Vous êtes sur la page 1sur 45

Vetores de fora

Objetivos da aula
Mostrar como adicionar foras e decomp-las em componentes usando a lei do paralelogramo. Expressar a fora e sua posio na forma de um vetor cartesiano e explicar como determinar a intensidade e a direo do vetor. Introduzir o produto escalar para determinar o ngulo entre dois vetores ou a projeo de um vetor sobre outro.

slide 1

Escalares e vetores
Um escalar qualquer quantidade fsica positiva ou negativa que pode ser completamente especificada por sua intensidade. Exemplos de quantidades escalares: Comprimento Massa Tempo

slide 2

Escalares e vetores

Um vetor qualquer quantidade fsica que requer uma intensidade e uma direo para sua completa descrio. Exemplos de vetores: Fora Posio Momento

slide 3

Operaes vetoriais
Multiplicao por um escalar

slide 4

Operaes vetoriais
Adio de vetores Todas as quantidades vetoriais obedecem lei do paralelogramo da adio.

Tambm podemos somar B a A usando a regra do tringulo:

slide 5

Operaes vetoriais
Adio de vetores No caso especial em que os dois vetores A e B so colineares, a lei do paralelogramo reduz-se a uma adio algbrica ou escalar R = A + B:

slide 6

Operaes vetoriais
Subtrao de vetores R' = A B = A + (B)

slide 7

Determinando uma fora resultante


Podemos aplicar a lei dos cossenos ou a lei dos senos para o tringulo a fim de obter a intensidade da fora resultante e sua direo.

slide 8

Determinando as componentes de uma fora


Algumas vezes necessrio decompor uma fora em duas componentes para estudar seu efeito em duas direes especficas.

As componentes da fora Fu e Fv so estabelecidas simplesmente unindo a origem de F com os pontos de interseo nos eixos u e v.

slide 9

Procedimento para anlise


Problemas que envolvem a soma de duas foras podem ser resolvidos da seguinte maneira: Lei do paralelogramo: Duas foras componentes, F1 e F2 se somam conforme a lei do paralelogramo, dando uma fora resultante FR que forma a diagonal do paralelogramo.

slide 10

Procedimento para anlise


Se uma fora F precisar ser decomposta em componentes ao longo de dois eixos u e v, ento, iniciando na extremidade da fora F, construa linhas paralelas aos eixos, formando, assim, o paralelogramo. Os lados do paralelogramo representam as componentes, Fu e Fv.

slide 11

Procedimento para anlise


Trigonometria Redesenhe metade do paralelogramo para a adio triangular extremidade-paraorigem das componentes. Por esse tringulo, a intensidade da fora resultante determinada pela lei dos cossenos, e sua direo, pela lei dos senos. As intensidades das duas componentes de fora so determinadas pela lei dos senos.
slide 12

Adio de um sistema de foras coplanares


Quando uma fora decomposta em duas componentes ao longo dos eixos x e y, as componentes so chamadas de componentes retangulares. Estas componentes podem ser representadas utilizando: notao escalar. notao de vetor cartesiano.

slide 13

Notao escalar
Quando as componentes formam um tringulo retngulo, suas intensidades podem ser determinadas por:

No entanto, no lugar de utilizar o ngulo , como o tringulo abc e o tringulo maior sombreado so semelhantes, o comprimento proporcional dos lados fornece:

slide 14

Notao vetorial cartesiana


Tambm possvel representar as componentes x e y de uma fora em termos de vetores cartesianos unitrios i e j.

Como a intensidade de cada componente de F sempre uma quantidade positiva, representada pelos escalares (positivos) Fx e Fy, ento, podemos expressar F como um vetor cartesiano.
slide 15

Resultante de foras coplanares


Qualquer um dos dois mtodos descritos pode ser usado para determinar a resultante de vrias foras coplanares. Por exemplo:

slide 16

Resultante de foras coplanares


Usando a notao vetorial cartesiana, cada fora representada como um vetor cartesiano, ou seja, F1 = F1x i + F1y j F2 = F2x i + F2y j F3 = F3x i F3y j O vetor resultante , portanto, FR = F1 + F2 + F3 = F1x i + F1y j F2x i + F2y j + F3x i F3y j = (F1x F2x + F3x) i + (F1y + F2y F3y) j = (FRx) i + (FRy) j

slide 17

Resultante de foras coplanares


Se for usada a notao escalar, temos ento ( + ) FRx = F1x F2x + F3x (+ ) FRy = F1y + F2y F3y As componentes da fora resultante de qualquer nmero de foras coplanares podem ser representadas simbolicamente pela soma algbrica das componentes x e y de todas as foras, ou seja, Uma vez que estas componentes so determinadas, elas podem ser esquematizadas ao longo dos eixos x e y com seus sentidos de direo apropriados, e a fora resultante pode ser determinada pela adio vetorial.
slide 18

Resultante de foras coplanares


Pelo esquema, a intensidade de FR determinada pelo teorema de Pitgoras, ou seja,

Alm disso, o ngulo , que especifica a direo da fora resultante, determinado atravs da trigonometria:

slide 19

Pontos importantes
A resultante de vrias foras coplanares pode ser determinada facilmente se for estabelecido um sistema de coordenadas x e y e as foras forem decompostas ao longo dos eixos. A direo de cada fora especificada pelo ngulo que sua linha de ao forma com um dos eixos. A orientao dos eixos x e y arbitrria e sua direo positiva pode ser especificada pelos vetores cartesianos unitrios i e j. As componentes x e y da fora resultante so simplesmente a soma algbrica das componentes de todas as foras coplanares. A intensidade da fora resultante determinada pelo teorema de Pitgoras e, quando as componentes so esquematizadas nos eixos x e y, a direo determinada por meio da trigonometria.
slide 20

Vetores cartesianos
As operaes da lgebra vetorial, quando aplicadas para resolver problemas em trs dimenses, so enormemente simplificadas se os vetores forem primeiro representados na forma de um vetor cartesiano. Sistema de coordenadas destro Dizemos que um sistema de coordenadas retangular destro desde que o polegar da mo direita aponte na direo positiva do eixo z, quando os dedos da mo direita esto curvados em relao a esse eixo e direcionados do eixo x positivo para o eixo y positivo.

slide 21

Componentes retangulares de um vetor 3D


Com duas aplicaes sucessivas da lei do paralelogramo pode-se decomp-lo em componentes, como: A = A + Az e depois A = Ax + Ay.

Combinando essas equaes, para eliminar A', A representado pela soma vetorial de suas trs componentes retangulares, A = Ax + Ay + Az
slide 22

Componentes retangulares de um vetor 3D

A = Axi + Ayj + Azk

Separando-se a intensidade e a direo de cada vetor componente, simplificam-se as operaes da lgebra vetorial, particularmente em trs dimenses.

slide 23

Componentes retangulares de um vetor 3D


sempre possvel obter a intensidade do vetor A, desde que ele seja expresso sob a forma de um vetor cartesiano.

temos:

slide 24

Direo de um vetor cartesiano 3D


A direo de A definida pelos ngulos de direo coordenados (alfa), (beta) e (gama), medidos entre A e os eixos x, y, z positivos, desde que sejam concorrentes na origem de A.

slide 25

Direo de um vetor cartesiano 3D


Para determinarmos , e , vamos considerar as projees de A sobre os eixos x, y, z. Os ngulos esto nos planos de projeo.

slide 26

Direo de um vetor cartesiano 3D


Um modo fcil de obter os cossenos diretores criar um vetor unitrio uA na direo de A. Se A for expresso sob a forma de um vetor cartesiano, A = Ax i + Ay j + Az k, ento para que uA tenha uma intensidade unitria e seja adimensional, A ser dividido pela sua intensidade, ou seja,

vemos que as componentes i, j, k de uA representam os cossenos diretores de A, ou seja, uA = cos i + cos j + cos k
slide 27

Direo de um vetor cartesiano 3D


Existe uma relao importante entre os cossenos diretores: cos2 + cos2 + cos2 = 1 A pode ser expresso sob a forma de vetor cartesiano como: A = A uA A = A cos i + A cos j + A cos k A = Ax i + Ay j + Az k A direo de A tambm pode ser especificada usando s dois ngulos: e

slide 28

Pontos importantes
A anlise vetorial cartesiana usada frequentemente para resolver problemas em trs dimenses. A intensidade de um vetor cartesiano dada por A direo de um vetor cartesiano definida pelos ngulos de direo coordenados , , que o vetor forma com os eixos x, y, z positivos, respectivamente. As componentes do vetor unitrio uA = A/A representam os cossenos diretores , , . Apenas dois dos ngulos , , precisam ser especificados. O terceiro ngulo calculado pela relao: cos2 + cos2 + cos2 = 1. Algumas vezes, a direo de um vetor definida usando os dois ngulos e . Nesse caso, as componentes vetoriais so obtidas por decomposio vetorial usando trigonometria. Para determinar a resultante de um sistema de foras concorrentes (que se interceptam em um ponto), expresse cada fora como um vetor cartesiano e adicione as componentes i, j, k de todas as foras do sistema.
slide 29

Vetor posio
Coordenadas x, y, z As coordenadas do ponto A so obtidas a partir de O, medindo-se xA = +4 m ao longo do eixo x, depois yA = +2 m ao longo do eixo y e, finalmente, zA = 6 m ao longo do eixo z. Portanto, A (4 m, 2 m, 6 m). De modo semelhante, as medidas ao longo dos eixos x, y, z desde O at B resultam nas coordenadas de B, ou seja, B (6 m, 1 m, 4 m).

slide 30

Vetor posio
Se r estende-se da origem de coordenadas O at o ponto P (x, y, z),

ento r pode ser expresso na forma de um vetor cartesiano como:

slide 31

Vetor posio
Observe como a adio vetorial das trs componentes produz o vetor r.

slide 32

Vetor posio
Na maioria dos casos, o vetor posio podem ser direcionado de um ponto A para um ponto B no espao. Tambm podemos obter essas componentes diretamente.

slide 33

Produto escalar
O produto escalar dos vetores A e B, escrito A B e lido A escalar B, definido como o produto das intensidades de A e B e do cosseno do ngulo entre eles. Expresso na forma de equao, A B = AB cos

slide 34

Propriedades do produto escalar


1. Lei comutativa: AB=BA 2. Multiplicao por escalar: a (A B) = (aA) B = A (aB) 3. Lei distributiva: A (B + D) = (A B) + (A D)

slide 35

Formulao cartesiana do produto escalar


Se quisermos determinar o produto escalar de dois vetores A e B expressos na forma de um vetor cartesiano, teremos: A B = (Axi + Ayj + Azk) (Bxi + Byj + Bzk) = AxBx(i i) + AxBy(i j) + AxBz(i k) + AyBx(j i) + AyBy(j j) + AyBz(j k) + AzBx(k i) + AzBy(k j) + AzBz(k k) Efetuando as operaes do produto escalar, obtemos o resultado final: A B = AxBx + AyBy + AzBz

slide 36

Aplicaes
O produto escalar tem duas aplicaes importantes na mecnica. O ngulo formado entre dois vetores ou linhas que se interceptam.

As componentes de um vetor paralelo e perpendicular a uma linha. Aa = A cos = A ua

slide 37

Pontos importantes
O produto escalar usado para determinar o ngulo entre dois vetores ou a projeo de um vetor em uma direo especificada. Se os vetores A e B so expressos na forma de vetores cartesianos, o produto escalar ser determinado multiplicando-se as respectivas componentes escalares x, y, z e adicionando-se algebricamente os resultados, ou seja, A B = AxBx + AyBy + AzBz. Da definio do produto escalar, o ngulo formado entre as origens dos vetores A e B = cos1 (AB/AB). A intensidade da projeo do vetor A ao longo de uma linha, cuja direo especificada pelo vetor unitrio ua, determinada pelo produto escalar Aa = A ua.

Exemplos e exerccios
slide 38

Exemplo 1
Considerando que = 600 e que T = 5 kN determine a magnitude da fora resultante e sua direo

slide 39

Exemplo 1

slide 40

Exemplo 2
Decomponha as foras F1 e F2 nas direes u e v. determine os valores destas componentes. Para F1 teremos:

slide 41

Exemplo 2
Para F2:

slide 42

resolver
1. Trs cabos puxam uma tubulao de forma a criar uma fora resultante de 1800 N. Se dois cabos esto submetidos a foras conhecidas, como indicado na figura, determine o ngulo do terceiro cabo de forma que a magnitude da fora F seja mnima. Todas as foras se encontram no plano x-y. Qual o valor da F mnima?

2. Se a magnitude da fora resultante no suporte da figura de 600 N e sua direo medida a partir do eixo positivo x na direo horria 30o, qual a magnitude da F1 e qual sua direo ?

3. Determine a magnitude e a direo (os ngulos coordenados ou diretores) da fora resultante no suporte da figura.

slide 43

resolver
4. Se a fora resultante atuando no suporte FR = {-300 i + 650 j + 250 k} determine a magnitude e os ngulos diretores de F 5. O candelabro suportado por trs braos com correntes congruentes no ponto O. se a fora resultante em O e de 650 N direcionada segundo o eixo negativo z, determine a fora em cada um dos trs braos.

6. Uma torre mantida no seu lugar por trs cabos. Se a fora que atua em cada cabo indicada, determine os ngulos diretores , , da fora resultante. Considere x = 20 m e y = 15 m
slide 44

resolver
7. Determine a magnitude da componente da fora FAB atuando na direo do eixo z.

slide 45

Vous aimerez peut-être aussi