Vous êtes sur la page 1sur 11

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES DAS SUBSTNCIAS ELEMENTARES

A Tabela Peridica apresenta valores para diversas propriedades, umas que so propriedades dos elementos e outras que so propriedades das substncias elementares da qual o elemento faz parte. Propriedades dos elementos Nmero atmico, massa atmica relativa, configurao eletrnica, raio atmico, energia de ionizao

Propriedades das substncias Estado fsico, ponto de fuso, ponto de ebulio, elementares densidade, cor

Propriedades das substncias elementares


Slido Lquido Gasoso A maior parte das substncias elementares encontra-se no estado slido. Mercrio (Hg), bromo (Br2), glio (Ga), csio (Cs) e frncio (Fr). Di-hidrognio (H2), diazoto (N2), dioxignio (O2), diflor (F2), dicloro (Cl2), assim como as substncias elementares dos elementos do grupo 18.

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES DAS SUBSTNCIAS ELEMENTARES

A classificao em metais (fundo laranja), no metais (fundo verde) e semimetais ou metalides, como alguns autores estrangeiros os classifica, (fundo cinzento), uma classificao que diz respeito substncia elementar da qual o elemento faz parte.

PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES DAS SUBSTNCIAS ELEMENTARES


Metais So bons condutores de corrente eltrica e de calor. No-metais Semimetais

Apresentam aspeto e algumas propriedades So slidos temperatura So maus condutores de fsicas de metal. ambiente (exceto Hg, Cs, corrente eltrica e de Apresentam algumas Fr e Ga) calor. propriedades qumicas de Apresentam, de um modo no-metal. geral, pontos de fuso e de ebulio elevados.

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS


Ao criar a Tabela Peridica, Mendeleev ordenou e posicionou os elementos nessa matriz de acordo com as suas propriedades. Assim, ao analisarmos a Tabela Peridica podemos inferir e compreender as variaes de muitas propriedades dos elementos qumicos.

Podemos avaliar a variao de vrias propriedades dos elementos representativos da Tabela Peridica, entre as quais: o raio atmico;
a energia de ionizao.

Raio atmico
Definio raio de uma esfera que engloba 90-95% da nuvem eletrnica. Como que determina o raio atmico? Devido s reduzidas dimenses que o tomo possui e ao facto de este no ter limites definidos no possvel, na prtica, medir o raio atmico de um tomo isolado. No entanto, quando um tomo se encontra ligado a outros tomos (caso dos metais) torna-se possvel medir a distncia entre os seus ncleos usando mtodos de difrao. A partir da possvel estimar os valores de diferentes raios atmicos. Assim, tambm pode definir-se raio atmico como metade da distncia entre dois ncleos de tomos vizinhos.

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS RAIO ATMICO


VARIAO DO RAIO AO LONGO DA TABELA PERIDICA Regra geral, o raio atmico aumenta ao longo de um grupo e diminui ao longo do mesmo perodo. Aumenta ao longo do grupo porque, quando se passa de um elemento para outro, os eletres de valncia do segundo elemento passam a ocupar um nvel de energia superior o que implica um maior afastamento dos eletres de valncia ao ncleo e, consequentemente, uma maior dimenso do tomo. Diminui ao longo de um mesmo perodo porque, embora os elementos desse perodo apresentem igual nmero de nveis de energia ocupados, a carga nuclear bem como o nmero de eletres de valncia vai aumentando medida que aumenta o nmero atmico. Destes dois fatores o que prevalece o efeito do aumento da carga nuclear, pelo que os eletres so cada vez mais atrados para o ncleo, o que provoca a contrao da nuvem eletrnica.

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS ENERGIA DE 1 IONIZAO


A qualquer tomo podem ser retirados, um a um, todos os seus eletres. Este processo escalonado pois os eletres saem segundo uma determinada ordem: primeiro os eletres de valncia e s depois, os eletres dos nveis mais interiores, mais fortemente ligados ao ncleo. Assim, medida que se vo retirando eletres sucessivamente a um tomo, as respetivas energias de ionizao vo aumentando (pois mais difcil retirar esses eletres). Assim, para um tomo existe mais do que apenas a primeira energia de ionizao.

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS ENERGIA DE 1 IONIZAO


VARIAO DA 1 ENERGIA DE IONIZAO AO LONGO DA TABELA PERIDICA
A variao da 1 energia de ionizao, ao longo da Tabela Peridica, pode ser entendida em funo de trs fatores: variao da carga nuclear, variao do nmero de eletres, nomeadamente os de valncia, e variao do nvel de valncia.

Ao longo do perodo aumenta a carga nuclear e, portanto, o efeito de atrao sobre os eletres de valncia, mas tambm aumenta o nmero de eletres de valncia o que aumenta as repulses eletrnicas. O fator nvel de valncia no varia.
De entre os dois fatores, carga nuclear e nmero de eletres de valncia, prevalece o primeiro. Como tal, medida que se considerem elementos de nmero atmico sucessivamente crescente, num perodo, aumenta o efeito atrativo da carga nuclear ficando os eletres mais fortemente ligados ao tomo. Para arrancar um desses eletres necessria cada vez mais energia: a energia de ionizao aumenta ao longo do perodo. Quando se consideram os elementos de um grupo variam tambm trs factores: carga nuclear, nmero de eletres e nvel de valncia. Ao longo do grupo o nvel de valncia aumenta e como tal a distncia dos eletres de valncia ao ncleo tambm aumenta, o que diminui a fora de atrao ncleo-eletres de valncia. Este efeito contraria o facto da carga nuclear aumentar, sobrepondo-se-lhe. Assim, ao longo de um grupo na Tabela Peridica os eletres de valncia ficam cada vez mais fracamente ligados, sendo removidos cada vez mais facilmente: as energias de ionizao diminuem ao logo do grupo.

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS ENERGIA DE 1 IONIZAO

PERIODICIDADE DAS PROPRIEDADES DOS TOMOS ENERGIA DE 1 IONIZAO


Resumindo, na Tabela Peridica h, de um modo geral:

Um aumento da energia de ionizao e uma diminuio do raio atmico ao longo do perodo;


Um aumento do raio atmico e uma diminuio da energia de ionizao ao longo do grupo.

Exerccios
1. Aplicando os conhecimento sobre as variaes peridicas do raio atmico e da energia de ionizao resolva o seguinte exerccio. Considera os elementos: 8O, 9F, 11Na, 19K e 16S. 1.1. Ordene-os por ordem crescente de energia de ionizao. 1.2. Ordene-os por ordem crescente de raio atmico. Resoluo: Lembrar que a energia de ionizao, de um modo geral, diminui ao longo do grupo e aumenta ao longo do perodo e que o raio atmico, de um modo geral, aumenta ao longo do grupo e diminui ao longo do perodo. (ver tabela peridica) O oxignio e o enxofre pertencem ao mesmo grupo logo Ei (S) < Ei (O) O sdio e o enxofre pertencem ao mesmo perodo, logo Ei (Na) < Ei (S) O potssio e o sdio pertencem ao mesmo grupo, logo Ei (K) < Ei (Na) O flor e o oxignio pertencem ao mesmo perodo, logo Ei (O) < Ei (F) 1.1. Ei (K) < Ei (Na) < Ei (S) < Ei (O) < Ei (F)

1.2. r (F) < r (O) < r (S) < r (Na) < r (K)

Exerccios
2. Considere os tomos X, Y, Z e T, cujas configuraes eletrnicas so: X 1s2 2s2 Z 1s2 2s2 2p6 3s2 3p2 Y 1s2 2s2 2p6 3s1 T 1s2 2s2 2p6 3s2

Complete as seguintes afirmaes de modo a que o seu valor lgico seja verdadeiro. a) O elemento Z tem nmero atmico ______. b) Os elementos X e T encontram-se no mesmo ______ da Tabela Peridica. c) Os elementos Y e T encontram-se no mesmo ______ da Tabela Peridica. d) O raio atmico de X ______ do tomo Y. e) A energia de ionizao do tomo X ______ do tomo Y. f) A energia de ionizao do tomo Y ______ do tomo Z. g) O elemento Z pertence ao grupo ______ e do ______ perodo.

a) 14; b) grupo; c) perodo; d) inferior; e) superior; f) inferior; g) 14 3

Vous aimerez peut-être aussi