Vous êtes sur la page 1sur 4

A histria do movimento psicanaltico p.

19: No tem grande importncia que a histria da psicanlise seja considerada como tendo incio com o mtodo catrtico ou com a modificao que nele introduzi. Como h muito j reconheci que provocar oposio e despertar rancor o destino inevitvel a psicanlise, cheguei concluso de que devo ser eu o verdadeiro criador do que lhe mais caracterstico. Fao nesse aspecto meno a palestra de Jorge Forbes (Jacques Lacan e a Psicanlise no Sculo XXI) quando diz que a psicanlise no possui e nem apresenta uma cosmoviso (viso do mundo, no sentido filosfico), mas questiona toda e qualquer cosmoviso. p.20 a sugesto produzia substitutos, mas impedia a pesquisa por causa das proibies, preferi a investigao dos pacientes. p. 21 aspecto regressivo: importante na anlise toda experincia patognica implicava uma experincia prvia (mesmo que no patognica) - a histeria o exemplo clssico. Da mesma forma cito Jorge Forbes (idem) quando afirma que hoje no podemos ser analista do tipo macumba: tem algo no passado te prendendo e ns vamos resolver esse problema. Hoje a angstia est, em sua maior parte, atrelado escolha que feita, ao sucesso conquistado e que no deixei. A nica certeza da escolha que entre dez, perdi nove e no sei se o que escolhi vai dar certo. p. 22 ateno a significao da sexualidade na etiologia das neuroses (Divergncias com Breuer) p.23: O surgimento da transferncia francamente sexual, no tratamento das neuroses, apesar de no ser desejado ou induzido pelo mdico nem pelo paciente , sempre me pareceu a prova mais irrefutvel de que a origem das foras impulsionadoras da neurose est na vida sexual. Fao lembrar aqui a regra bsica instituda pelo prprio Freud para algum ser denominado psicanalista: A aceitao de processos psquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistncia e do recalcamento e a considerao da sexualidade e do complexo de dipo so os contedos principais da psicanlise e os fundamentos de sua teoria, e quem no estiver em condies de subscrever todos eles no deve figurar entre os psicanalistas. Freud atribui a Breuer, Charcot e Chrobak a originalidade da ideia da sexualidade como origem das neuroses. (Apresenta os casos de pacientes atendidas vida sexual ativa ou satisfatria).

p. 25 entre outros fatores que foram acrescentados ao processo catrtico como resultado do meu trabalho e que o transformou em psicanlise, posso nomear em particular a teoria da represso e da resistncia, o reconhecimento da sexualidade infantil e a interpretao e explorao dos sonhos como fonte de conhecimento do inconsciente. Segundo Forbes (idem), o analista no interpreta sonhos, mas a narrativa que o analisando faz dos sonhos (a construo verbal dos sonhos). p. 26: a investigao psicanaltica laboriosa apenas confirma as verdades que o filsofo reconheceu por intuio. Atualmente, as sociedades brasileiras de psicanlise, principalmente os lacanianos, tm buscado discutir a leitura de poetas contemporneos para compreender e interpretar a realidade. Algumas leituras tem sido feitas a partir da fenomenologia e do existencialismo. Fenomenologia: 1) aparncia pura e simples (ou fato puro e simples), considerada ou no como manifestao da realidade ou fato real, 2) objeto do conhecimento humano qualificado ou delimitado pela relao com o homem, 3) revelao do objeto em si. * Descrio daquele que aparece ou cincia que tem como objetivo ou projeto essa descrio. (Dicionrio de Filosofia, de Nicola Abbagnano) Existencialismo: corrente filosfica que compreende a existncia como o modo de ser prprio do homem enquanto um modo de ser no mundo, em determinada situao, analisvel em termos de possibilidade. A anlise existencial , portanto, a anlise das situaes mais comuns ou fundamentais em que o homem vem a encontrar-se. Nessas situaes, obviamente, o homem nunca e nunca encerra em si a totalidade infinita, o mundo, o ser ou a natureza. Existir significa relacionar-se com o mundo, ou seja, com as coisas e com os outros homens, e como se trata de relaes no-necessrias em suas vrias modalidades, as situaes em que elas se configuram s podem ser analisadas em termos de possibilidade. (Dicionrio de Filosofia, de Nicola Abbagnano) p. 26: A teoria da represso a pedra angular sobre a qual repousa toda a estrutura da psicanlise: A teoria da psicanlise uma tentativa de explicar dois fatos surpreendentes e inesperados que se observam sempre que se tenta remontar os sintomas de um neurtico as suas fontes no passado: a transferncia e a resistncia. p. 27: a anlise nos tinha levado at esses traumas sexuais infantis pelo caminho certo e, no entanto, eles no eram verdadeiros. A realidade psquica precisa ser levada em conta ao lado da realidade prtica. Descrio da realidade psquica e sua correlao coma filosofia fenomenolgica.

p. 28 minhas declaraes sobre a sexualidade infantil basearam-se quase exclusivamente nos achados da anlise de adultos, que remontavam ao passado. Silvia Blechimar (http://www.silviableichmar.com/) trabalhou com adultos por muito tempo e inovou na teoria da formao da masculinidade at que percebeu, pela clnica, a necessidade de trabalhar e pesquisar com crianas. Sobre esse aspecto, Forbes afirma que h um erro sendo cometido: psiclogos recmformados atendendo crianas. A probabilidade de um dano muito maior. A clnica para crianas deve ser algo destinado as pessoas com experincia comprovada. Esse mal tambm atinge a educao/escola. p. 29: descobri a caracterstica essencial e a parte mais importante da minha teoria dos sonhos, ou seja, que a distoro dos sonhos a consequncia de um conflito interno, uma espcie de desonestidade interna. p. 30: aferir a medida de compreenso de um psiclogo pela sua atitude em face da interpretao de sonhos. Logo me dei conta da necessidade de levar a efeito uma auto-anlise. Sobre isso, relembro a importncia de aprender a escutar o prprio inconsciente enquanto se est na formao acadmica. Sem hesitar, sacrifiquei minha crescente popularidade como mdico e restringi o nmero de clientes nas minhas horas de consultas, para proceder a uma investigao sistemtica dos fatores sexuais em jogo na causao das neuroses. p. 31: ao expor a sexualidade como etiologia das neuroses, entrou para o grupo daqueles que perturbam o sono do mundo Isso est em consonncia ao que disse no incio da obra sobre a psicanlise despertar oposio e rancor. p. 31 e 32: meu splendid isolation1 no deixou de ter suas vantagens e encantos. p. 32; olhar as mesmas coisas repetidas vezes at que elas comecem a falar por si mesmas. (Charcot) p. 33:

Esplndido isolamento

os descobridores solitrios so atormentados pela necessidade de explicar a falta de simpatia ou a averso de seus contemporneos e sentem essa atitude como uma contradio angustiante segurana de suas prprias convices. A teoria psicanaltica capacita para compreender os contemporneos A mesma resistncia encontrada nos pacientes (quanto aos fatos/premissas analticas) tambm encontrada em pessoas sadias. Com pacientes pode-se induzi-los ao insight Com os pretensiosamente sadios no h essa possibilidade/vantagem.

Vous aimerez peut-être aussi