Vous êtes sur la page 1sur 11

Regimento Geral do Centro Universitrio Luterano de Palmas

CAPTULO I DAS FINALIDADES Art. 1. O regimento Geral do CENTRO UNIVERSITRIO LUTERANO DE PALMAS estabelece as normas gerais relativas ao funcionamento de todas as unidades e rgos universitrios previstos no Estatuto e a execuo dos servios administrativos e atividades de ensino, pesquisa e extenso. Pargrafo nico. As normas especficas, referentes aos rgos, unidades e servios, so fixadas atravs de regulamentao, sujeitas aprovao do Conselho Superior.

CAPTULO II DA DIRETORIA SEO I DA DIREO GERAL Art. 2. As atribuies do Diretor Geral esto previstas no Estatuto do Centro Universitrio. SEO II COORDENADOR DE ENSINO Art. 3. As atribuies do Coordenador de Ensino esto previstas no Estatuto do Centro Universitrio. SEO III DOS COORDENADORES DE PS-GRADUAO, PESQUISA E EXTENSO Art. 4. As atribuies dos Coordenadores de Ps-Graduao, Pesquisa e Extenso so fixadas em Resoluo por proposta do CONSEPE para aprovao do Conselho Superior.

CAPTULO III DA ADMINISTRAO BSICA SEO I DO CURSO Art. 5. O Curso a unidade bsica do Centro Universitrio, para o desenvolvimento das funes de ensino, pesquisa e extenso e de apoio tcnico-administrativo, sendo integrado pelos professores e alunos das disciplinas que o constituem e pelo pessoal no-docente nele lotado. Pargrafo nico. Cada curso de graduao constitui uma unidade acadmico-administrativa. Art. 6. O Curso constitudo pelo Conselho de Curso e pela Coordenao de Curso. Pargrafo nico. O Curso subordina-se diretamente Coordenao de Ensino. SEO II DO CONSELHO DE CURSO Art. 7. As atribuies, bem como a composio do Conselho de Curso so no Estatuto do Centro Universitrio. SEO III DA COORDENAO DE CURSO Art. 8. - As atribuies da Coordenao de Curso esto previstas no Estatuto do Centro Universitrio.

CAPTULO IV DA ORGANIZAO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSO SEO I DA ORGANIZAO DO ENSINO Art. 9. - O ensino estrutura-se em forma de cursos, entendidos como determinada composio curricular, integrando disciplinas e atividades exigidas para obteno de grau acadmico, diploma profissional ou certificado. 1 A composio curricular ser flexvel para atender as demandas sociais. 2 Disciplina um conjunto de conhecimentos a ser estudado de forma sistemtica, de acordo com o programa desenvolvido num perodo letivo, com determinada carga horria.

3 Atividade um conjunto de trabalhos, exerccios e tarefas pertinentes ao sistema indissocivel de ensino, pesquisa e extenso com cunho de aprofundamento ou aplicao de estudos. Art. 10. A integralizao curricular feita pelo sistema de crditos, no regime semestral de matrcula por disciplina. 1 A cada disciplina atribudo um nmero de crditos, correspondendo sua unidade a dezessete horas-aula, sendo esses crditos concedidos, sem fracionamento, ao aluno que obtiver aprovao na disciplina. Art. 11. A responsabilidade pelo ensino de cada disciplina cabe ao docente do Curso ao qual a mesma estiver vinculada. SEO II DA GRADUAO Art. 12. O currculo do curso de graduao constitudo por disciplinas e atividades compreendidas em uma ou mais das seguintes reas: I disciplinas de formao fundamental ou humanstica; II disciplinas relativas ao campo principal de estudo no qual o aluno visa a obter habilitao profissional ou titulao acadmica; III disciplinas de carter complementar ao campo principal de estudo; IV disciplinas de especializao ou aprofundamento de estudos; V atividades acadmicas a serem desenvolvidas sob a forma de atividades complementares, estgios, produo de artigos, prtica profissional, trabalhos de campo, participao em programas de pesquisa ou extenso e monografias. 1 O currculo composto por um conjunto de disciplinas definidas em consonncia com o que previsto nas diretrizes curriculares fixadas pelo Ministrio da Educao. 2 O currculo aprovado pelo CONSEPE. Art. 13. Os cursos de graduao so organizados de forma que todos os seus requisitos possam ser cumpridos dentro de um nmero de perodos letivos, previamente estabelecidos. Pargrafo nico. Os requisitos para a graduao podem ser cumpridos, pelo aluno, em nmero maior ou menor de perodos letivos, desde que observados os limites de durao fixada pela legislao e normas vigentes. SEO III DA PS-GRADUAO Art. 14. Os cursos de ps-graduao, estruturados em nveis stricto sensu, destinam-se formao acadmica necessria sistematizao da produo cientfica.

Art. 15. Os cursos de ps-graduao, em nvel de lato sensu, tm por objetivo do domnio cientfico ou tcnico de uma rea limitada do saber e conferem certificados. Art. 16. A programao dos cursos de lato sensu aprovada pelo CONSEPE.

CAPTULO IV DOS PROGRAMAS DE PESQUISA E EXTENSO Art. 17. O Centro Universitrio incentiva a pesquisa por todos os meios dentro de sua rea de atuao, como: I o cultivo da atitude cientfica e a teorizao da prpria prtica educacional; II a manuteno dos servios de apoio indispensveis, tais como biblioteca, documentao e divulgao cientfica; III a formao de pessoal em cursos de ps-graduao; IV estabelecimento de polticas de promoo de desenvolvimento cientfico consubstanciada no estabelecimento de linhas prioritrias de ao, a mdio e longo prazo; V a concesso de bolsas ou de auxlios para a execuo de determinados projetos; VI a realizao de convnios com entidades patrocinadoras de pesquisa; VII o intercmbio com instituies cientficas; VIII a programao de eventos cientficos e a participao em congressos, simpsios, seminrios e encontros. Art. 18. Os programas de extenso, articulados com o ensino e a pesquisa, desenvolvem-se na forma de cursos e servios permanentes ou projetos circunstanciais, sob a coordenao geral da Coordenao Extenso, visando intercomplementaridade das abordagens e dos recursos.

CAPTULO VI DO REGIME ESCOLAR SEO I DO CALENDRIO ACADMICO Art. 19. O ano acadmico divide-se em dois perodos letivos regulares, com durao mnima de cem dias de atividades efetivas. 1 Nos intervalos dos perodos regulares podem ser realizados programas de graduao e de ps-graduao, com a finalidade de recuperar, antecipar ou complementar crditos. 2 Os perodos letivos regulares podem ser divididos em subperodos, para efeito de programao curricular. 3 As aulas podem ser ministradas nos perodos diurno e/ou noturno.

Art. 20. A Direo Geral publica anualmente o Calendrio Acadmico, com a programao das atividades e ventos a serem desenvolvidos. SEO II DO PROCESSO SELETIVO Art. 21. O processo de seleo visa a avaliar o nvel de conhecimento dos candidatos e classific-los dentro do limite de vagas oferecidas. Pargrafo nico. As inscries para o processo de seleo so abertas em edital, do qual constam os cursos oferecidos, vagas, prazos, documentao, critrios de classificao e desempate e demais informaes teis. Art. 22. O processo de seleo obedece s normas fixadas pelo CONSEPE, de acordo com a legislao vigente. Art. 23. A classificao obtida para a matrcula s vlida no perodo letivo para o qual se realiza o processo de seleo. Pargrafo nico. nula a classificao do candidato que no efetivar a matrcula nos prazos fixados. SEO III DAS MATRCULAS Art. 24. A matrcula nos cursos Superiores de graduao, Superiores de Tecnologia e Ps-graduao efetivada por disciplina, atendendo-se existncia de vagas, e compatibilidade de horrios. O oferecimento de disciplinas, de qualquer curso do Centro Universitrio Luterano de Palmas, depende de um nmero mnimo de vinte alunos matriculados, ressalvados os casos de concluso de curso. Pargrafo nico. O aluno deve matricular-se, no mnimo, em doze crditos por perodo letivo regular, salvo casos especiais, a juzo do Coordenador de Curso, observadas as normas do CONSEPE. Art. 25. O trancamento de matrcula pode ser solicitado pelo aluno, dentro dos prazos previstos no calendrio acadmico em at, quatro semestres letivos regulares, consecutivos ou no, na forma estabelecida pelo CONSEPE. Pargrafo nico. O retorno aos estudos obriga o aluno que tiver trancado matrcula, a cumprir o currculo vigente. Art. 26. Em caso de inobservncia de exigncias regimentais, o Diretor Geral pode anular a matrcula.

SEO IV DAS REOPES, DAS TRANSFERNCIAS, DOS APROVEITAMENTOS DE ESTUDOS, DO ALUNO ESPECIAL, DO PORTADOR DE DIPLOMA, DO REINGRESSO, DA READMINSSO E DOS CANCELAMENTOS. Art. 27. De acordo com as diretrizes fixadas pelo CONSEPE, o aluno regular pode optar por curso diverso do iniciado, desde que haja vaga no curso pretendido, verificada aps a matrcula dos demais alunos regulares. Art. 28. A matrcula, por transferncia externa, no mesmo curso ou curso afim, de instituio nacional ou estrangeira e do portador de diploma, feita, se houver vaga, nas pocas previstas no calendrio acadmico, mediante processo seletivo. Pargrafo nico. As transferncias ex-officio aceitam-se em qualquer poca, independentemente de vagas. Art. 29. Do aproveitamento de disciplinas, matrias correspondentes s diretrizes curriculares de qualquer curso superior, estudadas com aproveitamento em instituio autorizada ou reconhecida, so aceitas pelo Centro Universitrio, atribuindo-lhes os crditos, notas, conceitos e carga horria obtidos pelos alunos no estabelecimento de origem. 1 Para integralizao do currculo, o Centro Universitrio exige do aluno transferido o cumprimento regular das demais disciplinas e da carga horria total. 2 O aluno que cursou disciplinas com aprovao em outra (s) IES poder solicitar o aproveitamento de estudos apresentando: histrico escolar original, os contedos(o) programtico(s) original(is) e o comprovante de recolhimento de taxa de servio. Art. 30. Do reingresso feita quando o aluno estiver com matrcula trancada, caso o curso originrio continue sendo ofertado, de acordo com as diretrizes do CONSEPE. Pargrafo nico. O retorno aos estudos obriga o aluno que estiver trancado matrcula, a cumprir o currculo vigente. Art. 31. A matrcula por readmisso autorizada, desde que o mesmo disponha de vaga no curso de origem, devendo ser aproveitado o processo seletivo ou qualquer outra modalidade de ingresso definida no primeiro vinculo institucional. Art. 32. O pedido de cancelamento total de matrcula poder ser deferido a qualquer tempo, e, embora no sujeito a requisitos, no desvincula as partes das obrigaes contratuais at a data do protocolo. Cancelando a matrcula, o requente desobriga-se de responsabilidades futuras, porm perde o seu direito vaga no curso. Art. 33. Cancelamento de disciplinas dever ser protocolado junto central de atendimento ao acadmico e ser deferido no prazo estabelecido no Calendrio Acadmico.

Art. 34. De alunos especiais estaro abertas aos portadores de diploma de graduao e aos acadmicos que tenham vnculo com outra instituio de educao superior devidamente credenciada junto aos Sistemas Federais ou Estaduais de Ensino. SEO V DO PLANEJAMENTO DO ENSINO E DA AVALIAO DA APRENDIZAGEM Art. 35. O plano de ensino contm: ementa, competncias, habilidades, a indicao dos objetivos da disciplina, o contedo programtico, a carga horria, a metodologia a ser seguida, os critrios de avaliao e a bibliografia. Pargrafo nico. O plano de ensino da disciplina elaborado pelo respectivo professor ou grupo de professores e aprovado pelo Conselho de Curso. Art. 36. O processo de avaliao da aprendizagem parte integrante do processo de ensino e obedece s normas e procedimentos pedaggicos estabelecidos pelo CONSEPE. 1 A avaliao do rendimento escolar expressa numericamente numa escala de zero a dez. 2 Obtm os crditos da disciplina o aluno que tiver freqncia igual ou superior a setenta e cinco por cento das aulas fixadas no currculo e alcanar grau final igual ou superior a seis. Art. 37. Para cada aluno, o Centro Universitrio elabora e mantm atualizado, aps cada semestre, o Histrico Escolar, no qual so registradas as disciplinas cursadas com a respectiva carga horria, crditos e nota final obtida. SEO VI DA COLAO DE GRAU, DIPLOMAS, CERTIFICADOS E TTULOS Art. 38. A colao de grau ato oficial e pblico, realizado nas dependncias do Centro Universitrio, sob a presidncia da Direo Geral. 1 O ato de colao de grau obrigatrio e integra as atividades do curso. 2 A organizao do ato de colao de grau solene e a elaborao do respectivo protocolo so de responsabilidade do Centro Universitrio. Art. 39. O Centro Universitrio confere os seguintes diplomas e certificados; I diploma de graduao, mestrado e doutorado; II certificado de especializao, de aperfeioamento, de extenso e em disciplinas isoladas; Art. 40. O Centro Universitrio, pelo voto de dois teros dos membros do Conselho Superior, pode outorgar ttulos de: I professor emrito, a professores que tenham alcanado a eminncia pelo seu desempenho;

II benfeitor benemrito, a pessoas notveis por sua contribuio ao Centro Universitrio.

CAPTULO VII DA COMUNIDADE UNIVERSITRIA SEO I DO CORPO DOCENTE Art. 41. A seleo e indicao de membros do corpo docente so feitas com base nas normas traadas pelo CONSEPE. Art. 42. O regime de trabalho do corpo docente comporta as seguintes modalidades; I regime horista; II regime de tempo parcial, com exigncia de no mnimo doze horas semanais, III regime de tempo integral, com quarenta horas semanais; Pargrafo nico. Os regimes de tempo integral, parcial e horista seguem os percentuais determinados pelo Ministrio da Educao. Art. 43. So atribuies do corpo docente: I assumir, por designao do respectivo Curso, encargos de ensino, pesquisa e extenso; II assumir, superintender e fiscalizar o processo de docncia, de pesquisa, de extenso e da avaliao da aprendizagem no mbito da disciplina ou atividade; III observar as normas estabelecidas e a orientao dos rgos administrativos, especialmente no que se refere ao cumprimento da carga horria e do programa de ensino; IV encaminhar, ao respectivo Curso, no incio de cada perodo letivo, os programas de ensino e atividades a seu encargo; V registrar no Dirio de Classe a matria ministrada, a freqncia dos alunos s aulas programas e outros dados referentes s disciplinas e turmas de alunos sob sua responsabilidade; VI encaminhar, na forma estabelecida, no final de cada perodo letivo, os resultados dos trabalhos escolares de cada um de seus alunos em termos de freqncia e aproveitamento; VII participar das reunies e da semana de planejamento s quais for convocado; VIII cumprir os encargos e participar de comisses sempre que indicado, no interesse do ensino, da pesquisa e da extenso. SEO II DO CORPO DISCENTE Art. 44. So direitos e deveres dos membros do corpo discente:

I freqentar as aulas e participar das demais atividades curriculares; II utilizar os servios postos sua disposio pelo Centro Universitrio; III recorrer de decises de rgos executivos e deliberativos; IV zelar pelo patrimnio do Centro Universitrio. Art. 45. Os alunos do curso de graduao podem atuar como monitores, em cooperao com o corpo docente e sob a superviso dos coordenadores de curso, atravs de professor designado, no criando vnculo empregatcio. Pargrafo nico. A indicao e seleo para monitoria so feitas pelos Cursos, dentre os candidatos que demonstram capacidade para o desempenho de atividades tcnico-didticas, em disciplinas j cursadas. Art. 46. Os alunos regulares podem organizar-se em Diretrio Central de Estudantes (DCE) e, no mbito dos Cursos, em Centros Acadmicos (CA), de acordo com a legislao vigente. 1 Ficam vedadas, no mbito do Centro Universitrio, as atividades de natureza poltico-partidria. 2 Os alunos que participam da Diretoria do DCE ou dos CAs no so dispensados das aulas. Art. 47. O Diretrio Central de Estudantes e Centros Acadmicos podem entrar em entendimento com a Direo Geral, quanto possibilidade de usar dependncias do campus universitrio, em regime de comodato, renovvel anualmente, para desenvolver suas atividades. SEO III DO REGIME DISCIPLINAR Art. 48. Aos membros da comunidade acadmica cabe manter clima de trabalho, respeito e cooperao solidria, buscando, por sua conduta, dignificar a vida universitria, promover a realizao dos objetivos comuns e observar as normas condizentes com a dignidade pessoal e profissional. Art. 49. O ato de matrcula do aluno ou de admisso aos quadros docente e tcnico-administrativo, bem como a investidura de autoridade docente ou administrativa representam contrato de adeso ao Centro Universitrio e implicam compromisso de respeitar e acatar o seu Estatuto, este Regimento Geral e as decises que emanam do Centro Universitrio. Art. 50. Constitui infrao disciplinar, punvel na forma deste Regimento Geral, o desatendimento ou transgresso do compromisso a que se refere o artigo anterior. 1 Na aplicao das sanes disciplinares considerada a gravidade da infrao, vista dos seguintes elementos: - primariedade do infrator; - dolo ou culpa; - valor moral, cultural ou material atingido;

- direito humano fundamental violado. 2 Ao acusado ser sempre assegurado o direito de defesa. Art. 51. Os membros da comunidade acadmica esto sujeitos s seguintes penalidades disciplinares: I advertncia; II repreenso por escrito; III suspenso por tempo determinado; IV desligamento. 1 A advertncia de competncia do respectivo Coordenador de Curso. 2 A repreenso por escrito de competncia da Direo Geral. 3 A suspenso por tempo determinado e de desligamento so da competncia da Direo Geral. 4 Comprovando-se a existncia de dano patrimonial, o infrator fica obrigado a ressarcimento, independentemente de sano disciplinar. Art. 52. No uso de sua autonomia, o Centro Universitrio pode aplicar a penalidade que implique afastamento, temporrio ou definitivo. Pargrafo nico. A aplicao das medidas previstas no "caput" do artigo precedida de processo interno de apurao, mandado instaurar pela Direo Geral. Art. 53. Das decises de autoridade ou de rgos do Centro Universitrio cabe pedido de reconsiderao, para a mesma autoridade ou rgo, ou apresentao de recurso instncia imediatamente superior, no prazo de quinze dias a contar da deciso. Art. 54. Comete infrao disciplinar, no mbito do Centro Universitrio, o membro do corpo docente, discente ou tcnico-administrativo que: I deixar de observar os preceitos estaturios e regimentais, ou as normas emitidas pelos rgos da administrao universitria, em suas respectivas reas de competncia; II atentar contra os bens de qualquer natureza do patrimnio colocado disposio ou sob a guarda do Centro Universitrio; III incitar movimentos que tenham por finalidade manifestaes discriminatrias de carter poltico, racial ou religioso, ou delas participar; IV participar de atos que atentem contra a moral e os bons costumes; V paralisar as atividades escolares ou incitar movimentos de paralisao; VI utilizar ou permitir a utilizao de meios ilcitos ou fraudulentos de aproveitamento da vida escolar em trabalhos escolares ou na prestao de provas e exames.

CAPTULO VIII DISPOSIES GERAIS Art. 55. O Centro Universitrio reserva-se o direito de resguardar, por todos os meios legtimos e legais, o uso e a integridade do patrimnio e dos bens postos sua disposio pela Mantenedora, para a consecuo dos fins previstos no Estatuto e neste Regimento Geral. Pargrafo nico. No so admitidas, no Campus do Centro Universitrio, atividades estranhas aos objetivos da Instituio. Art. 56. Em situaes que inviabilizem o funcionamento normal do Centro Universitrio, o Conselho Superior pode declarar estado de emergncia e autorizar a Direo Geral a suspender, total ou parcialmente, as atividades, restringir ou proibir reunies, exigir identificao e vedar acesso ao campus, por tempo determinado ou indeterminado, at se restabelecer a normalidade. Art. 57. Publicaes ou pronunciamentos pblicos, que envolvam responsabilidade do Centro Universitrio, so feitos mediante autorizao prvia da Direo Geral. Art. 58. As obrigaes recprocas, entre aluno e Centro Universitrio, alm das supra citadas, somam aquelas constantes do contrato de prestao de servios educacionais, assinado no ato da (re)matrcula. Art. 59. Os casos omissos neste Regimento Geral so resolvidos de acordo com as disposies concernentes a casos anlogos, pelo Conselho Superior, nas respectivas reas de competncia e, em caso de urgncia, pela Direo Geral, "ad referendum" do Conselho Superior. Art. 60. O presente Regimento Geral pode ser modificado, por proposta do Diretor Geral e aprovao, por maioria absoluta, do Conselho Superior. Art. 61. As alteraes deste Regimento Geral entram em vigor aps aprovao pelo Conselho Superior e, sempre que envolvam matria de algum modo ligada ao ensino, no perodo letivo seguinte ao de sua aprovao.

Vous aimerez peut-être aussi