Vous êtes sur la page 1sur 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
7 Srie Direito Processual Penal II
A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes curriculares nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre letivo. Participar desse desafio essencial para o desenvolvimento das

competncias e habilidades requeridas na sua futura atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Roberto Domingues SoPaulo Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Pesquisar jurisprudncia, legislao, doutrina e outras fontes do Direito; Elaborar documentos utilizando a hermenutica e o raciocnio jurdico; Desenvolver trabalhos e atividades em grupo; Refletir de maneira crtica sobre a nossa Legislao Processual Penal.

Produo Acadmica

Relatrios parciais com os resultados das pesquisas realizadas em cada uma das etapas. Apresentao final com uma aula a ser ministrada para a classe pelos alunos.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 6 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e, observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Individual e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais): em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em:

1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 3 de 3

<http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=8070144/2211159 >. Acesso em: 23 set. 2013.

DESAFIO
Casa grupo dever analisar casos concretos que sero propostos, identificando, por intermdio das pesquisas jurisprudenciais e doutrinrias, as questes incidentais de acordo com o Cdigo de Processo Penal no que tange ao curso do processo. Examinar de maneira crtica e intensa a prova em espcie, quanto ao seu valor probatrio, desde do Inqurito Policial at o deslinde da Ao Penal, consequentemente com a sentena e possveis recursos processuais.

Objetivo do desafio
Estudo de caso, identificando as importncias na resoluo dos incidentes processuais antes da final sentena, bem como, exames aprofundados sobre a prova buscando a moderao do magistrado quanto a prolao da sentena.

Livro Texto da disciplina


A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 20 ed. So Paulo: Saraiva, 2013.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Questes e Processos Incidentes. Esta atividade importante para que voc se familiarize com os incidentes processuais e excees, previstos no Cdigo de Processo Penal, podendo ainda, fixar o assunto estudado em sala de aula. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos adiante.

PASSOS
Passo 1 ( Aluno) Pesquisar junto biblioteca da Faculdade, nos livros de Curso de Processo Penal e jurisprudncias de nossos tribunais, as controvrsias que sobrevm no curso de um procedimento e que devem ser solucionadas pelo Juiz antes da deciso da causa principal.

1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 4 de 4

Passo 2 (Equipe) Discutir entre os membros do grupo tais incidentes, e, analisando um caso concreto, exemplo: Se Tcio est sendo processado por bigamia e alega que o seu primeiro casamento nulo, essa questo prejudicial. Deve ser julgada antes, uma vez que o primeiro casamento era nulo no houve bigamia... . Portanto, quando suscitadas, tais questes precisam ser solucionadas antes do Magistrado proferir a deciso final. Passo 3 (Aluno) Acessar os sites abaixo sugeridos para a realizao da pesquisa prevista no passo anterior e, ao acessar, verificar em cada um deles as ferramentas de jurisprudncias existentes: Sites sugeridos para pesquisa:

<http://www.tjsp.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.stj.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.stf.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013;

Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio parcial, digitado e impresso em sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, em data pr-determinada pelo mesmo, contendo as concluses obtidas nos passos 1, 2 e 3 desta etapa, criando e solucionar dois casos idnticos ao exemplificado acima.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Da Prova. Busca e Apreenso. Esta atividade importante para que voc desenvolva os conhecimentos dos aspectos principais do valor probatrio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos adiante.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquisar junto biblioteca da Faculdade, nos livros de Curso de Processo Penal e jurisprudncias de nossos tribunais, a prova como instrumento usado pelos sujeitos processuais para comprovar os fatos da causa, como fundamento para o exerccio da tutela jurisdicional.

Passo 2 (Equipe)
1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 5 de 5

Aps a leitura cuidadosa de doutrinas e jurisprudncias, a equipe dever buscar o entendimento sobre a distino entre o valor probatrio indicirio e a busca e apreenso de pessoa ou de coisa.

Bibliografia complementar BONFIM, Edilson Mougenot. Curso de Processo Penal. 7. Ultima edio. So Paulo: Saraiva, 2013. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. ltima edio. So Paulo: Saraiva, 2013.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio parcial, digitado e impresso em sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, em data pr-determinada pelo mesmo, contendo as concluses obtidas nos passos 1e 2 desta etapa, com as anlises a luz da doutrina, dos julgados e jurisprudncias pesquisados nas etapas anteriores.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas )


Aula-tema: Da Priso. Da Liberdade Provisria. Do Habeas Corpus. Esta atividade importante para que voc adquira conhecimentos das formas de pesquisas doutrinria e jurisprudenciais sobre os diversos tipos de priso e os recursos usados pelos sujeitos processuais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos adiante.

PASSOS
Passo 1(Aluno) Pesquisar um julgado/jurisprudncias provenientes de na doutrina tipos de prises, conceituando-as e classificando-as, inclusive decorrente de deciso de pronncia e, por fim, os recursos ora lanados.

Passo 2(Aluno) Pesquisar 01 (um) julgado/jurisprudncias, tanto no crime comum e especial (crime contra vida), provenientes de tribunais Estaduais (TJ); do STJ ou STF, no sites indicados no passo 3, sobre a possibilidade/impossibilidade de requerer a liberdade provisria ou habeas corpus em caso de crimes hediondos.

1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 6 de 6

Passo 3(Aluno) Acessar os sites abaixo para a realizao da pesquisa prevista no passo anterior e, ao acessar, verificar em cada um deles as ferramentas de jurisprudncias existentes.

<http://www.tjsp.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.tjsc.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.tjrs.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.tjmg.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.tjrj.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.stj.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013; <http://www.stf.jus.br>, acesso em 18 dez. 2013;

Passo 4 (Equipe) Produzir um relatrio parcial digitado e impresso em sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, em data pr-determinada pelo mesmo, contendo as concluses obtidas nos passos 1 e 2, com anlises dos julgados e jurisprudncias pesquisados nas etapas anteriores.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas )

Aula-tema: Do processo dos Crimes de Competncia do Jri Esta atividade importante para que voc consiga analisar um caso concreto, buscando uma soluo mais adequada, de acordo com toda a matria estudada, bem como pesquisas doutrinrias e jurisprudenciais realizadas nas etapas anteriores desta ATPS, podendo relacionar os assuntos tericos com a prtica. Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos adiante:

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Dever o aluno analisar e discutir com os demais do grupo, a luz da doutrina e jurisprudncia, o problema apresentado no passo 2 desta etapa, dando sequncia finalizao da problemtica nos passos 3 e 4. Passo 2 (Equipe) Analisar a equipe o seguinte Caso Concreto: Tcio, brasileiro, solteiro, motorista, 20 anos de idade, foi preso em flagrante, por homicdio doloso, por estar dirigindo embriagado quando veio a colidir seu veculo, em sentido contrrio, com a motocicleta de Julius que trazia na garupa Bzias que veio a falecer com a coliso. Tcio possui o direito de
1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Direito - 7 Srie - Direito Processual Penal II

Pg. 7 de 7

responder em liberdade? Alegando Tcio que vinha em velocidade compatvel com o local e que Julius no obedeceu a sua faixa de via, bem como estaria em alta velocidade, d soluo jurdica para a libertao de Tcio, bem como, em alegaes finais, sua concluso quanto a impronncia de Tcio. Passo 3 (Equipe) Analisar o grupo se no caso concreto apresentado no passo 2 desta, em data estabelecida pelo professor, em aula a ser ministrada pelos alunos a classe, a luz da doutrina, julgados, jurisprudncias e toda as legislaes estudadas nas etapas anteriores dessa ATPS, abordando, dentre outros aspectos, pergunta-se, aos alunos da equipe, na qualidade de defensores de Tcio: a) A situao concreta apresentada ofende os dispositivos constitucionais? b) Tcio, teria o direito de responder o processo em liberdade? Como e Porque? c) Existe a possibilidade do crime ser desclassificado para crime culposo? Como e Porque? d) No caso do crime ser considerado que Tcio teria agido com dolo, teria a chance de ser impronunciado do referido crime ou vir a ser absolvido no Plenrio do Jri? Como e Porque?

Seminrio de Concluso em Sala de Aula


Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminrio Final pretende proporcionar aos estudantes a socializao das variaes de resultados, bem como o debate a respeito das dificuldades e solues encontradas para a finalizao do desafio, concluindo o trabalho de ATPS em todas as suas etapas. Cada equipe dever realizar uma apresentao de vinte minutos, contendo at vinte slides. Esta apresentao dever contemplar a seguinte estrutura: Introduo: base terica utilizada para soluo do desafio. Desenvolvimento: a partir da apresentao parcial elaborada na etapa 1, descrever as solues encontradas para a resoluo final do desafio. Concluso: explicar como as solues encontradas para a resoluo final do desafio, podero contribuir efetivamente em sua vida profissional. A apresentao do Seminrio Final de cada curso dever ocorrer em sua unidade, em local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o Coordenador de Curso.

1 Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos Unianhanguera. Disponivel em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/biblioteca/normasbibliograficas/index.html
Roberto Domingues - Unianhanguera- Campus Marte

Vous aimerez peut-être aussi