Vous êtes sur la page 1sur 6

Aula 1 08/03/2012

A instrumentalidade um princpio processual sendo, portanto, um princpio orientador do processo civil. A instrumentalidade o somatrio da eficcia e da eficincia. Eficcia a aptido para produzir o resultado. O resultado esperado do processo civil brasileiro a prestao urisdicional, !ual!uer !ue se a ela. "o se e#i$e uma deciso de mrito, mas sim uma deciso, um posicionamento estatal a respeito do pleito. O processo civil brasileiro eficaz, por!ue permite !ue o Estado% uiz d uma resposta a respeito da provocao. Alm de ser eficaz, para !ue o processo se a um instrumento ade!uado & consecuo do direito material, ele deve ser eficiente. Eficincia a obteno do resultado com o menor $asto de tempo, din'eiro e ener$ia. "o processo civil brasileiro a resposta no vem em tempo 'bil. Alm disso, o processo civil brasileiro e#tremamente caro. ( caro em razo da ta#a udiciria, !ue de )* do valor da causa. +emos uma ineficincia oriunda de uma demora processual. ,o e, temos o -rincpio da .azovel /urao do -rocesso. O processo civil brasileiro demanda muita ener$ia, !ue devem ser praticados vrios atos para !ue se a obtida a mesma resposta. 0O"/123E4 /A A25O 1- Legitimidade da parte 2- Interesse de agir 3- Possibilidade jurdica do pedido A!ui, falamos de elementos essenciais & formao do processo. 0omo se verifica a presena das condi6es da ao7 1 corrente: 8iebman e /inamarco. ( adotada a +eoria da /emonstrao ou da 9erificao. Essa teoria permitiria a produo de provas sobre a presena ou ausncia das condi6es da ao. Essa teoria minoritria. 2 corrente: Maioria da doutrina e a totalidade da jurisprudncia utilizam a c'amada +eoria da Assero. 4i$nifica a verificao das condi6es da ao atravs dos elementos presentes da petio inicial. O uiz deve verificar a presena ou ausncia das condi6es da ao o primeiro momento em !ue tiver contato com a causa. 1nformativo n: ;<<. .Esp =>=.?<<%.4. As condi6es da ao so matria de ordem p@blica !ue podem ser ale$adas em !ual!uer tempo e $rau de urisdio. 1nformativo n: ;<;. .Esp ?.?)=.=?A%.4. O 4+B entendeu !ue independentemente da abertura ou no do inventrio, a le$itimidade , em tese, do esplio. "o caso de uma ao !ue estava em curso, 'aver a sucesso pelo esplioC no caso de ao a ser proposta aps o falecimento do de cujus, a le$itimidade do esplio. O 4+B considerou !ue o esplio, como ente formal, tem le$itimidade passiva no processo ainda !ue no ten'a inventrio aberto. O meio mais ade!uado petio de abertura do inventrio pelo credor e, aps, a propositura da demanda pelo credor em face do esplio. Dma vez feita a partil'a no mais e#iste bem do morto, mas to somente bem dos 'erdeiros. Assim sendo, cada 'erdeiro responder proporcionalmente.

1nformativo n: ;<E. .Esp ?.AF?.?=<. -.E44D-O4+O4 -.O0E44DA14 1nformativo n: ;<=. /eciso da 0orte Especial. 4e ' um contrato prevendo a arbitra$em, a clusula compromissria s estar desconstituda se 'ouver a realizao de outro termo dispondo especificamente sobre a matria e prevendo a desconstituio da clusula compromissria. O pressuposto processual deve ser verificado no incio do processo. 0apacidade da parte no $uarda !ual!uer vnculo com a capacidade postulatria. A capacidade postulatria da parte nas causas inferiores a )A salrios mnimos decorre da lei. A capacidade postulatria dos Advo$ados decorre da re$ular inscrio na OAG. A capacidade postulatria dos /efensores -@blicos decorre da aprovao em concurso p@blico de provas e ttulos, com a nomeao e a posse. A OAG trabal'a com uma ordem profissional, a profisso de Advo$ado. -rofisso essa !ue o /efensor -@blico proibido constitucionalmente de e#ercer. Assim, o /efensor -@blico no poderia estar vinculado & OAG estando proibido de e#ercer a advocacia. Alm disso, os Advo$ados esto vinculados ao EOAG e & 0omisso de (tica da OAG. Huitas vezes as previs6es do EOAG e da 0omisso de (tica da OAG no esto de acordo com a necessidade dos /efensores -@blicos. 0OH-E+I"01A 1ncompetncia absoluta J desrespeito a um critrio absoluto de fi#ao de competncia. 1ncompetncia relativa J desrespeito a um critrio relativo de fi#ao de competncia Karti$o ?A) do 0-0L. O Buizado Especial microssistema urdico autMnomo, com re$ras de competncia prpria. "o .B, no temos competncia fi#ada em relao ao valor Kvalor de aladaL. A incompetncia absoluta no pode ser sanada nunca. 4e a incompetncia absoluta um vcio to $rave !ue pode ocasionar ao rescisria, no podemos aceitar !ue a incompetncia absoluta pudesse ser sanada ao lon$o do processo. +rata%se de vcio insanvel. A incompetncia relativa sanada com a mera omisso da parte. 0ausas de modificao de competnciaN ?% one!"o # identidade de causa de pedir eOou pedido. 0onse!PnciaN reunio dos processos, com base nos -rincpios da 4e$urana Burdica e da Economia -rocessual. O critrio de reunio dos processos a preveno. /entro da mesma esfera territorial K0omarcaL prevalecer o uzo !ue primeiro efetuou despac'o positivo no processo Ktodo a!uele !ue no indefere a inicial nem determina a sua emendaL. Em 0omarcas distintas, ser competente a!uele !ue citou em primeiro lu$ar Karti$o )?> do 0-0L.

O vcio de citao ordenada por uiz incompetente no impede a interrupo da prescrio. Qual!uer outro vcio na citao vlida no interrompe a prescrio. Obs.N O Rcite%seS no mais o @nico despac'o positivo possvel. Ele apenas um dos despac'os positivos possveis. 0O"ET5O T 81+14-E"/I"01A

1 corrente: Majoritria, e#pressamente adotada no 0-0 Karti$o UA?, VV )W e UWL. +eoria da +rplice 1dentidade. E#iste identidade entre duas demandas !uando elas tm as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. Ambas teriam de ser formalmente idnticas. 2 corrente: Gastante adotada em pases europeus. +eoria da 1dentidade da .elao Burdica. Alm da trplice identidade, 'averia litispendncia !uando a procedncia de uma demanda obri$atoriamente acarretasse a improcedncia da outra. Essa posio minoritria e foi afastada do 0-0. Quando tratamos de processos em curso, temos o instituto da cone#o. -or isso a +eoria da 1dentidade da .elao Burdica deve ser afastada. E#.N A prop6e em face de G uma ao declaratria de ine#istncia de dbito. G prop6e em face de A uma ao de cobrana. "o /ireito Grasileiro, como temos os institutos da litispendncia e da cone#o, no podemos aplicar a +eoria da 1dentidade da .elao Burdica. 0ontudo, vimos aceitando a +eoria da 1dentidade da .elao Burdica com relao & coisa ul$ada. Esse o entendimento da urisprudncia. 0O"ET5O T 81+140O"4X.1O HD8+1+D/1"Y.1O Qual o oposto processual da cone#o7 ( o recon'ecimento do litisconsrcio multitudinrio. "a cone#o, pe$amos duas ou mais demandas com a mesma causa de pedir e o mesmo pedido e elas so reunidas. "o litisconsrcio multitudinrio, no lu$ar de a$re$ar demandas, ' a separao de demandas para facilitar a prestao urisdicional nos termos do arti$o ;E, V @nico do 0-0L. 4 possvel recon'ecer o litisconsrcio multitudinrio !uando estivermos diante de litisconsrcio facultativo. 4e estivermos diante de litisconsrcio necessrio no podemos recon'ecer o litisconsrcio multitudinrio. O 4+B entende !ue se tivemos a reunio dos processos em razo da cone#o, posteriormente no pode ser recon'ecido o litisconsrcio multitudinrio e vice%versa. O +BO.B, !uando recon'ece o litisconsrcio multitudinrio, o novo processo formado levado & livre distribuio. )% ontinncia # arti$o ?A; do 0-0 Z tem efeitos anlo$os aos da cone#o.

U% $oro de elei%"o # Hanifestao da vontade das partes !ue pode ser estabelecido em !ual!uer ato urdico de manifestao de vontade das partes. Arti$o ??), V @nico do 0-0. A possibilidade de o uiz recon'ecer de ofcio a nulidade da clusula de foro de eleio nos contratos de adeso norma de direito material. A conse!Pncia desse recon'ecimento a aplicao da re$ra $eral. Aplicando%se a re$ra $eral, teramos a competncia fi#ada pelo critrio territorial. 4e a ao tivesse sido proposta no local errado, estaramos diante de incompetncia relativa. -orm, a )[ parte do dispositivo diz !ue se o uiz declara nula a clusula de eleio de foro e verifica a incompetncia territorial, o uiz poderia declinar da competncia. ,o e, amplamente majoritrio o entendimento no sentido de tratar%se de incompetncia relativa com a caracterstica especial de poder ser recon'ecida de ofcio Karti$o ??; do 0-0L. "o sendo recon'ecida de ofcio pelo uiz, ser possvel a apresentao de e#ceo. "o sendo apresentada a e#ceo, prorro$a%se a competncia Karti$o ??; cOc UA=, V @nico do 0-0L.

81+140O"4X.01O Arti$o ;< do 0-0 # Autonomia dos litisconsortes.

Arti$os U)A, inciso 1 e =A> do 0-0. A atuao de um litisconsorte pode $erar efeitos para o outro. O arti$o ;< vai servir para a atuao dos litisconsortes no processo. Os litisconsortes a$em no processo de maneira autMnoma. A atuao processual dos litisconsortes autMnomo, mas temos !ue avaliar no caso concreto se dessa atuao autMnoma $erar ou no efeitos para os demais. "O9A4 HO/A81/A/E4 /E 1"+E.9E"25O /E +E.0E1.O4 1- &ssistncia pro'ocada E#.N Ao na !ual deva ser trazido o $arantidor. /enunciao da lide. A denunciao da lide se d no processo de con'ecimento, no devendo ocorrer no processo de e#ecuo nem no cautelar. "o processo de con'ecimento possvel a denunciao da lide. Entretanto, no \mbito de uma ao cautelar no pode ser utilizada a denunciao da lide. "uma ao cautelar de produo antecipada de provas possvel !ue 'a a interesse na presena do $arantidor. "o cabe denunciao da lide. -ara !ue o $arantidor in$resse no processo possvel a sua intimao ou notificao udicial ou e#tra udicial para saber se ele dese a in$ressar no processo na condio de assistente. 4e ele in$ressar no processo cautelar de produo antecipada de provas, ele in$ressar na condio de assistente. A assistncia provocada tem os mesmos efeitos de uma assistncia simples. 2- &ssistncia por representa%"o Quem entra no processo no a prpria pessoa !ue tem o direito, mas uma associao ou uma entidade !ue a representa. E#.N "orma !ue atin a a prerro$ativa dos /efensores -@blicos. Ao !ue bus!ue recon'ecer a ile$alidade dessa norma. Os /efensores -@blicos poderiam se 'abilitar como assistentes nesse processo. A associao de classe pode in$ressar no processo como assistente. ( a c'amada assistncia por representao. O interesse urdico do assistente vinculado ao de seus representados. 1nformativo n: ;)?. .Esp ?.?)<.F<>%.B. 3- Inter'en%"o do ( )nico do artigo *+ da Lei ,-.,/,0 -ara ser assistncia o 4+B e#i$e !ue 'a a interesse urdico, a despeito de no 'aver relao urdica. Essa modalidade de interveno de terceiros completamente autMnoma. -- Inter'en%"o do artigo 1.,1 do /2222

0ssio 4capnella Gueno entende tratar%se de c'amamento ao processo. ]red /idier diz !ue no se trata de c'amamento ao processo nem interveno de terceiros. -ara ele trata%se de litisconsrcio facultativo superveniente. 5- Amicus curiae 8ei ><E<O>>. Arti$o =;U%A, V EW do 0-0. ]ala da repercusso $eral e permite a participao de pessoas a ttulo de amicus curiae. "as a6es constitucionais, o amicus curiae efetivamente no tem vnculo, ou se a, sua participao no ter efeito prtico. 0ontudo, na repercusso $eral a participao do amicus curiae ter efeito prtico.

Assim, 8eonardo ^reco trou#e a tese de !ue o amicus curiae seria um terceiro interveniente ob etivando o recon'ecimento da repercusso $eral para !ue o recurso se a admitido. A tese do referido autor foi corroborada pelo arti$o =;U%0, V ;W do 0-0. 4e tem interesse, seria um terceiro interveniente. Permanece o entendimento de !ue nas a6es constitucionais o amicus curiae permaneceria como um au#iliar da ustia. 1nformativo n: ;>A. .Esp >)=.?UA%4-. 3enuncia%"o da lide per salto # "o possvel denunciar a lide diretamente em face da re%se$uradora Kdenunciao da lide per saltoL, por ausncia de vnculo entre o se$urado e a re%se$uradora. Essa a posi%"o majoritria. 0ontudo, o 4+B, em um ul$ado, entendeu !ue se 'ouver meno e#pressa da aplice do se$urado no contrato com a re%se$uradora poderia 'aver a denunciao da lide per salto. 3enuncia%"o da lide cru4ada # Autor denuncia a lide ao $arantidor do ru e vice%versa. O autor inclui no plo passivo o se$urado e a se$uradora. "o pode 'aver a denunciao da lide cruzada. 1nformativo n: ;<<. .Esp ?.);=.E?<%.4. A vtima pode a uizar ao diretamente em face da se$uradora, independentemente da participao do se$urado no plo passivo por considerar 'aver, no contrato de se$uro, uma estipulao em favor de terceiro. 1nformativo n: ;>A. .Esp >E).)UA%.4. /eciso em sentido diametralmente contrrio. /escabe a ao do terceiro pre udicado a uizada direta e e#clusivamente em face da se$uradora do causador do dano. -ara !ue se a recon'ecida a responsabilidade civil do se$urado, necessrio !ue ele este a presente na ao. "o possvel recon'ecer !ue o se$urado causador do dano sem !ue ele este a presente no processo. Essa deciso deve prevalecer. +D+E8A A"+E01-A/A .e!uisitos positivosN 1- 5e6uerimento 2ogni%"o sumria 6uanto 7 e!istncia do direito alegado pelo autor 3- Inciso I 8tutela de urgncia9 ou inciso II 8tutela de e'idncia9 do artigo 203 do P .e!uisitos ne$ativosN 1- :"o pode ;a'er cogni%"o de certe4a 4e o uiz tem certeza do direito do autor, ele no deve conceder tutela antecipada, mas sim prolatar sentena. A e#ceo a isso a tutela antecipada recon'ecida na sentena. 2- Irre'ersibilidade A tutela antecipada no pode ser dada !uando ela vier a ser irreversvel. A e#ceo se d no caso de irreversibilidade recproca. E#.N Alimentos. 3- <= pode adiantar pro'imento de nature4a condenat=ria> n"o podendo adiantar pro'imentos de nature4a constituti'a ou declarat=ria 1nformativo n: ;<E. .Esp ?.)=A.=>E%4-. -ossibilidade de antecipao de tutela de natureza constitutiva. 1nformativo n: ;<>. .H4 U?.;;=%A8. "a tutela antecipada de evidncia no ' ur$ncia e, portanto, o a$ravo retido. Quando temos deciso dene$atria de tutela de ur$ncia o a$ravo a ser interposto o a$ravo de instrumento. O 1nformativo errou ao dizer !ue toda e !ual!uer deciso dene$atria de tutela antecipada ense a

a$ravo de instrumento, por conta da tutela antecipada de evidncia, !ue ense a a$ravo retido por no estar associada & ur$ncia. 8eonardo ^reco entende !ue nas demandas coletivas ' a coisa ul$ada secundum eventum litis em relao ao particular. 4e a demanda coletiva foi boa para o beneficirio, ela atin$e o beneficirio e faz coisa ul$ada para eleC sendo ruim para o particular a deciso, esta no atin$iria o particular, podendo in$ressar com ao autMnoma.

Vous aimerez peut-être aussi