Vous êtes sur la page 1sur 14

Artigos de VioloBsico.

net
Aula 2 Primeiros exerccios e acordes
2012- 12- 03 07:12:46 Z eDoBelo

X Ant es de t udo vamos af inar o inst rument o. Se voc no possui um af inador elet rnico, poder af inar o violo pelo sit e af inadoronline.com.br.

COMO UTILIZAR UM AFINADOR ELETRNICO


Exist em diversos t ipos de af inadores elet rnicos nas lojas. Porm, t odos operam da mesma maneira. O af inador escut a o som quando voc t oca a corda e most ra no display que not a est sendo t ocada. Voc t em que comparar a not a que ele most ra com a not a que a corda deveria est ar reproduzindo, conf orme a t abela abaixo. Por exemplo, se voc t oca a corda6 e o af inador most ra a not a D, ent o o violo est desaf inado, pois a corda6 precisa reproduzir a not a E. Nesse caso, deve girar a t arraxa correspondent e a est a corda e ir t ocando pra ver se o som do violo est se af ast ando da not a D e indo para a E. Se a not a est iver indo para C, ent o invert a o giro da t arraxa, pois voc est solt ando a corda ao invs de apert -la. A corda est ar af inada quando a luz verde da not a ref erent e a corda acender, ou quando a not a aparecer no display sem os sinais # ou b, no caso de af inadores que t em display com uma t ela. Nomes das cordas (No esquecer que as cordas do violo se cont a de baixo pra cima)

6E, 5A, 4D, 3G, 2B, 1E

EXERCCIO 1
Vamos exercit ar os dedos da mo direit a, que dedilham as cordas. Use o dedo i (indicador) e m (mdio) para t ocar as cordas. como se os dedos caminhassem nas cordas solt as. Primeiro a 1E, quat ro t oques. Depois a 2B e assim por diant e. Quando chegar a 6E, volt e uma a uma at e a 1E novament e. Os t oques nas cordas devem ser iguais, com a mesma durao de t empo. Caso t enha alguma duvida, assist a ao video abaixo.

EXERCCIO 2
Agora, exercit aremos os dedos da mo esquerda t ambm. Vamos pressionar (sempre com a pont a dos dedos): dedo1 na casa1, dedo2 na casa2, dedo3 na casa3, dedo4 na casa4. Na mo direit a, repet iremos os t oques realizados no exerccio 1, sem pressa. Siga o dedilhado conf orme a T AB abaixo. Os dedos devem permanecer em suas casas, ou seja, quando o dedo2 pressiona o dedo1 permanece pressionando na casa1 e assim por diant e, no f inal da linha f icam os quat ro dedos pressionando a corda em suas casas. Quando chegar ao f inal, volt e corda por corda at a 1MI novament e. Mant enha regularidade no t empo.
-1-1-2-2-3-3-4-4---------------------------------------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4---------------------------------------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4---------------------------------------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4---------------------------------------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4---------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4-------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4-------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4-------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4-------------------------------------------------1-1-2-2-3-3-4-4-----------------------------------------------------------------

ACORDE R MAIOR (D)


Na T AB abaixo est represent ado o acorde de R Maior, cuja cif ra D. Faa como no exemplo. T oque o acorde com o polegar, at ingindo da corda 4 pra baixo. As cordas 5 e 6 no f azem part e dest e acorde, port ant o evit e-as. [Dedo 1 corda 3 casa 2] [dedo 2 corda 1 casa 2] [dedo 3 corda 2 casa 3] 22 (dedo2) 3-3- (dedo3) 22 (dedo1) 00 xxO som deve sair limpo. Pressione as cordas com a pont a dos dedos. No necessrio f ora, apenas f irmeza e preciso.

AT ENO!! Os dedos devem pressionar t odos ao mesmo t empo. Se voc pressiona um, depois o out ro e depois o out ro, ent o ainda no est bom. Cont inue t reinando, at que os dedos cheguem junt os nas casas e cordas corret as, t odos ao mesmo t empo. Para aprender mais rpido: no adiant a seguir em f rent e se voc no est iver conseguindo f azer exat ament e igual ao vdeo, perda de t empo avanar sem est ar dominando por complet o o cont edo na et apa em que voc est . Quem f az isso normalment e acaba t endo que ret roceder t udo de novo. O aluno que repet e 30 vezes um exerccio dominando-o por complet o em um ou dois dias, aprende muit o mais rpido do que aquele que f az uma ou duas repet ies mal f eit as e vai avanando vrias aulas por dia sem dominar t ot alment e os exerccios. Lembre-se que o segredo disciplina e f ora de vont ade. Pode conf iar, os result ados comeam a aparecer de verdade, s seguir est a regra sem f azer concesses preguia. Port ant o, relaxe e repit a muit as vezes o exerccio at f icar igual ao vdeo, enquant o no est iver igual ao vdeo porque no est bom. Ent o cont inue repet indo, pois um dia f icar idnt ico e a sim voc deve avanar para o prximo exerccio.

ACORDE LA7 (A7)


O prximo acorde se chama LA7 (L com st ima, ou L set e), a cif ra f icar assim: A7. Mas no conf unda, voc NO vai pressionar a casa7, apenas o acorde t em esse nome (A7) porque ut iliza uma dissonncia de 7 grau, no sendo oport uno explicar o signif icado disso agora. Nest e acorde, evit e t ocar a corda 6. 0-0 2-2 (dedo2)

0022 (dedo1) 00-

Sempre descanse a mo esquerda um pouco ent re um exerccio e out ro.

ENCADEANDO OS ACORDES
Vamos t ocar os acordes D e A7 em sequencia, apenas descendo o polegar direit o pelas cordas. No t oque nas cordas que no pert encem ao acorde. Lembre-se: se h o nmero 0 (zero) t oque a corda solt a, mas se no t em nmero nenhum, ent o no t oque est a corda. Os dedos da mo esquerda devem chegar pressionando as cordas ao mesmo t empo. Evit e f icar cat ando as casas e cordas com um dedo de cada vez. O smbolo |: indica o comeo do t recho. As barras vert icais | indicam separao ent re compassos, aqui t emos um acorde em cada espao dest es. No f inal do t recho aparece o smbolo :| que signif ica volt ar e repet ir a sequncia desde o smbolo |:, sendo que a inf ormao 4x signif ica repet ir t udo 4 vezes.

CANTIGAS PARA PRATICAR


A melhor maneira de prat icar os dois acordes aprendidos at ravs de cant igas inf ant is. Segue uma sequencia de cant igas para voc prat icar de maneira divert ida os encadeament os de acordes. As cant igas t ambm ajudam a perceber o moment o de t rocar os acordes. T ent e prat icar sem f icar olhando as not as, mas percebendo de ouvido a combinao da melodia com os acordes. T oque com o polegar pra baixo nas cordas, conf orme a ocorrncia do acorde sobre as silabas. Deve prest ar at eno seguint e regra: acorde D: no t oque nas cordas 5 nem 6 acorde A7: no t oque na corda 6

[melodia] -----------------------------------------------------------------------------------------------------2-2---------2-2-2---------0-0-0---2-2-4-2-0-----------4-0-0-4-------4-2-2-4-------2-----------4-2-0--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------2-0------------

-----2-2---------2-2-2---------0-0-0---2-2-----2-0--------0-4-----4-0-0-4-------4-2-2-4-------2-------------4-2-0--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Normalment e as musicas cif radas no most ram cif ras se repet indo como na f orma acima. O mot ivo que no necessrio f icar repet indo. O acorde deve ser t ocado at que surja um prximo acorde dif erent e. Observe no exemplo abaixo:

-------------------------------------------------------------------3-3-----------3-3--------------3-3-------3-3-------3---0-2-3--2-----2-4-2---2-----2-4-2-0--2-2-----2-4-2-----2-4-2---2--------------------4-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por se t rat arem de musicas conhecidas, voc deve inst int ivament e encont rar o andament o da cao, a velocidade dela, e ir procurando t ocar da maneira mais simples possvel, apenas passando o polegar nas cordas de cima para baixo. Com o aprendizado de novos rit mos, voc poder t oc-las usando os novos rit mos aprendidos, inclusive criando novas verses invent adas por voc. Invent ar novas f ormas de t ocar e cant ar uma cano, dividindo a let ra em mt ricas dif erent es, t ambm bast ant e t il no aprendizado. Segue mais uma que f ala de sapos.

Out ra conhecida de t odos, para prat icar.

Mais uma. Vamos l.

Observe que o acorde D t em f uno de iniciar e f inalizar est as cant igas. o acorde A7 o chamado acorde dominant e. A f uno do A7 of erecer mudana e deslocament o na harmonia. Perceba que a t enso que o A7 provoca perf eit ament e resolvida quando se ret orna ao acorde D, que chamado acorde de t nica, porque d o t om da msica. Est e moviment o perf eit o de resoluo ent re os dois acordes chama-se cadncia.

No caso [ A7 -> D ] est amos execut ando a cadncia Dominant e/T nica, em t om de R Maior. Alguns aprendem mais rpido do que out ros. Voc devera observar o seu rit mo de aprendizagem e cont inuar o curso de acordo com seu rit mo. O import ant e f azer e ref azer os exerccios diversas vezes. T oque sempre com mt rica, uma bat ida por segundo. Pouco adiant ar f azer os exerccios sem um t empo regular. At mais!
Credit Plus Bank AG
www.cre ditplus.de Fle xibe l in Ra te nhhe und La ufze it: Je tzt unve rbindlich informie re n.

Provence
www.a b-in-de n-urla ub.de Je tzt S t dte re ise n & Hote ls mit Tie fpre isga ra ntie gnstig buche n!

Vous aimerez peut-être aussi