Vous êtes sur la page 1sur 19

02

ADVOGADO(A) JNIOR
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

EDITAL No 1 PETROBRAS / PSP RH - 1/2012

a) este caderno, com os enunciados das 70 (setenta) questes das Provas Objetivas e das 2 (duas) questes da Prova Discursiva, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: PROVAS OBJETIVAS CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada LNGUA INGLESA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 55 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 56 a 70 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

PROVA DISCURSIVA Questes 1e2 Pontuao 10,0 cada

b) um Caderno de Respostas para o desenvolvimento da Prova Discursiva, grampeado ao CARTO-RESPOSTA destinado s marcaes das respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA e/ou o Caderno de Respostas da Prova Discursiva; c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA e/ou o Caderno de Respostas da Prova Discursiva, quando terminar o tempo estabelecido. d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA e/ou o Caderno de Respostas da Prova Discursiva, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS E DISCURSIVAS DE 5 (CINCO) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

ADVOGADO(A) JNIOR

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA


Texto I
O gigol das palavras Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram l em casa numa mesma misso, designada por seu professor de Portugus: saber se eu considerava o estudo da Gramtica indispensvel para aprender e usar a nossa ou qualquer outra lngua. Suspeitei de sada que o tal professor lia esta coluna, se descabelava diariamente com suas afrontas s leis da lngua, e aproveitava aquela oportunidade para me desmascarar. J estava at preparando, s pressas, minha defesa (Culpa da reviso! Culpa da reviso!). Mas os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocs tm certeza que no pegaram o Verssimo errado? No. Ento vamos em frente. Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, um meio de comunicao e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras bsicas da Gramtica, para evitar os vexames mais gritantes, as outras so dispensveis. A sintaxe uma questo de uso, no de princpios. Escrever bem escrever claro, no necessariamente certo. Por exemplo: dizer escrever claro no certo, mas claro, certo? O importante comunicar. (E quando possvel surpreender, iluminar, divertir, mover Mas a entramos na rea do talento, que tambm no tem nada a ver com Gramtica.) A Gramtica o esqueleto da lngua. [...] o esqueleto que nos traz de p, mas ele no informa nada, como a Gramtica a estrutura da lngua, mas sozinha no diz nada, no tem futuro. As mmias conversam entre si em Gramtica pura. Claro que eu no disse isso tudo para meus entrevistadores. E adverti que minha implicncia com a Gramtica na certa se devia minha pouca intimidade com ela. Sempre fui pssimo em Portugus. Mas isso eu disse vejam vocs, a intimidade com a Gramtica to dispensvel que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocncia na matria. Sou um gigol das palavras. Vivo s suas custas. E tenho com elas exemplar conduta de um cften profissional. Abuso delas. S uso as que eu conheo, as desconhecidas so perigosas e potencialmente traioeiras. Exijo submisso. No raro, peo delas flexes inominveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dvida. E jamais me deixo dominar por elas. [...] Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria to ineficiente quanto um gigol que se apaixonasse pelo seu plantel.
VERISSIMO, Luis Fernando. O gigol das palavras. In: LUFT, Celso Pedro. Lngua e liberdade: por uma nova concepo de lngua materna e seu ensino. Porto Alegre: L&PM, 1985. p. 36. Adaptado.

Texto II
Aula de portugus A linguagem na ponta da lngua, to fcil de falar e de entender. A linguagem na superfcie estrelada de letras, sabe l o que ela quer dizer? Professor Carlos Gis, ele quem sabe, e vai desmatando o amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, equipticas, atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me. J esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap, a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a prima. O portugus so dois; o outro, mistrio.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Aula de portugus. In: Reunio: 10 livros de poesia. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora, 1974. p. 81.

10

10

15

15

20

1
Segundo os Textos I e II, a linguagem (A) (B) (C) (D) (E) difcil plural uniforme desregrada dispensvel

25

30

2
O cronista do Texto I e o poeta do Texto II constroem opinies convergentes a respeito da figura do professor de Portugus. De acordo com esse ponto de vista, o professor, em relao ao saber gramatical dos outros, mostra-se (A) (B) (C) (D) (E) alheio superior incoerente compreensivo condescendente

35

40

3
O gigol das palavras, como o cronista se caracteriza no Texto I, entende sua escrita como (A) (B) (C) (D) (E) inferior medrosa submissa subversiva equivocada

45

ADVOGADO(A) JNIOR

4
De acordo com a ortografia da lngua portuguesa, sabida e ensinada pelo professor do Texto II, a seguinte frase respeita a linguagem / na superfcie estrelada de letras ( . 5-6): (A) A ltima paralizao ocorreu h cerca de dois anos. (B) A ltima paralizasso ocorreu acerca de dois anos. (C) A ltima paralizao ocorreu a cerca de dois anos. (D) A ltima paralisao ocorreu h cerca de dois anos. (E) A ltima paralisao ocorreu a cerca de dois anos.

9
Um professor de gramtica tradicional, ao corrigir uma redao, leu o trecho a seguir e percebeu algumas inadequaes gramaticais em sua estrutura. Os grevistas sabiam o porque da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. O professor corrigir essas inadequaes, produzindo o seguinte texto: (A) Os grevistas sabiam o por qu da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. (B) Os grevistas sabiam o porque da greve, mas no entendiam porqu havia tanta represso. (C) Os grevistas sabiam o porqu da greve, mas no entendiam por que havia tanta represso. (D) Os grevistas sabiam o por que da greve, mas no entendiam porque havia tanta represso. (E) Os grevistas sabiam o porqu da greve, mas no entendiam porqu havia tanta represso.

5
Segundo diria o Professor Carlos Gis, mencionado no Texto II, a frase cuja regncia do verbo respeita a norma-padro : (A) Esquecemo-nos daquelas regras gramaticais. (B) Os professores avisaram aos alunos da prova. (C) Deve-se obedecer o portugus padro. (D) Assistimos uma aula brilhante. (E) Todos aspiram o trmino do curso.

10
No poema, o verso O portugus so dois ( . 18) est de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. A frase em que tambm se respeita a norma-padro, com relao concordncia, : (A) Na reunio, houveram muitos imprevistos. (B) Estranhou-se as mudanas na empresa. (C) Devem fazer cinco meses que no o vejo. (D) Precisam-se de vendedores nesta loja. (E) Pensou-se muito nas sugestes dos funcionrios.

6
No Texto I, a frase os alunos desfizeram o equvoco antes que ele se criasse ( . 11-12) apresenta voz passiva pronominal no trecho em destaque. A seguinte frase apresenta idntico fenmeno: (A) Necessita-se de muito estudo para a realizao das provas. (B) -se bastante exigente com Lngua portuguesa nesta escola. (C) Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades. (D) Acredita-se na possibilidade de superao do aluno. (E) Criou-se um mtodo de estudo diferente no curso.

7
De acordo com a norma-padro, a frase que no precisa ser corrigida pelo Professor Carlos Gis, mencionado pelo Texto II, : (A) Houveram muitos acertos naquela prova. (B) Existia poucos alunos com dvidas na sala. (C) Ocorreram poucas dvidas sobre a matria. (D) Devem haver muitos aprovados este ano. (E) Vo fazer dois anos que estudei a matria.

O seguinte verbo em destaque NO est conjugado de acordo com a norma-padro: (A) Se essa tarefa no couber a ele, pedimos a outro. (B) Baniram os exerccios que no ajudavam a escrever bem. (C) Assim que dispormos do gabarito, saberemos o resultado. (D) Cremos em nossa capacidade para a realizao da prova. (E) Todos lamos muito durante a poca de escola.

A
ADVOGADO(A) JNIOR

S C

LNGUA INGLESA
Text I A Day in the Life of the Women of O&G
by Jaime Kammerzell From Rigzone Contributor. Tuesday, February 14, 2012 55

I worked with a lot of smart, focused and talented geoscientists and engineers. Question 3: Describe your typical day. Woman 1: Tough one to describe a typical day. I generally read email, go to a couple of meetings and work with the fields earth model or look at seismic. Woman 2: I talk with clients, help prepare bids and work on getting projects out the door. My days are never the same, which is what I love about the job I have. Woman 3: I usually work from 7:30 a.m. 6:30 p.m. (although the official day is shorter). We call the field every morning for an update on operations, security, construction, facilities and production engineering activities. I work with my team leads on short-term and long-term projects to enhance production (a lot of emails and Powerpoint). I usually have 2-3 meetings per day to discuss/prioritize/review ongoing or upcoming work (production optimization, simulation modeling, drilling plans, geologic interpretation, workovers, etc.). Beyond our team, I also participate in a number of broader business initiatives and leadership teams. Woman 4: A typical day is a hectic day for me. My day usually starts well before 8 a.m. with phone calls and emails with our facility in Norway, as well as other business relationships abroad. At the office, I am involved in the daily business operations and also stay closely involved in the projects and the sales efforts. On any given day I am working on budgets and finance, attending project meetings, attending engineering meetings, reviewing drawings and technical specifications, meeting with clients and prospective clients, reviewing sales proposals, evaluating new business opportunities and making a lot of decisions. Woman 5: On most days I work on my computer to complete my projects. I interpret logs, create maps, research local and regional geology or write documents. I go to project meetings almost every day. I typically work only during business hours, but there are times when I get calls at night or on weekends from a rig or other geologists for assistance with a technical problem.
Adapted from URL: <http://www.rigzone.com/news/article .asp?a_id=11508>. Retrieved on February 14, 2012.

Although far fewer women work in the oil and gas (O&G) industry compared to men, many women find rewarding careers in the industry. Five women were asked the same questions regarding their career choices in the oil and gas industry. Question 1: Why did you choose the oil and gas industry? Woman 1: Cool technology, applying science and money. Woman 2: It seemed interesting and the pay was good. Woman 3: They offered me a job! I couldnt turn down the great starting salary and a chance to live in New Orleans. Woman 4: I did not really choose the oil and gas industry as much as it chose me. Woman 5: I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, and I want to be part of our countrys energy solution. Question 2: How did you get your start in the oil and gas industry? Woman 1: I went to a university that all major oil companies recruit. I received a summer internship with Texaco before my last year of my Masters degree. Woman 2: I was recruited at a Texas Tech Engineering Job Fair. Woman 3: At the time, campus recruiters came to the geosciences department of my university annually and they sponsored scholarships for graduate students to help complete their research. Even though my Masters thesis was more geared toward environmental studies, as a recipient of one of these scholarships, my graduate advisor strongly encouraged me to participate when the time came for O&G Industry interviews. Woman 4: I was working for a company in another state where oil and gas was not its primary business. When the company sold its division in the state where I was working, they offered me a position at the companys headquarters in Houston managing the aftermarket sales for the companys largest region. Aftermarket sales supported the on-highway, construction, industrial, agricultural and the oil and gas markets. After one year, the company asked me to take the position of managing their marine and offshore power products division. I held that position for three years. I left that company to join a new startup company where I hold the position of president. Woman 5: My first job in the oil and gas industry was an internship with Mobil Oil Corp., in New Orleans.

60

65

10

70

15

75

20

80

25

85

30

90

35

11
According to Text I, when asked about their choice of the oil and gas industry, (A) all the interviewees pointed out the relevance of having a green job. (B) all the women felt really committed to solving the nations energy problems. (C) all the interviewees mentioned that the challenges of the field attracted them. (D) just one of the women commented that she was attracted by the location of the job. (E) no interviewee considered the salary an important factor for accepting the job.

40

45

50

ADVOGADO(A) JNIOR

12
In Text I, using the interviewees experience, it can be said that getting a job in the O&G industry can result from all the following situations, EXCEPT (A) (B) (C) (D) participating in a job fair. taking part in O&G Industry interviews. applying to specific job ads via internet sites. attending a university where major oil companies look for prospective employees. (E) getting previous experience in an internship program with an O&G organization.

16
In Text I, the expression turn down in I couldnt turn down the great starting salary and a chance to live in New Orleans (lines 12-14) could be replaced, without change in meaning, by (A) (B) (C) (D) (E) refuse take accept request understand

17 13
In Text I, according to the answers to the third question in the interview, (A) Woman 1 implies that every day is the same for her, since she performs exactly the same tasks routinely. (B) Woman 2 complains against her very boring schedule at the office, dealing with strictly technical issues. (C) Woman 3 always works off hours and does not get involved with the operations in the field. (D) Woman 4 has negotiations with the international branches and gets involved in commercial and technical issues. (E) Woman 5 does not need to worry about preparing written materials nor deciding on last-minute technical issues at nights or on weekends. The only fragment from Text I that presents a series of actions exclusively performed in the past is (A) I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, and I want to be part of our countrys energy solution. (lines 17-19) (B) I held that position for three years. I left that company to join a new startup company where I hold the position of president. (lines 46-48) (C) My first job in the oil and gas industry was an internship with Mobil Oil Corp., in New Orleans. I worked with a lot of smart, focused and talented geoscientists and engineers. (lines 49-52) (D) At the office, I am involved in the daily business operations and also stay closely involved in the projects and the sales efforts. (lines 77-80) (E) On most days I work on my computer to complete my projects. I interpret logs, create maps, research local and regional geology or write documents. (lines 87-90)

14
Based on the meanings of the words in Text I, (A) major (line 22) and main express opposite ideas. (B) headquarters (line 40) could be substituted by main office. (C) smart (line 51) and intelligent are antonyms. (D) enhance (line 66) and reduce express similar ideas. (E) prospective (line 84) and former are synonyms.

15

(A) Although far fewer women work in the oil and gas (O&G) industry compared to men, many women find rewarding careers in the industry. (lines 1-3) (B) I chose the oil and gas industry because of the challenging projects, (lines 17-18) (C) Even though my Masters thesis was more geared toward environmental studies, (lines 31-32) (D) as well as other business relationships abroad. (lines 76-77) (E) but there are times when I get calls at night or on weekends from a rig or other geologists for assistance with a technical problem. (lines 91-94)

A
ADVOGADO(A) JNIOR

U N

The sentence, in Text I, in which the boldfaced expression introduces an idea of addition is

Text II How To Start A Career In The Oil And Gas Industry: What Employers Say
By Katie Weir From Talent Acquisition Specialist, Campus Talisman Energy

19
The fragment that closes Text II, be aware that you will need to roll up your sleeves and work hard for the first couple years, and you will be rewarded in the end. (lines 23-25), implies that one must (A) make an effort to commit totally to ones job in the initial phase, in order to reach success in the future. (B) wear formal clothes to work so that, as years go by, a couple of top-rank officers can recognize ones worth. (C) accept jobs with severe routines only in order to obtain early promotions. (D) avoid postponing assigned tasks and wearing inappropriate clothes in the working environment. (E) show commitment to the working routine and demand the rewards frequently offered to senior employees.

How to start your career, step by step Fix up your resum take it to your career centre at your university and theyll help you. Write a compelling cover letter that speaks to your best qualities save the pretentious language for your English papers. Join a professional association and attend their events if you feel uncomfortable attending alone, try volunteering at them. By having a job to do, it gives you an excuse to interact with the attendees, and an easy way to start up a conversation the next time you see them. Do your research I cant stress this enough. I want students to apply to Talisman, not because we have open jobs, but because they actually have an interest in what were doing, and want to be a part of it. Be confident, but stay humble its important to communicate your abilities effectively, but its also important to be conscious of the phrase: sense of entitlement. This generation entering the workforce has already been branded with the word entitlement, so students will need to fight against this bias from the very beginning of any relationship with people in the industry be aware that you will need to roll up your sleeves and work hard for the first couple years, and you will be rewarded in the end.
Retrieved and adapted from URL: <http://talentegg.ca/incubator/ 2010/11/29/how-to-start-a-career-in-the-oil-and-gas-industry -what-employers-say/>. Acess on: February 14, 2012.

20
Concerning Texts I and II, it is possible to affirm that (A) neither text points out ways to get rewarding jobs in the O&G industry. (B) both texts discuss strategies to ask for promotion in the O&G industry. (C) both texts present ways of starting successful careers in the O&G industry. (D) only Text I encourages prospective employees of O&G industries to plan their careers in advance. (E) only Text II provides hints on how to give up highly-paid jobs in the O&G industry.

10

15

20

25

18
The main purpose of Text II is to (A) teach prospective workers how to prepare cover letters to impress employers. (B) advise the readers about the importance of researching for open jobs in institutional websites. (C) criticize job candidates who are excessively confident and feel that the world owes them something. (D) alert the readers to the importance of joining a professional association to have free access to their events. (E) list relevant hints for those interested in entering the job market and building a successful professional life.

ADVOGADO(A) JNIOR

U N

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21
A empresa Y Ltda. beneficiria e portadora legtima de uma nota promissria emitida no dia 29/01/2012 pela Empresa Z Ltda., com vencimento vista no valor de R$ 100.000,00, nela constando o aval da Empresa B Ltda. no montante de R$ 50.000,00. vista disso, a Empresa Y Ltda. pretende endossar o referido ttulo de crdito Empresa J Ltda. no montante equivalente a R$ 50.000,00. Nesse caso, de acordo com as normas previstas na legislao cambiria em vigor, aplicveis nota promissria, o(a) (A) aval parcial considerado nulo. (B) endosso parcial considerado nulo. (C) emitente dever ser notificado na hiptese de endosso do referido ttulo. (D) vencimento vista equivale ao vencimento a um certo termo de vista. (E) ausncia de aceite torna nulo o referido ttulo de crdito.

24
A respeito de falncia, qual das normas jurdicas abaixo observa a Lei no 11.101/2005? (A) A Lei de Falncia estabelece lista taxativa dos meios de recuperao da atividade econmica da empresa contendo instrumentos financeiros, administrativos e jurdicos para emprego nas empresas em crise. (B) A falncia, para fins de execuo concursal, compreende todos os credores do falido, civis e comerciais, inclusive contemplando credores com crdito por despesas individualmente feitas para ingresso na massa falida. (C) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista submetem-se s regras contidas na Lei no 11.101/2005. (D) As obrigaes a ttulo gratuito so exigveis do devedor. (E) Os credores do falido no so tratados igualmente, pois a natureza do crdito importa para a definio de uma ordem de pagamento que deve ser observada na liquidao.

25
Com relao s sociedades limitadas, analise as afirmaes a seguir. I A responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. II A administrao da sociedade limitada poder ser feita por administrador no scio, desde que haja permisso no contrato social da sociedade. III Os scios, para a constituio da sociedade, devem contribuir para a formao do capital social com dinheiro ou qualquer espcie de bens suscetveis de avaliao pecuniria. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

22
O contrato pelo qual uma das partes se obriga a obter pedidos de compra e venda de mercadorias fabricadas ou comercializadas por outra parte, sem que haja vnculo empregatcio entre as partes envolvidas, denomina-se (A) seguro (B) fomento mercantil (C) arrendamento mercantil (D) representao comercial (E) compra e venda mercantil

23
luz da Lei no 6404/1976 e alteraes, o acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder EXCETO na hiptese de (A) usar o poder com o fim de fazer a companhia realizar o seu objeto e cumprir sua funo social, inclusive para orientar o funcionamento dos rgos da companhia. (B) contratar com a companhia, diretamente ou atravs de outrem, ou com sociedade na qual tenha interesse, em condies de favorecimento ou no equitativas. (C) aprovar ou fazer aprovar contas irregulares de administradores, por favorecimento pessoal, ou deixar de apurar denncia que saiba ou devesse saber procedente, ou que justifique fundada suspeita de irregularidade. (D) induzir, ou tentar induzir, administrador ou fiscal a praticar ato ilegal, ou, descumprindo seus deveres definidos na referida Lei das Sociedades por Aes e no estatuto, promover contra o interesse da companhia, sua ratificao pela assembleia geral. (E) eleger administrador ou fiscal que sabe inapto moral ou tecnicamente.

26
O dever de informao, na fase pr-contratual da venda de um produto, EXCLUI o dever de (A) (B) (C) (D) (E) advertir sobre os riscos do uso inadequado do produto. precisar o preo da mercadoria. registrar a origem do produto. especificar os tributos incidentes sobre a venda. consignar o prazo de validade do produto.

ADVOGADO(A) JNIOR

27
A empresa Beta Ltda. firmou, em 2002, confisso de dvida com o Banco Meta S/A. Seu scio gestor igualmente subscritou a confisso, como devedor solidrio. A dvida originou-se de emprstimos para capital de giro da empresa. Entretanto, vencida a dvida e no paga, o Banco Meta S/A ingressou com execuo. Em sede de embargos, os executados pretendem discutir o valor dos juros mensais de 1,95% e a multa pela inadimplncia de 10%. A partir da anlise desse caso, verifica-se que (A) a confisso de dvida foi formulada entre a pessoa jurdica e o banco, s se permitindo a utilizao do CDC em relao ao devedor solidrio. (B) a multa permanece, vez que o contrato anterior ao Cdigo Civil, alterando-se os juros para 1% ao ms, por ser o percentual da lei. (C) o CDC s seria aplicvel se houvesse outorga de dinheiro ou do crdito para o devedor como destinatrio final. (D) o CDC pode ser usado como fundamento legal dos embargos, haja vista o scio gestor ser pessoa fsica que subscritou a confisso de dvida. (E) os juros permanecem, ante a liberdade para fix-los, alterando-se a multa para 2%, vez que aplicada aps a vigncia do Cdigo Civil.

29
Uma empresa de consultoria ingressa com ao de cobrana, referindo que adquiriu da Concessionria Carro Zero Ltda. um veculo para transporte dos clientes, que, alm da garantia de fbrica, tinha tambm uma supergarantia Carro Zero, conforme documento que lhe foi entregue no ato da compra, assinado, carimbado e datado pela vendedora. Nesse documento, consta, na clusula 4a, referncia de que a supergarantia seria concedida e entregue a clientes especiais, at que o veculo atingisse os 100.000 km, desde que fizesse a manuteno indicada pela fbrica em seu estabelecimento e, na clusula 7a, havia de registro de que a supergarantia seria uma oferta aos clientes preferenciais, pessoas fsicas. A empresa de consultoria fez as manutenes de seu veculo na Concessionria Carro Zero Ltda., conforme carimbos apostos em seu manual. Ocorre que, quando o veculo estava com 40.000 km rodados, fora da garantia de fbrica, a correia dentada se partiu, e a empresa de consultoria acionou a supergarantia, ocasio em que lhe foi negada a proteo, por ser pessoa jurdica. A empresa de consultoria est cobrando o valor do conserto em dobro. Analisando-se esse caso, constata-se que a(o) (A) entrega da documentao relativa supergarantia empresa de consultoria faz prova em favor do direito desta ao ressarcimento. (B) cobrana no pode prevalecer, visto que a concessionria tem o direito de escolher a quem fornece a supergarantia. (C) cobrana invivel, por haver clusula contratual expressa registrando ser um benefcio oferecido a pessoas fsicas. (D) empresa de consultoria no sendo destinatria final do bem, no prevalece a presuno de contratao da garantia a seu favor. (E) valor cobrado pela empresa de consultoria devido, visto que a interpretao favorvel ao aderente.

28
A respeito de estipulao em favor de terceiro, considere as afirmativas abaixo. I - Na estipulao em favor de terceiro, este, sendo determinado ou no, afetado pelas disposies contratuais, mesmo sem delas participar. - Os direitos e deveres consignados em contrato, em qualquer caso, somente afetam os prprios contraentes que, livremente, o pactuaram. - O princpio da relatividade dos efeitos do contrato regra de carter absoluto, uma vez que protege a segurana jurdica de terceiros. - Na doao a menor, mesmo sem o consentimento de seu representante legal, a regra da relatividade dos efeitos do contrato excepcionada. - O contrato de seguro com clusula de cobertura de danos a terceiros s admite a discusso dessa cobertura entre seguradora e segurado.

II

III

30
O justo preo elemento subjetivo que afasta a incidncia da teoria da leso. PORQUE A teoria da leso visa a proteger a equidade contratual. Analisando-se as afirmaes acima conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

IV

So corretas APENAS as afirmativas (A) (B) (C) (D) (E) I e II I e IV II e III III e V IV e V

ADVOGADO(A) JNIOR

31
De acordo com a norma do artigo 175 da Constituio da Repblica, incumbe ao poder pblico, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos. A esse respeito, qual a natureza jurdica da permisso de servio pblico? (A) Contrato de programa (B) Contrato de adeso (C) Ato administrativo qualificado (D) Ato administrativo complexo (E) Ato administrativo composto

35
Contra o ato da administrao pblica que contrariar enunciado de smula vinculante, o uso da reclamao somente ser admitido aps o esgotamento das vias administrativas. PORQUE O princpio da jurisdio una ou inafastabilidade do controle jurisdicional no tem aplicao nas causas que envolvem a Administrao Pblica. Analisando-se as afirmaes acima, conclui-se que

32

A Lei no 8.112, de 11/12/1990, dedica um captulo ao regime de responsabilidade dos servidores pblicos federais sujeitos sua disciplina e estabelece, dentre outras penalidades disciplinares, a suspenso, que no poder exceder (A) 20 dias (B) 45 dias (C) 60 dias (D) 90 dias (E) 120 dias

(A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

36
De acordo com a Lei no 8.666, de 21/06/1993, qual a modalidade licitatria a ser observada nas concesses de direito real de uso? (A) (B) (C) (D) (E) Concorrncia Tomada de preos Convite Leilo Concurso

33
Conforme conhecimento convencional, a competncia um dos elementos dos atos administrativos. De acordo com a legislao pertinente, competncia (A) constitui elemento tipicamente discricionrio. (B) integra a noo de mrito administrativo. (C) admite delegao, sendo vedada a avocao, ainda que temporria. (D) admite avocao, sendo vedada a delegao, ainda que em carter precrio. (E) irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que tiver sido atribuda como prpria, ressalvadas as hipteses de delegao e avocao.

37
A alienao de bens imveis pertencentes a empresas pblicas e sociedades de economia mista federais depende da observncia dos seguintes requisitos, EXCETO (A) (B) (C) (D) avaliao prvia existncia de interesse pblico devidamente justificado autorizao legislativa licitao na modalidade concorrncia, ressalvadas as hipteses de licitao dispensada (E) habilitao mediante a comprovao do recolhimento da quantia correspondente a 5% da avaliao

34

A Lei n 8.630, de 25/02/1993, dispe sobre o regime jurdico da explorao dos portos organizados e das instalaes porturias. A respeito do marco legal institudo pela mencionada lei, considere as assertivas a seguir. I Cabe aos Estados explorar, diretamente ou mediante concesso ou permisso, o porto organizado. II A concesso do porto organizado ser sempre precedida de licitao realizada de acordo com a lei que regulamenta o regime de concesso e permisso de servios pblicos. III A explorao da instalao porturia admite as modalidades de uso pblico ou de uso privativo. correto APENAS o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

38
Nos termos do Decreto no 2.745, de 24/08/1998, que aprova o Regulamento do Procedimento Licitatrio Simplificado da Petrobras, a contratao integrada (A) vedada (B) admitida para a aquisio de bens e servios comuns (C) admitida apenas quando economicamente recomendvel (D) compulsria para os contratos de compras (E) compulsria para os contratos de obras de engenharia

ADVOGADO(A) JNIOR

39
O Regulamento do Procedimento Licitatrio Simplificado da Petrobras, aprovado pelo Decreto no 2.745, de 24/08/1998, estabelece, a respeito do julgamento das licitaes, que (A) a desistncia de proposta absolutamente vedada aps a fase de habilitao. (B) o julgamento das propostas ser feito em duas etapas, nas licitaes do tipo melhor preo e melhor tcnica. (C) as propostas sero classificadas por ordem crescente dos valores ofertados. (D) as vantagens no previstas no instrumento convocatrio e as ofertas de reduo sobre a proposta mais barata no sero levadas em conta. (E) apenas os licitantes inabilitados tm direito interposio de recurso no procedimento licitatrio.

42
O Sr. X prope ao, com pedido condenatrio no pagamento da quantia de R$ 100.000,00, em face do Sr. Y, tendo o processo fludo normalmente com a regular citao do ru. Apesar disso, o Sr. Y no apresentou a devida contestao. Aps dois meses da ausncia de defesa, o autor requereu a ampliao do pedido para incluir a condenao em danos morais decorrentes do no pagamento da dvida pelo ru. Nesse caso, diante das normas processuais, (A) a revelia permite a ampliao dos limites objetivos do pedido sem nova citao. (B) a ampliao dos limites do pedido no caso de revelia restrita s partes. (C) a ampliao dos limites objetivos ou subjetivos da causa em caso de revelia no possvel. (D) a ampliao sem nova citao admitida, sendo o pleito condenatrio. (E) os limites objetivos do pedido em caso de revelia impem nova citao.

40
A empresa X & YZ participou de procedimento licitatrio instaurado pela Petrobras e regido pelo Decreto no 2.745, de 24/08/1998. Foi inabilitada em sesso pblica ocorrida em 12 de janeiro de 2012 (quinta-feira), oportunidade em que teve cincia da inabilitao. Qual o termo final do prazo para interposio do Recurso Hierrquico contra a deciso de inabilitao? (A) 16 de janeiro de 2012 (B) 17 de janeiro de 2012 (C) 18 de janeiro de 2012 (D) 19 de janeiro de 2012 (E) 22 de janeiro de 2012

43
A empresa XY & Y Ltda. prope ao atravs do procedimento ordinrio objetivando o cumprimento de obrigao de fazer consistente na construo de edificao avaliada em R$ 300.000,00. Apresenta pedido cumulativo de indenizao por danos morais no valor fixo de R$ 150.000,00. O ru, regularmente citado, apresenta contestao e, no seu bojo, elabora um item impugnando o valor dado causa pelo autor, que fora de R$ 10.000,00. Nesse caso, segundo as normas processuais, o(a) valor da causa (A) no poderia ser conhecido diante da via utilizada, pois h incidente especfico a ser manejado. (B) no possui meio processual de combate, ficando o valor ao arbtrio da parte. (C) a ser fixado no relevante por ausncia de consequncias processuais. (D) seria inestimvel e, portanto, correto o fixado na pea inicial. (E) fixado na pea exordial, diante da alegao defensiva, deve ser modificado pelo Juiz.

BLOCO 2
41
A empresa WW & W Ltda. surpreendida por notificao do Ministrio Pblico informando a instaurao de procedimento prvio a inqurito civil para apurar eventuais infraes a leis ambientais. Como a empresa no havia cometido qualquer infrao, o seu assessor jurdico sugeriu que a mesma se mantivesse silente. Aps dois anos de trmite, o referido procedimento veio a ser arquivado. Posteriormente, atendendo representao popular, o Ministrio Pblico inclui a empresa WW & W Ltda. em ao civil pblica para composio de danos ambientais, que fora objeto do procedimento arquivado, sendo a mesma citada. Nesse caso, a Lei de Ao Civil Pblica permite a(o) (A) preexistncia de inqurito civil, que condio especfica da ao civil pblica. (B) ausncia de inqurito civil precedendo ao civil pblica, que no acarreta vcios mesma. (C) presidncia do inqurito civil por qualquer uma das pessoas legitimadas para a ao civil pblica. (D) inqurito civil, que pea essencial e obrigatria para a propositura de ao civil pblica. (E) arquivamento de procedimento prvio ao inqurito civil, que acarreta coisa julgada administrativa.

44
O Sr. X props execuo de sentena cvel em face do Sr. Y, que apresentou defesa aduzindo a impossibilidade de realizar-se o ato diante da necessidade imperiosa de liquidao prvia de sentena, visto que parte seria lquida e outra ilquida. Analisando-se esse caso luz de regras processuais, conclui-se que a (A) parte pode executar a parte lquida da deciso e liquidar a outra parte concomitantemente. (B) iliquidez de parte da sentena impe a suspenso da execuo da outra lquida. (C) liquidao ser definitiva, e a execuo da parte lquida, provisria. (D) liquidao e a execuo sero provisrias e dependero de cauo. (E) execuo poder ser realizada, e a liquidao ser suspensa at a satisfao do credor.

ADVOGADO(A) JNIOR

10

45
Sobre as normas de proteo ao meio ambiente em vigor, considere as afirmativas abaixo. I - A desapropriao de imvel rural que no esteja utilizando adequadamente os recursos naturais disponveis dever ser feita mediante prvia e justa indenizao em dinheiro. II - Os princpios da precauo e da preveno objetivam evitar a ocorrncia ou ameaa de danos ao meio ambiente. III - O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado como um direito fundamental de terceira gerao. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

48
A Constituio Federal determina, como um dos deveres do Poder Pblico, a definio de espaos territoriais e dos seus componentes a serem especialmente protegidos. A esse respeito, analise as afirmaes abaixo. I - O parecer emitido pelo Conselho Consultivo de um parque, nacional, estadual ou municipal, no pode substituir a consulta pblica exigida na lei. II - As orestas consideradas de preservao permanente podem ser suprimidas nos excepcionais casos previstos na legislao. III - A desafetao ou reduo dos limites de uma reserva ecolgica somente pode ser feita mediante lei especca. correto o que se arma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

46
Sobre licenciamento e avaliao de impactos ambientais, considere as afirmativas abaixo. I - A apresentao, no licenciamento ambiental, de laudo parcialmente falso, inclusive por omisso, tipificada como crime pela Lei Federal no 9.605/1998. II - A competncia para o licenciamento ambiental pode ser da Unio, do Estado ou do Municpio. III - O Estudo Prvio de Impacto Ambiental concretiza o princpio da precauo, embora no tenha previso na Constituio Federal de 1988. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

49
De acordo com o sistema tributrio nacional, a imposio e a cobrana do tributo, ressalvadas as hipteses previstas no ordenamento jurdico tributrio, observam o princpio da anterioridade tributria porque o(a) (A) STF j decidiu que a reduo ou a extino de um desconto para pagamento de um tributo sob certas condies previstas em lei, com o pagamento antecipado em parcela nica, equiparam-se majorao de tributo. (B) STF j decidiu pela inaplicabilidade do princpio da anterioridade tributria quanto norma que se limita a alterar o prazo para pagamento do tributo, mesmo antecipando-o. (C) impacto causado nos contratos comerciais internacionais com o aumento da alquota do IOF, mediante decreto pelo Poder Executivo Federal, dever observar o princpio da anterioridade tributria. (D) atrao por novos polos industriais e comerciais, o aumento e a diminuio da alquota do ISSQN dispensam a aplicao do princpio da anterioridade tributria. (E) Medida Provisria que venha a instituir emprstimo compulsrio para atender a despesas extraordinrias decorrentes de guerra externa dever observar o princpio da anterioridade tributria.

47
Sobre responsabilidade por danos ambientais e meios judiciais de proteo ambiental, sabe-se que a (A) Administrao Pblica no pode ser considerada responsvel por danos ambientais que decorram da omisso de seu dever de fiscalizar, ainda que contribua diretamente para a degradao ambiental. (B) comprovao dos danos causados ao meio ambiente no exigida, no caso de ao civil pblica de responsabilidade pelo derramamento de leo em guas martimas. (C) execuo judicial de termo de ajustamento de conduta depende de laudo comprobatrio dos danos ambientais causados que tenham dado origem quele. (D) pessoa fsica ou jurdica que contribua indiretamente para a ocorrncia de um dano ambiental pode ser considerada poluidora. (E) formao do litisconsrcio passivo obrigatria nas aes judiciais que tenham como objetivo a reparao de danos ambientais.

11

ADVOGADO(A) JNIOR

50
Na hiptese de lanamento tributrio, quando se opera pelo ato em que a autoridade administrativa fiscal competente, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressa ou tacitamente homologa o recolhimento de tributos, cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento, no h necessidade de prvia anuncia do Fisco. Nesse caso, a modalidade de lanamento tributrio configura-se como (A) (B) (C) (D) (E) direto por declarao por arbitramento por homologao por autolanamento

53
O mandado de segurana coletivo NO pode ser impetrado por (A) partido poltico (B) entidade de classe de mbito regional (C) sindicato (D) ministrio pblico (E) associao

54

51
A Fazenda Nacional props execuo fiscal em janeiro de 2012, em face do Sr. X, por dvida do IRPF do ano-base 1999, no valor de R$ 1.000.000,00, cujo crdito fora inscrito na dvida ativa em dezembro de 2004. vista disso, em fevereiro de 2012, o Sr. X foi surpreendido pelo mandado de citao para que, no prazo de 5 dias, efetue, na forma prevista na Lei de Execuo Fiscal, o pagamento da referida dvida ou garanta a execuo. Sabe-se que, em maro de 2001, o contribuinte fora devidamente notificado pela Secretaria da Receita Federal para pagamento ou oferecimento de defesa quanto ao aludido crdito tributrio, e, apesar de ter optado pelo oferecimento de defesa e recurso administrativo, em tempo hbil, houve, em outubro de 2004, o trnsito em julgado administrativo com deciso final irreformvel no sentido de manter o auto de infrao e, consequentemente, manter a cobrana do aludido crdito tributrio. Nesse caso, com base nos argumentos jurdicos e econmicos pertinentes situao posta em debate, a defesa mais apropriada aos interesses do executado em face da execuo proposta consiste em (A) (B) (C) (D) (E) ao anulatria impugnao fiscal exceo de pr-executividade recurso voluntrio embargos do devedor

A Smula Vinculante no 21, editada pelo STF, dispe que inconstitucional a exigncia de depsito ou arrolamento prvios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo. Se fosse aprovada uma lei ordinria pelo Congresso Nacional, contrariando o disposto na referida smula, seria cabvel ajuizar a seguinte ao junto ao STF: (A) Reclamao (B) Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (C) Ao Declaratria de Constitucionalidade (D) Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso (E) Ao Direta de Inconstitucionalidade

55
Embora o Estado deva respeitar o princpio da isonomia, a partir dos princpios que regem a ordem econmica constitucional, ele pode praticar alguns atos discriminatrios EXCETO: (A) conferir tratamento diferenciado a empresas em razo do impacto ambiental de seus produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao. (B) conceder s empresas pblicas e s sociedades de economia mista (que exercem atividade econmica) privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. (C) favorecer a organizao da atividade garimpeira em cooperativas. (D) favorecer empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. (E) punir empresas que pratiquem atos que resultem em abuso de poder econmico com vistas eliminao da concorrncia.

56
Empresa brasileira est negociando com uma empresa estrangeira um contrato de compra de subprodutos de petrleo. A vendedora do produto insiste em incluir uma clusula prevendo que o contrato ser regido pelas leis uruguaias. Se o contrato vier a ser assinado no Brasil, essa clusula seria vlida? (A) Sim, por se tratar de um contrato internacional. (B) Sim, por ser um contrato entre empresas do Mercosul. (C) Sim, se a soluo de controvrsias for feita por arbitragem. (D) Sim, desde que obtido o referendo do Congresso Nacional. (E) No, pois o contrato feito no Brasil no ser internacional.

52
O oramento da Unio aprovado por (A) lei aprovada pelo Congresso Nacional com sano do Presidente da Repblica (B) lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional com sano do Presidente da Repblica (C) decreto editado pelo Presidente da Repblica (D) decreto legislativo editado pelo Presidente da Repblica (E) decreto legislativo aprovado pelo Congresso Nacional

ADVOGADO(A) JNIOR

12

57
Ao pedir uma proposta para importao de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP), o fornecedor indica o preo do produto em dlares norte-americanos, FOB no porto de embarque a ser indicado pela compradora. Em uma compra e venda FOB, segundo os Incoterms, o(a) (A) frete est includo no preo da mercadoria. (B) frete ser pago a bordo, aps confirmado o embarque. (C) preo inclui um frete exclusivo para o Brasil. (D) preo da mercadoria no inclui o frete. (E) cotao inclui o frete e os custos de embarque.

60
Uma empresa brasileira acaba de ser condenada a pagar uma indenizao a outra empresa brasileira, em razo de um laudo arbitral proferido no exterior. A arbitragem foi realizada segundo as regras da Cmara de Comrcio Internacional (CCI), em um pas signatrio da Conveno de Nova York. Esse laudo arbitral (A) dispensa homologao, porque ambas as empresas so brasileiras. (B) dispensa homologao, porque o Brasil ratificou a Conveno de Nova York. (C) precisa ser homologado no pas-sede da arbitragem e depois pelo STJ. (D) precisa ser homologado pelo STJ, por ser laudo arbitral estrangeiro. (E) no precisa ser homologado, nos termos do Protocolo de Las Leas.

58
Empresas brasileiras firmam contratos de fornecimento de gs natural, proveniente da Bolvia. Tais contratos estabelecem um determinado valor pelo metro cbico fornecido e os parmetros para reajuste de preo. Em um determinado momento, as empresas brasileiras foram notificadas oficialmente de que os valores devidos pelo gs natural sofreriam uma majorao acima dos limites previstos no contrato. As empresas que no concordassem com o novo valor a pagar poderiam solucionar a disputa por arbitragem junto ao Tribunal Permanente de Reviso do Mercosul ? (A) Sim, porque o Protocolo de Olivos permite o acesso direto a particulares. (B) Sim, se a OMC no se declarar competente para julgar a lide. (C) Sim, mas, primeiramente, precisariam esgotar os recursos judiciais internos. (D) No, porque a Bolvia Estado-associado do Mercosul. (E) No, porque o sistema de soluo de controvrsias do Mercosul apenas para Estados.

61
A jurisdio brasileira sobre guas se estende s guas interiores e martimas. Foi detectado um lanamento de leo a mais de duzentas milhas da costa brasileira, numa rea do sudeste do Brasil, onde a plataforma continental se prolonga. O Brasil tem jurisdio para impor sanes aos responsveis por esse incidente? (A) No, porque o incidente ocorreu fora dos limites da Zona Econmica Exclusiva (ZEE). (B) No, porque o incidente ocorreu fora dos limites do mar territorial. (C) Sim, se os responsveis forem pessoas fsicas ou jurdicas brasileiras. (D) Sim, desde que o incidente tenha ocorrido nas guas sobrejacentes plataforma continental. (E) Sim, se a poluio vier a atingir a costa brasileira.

59
A clusula arbitral de um contrato de fornecimento de leo cru estabelece que todas as controvrsias entre as partes sero resolvidas por arbitragem, segundo as regras da Cmara de Comrcio Internacional (CCI). Na negociao, a fornecedora, empresa norueguesa, concordou que a sede da arbitragem fosse o Brasil, muito embora o idioma escolhido fosse o ingls. Como contrapartida, incluiu, entre as controvrsias a serem decididas por arbitragem, a determinao da responsabilidade por danos ambientais resultantes do manuseio e da descarga no terminal. Na eventualidade de um acidente ambiental, o Tribunal Arbitral a ser constitudo no Brasil (A) tem competncia para determinar a responsabilidade pelo dano, pois esto presentes todos os requisitos previstos na lei brasileira. (B) dever proferir o laudo em portugus para que o mesmo seja passvel de execuo no Brasil. (C) poder decidir apenas sobre os danos materiais comprovados, por serem direitos patrimoniais. (D) no poder decidir a questo, porque a clusula arbitral nula. (E) no poder dispor sobre a responsabilidade ambiental das partes, por no ser matria arbitrvel.

62
Uma coliso em um porto nacional, decorrente de impercia por parte de um navio de bandeira brasileira, resultou no derramamento de leo nas guas de um porto em territrio brasileiro. Nesse caso, para determinar a responsabilidade pela poluio causada, (A) a Marpol no ser aplicada, porque o navio brasileiro. (B) a Lei no 9.966/2000 se aplica em carter complementar Marpol. (C) apenas a Lei no 9.966/2000 aplicada, porque a empresa responsvel brasileira. (D) apenas a Lei no 9.966/2000 aplicada, porque o acidente ocorreu em guas interiores brasileiras. (E) o Ministrio Pblico poder optar pela aplicao da legislao mais favorvel aos lesados.

13

ADVOGADO(A) JNIOR

63
Os proprietrios de um terminal de uso privativo obtiveram autorizao do Ministrio dos Transportes para explorao do terminal na modalidade mista. Nessa modalidade de explorao, os proprietrios podem usar o terminal (A) para movimentar no apenas cargas prprias, mas tambm a de terceiros. (B) para movimentao de cargas em containers ou a granel. (C) para atender ao transporte de passageiros e de carga. (D) em regime de associao com uma empresa pblica. (E) como terminal de carga e entreposto aduaneiro.

66
Recentemente, os chamados movimentos paredistas voltaram a chamar ateno nos meios de comunicao nacionais. Analise as afirmaes abaixo, sobre o direito de greve. I Durante o perodo de greve, os contratos de trabalho permanecem suspensos, isto , seus efeitos cam paralisados. II A Constituio de 1988 no contemplou o direito de greve para os servidores militares, aos quais no estendeu sequer o direito de sindicalizao. III Os servidores civis foram contemplados pela Carta de 1988 com o direito de greve e o de livre associao sindical. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

64
Um navio da frota prpria da empresa sofreu uma avaria, e, para suprir as necessidades operacionais durante o perodo de reparos, ser necessrio afretar uma embarcao similar pelo perodo de dois anos. A melhor proposta veio de um armador da Libria, com quem a empresa negociou diretamente a seguinte condio: receber o navio sem tripulantes, pois ir aproveitar a tripulao e o comandante do navio avariado para operar a embarcao afretada. Essa condio tpica de um contrato de afretamento (A) (B) (C) (D) (E) internacional direto a casco nu por tempo por charter party

67
Marlia foi contratada por uma empresa, em 26/01/2004, para o cargo de secretria, e foi dispensa em 17/11/2011, quando o seu salrio era de R$ 2.000,00. Em 15/12/2011, Marlia ajuizou Reclamao Trabalhista em face da sua antiga empregadora com um nico pedido: equiparao salarial. Como fundamento, a autora afirmou que sempre desempenhou as mesmas atividades de Sabrina, que tinha o cargo de assessora e recebia poca o salrio de R$ 3.500,00. Durante a instruo processual, restou provado apenas que Marlia exercia as atribuies do cargo de assessora. A empresa no possui quadro de carreira homologado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Tendo em vista os dados acima e que Sabrina foi admitida pela empresa em 10/04/1997, mas se tornou assessora apenas em 30/09/2005, a Reclamao Trabalhista de Marlia ter que ser julgada (A) procedente, uma vez que autora desempenhava as mesmas atividades de Sabrina e ambas foram contratadas pelo mesmo empregador. (B) procedente, pois restou provado, durante a instruo processual, que a autora exercia atribuies do cargo de assessora. (C) improcedente, pois Sabrina foi admitida pelo mesmo empregador quase 7 anos antes da autora, portanto, no estaria atendido o requisito para caracterizar a equiparao salarial de diferena de tempo de servio no superior a 2 anos. (D) improcedente, porque restou provado apenas que a autora exercia as atribuies do cargo de assessora e, assim, se trata de desvio de funo e no de equiparao salarial. (E) improcedente, porque a empresa no possui quadro de carreira homologado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

65
Para a concesso de um emprstimo a uma empresa brasileira, o BNDES exige as seguintes garantias: hipoteca de dois navios e penhor de equipamentos desses mesmos navios. As embarcaes esto sendo utilizadas em navegao de cabotagem, sendo uma de bandeira brasileira e a outra de bandeira estrangeira. Nesse caso, o Tribunal Martimo que tem competncia para o registro (A) das garantias sobre a embarcao de bandeira brasileira. (B) de todas as garantias, porque o contrato no internacional. (C) das hipotecas e penhores, porque as embarcaes esto operando no Brasil. (D) das hipotecas das duas embarcaes, por pertencerem empresa brasileira. (E) do penhor de equipamentos das duas embarcaes, porque os bens esto situados em guas territoriais brasileiras.

ADVOGADO(A) JNIOR

14

68
Um trabalhador, residente do municpio X, foi admitido por um supermercado no municpio Y, para trabalhar como caixa, na filial localizada no municpio Z. Dois anos depois, foi dispensado sem justa causa, contudo, no recebeu a multa de 40% sobre os depsitos do FGTS e, por essa razo, pretende ajuizar uma Reclamao Trabalhista. Considerando que todos os municpios mencionados tm as suas respectivas Varas do Trabalho e que esto dentro da regio de um mesmo TRT, a ao dever ser ajuizada no (A) municpio X, j que o local de residncia do trabalhador. (B) municpio Y, pois foi o local da contratao do trabalhador. (C) municpio Z, porque este foi o local onde o trabalhador prestou servios. (D) municpio Y ou Z, de acordo com o que for conveniente para o autor. (E) TRT da regio dos municpios X, Y e Z.

70
Com base nos dispositivos da CLT que tratam da durao do trabalho e no entendimento consolidado do TST sobre o tema, verifica-se que o(a) (A) regime compensatrio na modalidade banco de horas somente pode ser institudo por negociao coletiva. (B) empregado pode se recusar, sem causa justificada, em qualquer hiptese, a prestar servio alm da jornada de trabalho pactuada. (C) empregado que exerce cargo de gesto no tem direito ao recebimento de horas extras, independente do seu patamar salarial. (D) prestao de horas extras habituais no descaracteriza o acordo de compensao de jornada. (E) realizao de horas extras, ainda que no caso de necessidade imperiosa, dever obedecer ao limite legal ou convencionado.

69
Joo foi contratado pela empresa A, empresa de trabalho temporrio, para trabalhar como auxiliar de cozinha na empresa B, uma fbrica de chocolates, nos moldes da Lei no 6.019/1974, em virtude do aumento das atividades por causa da Pscoa. Joo iniciou suas atividades na empresa B em 21/03/2011 e trabalhou ininterruptamente, nas mesmas condies, at 05/10/2011, quando a empresa B dispensou os seus servios. Joo no recebeu qualquer pagamento relacionado extino do contrato de trabalho. Considerando as questes acima apresentadas, em eventual Reclamao Trabalhista decorrente da falta de pagamento das verbas rescisrias, quem deve ser responsabilizada pelas verbas devidas a Joo e por qu? (A) Empresa A, porque o vnculo jurdico do trabalhador temporrio se estabelece com a empresa de trabalho temporrio. (B) Empresa B, porque ilegal a contratao de trabalhadores por empresa interposta, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios. (C) Empresa B, porque o contrato de trabalho temporrio teria sido descaracterizado, uma vez que no foi observado o prazo legal de vigncia, formando-se o vnculo empregatcio com essa empresa. (D) Empresas A e B, subsidiariamente, pois o inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes. (E) Empresas A e B, solidariamente, pois o inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade solidria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes.

15

A
ADVOGADO(A) JNIOR

QUESTES DISCURSIVAS
Questo no 1
MM & M ASSESSORIA EM GESTO PATRIMONIAL LTDA. firmou contrato com WZ & W EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS S/A, pelo qual fora contratada a construo, locao em condio suspensiva e outras avenas, onde firmado que: a) WZ & W iria adquirir o terreno, determinado pela MM & M (sendo WZ & W denominada de locadora no ajuste); b) a WZ & W iria contratar a construo do imvel, pela tcnica de pr-moldado, atravs de terceira empresa; c) a WZ & W iria locar o imvel, pelo prazo de 10 anos contados da data da expedio do habite-se, MM & M (denominada locatria), com opo de compra aps 5 anos do incio da avena. Aps um ano de contrato, como este se tornara desinteressante para MM & M, esta cedeu sua posio contratual GG & G ASSESSORIA DE CRDITO LTDA., que, conhecendo as particularidades do contrato originrio, tornou-se cessionria, se sub-rogando em todos os direitos e obrigaes da MM & M. Do instrumento cedido constara que o valor da remunerao mensal ao encargo de MM & M e posteriormente da empresa GG & G ASSESSORIA DE CRDITO LTDA., no se referia somente ao uso e gozo do imvel, mas tambm ao custo de aquisio do terreno e da construo do imvel pela WZ & W, alm de remunerar-lhe o capital prprio e de terceiros, obtido no mercado financeiro. Alm disso, as partes renunciaram ao direito de pleitear judicialmente a reviso dessa remunerao (clusula n 21, alnea h). justamente essa clusula que a empresa GG & G quer rever, atravs de ao prpria, alegando: (a) elevao dos aluguis por incidncia do reajuste contratual previsto com aporte no IGP-M/FGV, incompatvel com o mercado imobilirio; (b) aumento excessivo da oferta locatcia de imveis do gnero durante o curso da relao contratual, o que tornou a locao onerosa e incompatvel com o mercado; (c) clusula ilcita, por inconstitucional, afrontando o artigo 5o XXXV da CF. Analise a situao jurdica sub judice, enfrentando os argumentos da GG & G, seja para admiti-los, seja para recha-los, caracterizando os seguintes elementos: natureza jurdica do contrato celebrado, efeitos dela emanados, normativa aplicvel espcie, aos princpios utilizados, validade da clusula discutida. (valor: 10,0 pontos) ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

U
16

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

N
17

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

Questo no 2
Determinada empresa do ramo petrolfero surpreendida por notificao apontando dbito tributrio fixado pela Receita Federal da Unio e que, sem pagamento, gerar, execuo, impedindo a expedio de certides negativas nos moldes do Cdigo Tributrio Nacional. Desenvolver um texto, abordando os itens relativos s questes de direito material e processual que devem servir de elemento de defesa para a citada empresa. (valor: 10,0 pontos) ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

S C

________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

N
18

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

N
19

________________________________________________________________________________________________

ADVOGADO(A) JNIOR

Vous aimerez peut-être aussi