Vous êtes sur la page 1sur 9

Breve Histrico

At a poca dos Descobrimentos, a navegao restringia-se a pequenas incurses ou a espaos restritos, como o do Mediterrneo: aos oceanos, restavam o perigo e o mistrio. No Sculo XV, porm, os portugueses, pretendendo a difuso da f, iniciaram expedies martimas de envergadura, beneficiados pelos novos conhecimentos e tecnologias que adquiriram: destacadamente um novo tipo de navio, a caravela, cuja autonomia permitiu que se rompessem as barreiras do desconhecido. Era o comeo da competio pelo domnio planetrio dos mares, que desde ento so um elemento de grande influncia no desenvolvimento das Naes. A noo jurdica de mar territorial adveio na Idade Mdia, malgrado tenha a influncia do direito romano lhe oposto longa resistncia: Roma desconhecia a noo de domnio sobre uma faixa de mar. A ausncia de uma apreenso terica de mar territorial devia-se pouca importncia dada pesca e ao fato de que o Mediterrneo era tido como inteiro domnio roman, o Mare Nostrum. Roma consagrava a liberdade dos mares e da pesca; o mar era uma res communis omnium. Esta ideia ter merecido, a crtica de Charles Rousseau, que no divisava ali qualquer elemento condominial, sobretudo quando convertido o oceano em cenrio de guerra. Para ele, melhor teria sido conceituar o mar como res nullius, coisa de ningum, portanto insuscetvel de apropriao. No sculo XVIII, a delimitao territorial do mar repontou de maneira precisa: o alcance do tiro de canho estatuiu o limite de 3 milhas, que compreendia, alm de uma rea de pesca, uma zona de segurana martima. Tal limite viu-se aceitar lentamente pelo direito positivo e perdurou at o incio do sculo XX. Naquela poca, porm, a capacidade de extrair recursos do mar era escassa e a preocupao com o aumento do domnio sobre essa rea era menor. Na medida em que as tecnologias foram sendo desenvolvidas e os interesses econmicos dos Estados cresceram, surgiu tambm a necessidade de proteo de suas plataformas continentais, no intuito de terem exclusividade nas exploraes desses recursos naturais (pesca, petrleo, minrios). Os interesses militares colaboraram tambm para a extenso do domnio da soberania do Estado mar adentro: vigia o desejo de manter uma distncia segura de navios estrangeiros. Esta precauo, nada obstante, perdeu o sentido com o desenvolvimento de armas blicas de alcance intercontinental, sepultando qualquer noo de distncia segura.

Movido pelo proveito econmico e objetivando exclusividade na explorao pesqueira secundada pela fartura de peixes em seu litoral, o Chile iniciou uma campanha internacional para estender o limite de 3 para 200 milhas nuticas. Estados com grande capacidade de pesca foram contra a proposta, vista da pretenso de tambm exercer a atividade em qualquer lugar do mundo. E, com a explorao de petrleo e minrios na plataforma continental, o interesse dos Estados na exclusividade aumentou consideravelmente. Surge em 1945, com a doutrina Truman, a teoria pela qual o Estado litorneo possui um direito originrio, natural e exclusivo sobre a plataforma continental situada em sua costa. Esta enunciao consolida-se na Conveno de Genebra, em 1958, onde as normas costumeiras do direito do mar mereceram uma codificao, havendo-se concludo uma Conveno sobre o mar territorial e a zona contgua; sobre o alto mar; pesca e conservao dos recursos vivos do alto mar; e sobre a plataforma continental. Fixou-se a soberania do Estado no em funo da distncia da costa, mas pela profundidade do mar, na poca at 200 milhas nuticas de profundidade. Finalmente, em 1982, em Montego Bay, na Jamaica, ditou-se a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar. O tratado define os espaos martimos luz de conceitos do Direito das Gentes, tornando o tema consensual, com ampla aceitao da comunidade internacional. Entre os vrios assuntos abordados no texto convencional, definiram-se os conceitos de mar territorial; zona contgua; zona econmica exclusiva e plataforma continental. Segundo Montego Bay, a regio do mar territorial consiste na faixa de doze milhas de largura, a partir da linha de base, ou seja, a linha litornea de mar baixa, e onde o Estado exerce sua soberania de forma plena. Soberania esta que alcana no apenas as guas, mas tambm o leito do mar, o respectivo subsolo e o espao areo sobrejacente, deixando de ser absoluta somente por sofrer restrio do chamado direito de passagem inocente, um direito costumeiro, positivado pela Conveno. Cabe ao Estado regulamentar a passagem inocente de modo que no venha a ser prejudicial paz, ao bem ou segurana do Estado costeiro, devendo a passagem ser contnua e rpida, sendo ilcito qualquer ato que no se relacione com o simples ato de passar pelas guas. Pode o Estado, inclusive, fazer valer sua jurisdio sobre navios mercantes atracados nos portos nacionais, com a exceo dos navios de guerra ou pblicos que fruam de imunidade diplomtica, no se submetendo jurisdio do Estado do porto. As ilhas pertencentes aos Estados dispem de faixa prpria, que se projeta a partir delas.

J a zona contgua estende-se de 12 a 24 milhas martimas, contadas a partir da linha

de base da medida do mar territorial. Nessa regio, o Estado pode exercer seu poder de polcia para garantir a segurana nacional, prevenir a entrada de clandestinos, fiscalizar o cumprimento de normas alfandegrias, sanitrias e ambientais; pode, inclusive, perseguir navios alm desse territrio, desde que tanto tenha-se iniciado no mar territorial ou na zona contgua, e no invada mar territorial alheio. J a zona econmica exclusiva trata-se da faixa adjacente ao mar territorial que abrange, portanto, a zona contgua. Consiste na faixa de terra e coluna d'gua de 12 a 200 milhas martimas sobre os quais os respectivos pases costeiros detm os direitos de explorao, conservao e gesto de todos os recursos marinhos e do fundo marinho. Ali, o Estado costeiro exerce tambm jurisdio para a preservao do meio marinho, investigao cientfica e instalao de ilhas artificiais. Esta rea distingue-se do mar territorial porque, naquela, os Estados usufruem de liberdades outras que a simples passagem inocente, sejam elas a navegao e o sobrevoo, alm da possibilidade de colocao de cabos ou dutos submarinos. Do mesmo modo, nada impede que essas guas venham a ser controladas para impedir crimes combatidos internacionalmente, em decorrncia da vigilncia internacional, sob a qual o Estado pode controlar atividades ilcitas em guas internacionais, usando de jurisdio prpria. A Plataforma Continental, nos termos da Conveno, a extenso natural do fundo marinho at o limite do talude continental inclinao abrupta do solo medida que os fundos marinhos ficam gradualmente mais profundos , que raramente excede 200 milhas martimas de largura. O Estado exerce direito exclusivo de explorao dos recursos naturais sobre o leito do mar at onde se estende a plataforma continental, desde que no ultrapasse 350 milhas. Ela considerada uma extenso natural do territrio do Estado; no h, porm, extenso da zona econmica exclusiva, sendo que o direito de explorao da coluna d'gua sobre a plataforma continental limita-se a 200 milhas. No alto-mar vigora o princpio da liberdade e do uso pacfico. A liberdade do alto-mar ampla: navegao, sobrevoo, pesca, pesquisa cientfica, instalao de cabos e dutos e construo de ilhas artificiais, respeitado o uso sustentvel dos recursos marinhos. O alto-mar no se sujeita jurisdio de nenhum Estado, um patrimnio comum da humanidade. Abarca, assim, as reas no-includas nas zonas econmicas de nenhum Estado. A nica jurisdio aplicada a um navio em alto-mar a do Estado cuja bandeira a embarcao arvora, tendo este responsabilidade sobre aquele. Cabe a todos os Estados reprimir os crimes internacionais praticados em alto-mar, podendo inclusive solicitar o direito de visita frente a navios estrangeiros. A explorao mineral da rea internacional dos oceanos fundo do mar e

seu subsolo, entretanto, submete-se ao controle da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, criada com o objetivo de melhor dividir os resultados da explorao da rea e controlar a poluio resultante dessas atividades.

Brasil e o Direito do Mar

O Brasil possui uma das maiores reas costeiras do mundo, voltada para o Atlntico. Sua zona costeira corresponde a uma faixa onde interagem trs sistemas: ocenico, atmosfrico e continental, numa extenso de 7.400km e largura varivel de 70 a 480km. A costa brasileira corresponde a 5% do territrio nacional; abrange 512 municpios e povoada por aproximadamente 39 milhes de habitantes. Tais fatos, somados a uma prdiga dotao da natureza quanto a recursos biolgicos e minerais, requerem adequada normatizao, tanto para controle estatal como tambm, para definir sociedade quais os usos possveis dos recursos naturais litorneos e martmos, bem como do uso e ocupao do solo nas regies costeiras. A qualidade de vida das populaes que vivem na zona costeira, depende de sua boa condio ambiental, a ser preservada no s na rea marinha, como tambm nas guas interiores, regies estuarinas e no ecossistema florestal da mata atlntica. A importncia de nosso litoral indiscutvel. Nossa histria demonstra que desde antes do descobrimento, soframos predao pirata de nossos recursos naturais. O pas se desenvolveu inicialmente no litoral e s com o tempo o territrio interior foi ocupado. Hoje, portos como o de Santos servem no s a economia brasileira, como tambm recebem carga para o Paraguai e a Bolvia, pases sem sada para o mar. Tal fato ilustra a importncia econmica e estratgica do litoral e da costa brasileira. A preocupao do mundo com a proteo do meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel, assegurando a perpetuao da vida com qualidade para as futuras geraes, carreou ao Estado brasileiro, a necessidade de normatizar a utilizao racional e sustentvel de nossos recursos naturais, inclusive ao que diz respeito nossa costa martma. Por seu turno, a realidade atual brasileira impe discutir o chamado pr-sal, que no seno uma poro do subsolo que se encontra sob uma camada de sal situada alguns quilmetros abaixo do leito do mar. As rochas do pr-sal estendem-se por 800 quilmetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina at o Esprito Santo, chegando a atingir 200 quilmetros de largura. Cogita-se da existncia de grandes reservatrios de petrleo e gs natural nessa regio; tais reservas de petrleo encontradas na camada pr-sal do litoral brasileiro esto dentro da rea martima considerada zona econmica exclusiva do Brasil, que exerce, portanto, poder soberano no tocante explorao comercial dos recursos, fundos e subsolos marinhos. Estima-se que a camada pr-sal contenha o suficiente para elevar as reservas de petrleo e gs da Petrobras em at 60%. possvel tambm, que novas reservas do pr-sal sejam encontradas em pontos ainda mais distantes do litoral brasileiro, fora da zona econmica exclusiva, mas ainda na rea da plataforma continental, o que permitiria ao Brasil reivindicar exclusividade sobre futuras novas reas prximas, j que o direito exclusivo de explorao econmica sobre o leito do mar estende-se at onde for a plataforma continental, no ultrapassando 350 milhas. O grande desafio encontra-se, portanto, apenas na polmica em

torno das tecnologias necessrias para uma extrao rentvel e eficaz, e de uma boa administrao desta mais nova riqueza. No poderamos abordar as normas de gerenciamento da costa brasileira, sem abordar os tratados de direito internacional sobre direitos do mar e proteo do meio ambiente, dos quais o Brasil signatrio. Dois tratados internacionais merecem destaque, por sua importncia e influncia preponderante na construo da legislao brasileira sobre o mar, o litoral e seus recursos naturais: o primeiro, a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar, que data de 10 de dezembro de 1982, e o segundo, a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento , realizada no Rio de Janeiro em 1992. A Conveno sobre o Direito do |Mar, realizada em Montego Bay, na Jamaica, tem em seu prembulo, a afirmao de que os problemas do espao ocenico esto estreitamente interrelacionados, devendo ser considerados como um todo. Ao lado do respeito soberania dos Estados, dever haver uma ordem jurdica que facilite as comunicaes internacionais e promova o uso pacfico dos mares, a conservao e utilizao equitativa de seus recursos vivos e a proteo do meio marinho.

A regulao do uso dos mares

Os oceanos so umas das ltimas reas do mundo em que prevalece o uso comum e o livre acesso das naes. A regulao do uso dos mares tema de diversos tratados internacionais, alguns assinados por delegaes diplomticas brasileiras e transformados em lei interna. Desta forma, o presente comentrio visar analisar as normas de gerenciamento da costa brasileira, sendo que, para tanto, se faz necessrio abordar os tratados internacionais assinados pelo Brasil, nossas normas constitucionais, e finalmente as normas infraconstitucionais de gerenciamento costeiro, hoje a ser implementado pela Unio, pelos Estados e tambm pelos municpios envolvidos.

Por fim, um seno: alguns pases no assinaram a Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar, e alguns dos que o fizeram ainda no ratificaram o tratado. Composta por 320 artigos e nove anexos, a Conveno somente entrou em vigor em 1994, aps um ano da sua raticao pelo sexagsimo Estado. At aquele ano, importantes pases industrializados como Canad, EUA e Reino Unido ainda no tinham ratificado a Conveno. O ponto de discrdia: a explorao dos recursos da rea (todo solo e subsolo marinho situado alm da jurisdio dos Estados, cujos recursos so patrimnio comum da humanindade). Hoje, 150 pases ratificaram a Conveno de 1982 o Brasil o fez em dezembro de 1988. Quanto aos EUA, apesar de o Executivo ter assinado o tratado, o Senado ainda no o ratificou. Destaquese que a Conveno tambm criou o Tribunal Internacional sobre o Direito do Mar, para

julgar as controvrsias de interpretao e aplicao do tratado, cabendo-lhe anda implementlo.

importante ressaltar a preocupao em explorar esta imensido de recursos de forma sustentvel, para que os depsitos minerais marinhos possam representar um importante recurso a mdio e a longo prazo, no comprometendo as necessidades das geraes futuras. Devem ser realizados estudos ambientais inclusive em relao a possveis impactos ambientais em stios ainda no-explorados e implementao de novas tecnologias desenvolvidas , de forma a que as atividades no exauram ou comprometam sua sustentabilidade: afinal, os oceanos remanescem essencialmente inexplorados, espera de avanos tecnolgicos que os desvelem.

CONCEITO: O direito do mar parte importante do Direito Internacional Pblico, e suas normas, durante muito tempo foram unicamente costumeiras. A codificao destas normas surgiu atravs do patrocnio das Naes Unidas, havendo-se concludo em Genebra no ano de 1958, a) b) na Conveno conveno sobre o foram mar sob tratados territorial o os e a seguintes zona alto temas: contgua; mar;

Conveno

c) Conveno sob pesca e conservao dos recursos vivos do auto mar; e d) Conveno sobre a plataforma continental.

A Conveno das Naes Unidas sobre o direito do mar foi concluda, depois de quase nove anos de negociao, em Montego Bay, na Jamaica, em 10 de dezembro de 1982. Compe-se de 320 artigos e vrios anexos. Entrando em vigor no dia 16 de novembro de 1994, um ano aps a reunio do quorum de 60 estados ratificantes ou aderentes. O Brasil ratificou a conveno em dezembro de 1988, tratou de ajustar seu direito interno aos preceitos daquela antes mesmo da entrada em vigor, antes de encontrar-se obrigado no plano internacional.

guas interiores: As guas interiores a que a conveno se refere so guas de mar aberto: fazem parte daquela grande extenso de gua salgada em comunicao livre na superfcie da terra e sua anterioridade pura fico jurdica. Cuida-se das guas situadas aqum da linha de

base do mar territorial, em razo da existncia de baas, de portos e ancoradouros, ou de um litoral caracterizado por recortes profundos e reentrncias ou que exista uma franja de ilhas ao longo da costa na sua proximidade imediata.

A soberania do estado costeiro nas guas interiores plenamente exercida nas guas martima interiores as linhas de base reta (origem da medio do mar territorial), as guas dos rios, lagos lagoas e canais do territrio nacional.

Regime jurdico: Sobre as guas interiores o estado costeiro exerce soberania ilimitada No h, nelas, direito de passagem inocente. O acesso aos portos no livre por fora de alguma norma geral de direito de direito das gentes: tanto os navios mercantes, quanto os navios de guerra que ostente pavilho estrangeiro s podem atracar nos portos adentro, nas guas interiores quando autorizados pela capitnia dos portos.

Mar territorial : uma faixa de guas costeiras que alcana 12 milhas nuticas (22 quilmetros) a partir do litoral de um Estado que so consideradas parte do territrio soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas nuticas). A largura do mar territorial contada a partir da linha de base, isto , a linha de baixa-mar ao longo da costa, tal como indicada nas cartas martimas de grande escala reconhecidas oficialmente pelo Estado costeiro.

Dentro do mar territorial, o Estado costeiro dispe de direitos soberanos idnticos aos de que goza em seu territrio e suas guas interiores, para exercer jurisdio, aplicar as suas leis e regulamentar o uso e a explorao dos recursos. Entretanto, as embarcaes estrangeiras civis e militares tm o "direito de passagem inocente" pelo mar territorial, desde que no violem as leis do Estado costeiro nem constituam ameaa segurana.

O mar territorial e seus conceitos correlatos - zona contgua, zona econmica exclusiva, plataforma continental etc. - so regulados pela Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar (CDM), de 1982.

A soberania do estado costeiro atravs da conveno de 1982 estende-se alm seu territrio e das suas guas interiores, a uma zona de mar adjacente designada pelo nome de mar territorial. A soberania, em tal caso, alcana no apenas as guas, mas tambm o leito do mar, o respectivo subsolo e ainda o espao areo subjacente. A soberania no absoluta, porque sofre uma restrio tpica em relao ao direito de passagem inocente reconhecido em favor dos navios mercantes ou de guerra de qualquer Estado.

Zona contgua: uma segunda faixa, adjacente ao mar territorial, e, em princpio, de igual largura, onde o Estado costeiro pode tomar medidas de fiscalizao em defesa de seu territrio e de suas guas, no que concerne alfndega, imigrao, sade, e ainda disciplina regulamentar dos portos e do trnsito pelas guas territoriais. Num artigo nico, a conveno de 1982 refere-se a zona contgua, sumariando as prerrogativas do Estado costeiro e estabelecendo o limite da faixa: ela no poder ir alm de 21 milhas martimas, contadas da mesma linha de base do mar territorial.

Zona econmica exclusiva: uma faixa de gua que comea no limite exterior do mar territorial de um Estado costeiro e termina a uma distncia de 200 milhas nuticas (370 km) do litoral (exceto se o limite exterior for mais prximo de outro Estado) na qual o Estado costeiro dispe de direitos especiais sobre a explorao e uso de recursos marinhos. O Brasil e Portugal ocupam, respectivamente, a nona e a dcima-primeira posies na lista das maiores ZEEs (combinadas com o mar territorial) do mundo. A lista encabeada pelos Estados Unidos (1 lugar) e pela Frana (2).

Este conceito foi estabelecido pela conveno como um meio de conciliao entre interesses dos pases em desenvolminto, que advogam maiores larguras para o mar territorial, e as pretenses dos pases desenvolvidos em proteger liberdade dos mares. Assim o conceito de direito do mar foi definido como sendo uma zona situada alm do mar territorial e a ele adjacente, que se estende at 200 metros da linha da costa a partir a qual se mede a largura do mar territorial.

Plataforma Continental: a conveno de 1982 estabeleceu que a plataforma continental de um estado costeiro abrange o leito e o subsolo das zonas marinhas que se estendem alm do seu mar territorial, por todo o seu prolongamento natural at o limite externo da margem continental ou at a distncia de 200 milhas martimas, medidas a partir das linhas de base utilizadas para medir o mar territorial, sempre que o limite externo da margem continental for inferior a essa distncia.

Alto Mar: este espao martimo caracterizado por compreender todas as partes do mar no includas na Zona Econmica Exclusiva, no mar territorial ou nas guas interiores de um Estado, nem nas guas arquipelgicas de um estado arquipelgo. Foi reafirmado o princpio da liberdade de navegao para os navios de todos os Estados, tenham ou no litoral, sendo

inaceitvel, nos termos da conveno, que este ou aquele Estado pretenda submeter qualquer parte do alto-mar sua soberania.

Fundos Marinhos: foi estabelecido regimes jurdicos distintos para alto-mar e que para o alto-mar foi estipulado o regime de liberdade, uma mudana fundamental ocorreu com relao aos fundos marinhos. Estes, embora situados alm das reas e jurisdio nacional, no mais so livres, pois foram considerados patrimnio da humanidade, ou seja, res communis.

Vous aimerez peut-être aussi