Garrafa PET transparente de 2 litros, folha de papel e fsforo. Os conceitos que fundamentam a conveco, ajudam a entender o fenmeno da cascata de fumaa. Faa um furo usando um prego aquecido a aproximadamente 4 dedos do fundo da garrafa. Corte uma tira de papel de 20 x 10 cm. Com ela faa um tubo com comprimento de 20 cm e o coloque no orifcio da garrafa, de modo que fiquem 5 cm dentro dela. Vire a garrafa com a boca para baixo e coloque fogo na extremidade exterior desse tubo de papel. Enquanto o papel queima, observa-se que: no exterior da garrafa, a chama e a fumaa sobem no seu interior, uma fumaa branca desce, formando uma cascata de fumaa.

Tente explicar porque isso acontece.

IV Material: Duas garrafas transparentes PET com tampa (600 ml ou 2 l), corante (pote de tinta guache ou anilina, gua fervente e gelada, cola de silicone ou fita isolante). Com este experimento podemos visualizar as correntes de conveco que se formam nos lquidos devido diferena de temperatura. Faa um furo no centro de cada tampa, com aproximadamente 0,5 cm de dimetro (pode ser com um prego aquecido no fogo) e coleas "costas com costas". Em uma garrafa PET coloque o corante e o dilua com gua fervente. Continue acrescentando a gua quente at preencher completamente a garrafa. Feche a garrafa com a tampa dupla. Na outra garrafa coloque a gua gelada, tambm at boca. Agora, vire rapidamente a garrafa de gua fria sobre a de gua quente e enrosque-a; Coloque o conjunto sobre uma mesa e observe a conveco da gua quente (tinta), dentro da gua mais fria. Use um fundo branco para observar melhor o fenmeno. Tente descrever e explicar o fenmeno da conveco. ____________________________________________________________________

Exerccios e questes 1. Qual diferena entre a transferncia de calor por conduo e por conveco? 2. (a) Por que a serragem melhor isolante trmico que madeira? (b) Apesar de o ar ser melhor isolante trmico do que a madeira, para retardar a fuso de uma barra de gelo, colocada ao ar livre, costuma-se cobri-la com serragem. Tente explicar esse fato. (c) Por que a neve melhor isolante que o gelo? 3. Se voc tocar, com a mo descoberta, a superfcie de um pedao de metal localizado em um forno quente de cozinha, estar em apuros. Mas se voc pe rapidamente sua mo no interior do ar quente do forno, no haver problemas. O que isso lhe diz acerca da condutividade do metal e do ar? 4. Por que as panelas que usamos so de metal e possuem cabo de madeira? 5. Explique por que um pedao de papel, enrolado bem justo num cano de lato, pode ser mantido numa chama sem se queimar, enquanto outro pedao igual, enrolado numa barra de madeira, pega fogo. 6. Um bom isolante impede o calor de atravess-lo ou torna mais lenta a sua passagem? 7. Enrole um agasalho de l ao redor de um termmetro. A temperatura se elevar? 8. Se voc se sente confortvel no ar a 20C, por que a gua a 20C lhe parece to fria quando voc est nadando nela? 9. Por que voc pode manter seus dedos lateralmente prximos da chama de uma vela, mas no consegue fazer o mesmo com os dedos mantidos acima da mesma chama? 10. Voc deseja aquecer gua contida num recipiente cilndrico de grande altura, e dispe para isso de um aquecedor eltrico de imerso. Em que posio deve coloc-lo dentro da gua: embaixo, no meio ou no alto do recipiente? Justifique sua resposta. 11. Pilotos de planadores e de asa-delta vivem correndo atrs das correntes ascendentes. O que so e como so formadas essas correntes? 12. Uma garrafa de vidro e uma lata de alumnio, cada uma contendo 330 mL de refrigerante, so mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo perodo de tempo. Ao retir-las do refrigerador com as mos desprotegidas, tem-se a sensao de que a lata est mais fria do que a garrafa. correto afirmar que: A) a lata est realmente mais fria, pois sua temperatura menor que o da garrafa.

B) a lata est de fato menos fria do que a garrafa, pois o vidro possui condutividade menor que o alumnio. C) a garrafa e a lata esto mesma temperatura e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do alumnio ser maior que a do vidro. D) a garrafa e a lata esto mesma temperatura e a sensao devida ao fato de a condutividade trmica do vidro ser maior que a do alumnio. 13. Assinale a opo CORRETA: A) A transferncia de calor por conduo s ocorre nos lquidos. B) Na transferncia de calor por conveco, ocorre transporte de matria. C) A transferncia de calor por conveco ocorre nos gases e slidos. D) Uma barra de madeira conduz melhor o calor do que uma barra de alumnio. 14. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que no se refere transferncia do calor por conduo. A) A ponta de uma barra metlica colocada numa chama e, em pouco tempo, toda a barra est aquecida. B) Em dias frios, usamos agasalhos de materiais isolantes, diminuindo a perda de calor do nosso corpo para o meio ambiente. C) Em regies muito frias, aconselhvel que as janelas sejam de duas ou trs vidraas para reduzir a perda de calor. D) As reaes nucleares que acontecem no Sol chegam at a Terra na forma de luz e calor. 15. Certos povos nmades que vivem no deserto, onde as temperaturas durante o dia podem chegar a 50C, usam roupas de l branca, para se protegerem do intenso calor da atmosfera. Essa atitude pode parecer-nos estranha, pois, no Brasil, usamos a l para nos protegermos do frio. O procedimento dos povos do deserto pode, contudo, ser explicado pelo fato de que: A) a l naturalmente quente (acima de 50C) e, no deserto, ajuda a esfriar os corpos das pessoas, enquanto o branco uma "cor fria", ajudando a esfri-los ainda mais. B) a l bom isolante trmico, impedindo que o calor de fora chegue aos corpos das pessoas, e o branco absorve bem a luz em todas as cores, evitando que a luz do sol os aquea ainda mais. C) a l bom isolante trmico, impedindo que o calor de fora chegue aos corpos das pessoas, e o branco reflete bem a luz em todas as cores, evitando que a luz do sol os aquea ainda mais. D) a l naturalmente quente (embora esteja abaixo de 50C) e, no deserto, ajuda a esfriar os corpos das pessoas, e o branco tambm uma "cor quente", ajudando a refletir o calor que vem de fora. 16. Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia muito quente. Como as barras chegam com algumas horas de antecedncia, algum sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugesto: A) absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo-o ainda mais depressa. B) absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, fazendo que ele derreta ainda mais depressa. C) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento. D) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento. 17. O congelador colocado na parte superior dos refrigeradores, pois o ar se resfria nas proximidades dele, ............... a densidade e desce. O ar quente que est na parte de baixo, por ser ..............., sobe e resfria-se nas proximidades do congelador. Nesse caso, o processo de transferncia de energia na forma de calor recebe o nome de ............... . Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas. A) aumenta - mais denso conveco. B) diminui - mais denso conduo. C) aumenta - menos denso conduo. E) aumenta - menos denso conveco. Referncias: 1. - Fsica Conceitual Paul G. Hewitt ed. Bookman, 9 Edio (Pg. 268 a 271 e 281 a 293) 2 Fsica 1 Mecnica - GREF - Edusp, 4 Edio - Pg. 29 ao 97 3 Calor y Temperatura - em Ideas cientificas en la infancia y la adolescencia - Gaalen Erickson e Andre Tiberghien. Ediciones Morata, S. A, 1989. 4 Fundamentos de Fsica 2 - Gravitao, Ondas e Termodinmica - Temperatura - Calor e a Primeira Lei da Termodinmica - David Halliday e Robert Resnick - Livros Tcnicos e Cientficos Editora Ltda. - Pg. 163 a 168

e Pg. 181 a 191. 5 - Fsica Para o 2 Grau Termologia e ptica - Luiz Alberto Guimares e Marcelo Fonte Boa - ed. Harbra, 1998. 6 - CD-ROM: Fsica Animada Gielton Lima Tpico: Temperatura e Calor. Lista de Sites relacionados http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte_list.htm http://www.feiradeciencias.com.br http://www.fisica.ufmg.br/ http://www.cdcc.sc.usp.br/roteiros/itensexp.htm www.adorofisica.com.br Neste ltimo site veja em Pesquisas os links para os seguintes tpicos Texto do site Feira de Cincias, do prof. Lo, que trata sobre calor, e sensao de frio, o suor e a febre. Como os termmetros funcionam (em ingls). Introduo termometria. Breve resumo sobre escalas termomtricas. Veja mais detalhes sobre termometria e converses entre escalas. Breve histria sobre as escalas Fahrenheit e Celsius.

Vous aimerez peut-être aussi