Vous êtes sur la page 1sur 40

CRONOLOGIA HISTRICA Uma Viso Histrica da Sade Brasileira A Histria da Sade Pblica no Brasil tem sido marcada por

sucessivas reorganizaes administrativas e edies de muitas normas. Da instalao da colnia at a dcada de 1930, as aes eram desenvolvidas sem significativa organizao institucional. A partir da iniciou-se uma srie de transformaes, ou melhor, foram criados e extintos diversos rgos de preveno e controle de doenas, culminando, em 1991, com a criao da Fundao Nacional de Sade. No que concerne sade preventiva, ao longo de toda a existncia, o Brasil enfrentou diversas dificuldades institucionais e administrativas decorrentes do limitado desenvolvimento cientfico, tecnolgico e industrial, bem como pela expanso da assistncia mdica, atrelada lgica do mercado. Mas, tambm, principalmente, pelo lento processo de formao de uma conscincia dos direitos de cidadania. Desde a dcada de 1960, ocorreu intensa publicao de normas para acompanhar o aumento da produo e consumo de bens e servios, surgindo conceitos e concepes de controle. Regulamentou-se a iodao do sal, guas de consumo humano e servios. Reformou-se o laboratrio de anlises, surgindo o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Sade (INCQS), que recebeu um grande estmulo pela implantao do Programa Nacional de Imunizao, cuja execuo requeria o controle sanitrio de vacinas. No movimento pela redemocratizao do pas, cresceram os ideais pela reforma da sociedade brasileira, com o envolvimento de diversos atores sociais, sujeitos coletivos e pessoas de destaque. Sanitaristas ocuparam postos importantes no aparelho de estado. A democratizao na sade fortaleceu-se no movimento pela Reforma Sanitria, avanando e organizando suas propostas na VIII Conferncia Nacional de Sade, de 1986, que conferiu as bases para a criao do Sistema nico de Sade. Naquele evento, os participantes denunciavam os desmandos na sade e clamavam por aes de garantia dos direitos da populao. O movimento social reorganizou-se na ltima Constituinte, com intensa luta travada pela afirmao dos direitos sociais. Em 1988, nova ordem jurdica, assentada na Constituio, define o Brasil um Estado Democrtico de Direito, proclama a sade direito de todos e dever do estado, estabelecendo canais e mecanismos de controle e participao social para efetivar os princpios constitucionais que garantem o direito individual e social. Alm do Sistema nico de Sade, outros sujeitos de direito que requerem proteo especfica tambm foram reconhecidos, assim como os povos indgenas, crianas e adolescentes, deficientes fsicos, etc. Inegavelmente, a sociedade brasileira deu um passo significativo em direo cidadania. preciso, porm, reconhecer que a proteo e a promoo sade so de responsabilidade pblica, ou seja, de competncia de todos os cidados do pas, o que implica participao e controle social permanentes. 1521

D. Manoel baixa o Regimento do Fsico-Mor e do Cirurgio-Mor do Reino, e

instituindo os Comissrios-Delegados nas Provncias, inclusive no Brasil. 1550

Em Portugal, os almotacis eram encarregados da sade do povo, com o papel de verificar os gneros alimentcios e destruir os que estavam em ms condies. Ao Brasil-Colnia eram extensivas a legislao e as prticas vigentes em Portugal.

1744

No reinado de D. Joo V, foi reiterada, ao ento Vice-Rei do Brasil, Conde de Galvas, determinao relativa s atribuies dos Comissrios-Delegados, que instrua sobre a obrigatoriedade de aceitar a Delegao de Fsico-Mor.

1782

Por lei da Rainha D. Maria I, foi reformada a organizao estabelecida, sendo instituda a Junta do Protomedicato, formada por sete deputados, com atribuies semelhantes s do Fsico-Mor. A fiscalizao foi enfatizada.

1808

Criao da primeira organizao nacional de sade pblica no Brasil. E em 27 de fevereiro foi criado o cargo de Provedor-Mor de Sade da Corte e do Estado do Brasil, embrio do Servio de Sade dos Portos, com delegados nos estados.

Alvar sobre regimentos e jurisdio do Fsico-Mor e Cirurgio-Mor e seus delegados (Alvar de 23/11/1808).

1828

Aps a Independncia, foi promulgada, em 30 de agosto, a lei de Municipalizao dos Servios de Sade, que conferiu s Juntas Municipais, ento criadas, as funes exercidas anteriorme nte pelo Fsico-Mor, Cirurgio-Mor e seus Delegados. No mesmo ano, ocorreu a criao da Inspeo de Sade Pblica do Porto do Rio de Janeiro, subordinada ao Senado da Cmara, sendo em 1833, duplicado o nmero dos integrantes.

1837

Ficou estabelecida a imunizao compulsria das crianas contra a varola.

1846

Obedecendo o mesmo critrio de luta contra as epidemias, foi organizado o Instituto Vacnico do Imprio.

Mandou executar o regulamento do Instituto Vacnico do Imprio (Decreto n 464, de 17/8/1846).

Segunda metade do sculo XIX

A Revoluo Industrial determinou uma profunda repercusso na estrutura social da humanidade e sobre a sade pblica. Alm disso, a revoluo trouxe conseqncias graves, pois as populaes foram deslocadas das pequenas comunidades rurais e trazidas em massa para os centros urbanos em formao, o que criou condies propcias aos graves surtos de doenas epidmicas.

1850

Autorizou o governo a despender recursos para medidas tendentes a obstar a propagao da epidemia reinante, e nos socorros dos enfermos, necessitados, e a empregar, para esse fim, as sobras da receita, e falta destes emitir aplices, ou fazer outra qualquer operao de crdito (Decreto n 533, de 25/4/1850);

Concedeu ao Ministrio do Imprio um crdito extraordinrio de duzentos contos para ser exclusivamente despendido no comeo de trabalhos para melhorar o estado sanitrio da capital e de outras provncias do imprio (Decreto n 598, de 14/9/1850). At esse ano, perodo as atividades de Sade Pblica estavam limitadas a: delegao das atribuies sanitrias s Juntas Municipais; controle de Navios e Sade dos Portos e Autoridades Vacinadoras contra a varola.

A tuberculose, conhecida havia sculos, encontrou novas condies de circulao, capaz de amplificar de tal modo a sua ocorrncia e a sua letalidade, passando a ser uma das principais causas de morte, e atingindo especialmente os jovens nas idades mais produtivas.

1851

Regulamentao da lei que criou a Junta Central de Higiene Pblica, subordinada ao Ministro do Imprio.

Abriu ao Ministrio do Imprio um crdito extraordinrio para despesas com providncias sanitrias tendentes a atalhar o progresso da febre amarela a

prevenir o seu reaparecimento e a socorrer os enfermos necessitados (Decreto n 752, de 8/1/1851).

Mandou executar o regulamento do registro dos nascimentos e bitos (Decreto n 798, de 18/6/1851).

Abriu ao Ministrio do Imprio um crdito extraordinrio para as despesas com a epidemia de bexigas, na provncia do Par e em outras (Decreto n 826, de 26/9/1851).

Mandou executar o regimento da junta de Hygiene Pblica (Decreto n 828, de 29/9/1851);

Abriu ao Ministrio do Imprio um crdito extraordinrio para as despesas com a junta de Hygiene Pblica naquele exerccio (Decreto n 835, de 3/10/1851).

1878

Tornou-se obrigatria a desinfeco terminal dos casos de morte por doenas contagiosas, a critrio da autoridade sanitria.

Tratou de providncias sobre a desinfeco das casas e estabelecimentos pblicos ou particulares (Decreto n 7.027, de 6/9/1878).

1897

Nesse ano, os servios relacionados com a sade pblica estavam na jurisdio do Ministrio da Justia e Negcios Interiores, compreendidos na Diretoria Geral de Sade Pblica.

Primeiras dcadas do sculo XX

Surgiu a implantao da administrao cientfica, por meio da utilizao da estatstica como instrumento de mensurao dos fenmenos sociais.

Epidemias de doenas transmissveis, em particular a febre amarela e a malria, produziram um impacto dramtico de mortalidade nas cidades e nos principais canteiros de obras localizados nos pases perifricos, causando prejuzo ao

comrcio

dificultando

expanso

do

capitalismo.

A soluo, na poca, veio sob a forma de incentivo pblico s pesquisas biomdicas, sobretudo quelas dirigidas s doenas tropicais e formao de equipes de trabalho organizadas em moldes militares, capazes de intervir com disciplina e eficcia quando necessrio. Estavam criadas as campanhas sanitrias. O sucesso dessas campanhas sanitrias destacou-se tanto por seus resultados no controle de processos epidmicos, como pelo exemplo de articulao entre o conhecimento cientfico, a competncia tcnica e a organizao do processo de trabalho em sade. 1900

Foi criado, em 25 de maio de 1900, o Instituto Soroterpico Federal, com o objetivo de fabricar soros e vacinas contra a peste.

1902

Conhecido como Tmulo dos Estrangeiros, o Rio de Janeiro do incio do sculo 20 era considerado um desafio ao desenvolvimento do pas. O Presidente Rodrigues Alves, ciente da importncia de ter uma capital moderna, estabeleceu como prioridade o saneamento e a reforma urbana da cidade. Para isso, convidou o engenheiro Pereira Passos para a Prefeitura e o sanitarista Oswaldo Cruz para a Diretoria Geral de Sade Pblica, o que iria inaugurar a nova era para a higiene nacional. Ampliou as atividades do Instituto Soroterpico Federal, que no mais se restringiu fabricao de soros, mas passou a dedicar-se tambm pesquisa bsica e qualificao de recursos humanos.

1903

Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor-Geral de Sade Pblica, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Sade. Utilizando o Instituto Soroterpico Federal como base de apoio tcnico-cientfico, deflagrou suas memorveis campanhas de saneamento. Seu primeiro adversrio: a febre amarela, que angariara para o Rio a reputao de Tmulo dos Estrangeiros e que matou, de 1897 a 1906, quatro mil imigrantes.

Oswaldo Cruz estruturou a campanha contra a febre amarela em moldes militares, dividindo a cidade em dez distritos sanitrios, cada qual chefiado por um delegado de sade. Seu primeiro passo foi extinguir a dualidade na direo dos servios de higiene. Para isso, estabeleceu uma conjugao de esforos entre os setores federais e a Prefeitura, com a incorporao Diretoria Geral de Sade Pblica do pessoal mdico e de limpeza pblica da municipalidade. A polcia sanitria adotava medidas rigorosas para o combate ao mal amarlico,

inclusive multando e intimando proprietrios de imveis insalubres a demol-los ou reform-los. As brigadas; mata-mosquitos percorriam a cidade, limpando calhas e telhados, exigindo providncias para proteo de caixas dgua, colocando petrleo em ralos e bueiros e acabando com depsitos de larvas e mosquitos.

Nas reas de foco, expurgavam as casas, pela queima de enxofre e piretro e providenciavam o isolamento domiciliar dos doentes ou sua remoo para o Hospital So Sebastio.

Oswaldo Cruz baseou o combate febre amarela no xito da campanha realizada pelos americanos em Havana e em algumas experincias realizadas no Brasil, que comprovavam o acerto da teoria do mdico cubano Carlos Finlay, de que o transmissor da doena era um mosquito: o Aedes aegypti, na poca conhecido como Stegomyia fasciata ou Culex aegypti.

Numa poca em que ainda se acreditava que a maior parte das doenas era provocada pelos ares pestilenciais, a idia de se pagar a rapages para caar mosquitos, como dizia uma revista de ento, s poderia provocar o riso. O jovem pesquisador bem que tentou alterar a opinio pblica, fazendo publicar seus Conselhos ao Povo, uma srie de folhetos educativos. Mas enfrentava a oposio de grande parte da classe mdica, que no acreditava na teoria de Finlay.

Oswaldo Cruz no foi poupado: charges dirias na imprensa, canes com letras maliciosas, quadrinhas... Mas o riso logo se transformou em indignao, devido ao rigor com que eram aplicadas as medidas sanitrias especialmente a remoo dos doentes e a entrada nas casas para o expurgo, mesmo sem autorizao dos proprietrios.

Em seguida, Oswaldo Cruz iniciou sua luta contra a peste bubnica. A campanha previa a notificao compulsria dos casos, isolamento e aplicao do soro fabricado em Manguinhos nos doentes, vacinao nas reas mais problemticas, como a zona porturia, bem como desratizao da cidade. A associao entre ratos e mosquitos era irresistvel. E a deciso da Sade Pblica de pagar por cada roedor capturado, dando origem aos inmeros compradores de gabirus que percorriam a cidade, s agravou a situao. Mas, em poucos meses, a incidncia de peste bubnica diminuiu com o extermnio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doena.

1904

Instituiu a Reforma Oswaldo Cruz, que criou o Servio de Profilaxia da Febre Amarela e a Inspetoria de Isolamento e Desinfeco (com responsabilidade de combate malria e peste no Rio de Janeiro) (Decreto Legislativo n 1.151, de 5/1/1904).

Tornou obrigatria, em toda a Repblica, a vacinao e a revacinao contra a varola (Decreto n 1.261, de 31/10/1904).

Na reforma de Oswaldo Cruz, foi criada a Diretoria Geral de Sade Pblica, a qual se destinava a atender aos problemas de sade da capital do pas e prosseguir na defesa sanitria dos portos brasileiros.

Em 1904, uma epidemia de varola assolou a capital. Somente nos cinco primeiros meses, 1.800 pessoas foram internadas no Hospital So Sebastio. Embora uma lei prevendo imunizao compulsria das crianas contra a doena estivesse em vigor desde 1837, ela nunca fora cumprida. Assim, a 29 de junho de 1904, o Governo enviou ao Congresso projeto reinstaurando a obrigatoriedade de vacinao antivarilica. Suas clusulas previam vacinao antes dos seis meses de idade e para todos os militares, revacinao de sete em sete anos e exigncia de atestado de imunizao para candidatos a quaisquer cargos ou funes pblicas, para quem quisesse se casar, viajar ou matricular-se numa escola. Davam ainda polcia sanitria poderes para convidar todos os moradores de uma rea de foco a se imunizarem. Quem se recusasse seria submetido observao mdica em local apropriado, pagando as despesas de estadia.

O projeto estipulava ainda punies e multas para mdicos que emitissem atestados falsos de vacinao e revacinao, obrigava diretores de colgio a obedecerem as disposies sobre imunizao dos estudantes e institua a comunicao de todos os registros de nascimento.

Estas medidas draconianas estarreceram a populao e a oposio a Oswaldo Cruz atingiu seu pice. Os jornais lanaram violenta campanha contra a medida. Parlamentares e associaes de trabalhadores protestaram e foi organizada a Liga Contra a Vacinao Obrigatria. No dia 13 de novembro, estourou a Revolta da Vacina. Choques com a polcia, greves, barricadas, quebra-quebra, tiroteios nas ruas, a populao se levantou contra o governo.

No dia 14, a Escola Militar da Praia Vermelha aderiu rebelio, mas aps intenso tiroteio os cadetes foram dispersados. No bairro da Sade, no Porto Arthur carioca, os protestos continuaram. Finalmente, o Governo decretou estado de sitio e, no dia 16, conseguiu derrotar o levante, mas suspendeu a obrigatoriedade da vacina.

1907

Criao do Instituto de Patologia Experimental de Manguinhos (atual Instituto Oswaldo Cruz), onde foram estabelecidas normas e estratgias para o controle dos mosquitos, vetores da febre amarela (Decreto n 1.802, de 12/12/1907).

A febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Em setembro de 1907, no IV Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, Oswaldo Cruz recebeu a medalha de ouro pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro.

1908

O Instituto Soroterpico Federal foi rebatizado como Instituto Oswaldo Cruz.

Em 1908, uma violenta epidemia de varola levou a populao em massa aos postos de vacinao.

Oswaldo Cruz reformou o Cdigo Sanitrio e reestruturou todos os rgos de sade e higiene do pas.

1909

Em 1909, Oswaldo Cruz deixou a Diretoria Geral de Sade Publica, passando a dedicar-se apenas ao Instituto de Manguinhos, que fora rebatizado com o seu nome. Do Instituto, lanou importantes expedies cientficas, que possibilitaram maior conhecimento sobre a realidade sanitria do interior do pas e contriburam para a ocupao da regio. Erradicou a febre amarela no Par e realizou a campanha de saneamento na Amaznia, que permitiu o trmino da obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamor, cuja construo havia sido interrompida pelo grande nmero de mortes entre os operrios. O sanitarista recomendou uma srie de medidas drsticas a serem implantadas, sem demora. Os cuidados sanitrios comeariam antes do operrio chegar ferrovia, com o engajamento de pessoal em reas no palustres, exame mdico minucioso e fornecimento de quinino

durante a viagem. Recomendou ainda exames peridicos nos empregados, fornecimento dirio de quinino, desconto dos dias em que o trabalhador no ingerisse o medicamento e gratificao para o operrio que passasse trs meses sem sofrer nenhum acesso de malria. Finalmente, aconselhou a construo de galpes telados para alojamento do pessoal, fornecimento de gua fervida, uso de calados, locais determinados para a defecao.

Tambm em 1909, Carlos Chagas descobriu a doena, provocada pelo Tripanosoma cruzi, que ento passou a se chamar doena de Chagas. O primeiro caso identificado por Carlos Chagas, foi o da menina Berenice, de dois anos, moradora do municpio de Lassance/MG, local onde o pesquisador se instalou para combater a malria entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil.

1913

Em 1913, Oswaldo Cruz foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Em 1915, por motivo de sade, abandonou a direo do Instituto Oswaldo Cruz e mudou-se para Petrpolis. Em 18 de agosto de 1916, assumiu a prefeitura daquela cidade, traando vasto plano de urbanizao, que no pde ver implantado. Sofrendo de crise de insuficincia renal, morreu na manh de 11 de fevereiro de 1917, com apenas 44 anos de idade.

1914

A Inspetoria de Isolamento e Desinfeco foi transformada em Inspetoria de Servios de Profilaxia.

1917

Carlos Chagas assumiu a direo do Instituto Oswaldo Cruz, em 14 de fevereiro de 1917.

1918

Foi criado o Servio da Quinina Oficial, profiltico da malria, inicial a dos medicamentos do estado, necessrios ao saneamento no Brasil (Decreto n 13.000, de 1/5/1918).

Foram iniciadas as atividades do Servio de Profilaxia Rural, subordinado Inspetoria de Servios de Profilaxia (Decreto n 13.001, de 1/5/1918).

1920

Novo marco importante da evoluo sanitria brasileira com a reforma de Carlos Chagas que, reorganizando os Servios de Sade Pblica, criou o Departamento Nacional de Sade Pblica. A regulamentao desse diploma legal sofreu substituio e modificaes at a publicao do Decreto em 1923, que vigorou como Regulamento Sanitrio Federal, por muitos anos.

Regulamentou o Decreto n 3.987, de 2 de janeiro de 1920, que criou o Departamento Nacional de Sade Pblica (Decreto n 14.189, de 26/5/1920). Aprovou o regulamento para o Departamento Nacional de Sade Pblica, em substituio do que acompanhou o Decreto n 14.189, de 26 de maio de 1920 (Decreto n 14.354, de 15/9/1920).

1921

Instituiu a Reforma Carlos Chagas, que ampliou as atividades de cooperao com estados, por meio da Diretoria de Saneamento e Profilaxia Rural (Decreto n 15.003, de 15/9/1921).

1930

Criao do Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica (Decreto n 19.402, de 14/11/1930).

Os servios relacionados com a sade pblica foram transferidos para o novo Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica.

Reativado o Servio de Profilaxia de Febre Amarela, em funo da epidemia de 1927-1928, no Rio de Janeiro, e da disperso do mosquito transmissor.

1931

Em maro de 1931, o sanitarista Joo de Barros Barreto assumiu a diretoria do Servio Sanitrio Estadual de So Paulo. Na gesto desse mdico, foi formada a Secretaria Estadual de Educao e Sade Pblica, embora o Decreto que ordenou a sua criao tenha sido um dos ltimos atos do dirigente anterior. Vale lembrar que j em 14 de novembro de 1930, com o Decreto n 19.402, o Governo Federal havia criado o Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica.

1932

Convnio com a Fundao Rockefeller, para intensificao das atividades de

controle da febre amarela, encerrado em 1939, com a extino do Servio de Profilaxia da Febre Amarela.

No Brasil surgiram o ensino e a pesquisa cientfica no campo da administrao, com a criao do Instituto de Organizao Racional do Trabalho (Idort). Na dcada de 1930, outro passo importante na racionalizao da Administrao Pblica foi a criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (Dasp).

1936

A comisso chefiada por Evandro Chagas chegou ao Par, instalando-se na localidade de Piratuba, municpio de Abaetetuba. Liderando uma equipe de mdicos e farmacuticos, Evandro Chagas constatou que a Amaznia era um campo vasto para pesquisa nas reas mdica e cientfica. O cientista sugeriu ao governador paraense na poca, Jos da Gama Malcher, a criao de um instituto de pesquisa para ampliar os estudos de doenas regionais, como malria, leishmaniose, filariose. Nasceu ento, em 11 de novembro de 1936, o Instituto de Patologia Experimental do Norte (Ipen) atual Instituto Evandro Chagas (IEC).

1939

Criao do Servio de Malria do Nordeste (SMN) para intensificar o combate ao Anopheles gambiae, introduzido em Natal/RN, em 1930. Foi estabelecido, com essa finalidade, novo convnio com a Fundao Rockefeller. O SMN existiu at 1941, quando foi erradicado o mosquito (Decreto n 1.042, de 11/1/1939).

1940

As atividades relativas proteo da maternidade, da infncia e da adolescncia, anteriormente sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Sade Pblica, passaram para o Departamento Nacional da Criana, com a transformao da Diviso de Amparo Maternidade e Infncia daquele Departamento (em 1948, o DNCr foi reorganizado). Em dezembro de 1940, o Ipen passou a se chamar Instituto Evandro Chagas (IEC), em homenagem ao cientista, morto prematuramente num acidente areo.

1941

Nesse perodo, foi processada nova reforma da Sade Pblica Federal, orientada por Barros Barreto. A estrutura criada manteve as linhas gerais durante vrios anos, apesar dos cortes sofridos em vrias oportunidades.

Reorganizou o Departamento Nacional de Sade, do Ministrio dos Negcios da Educao e Sade Pblica, define sua competncia, composio e criou: a Diviso de Organizao Sanitria; Diviso de Organizao Hospitalar; Instituto

Oswaldo Cruz; Servio Nacional de Lepra; Servio Nacional de Tuberculose; Servio Nacional de Febre Amarela; Servio Nacional de Malria; Servio Nacional de Peste; Servio Nacional de Doenas Mentais; Servio Nacional de Educao Sanitria; Servio Nacional de Fiscalizao de Medicina; Servio de Sade dos Portos; Servio Federal de guas e Esgotos; Servio Federal de Bioestatistica; e Sete Delegacias Federais de Sade, e deu outras providncias. (Decreto Lei n 3.171, de 2/4/1941). 1942

Autorizou ao ento Ministrio da Educao e Sade, organizar o Servio Especial de Sade Pblica (Sesp), em cooperao com o Institute of Interamerican Affairs, do Governo Americano (Decreto Lei n 4.275, 17.4.1942).

Assinado convnio bsico, que estabelecia o desenvolvimento de atividades de saneamento, profilaxia da malria e assistncia mdico-sanitria s populaes da Amaznia, onde se extraa a borracha necessria ao esforo de guerra. Em 31 de julho de 1942, o Instituto Evandro Chagas (IEC), fundado em 10 de novembro de 1936 sob a denominao de Instituto de Patologia Experimental do Norte, passou a integrar o Sesp, na condio de laboratrio central.

A ampliao do convnio bsico levou o Sesp a atuar no Vale do Rio Doce, prestando assistncia aos trabalhadores na reconstruo da estrada de ferro Vitria-Minas.

I Conferncia Nacional de Sade.

1943

Criao da Campanha Contra a Bouba.

Implantao dos Postos Experimentais de Combate Esquistossomose (Catende/PE) e ao Tracoma (Jacarezinho/PR).

1944

Criao do Servio Nacional de Helmintoses (em especial a esquistossomose e a ancilostomose).

Novo convnio com o governo americano assegurou o funcionamento do Sesp at 1948.

1948

Instalado o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz, em Bambu/MG, que desenvolveu os primeiros estudos para o controle da doena de Chagas.

Criao do primeiro Conselho de Sade, considerado por William Wech o marco inicial da Sade Pblica moderna. A sade do povo era integralmente reconhecida como importante funo administrativa de governo. Quanto melhores as condies de sade da populao, tanto maiores seriam as possibilidades econmicas de um pas.

1949

Novos convnios permitiram a expanso do Sesp para outras regies do pas.

1951

Deciso da Assemblia Mundial da Sade em promover o controle da varola em todo o mundo.

1953

Criao do Ministrio da Sade, regulamentado pelo Decreto n 34.596, de 16 de novembro de 1953 (Lei n 1.920, de 25/7/1953).

Tornou obrigatria a iodao do sal de cozinha destinado a consumo alimentar nas regies bocgenas do pas (Lei n 1.944, de 14/8/1953).

1954

Estabeleceu normas gerais sobre a defesa e proteo da sade. Art.1 - dever do Estado, bem como da famlia, defender e proteger a sade do indivduo (Lei n 2.312, de 3/ 9/1954).

1956

Criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais (DENERu), que incorporou os programas existentes, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Sade (febre amarela, malria e peste) e da Diviso de Organizao Sanitria (bouba, esquistossomose e tracoma), rgos do novo Ministrio da Sade (Lei n 2.743, de 6/3/1956).

Delimitao da rea bocgena no Brasil e regulamenta o uso do sal iodetado (Decreto n 39.814, de 17/8/1956).

1958

Criao do Grupo de Trabalho para a Erradicao da Malria (Gtem).

1960

Transforma o Sesp em Fundao Servio Especial de Sade Pblica (Fsesp), vinculada ao Ministrio da Sade (Lei n 3.750, de 11/4/1960).

1961

Incio da produo, no Brasil, da vacina liofilizada contra a varola, em substituio tradicional, em forma de linfa, pouco estvel.

Realizao das primeiras campanhas com a vacina oral contra a poliomielite: projetos experimentais em Petrpolis/RJ e Santo Andr/SP.

Introduo da tcnica de diagnstico laboratorial da poliomielite, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Regulamentao do Cdigo Nacional de Sade, Lei n 2.312, de 3 de setembro de 1954, estabelecendo as Normas Gerais sobre Defesa e Proteo da Sade (Decreto n 49.974-A, de 21/1/1961).

1962

Instituio da Campanha Nacional contra a Varola, coordenada pelo Departamento Nacional de Sade, com a organizao de operaes de vacinao em diversos estados, mediante mobilizao de recursos locais.

Primeiro ensaio para administrao da vacina BCG Intradrmica, no Brasil.

1965

Criao da Campanha de Erradicao da Malria (CEM), independente do DENERu (Lei n 4.709, de 28/6/1965).

1966

Criao da Campanha de Erradicao da Varola (CEV), tambm subordinada diretamente ao Ministrio da Sade, dirigida por pessoal dos quadros da Fundao Sesp (Decreto n 59.153, de 31/8/1966).

1969

O Sesp passou a denominar-se Fundao de Servios de Sade Pblica Fsesp (Decreto Lei n 904, de 1/10/1969).

Organizado, pela Fundao Sesp, o sistema de notificao de algumas doenas transmissveis, prioritariamente aquelas passveis de controle por meio de programas de vacinao.

Criao, pela Fundao Sesp, do Boletim Epidemiolgico.

1970

Reorganizou administrativamente o Ministrio da Sade, criando a Superintendncia de Campanhas de Sade Pblica (Sucam), subordinada Secretaria de Sade Pblica e incorporando o DENERu, a CEM e a CEV (Decreto n 66.623, de 22/5/1970).

Criao da Diviso Nacional de Epidemiologia e Estatstica da Sade (Dnees), no Departamento de Profilaxia e Controle de Doenas. Instalao das unidades de Vigilncia Epidemiolgica da Varola, em mbito estadual.

Instituda a Fundao Oswaldo Cruz, congregando inicialmente o ento Instituto Oswaldo Cruz, a Fundao de Recursos Humanos para a Sade (posteriormente Escola Nacional de Sade Pblica (Ensp) e o Instituto Fernandes Figueira. As demais unidades que hoje compem a Fiocruz foram incorporadas ao longo dos anos.

Nas dcadas de 1950 e 1960, o Instituto Oswaldo Cruz defendeu o movimento para a criao do Ministrio da Cincia e a transferncia do setor de pesquisas para o novo rgo. No entanto, o Ministrio da Sade priorizou a produo de vacinas. Essa polmica culminou no Massacre de Manguinhos, em 1970, com a cassao dos direitos polticos e aposentadoria de dez renomados pesquisadores da Instituio. Em 1985, eles foram reintegrados.

1971

Institudo o Plano Nacional de Controle da Poliomielite, importante marco para as atividades de vacinao do pas. Projeto piloto no estado do Esprito Santo, que incluiu estudo para avaliar a resposta sorolgica vacina e para introduzir a metodologia de campanhas estaduais realizadas em um s dia. Criao da Central de Medicamentos (Ceme) e incio da organizao do sistema de produo e distribuio de medicamentos essenciais, inclusive produtos imunobiolgicos.

1975

Aprovou o Estatuto da Fsesp, que vigorou at 1991 (Decreto n 76.165, de 27/8/1975).

Disps sobre a organizao das aes de vigilncia epidemiolgica, e o Programa Nacional de Imunizaes. Estabeleceu normas relativas notificao compulsria de doenas (Lei n 6.259, de 30/10/1975).

Realizao da Campanha Nacional de Vacinao contra a Meningite Meningoccica (Camem).

Incio da implantao, em todo pas, do sistema de registro de doses de vacinas aplicadas.

1976

Regulamentou a Lei n 6.259/75. Disps sobre a organizao das Aes de Vigilncia Epidemiolgica, e o Programa Nacional de Imunizaes. Estabeleceu normas relativas notificao compulsria de doenas (Decreto n 78.231, de 12/8/1976).

Extinguiu a exigncia de atestado de vacinao contra a varola (Decreto n 78.248, de 16/8/1976).

Aprovou o Programa de Interiorizao das Aes de Sade e Saneamento no Nordeste (Decreto n 78.307, de 24/8/1976).

Implantao do Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM).

Estabelecimento das doenas de notificao compulsria (Portaria GM/MS n 314, de 27/8/1976).

Implantao do sistema nacional de vigilncia de casos suspeitos de poliomielite, com apoio de laboratrios de diagnstico, o que permitiu definir o perfil epidemiolgico da doena no pas.

Criou a Secretaria Nacional de Aes Bsicas de Sade (Snabs) e a Secretaria Nacional de Programas Especiais de Sade (Snpes) (Decreto n 79.056, de 30/12/1976).

Campanha de Vacinao Contra a Meningite Menigoccica (Sucam e Fsesp).

1977

Aprovao do modelo da Caderneta de Vacinao (Portaria GM/MS n 85, de 4/4/1977).

Ocorrncia dos ltimos casos de varola registrados no mundo.

Publicao do Manual de Vigilncia Epidemiolgica e Imunizaes Normas e Instrues.

Instituiu o Sistema Nacional de Laboratrios de Sade Pblica (Portaria GM/MS n 280, de 21/7/1977).

Aprovao da meta de imunizar todas as crianas no mundo at 1990, pela Organizao Mundial de Sade (OMS).

Definio das vacinas obrigatrias para os menores de um ano, em todo territrio nacional (Portaria Ministerial n 452, de 1977).

1978

Elevao dos percentuais de cobertura vacinal, que em 1975 eram de 20%, para 40% em mdia.

Participao de tcnicos brasileiros no 1 Curso Internacional de Rede de Frio, patrocinado pela Opas.

1979

Certificao, pela OMS, da erradicao global da varola.

Implantao, pela Fiocruz, do concentrado viral para diluio da vacina contra sarampo.

Criao da Comisso Interministerial para o PNI (Portaria Interministerial MS/MPAS n 1, de 9/5/1979).

Publicao e distribuio, pela Fundao Sesp, do documento O Refrigerador na Conservao de Vacinas.

Disps sobre a intensificao e expanso de servios bsicos de sade e saneamento; aprovou o Programa de Intriorizao das Aes de Sade e Saneamento (Piass) para o perodo 1980-1985 (Decreto n 84.219, de 14/11/1979).

1980

Extino da obrigatoriedade da vacinao contra a varola (Portaria GM/MS n 55, de 29/1/1980).

Lanado o Plano de Ao Contra a Poliomielite, estabelecendo os dias nacionais de vacinao.

Demonstrao do impacto epidemiolgico dos dias nacionais de vacinao contra a poliomielite realizados em 14 de junho e 16 de agosto, pela drstica reduo da incidncia da doena, em todas as regies do pas.

Constituio do Grupo Interministerial de Coordenao incumbido de elaborar o Plano de Ao de Controle da Poliomielite, promover e coordenar o seu desenvolvimento em mbito nacional (Portaria GM/MS n 106, de 3/3/1980). Institucionalizao da rede de apoio laboratorial ao diagnstico da poliomielite, coordenada pela Fiocruz.

1981

Executado o Plano de Ao Contra o Sarampo, por intermdio de campanhas estaduais de vacinao (adoo da estratgia de campanha para a vacina contra o sarampo, mantida por alguns estados em 1982 e 1983).

Constituido o Grupo de Trabalho para o Controle da Qualidade de Imunobiolgicos (GT/CQI) (Portaria GM/MS n 163, de 15/7/1981).

Transferncia formal Secretaria Nacional de Aes Bsicas de Sade (Snabs), do Ministrio da Sade, da coordenao dos Programas Nacionais de Imunizaes e de Vigilncia Epidemiolgica, que havia sido delegada Fsesp,

em 1974.

Inaugurao do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade (INCQS), da Fiocruz.

Reconhecidos como Laboratrios Nacionais de Sade Pblica, em apoio ao Sistema Nacional de Vigilncia Epidemiolgica, aqueles com competncia para tanto, atuando sob a superviso da Diviso Nacional de Laboratrios de Sade Pblica, da Secretaria Nacional de Aes Bsicas de Sade, bem como definio de suas competncias, as unidades credenciadas para as atividades e respectivas reas de abrangncia (Portaria GM/MS n 217, de 17/9/1981).

1982

Dinamizado o sistema de informaes sobre a mortalidade, com a publicao do primeiro anurio de dados.

Estabelecidas Normas Tcnicas para o Sistema de Vigilncia Epidemiolgica.

Mudana do esquema de vacinao contra o sarampo, recomendando dose nica, a partir dos nove meses de idade.

Publicao e distribuio do documento Bases Tcnicas para Programas de Controle da Poliomielite, consolidao de toda a orientao normativa sobre o assunto.

Realizao do Encontro Nacional de Controle de Doenas e do 1 Curso Nacional sobre Rede de Frio.

1983

A estratgia de dias nacionais de vacinao passa a ser recomendada pela Opas e pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), sendo adotada por outros pases latino-americanos.

Incio da realizao, pelo INCQS, do controle de qualidade dos imunobiolgicos

distribudos pelo PNI.

Criao do Comit Interorgnico de Controle de Doenas Transmissveis, coordenado pela Snabs e integrado por representantes da Fsesp, da Fiocruz, da Sucam, do Instituto Nacional de Alimentao e Nutrio (Inan), entre outros.

Realizao do Treinamento Bsico em Vigilncia Epidemiolgica (Tbve), nas cinco macrorregies do pas.

1984

Realizados dois dias nacionais de multivacinao, com a aplicao seletiva das vacinas DPT e contra o sarampo, em 24 unidades federadas.

Introduo, em alguns estados, da estratgia de multivacinao utilizando a mobilizao para os dias nacionais de vacinao contra a poliomielite.

Definio da Snabs como unidade oramentria responsvel pelo suprimento de imunobiolgicos para o PNI. A aquisio dos produtos passou da Ceme para a Fiocruz, mediante convnio com a Snabs.

Implantao do Sistema de Aquisio, Distribuio, Controle de Qualidade e Desenvolvimento Tecnolgico de Imunobiolgicos para o PNI.

Publicao e distribuio da primeira edio do Manual de Vacinao do PNI.

Publicao e distribuio de cartilhas sobre Vigilncia das Doenas Imunoprevenveis (n 1 e 2), destinadas ao pessoal auxiliar de sade.

1985

Institudo o Programa de Controle de Acidentes Ofdicos.

A vacinao com a BCG passou a ser responsabilidade do

PNI.

Incio do Programa Plio Plus, do Rotary Internacional, para promover a imunizao infantil. Criao da Central Nacional de Armazenagem e Distribuio de Imunobiolgicos (Cenadi), na Fiocruz.

Elaborao da proposta de Poltica Nacional de Imunobiolgicos e do Programa de Auto-Suficincia Nacional em Imunobiolgicos (Pasni).

Aprovao, pela Conferncia Sanitria Pan-Americana, de proposta para erradicar a transmisso de poliovrus selvagem no continente.

Criao do Subsistema Nacional de Controle de Doenas Transmissveis.

Realizao, em mbito nacional, do Curso Bsico de Vigilncia Epidemiolgica (Cbve), do Curso Intensivo de Vigilncia Epidemiolgica (Cive) e do Curso de Aperfeioamento para Epidemiologistas.

Avaliao da capacitao de recursos humanos com o Cbve e o Cive, pela Escola Nacional de Sade Pblica (Ensp/Fiocruz).

Publicao e distribuio da primeira edio do Guia de Vigilncia Epidemiolgica.

1986

Aprovou o Plano de Ao para a Erradicao da Poliomielite no Brasil (Resoluo Ciplan n 4, de 6/2/1986).

Introduo do Dia Nordestino de Vacinao Contra a Poliomielite.

Criao do personagem smbolo da erradicao da poliomielite, o Z Gotinha, e publicao do documento A marca de um compromisso.

Publicao e distribuio da primeira edio do Manual de Procedimentos para Vacinao.

O Brasil, como membro do Conselho Diretivo da Opas, aprovou a Resoluo n 31, que props a erradicao da transmisso do poliovrus selvagem nas Amricas. Criao do grupo tcnico incumbido de coordenar as atividades pertinentes erradicao da poliomielite no pas, o GT/Plio.

Realizao, no Rio de Janeiro, do 1 Curso Internacional de Vigilncia Epidemiolgica para Erradicao da Poliomielite nas Amricas, promovido pela Opas/OMS.

Elaborao do Plano de Ao para o Programa de Erradicao da Poliomielite e sua aprovao em mbito interministerial. Incio da edio do Informe Semanal do Programa de Erradicao da Poliomielite. VIII Conferncia Nacional de Sade, marco para as bases da criao do Sistema nico de Sade.

1987

Disps sobre a criao do Programa de Desenvolvimento de Sistemas Unificados e Descentralizados de Sade (Suds) nos estados (Decreto n 94.657, de

20/7/1987).

Realizao de inqurito de cobertura em municpios com alta incidncia de poliomielite.

Ampliao da marca-smbolo da erradicao da poliomielite, o Z Gotinha, para todo o PNI e publicao do documento A marca: desenvolvimento e uso.

1988

Constituio Federal, de 5 de outubro de 1988

Arts. 196 a 200 - Seo II - Da Sade. Ttulo VIII, Captulo II, Seo II, Da Sade Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Art. 197. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. Art. 198. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I. II. III. descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; participao da comunidade.

Pargrafo nico. O Sistema nico de Sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recurso do oramento da Seguridade Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada. 1 - As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2 - vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. 3 - vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. 4 - A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de

rgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo o tipo de comercializao Art. 200. Ao Sistema nico de Sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: IV. controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para o consumo humano; participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

V. VI. VII. VIII. IX. X. XI.

1989

Ocorrncia do ultimo caso de poliomielite no Brasil.

Elaborao do documento: PNI 15 anos, uma anlise crtica.

Incio do controle da hepatite B, com a realizao de vacinao na Amaznia Ocidental.

1990

Transferiu as atribuies, o acervo e os recursos oramentrios da Sucam para a Fsesp, que passou a denominar-se Fundao Nacional de Sade (FNS) (Medida Provisria n 151, de 15/3/1990).

Autorizou o Poder Executivo a instituir a Fundao Nacional de Sade (FNS), mediante incorporao da Fsesp e Sucam (Lei n 8.029, de 12/4/1990).

Transferiu da Snpes para a Sucam o Programa de Controle da Hansenase e

outras dermatoses (Portaria GM/MS n 873, de 27/6/1990).

Instituiu o SUS, definindo seus objetivos, competncias e atribuies; princpios e diretrizes; organizao, direo e gesto. Criou o subsistema de ateno sade indgena; regulou a prestao de servios privados de assistncia sade; definiu polticas de recursos humanos; financiamento; gesto financeira; planejamento e oramento (Lei n 8.080, de 19/9/1990).

Transferiu para a FNS: da Snabs, o Programa Nacional de Imunizaes PNI, o Plano de Ao para Erradicao da Poliomielite, o Programa Nacional de Zoonoses, o Sistema de Vigilncia Epidemiolgica, o Sistema de Informaes sobre Mortalidade e o Sistema de Laboratrios de Sade Pblica; e da Snpes, a Pneumologia Sanitria e a Dermatologia Sanitria (Portaria GM/MS n 1.331, 5/11/1990).

Incorporou Fundao Nacional de Sade (FNS) as atividades de informtica do SUS, desenvolvidas pela Empresa de Processamento de Dados da Previdncia Social (Dataprev) (Lei n 8.101, de 6/12/1990).

Gesto participativa no SUS; forma de alocao dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Sade (Lei n 8.142, de 28/12/1990).

Evoluo das coberturas de vacinao para ndices em torno de 90%.

Incio da elaborao do dossi sobre coberturas vacinais para sensibilizao de governadores, prefeitos e outras lideranas, com o apoio do Unicef.

Criao, pela Opas/OMS, da Comisso Internacional para Certificao da Erradicao da Poliomielite nas Amricas.

1991

Transferiu para a FNS todas as atividades do Programa de Auto-Suficincia Nacional em Imunobiolgicos (Pasni), da extinta SNABS (Portaria GM/MS n 46, de 17/1/1991).

Encarregou a Fsesp da coordenao dos projetos destinados promoo, proteo e recuperao da sade do ndio (Decreto n 23, de 4/2/1991).

provou o Projeto de Sade Yanomami (Portaria Interministerial MS/MJ n 316, de 11/4/1991).

Intensificao da vacinao de recm-nascidos com a BCG-ID, nas maternidades de grande porte.

Introduo da vacinao contra a febre amarela na rotina dos servios permanentes de vacinao, nas reas endmicas.

Implementao e ampliao da vacinao contra a hepatite B, na Amaznia Ocidental.

Instituiu a Fundao Nacional de Sade (FNS) (Decreto n 100, de 16/4/1991).

Aprovou a Estrutura Regimental do Ministrio da Sade (Decreto n 109, de 2/5/1991).

Criao do Comit Tcnico Assessor de Imunizaes (Portaria GM/MS n 389, de 6/5/1991).

Incio do Plano de Eliminao do Ttano Neonatal, com vacinao de mulheres em idade frtil, nos municpios de risco.

Publicao e distribuio do documento Como Organizar a Vacinao no Municpio, produzido pelo Instituto Brasileiro de Administrao Municipal (Ibam) e pelo Unicef.

O Programa Nacional de Imunizaes (PNI) recebe o Prmio Criana e Paz 1991, outorgado pelo Unicef, como programa que se destacou na defesa e na promoo dos direitos da criana e do adolescente.

Realizao de concurso para homenagear municpios do Nordeste que alcanaram coberturas iguais ou superiores a 80%, promovido pelo Unicef e pelo Ibam.

1992

Implantao do Plano Nacional de Eliminao do Sarampo, com a realizao de campanha nacional de vacinao em menores de 15 anos.

Implantao da vacina contra a hepatite B, para grupos de alto risco de infeco pelo vrus HB, em todo pas.

Incio da implantao do Sistema de Vigilncia de Eventos Adversos Vacinao.

Redefinio dos instrumentos para coleta das informaes do PNI, com desmembramento por idade e incluso dos cdigos do SIA/SUS.

Transferncia da Cenadi, da Fiocruz, para a FNS. A Fundao assumiu a responsabilidade pela aquisio e o controle dos imunobiolgicos.

Edio do Informe Epidemiolgico do SUS, pelo Cenepi/FNS/MS.

1993

Reestruturao do Sistema de Informao do PNI, com padronizao de formulrios.

Incio da instalao dos Centros de Referncia para Imunobiolgicos Especiais

(CRIE), no Cear, em So Paulo, no Paran e no Distrito Federal.

Publicao e distribuio do documento A Criana, a Vacina e o Municpio, produzido pelo Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (Conasems), a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, o Grupo de Defesa dos Direitos da Criana, o Programa Nacional de Imunizaes (PNI), a Organizao Pan-Americana de Sade - OPAS e o Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef).

Definiu a descentralizao das aes e servios de sade da Fundao Nacional de Sade (FNS), como prioridade poltico-institucional (Portaria FNS n 1.883, de 16/12/1993).

1994

Aprovou o Regimento Interno dos rgos que compem a Estrutura Regimental da Fundao Nacional de Sade (Portaria GM/MS n 1.835, de 1/11/1994).

Obteno, pelo Brasil, do Certificado Internacional de Erradicao da Transmisso Autctone do Poliovrus Selvagem. A vacinao contra a febre amarela passou a ser responsabilidade do PNI.

Instalao de CRIE em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Par.

Reviso, atualizao e ampliao do Guia Nacional de Vigilncia Epidemiolgica (1 edio).

1995

Aprovou os cdigos das unidades organizacionais integrantes da estrutura regimental da Fundao Nacional de Sade (publicado no Boletim de Servio do MS n 7 de 17/2/1995, p. 3) (Portaria GM/MS n 163, de 15/2/1995).

Implantao do Subsistema de Controle de Estoque e Distribuio de

Imunobiolgicos (EDI).

Lanamento do Projeto para Reduo da Mortalidade na Infncia (Prmi), integrante do Programa Comunidade Solidria.

Incluso das metas do PNI nas aes relevantes do setor sade, acompanhadas pela Presidncia da Repblica.

1996

Realizao de campanha nacional de vacinao contra a hepatite B, envolvendo escolares e odontlogos; esses ltimos em parceria com o Conselho Nacional de Odontologia.

Implantao de CRIE em mais trs unidades federadas: Bahia, Esprito Santo e Pernambuco.

1997

Disps sobre a transferncia da Escola de Enfermagem de Manaus, unidade organizacional da Fundao Nacional de Sade, para a Fundao Universidade do Amazonas (Lei n 9.484, de 27/8/1997).

Implantao da vacina monovalente contra a rubola no ps-aborto e no psparto.

Ampliao do nmero de CRIE, com a instalao no Rio Grande do Sul, Piau, Amazonas, Mato Grosso, Amazonas e Paraba.

Descentralizao do suporte tcnico ao sistema SI-PNI, nas unidades federadas.

Introduo de nova sistemtica na aquisio de imunobiolgicos mediante integrao ao Fundo Rotatrio da Opas/OMS.

Autorizou o Poder Executivo a transformar o Departamento de Informtica do Sistema nico de Sade (Datasus) da Fundao Nacional de Sade, em Subsecretaria de Informtica do Sistema nico de Sade (Datasus), vinculando-a Secretaria-Executiva do Ministrio da Sade (Artigo 52 - Medida Provisria n 1.549-32, de 11/7/1997).

Concluso e publicao das Normas de Produo e Controle de Qualidade das Vacinas Bacterianas, de Soros e da Vacina Anti-Rbica de uso humano (Portaria GM/MS n 661, de 22/12/1997).

1998

Transferiu da Fundao Nacional de Sade para a Secretaria de Polticas de Sade, do Ministrio da Sade, a coordenao das aes de promoo, proteo e recuperao da sade relacionadas pneumologia sanitria, subordinando tcnica e administrativamente ao Centro de Referncia Professor Hlio Fraga (CRPHF), situado no Rio de Janeiro. Extinguiu a Coordenao de Informaes e Anlise da Situao de Sade (Ciass), do (Cenepi) (Portaria GM/MS n 3.635, de 18/9/1998).

Transferiu da Fundao Nacional de Sade para a Secretaria de Polticas de Sade, do Ministrio da Sade, a coordenao das aes de promoo, proteo e recuperao da sade relacionadas Dermatologia Sanitria (Portaria GM/MS n 3.637, de 18/9/1998).

Revogou as Portarias GM/MS n 3.635 e n 3.637, de 18 de setembro de 1998 (Portaria GM/MS n 3.911, de 30/10/1998).

Determinou a transferncia das seguintes unidades operacionais da Fundao Nacional de Sade: I. Unidades de assistncia sade: unidades mistas, centros e postos de sade at dia 31/12/1998. II. Oficinas de saneamento, at 31/12/1998. Determinou a transferncia das atividades de epidemiologia, ainda existentes, das Coordenaes Regionais da Fundao Nacional de Sade para as Secretarias Estaduais de Sade (Portaria GM/MS n 3.843, de 5/11/1998).

Implantao, na rotina, da vacina contra o Haemophilus influenzae tipo B, para menores de um ano, em todo o pas.

A aquisio, armazenamento e distribuio das vacinas contra a raiva de uso humano e de uso canino, e do soro anti-rbico passam a ser responsabilidade do PNI.

Instalao de CRIE em Gois, totalizando 24 Centros e abrangendo 80% das unidades federadas.

Informatizao do Sistema de Vigilncia de Eventos Adversos Ps-Vacinao.

Incluso de metas do PNI no Projeto de Estruturao da Vigilncia em Sade (Vigisus), da FNS, financiado pelo Banco Mundial.

Responsabilizao direta dos municpios pela execuo da vacinao, na rede de servios, a partir da sua habilitao s condies de Gesto estabelecidas pela NOB/96: Gesto Plena de Ateno Bsica e Gesto Plena do Sistema Municipal.

Instituiu o Ncleo Estadual de So Paulo, em conseqncia extinguiu a Coordenao Regional de So Paulo (Portaria FNS n 538, de 17/12/1998).

1999

Instituiu e formalizou a distribuio de competncias dos rgos do MS quanto ao Sistema Nacional de Informaes em Sade. Designou a FNS/Cenepi como gestora dos Sistemas: Sistema de Informaes de Mortalidade (SIM), Sistema de Informaes de Nascidos Vivos (Sinasc), Sistema de Informaes de Agravos de Notificao (Sinan) e Sistema de Avaliao do Programa de Imunizaes - API (Portaria GM/MS n 130, de 12/2/1999).

As atividades de vigilncia epidemiolgica, especialmente de dengue, febre amarela, malria, leishmaniose, esquistossomose, Chagas, peste, bcio, oncocercose e outras, executadas pelo Departamento de Operaes (Deope), passaram a integrar ao Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi). Subordinou tambm ao Cenepi o Centro de

Referncia Professor Hlio Fraga (CRPHF), a Central Nacional de Armazenagem e Distribuio de Imunobiolgicos - (Cenadi) e o Instituto Evandro Chagas (IEC) (Portaria FNS n 125, de 18/2/1999).

Reestruturou a Unidade de Gerncia de Projetos (UGP), na fase execuo do Projeto de Estruturao do Sistema Nacional de Vigilncia em Sade (Vigisus) (Portaria FNS n 298, de 9/4/1999).

Extinguiu a Coordenao Regional da Fundao Nacional de Sade no Distrito Federal, e deu outras providncias (Portaria FNS n 299, de 13/4/1999). Estabeleceu a Base Deliberativa e a Base Operacional do Comit Central de Planejamento (Coplan), da Fundao Nacional de Sade (Instruo Normativa Funasa n 1, de 27/5/1999).

Aprovou o Plano de Ao da Fundao Nacional de Sade para o Binio 1999/2000 (Instruo Normativa Funasa n 2, de 27/5/1999).

Transferiu da Fundao Nacional do ndio (Funai) para a Fundao Nacional de Sade pessoal, patrimnio e oramento vinculados s aes de ateno sade indgena (Art. 28-B - Medida Provisria n 1.911-8, de 29/7/1999).

Subordinou administrativamente Funasa os servidores ocupantes de cargos redistribudos da Funai para a Funasa, que exerciam atividades relacionadas com a sade dos povos indgenas (Portaria Conjunta Funasa/Funai n 1, de 25/8/1999).

Disps sobre as condies para prestao de assistncia sade dos povos indgenas no mbito do SUS. Estabeleceu as condies de assistncia sade dos povos indgenas pela Funasa (Decreto n 3.156, de 27/8/1999).

Criou o Subsistema de Ateno Sade Indgena (Lei n 9.836, de 23/9/1999).

Criou os Distritos Sanitrios Especiais Indgenas (Dsei). Estabeleceu competncias para os Dsei. Instituiu estrutura e organizao dos DSEI (Portaria Funasa n 852, de 30/9/1999).

Regulamentou a NOB/SUS n 1/1996 no que se refere as competncias dos trs nveis de governo na rea de epidemiologia e controle de doenas. Definiu a sistemtica de financiamento (Portaria GM/MS n 1.399, de 15/12/1999).

2000

Estabeleceu os critrios e procedimentos para aplicao de recursos financeiros (Portaria Funasa n 176, de 28/3/2000).

Aprovou o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comisso e das funes gratificadas da Fundao Nacional de Sade (Funasa) (Decreto n 3.450, de 9/5/2000).

Aprovou os cdigos e denominaes das unidades organizacionais integrantes do estatuto da Funasa. Delegou competncia ao Presidente da Funasa para aprovao do respectivo Regimento Interno (Portaria GM/MS n 511, de 24/5/2000).

Aprovou a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comisso e das funes gratificadas do MS (Decreto n 3.496, de 1/6/2000).

Estabeleceu os procedimentos relacionados cesso de servidores a estados, Distrito Federal e municpios, que executam aes na rea de epidemiologia e controle de doenas (Instruo Normativa Funasa n 3, de 17/7/2000).

Estabeleceu os procedimentos relacionados cesso de bens mveis e imveis utilizados nas atividades de epidemiologia e controle de doenas (Instruo Normativa Funasa n 4, de 17/7/2000).

Aprovou o Regimento Interno da Funasa (Portaria Funasa n 410, de 10/8/2000).

Instituiu o Ncleo de Resposta Rpida em Emergncias Epidemiolgicas (Nurep), da Funasa (Portaria Funasa n 473, de 31/8/2000).

Alterou os artigos. 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituio Federal e acrescentou artigo ao Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, para assegurar os recursos mnimos para o financiamento das aes e servios pblicos de sade (Emenda Constitucional n 29, de 13/9/2000).

Instituiu os Comits Regionais de Planejamento (Coreplan) (Portaria Funasa n 584, de 7/11/2000).

Alterou a redao de dispositivos da Portaria Funasa n 410, de 10.8.2000 (Portaria Funasa n 608, de 23/11/2000).

Estabeleceu os procedimentos e as responsabilidades relativos ao Controle e Vigilncia da Qualidade da gua para Consumo Humano e seu padro de potabilidade (Portaria GM/MS n 1.469, de 29/12/2000).

2001

Aprovou a Norma Operacional de Assistncia Sade (NOAS-SUS 1/2001) que ampliou a responsabilidade dos municpios na ateno bsica; definiu o processo de regionalizao da assistncia; criou mecanismos para o fortalecimento da capacidade de gesto do SUS e procedeu atualizao dos critrios de habilitao de estados e municpios (Portaria GM/MS n 95, de 26/1/2001).

Estabeleceu ao integrada do Ministrio da Sade e Ministrio Desenvolviemnto Agrrio, no Plano de Intensificao das Aes de Controle da Malria na Amaznia Legal (Piacm) (Portaria Interministerial MS/MDA n 279, de 8/3/2001).

Implantou a Agenda Nacional de Sade. Estabelece os eixos prioritrios de interveno para o ano 2001, sendo instrumento de orientao estratgica da Poltica de Sade no Brasil. Definiu responsabilidades (Portaria GM/MS n 393, de 29/3/2001).

Promoveu alteraes na composio e competncias do Coplan (Portaria Funasa n 304, de 25/5/2001).

Ampliou, para o exerccio de 2001, a aplicao dos critrios de elegibilidade para projetos destinados ao atendimento de municpios enquadrados nos critrios do Projeto Alvorada (Portaria Funasa n 447, de 31/7/2001).

Regulamentou a Portaria GM/MS n 1.399/99, no que se refere s competncias da Unio, estados, municpios e DF na rea de Vigilncia Ambiental em Sade (Instruo Normativa Funasa n 1, de 25/9/2001).

Definiu a relao de doenas de notificao compulsria em todo o territrio nacional (Portaria GM/MS n 1.943, de 18/10/2001).

Adotou a vacinao obrigatria de trabalhadores das reas porturias, aeroporturias, de terminais e passagens de fronteira (Portaria GM/MS n 1.986, de 25/10/2001).

Estabeleceu os critrios para a suspenso de transferncia de recursos do Piso de Ateno Bsica (PAB) e o cancelamento da certificao para gesto das aes de epidemiologia e controle de doenas, na falta de alimentao de dados do Sinasc, por mais de 60 dias (Portaria Funasa n 627, de 5/12/2001).

Estabeleceu procedimentos para a elaborao, implementao e acompanhamento da Programao Pactuada Integrada de Epidemiologia e Controle de Doenas (PPI-ECD) (Instruo Normativa Funasa n 2, de 6/12/2001).

Dispensou a exigncia da apresentao do Programa de Educao em Sade e Mobilizao Social (Pesms) de que trata a Portaria Funasa n 176/2000, quando da celebrao de convnios que tenham por objetivo a realizao de aes de saneamento bsico em reas indgenas (Portaria Funasa n 633, de 6/12/2001).

Disps sobre a criao da Comisso Permanente de Sade Ambiental, do Conselho Nacional de Sade (Portaria GM/MS n 2.253, de 11/12/2001).

2002

Aprovou os critrios e procedimentos para a aplicao de recursos financeiros destinados a: 1.1. saneamento, 1.2. sade indgena, 1.3. vigilncia ambiental, 1.4. educao em sade, 1.5. Pesquisa (Portaria Funasa n 1, de 2/1/2002).

Disps sobre a organizao do Sistema Nacional de Laboratrios de Sade Pblica (Sislab). Designou a Funasa como o gestor da Rede Nacional de Laboratrios de Vigilncia Epidemiolgica e Rede Nacional de Laboratrios de Vigilncia Ambiental (Portaria GM/MS n 15, de 3/1/2002).

Incluiu as aes de epidemiologia e controle de doenas na gesto da ateno bsica de sade (Portaria GM/MS n 44, de 3/1/2002).

Aprovou o Manual de Procedimentos de Segurana em Controle de Vetores; Anexo do Captulo VIII, do Manual de Gesto de Insumos Estratgicos (Portaria Funasa n 10, de 15/1/2002).

Aprova a Poltica Nacional de Ateno Sade dos Povos Indgenas (Portaria GM/MS n 254, de 31/1/2002).

Instituiu, no mbito do SUS, o Programa Nacional para a Preveno e o Controle das Hepatites Virais, a ser desenvolvido pelos trs nveis de gesto. Definiu as competncias e atribuies relativas implantao/gesto do Programa Nacional para a Preveno e o Controle das Hepatites Virais em cada nvel de direo do SUS; estabeleceu nveis assistenciais; delegou Funasa a coordenao do Sistema Epidemiolgico das Hepatites Virais; e o uso de imunobiolgicos para a preveno das hepatites virais, e deu outras providncias (Portaria GM/MS n 263, de 5/2/2002).

Aprovou a NOAS/SUS/ 1/2002, que ampliou as responsabilidades dos municpios na ateno bsica (Portaria GM/MS n 373, de 27/2/2002).

Aprovou a estrutura organizacional do Projeto Vigisus (estruturao do sistema nacional de vigilncia em sade). Adequou a estrutura organizacional da Unidade de Gerencia de Projeto (UGP), do Projeto Vigisus (Portaria Funasa n 57, de 12/3/2002).

Acrescentou captulo e artigo Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, que disps sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento correspondentes; regulamentou a assistncia domiciliar no mbito do SUS, e deu outras providncias (Lei n 10.424, de 15/4/2002).

Alterou os artigos 19 e 20 da Portaria GM/MS n 1.399, de 15 de dezembro de 1999, no que se refere aos critrios para a suspenso do repasse de recursos correspondentes aos convnios celebrados, aplicao das sanses e demais procedimentos correspondentes (Portaria GM/MS n 1.147, de 20/6/2002).

Instituiu o Subsistema Nacional de Vigilncia das Doenas e Agravos no Transmissveis (Sidant) (Instruo Normativa Funasa n 1, de 5/9/2002).

Organizou por doena de interesse para a sade pblica as Sub-redes de Diagnstico e Vigilncia Laboratorial no pas, integrantes da Rede Nacional de Laboratrios de Vigilncia Epidemiolgica (Portaria Funasa n 409, de 12/9/2002).

Regulamentou o funcionamento dos Centros de Referncia para Imunobiolgicos Especiais (CRIE) (Instruo Normativa Funasa n 2, de 24/9/2002).

Definiu os procedimentos para celebrao de convnios de natureza financeira pela Fundao Nacional de Sade, nos casos que especifica, implanta o Sistema de Convnios (Siscon) (Portaria Funasa n 443, de 3/10/2002).

Instituiu a Rede Interagencial de Informaes para a Sade (Ripsa) (Portaria GM/MS n 1.919, de 22/10/2002).

Instituiu o Programa Nacional de Preveno e Controle da Malria (Portaria Funasa n 663, de 27/12/2002).

Criou o Programa de Promoo da Alimentao Saudvel em Comunidades Indgenas PPACI, objetivando promover a segurana alimentar e nutricional, de forma sustentvel, e consolidar as aes de alimentao e nutrio no mbito da ateno bsica sade prestada s populaes indgenas, com enfoque na promoo da sade e preveno de doenas (Portaria GM/MS n 2.405, de 27/12/2002).

2003

Alterou o art. 4 do Estatuto da Fundao Nacional de Sade (Funasa), aprovado pelo Decreto n 3.450 de 9/5/2000, e deu outras providncias (Decreto n 4615/2003, de 18/3/2003);

Aprovou os critrios e procedimentos bsicos para aplicao de recursos financeiros (Portaria n 225/2003, de 14/5/2003);

Aprovou a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas do Ministrio da Sade (Decreto n 4.726, de 9/6/2003);

Aprovou o Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comisso e das Funes Gratificadas da Fundao Nacional de Sade (Funasa), e deu outras providncias (Decreto n 4.727, de 9/6/2003);

Definiu que a 12 Conferncia Nacional de Sade seja denominada Conferncia Sergio Arouca 12 CNS (Portaria GM/MS n 1.721 de 2/9/2003);

Aprovou o Regimento Interno da Fundao Nacional de Sade (Funasa) (Portaria GM/MS n 1.776, de 8/9/2003);

XII Conferncia Nacional de Sade (7 a 11/12/2003).

2004

Aprovou as Diretrizes da Gesto da Poltica Nacional de Ateno Sade Indgena (Portaria GM/MS n 70, de 20/1/2004);

Aprovou critrios bsicos para aplicao de recursos financeiros (Portaria n 106, de 4/3/2004).
SAUS Quadra 4 - Bloco N - Edifcio Sede - CEP: 70070-040 - Braslia-DF 2000-2010 - Fundao Nacional de Sade. Todos os direitos reservados.

Vous aimerez peut-être aussi