Vous êtes sur la page 1sur 7

UNIVERSIDADE CURSO

ANLISE DA OBRA "La Condicion social"de Enrique Del Percio.

ALUNO

CIDADE-DATA

Introduo

Este estudo tende a analisar de forma geral a obra de Enrique Del Percio - La Condicion social. Essa anlise ter como foco principal efetivar uma verificao e debate crtico acerca dos hbitos de consumos e a forma de capitalismo nos dias de hoje. O autor Enrique Del Percio nasceu em Buenos Aires no ano de 1961. doutor em filosofia jurdica, especialista em sociologia das instituies, e tambm advogado. Atualmente professor de sociologia na Universidade de Buenos Aires. O autor dirigiu cursos de ps-graduao nas universidades de Salamanca (Espaa), Dresden (Alemania), Unisinos (Brasil), Andina (Ecuador), Nacional de Carabobo (Venezuela) e Nacional de La Serena (Chile) entre outras. autor de Tiempost Modernos. Una teora de la dominacin e de Maleducacin. Sobre la dominacin educada y la educacin dominada, alm de outros livros sobre temas de filosofia poltica e de educacionais, assim como autor de numerosos ensaios, sendo incluso nesses ensaio o ttulo Building the Empire State. Dinero, poder y representacin en el nuevo escenario mundial. A obra em questo considerada bem elaborada pelos entendidos no assunto focando a inovao metodolgica, possuindo uma linguagem clara, bem lcida, com ampla viso analtica bem construda, onde o autor soube fazer integrao entres os vrios elementos da condio social, percorrendo dados histricos, culturais, econmicos, polticos e religiosos.

A anlise

O livro La Condicion social possui em sua estrutura possui 206 pginas divididas em partes distintas. A primeira parte da obra trata da condio social do ser humano onde o autor aborda o ser humano inserido num circulo social, mostrando o que [e preciso para essa insero, a melhor forma de se lidar com essa insero e como o crculo social interfere de forma direta nas aes do ser humano. Nessa parte da obra o autor versa sobre conceitos como sociedade, socializao, caractersticas da socializao, socializao denominada por ele como primaria e secundaria fazendo distintas referencias a cada uma dessas formas. A socializao primeira seria a primeira que o individuo vivencia desde seu nascimento, dando-se nos primeiros anos de vida, atravs de seu contato com a convivncia familiar, motivando-se e assinalando-se atravs de uma carga afetiva forte e persistente. Essa socializao, conforme Percio vai depender muito da capacidade de aprendizagem de cada criana em particular, onde a educao adentra como uma forma prtica de desenvolver a socializao em cada indivduo. A socializao primria se encerra em parte quando o indivduo j no tem somente a famlia como referencial de relaes, quando esse aprende a ver em outros, que no a famlia, aes, sentido, atitudes, ideias e falas diferenciadas, onde ento o indivduo passa a entender a sociedade como algo mais abrangente que no somente sua famlia. Parte-se ento no estudo de Percio para a identificao da socializao secundaria tida como qualquer processo social posterior a socializao primeira, novas realidades e novos conceitos vo dessa forma promovendo uma socializao diferenciada em cada indivduo. Nesse momento, o estudo, a cultura, a comunicao, o trabalho e at o nvel social onde o indivduo est inserido vai diretamente trazer influencias

para sua socializao, onde Percio de forma dinmica explicita esses conceitos os tomando como forma de base para quase toda sua obra. Evidencia-se ainda a abordagem do autor no tocante ao que vem a ser grupos sociais e as novas formas de referencias a esses grupos sociais, onde se inserem elementos desses novos grupos, dividindo-os em grupos primeiros e secundrios. Percio destaca na primeira parte de sua obra um importante estudo acerca dos critrios para pertencer a cada um dos grupos analisados em seu livro, evidenciando ainda os chamados grupos de referencia e destacando a participao do individuo em cada um deles. Na segunda parte do livro Percio evidencia trs teorias ou teses acerca do pensar no cenrio da condio social. Com detalhamento minucioso, mas sem perder seu foco direto e claro de pensamento e exposio. Percio evidencia cada uma das teses e seus defensores. Em seguida observa-se na obra de Percio um tpico muito bem desenvolvido acerca da estrutura de dominao, versando sobre estratificao social, a acumulao de capital determinando diviso de classes, a razo e consumo das diversas classes sociais. Dentro desse cenrio Percio de forma dinmica insere a anlise da forma de exerccio do poder publico frente ao capitalismo, voltando ao tempo do poder monrquico e feudal e destacando assim a crise do Estado Moderno. So destacadas ainda teses e teorias acerca da legitimao do poder estatal junto a certas ideologias que se inserem nesse cenrio. Em gancho com esse debate o autor explica a ligao entre cincia e ideologia, observando em todo esse cenrio as particularidades da Amrica Latina no tocante a poder estatal, consumo, classes sociais e relativo ainda aos temas e tpicos debatidos at o presente instante.

Cenrios? Esse tema frisado por Percio como importante para se entender a sociedade, o capitalismo e o comportamento social como um todo. O autor mostra o cenrio comunitrio natural, o cenrio social e o cenrio global virtual, cenrios onde a educao se insere, assim como o Direito e a politica. Assim com todos os presentes tpicos analisados de forma global e contextualizada, Percio monta e insere no meu cientifico uma obra considerada cone do debate acerca do consumo e do capitalismo, sem deixar de lado a relevncia da educao, da politica e do poder publico nesse cenrio.

Concluso A obra em questo ainda expe com clareza a permeabilidade de vrios aspectos da condio social em relao a construo dos iderios, de conceitos e de atitudes de uma sociedade que foi e marcada por uma matriz capitalista. O autor ainda levanta uma nova perspectiva que a tangencia real do consumo na formao e na estruturao da sociedade e de uma condio social junto ao poder e a completa representao do capitalismo

consideravelmente tardio, por fim entende-se que esse livro uma obra indispensvel para os que desejam expandir a percepo da condio social e de sua estruturao na Amrica Latina.

Bibliografia DEL PERCIO, E. La condicin social: consumo, poder y representacin en el capitalismo tardo. Buenos Aires: Editorial Altamira, 2006.

Vous aimerez peut-être aussi