Vous êtes sur la page 1sur 4

MICHAEL FARADAY (1791-1867)

O termo eletricidade surge durante uma descoberta feita pelo filsofo grego chamado Tales de Mileto, que certa vez, esfregando um mbar a um pedao de pele de carneiro observou que pedaos de palhas e fragmentos de madeira comearam a ser atradas pelo prprio mbar.

a partir do nome mbar, que quer dizer !le"tron em grego, surgiu o termo eletricidade.

#o s!culo $%&& foram iniciados v'rios estudos sobre a eletrifica(o por atrito, pelo pesquisador Otto von )ueric"e. m *+,-, Otto inventou uma m'quina geradora de cargas el!tricas onde uma esfera de en.ofre girava constantemente atritando/se em terra seca. 0pro.imadamente cinquenta anos depois, 1tephen )ra2 faz a primeira distin(o entre condutores e isolantes el!tricos.

3urante o s!culo $%&&& as m'quinas el!tricas evoluram. 4ma grande descoberta importante foi o condensador, que se tratava de uma m'quina que armazenava cargas el!tricas, inventada por 0lealda )eorg von 5leist e por 6etrus van Musschenbroe", que consistia em dois corpos condutores separados por um isolante delgado.

Mas uma inven(o importante, de uso pratico, foi o para/raios, feito por 7en8amin 9ran"lin inventa o pr'tico e importante para/raios dizendo que a eletriza(o de dois corpos atritados era a falta de um dos dois tipos de eletricidade em um dos corpos que chamavam de eletricidade resinosa e vtrea e sabemos ho8e que a eletriza(o se d' por falta ou e.cesso de el!trons em corpos.

#o s!culo $%&&& temos ainda a famosa e.peri:ncia de ;uigi 0loisio )alvani em que potenciais el!tricos produziam contra<es na perna de uma r( morta. 0lessandro %olta,foi quem descobriu e utilizou primeiramente a os potenciais el!tricos por isso inventando a pilha el!trica que consistia em uma s!rie de discos de cobre e zinco alternados, separados por pedaos de papel(o embebidos por 'gua salgada. Obtendo pela primeira vez primeira vez uma fonte de corrente el!trica est'vel.

m *=>-, ?umphr2 3av2, graas a pilha de 0lessandro %olta, separa eletronicamente o sdio e o pot'ssio dando incio @s e.peri:ncias com a decomposi(o da 'gua em um 'tomo de o.ig:nio e dois de hidrog:nio.

Aohn 9rederic 3aniell inventa em *=B+ pilhas mais eficientes e na mesma !poca as pilhas de )eorges ;eclanch! e a bateria recarreg'vel de Ca2mond ;ouis )aston 6lant! s(o construdas.

O fsico ?ans Dhristian Ersted observa que um fio de corrente el!trica age sobre a agulha de uma bFssola dando o incio ao estudo do eletromagnetismo, pois percebeu que havia uma rela(o entre o magnetismo e eletricidade.

m *=B*, Michael 9arada2 descobre a indu(o magn!tica que teve uma imediata aplica(o na gera(o de correntes el!tricas. Driando os geradores que ao se aperfeioarem se tornaram as principais fontes de energia el!trica utilizadas na principalmente na ilumina(o.

m *=,G ! instalado um gerador em )are du #ord, 6aris, para ligar as lmpadas de arco da esta(o que eram movimentados. 0 primeira hidrel!trica ! instalada em *==+ nas cataratas do #i'gara.

Aames Dler" Ma.Hell, em *=,B, publica o seu tratado sobre eletricidade e magnetismo. 0 luz passa a ser entendida como onda eletromagn!tica.

?einrich ?ertz, confirma as teorias de Ma.Hell demonstrando que as ondas de radio e as ondas luminosas diferem apenas na sua frequ:ncia.

)uglielmo Marconi utiliza ondas de radio no seu telegrafo sem fio. 0 primeira mensagem de radio ! transmitida atrav!s do 0tlntico em *I>*.

9arada2, %indo uma famlia pobre e recebendo uma educa(o b'sica se tornou um dos maiores fsicos do s!culo $&$. Teve que comear a trabalhar muito cedo, a princpio como entregador de 8ornais, e aos *J anos conseguiu um emprego numa livraria, onde teve a oportunidade de ler alguns artigos cientficos que o levaram a fazer suas primeiras e.peri:ncias.

0ps assistir algumas das palestras sobre a qumica ministradas por 1ir ?umphr2 3av2 no Co2al &nstitution, 9arada2 pediu para trabalhar como um assistente em seu laboratrio. le rapidamente se destacou no campo da qumica, com descobertas como o benzeno e as primeiras rea<es de substitui(o conhecidos orgnicos, compostos de carbono que obtiveram cloradas de cadeia de etileno.

m *=B*, 9arada2 descobriu a indu(o eletromagn!tica, o princpio por tr's do transformador el!trico e do gerador. 9oi uma descoberta importante para permitir que a eletricidade fosse transformada a partir de uma curiosidade em uma tecnologia nova, Ftil e poderosa. 3esde ent(o trabalhou por mais de uma d!cada no desenvolvimento de suas ideias sobre a eletricidade. le foi parcialmente respons'vel por cunhar muitas palavras familiares, incluindo KeletrodoK, KcatodoK e KonK. O conhecimento cientfico de Michael

9arada2 foi muito bem aproveitado sendo ele consultor cientfico da Trinit2 ?ouse L*=B+/ *=+GM e 6rofessor de Numica da Ceal 0cademia Militar, em OoolHich L*=B>/*=G*M.

Tamb!m fez v'rios e.perimentos eletroqumicos que permitem quest(o de se relacionar diretamente com eletricidade. 3epois de observar como estes sais s(o depositados em Duba electroltica passar uma corrente el!ctrica atrav!s do mesmo determinado que a quantidade de substncia depositada ! diretamente proporcional @ quantidade de corrente de circula(o, e que, para uma dada quantidade de corrente, os v'rios substncias depositadas pesos est(o relacionados com os seus equivalentes qumicos.

O seu legado inclui outras contribui<es para o desenvolvimento da fsica, como a teoria do campo eletromagn!tico introduzida por Aames Dler" Ma.Hell, elas foram baseadas no inovador trabalho que Michael 9arada2 havia realizado.

9ontesP

httpPQQHHH.biografias2vidas.comQbiografiaQfQfarada2.htm

httpPQQHHH.bbc.co.u"Qhistor2QhistoricRfiguresQfarada2Rmichael.shtml

httpPQQqnesc.sbq.org.brQonlineQqnescB>Q>J/?N/GB>=.pdf

Cite trs aspectos apresentados no vdeo, que voc considera importantes.

Vous aimerez peut-être aussi