Vous êtes sur la page 1sur 3

19

1 DEFINIO E CONCEITOS BSICOS DE TRIBOLOGIA Tribologia; tribos = atrito, logia = estudo. Portanto, o estudo que abrange atrito, desgaste e lubrificao chamado de Tribologia. Por definio, a cincia e tecnologia das superfcies interagindo em movimento relativo entre si e assuntos ou prticas a ela relacionadas. Curiosamente, como foi observado por Canale (2011), da Escola de Engenharia de So Carlos, da Universidade de So Paulo, em notas de aulas (matria Lubrificao e lubrificantes automotivos, lecionada no primeiro semestre de 2011), estudos tribolgicos no esto totalmente concentrados na reduo de atrito entre duas superfcies, como poderamos supor. Como exemplo dessa dualidade, temos foco nas indstrias de pneumticos, que buscam o melhor grip, isto , o mximo de atrito no instante de contato pneu/solo, aonde uma pequena rea desses pneumticos (ou footprint) garante o mnimo de escorregamento entre o veculo e o pavimento, permitindo manuteno de velocidade, acelerao ou desacelerao. Fora do escopo deste trabalho, mas de interesse geral significativo, esto outros aspectos que ilustram a importncia da Tribologia: * Biotribologia, que a parte da cincia que trata de atrito, lubrificao e desgaste em sistemas biolgicos, como se observa nas juntas sseas articuladas. * H outros mecanismos atuantes nos seres vivos, como o atrito nas axilas que evitado pela presena de plos entre as partes em movimento. * Lubrificao para substituir a lgrima humana, no caso de uso de lentes de contato, responsveis pela chamada sndrome do lho seco. * Tribologia na Odontologia, buscando materiais dentrios com maior resistncia ao desgaste. * Tribologia na Cardiologia, aonde o sangue humano o lubrificante que mantm funcionamento de vlvulas e dispositivos artificiais implantados nos pacientes. Observa-se facilmente que no nosso dia-a-dia a Tribologia est presente em todas as aes, todos os movimentos que ocorrem, sejam nos seres vivos ou mecanismos que utilizamos, das mais variadas formas. Padroniza-se os elementos da Tribologia, de acordo com a Norma DIN 50320, no Tribosistema, formado da seguinte forma:

20

corpo slido contracorpo elemento interfacial meio

Figura 1- Esquema de um Tribosistema A ao desses elementos, a interao entre cada um deles, varia dependendo da estrutura do tribosistema em questo. Destacamento de material do contracorpo ou do corpo slido pode ocorrer, dependendo de interaes fsicas e qumicas. Materiais desses elementos podem ser slidos, lquidos, gasosos ou misturas entre esses estados. Lubrificantes, elementos slidos em geral, poeira, lquidos diversos, gases, podem existir ainda como elementos interfaciais num tribosistema e eventual formao de detritos de desgastes pode ocorrer pela caracterstica do mecanismo atuante entre esses elementos. O regime de frico entre superfcies pode ser caracterizada em 3 tipos: frico slida / boundary ou condio limite frico fluida frico mista Este conceito foi estabelecido pelo professor Richard Stribeck ( 1861 1950 ), em suas pesquisas realizadas no Royal Prussian Technical Institute, em Berlim. Stribeck delimitou por meio de grficos (Curvas de Stribeck) os valores mnimos de frico e as demarcaes entre filmes fluidos e interao spera entre alguns slidos. Stribeck e outros pesquisadores sistematicamente estudaram a variao de frico entre superfcies lubrificadas, na forma de uma funo adimensional, e essa a base didtica que tem sido utilizada para explicar o fenmeno nos dias de hoje.

21

Entretanto a histria da Tribologia remonta s antigas civilizaes no Egito e na Mesopotmia, e tem seus primeiros registros nos sculos mais prximos da nossa era moderna. Leonardo da Vinci ( 1452 1519 ) redigiu e registrou para futuros estudiosos, o primeiro enunciado de lei de frico. As regras foram rediscutidas posteriormente por Guillaume Amontons (1699) e por Charles-Augustin de Coulomb (1785). Encontra-se outros representantes desse tema na histria, com importantes atualizaes, como Charles Hatchett (1760 1820 ) e prof Adolf Martens (1850 1914 ). A abrangncia e importncia dos pargrafos acima descritos exaltam o perfil da ferramenta de desenvolvimento por meio de amostras de lubrificantes, que o principal foco deste trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi