Vous êtes sur la page 1sur 30

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Comearemos juntos a estudar temas de Direito Processual Civil aplicados pela banca Cespe em exames recentes. Assim, trabalharemos cada um dos tpicos que constam no edital. Pretendemos fazer um curso bastante completo de DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIRIO TREES. Nossos cursos de Direito Processual Civil tm recebido avaliao extremamente positiva. Alm da excelente didtica, o Professor Gabriel Borges demonstrou competncia na resoluo de questes e na interposio de recursos, uma vez que para a prova do Ministrio Pblico da Unio, exatamente as suas sugestes de mudana de gabarito foram acatadas pela banca, que anulou duas questes e modificou o gabarito de outra. Uma breve apresentao do professor: O Professor Gabriel Borges formado em Direito e Jornalismo, psgraduado em Direito Pblico. Cursou Mestrado em Relaes Internacionais na Universidade Autnoma de Lisboa Portugal. Analista de Comrcio Exterior, carreira do ciclo de gesto, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, lotado no Gabinete do Ministro, onde atua como espcie de ghost writer (escritor fantasma), participando da equipe que prepara discursos em nome de autoridades do ministrio. Trabalho que privilegia uma escrita fluente e de fcil entendimento. Esperamos que as tcnicas de redao, usadas no dia-a-dia do Professor Gabriel Borges, deem leveza ao bem planejado CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL TER-ES.

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES Faremos um curso bastante didtico, deixando de lado a linguagem excessivamente tcnica e a formalidade. Responderemos prontamente a qualquer dvida que tenham! Utilizaremos recursos visuais: marcadores de texto, negrito, grficos e tabelas, porque assim faremos bom uso do potencial MNEMNICO (que ajuda a memria) desse formato de aulas. Discutiremos em 7 aulas, alm desta, os temas elencados no edital para o cargo de Analista Judicirio. Alm do contedo, iremos comentar questes de provas passadas e questes inditas (elaboradas pelo prprio professor). O objetivo preparar o candidato para a resoluo de questes com o grau de complexidade que o Cespe tem atribudo aos certames mais concorridos. Ao final do curso ser disponibilizado um SIMULADO COM QUESTES COMENTADAS! Pois bem! Vejamos o que ser abordado na Aula Demonstrativa. AULA DEMONSTRATIVA Esta a aula nmero 0, em que trabalharemos o tpico do edital: DA JURISDIO E DA AO: CONCEITO, NATUREZA E CARACTERSTICAS; DAS CONDIES DA AO. Esta aula servir tambm para ilustrar a didtica de nossas aulas de Direito Processual Civil. Os outros tpicos do edital sero analisados com a mesma didtica. O intuito facilitar a compreenso dos alunos para que a matria possa ser absorvida de maneira concreta. O importante ser objetivo! Analisar o que a banca Cespe adora abordar nas suas provas.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

Vamos dar uma olhada no contedo de cada aula?

Aula 01: Sujeitos do processo: partes e procuradores; juiz; Ministrio Pblico; serventurios da justia; oficial de justia: funes, deveres e responsabilidades.

Aula 02: Competncia: conceito; competncia territorial, em razo da matria e funcional; modificao e conflito; conexo e continncia.

Aula 03: Prazos processuais: disposies gerais; contagem; precluso; prescrio; penalidades (pelo descumprimento). Cartas: precatria, de ordem e rogatria. Intercmbio processual: citao, intimao e notificao: conceito, forma, requisitos e espcies.

Aula 04: Nulidades. Processo e procedimento; natureza e princpios; formao; suspenso e extino; pressupostos processuais; tipos de procedimento; procedimento ordinrio (conceitos e requisitos): petio inicial, resposta do ru, revelia, providncias preliminares, julgamento conforme o estado do processo; das provas (noes fundamentais e espcies; testemunhas e peritos: incapacidade, impedimento e suspeio); sentena.

Aula 05: Coisa julgada: conceito; limites objetivos e subjetivos; coisa julgada formal e coisa julgada material. Suspeio e impedimento. Mandado de segurana, individual e coletivo. Ao civil pblica e ao popular.

Aula 06: Recursos: noes fundamentais, fundamentos e pressupostos de admissibilidade; agravo de instrumento e embargos de declarao.

Aula07: Execuo fiscal (Lei n 6.830/1980 e alteraes posteriores); Execuo de multa eleitoral, competncia, procedimento. Priso civil.

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES Vamos ao Curso! Esperamos que aproveitem os comentrios e que possam lembrar, durante a prova, o que vamos discutir em nosso estudo. A presente aula ser mais breve que as outras, uma vez que guardamos espao para a apresentao; sem contar que, em cada uma das prximas aulas, trabalharemos uma quantidade maior de tpicos.

BIZU No pensem no Processo Civil como uma matria burocrtica e montona. Quando nos permitimos apreciar o direito processual, vemos que ele no to rduo, ainda que seja muito extenso. Ento, embarquemos nessa!

AULA 01: DA JURISDIO E DA AO

CAPTULO I DA JURISDIO E DA AO

1. DA JURISDIO No conceito moderno, a jurisdio consiste na atuao estatal no caso concreto; uma atuao com carter de definitividade, que tem como fim a pacificao social.

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES Esse conceito diferente do tradicional, que considera a jurisdio o poder de resolver um conflito entre as partes, substituindo a vontade delas pela da lei. No entanto, no somente quando h conflito entre as partes que o poder estatal atua, nem sempre que h substituio da vontade das partes. Entenderemos melhor essa afirmao nas prximas aulas. Assim, parafraseando Misael Montenegro temos o seguinte conceito: A JURISDIO CONSISTE NO PODER CONFERIDO AO ESTADO, POR MEIO DOS SEUS REPRESENTANTES, DE ATUAR NO CASO CONCRETO QUANDO H SITUAO QUE NO PDE SER DIRIMIDA NO PLANO EXTRAJUDICIAL, REVELANDO A NECESSIDADE DA INTERVENO DO ESTADO PARA QUE A PENDENGA ESTABELECIDA SEJA SOLUCIONADA. H entendimento da doutrina de que o poder jurisdicional no se restringe a dizer o direito (juris-dico), alcana tambm a imposio do direito (jris-satisfao). Ora, no suficiente esperar que o Estado apenas diga o caminho a ser trilhado, espera-se que o poder estatal faa o direito ser efetivamente aplicado. A jurisdio atribuda ao poder judicirio como funo tpica, mas tambm a outros poderes, como funo atpica. Vejamos o exemplo do processo de impeachment, que pode ser conduzido pelo legislativo, ou das sindicncias, pelo poder executivo.

1. Equivalentes jurisdicionais Mas o Estado no detm exclusividade na soluo de conflitos. Existem as conhecidas formas alternativas: 5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES Forma mais antiga de resolver conflitos. Ocorre o sacrifcio integral do interesse de uma das partes, pelo uso da fora da outra parte. O Autotutela (Autodefesa) Cdigo Civil prev casos excepcionais em que pode ser empregada. Exemplos: legtima defesa (art. 188, I, do CC) e desforo imediato no esbulho (art. 1.210, pargrafo 1 do CC).

Essa forma de soluo de controvrsia pode ser totalmente Essa revista pelo um

do

judicirio.

caracterstica

CP F

Consiste no comum acordo entre as soluo. Classifica-se em unilateral, quando h renncia ou submisso de uma das partes.

Autocomposio

CP F

pretenso em favor da outra a transao. Viabiliza-se quando h concordncia

Arbitragem

do

No me

Al un o-

entre as partes de submeter o conflito, ou a questo, ao rbitro (terceiro imparcial, que, por acordo das partes litigantes, resolve uma questo). Os motivos que levam os contratantes a optarem pela arbitragem em detrimento da jurisdio so, principalmente, rapidez e economia. Os rbitros no so condicionados a muitos formalismos, podem ser autorizados pelas

partes a, at mesmo, decidirem por equidade ou utilizarem leis especficas. 6 www.pontodosconcursos.com.br

do

ambas as partes abrem mo de uma parcela de sua

Al un o

E bilateral, o que mais comum,

No me

do

partes envolvidas no conflito para chegar a uma

Al un o-

marcante da autotutela.

Al un o

poder

elemento

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

Antes de tratar das espcies de Jurisdio, devemos deixar claro que ela una e indivisvel. Sua diviso, portanto, tem efeitos didticos somente. Falaremos de sua classificao de modo breve s para no sermos pegos de surpresa com uma eventual questo superficial a esse respeito. um tema interessante, mas este no o espao ideal para tratarmos dele com profundidade. Desse modo, a jurisdio classificada em: Civil ou penal. So de natureza civil todas as que no H doutrinadores que discordam da limitao a essas

tenham carter penal.

duas espcies, e incluem as outras esferas jurisdicionais na classificao: trabalhista, penal militar, eleitoral. atuao recursal. Especial e comum. Especial porque a Constituio Federal determinou sua competncia com base na matria a ser tratada: Justia Eleitoral, Justia do Trabalho e Justia Militar; assim, a comum todo o restante (da, falar-se em competncia residual resduo). A Justia Comum composta pela Justia Federal e pela Justia Estadual. Contenciosa e voluntria. Esta a nica diviso abordada no CPC. Contenciosa a rotineira, a tradicional; enquanto na voluntria no h conflito de interesses (exemplo: homologao de acordo previamente firmado entre as partes). Nesta espcie o interessado ou interessados buscam a prestao jurisdicional do Estado quando no podem alcanar seus objetivos sozinhos (trabalharemos em tpico especfico). Obs: No que diz respeito atuao da jurisdio, ela segue o princpio da inrcia, agindo somente quando provocada. Quando isso ocorre, a ao prossegue pelo impulso oficial. 7 www.pontodosconcursos.com.br Inferior ou superior. Inferior a que tem a chamada competncia originria, ou seja, que recebe o processo primeiro; a superior tem

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

2. Jurisdio Voluntria X Jurisdio Contenciosa So espcies de jurisdio: a contenciosa e a voluntria. Iremos apresentar as diferenas das duas espcies, comeando pela contenciosa. Em regra, a jurisdio contenciosa decorre de processo judicial. Ela marcada pelo litgio entre as partes, que, por sua vez, termina com a sentena de mrito. De acordo com Misael Montenegro: a sentena proferida nos processos de jurisdio contenciosa traumtica, ou seja, benfica a uma das partes e prejudicial ao interesse da parte contrria. A jurisdio voluntria, tambm conhecida como administrativa ou integrativa. H entre os doutrinadores uma grande divergncia quanto ao conceito e s caractersticas da jurisdio voluntria. Alguns afirmam, at mesmo, que a jurisdio voluntria nem jurisdio, nem voluntria. Para a melhor compreenso iremos apresentar as caractersticas gerais da jurisdio voluntria e a maneira como ocorre. A jurisdio voluntria UMA ATIVIDADE ESTATAL DE

INTEGRAO E FISCALIZAO. De acordo com Leonardo Greco: "jurisdio voluntria uma atividade estatal ou judicial em que o rgo que a exerce tutela assistencialmente interesses particulares, concorrendo com o seu conhecimento ou com a sua vontade para o nascimento, a validade ou a eficcia de um ato da vida privada, para a formao, o desenvolvimento, a documentao ou a extino de uma relao jurdica ou para a eficcia de uma situao ftica ou jurdica." Greco vai alm quando diz que "a autoridade responsvel deve 8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES desempenhar a funo que a lei lhe atribui em carter assistencial, ou seja, no interesse dos sujeitos aos quais se dirige o seu ato, no no interesse do Estado, nem no intuito de resolver qualquer litgio. Assim, o carter funcional da jurisdio voluntria ser uma tutela estatal de interesse privado. Por essas duas citaes temos a razo de dizer-se que a jurisdio voluntria no voluntria: em regra h obrigatoriedade na participao do Poder Judicirio para integrar as vontades e, dessa maneira, tornar apta a produo dos seus efeitos. As garantias fundamentais do processo so aplicadas jurisdio voluntria e tambm aos magistrados. Em relao a estes observam-se dois elementos da jurisdio: a) Inquisitoriedade: o magistrado poder decidir de modo contrrio vontade das partes. b) Possibilidade de deciso fundada em equidade (art. 1.109 do CPC): no se observa na deciso a legalidade estrita. A sentena baseada nos critrios de convenincia e oportunidade. Essa regra confere ao rgo jurisdicional ampla discricionariedade na conduo e na deciso do processo em jurisdio voluntria. Fernando Gajardoni relata: "o art. 1.109 do CPC estabelece uma regra geral de flexibilizao procedimental, permitido ao rgo jurisdicional a adaptao do procedimento da jurisdio voluntria s peculiaridades do caso concreto.

2. DA AO Vrias teorias conceituaram a "ao". Apresentaremos as principais acepes. 9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES 1) Ao como direito material em exerccio. Ocorre uma vinculao do direito de ao ao direito material. Desse modo, a ao o direito material violado. 2) Ao como direito autnomo em relao ao direito material. a pretenso tutela jurdica exercida contra o Estado para que a justia seja prestada. 3) Ao como exerccio daquele direito abstrato de agir. Ao exercida, processual, demanda, causa tm o mesmo significado e identificam o exerccio do direito abstrato da ao, que nesse caso sempre concreto, uma vez que se relaciona com uma situao jurdico-substancial. Obs2: No se confunde o direito de ao com a ao. A primeira uma situao jurdica, a outra um ato jurdico. Assim, a AO O ATO JURDICO QUE SE CHAMA DEMANDA O EXERCCIO DO DIREITO FUNDAMENTAL DE AO. O direito de ao conferido a todas as pessoas, fsicas ou jurdicas, e at mesmo aos entes despersonalizados ex: massa falida, esplio, condomnio. importante lembrar que o direito de ao autnomo, no se confundindo com o direito material. A demanda pode ser analisada sob dois aspectos: a) ato de ir a juzo provocar a atividade jurisdicional; b) contedo da postulao, nesse sentido demanda sinnimo de ao concretamente exercida. Assim, A DEMANDA O NOME PROCESSUAL DADO RELAO JURDICA SUBSTANCIAL QUANDO POSTA APRECIAO DO PODER JUDICIRIO.

1. Elementos da Ao

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES So trs os elementos da ao: as partes, o pedido e a causa de pedir. So importantes por fixarem limites ao processo, verificando quem ser atingido e quem ser beneficiado pelos efeitos do processo. Alm disso, os elementos impedem a propositura de aes repetidas, o que caracterizaria litispendncia. Podemos ainda relatar a importncia dos elementos para determinar aes marcadas pela conexo. Casos em que se recomenda a tramitao em mesmo juzo.

1.1. Partes O conceito de partes recebe duas linhas: uma aberta, que considera parte todo sujeito que atua na relao processual defendendo seu direito ou de terceiro. A segunda linha, a estrita, chama de parte somente o demandante da tutela jurisdicional ou contra quem se demanda. Para melhor compreenso do conceito de partes faremos a distino entre parte processual, parte material e parte legtima. 1) Parte processual: inclui-se na relao jurdica processual; integra o contraditrio; assume qualquer das situaes processuais; atua com parcialidade e poder sofrer consequncias da sentena. A parte processual pode ser tanto da demanda (autor ou ru) como parte auxiliar, que, embora no formule ou no tenha contra si pedido formulado, sujeito do contraditrio, como o assistente simples. Assim, existem as partes principais, demandante e demandado, e as partes de demandas incidentais, que podem ou no ser as mesmas da demanda principal. 2) Parte Material ou do Litgio: a parte da relao jurdica discutida em juzo; pode ou no ser parte da ao, pois h casos em que 11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES poder haver legitimao para defesa, em nome prprio, de interesses de outrem.

1.2. Pedido O pedido aquilo que se pretende com a ao, a providncia jurisdicional. Costuma-se classificar o pedido em imediato (processual) e mediato (material). Ele deve ser certo e determinado, diferente do que diz o art. 286 do CPC, que utiliza a conjuno alternativa (ou) em lugar da aditiva (e).

1.3. Causa de pedir O Brasil adota para a causa de pedir a teoria da substanciao, criada pelo Direito alemo, no qual a causa de pedir independe da natureza da ao, sendo criada somente pelos fatos jurdicos descritos pela autoria.

IMPORTANTE: Art. 3o Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade. Art. 4o O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II - da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. 12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES Art. 5o Se, no curso do processo, se tornar litigiosa relao jurdica de cuja existncia ou inexistncia depender o julgamento da lide, qualquer das partes poder requerer que o juiz a declare por sentena. Art. 6o Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei.

2. Condies da ao O processo civil brasileiro adotou uma viso ecltica sobre o direito da ao: A GARANTIA DO JULGAMENTO DO MRITO DA CAUSA. Para que ocorra o julgamento necessrio preencher certas condies que sero aferidas sob o guarda-chuva da relao jurdica material deduzida em juzo. So condies para o julgamento: a legitimidade ad causam, o interesse de agir e a possibilidade jurdica do pedido.

2.1. A possibilidade jurdica do pedido No se confunde com a previso, in abstracto, na Lei. Pelo contrrio, a possibilidade jurdica do pedido pode ser analisada a partir da falta de previso que a torne invivel. Em outras palavras, h impossibilidade do pedido quando a Lei assim determinar. Exemplo: Pedir a separao do Estado de So Paulo da Federao.

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

2.2. A legitimidade para agir em juzo Parte legtima a que est em posio processual equivalente com a situao legitimadora, derivada de previso legal. No exemplo de Didier Jr.: se algum pretende obter uma indenizao de outra, necessrio que o autor seja aquele que est na posio jurdica de vantagem e o ru seja o responsvel, ao menos em tese, pelo dever de indenizar. (Curso de Direito Processual Civil, v1)

2.3. Legitimidade ordinria X extraordinria A legitimao ad causam pode ser dividida em ordinria e extraordinria. 1) Legitimidade ordinria: ocorre quando h identidade entre a situao legitimante e as situaes jurdicas sob a apreciao do magistrado. Desse modo, as figuras das partes so correspondentes com os polos da relao jurdica. O legitimado ordinrio defende em juzo interesse prprio. 2) Legitimidade Extraordinria (substituio processual): ocorre quando no h conexo total entre a situao legitimante e as situaes jurdicas sob apreciao do magistrado. O legitimado extraordinrio o sujeito que defende em nome prprio interesse alheio. dividida em espcies de legitimao extraordinria autnoma ou subordinada. a) Autnoma: de modo independente da atuao do titular do direito em litgio, o legitimado extraordinrio pode conduzir o processo. 14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES b) Subordinada: o legitimado assume posio acessria no processo, de modo que o titular da relao jurdica em questo deve estar presente. Geralmente, atribui-se a legitimao subordinada a titular de outra relao jurdica, mas que tenha nexo com a principal.

3. Classificao (Ao) 3.1. Quanto natureza da relao jurdica. Relaciona-se com o direito afirmado, ao de direito real e aes de direito pessoal (gravem assim).

Real

Pessoal

Relao jurdica real

Demanda pessoal

3.2. Quanto ao objeto do pedido mediato

Mobiliria

Imobiliria

Relativa a bem mvel

Relativa a bem imvel

3.3. Quanto tutela jurisdicional Obs3: Essa classificao tem perdido importncia, por conta do carter sincrtico, cada vez mais comum, que reveste as aes. 15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

Conhecimento

Cautelar

Execuo

Relativa ao processo de conhecimentodas) 4. Classificao

Relativa ao processo cautelar

Relativa ao processo de execuo

4.1. Aes de prestao Tradicionalmente, os doutrinadores fazem a seguinte distino dos direitos: os direitos a uma prestao, ou seja, os que se relacionam com as aes de prestao, como mandamentais; e direitos potestativos (prximo subtpico), de modo que se relacionam com as aes constitutivas. 1) Direito a uma prestao: o poder jurdico conferido a um sujeito de exigir de outro o cumprimento de uma prestao de fazer ou no fazer algo e de dar a coisa, em dinheiro ou no. A concretizao do direito a uma prestao efetiva-se com a realizao da prestao devida. Quando no ocorre essa prestao estamos diante de um inadimplemento ou leso. Exemplo obrigaes. de direitos a uma prestao: direitos absolutos e

4.2. Aes Constitutivas Como vimos, a ao constitutiva relaciona-se aos direitos

potestativos. De acordo com Didier "a ao constitutiva a demanda que tem o objetivo de certificar e efetivar direitos potestativos." O direito potestativo, por sua vez, o poder jurdico dado a um 16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES determinado indivduo para submeter outro direito alterao, criao e extino de situaes jurdicas. Ao contrrio do direito a uma prestao, que ocorre no campo dos fatos, o direito potestativo efetiva-se no campo jurdico das normas. Didier exemplifica o direito potestativo da seguinte forma: "anular um negcio jurdico um direito potestativo; esta anulao dar-se- com a simples deciso judicial transitada em julgado, no ser necessria nenhuma outra providncia material, como destruir o contrato, por exemplo." Quando houver uma situao jurdica nova, modificativa ou de extino gerada do resultado do processo, estaremos diante de demanda constitutiva. So exemplos de demanda constitutiva: ao de reviso ou resoluo de contrato, separao judicial, ao de falncia, excluso de herdeiro. Devemos lembrar que os efeitos da deciso constitutiva so ex nunc. Porm, em certos casos haver o reconhecimento das decises constitutivas-negativas com efeitos retroativos ex tunc. (art. 182 do CC2002) 4.3. Aes Declaratrias Tem como objetivo verificar a existncia ou no de uma situao jurdica. A situao jurdica o gnero, do qual a relao jurdica a espcie. Portanto, no se resume a sua funo ao que descreve o inciso I do art. 4, CPC. Art. 4o O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica;

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES II - da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito. As aes declaratrias so demandas meramente certificativas, ou seja, de certificao. Por no ser uma demanda que tem como objetivo a efetivao de um direito, as aes declaratrias so imprescritveis.

4.4. Aes dplices Essas aes podem ser compreendidas sob o aspecto material ou processual. As aes dplices, sob o aspecto processual, podem ser entendidas como sinnimo de pedido contraposto. Exemplo: a demanda feita pelo ru contra o autor na contestao. Essa interpretao, porm, no a mais correta, mas muito utilizada na prtica. As aes dplices (sob o aspecto material) so aes em que as partes da lide possuem as mesmas condies no processo. Assim, no podemos falar de demandante e demandado, pois os dois assumem as duas posies. Porque isso ocorre? Pelo simples fato de essa situao decorrer da pretenso deduzida em juzo. Ou seja, no processo o bem atribudo a uma das partes independe da posio processual das partes. Podemos citar como exemplo de aes dplices: as aes de divisrias, as aes de acertamento.

5. Concurso das aes

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES O concurso de aes (rectius: direitos) ocorre em seu aspecto objetivo de duas maneiras: 1) Concurso imprprio: existe mais de uma prestao

concorrente, que se origina de um mesmo fato gerador. 2) Concurso prprio: existe uma pluralidade de causas de pedir que autoriza a formulao de um mesmo pedido. Quando ocorrer concurso de aes somente ser possvel a satisfao de um dos direitos concorrentes: pleiteia-se um dos pedidos possveis (imprprio) ou uma das causas de pedir (prprio). Assim, podemos concluir que no se pode cumular direitos concorrentes.

QUESTES COMENTADAS

Trabalharemos em nosso curso, questes do Cespe e da FCC, que tm sido, ultimamente, as bancas responsveis pela maioria dos concursos para analista judicirio de tribunais. As duas bancas apresentam questes de complexidade semelhante, a despeito da diferena de metodologia.

1.

(TRT

Regio

Tcnico

Judicirio

Cespe

2007)

poder

jurisdicional exercido em sua plenitude pelos rgos dele investidos. Entretanto, o exerccio vlido e regular desse poder por esses rgos limitado legalmente pelo que se denomina competncia. Assim, a competncia legitima o exerccio do poder pelo rgo jurisdicional, em um processo concretamente considerado.

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES muito bom estudar a partir da resoluo de questes! A atividade jurisdicional, gravem isso!, indeclinvel, s pode ser exercida pelo juiz natural. E, tem mais, o rgo jurisdicional competente para julgar determinada ao em concreto tem que sentenciar, no podendo sequer dizer que inexiste lei para o fato em questo. Isso ocorre, porque cada rgo tem a sua competncia. A competncia como um fracionamento da jurisdio. Falaremos da competncia na aula 1. No tenham pressa! Estamos s no incio. Ser uma reviso em poucas aulas, mas temos espao para muito debate. No precisamos correr. Obs: no achem que a jurisdio pode ser de fato dividida, ela una, indivisvel. Resposta: certo

2. (TRE MA Cespe 2009) A respeito da jurisdio, da ao, da competncia, do processo e dos pressupostos, segundo o direito processual civil, assinale a opo correta. a) O meio de se provocar a jurisdio a exceo processual, direito pblico subjetivo a um pronunciamento estatal que solucione o litgio. b) A teoria ecltica da ao - que no adotada pelo CPC proclama que a jurisdio s pode ser acionada se houver o direito material postulado. c) Pressupostos processuais em sentido lato so requisitos que legitimam o autor a pleitear a tutela do Estado.

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES d) O CPC abriga trs espcies de processos: ordinrio, sumrio e sumarssimo. e) valor da causa critrio que no se presta fixao da competncia do foro, mas as normas de organizao judicirias da Unio, dos estados e do DF podem se valer desse critrio para a fixao da competncia do juzo. Essa questo ideal para tratarmos de modo rpido o tpico: jurisdio e ao, tamanha a sua abrangncia. Entendamos a jurisdio como o ponto de contato entre o direito positivo e o caso concreto. Ela representa o poder de o Estado atuar no caso concreto dizendo o que certo (direito). Gravem isso! O item a est errado porque o meio de se provocar a jurisdio a ao. Podemos emendar a explicao desse item com o prximo. O item b tambm contm erro. Vejamos: o CPC contempla, sim, a teoria ecltica. Essa teoria, formulada por Liebman, sustenta que a existncia do direito de ao no se vincula existncia de direito material, mas realizao de trs requisitos formais as trs condies da ao: 1- Possibilidade jurdica do pedido. O pedido deve ser resguardado por tutela jurdica possvel; de modo que, ele esteja apto a receber a proteo jurisdicional. No ser possvel a tutela quando houver expressa vedao na lei ao pedido formulado. A hiptese de ausncia de dispositivo legal para o que foi pedido no o torna impossvel. 2- Interesse de agir (ou interesse processual). O autor deve demonstrar que a realizao de seu pedido lhe trar uma melhoria real. Nessa condio deve-se comprovar que o pedido adqua-se tutela jurisdicional e que necessita dela.

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES 3- Legitimidade (legitimatio ad causam). Significa que a ao deve ser proposta por quem parte legtima, ou seja, por quem titular de direito prprio (legitimidade ordinria). Mas, quando a lei autorizar, a parte pode defender direito alheio, situao de legitimidade extraordinria. O item c est tambm incorreto. Os pressupostos processuais em sentido lato so os pressupostos de validade. Podem ser subjetivos, dizendo respeito ao juzo e s partes; e objetivos, que verificam se a petio inicial apta e se a citao vlida. O item d contm erro. Os procedimentos previstos no artigo 272 do CPC so o ordinrio e o sumrio (derivados do procedimento comum). O procedimento sumarssimo regido pela Lei 9.099 de 1995. Mas, o item fala de processos, e no de procedimentos, o que o deixa ainda mais errado. Os processos podem ser cautelar, de execuo e de conhecimento. O item e est correto. Cuidado para no confundir competncia do foro com competncia do juzo. E lembrem-se que o valor da causa no est entre os critrios para definir a competncia do foro (questo territorial); mas est entre os critrios da competncia do juzo. Resposta: e

3. (TRT 20 Regio FCC 2006) No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que: a) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. b) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. c) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade.

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES d) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. e) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica. Os primeiros artigos do CPC nos do a resposta para a questo. a) Errada. A jurisdio civil, contenciosa e voluntria, exercida pelos juzes (no MP), em todo o territrio nacional (art. 1, CPC). b) Errada. Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais (art. 2, CPC). c) Para propor ou contestar ao necessrio ter interesse e legitimidade (art. 3). d) Certo. Ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei (art. 6). Os casos previstos em lei so excees regra. e) Errado. O interesse do autor pode limitar-se declarao: da existncia ou da inexistncia de relao jurdica (I, art. 4) Resposta: d

4. (TRT 7 Regio FCC 2009) No que concerne jurisdio e ao, INCORRETO afirmar: a) ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. b) o interesse do autor pode limitar-se declarao da existncia ou da inexistncia de relao jurdica. c) ocorrendo violao do direito no admissvel a ao declaratria. d) para propor ou contestar a ao necessrio ter legitimidade e interesse. 23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES e) nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Percebam que o examinador recorreu novamente redao de artigos do CPC para elaborar a questo. Os itens muito se assemelham ao da questo anterior, razo por que vamos explicar somente a alnea que contm erro e que deve ser marcada. O item c est errado porque admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito (pargrafo nico, art. 4). Resposta: c

5. (TRT 9 Regio Cespe 2007) Em relao a jurisdio e a competncia, sob o enfoque do processo civil, julgue os itens a seguir. Foro a delimitao territorial para o exerccio do poder jurisdicional, sendo que, nos limites do mesmo foro, podem exercer jurisdio um ou mais rgos jurisdicionais. Bacana essa questo. Apesar de ser de outra banca e com outro modelo de respostas, interessa-nos, porque traz uma boa definio para foro, que exatamente o que ela diz: delimitao territorial para o exerccio jurisdicional. Alm disso, no h qualquer problema em haver vrios rgos jurisdicionais em um mesmo foro. Em nosso poder judicirio, at mesmo o juiz de 1 instncia um rgo, classificado como monocrtico ou unissubjetivo, j que consiste em um nico agente. Enquanto os rgos de segunda instncia so colegiados: os tribunais. Aos rgos jurisdicionais cabe a administrao da justia em nome do Estado. Resposta: certo

24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

RESUMO DA AULA DEMONSTRATIVA

Conceito de jurisdio: A JURISDIO CONSISTE NO PODER CONFERIDO AO ESTADO, POR MEIO DOS SEUS REPRESENTANTES, DE ATUAR NO CASO CONCRETO QUANDO H SITUAO QUE NO PDE SER DIRIMIDA NO PLANO EXTRAJUDICIAL, REVELANDO A NECESSIDADE DA INTERVENO DO ESTADO PARA QUE A PENDENGA ESTABELECIDA SEJA SOLUCIONADA - Equivalentes jurisdicionais: o Estado no detm exclusividade na soluo de conflitos. Existem as conhecidas formas alternativas: autotutela, autocomposio e arbitragem. - Classificao da jurisdio: civil ou penal; inferior ou superior; especial ou comum; contenciosa ou voluntria. - Contenciosa a rotineira, a tradicional; enquanto na voluntria no h conflito de interesses. Princpios inerentes jurisdio: investidura, territorialidade,

indelegabilidade e inevitabilidade. - A AO O ATO JURDICO QUE SE CHAMA DEMANDA O EXERCCIO DO DIREITO FUNDAMENTAL DE AO. - A DEMANDA O NOME PROCESSUAL DADO RELAO JURDICA SUBSTANCIAL QUANDO POSTA APRECIAO DO PODER JUDICIRIO. - Elementos da ao: So trs os elementos da ao: as partes, o pedido e a causa de pedir.

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES - O processo civil brasileiro adotou uma viso ecltica sobre o direito da ao: A GARANTIA DO JULGAMENTO DO MRITO DA CAUSA. - So condies para o julgamento: a legitimidade ad causam, o interesse de agir e a possibilidade jurdica do pedido. LISTA DE QUESTES COMENTADAS NA AULA 01

1.

(TRT

Regio

Tcnico

Judicirio

Cespe

2007)

poder

jurisdicional exercido em sua plenitude pelos rgos dele investidos. Entretanto, o exerccio vlido e regular desse poder por esses rgos limitado legalmente pelo que se denomina competncia. Assim, a competncia legitima o exerccio do poder pelo rgo jurisdicional, em um processo concretamente considerado.

2. (TRE MA Cespe 2009) A respeito da jurisdio, da ao, da competncia, do processo e dos pressupostos, segundo o direito processual civil, assinale a opo correta. a) O meio de se provocar a jurisdio a exceo processual, direito pblico subjetivo a um pronunciamento estatal que solucione o litgio. b) A teoria ecltica da ao - que no adotada pelo CPC proclama que a jurisdio s pode ser acionada se houver o direito material postulado. c) Pressupostos processuais em sentido lato so requisitos que legitimam o autor a pleitear a tutela do Estado.

26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES d) O CPC abriga trs espcies de processos: ordinrio, sumrio e sumarssimo. e) valor da causa critrio que no se presta fixao da competncia do foro, mas as normas de organizao judicirias da Unio, dos estados e do DF podem se valer desse critrio para a fixao da competncia do juzo.

3. (TRT 20 Regio FCC 2006) No que concerne Jurisdio e Ao, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que: a) a jurisdio civil contenciosa e voluntria exercida pelos juzes e membros do Ministrio Pblico em todo o territrio nacional. b) o juiz prestar a tutela jurisdicional ainda que no haja

requerimento da parte ou do interessado, nos casos e formas legais. c) para propor ou contestar ao basta ter legitimidade. d) ningum poder pleitear, em regra, em nome prprio, direito alheio. e) o interesse do autor no pode limitar-se declarao de inexistncia de relao jurdica.

4. (TRT 7 Regio FCC 2009) No que concerne jurisdio e ao, INCORRETO afirmar: a) ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei. b) o interesse do autor pode limitar-se declarao da existncia ou da inexistncia de relao jurdica. c) ocorrendo violao do direito no admissvel a ao declaratria. 27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES d) para propor ou contestar a ao necessrio ter legitimidade e interesse. e) nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.

5. (TRT 9 Regio Cespe 2007) Em relao a jurisdio e a competncia, sob o enfoque do processo civil, julgue os itens a seguir. Foro a delimitao territorial para o exerccio do poder jurisdicional, sendo que, nos limites do mesmo foro, podem exercer jurisdio um ou mais rgos jurisdicionais.

28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BRASIL. CPC (1973). Cdigo de Processo Civil, Braslia, DF, Senado, 1973. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, Senado, 1988. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 8 ed. Salvador: Edies JUS PODIVM, 2007. v.1. DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 8 ed. Salvador: Edies JUS PODIVM, 2007. v.2. MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito Processual Civil, volume 1: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2007. MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito Processual Civil, volume 2: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2007. MONTENEGRO FILHO, Misael. Processo Civil. 7 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. NEVES, Daniel Amorim Assumpo. Manual de Direito Processual Civil. 2 ed. So Paulo: Mtodo, 2010. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 18. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999, v1. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil. 18. ed., Rio de Janeiro: Forense, 1999, v2.

29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ONLINE DIREITO PROCESSUAL CIVIL PARA TRE/ES PROFESSOR GABRIEL BORGES

30 www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi