Vous êtes sur la page 1sur 5

DIREITO DO TRABALHO

ANALISTA TRT 2013

NOTA DE ATUALIZAO ANALISTA TRT 4 EDIO/2013 e REVISAO TRT

Com as mudanas na legislao e na jurisprudncia do TST, tornou-se necessria a atualizao de alguns pontos dos livros livro Analista TRT 4 Edio/2013 e REVISAO TRT.

Empregado domstico Recentemente, o Brasil deu um importante passo rumo efetivao dos direitos fundamentais trabalhistas, reconhecendo direitos bsicos do empregado domsticos via EC-72 2013. Essa alterao do art. 7, pargrafo nico da CF/88 ser objeto dos prximos concursos pblicos para Analista TRT. Atualmente, o empregado domstico conquistou, por exemplo, direitos bsicos como a limitao da jornada de trabalho em 8 horas dirias. Esses trabalhadores so regidos pela Lei n 5859/72. Assim como os demais empregados, h nessa relao jurdica a presena dos quatro requisitos indispensveis para configurar o vnculo empregatcio (pessoa fsica, onerosidade, continuidade e subordinao). Para a contratao do empregado domstico necessrio que o empregado tenha, no mnimo, 16 anos. Para trabalhos no perodo noturno, como o do cuidador de idosos ou da bab, que trabalhem noite, necessrio que o empregado tenha 18 anos.
O empregado domstico aquele que presta servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia em mbito residencial. Verifica-se, assim, a necessidade de trs requisitos para identificar o empregado domstico: a) Prestao de servio para pessoa ou famlia. No h possibilidade de o empregado domstico trabalhar em pessoa jurdica (empresa, associao, cooperativa, massa falida, condomnios, comunidades religiosas etc.). Exemplo: oficina mecnica contrata mulher para fazer os servios de limpeza, de segunda a sexta-feira. Na CTPS, ela foi anotada como empregada domstica, entretanto no se trata de trabalho domstico, mas de vnculo empregatcio regido pela CLT, porque a contratao foi realizada por pessoa jurdica (oficina mecnica). Alm disso, h possibilidade de contratao de empregado domstico por pessoa, como a repblica de estudantes, casal homossexual etc. b) Servios prestados em mbito residencial. As atividades desenvolvidas pelo empregado domstico devem ser prestadas em mbito residencial, como: motorista, jardineiro, enfermeiras particulares etc. Quanto a esse tpico, duas observaes so importantes:

1. Cabe ressaltar que a casa de campo/praia utilizada apenas para o lazer considerada extenso da residncia, portanto h possibilidade de contratar empregados domsticos para trabalhar nesses locais. 2. As atividades de empregado domsticos esto voltadas, em regra, a funes ligadas ao mbito residencial, como cozinheiro, servios de limpeza, bab etc. Entretanto, outras atividades de profissionais, inclusive com nvel universitrio, como professores e enfermeiras, educador fsico, por exemplo, se prestadas em mbito residencial a empregador domstico, sero enquadradas como empregadas domsticas. Nesse sentido:
preciso lembrar que para ser domstico basta trabalhar para empregador domstico, independentemente da atividade que o empregado domstico exera, isto , tanto faz se o trabalho intelectual, manual ou especializado. Portanto, a funo do domstico pode ser de faxineira, cozinheira, motorista, piloto de avio, mdico, professor, acompanhante, garom do iate particular, segurana particular, caseiro, enfermeira etc. O essencial que o prestador do servio trabalhe para uma pessoa fsica que no explore a mo de obra do domstico com intudo de lucro, mesmo que os servios no se limitem ao mbito residencial do empregador1.

c) Finalidade no lucrativa. O empregado domstico no pode estar inserido na atividade lucrativa da famlia. Assim sendo, se a empregadora faz marmita para comercializar, e a empregada domstica auxilia no preparo dos alimentos, descaracteriza-se a figura da empregada domstica. O mesmo raciocnio utilizado para o mdico ou dentista que tm consultrio em casa e a empregada domstica faz a limpeza desses locais ou anota as consultas, estando ligada a uma atividade lucrativa da famlia. A Lei do Domstico utiliza-se do termo natureza contnua, em vez de no eventualidade prevista na CLT. Assim sendo, prevalece, na doutrina e na jurisprudncia do TST, a exigncia de prestao de servios contnuos (sem interrupes), no mnimo, 3 vezes ou 4 dias por semana, para configurar o vnculo empregatcio domstico. Atualmente, prevalece a tese no sentido de que para configurar a continuidade necessrio que o empregado domstico trabalhe 4 dias por semana e, no mnimo, 4 horas por dia. Se os servios forem prestados em 1 ou 2 dias por semana, ficar configurada a faxineira ou a diarista, que representam trabalhadoras autnomas, sem direitos trabalhistas.

Direitos do empregado domstico


Os direitos do domstico esto previstos, em sua maioria, no art. 7, pargrafo nico da Constituio Federal. O empregado em domiclio no se confunde com domstico. Ele presta servios na sua prpria residncia, nas mais diferentes funes, e possui todos os direitos trabalhistas previstos na CLT. J o empregado domstico conquistou, recentemente, via EC/72-2013, direitos bsicos, como limitao da jornada de 8 horas dirias, horas extras, adicional noturno, salrio-famlia etc. Na tentativa de tornar mais didtica essa nova matria ligada ao empregado domstico, importante dividir o tema em 5 partes. Isso tornar mais fcil a memorizao:
1. Direitos clssicos previstos na CF e na Lei dos Domsticos antes da EC-72/2013; 2. Novos direitos recentemente com a EC-72/2013, com aplicao imediata

CASSAR, . Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 6. ed. Niteri: Impetus, 2012. p. 363.

3. Novos direitos concedidos, mas pendentes de regulamentao; 4. Direitos no estendidos aos domsticos; 5. Discusses sobre a Prescrio aplicada aos empregados domsticos.
1. Direitos clssicos j previstos anteriormente EC/72-2013, ou seja, eram assegurados desde a promulgao da Constituio Federal ocorrida em 05.10.1988: a) Salrio-mnimo b) Irredutibilidade do salrio c) Dcimo terceiro salrio d) Repouso semanal remunerado e) Frias acrescidas de 1/3 a mais da remunerao f) Licena-gestante de 120 dias g) Licena-paternidade (5 dias) h) Aviso-prvio i) Aposentadoria

A Lei n 5859/72, que trata do Empregado Domstico, tambm previa outros direitos ao empregado domstico (antes mesmo da EC/722013): a) As frias passaram a ser de 30 dias (art. 3), como dos demais empregados regidos pela CLT. b) A empregada domstica que estiver gestante possuir estabilidade (art. 4-A), sendo vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. ao descanso c) Direito remunerado nos feriados. O art. 5, a, da Lei n 605/49, que exclua o descanso dos domsticos, foi revogado. Logo, no restam dvidas de que o descanso remunerado em feriados foi estendido aos empregados domsticos. Se exigido o trabalho no feriado dever ser concedida folga compensatria em outro dia,

sob pena de o empregador 2 ter de pagar em dobro aquele dia trabalhado. d) Vedado desconto no salrio para fornecimento de alimentao, vesturio, higiene e moradia (art. 2-A). H possibilidade de desconto apenas se a moradia em que ocorrer a prestao de servios for diversa da residncia, e desde que essa possibilidade de desconto tenha sido expressamente acordada entre as partes.

2. Novos direitos, com eficcia IMEDIATA do empregado domstico previstos no art. 7, pargrafo nico da CF/88 A partir de 03.04.2013, j esto assegurados aos empregados domsticos os novos direitos a seguir: a) jornada de trabalho de at 8 horas dirias e 44 horas semanais; b) horas extras remuneradas com adicional mnimo de 50%; c) garantia de salrio-mnimo para os que recebem salrio varivel; d) proteo legal ao salrio; e) reduo dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de higiene, sade e segurana; f) reconhecimento das convenes e dos acordos coletivos de trabalho; g) proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrios de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; h) proibio de discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso de portadores de deficincia; i) proibio de trabalho noturno, insalubre e perigoso ao menor de 18 anos e de qualquer trabalho ao menor de 16 anos.

3. Outros direitos concedidos aos domsticos pela EC/72-2013, mas que ainda dependem de regulamentao para entrar em vigor. So eles: a) proteo da relao de emprego contra a dispensa arbitrria ou sem justa causa; b) seguro-desemprego em caso de desemprego

Smula n 146 do TST. O trabalho prestado em domingos e feriados, no compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuzo da remunerao relativa ao repouso semanal.

involuntrio; c) obrigatoriedade do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS); d) remunerao do trabalho noturno superior do diurno; e) salrio-famlia; f) assistncia gratuita aos filhos e dependentes at 5 anos de idade em creches e pr-escolas; g) seguro contra acidentes do trabalho a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

4. Alguns direitos constitucionalmente assegurados aos trabalhadores em geral no foram estendidos categoria dos empregados domsticos. So eles: a) piso salarial proporcional complexidade do trabalho; extenso e

b) participao nos lucros ou resultados (posto que a sua atividade no tem fim lucrativo); c) jornada de 6 horas em turnos ininterruptos de revezamento (posto que esta condio no ocorre na residncia familiar); d) proteo do mercado de trabalho da mulher mediante incentivos especficos nos termos da lei; e) adicional de insalubridade, periculosidade; penosidade e

f) proteo em face da automao, na forma da lei; g) proibio de distino entre o trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

5. Existe a discusso sobre a aplicao do direito abaixo. a) PRESCRIO: ao quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de 5 anos at o limite de 2 anos aps a extino do contrato de trabalho. Nesse caso, o instituto da prescrio, no se trata de direito trabalhista, mas norma ligada paz social. O prazo prescricional, mesmo antes da EC/72-2013 era o previsto no art. 7 da CF. Entendo que continuar sendo esses os prazos prescricionais aplicados aos empregados domsticos, mesmo aps a modificao do texto constitucional.

Ademais o vale-transporte j era estendido aos empregados domsticos . Cabe frisar, por fim, que as hipteses do art. 482 da CLT, que tratam da possibilidade de dispensa do empregado por justa causa, sero aplicadas ao empregado domstico, exceto: a) negociao habitual e negociao quando constituir ato de concorrncia desleal empresa e b) violao de segredo da empresa (art. 6-A, 2, da Lei n 5859/72).

Art. 1 do Decreto n 95.247/1987.

Vous aimerez peut-être aussi